13/12/2020 - ATIVIDADE 14 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO
QUERIDOS ALUNOS E FAMILIARES!
O ANO ESTÁ TERMINANDO, FORAM MUITAS LÁGRIMAS, MUITOS
TROPEÇOS, MUITOS MOMENTOS DE ANGÚSTIA, DESAFIOS, MAS DE MUITAS APRENDIZAGENS.
FOI NECESSÁRIO INVENTAR E REINVENTAR A NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA QUE PUDÉSSEMOS
FICAR O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DE VOCÊS, APOIANDO E AUXILIANDO-OS. EM MEIO A
ISSO SURGIRAM OUTRAS POSSIBILIDADES, FORTALECEMOS OS VÍNCULOS AFETIVOS POR
LIGAÇÕES E MOMENTOS VIRTUAIS, ONDE OFERECEMOS UM APOIO INESTIMÁVEL AOS PAIS,
MAES E FAMILIARES QUE ESTAVAM COM SEUS FILHOS EM CASA. APRENDI E ENSINEI, JAMAIS
VOU ESQUECER CADA MOMENTO QUE PASSAMOS JUNTOS. FICA AQUI O MEU CARINHO ESPECIAL
E UM BEIJO NO CORAÇÃO DE CADA UM, PELO ESFORÇO, RESPEITO, DEDICAÇÃO E POR ME
PERMITIR ENTRAR EM SEUS LARES!
PROFª ZENILDA - 2020
OLÁ!!
PASSEI MAIS
UMA VEZ POR AQUI PARA DESAFIÁ-LO! E DIZER QUE ESSA É A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE
DO ANO. SERÁ QUE VOCÊ FICOU FERA MESMO??
AS ATIVIDADES ESTÃO MAIS RELACIONADAS A INTERPRETAÇÃO DE
TEXTO DO QUE PROPRIAMENTE AOS CÁLCULOS MATEMÁTICOS. POR ISSO, FIQUE LIGADO NAS
MENSAGENS DE CADA ENUNCIADO!
AMPLIE SUAS IDEIAS E
BOA DIVERSÃO!!
1. DESAFIO DE LÓGICA
COMO DESCOBRIR QUANTOS BURACOS TEM NA
BLUSA?
ANÁLISE A
IMAGEM COM ATENÇÃO! ESTE É UM TESTE QUE PODE TER MAIS DE UMA RESPOSTA CORRETA.
TUDO VAI DEPENDER DA INTERPRETAÇÃO DE CADA UM.
ESCREVA EM
SEU CADERNO AS RESPOSTAS E SUAS DIVERSAS POSSÍBILIDADES. NÃO SE ESQUEÇA DE
ANOTAR QUANTAS PERGUNTAS VOCÊ ACERTOU.
2. EXERCÍCIO MENTAL
VOCÊ CONDUZ UM
ÔNIBUS. NUMA PARADA SUBIRAM 15 PASSAGEIROS E DESCERAM 7. DEPOIS DESCERAM 8 E
SUBIRAM 11. POR FIM, DESCERAM 5.
QUANTOS PASSAGEIROS
RESTAM NO ÔNIBUS?
( ) 06
( ) 08
( ) 07
( ) NENHUM
3- MATEMÁTICA COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
PRESTE ATENÇÃO NOS DETALHES!
LEIA ATENTAMENTE E IMAGINE A SITUAÇÃO.
SE SÃO NECESSÁRIOS 8 MINUTOS PARA
COZINHAR UM OVO, QUANTOS MINUTOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA COZINHAR 4 OVOS DE UMA VEZ?
( ) 10
( ) 12
( ) 08
( ) 32
5- LEIA COM ATENÇÃO!
PARA
RESPONDER ESTA PERGUNTA, BASTA INTERPRETAR A QUESTÃO DA MANEIRA CORRETA.
VOCÊ TEM 5 VACAS, 2
CÃES E 1 GATO. QUANTAS PERNAS VOCÊ TEM?
( ) 20
( ) 32
( ) 08
( ) 02
6- CUIDADO PARA NÃO FAZER
CONFUSÃO!
QUANTOS OVOS BOTARAM AS GALINHAS?
( ) 60
( ) 20
( ) 55
( ) 45
7- DESAFIOS DE LÓGICA
ESSE É UM
DESAFIO LEGAL, QUE MOSTRA QUE NÃO PODEMOS SAIR POR AI RESPONDENDO AS COISAS SEM
PENSAR MUITO. DESAFIOS DE LÓGICA COMO ESSE MOSTRAM PARA NÓS QUE NOSSO CÉREBRO É
RESTRITO, E NOS INDUZ A UMA LÓGICA ERRADA.
VOCÊ PRECISA PRESTAR ATENÇÃO NO MOMENTO QUE COMEÇA A TOMAR A 1ª PÍLULA.
( ) 2 HORAS
( ) 3 HORAS
( ) 1 HORA
( ) 2H30
8- RACIOCÍNIO
LÓGICO
COMO DESCOBRIR? ESTA PERGUNTA NÃO É DIFÍCIL.
( ) 03
FOLHAS
( ) 04
FOLHAS
( ) 05
FOLHAS
( ) 06
FOLHAS
DICA:
PARA RESPONDER, DEVEMOS NOS LEMBRAR DO POSICIONAMENTO
DAS PÁGINAS DE UM LIVRO. EM ALGUNS LIVROS, AS PÁGINAS ÍMPARES ESTÃO DO LADO DIREITO E EM SEU VERSO (AO
LADO ESQUERDO EM UM LIVRO ABERTO) ESTÃO AS PÁGINAS PARES.
9- DESCUBRA A LÓGICA
QUE TAL PENSAR UM POUCO? DESCOBRIU?
DICA: VOCÊ
CONHECE A ORDEM DO ALFABETO?
10- ACREDITO QUE VOCÊ SEJA BOM EM MATEMÁTICA!
( ) 42
( ) 44
( ) 48
( ) 52
( ) 50
11- UM TESTE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
LEIA E
INTERPRETE AO PÉ DA LETRA, OU SEJA, PRESTA ATENÇÃO NO ENUNCIADO, NO QUE ESTÁ
ESCRITO.
( ) A
( ) B
( ) C
( ) D
12 – VAMOS VER QUEM ACERTA!
QUAL O RESULTADO FINAL?
( ) 15
( ) 24
( ) 22
( ) 16
13- VEJA QUE ENRASCADA! COMO SERÁ
POSSÍVEL O HOMEM SAIR VIVO DESSA?
COMO ESSE HOMEM PODE ESCAPAR DOS 3 ANIMAIS
– COBRA, JACARÉ E LEÃO?
14- PRESTE ATENÇÃO NA
LEITURA E ENUNCIADO
UM CEGO ESTAVA ANDANDO E VIU 2
CAVALOS, 5 VACAS E 3 CACHORROS. QUANTOS ANIMAIS ELE VIU?
( ) 02 ANIMAIS
( ) 05 ANIMAIS
( ) 10 ANIMAIS
( ) NENHUM ANIMAL
15- ENIGMA
QUANTOS
TRIÂNGULOS HÁ NA FIGURA?
PARA
RESOLVER ESTE ENIGMA CONTE COM ATENÇÃO: OBSERVE OS TRIÂNGULOS INTERNOS (DENTRO)
E EXTERNOS (FORA).
