QR Code significa Código de Resposta Rápida. Esse é o nome completo do QR Code (Quick Response Code). Embora esteja sendo mais notado — e adotado — apenas agora, ele já tem 25 anos: foi criado em 1994 pela Denso-Wave (uma empresa do Grupo Toyota), no Japão.
O QR Code é uma evolução do código de barras — que existe desde 1970 e revolucionou a identificação de produtos. Ele consiste em um gráfico 2D (o código de barras comum usa apenas uma dimensão, a horizontal, enquanto o QR usa a vertical e a horizontal) que pode ser lido pelas câmeras da maioria dos celulares (alguns modelos ainda requerem aplicativos específicos para isso).
Como é um código visual, só precisa ser lido de forma completa. Ou seja, pode estar em forma digital, em um dispositivo, ou física, impresso. Uma de suas vantagens é levar o consumidor diretamente aonde se quer que ele vá. Ou seja, elimina a necessidade de digitação de endereços em navegadores de smartphones ou computadores.
O código de barras - EAN (Número de Artigo Europeu, em tradução livre) é um sistema internacional criado para a identificação dos itens em pontos de venda de varejo.
Fonte: olhardigital.com.br
Exemplo 1. QR Code Exemplo 2. Código de Barras
Para ter acesso ao conteúdo codificado em um QR Code, você deve ter uma câmera em um aparelho de celular e um aplicativo para ler o código. Ao posicionar a câmera sobre o QR Code, a informação contida nela será exibida no aparelho.
Em alguns anos, no Caderno “Trilhas de Aprendizagens”, há código QR Code. Tente acessá-los para ampliar seu conhecimento.