( ) 01
( ) 06
( ) 09
( ) 08
( ) 13
16- TESTE DE INTELIGÊNCIA
SE VOCÊ
CORTAR 20 LARANJAS AO MEIO E DEPOIS CORTAR METADE DESSAS METADES AO MEIO,
QUANTAS PARTES VOCÊ VAI TER?
( ) 10
( ) 40
( ) 60
( ) 80
17- NOÇÃO DE TEMPO
A PROFESSORA ZENILDA SAIU DE CASA ÀS 12H55 E CHEGOU NA
ESCOLA À 01H15 P.M.. QUANTO TEMPO DUROU O TRAJETO?
( ) 15 MINUTOS
( ) 20 MINUTOS
( ) 12 HORAS E 15 MINUTOS
( ) 2 HORAS E 20 MINUTOS
QUALQUER
DÚVIDA, FAÇA COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG,
OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
BOAS FESTAS!! FELIZ NATAL!! UM BEIJO NO CORAÇÃO
DE CADA UM!
PROFESSORA: ZENILDA
30/11/2020 - ATIVIDADE 13 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO
QUERIDOS ALUNOS E FAMILIARES!
A PALAVRA QUE ENCONTRO, NESSE
MOMENTO, É DE GRATIDÃO!! SOU GRATA A TODOS OS ALUNOS E FAMILIARES QUE SE
DEDICARAM, SE ENVOLVERAM, SE COMPROMETERAM NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
PROPOSTAS PARA O SARAU VIRTUAL. CANTANDO SUAS MÚSICAS, ESCREVENDO SEUS POEMAS, RECITANDO
E ENVIANDO OS VÍDEOS! OBRIGADA POR ACEITAREM O MEU CONVITE E POR ABRILHANTAREM
O NOSSO EVENTO, COM CARINHO E COM TANTO TALENTO. TUDO QUE SE FAZ COM AMOR E
DEDICAÇÃO TRAZ BONS FRUTOS!!
ZENILDA
TEMOS NOVIDADES!!
CRIEI, COM MUITO CARINHO, UMA SALA DE AULA VIRTUAL LINDA E
ENCANTADORA!
A IMAGEM A SEGUIR REPRESENTA COMO VOCÊS A VERÃO NA TELA DO SEU COMPUTADOR OU CELULAR.
MAS QUE ATIVIDADES ENCONTRAREMOS NA SALA
VIRTUAL?
A SALA TEM OS SEGUINTES VÍDEOS PARA VOCÊ ASSISTIR E CONHECER COISAS NOVAS E BEM INTERESSANTES:
UM DOS VÍDEOS TRAZ
UMA BREVE BIOGRAFIA DA PINTORA TARSILA DO AMARAL.
OUTRO TRAZ
ORIENTAÇÕES PARA A CONFECÇÃO DE UM BRINQUEDO COM GARRAFA PET, O “VAI E VEM”, E QUEM VAI TE AJUDAR SÃO AS MENINAS, ELOAH E
ANA CLARA. É FÁCIL DE FAZER E MUITO DIVERTIDO!
TEM UM VÍDEO COM
ATIVIDADES RELACIONADAS AO ALFABETO COMPLETO, DE “A” A “Z”. PERGUNTAS DO TIPO
“O QUE É O QUE É?” A MELHOR MANEIRA DE APRENDER É BRINCANDO, ENTÃO VAMOS NOS
DIVERTIR!
TEM UM VÍDEO CUJO
DESAFIO É ENCONTRAR O EMOJI REPETIDO
NUM TEMPO DE 20 SEGUNDOS PARA CADA IMAGEM. SERÁ UM GRANDE DESAFIO!
E POR FIM, UM
VÍDEO QUE TRAZ A HISTÓRIA DA “MENINA
BONITA DO LAÇO DE FITA” - É UMA ANIMAÇÃO ADAPTADA DA OBRA DE ANA MARIA
MACHADO.
COMO FAÇO PARA ENTRAR NA
SALA VIRTUAL E PARTICIPAR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS?
NESSA SALA TEMOS ALGUMAS MOBÍLIAS COMO ESTANTE, LOUSA, UM QUADRO DA TARSILA DO AMARAL, UMA MESA, UMA CADEIRA E UM COMPUTADOR. E NO CENTRO, A PROFESSORA ESTÁ REALIZANDO UMA LEITURA. ALGUNS DESSES OBJETOS TÊM LINKS PARA ACESSAR OS VÍDEOS SUGERIDOS PELA PROFESSORA. SIGA AS INSTRUÇÕES A ABAIXO PARA ENTRAR NA SALA E SE DIVERTIR.
SE VOCÊ ESTIVER USANDO UM COMPUTADOR, CLIQUE NO LINK A ABAIXO E DEPOIS SIGA AS INSTRUÇÕES:
https://drive.google.com/file/d/13cDpG5s0ny9hZnygEXA5kryySnMm57H8/view?usp=sharing
DEPOIS
QUE ABRIR A SALA VIRTUAL, PASSE O CURSOR DO MOUSE
SOBRE A SALA, NOS DIVERSOS OBJETOS. QUANDO APARECER A IMAGEM DE UMA “MÃOZINHA”,
ALI ESTÁ UM LINK. AÍ BASTA CLICAR
DUAS VEZES QUE O VÍDEO VAI ABRIR.
SE
VOCÊ ESTIVER USANDO UM CELULAR, CLIQUE NO LINK ABAIXO E DEPOIS
SIGA AS INSTRUÇÕES:
https://drive.google.com/file/d/13cDpG5s0ny9hZnygEXA5kryySnMm57H8/view?usp=sharing
QUANDO APARECER A SALA DE AULA VIRTUAL, VOCÊ
DEVERÁ APERTAR O “BOTÃO” QUE DESTACAMOS NA IMAGEM A SEGUIR, DENTRO DE UM
CÍRCULO VERMELHO:
AÍ VOCÊ DEVERÁ SELECIONAR A OPÇÃO “APRESENTAR NESTE DISPOSITIVO” CONFORME A TELA A SEGUIR:
PRONTO!
AGORA VOCÊ JÁ TERÁ A SALA VIRTUAL PRONTA PARA APRESENTAR OS VÍDEOS.
USANDO
PELO CELULAR, AS “JANELINHAS” COM OS VÍDEOS JÁ APARECERÃO NA TELA. BASTA CLICAR
NO BOTÃO DO “PLAY” E ASSISTIR OS
VÍDEOS. DESTACAMOS O BOTÃO NO CÍRCULO VERMELHO, NA IMAGEM A SEGUIR.
OS VÍDEOS
PODEM SER REPRODUZIDOS DENTRO DA SALA, MAS A IMAGEM FICA BEM PEQUENA. É
POSSÍVEL AUMENTÁ-LA, CLICANDO NO BOTÃO DESTACADO COM CÍRCULOS VERMELHOS, NA
IMAGEM A SEGUIR:
EM ALGUNS
VÍDEOS, CLICANDO DUAS VEZES SOBRE ELES, ISSO TAMBÉM AUMENTA A TELA.
CASO TENHA PROBLEMAS PARA ACESSAR OS VÍDEOS UTILIZANDO A SALA VIRTUAL, UTILIZE OS LINKS ABAIXO E DIVIRTA-SE DA MESMA MANEIRA:
1. BIOGRAFIA DE
TARSILA DO AMARAL
2. CONFECÇÃO DE
BRINQUEDO – VAI-E-VEM
https://www.youtube.com/watch?v=yFm1qE-4onU
3. ALFABETO COMPLETO – O QUE É O QUE É?
4. JOGO DO EMOJI
REPETIDO
https://www.youtube.com/watch?v=J9M1rsEVtBQ
5. CURTA DE
ANIMAÇÃO “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”
https://www.youtube.com/watch?v=UhR8SXhQv6s
QUALQUER DÚVIDA, FAÇA
COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU
PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!
PROFª ZENILDA
24/10/2020 - ATIVIDADE 12 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO
QUERIDOS ALUNOS E FAMILIARES!
ESTAMOS NOS PREPARANDO PARA O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020.
SARAU É UM EVENTO CULTURAL ONDE AS PESSOAS SE ENCONTRAM PARA
SE EXPRESSAR OU SE MANIFESTAR ARTISTICAMENTE. ENVOLVE LEITURA DE POESIA E DE
OUTROS TIPOS DE TEXTOS, DANÇA, MÚSICA ACÚSTICA E PINTURA, ENTRE OUTRAS
BRINCADEIRAS.
1. MÚSICA – “TREM BALA”
EXISTEM DETERMINADAS MÚSICAS QUE
MEXEM COM NOSSO INTERIOR. A MÚSICA NÃO SERVE APENAS PARA OUVIR, TEM QUE SENTIR.
QUANDO OUVIMOS UMA MÚSICA TEMOS QUE PRESTAR ATENÇÃO NA MELODIA E,
PRINCIPALMENTE, NA LETRA. A MÚSICA NOS TRANSMITE UMA MENSAGEM EM FORMA DE
“POESIA”, E ÀS VEZES NOS FAZ REFLETIR.
VAMOS NOS AQUECER. ABRA SEU CORAÇÃO E OUÇA A
CANÇÃO QUE ESCOLHI PARA VOCÊ!!
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO
PARA OUVIR A MÚSICA.
LER E ESCREVER POESIA É COMPREENDER A
FALA DO SONHO E COMPARTIHAR O SEGREDO DA IMAGINAÇÃO!
2. LEITURA DO POEMA CANTADO
TREM BALA
NÃO É SOBRE TER TODAS AS PESSOAS DO MUNDO PRA
SI
É SOBRE SABER QUE EM ALGUM LUGAR ALGUÉM ZELA
POR TI
É SOBRE CANTAR E PODER ESCUTAR MAIS DO QUE A
PRÓPRIA VOZ
É SOBRE DANÇAR NA CHUVA DE VIDA QUE CAI SOBRE
NÓS
É
SABER SE SENTIR INFINITO
NUM
UNIVERSO TÃO VASTO E BONITO, É SABER SONHAR
FAZER
VALER A PENA
CADA
VERSO DAQUELE POEMA SOBRE ACREDITAR
NÃO É SOBRE CHEGAR NO TOPO DO MUNDO E SABER
QUE VENCEU
É SOBRE ESCALAR E SENTIR QUE O CAMINHO TE
FORTALECEU
É SOBRE SER ABRIGO E TAMBÉM TER MORADA EM
OUTROS CORAÇÕES
E ASSIM TER AMIGOS CONTIGO EM TODAS AS
SITUAÇÕES
A GENTE NÃO PODE TER TUDO
QUAL SERIA A GRAÇA DO MUNDO SE FOSSE ASSIM?
POR ISSO EU PREFIRO SORRISOS
E OS PRESENTES QUE A VIDA TROUXE PARA PERTO
DE MIM
NÃO É SOBRE TUDO QUE O SEU DINHEIRO É CAPAZ
DE COMPRAR
E SIM SOBRE CADA MOMENTO, SORRISO A SE
COMPARTILHAR
TAMBÉM NÃO É SOBRE CORRER CONTRA O TEMPO PRA
TER SEMPRE MAIS
PORQUE QUANDO MENOS SE ESPERA A VIDA JÁ FICOU
PRA TRÁS
SEGURA TEU FILHO NO COLO
SORRIA E ABRAÇA OS TEUS PAIS ENQUANTO ESTÃO
AQUI
QUE A VIDA É TREM BALA, PARCEIRO
E A GENTE É SÓ PASSAGEIRO PRESTES A PARTIR
3. VAMOS
CONHECER UM POUCO DA TRAJETÓRIA DA COMPOSITORA E DA HISTÓRIA DA MÚSICA TREM
BALA!
ANA
VILELA É BRASILEIRA, NASCEU EM 1998, NO INTERIOR DO PARANÁ. A JOVEM QUE FOI
CRIADA PELOS AVÓS PATERNOS, SEMPRE FOI INCENTIVADA PELA FAMÍLIA A SE ENVOLVER
COM O MUNDO DA MÚSICA. AOS 12 ANOS, ANA APRENDEU A TOCAR VIOLÃO COM O TIO E AOS
14 JÁ COMPUNHA. COM 18 ANOS, DURANTE UM PERÍODO DE REFLEXÃO E AUTOCONHECIMENTO,
ANA COMPÔS A MÚSICA TREM-BALA E COMPARTILHOU PELO WHATSAPP COM OS AMIGOS.
A
MÚSICA QUE FALA SOBRE A FRAGILIDADE DA VIDA E A NECESSIDADE DE VALORIZAR A FAMÍLIA
E AMIGOS, REVELA UMA GRANDE MATURIDADE E SENSIBILIDADE POR PARTE DA ARTISTA.
ESTA
CANÇÃO, QUE RAPIDAMENTE FOI SENDO COMPARTILHADA EM GRUPOS DE WHATSAPP, CHEGOU AO CELULAR DE ALGUMAS
CELEBRIDADES COMO O CANTOR THIAGUINHO, O JOGADOR NEYMAR E A MODELO GISELE
BUNDCHEN.
ESTA
ÚLTIMA RESOLVEU FAZER UMA VERSÃO DA MÚSICA E GRAVOU UM VÍDEO QUE LOGO
VIRALIZOU. TREM-BALA GANHOU A INTERNET,
HOJE O VÍDEO PUBLICADO POR ANA VILELA, EM SEU CANAL DO YOUTUBE, ACUMULA MAIS DE 180 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES. ANA TAMBÉM ENCANTOU
OUTROS ÍDOLOS COM ESTA CANÇÃO, E TEVE A CHANCE DE CANTAR AO LADO DE ALGUNS DELES,
COMO LUAN SANTANA E MARIA GADÚ.
FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY
(OBSERVAÇÃO: ESTA FONTE É PARA O VÍDEOCLIPE ORIGINAL DA MÚSICA “TREM BALA”. NA
DESCRIÇÃO DO VÍDEO ENCONTRAM-SE AS INFORMAÇÕES ACIMA REPRODUZIDAS.)
4. MOMENTO DE REFLEXÃO! FAÇA
O REGISTRO NO CADERNO.
QUAL É A
PARTE DO POEMA QUE TRAZ A UNIÃO ENTRE PAIS E FILHOS?
QUAL É O
SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO “TREM BALA!” EMPREGADO NO ÚLTIMO PARÁGRAFO DO POEMA?
AGORA É
HORA DE OLHAR PARA SI MESMO: VOCÊ COSTUMA DAR VALOR ÀS PEQUENAS COISAS E ESTAR
COM AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA? DÊ EXEMPLOS DE COISAS QUE PRECISAMOS VALORIZAR
MAIS.
“... É SOBRE SABER QUE EM ALGUM LUGAR /
ALGUÉM ZELA POR TI...” QUAL O SIGNIFICADO DESTA FRASE?
NA SUA
OPINIÃO, A MAIORIA DAS PESSOAS BUSCA A FELICIDADE NAS PEQUENAS COISAS OU NAS
COISAS QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR?
5. ESCRITA DE POEMAS
“ESCREVER POEMAS É UMA MANEIRA
DIFERENTE DE EXPRESSAR SENTIMENTOS E EMOÇÕES. PELA COMBINAÇÃO DAS PALAVRAS,
PODEMOS REVELAR NOSSAS ALEGRIAS, TRISTEZAS, A AMIZADE E O AMOR. VAMOS COLOCAR
EM PRÁTICA NOSSA IMAGINAÇÃO?”
ESPERO
QUE VOCÊS SEJAM CAPAZES DE LER, COMPREENDER, INTERPRETAR, DECLAMAR E PRODUZIR
BELOS POEMAS, ASSIM COMO ANA VILELA.
LEMBRANDO: ü
POEMAS: SÃO TEXTOS EM VERSOS E
ESTROFES QUE PODEM OU NÃO CONTER RIMAS. ü
VERSO: É CADA LINHA DO POEMA. ü
ESTROFE: É O CONJUNTO DE VERSOS. ü
RIMAS: SÃO PALAVRAS QUE TERMINAM COM
SONS IGUAIS OU PARECIDOS. |
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E CONTE, EM
FORMA DE POEMA, OS SENTIMENTOS QUE ELAS INSPIRAM EM VOCÊ. FAÇA QUANTOS POEMAS
QUISER, USANDO AS IMAGENS QUE VOCÊ MESMO ESCOLHER.
NÃO SE ESQUEÇA DE DAR UM TÍTULO PARA SUA PRODUAÇÃO.
OBSERVE O EXEMPLO DE UM POEMA CRIADO PELA PROFESSORA ZENILDA:
6. KARAOKÊ ACÚSTICO – TREM BALA
CONVIDE SEUS FAMILIARES PARA SE DIVERTIREM JUNTOS! SOLTE SUA VOZ E BOA
CANTORIA!
CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.youtube.com/watch?v=381Ikn82llg
QUALQUER DÚVIDA, FAÇA COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!
PROFª ZENILDA
“SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ
E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ
VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA
E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ”!
1. MÚSICA – “A PAZ”
A MÚSICA DA BANDA ROUPA NOVA, QUE PROPONHO A OUVIR AGORA, É PROPÍCIA PARA ESSE MOMENTO TÃO DIFÍCIL, POIS NOS FAZ REFLETIR. ELA RESGATA O VALOR DO TRABALHO, DA UNIÃO DAS FAMÍLIAS, DA NECESSIDADE DO ABRAÇO, DA IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE, MOMENTO DE PAZ E DE AMOR NO CORAÇÃO!!
O “NOVO NORMAL” É AGORA. PORTANTO, NÃO DESANIME, CORAGEM! VAMOS ENCHER DE ESPERANÇA OS NOSSOS SONHOS, VAMOS ANALISAR O QUE DE BOM ACONTECEU. ACREDITAR QUE DIAS MELHORES ESTÃO PRÓXIMOS E QUE, APESAR DE TUDO, TEMOS FÉ E JUNTOS SOMOS FORTES. “VAMOS PRESERVAR, RESPEITAR E CUIDAR DA NOSSA VIDA E A DO OUTRO. ELAS SÃO UMA SÓ!”
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA OUVIR A MÚSICA.
https://www.youtube.com/watch?v=BaA3vDjnDwQ
A Paz - Roupa Nova (versão original: Heal the World - Michael Jackson)
APRECIAR UMA MÚSICA EM SUA TOTALIDADE ENVOLVE CONCENTRAÇÃO, PERCEPÇÃO, ATENÇÃO, EQUILIBRIO, RELAXAMENTO, ATIVA A MEMÓRIA E O RACIOCÍNIO!
2. LEITURA DA MÚSICA “A PAZ”
AGORA QUE OUVIU E CURTIU, VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A LER A LETRA DESSA BELA CANÇÃO EM VOZ ALTA A LETRA.
A PAZ
ROUPA NOVA
É PRECISO PENSAR UM POUCO NAS PESSOAS QUE AINDA VÊM
NAS CRIANÇAS
A GENTE TEM QUE ARRUMAR UM JEITO
DE ACHAR PRA ELES UM LUGAR MELHOR.
PARA OS NOSSOS FILHOS
E PARA OS FILHOS DE NOSSOS FILHOS
PENSE BEM!
DEVE HAVER UM LUGAR DENTRO DO SEU CORAÇÃO
ONDE A PAZ BRILHE MAIS QUE UMA LEMBRANÇA
SEM A LUZ QUE ELA TRAZ JÁ NEM SE CONSEGUE MAIS
ENCONTRAR O CAMINHO DA ESPERANÇA
SINTA, CHEGA O TEMPO DE ENXUGAR O PRANTO DOS HOMENS
SE FAZENDO IRMÃO E ESTENDENDO A MÃO
SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ
E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ
VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA
E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ
SE VOCÊ FOR CAPAZ DE SOLTAR A SUA VOZ
PELO AR, COMO PRECE DE CRIANÇA
DEVE ENTÃO COMEÇAR OUTROS VÃO TE ACOMPANHAR
E CANTAR COM HARMONIA E ESPERANÇA
DEIXE QUE ESSE CANTO LAVE O PRANTO DO MUNDO
PRA TRAZER PERDÃO E DIVIDIR O PÃO.
SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ
E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ
VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA
E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ
QUANTA DOR E SOFRIMENTO EM VOLTA A GENTE AINDA TEM,
PRA MANTER A FÉ E O SONHO DOS QUE AINDA VÊM.
A LIÇÃO PRO FUTURO VEM DA ALMA E DO CORAÇÃO,
PRA BUSCAR A PAZ, NÃO OLHAR PRA TRÁS, COM AMOR.
SE VOCÊ COMEÇAR OUTROS VÃO TE ACOMPANHAR
E CANTAR COM HARMONIA E ESPERANÇA,
DEIXE, QUE ESSE CANTO LAVE O PRANTO DO MUNDO
PRA TRAZER E DIVIDIR O PÃO.
SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ
E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ
VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA
E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ
SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ
E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ
VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA
E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ
SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ
E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ
VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA
E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ
VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA
E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ
INTEIRA FELIZ.
3. REFLETINDO!
1. QUAL MENSAGEM A CANÇÃO LHE TRANSMITIU?
2. RETIRE DA CANÇÃO ALGUNS VALORES QUE FAZEM PARTE DO NOSSO DIA A DIA, E FAÇA O REGISTRO EM SEU CADERNO. EXEMPLOS: PAZ, AMOR, HARMONIA...
3. REPRESENTE ATRAVÉS DE UMA POESIA, UMA FRASE OU UM CARTAZ, QUAL O SEU SENTIMENTO E QUAL SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PAZ?
4. VOCÊ COMPREENDE A SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE DE PAZ NO SEU LAR, NA SUA CASA, NO CONVÍVIO COM A SUA FAMÍLIA? QUE ATITUDES VOCÊ TEM QUE CONTRIBUEM PARA ISSO?
FAÇA REGISTRO ESCRITO, FOTOS OU VÍDEOS, OBSERVANDO TODO O PROCESSO DESTES MOMENTOS.
QUALQUER DÚVIDA, FAÇA COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!
PROFª ZENILDA
QUERIDOS ALUNOS E FAMILIARES!
“NÃO EXISTEM SONHOS IMPOSSÍVEIS PARA AQUELES QUE
REALMENTE ACREDITAM QUE O PODER REALIZADOR RESIDE NO INTERIOR DE CADA SER
HUMANO. SEMPRE QUE ALGUÉM DESCOBRE ESSE PODER, ALGO ANTES CONSIDERADO
IMPOSSÍVEL, SE TORNA REALIDADE”. ALBERT EINSTEIN
AS ATIVIDADES APRESENTADAS SÃO LÚDICAS, ENVOLVENTES E DESAFIADORAS. VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A FAZER TODAS!
1. LEITURA COM EMOJIS
OS EMOJIS FORAM CRIADOS PARA FACILITAR A
COMUNICAÇÃO NOS APLICATIVOS DE MENSAGENS. ELES SÃO USADOS MAIS DE 6 MILHÔES DE
VEZES POR DIA PARA EXPRESSAR OS SENTIMENTOS NA CONVERSA. PORÉM, MANDÁ-LOS NUMA
SITUAÇÃO ERRADA PODE DEIXAR A PESSOA NUMA BELA SAIA JUSTA.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA A UMA REPORTAGEM PARA CONHECER OS SIGNIFICADO DOS “EMOJIS”, PRESENTES VIA WHATSAPP E
PUBLICAÇÕES NAS REDES SOCIAIS, ESSES IDEOGRAMAS (SÍMBOLOS GRÁFICOS) CHEGARAM
PARA FICAR E DAR UM TOQUE ESPECIAL À COMUNICAÇÃO!
https://globoplay.globo.com/v/6312725/
AGORA, ACHO QUE ESTÁ PREPARADO PARA O DESAFIO DAS ADIVINHAS!
VAMOS VER QUEM É CAPAZ DE ADIVINHAR O NOME DO FILME ANIMADO
COM EMOJIS!
https://www.youtube.com/watch?v=et9MV4SMzI8
- VOCÊ TERÁ UM TEMPO LIMITE DE 15 SEGUNDOS PARA RESPONDER CADA DESAFIO;
- A CONTAGEM É DO MAIOR TEMPO AO MENOR;
- CASO PERCEBA QUE PRECISA DE MAIS TEMPO PARA RESPONDER, PARE O RELÓGIO QUANDO CHEGAR EM 02 SEGUNDOS.
- NÃO SE ESQUEÇA DE ANOTAR QUANTAS PERGUNTAS VOCÊ ACERTOU.
OBSERVE O EXEMPLO A
SEGUIR. É ISSO QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NO JOGO.
RESPOSTA: A DAMA E O VAGABUNDO
2. DE OLHO NO LOGOTIPO
O QUE É UM LOGOTIPO? É UM PRODUTO
GRÁFICO, ALGO QUE PODE SER DEFINIDO COMO A “IMAGEM DA MARCA”. É A FORMA DE
REPRESENTAÇÃO DO NOME DE UMA EMPRESA OU UM TIPO DE LETRA CARACTERÍSTICO. NÓS
NOS DEPARAMOS COM ELES FREQUENTEMENTE. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:
MAS SERÁ QUE NÓS OS CONHECEMOS BEM?
PROPOMOS UMA ATIVIDADE QUE VAI
COLOCAR EM PRÁTICA A NOSSA CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E DESAFIE
SUA MEMÓRIA E SUA OBSERVAÇÃO!
https://www.youtube.com/watch?v=b8l9-r9b7rE
ACREDITE:
UM PEQUENO DETALHE FAZ A DIFERENÇA? POIS ENTÃO VAMOS LÁ!
ATENÇÃO!
- VOCÊ TERÁ UM TEMPO DE 10 SEGUNDOS PARA RESPONDER;
- SE NÃO CONSEGUIR, PARE O TEMPO EM 09 SEGUNDOS E TENTE RESOLVER O DESAFIO;
- NÃO SE ESQUEÇA DE ANOTAR QUANTAS VOCÊ CONSEGUIU ACERTAR;
- AS RESPOSTAS APARECERÃO EM 10 SEGUNDOS.
3. JOGO: ENCAIXE PERFEITO
VAMOS
BRINCAR COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS?
O JOGO É BEM PARECIDO COM O “TANGRAM”, AS DIFERENÇAS
SÃO QUE AQUI AS PEÇAS SÃO DIFERENTES EM CADA FASE, NÃO PODEM SER RODADAS E A
FIGURA A SER MONTADA É SEMPRE UM QUADRADO.
CLIQUE NO LINK ABAIXO E BOM DIVERTIMENTO!
https://www.geniol.com.br/raciocinio/encaixe-perfeito/muito-dificil/
O OBJETIVO É ENCONTRAR UMA MANEIRA DE COLOCAR TODAS
AS PEÇAS DENTRO DO TABULEIRO SEM QUE ELAS SE SOBREPONHAM.
ORIENTAÇÕES PARA JOGAR:
- INICIE O JOGO ESCOLHENDO O NÍVEL DE DIFICULDADE CLICANDO NA IMAGEM, FÁCIL, MÉDIO, DIFÍCIL E MUITO DIFÍCIL.
- CLIQUE EM UMA PEÇA E ARRASTE PARA MOVIMENTÁ-LA;
- NÃO É POSSÍVEL GIRAR AS PEÇAS;
- A FASE TERMINA QUANDO TODAS AS PEÇAS FOREM ENCAIXADAS PERFEITAMENTE DENTRO DO TABULEIRO.
4. JOGO: DOS ERROS OU DAS DIFERENÇAS
ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO! VOCÊ VAI CONSEGUIR!!
VOCÊ
DEVERÁ ENCONTRAR 5 ERROS EM CADA IMAGEM PARA AVANÇAR PARA A PRÓXIMA FASE;
SÃO 100 (CEM) IMAGENS NO TOTAL, MAS NÃO SE ASSUSTE! O
MAIS IMPORTANTE É VOCÊ TENTAR.
CLIQUE NO LINK
ABAIXO E BOA SORTE!!
https://www.geniol.com.br/jogos/jogo-dos-erros/
REGRAS DO JOGO
- OBSERVE ATENTAMENTE AS DUAS IMAGENS PARA ENCONTRAR OS 5 ERROS NO MENOR TEMPO POSSÍVEL;
- CASO VOCÊ CLIQUE EM UM LUGAR QUE NÃO HAJA ERRO, VOCÊ SERÁ PENALIZADO COM A ADIÇÃO DE 30 SEGUNDOS NO SEU TEMPO DE RESOLUÇÃO;
- SE ESTIVER COM DIFICULDADE DE ENCONTRAR UMA DAS DIFERENÇAS, APÓS VÁRIAS TENTATIVAS, USE A LUPA MÁGICA. ELA REVELARÁ UMA DAS DIFERENÇAS.
QUALQUER DÚVIDA, FAÇA COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!
16/08/2020 - ATIVIDADE 9 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO
QUERIDOS ALUNOS E FAMILIARES!
FONTE: https://br.pinterest.com/pin/795870565386174470/
“COMEÇAMOS MAIS UM
PLANTIO. ESPERAMOS COLHER OS FRUTOS DO CONHECIMENTO E DA SABEDORIA.” PROFª
ZENILDA
ESCOLHA
UMA DAS ATIVIDADES A SEGUIR, AQUELA EM QUE SE SENTIR BEM FAZENDO. SE QUISER,
PODE REALIZAR TODAS!
1. ATIVIDADE DE LEITURA
VAMOS NOS
DIVERTIR PROCURANDO OS OBJETOS QUE ESTÃO ESPALHADOS? SERÁ QUE VOCÊ É CAPAZ? ACESSE
O JOGO ATRAVÉS DO LINK A SEGUIR.
https://www.digipuzzle.net/pt/matosmedeiros/hiddenobjects/hiddenobjects.htm
2. ATIVIDADE DE ESCRITA
AGORA
VAMOS BRINCAR DE ESCREVER OS NOMES DAS IMAGENS QUE APARECEM EM CADA CENA. SE
VOCÊ ACERTAR VAI GANHAR UM VIVA!
VIVA! VIVA!
BRINCANDO
DE SOLETRAR – JOGO DO “R” OU “RR”
CLIQUE
NO LINK A SEGUIR PARA ACESSAR O JOGO.
3. TESTE DE PORTUGUÊS
ESTA
ATIVIDADE É DO TIPO QUIZZ, UM JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS. ELA TESTARÁ,
ATRAVÉS DE 40 PERGUNTAS, OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE GRAMÁTICA, QUE ENVOLVE ORTOGRAFIA,
CONCORDÂNCIA, REGÊNCIA E VOCABULÁRIO. CLIQUE NO LINK A SEGUIR PARA ACESSAR O JOGO.
https://www.geniol.com.br/testes/idiomas/teste-de-portugues/
ANTES DE
COMEÇAR, ATENÇÃO E FOCO NA LEITURA, FAÇA COM MUITA CALMA.
4. JOGO
DA MEMÓRIA
AGORA
VAMOS VER QUEM É CAPAZ DE MEMORIZAR A POSIÇÃO DAS CARTAS. CONCENTRE-SE E VAMOS
NESSA!
QUALQUER DÚVIDA, FAÇAM COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!
PROFª ZENILDA
- QUE TIPOS DE PROBLEMAS VOCÊS CONHECEM?
- ELES SÃO TODOS IGUAIS? POR QUÊ?
- É POSSÍVEL TER PROBLEMAS QUE NÃO ENVOLVAM NÚMEROS OU CÁLCULOS PARA SEREM RESOLVIDOS?
- SEU PRESENTE FOI COLOCADO EM UMA CAIXA.
- ESSA CAIXA NÃO TEM A FORMA CIRCULAR.
- O LAÇO ESTÁ AMARRADO NO MEIO DA CAIXA.
- O FORMATO DA CAIXA É PARECIDO COM UM CUBO.
- NÃO FOI AMARRADO COM UMA FITA GROSSA.
- ANA TEM MEDO DE CACHORROS.
- O ANIMAL DE LÚCIA NÃO TEM PELOS.
- JOANA TEM O MESMO ANIMAL DE KÁTIA SÓ QUE A COR DELE É MARROM.
- O ANIMAL DE MARCELA É MUITO CONHECIDO PELAS CRIANÇAS DURANTE A PÁSCOA.
- PEDRO MORA NA MESMA RUA DA ESCOLA.
- A CASA DE JOÃO TAMBÉM É NA RUA DA ESCOLA E FICA ANTES DA CASA DE PEDRO, AO LADO DA IGREJA.
- TIAGO É O QUE MORA MAIS LONGE DA ESCOLA, E SUA MÃE TEM UMA LOJA DE ROUPAS QUE FICA NA MESMA RUA DE SUA CASA.
- MATEUS MORA NA RUA DO SUPERMERCADO.
- O CACHORRO DE LÚCIO SEMPRE O ESPERA NO PORTÃO DE CASA.
- ANA SEMPRE USA VESTIDOS DE COR CLARA.
- JOÃO NUNCA DEIXOU A FRANJA DO CABELO CRESCER. ESTÁ SEMPRE DE TOPETE.
- LAURA ESTÁ ENTRE ANA E LÚCIO.
- MARIA GOSTA DE USAR SAPATOS ROXOS E ESTÁ ENTRE JOÃO E LÚCIO.
- LÚCIO USA OS SAPATOS COMBINANDO COM A CAMISA E ESTÁ ANTES DA LAURA.
- CARTELA DE OVOS VAZIA
- ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO
- PALITO DE CHURRASCO
- COLA
- TINTA GUACHE
- BOLA DE GUDE
- 250 GRAMAS DE MILHO PARA CANJICA
- 2 LITROS DE ÁGUA
- ½ LITRO DE LEITE
- 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
- AÇÚCAR SE NECESSÁRIO
- 200 GRAMAS DE AMENDOIM TORRADO E TRITURADO NO LIQUIDIFICADOR;
- CANELA EM PÓ
- 1 PITADA DE SAL
- COLOQUE A CANJICA NA PANELA DE PRESSÃO E COZINHE COM ÁGUA POR 40 MINUTOS OU ATÉ QUE FIQUE MACIA;
- ACRESCENTA O LEITE E O LEITE CONDENSADO, PITADA DE SAL E AMENDOIM TRITURADO;
- MEXER O TEMPO TODO PARA NÃO GRUDAR NA PANELA;
- DEIXAR FERVER ATÉ FICAR CREMOSO;
- COLOQUE EM UM RECIPIENTE E POLVILHE A CANELA EM PÓ;
- PODE SER SERVIDO QUENTE OU FRIO CONFORME O GOSTO.
- 1 ½ XÍCARA (CHÁ) DE ARROZ
- 5 XÍCARAS DE (CHÁ) DE ÁGUA
- 5 XÍCARAS (CHÁ) DE LEITE
- 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
- 1 VIDRO DE LEITE DE COCO
- CANELA EM PÓ A GOSTO
- 1 PITADA DE SAL
- COLOQUE O ARROZ E A ÁGUA PARA COZINHAR;
- QUANDO O ARROZ ESTIVER BEM COZIDO, ACRESCENTE O LEITE, AÇÚCAR, LEITE CONDENSADO, LEITE DE COCO E UMA PITADA DE SAL;
- MEXER O TEMPO TODO PARA NÃO GRUDAR NA PANELA;
- DEIXAR FERVER ATÉ FICAR CREMOSO;
- COLOQUE EM UM RECIPIENTE E POLVILHE A CANELA EM PÓ;
- PODE SER SERVIDO QUENTE OU FRIO CONFORME O GOSTO.
- RECORTAR 05 TIRAS COLORIDAS DE CADA COR: 60 CM DE COMPRIMENTO X 2 CM DE LARGURA;
- RECORTAS 4 TIRAS MARROM PARA A BASE DA FOGUEIRA: 20 CM DE COMPRIMENTO X 02 DE LARGURA;
- COLAR A BASE DA FOGUEIRA, DEPOIS AS TIRAS ALTERNANDO AS CORES;
- COLAR AS PALAVRAS NA TIRA VERMELHA, E AS FRASES NA COR AMARELA;
- NO CENTRO FAÇA UM CÍRCULO E ESCREVA UMA FRASE DE ELOGIO;
- AMARRAR AS TIRAS COM UM BARBANTE OU FITA.
QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS!
- APROVEITEM E PROCUREM NOS GUARDADOS, FOTOS DE COMEMORAÇÕES PASSADAS E RELEMBREM AS HISTÓRIAS MARCANTES NESTA DATA.
- QUAL O OBJETIVO DESTA FESTA NA ESCOLA? PESQUISEM JUNTOS.
- SERÁ QUE TODOS SABEM DE ONDE VÊM OS ALIMENTOS TÍPICOS DAS “FESTAS JUNINAS”?
- FAÇAM RECEITAS COMO: PIPOCA, BOLO DE MILHO, CANJICA, ARROZ DOCE...
- OUÇAM MÚSICAS TÍPICAS, DANÇAM E INVENTEM BRINCADEIRAS;
- FAÇAM REGISTRO ESCRITO, FOTOS OU VÍDEOS, OBSERVANDO TODO O PROCESSO DESTES MOMENTOS.
NESTA AULA, APRESENTAREMOS UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COM O TEMA: “FESTA JUNINA EM CASA - 2020”.
1- ATIVIDADE DE AQUECIMENTO
2. ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA:
PARA MOTIVÁ-LOS E AJUDÁ-LOS NAS ATIVIDADES SEGUINTES, AGORA ASSISTAM A UMA VIDEOAULA QUE PREPAREI COM MUITO CARINHO PARA VOCÊS. É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO:
A) AGORA É A SUA VEZ!
ELABOREM UMA LISTA DE ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DA FESTA JUNINA. OLHEM ABAIXO O EXEMPLO DE LISTA QUE A PROFESSORA CRIOU, LEMBRANDO ALGUMAS COISAS DA FESTA JUNINA. VOCÊ PODE USAR ESSAS PALAVRAS E OUTRAS QUE VOCÊS SE LEMBRAREM...
B) AGORA VOLTEM À LISTA QUE VOCÊS CRIARAM E PINTEM A PRIMEIRA SÍLABA DE CADA PALAVRA;
F) AGORA ESCOLHAM CINCO (5) ELEMENTOS DA LISTA SUA PRIMEIRA LISTA E CRIEM FRASES;
G) APÓS A ESCRITA, LEIAM AS FRASES EM VOZ ALTA.
20/06/2020 - ATIVIDADE 4 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO
A) ACERTE AS LETRAS DO ALFABETO.
- OBSERVE A LETRA EM DESTAQUE;
- CLIQUE LETRA EM MOVIMENTO;
- ELAS APARECERÃO NA ORDEM ALFABÉTICA.
B) JOGO DE RIMAS
- RIMAS SÃO PALAVRAS QUE TERMINAM COM O MESMO SOM;
- FAÇA A LEITURA DAS PALAVRAS;
- ARRASTE AS BOLAS COLORIDAS ÀS PALAVRAS.
C) ATIVIDADE DE ESCRITA - JOGO DO “P” E DO “B” -
- PARA COMPLETAR A PALAVRA CLIQUE NA LETRA CORRETA “B” OU “P”;
- DIGITE A PALAVRA DENTRO DO RETÂNGULO OBSERVANDO A IMAGEM;
- CONFERE A ESCRITA, SE NÃO CONSEGUIR, TENTE NOVAMENTE.
D) ATIVIDADE DE LEITURA:
https://www.digipuzzle.net/pt/matosmedeiros/hiddenobjects/hiddenobjects.htm
- LEIA CADA PALAVRA E CLIQUE NO OBJETO CORRETO;
- NÃO PRECISA SER NA ORDEM EM QUE ELAS APARECEM;
- SE AO CLICAR APARECER UMA BOLA VERMELHA, CONTINUE O DESAFIO.
2. ENIGMAS QUE VÃO TIRAR O SEU SONO - (HISTORINHA)
- COMO FICAR MAIS INTELIGENTE, ESTUDOS MOSTRAM QUE SOLUCIONAR ENIGMAS E DESAFIOS É EXTREMAMENTE BOM PARA O CÉREBRO;
- ISSO AFIA SUA MENTE, MELHORA SUA MEMÓRIA E LHE ENSINA A PRESTAR ATENÇÃO A PEQUENOS DETALHES;
- PREPARE-SE PARA TREINAR O SEU CÉREBRO E IMPRESSIONAR SEUS AMIGOS COM SUAS HABILIDADES ANALÍTICAS NESTES 15 ENIGMAS SUPERDIFÍCEIS;
- SE PRECISAR UM POUCO MAIS DE TEMPO, PAUSE O VÍDEO;
- CADA ENIGMA TEM UMA PEQUENA SURPRESA;
- BOA SORTE!
3. O QUANTO VOCÊ É INTELIGENTE - TESTE DE Q.I.
VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU SE É CONSIDERADO INTELIGENTE PARA A SUA IDADE? BEM, ESTE TESTE VÍDEO PODE DETERMINAR SEU STATUS DE INTELIGÊNCIA USANDO VINTE PERGUNTAS DE CONHECIMENTO GERAL CUIDADOSAMENTE ESCOLHIDAS!
- PEGUE PAPEL E LÁPIS PARA MARCAR SUA PONTUAÇÃO;
- CADA PERGUNTA CORRETA VALE 15 PONTOS;
- SOME SUA PONTUAÇÃO NO FINAL DO JOGO.
07/06/2020 - ATIVIDADE 3 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO
QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS!!
AGORA, COM AUXÍLIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO QUE TRAZ O PASSO A PASSO PARA CONFECCIONAR MÁSCARAS.
30/05/2020 - ATIVIDADE 2 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO
QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS!!
https://www.digipuzzle.net/digipuzzle/kids/puzzles/linkpuzzle_alphabet_pt.htm?language=portuguese&linkback=../../../pt/jogoseducativos/alfabeto/index.htm
- LEVE A IMAGEM QUE CORRESPONDE À LETRA INICIAL;
- OUÇA COM ATENÇÃO O NOME DA FIGURA;
- PODE REPETIR O JOGO QUANTAS VEZES QUISER.
- CLIQUE NO OK PARA INICIAR;
- SELECIONE O NÚMERO DE COMBINAÇÕES UMAS SOBRE AS OUTRAS;
- ORGANIZE AS LETRAS COLOCANDO-AS EM CIMA DO DESENHO CERTO.
BRINQUE NESTE JOGO E APRENDA AS FORMAS DO AUMENTATIVO E DIMINUTIVO DAS PALAVRAS.
http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/4220_grau_aumentativoDiminutivo/jogo.html
- A VARIAÇÃO DO GRAU DO SUBSTANTIVO PODE SER EXPRESSA POR DOIS DIFERENTES PROCESSOS: O SINTÉTICO (PAPELÃO) E O ANALÍTICO (PANELA ENORME). AQUI VAMOS CONHECER O SUBSTANTIVO NO GRAU AUMENTATIVO E DIMINUTIVO SINTÉTICO;
- AS RESPOSTAS ESTÃO DE ACORDO COM A NORMA CULTA DA LINGUA PORTUGUESA;
- LEMBRANDO QUE AS PALAVRAS TAMBÉM POSSUEM VARIANTES, OU SEJA, SINÔNIMOS DA NORMA CULTA OU DE ORIGEM COLOQUIAL, QUE NÃO FORAM INCLUÍDAS.
- EI PESSOAL! VAMOS FAZER ALGUNS TESTES DE “QI” (QUOCIENTE DE INTELIGENCIA) TIPICOS QUE CLASSIFICAM SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA, DEPOIS DE RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS PADRONIZADAS.
- AS EXISTEM OUTRAS MANEIRAS DE DESCOBRIR O QUE SEU GÊNIO INTERIOR PODE FAZER! QUE TAL TESTAR SUAS HABILIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESSES ENIGMAS LÓGICOS?
- APENAS ALGUMAS PESSOAS CONSEGUEM DESVENDÁ-LOS;
- PARA CADA UM QUE VOCÊ SOLUCIONAR, MARCA 1(UM) PONTO;
- PEGUE PAPEL E CANETA E VAMOS DESCOBRIR QUANTOS CONSEGUE RESPONDER.
TEMOS 13 (TREZE) PERGUNTAS ENGANOSAS QUE DEIXARÃO VOCÊS MALUCOS.
- VOCÊ TEM BOM SENSO? SE A RESPOSTA FOR SIM, TEMOS CERTEZA QUE DEPOIS DE RESPONDER ESSAS PERGUNTAS VOCÊ VAI DUVIDAR SERIAMENTE DISSO;
- VAMOS VER SE VOCÊ SERÁ CAPAZ DE PASSAR NESSE DESAFIO COMPLICADO;
- PARA CADA PERGUNTA VOCÊ TERÁ 10(DEZ) SEGUNDOS PARA RESPONDER;
- ANTES DE OUVIR A RESPOSTA, PARE O TEMPO E TENTE ACERTAR.
13/05/2020 - ATIVIDADE 1 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO
TEMA DA AULA: CONFECÇÃO DA BONECA ABAYOMI
OLÁ A TODOS!!
“DIAS MELHORES VIRÃO! VAMOS COMEÇAR O DIA COM UMA CORRENTE DO BEM, LEVANDO ENERGIA POSITIVA A TODOS QUE ESTÃO ADOENTADOS NESSE MOMENTO, AOS NOSSOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E A TODOS QUE AINDA ESTÃO TENDO QUE TRABALHAR NO MEIO DESSA TURBULÊNCIA TODA. ACREDITAMOS NA FORÇA DO COLETIVO, NA SOLIDARIEDADE E NO AMOR. VAMOS JUNTOS SUPERAR ESSE MOMENTO E TEMOS CERTEZA QUE APRENDEREMOS MUITO”.
COM AUXÍLIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO RELACIONADO A UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE QUE PREPAREI COM MUITO CARINHO.
PARA ENRIQUECER A PROPOSTA, TROUXE O DEPOIMENTO DE “LIS”, UMA MENINA BONEQUEIRA QUE TAMBÉM ENSINA A FAZER BONECAS. VAMOS ASSISTIR.
QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.
Desejamos encontrar todos com saúde e continuem com o isolamento social!
O isolamento social é apenas físico, ninguém precisa se isolar mentalmente, nem virtualmente. É tempo de reflexão e união, as coisas podem estar confusas lá fora, mas, no lugar de temer, vamos nos encher de esperança e acreditar que tudo isto nos deixará mais fortes e unidos. Que façamos dos dias difíceis um aprendizado sobre a vida e nós mesmos.
OLá queridos alunos e famílias!! Estou sentindo muito a falta de todos. Deixei uma atividade para que vocês possam realizar juntos e se divertirem, não esqueçam de tirar fotos. Na próxima semana tem mais! Um grande abraço à todos!!
ResponderExcluirTudo bem com vocês? Espero que sim! Temos atividades importantes e fáceis de serem realizadas, espero o empenho e dedicação de todos. Um abraço a todos!!
ResponderExcluirOlá queridos alunos e famílias!! Como vocês estão? Estou com muitas saudades!! Temos novas atividades importantes, interessantes e precisam ser realizadas. Faça no seu tempo e como souber. Um beijo no coração de cada um. Professora Zenilda
ResponderExcluirQueridos alunos e famílias!! Tudo bem com vocês? A saudade bate forte, mas vamos caminhando, desistir jamais!! Convido-os encarecidamente que tentem fazer as atividades relacionadas a "FESTA JUNINA", assistam os vídeos com carinho, tenho certeza que vão adorar. Um beijo no coração! Professora Zenilda
ResponderExcluirOlá, Professora Zenilda! Suas atividades estão incríveis. Espero que nossos alunos estejam aproveitando bastante. Gostei muito do vídeo de desafios e das atividades temáticas sobre a festa junina. Parabéns pela dedicação de sempre!
ResponderExcluirBoa noite!
ResponderExcluirProfessora Renata obrigada pelo carinho, estou com saudades!! Esperamos que os alunos possam aproveitar e se divertir. Beijos
Queridos alunos e Famílias, tudo bem com vocês? Espero que sim. Estão fazendo as atividades propostas no blog? Qualquer dúvidas favor entrar comunicar. Boa semana a todos.
ResponderExcluirUm abraço no coração!! Beijos
Professora Zenilda
Queridos alunos e famílias, espero que esteja tudo bem com vocês. Sou a professora Zenilda da Sala de Apoio Pedagógico, não deixem de entrar na aba PAP/SRM de nosso blog e realizem as atividades relacionadas a "FESTA JUNINA 2020", assistam os vídeos, observem as fotos. As atividades estão maravilhosas Um beijo no coração! Professora Zenilda
ResponderExcluirQueridos alunos e familiares, espero que tudo esteja bem com vocês. Estamos finalizando as atividades com o tema "Festa Junina" em casa 2020", espero que tenham realizado as atividades, pois tenho certeza que aprenderam muito. Qualquer aluno e de qualquer sala ainda pode realizar as atividades. Um beijo no coração!! Professora Zenilda
ResponderExcluirNao consigui
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Por favor identifique quem tentou resolver as atividades para que eu possa ajudar. Professora Zenilda
ResponderExcluirNao comsegui
ResponderExcluirOlá! quem é o aluno que tentou realizar as atividades e não conseguiu? Escreva o seu nome e o ano que esta estudando.
ResponderExcluirBeijos
Olá, Professora Zenilda. Parabéns pelas atividades! Estou gostando muito de acompanhá-las. Um grande abraço!
ResponderExcluirOlá, Professora Renata. Obrigada pelo carinho de sempre. Abraços!!
ResponderExcluirQueridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde!
ResponderExcluirApresento novas atividades possíveis de serem realizadas, são envolventes e prazerosas. Faça com dedicação e carinho, que com certeza vai melhorar sua aprendizagem. Qualquer aluno e de qualquer ano escolar pode realizar as atividades. Tendo dúvida pode chamar pelo
Whatsapp.
Um beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
Queridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde e se cuidando! A proposta desse encontro é assistir a um vídeo e refletir em família! Tenho certeza que vocês vão adorar!! Em breve estaremos juntos para compartilharmos tudo o que aprendemos e vivenciamos em tempos de pandemia!
ResponderExcluirUm beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
Queridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde e se cuidando! A proposta desse encontro é ouvir, sentir e apreciar música, e também criar poesias observando algumas imagens lindíssimas. Assim estaremos nos afinando para o Sarau virtual da escola, que com certeza será de grande aprendizado!
ResponderExcluirUm beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
Queridos alunos e familiares! Espero que todos estejam bem de saúde e se cuidando!Essa proposta de atividades, está um show!! criei, com muito carinho, uma "SALA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA! Você poderá acessar pelo computador ou pelo celular. Ao clicar em alguns objetos você terá uma surpresa!! Todos os alunos estão convidado a conhecer a sala e assim aprender um pouco mais. Depois você me conta se gostou da aula.
ResponderExcluirUm beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda