PAP


13/12/2020 - ATIVIDADE 14 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMILIARES! 

O ANO ESTÁ TERMINANDO, FORAM MUITAS LÁGRIMAS, MUITOS TROPEÇOS, MUITOS MOMENTOS DE ANGÚSTIA, DESAFIOS, MAS DE MUITAS APRENDIZAGENS. FOI NECESSÁRIO INVENTAR E REINVENTAR A NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA QUE PUDÉSSEMOS FICAR O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DE VOCÊS, APOIANDO E AUXILIANDO-OS. EM MEIO A ISSO SURGIRAM OUTRAS POSSIBILIDADES, FORTALECEMOS OS VÍNCULOS AFETIVOS POR LIGAÇÕES E MOMENTOS VIRTUAIS, ONDE OFERECEMOS UM APOIO INESTIMÁVEL AOS PAIS, MAES E FAMILIARES QUE ESTAVAM COM SEUS FILHOS EM CASA. APRENDI E ENSINEI, JAMAIS VOU ESQUECER CADA MOMENTO QUE PASSAMOS JUNTOS. FICA AQUI O MEU CARINHO ESPECIAL E UM BEIJO NO CORAÇÃO DE CADA UM, PELO ESFORÇO, RESPEITO, DEDICAÇÃO E POR ME PERMITIR ENTRAR EM SEUS LARES!

PROFª ZENILDA - 2020

OLÁ!!

PASSEI MAIS UMA VEZ POR AQUI PARA DESAFIÁ-LO! E DIZER QUE ESSA É A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DO ANO. SERÁ QUE VOCÊ FICOU FERA MESMO??

AS ATIVIDADES ESTÃO MAIS RELACIONADAS A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DO QUE PROPRIAMENTE AOS CÁLCULOS MATEMÁTICOS. POR ISSO, FIQUE LIGADO NAS MENSAGENS DE CADA ENUNCIADO!   

AMPLIE SUAS IDEIAS E BOA DIVERSÃO!!

1.   DESAFIO DE LÓGICA

COMO DESCOBRIR QUANTOS BURACOS TEM NA BLUSA?

ANÁLISE A IMAGEM COM ATENÇÃO! ESTE É UM TESTE QUE PODE TER MAIS DE UMA RESPOSTA CORRETA. TUDO VAI DEPENDER DA INTERPRETAÇÃO DE CADA UM.

ESCREVA EM SEU CADERNO AS RESPOSTAS E SUAS DIVERSAS POSSÍBILIDADES. NÃO SE ESQUEÇA DE ANOTAR QUANTAS PERGUNTAS VOCÊ ACERTOU.

 

 

2.   EXERCÍCIO MENTAL

VOCÊ CONDUZ UM ÔNIBUS. NUMA PARADA SUBIRAM 15 PASSAGEIROS E DESCERAM 7. DEPOIS DESCERAM 8 E SUBIRAM 11. POR FIM, DESCERAM 5.

QUANTOS PASSAGEIROS RESTAM NO ÔNIBUS?

(   ) 06

(   ) 08

(   ) 07

(   ) NENHUM


3-  MATEMÁTICA COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

PRESTE ATENÇÃO NOS DETALHES!

LEIA ATENTAMENTE E IMAGINE A SITUAÇÃO.

SE SÃO NECESSÁRIOS 8 MINUTOS PARA COZINHAR UM OVO, QUANTOS MINUTOS SERÃO NECESSÁRIOS PARA COZINHAR 4 OVOS DE UMA VEZ?

(    ) 10

(    ) 12

(    ) 08

(    ) 32

 

5- LEIA COM ATENÇÃO!

PARA RESPONDER ESTA PERGUNTA, BASTA INTERPRETAR A QUESTÃO DA MANEIRA CORRETA.

VOCÊ TEM 5 VACAS, 2 CÃES E 1 GATO. QUANTAS PERNAS VOCÊ TEM?

(   ) 20

(   ) 32

(   ) 08

(   ) 02

6- CUIDADO PARA NÃO FAZER CONFUSÃO!

QUANTOS OVOS BOTARAM AS GALINHAS?            

 

(    ) 60

(    ) 20

(    ) 55

(    ) 45


7- DESAFIOS DE LÓGICA

ESSE É UM DESAFIO LEGAL, QUE MOSTRA QUE NÃO PODEMOS SAIR POR AI RESPONDENDO AS COISAS SEM PENSAR MUITO. DESAFIOS DE LÓGICA COMO ESSE MOSTRAM PARA NÓS QUE NOSSO CÉREBRO É RESTRITO, E NOS INDUZ A UMA LÓGICA ERRADA.

VOCÊ PRECISA PRESTAR ATENÇÃO NO MOMENTO QUE COMEÇA A TOMAR A 1ª PÍLULA.

(    ) 2 HORAS

(    ) 3 HORAS

(    ) 1 HORA

(    ) 2H30


8- RACIOCÍNIO LÓGICO

COMO DESCOBRIR? ESTA PERGUNTA NÃO É DIFÍCIL.

(   ) 03 FOLHAS

(   ) 04 FOLHAS

(   ) 05 FOLHAS

(   ) 06 FOLHAS

DICA:

PARA RESPONDER, DEVEMOS NOS LEMBRAR DO POSICIONAMENTO DAS PÁGINAS DE UM LIVRO. EM ALGUNS LIVROS, AS PÁGINAS ÍMPARES ESTÃO DO LADO DIREITO E EM SEU VERSO (AO LADO ESQUERDO EM UM LIVRO ABERTO) ESTÃO AS PÁGINAS PARES.

9- DESCUBRA A LÓGICA

QUE TAL PENSAR UM POUCO? DESCOBRIU?

DICA: VOCÊ CONHECE A ORDEM DO ALFABETO?

10- ACREDITO QUE VOCÊ SEJA BOM EM MATEMÁTICA!

(    ) 42

(    ) 44

(    ) 48

(    ) 52

(    ) 50

11- UM TESTE DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

LEIA E INTERPRETE AO PÉ DA LETRA, OU SEJA, PRESTA ATENÇÃO NO ENUNCIADO, NO QUE ESTÁ ESCRITO.

 

(    ) A

(    ) B

(    ) C

(   ) D


12VAMOS VER QUEM ACERTA!  

 

QUAL O RESULTADO FINAL?

 

(   ) 15

(   ) 24

(   ) 22

(   ) 16

13- VEJA QUE ENRASCADA! COMO SERÁ POSSÍVEL O HOMEM SAIR VIVO DESSA?

COMO ESSE HOMEM PODE ESCAPAR DOS 3 ANIMAIS – COBRA, JACARÉ E LEÃO?

 

14-  PRESTE ATENÇÃO NA LEITURA E ENUNCIADO

UM CEGO ESTAVA ANDANDO E VIU 2 CAVALOS, 5 VACAS E 3 CACHORROS. QUANTOS ANIMAIS ELE VIU?

(    ) 02 ANIMAIS

(    ) 05 ANIMAIS

(    ) 10 ANIMAIS

(    ) NENHUM ANIMAL

 

15- ENIGMA

QUANTOS TRIÂNGULOS HÁ NA FIGURA?

PARA RESOLVER ESTE ENIGMA CONTE COM ATENÇÃO: OBSERVE OS TRIÂNGULOS INTERNOS (DENTRO) E EXTERNOS (FORA).

(   ) 01

(   ) 06

(   ) 09

(   ) 08

(   ) 13

16- TESTE DE INTELIGÊNCIA

SE VOCÊ CORTAR 20 LARANJAS AO MEIO E DEPOIS CORTAR METADE DESSAS METADES AO MEIO, QUANTAS PARTES VOCÊ VAI TER?

(   ) 10

(   ) 40

(   ) 60

(   ) 80

17- NOÇÃO DE TEMPO

 

A PROFESSORA ZENILDA SAIU DE CASA ÀS 12H55 E CHEGOU NA ESCOLA À 01H15 P.M.. QUANTO TEMPO DUROU O TRAJETO?

(  ) 15 MINUTOS 

(  ) 20 MINUTOS 

(  ) 12 HORAS E 15 MINUTOS

(  ) 2 HORAS E 20 MINUTOS


QUALQUER DÚVIDA, FAÇA COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

BOAS FESTAS!! FELIZ NATAL!! UM BEIJO NO CORAÇÃO DE CADA UM!

PROFESSORA: ZENILDA

 





30/11/2020 - ATIVIDADE 13 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMILIARES!

A PALAVRA QUE ENCONTRO, NESSE MOMENTO, É DE GRATIDÃO!! SOU GRATA A TODOS OS ALUNOS E FAMILIARES QUE SE DEDICARAM, SE ENVOLVERAM, SE COMPROMETERAM NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O SARAU VIRTUAL. CANTANDO SUAS MÚSICAS, ESCREVENDO SEUS POEMAS, RECITANDO E ENVIANDO OS VÍDEOS! OBRIGADA POR ACEITAREM O MEU CONVITE E POR ABRILHANTAREM O NOSSO EVENTO, COM CARINHO E COM TANTO TALENTO. TUDO QUE SE FAZ COM AMOR E DEDICAÇÃO TRAZ BONS FRUTOS!!

ZENILDA

TEMOS NOVIDADES!!

CRIEI, COM MUITO CARINHO, UMA SALA DE AULA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA!

A IMAGEM A SEGUIR REPRESENTA COMO VOCÊS A VERÃO NA TELA DO SEU COMPUTADOR OU CELULAR.

MAS QUE ATIVIDADES ENCONTRAREMOS NA SALA VIRTUAL?

A SALA TEM OS SEGUINTES VÍDEOS PARA VOCÊ ASSISTIR E CONHECER COISAS NOVAS E BEM INTERESSANTES:

UM DOS VÍDEOS TRAZ UMA BREVE BIOGRAFIA DA PINTORA TARSILA DO AMARAL.

OUTRO TRAZ ORIENTAÇÕES PARA A CONFECÇÃO DE UM BRINQUEDO COM GARRAFA PET, O “VAI E VEM”, E QUEM VAI TE AJUDAR SÃO AS MENINAS, ELOAH E ANA CLARA. É FÁCIL DE FAZER E MUITO DIVERTIDO!

TEM UM VÍDEO COM ATIVIDADES RELACIONADAS AO ALFABETO COMPLETO, DE “A” A “Z”. PERGUNTAS DO TIPO “O QUE É O QUE É?” A MELHOR MANEIRA DE APRENDER É BRINCANDO, ENTÃO VAMOS NOS DIVERTIR!

TEM UM VÍDEO CUJO DESAFIO É ENCONTRAR O EMOJI REPETIDO NUM TEMPO DE 20 SEGUNDOS PARA CADA IMAGEM. SERÁ UM GRANDE DESAFIO!

E POR FIM, UM VÍDEO QUE TRAZ A HISTÓRIA DA “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA” - É UMA ANIMAÇÃO ADAPTADA DA OBRA DE ANA MARIA MACHADO.

 

COMO FAÇO PARA ENTRAR NA SALA VIRTUAL E PARTICIPAR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS?

NESSA SALA TEMOS ALGUMAS MOBÍLIAS COMO ESTANTE, LOUSA, UM QUADRO DA TARSILA DO AMARAL, UMA MESA, UMA CADEIRA E UM COMPUTADOR. E NO CENTRO, A PROFESSORA ESTÁ REALIZANDO UMA LEITURA. ALGUNS DESSES OBJETOS TÊM LINKS PARA ACESSAR OS VÍDEOS SUGERIDOS PELA PROFESSORA. SIGA AS INSTRUÇÕES A ABAIXO PARA ENTRAR NA SALA E SE DIVERTIR.


SE VOCÊ ESTIVER USANDO UM COMPUTADOR, CLIQUE NO LINK A ABAIXO E DEPOIS SIGA AS INSTRUÇÕES:

https://drive.google.com/file/d/13cDpG5s0ny9hZnygEXA5kryySnMm57H8/view?usp=sharing

 

DEPOIS QUE ABRIR A SALA VIRTUAL, PASSE O CURSOR DO MOUSE SOBRE A SALA, NOS DIVERSOS OBJETOS. QUANDO APARECER A IMAGEM DE UMA “MÃOZINHA”, ALI ESTÁ UM LINK. AÍ BASTA CLICAR DUAS VEZES QUE O VÍDEO VAI ABRIR.

 

SE VOCÊ ESTIVER USANDO UM CELULAR, CLIQUE NO LINK ABAIXO E DEPOIS SIGA AS INSTRUÇÕES:

https://drive.google.com/file/d/13cDpG5s0ny9hZnygEXA5kryySnMm57H8/view?usp=sharing

QUANDO APARECER A SALA DE AULA VIRTUAL, VOCÊ DEVERÁ APERTAR O “BOTÃO” QUE DESTACAMOS NA IMAGEM A SEGUIR, DENTRO DE UM CÍRCULO VERMELHO:

AÍ VOCÊ DEVERÁ SELECIONAR A OPÇÃO “APRESENTAR NESTE DISPOSITIVO” CONFORME A TELA A SEGUIR:

 

PRONTO! AGORA VOCÊ JÁ TERÁ A SALA VIRTUAL PRONTA PARA APRESENTAR OS VÍDEOS.

USANDO PELO CELULAR, AS “JANELINHAS” COM OS VÍDEOS JÁ APARECERÃO NA TELA. BASTA CLICAR NO BOTÃO DO “PLAY” E ASSISTIR OS VÍDEOS. DESTACAMOS O BOTÃO NO CÍRCULO VERMELHO, NA IMAGEM A SEGUIR.

OS VÍDEOS PODEM SER REPRODUZIDOS DENTRO DA SALA, MAS A IMAGEM FICA BEM PEQUENA. É POSSÍVEL AUMENTÁ-LA, CLICANDO NO BOTÃO DESTACADO COM CÍRCULOS VERMELHOS, NA IMAGEM A SEGUIR:

EM ALGUNS VÍDEOS, CLICANDO DUAS VEZES SOBRE ELES, ISSO TAMBÉM AUMENTA A TELA.

CASO TENHA PROBLEMAS PARA ACESSAR OS VÍDEOS UTILIZANDO A SALA VIRTUAL, UTILIZE OS LINKS ABAIXO E DIVIRTA-SE DA MESMA MANEIRA:

 

1. BIOGRAFIA DE TARSILA DO AMARAL

 

2. CONFECÇÃO DE BRINQUEDO – VAI-E-VEM

https://www.youtube.com/watch?v=yFm1qE-4onU

 

3.  ALFABETO COMPLETO – O QUE É O QUE É?

https://www.youtube.com/watch?v=W1ib7DmCTdc

 

4. JOGO DO EMOJI REPETIDO

https://www.youtube.com/watch?v=J9M1rsEVtBQ

 

5. CURTA DE ANIMAÇÃO “MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA”

https://www.youtube.com/watch?v=UhR8SXhQv6s

 

QUALQUER DÚVIDA, FAÇA COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

 

BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!

 

PROFª ZENILDA


24/10/2020 - ATIVIDADE 12 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMILIARES!

ESTAMOS NOS PREPARANDO PARA O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020.

SARAU É UM EVENTO CULTURAL ONDE AS PESSOAS SE ENCONTRAM PARA SE EXPRESSAR OU SE MANIFESTAR ARTISTICAMENTE. ENVOLVE LEITURA DE POESIA E DE OUTROS TIPOS DE TEXTOS, DANÇA, MÚSICA ACÚSTICA E PINTURA, ENTRE OUTRAS BRINCADEIRAS.

1. MÚSICA – “TREM BALA”

EXISTEM DETERMINADAS MÚSICAS QUE MEXEM COM NOSSO INTERIOR. A MÚSICA NÃO SERVE APENAS PARA OUVIR, TEM QUE SENTIR. QUANDO OUVIMOS UMA MÚSICA TEMOS QUE PRESTAR ATENÇÃO NA MELODIA E, PRINCIPALMENTE, NA LETRA. A MÚSICA NOS TRANSMITE UMA MENSAGEM EM FORMA DE “POESIA”, E ÀS VEZES NOS FAZ REFLETIR.

VAMOS NOS AQUECER. ABRA SEU CORAÇÃO E OUÇA A CANÇÃO QUE ESCOLHI PARA VOCÊ!!

CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA OUVIR A MÚSICA.


LER E ESCREVER POESIA É COMPREENDER A FALA DO SONHO E COMPARTIHAR O SEGREDO DA IMAGINAÇÃO!

2.  LEITURA DO POEMA CANTADO

 

TREM BALA

 

NÃO É SOBRE TER TODAS AS PESSOAS DO MUNDO PRA SI

É SOBRE SABER QUE EM ALGUM LUGAR ALGUÉM ZELA POR TI

É SOBRE CANTAR E PODER ESCUTAR MAIS DO QUE A PRÓPRIA VOZ

É SOBRE DANÇAR NA CHUVA DE VIDA QUE CAI SOBRE NÓS

 

 É SABER SE SENTIR INFINITO

 NUM UNIVERSO TÃO VASTO E BONITO, É SABER SONHAR

 FAZER VALER A PENA

 CADA VERSO DAQUELE POEMA SOBRE ACREDITAR

 

NÃO É SOBRE CHEGAR NO TOPO DO MUNDO E SABER QUE VENCEU

É SOBRE ESCALAR E SENTIR QUE O CAMINHO TE FORTALECEU

É SOBRE SER ABRIGO E TAMBÉM TER MORADA EM OUTROS CORAÇÕES

E ASSIM TER AMIGOS CONTIGO EM TODAS AS SITUAÇÕES

 

A GENTE NÃO PODE TER TUDO

QUAL SERIA A GRAÇA DO MUNDO SE FOSSE ASSIM?

POR ISSO EU PREFIRO SORRISOS

E OS PRESENTES QUE A VIDA TROUXE PARA PERTO DE MIM

 

NÃO É SOBRE TUDO QUE O SEU DINHEIRO É CAPAZ DE COMPRAR

E SIM SOBRE CADA MOMENTO, SORRISO A SE COMPARTILHAR

TAMBÉM NÃO É SOBRE CORRER CONTRA O TEMPO PRA TER SEMPRE MAIS

PORQUE QUANDO MENOS SE ESPERA A VIDA JÁ FICOU PRA TRÁS

 

SEGURA TEU FILHO NO COLO

SORRIA E ABRAÇA OS TEUS PAIS ENQUANTO ESTÃO AQUI

QUE A VIDA É TREM BALA, PARCEIRO

E A GENTE É SÓ PASSAGEIRO PRESTES A PARTIR

 

3. VAMOS CONHECER UM POUCO DA TRAJETÓRIA DA COMPOSITORA E DA HISTÓRIA DA MÚSICA TREM BALA!

ANA VILELA É BRASILEIRA, NASCEU EM 1998, NO INTERIOR DO PARANÁ. A JOVEM QUE FOI CRIADA PELOS AVÓS PATERNOS, SEMPRE FOI INCENTIVADA PELA FAMÍLIA A SE ENVOLVER COM O MUNDO DA MÚSICA. AOS 12 ANOS, ANA APRENDEU A TOCAR VIOLÃO COM O TIO E AOS 14 JÁ COMPUNHA. COM 18 ANOS, DURANTE UM PERÍODO DE REFLEXÃO E AUTOCONHECIMENTO, ANA COMPÔS A MÚSICA TREM-BALA E COMPARTILHOU PELO WHATSAPP COM OS AMIGOS.

A MÚSICA QUE FALA SOBRE A FRAGILIDADE DA VIDA E A NECESSIDADE DE VALORIZAR A FAMÍLIA E AMIGOS, REVELA UMA GRANDE MATURIDADE E SENSIBILIDADE POR PARTE DA ARTISTA.

ESTA CANÇÃO, QUE RAPIDAMENTE FOI SENDO COMPARTILHADA EM GRUPOS DE WHATSAPP, CHEGOU AO CELULAR DE ALGUMAS CELEBRIDADES COMO O CANTOR THIAGUINHO, O JOGADOR NEYMAR E A MODELO GISELE BUNDCHEN.

ESTA ÚLTIMA RESOLVEU FAZER UMA VERSÃO DA MÚSICA E GRAVOU UM VÍDEO QUE LOGO VIRALIZOU. TREM-BALA GANHOU A INTERNET, HOJE O VÍDEO PUBLICADO POR ANA VILELA, EM SEU CANAL DO YOUTUBE, ACUMULA MAIS DE 180 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES. ANA TAMBÉM ENCANTOU OUTROS ÍDOLOS COM ESTA CANÇÃO, E TEVE A CHANCE DE CANTAR AO LADO DE ALGUNS DELES, COMO LUAN SANTANA E MARIA GADÚ.

FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=sWhy1VcvvgY

(OBSERVAÇÃO: ESTA FONTE É PARA O VÍDEOCLIPE ORIGINAL DA MÚSICA “TREM BALA”. NA DESCRIÇÃO DO VÍDEO ENCONTRAM-SE AS INFORMAÇÕES ACIMA REPRODUZIDAS.)

 

4.  MOMENTO DE REFLEXÃO! FAÇA O REGISTRO NO CADERNO.

QUAL É A PARTE DO POEMA QUE TRAZ A UNIÃO ENTRE PAIS E FILHOS?

QUAL É O SIGNIFICADO DA EXPRESSÃO “TREM BALA!” EMPREGADO NO ÚLTIMO PARÁGRAFO DO POEMA?

AGORA É HORA DE OLHAR PARA SI MESMO: VOCÊ COSTUMA DAR VALOR ÀS PEQUENAS COISAS E ESTAR COM AS PESSOAS QUE VOCÊ AMA? DÊ EXEMPLOS DE COISAS QUE PRECISAMOS VALORIZAR MAIS.

“... É SOBRE SABER QUE EM ALGUM LUGAR / ALGUÉM ZELA POR TI...” QUAL O SIGNIFICADO DESTA FRASE?

NA SUA OPINIÃO, A MAIORIA DAS PESSOAS BUSCA A FELICIDADE NAS PEQUENAS COISAS OU NAS COISAS QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR?

 

5.  ESCRITA DE POEMAS

 

“ESCREVER POEMAS É UMA MANEIRA DIFERENTE DE EXPRESSAR SENTIMENTOS E EMOÇÕES. PELA COMBINAÇÃO DAS PALAVRAS, PODEMOS REVELAR NOSSAS ALEGRIAS, TRISTEZAS, A AMIZADE E O AMOR. VAMOS COLOCAR EM PRÁTICA NOSSA IMAGINAÇÃO?”

ESPERO QUE VOCÊS SEJAM CAPAZES DE LER, COMPREENDER, INTERPRETAR, DECLAMAR E PRODUZIR BELOS POEMAS, ASSIM COMO ANA VILELA.

LEMBRANDO:

ü  POEMAS: SÃO TEXTOS EM VERSOS E ESTROFES QUE PODEM OU NÃO CONTER RIMAS.

ü  VERSO: É CADA LINHA DO POEMA.

ü  ESTROFE: É O CONJUNTO DE VERSOS.

ü  RIMAS: SÃO PALAVRAS QUE TERMINAM COM SONS IGUAIS OU PARECIDOS.

O DESAFIO AGORA É CRIAR PEQUENOS POEMAS A PARTIR DE ALGUNS DESENHOS QUE APARECERAM NO VÍDEO UTILIZADO NA PRIMEIRA ATIVIDADE DE HOJE.



OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E CONTE, EM FORMA DE POEMA, OS SENTIMENTOS QUE ELAS INSPIRAM EM VOCÊ. FAÇA QUANTOS POEMAS QUISER, USANDO AS IMAGENS QUE VOCÊ MESMO ESCOLHER.

NÃO SE ESQUEÇA DE DAR UM TÍTULO PARA SUA PRODUAÇÃO.

OBSERVE O EXEMPLO DE UM POEMA CRIADO PELA PROFESSORA ZENILDA: 






6.  KARAOKÊ ACÚSTICO – TREM BALA

CONVIDE SEUS FAMILIARES PARA SE DIVERTIREM JUNTOS! SOLTE SUA VOZ E BOA CANTORIA!

CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.youtube.com/watch?v=381Ikn82llg

QUALQUER DÚVIDA, FAÇA COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!

PROFª ZENILDA


26/09/2020 - ATIVIDADE 11 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO



QUERIDOS ALUNOS E FAMILIARES!


“SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ

E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ

VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA

E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ”!


DIANTE DESSA PANDEMIA MUITOS DE NÓS JÁ PASSAMOS E ESTAMOS PASSANDO POR MOMENTOS DE ANSIEDADE, ANGÚSTIA, INJUSTIÇA SOCIAL, VIOLÊNCIA, DISTANCIAMENTO FAMILIAR, DESEMPREGO, FALTA DO ALIMENTO BÁSICO DO DIA A DIA, SAUDADE DA ESCOLA, DOS PROFESSORES, DOS COLEGAS, SOFRENDO COM AS PERDAS DE ENTES QUERIDOS E A FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO... 


1. MÚSICA – “A PAZ”

A MÚSICA DA BANDA ROUPA NOVA, QUE PROPONHO A OUVIR AGORA, É PROPÍCIA PARA ESSE MOMENTO TÃO DIFÍCIL, POIS NOS FAZ REFLETIR. ELA RESGATA O VALOR DO TRABALHO, DA UNIÃO DAS FAMÍLIAS, DA NECESSIDADE DO ABRAÇO, DA IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE, MOMENTO DE PAZ E DE AMOR NO CORAÇÃO!!

O “NOVO NORMAL” É AGORA. PORTANTO, NÃO DESANIME, CORAGEM! VAMOS ENCHER DE ESPERANÇA OS NOSSOS SONHOS, VAMOS ANALISAR O QUE DE BOM ACONTECEU. ACREDITAR QUE DIAS MELHORES ESTÃO PRÓXIMOS E QUE, APESAR DE TUDO, TEMOS FÉ E JUNTOS SOMOS FORTES. “VAMOS PRESERVAR, RESPEITAR E CUIDAR DA NOSSA VIDA E A DO OUTRO. ELAS SÃO UMA SÓ!

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA OUVIR A MÚSICA.

 

https://www.youtube.com/watch?v=BaA3vDjnDwQ

A Paz - Roupa Nova (versão original: Heal the World - Michael Jackson)

APRECIAR UMA MÚSICA EM SUA TOTALIDADE ENVOLVE CONCENTRAÇÃO, PERCEPÇÃO, ATENÇÃO, EQUILIBRIO, RELAXAMENTO, ATIVA A MEMÓRIA E O RACIOCÍNIO!


2.  LEITURA DA MÚSICA “A PAZ”

 AGORA QUE OUVIU E CURTIU, VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A LER A LETRA DESSA BELA CANÇÃO EM VOZ ALTA A LETRA.


A PAZ  

ROUPA NOVA

É PRECISO PENSAR UM POUCO NAS PESSOAS QUE AINDA VÊM

NAS CRIANÇAS

A GENTE TEM QUE ARRUMAR UM JEITO

DE ACHAR PRA ELES UM LUGAR MELHOR.      

PARA OS NOSSOS FILHOS

E PARA OS FILHOS DE NOSSOS FILHOS

PENSE BEM!

DEVE HAVER UM LUGAR DENTRO DO SEU CORAÇÃO

ONDE A PAZ BRILHE MAIS QUE UMA LEMBRANÇA

SEM A LUZ QUE ELA TRAZ JÁ NEM SE CONSEGUE MAIS

ENCONTRAR O CAMINHO DA ESPERANÇA

SINTA, CHEGA O TEMPO DE ENXUGAR O PRANTO DOS HOMENS

SE FAZENDO IRMÃO E ESTENDENDO A MÃO

SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ

E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ

VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA

E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ

SE VOCÊ FOR CAPAZ DE SOLTAR A SUA VOZ

PELO AR, COMO PRECE DE CRIANÇA

DEVE ENTÃO COMEÇAR OUTROS VÃO TE ACOMPANHAR

E CANTAR COM HARMONIA E ESPERANÇA

DEIXE QUE ESSE CANTO LAVE O PRANTO DO MUNDO

PRA TRAZER PERDÃO E DIVIDIR O PÃO.

SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ

E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ

VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA

E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ

QUANTA DOR E SOFRIMENTO EM VOLTA A GENTE AINDA TEM,

PRA MANTER A FÉ E O SONHO DOS QUE AINDA VÊM.

A LIÇÃO PRO FUTURO VEM DA ALMA E DO CORAÇÃO,

PRA BUSCAR A PAZ, NÃO OLHAR PRA TRÁS, COM AMOR.

SE VOCÊ COMEÇAR OUTROS VÃO TE ACOMPANHAR

E CANTAR COM HARMONIA E ESPERANÇA,

DEIXE, QUE ESSE CANTO LAVE O PRANTO DO MUNDO

PRA TRAZER E DIVIDIR O PÃO.

SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ

E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ

VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA

E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ

SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ

E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ

VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA

E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ

SÓ O AMOR, MUDA O QUE JÁ SE FEZ

E A FORÇA DA PAZ JUNTA TODOS OUTRA VEZ

VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA

E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ

VENHA, JÁ É HORA DE ACENDER A CHAMA DA VIDA

E FAZER A TERRA INTEIRA FELIZ

INTEIRA FELIZ.


3.  REFLETINDO!

1. QUAL MENSAGEM A CANÇÃO LHE TRANSMITIU?

2. RETIRE DA CANÇÃO ALGUNS VALORES QUE FAZEM PARTE DO NOSSO DIA A DIA, E FAÇA O REGISTRO EM SEU CADERNO. EXEMPLOS: PAZ, AMOR, HARMONIA...

3. REPRESENTE ATRAVÉS DE UMA POESIA, UMA FRASE OU UM CARTAZ, QUAL O SEU SENTIMENTO E QUAL SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PAZ?

4. VOCÊ COMPREENDE A SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE DE PAZ NO SEU LAR, NA SUA CASA, NO CONVÍVIO COM A SUA FAMÍLIA? QUE ATITUDES VOCÊ TEM QUE CONTRIBUEM PARA ISSO?


Fonte da imagem: encurtador.com.br/fkuN5

 5. DESCREVA O QUE REPRESENTA ESSA IMAGEM PARA VOCÊ. DEIXE A CRIATIVIDADE FLUIR!

FAÇA REGISTRO ESCRITO, FOTOS OU VÍDEOS, OBSERVANDO TODO O PROCESSO DESTES MOMENTOS.

QUALQUER DÚVIDA, FAÇA COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!

PROFª ZENILDA


05/09/2020 - ATIVIDADE 10 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMILIARES!

“NÃO EXISTEM SONHOS IMPOSSÍVEIS PARA AQUELES QUE REALMENTE ACREDITAM QUE O PODER REALIZADOR RESIDE NO INTERIOR DE CADA SER HUMANO. SEMPRE QUE ALGUÉM DESCOBRE ESSE PODER, ALGO ANTES CONSIDERADO IMPOSSÍVEL, SE TORNA REALIDADE”. ALBERT EINSTEIN

AS ATIVIDADES APRESENTADAS SÃO LÚDICAS, ENVOLVENTES E DESAFIADORAS. VOCÊ ESTÁ CONVIDADO A FAZER TODAS!               

1. LEITURA COM EMOJIS

OS EMOJIS FORAM CRIADOS PARA FACILITAR A COMUNICAÇÃO NOS APLICATIVOS DE MENSAGENS. ELES SÃO USADOS MAIS DE 6 MILHÔES DE VEZES POR DIA PARA EXPRESSAR OS SENTIMENTOS NA CONVERSA. PORÉM, MANDÁ-LOS NUMA SITUAÇÃO ERRADA PODE DEIXAR A PESSOA NUMA BELA SAIA JUSTA.

VOCÊ SABIA QUE EXISTE ATÉ O DIA MUNDIAL DEDICADO SÓ PARA ELES? ENTÃO, É O DIA 17 DE JULHO.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA A UMA REPORTAGEM PARA CONHECER OS SIGNIFICADO DOS “EMOJIS”, PRESENTES VIA WHATSAPP E PUBLICAÇÕES NAS REDES SOCIAIS, ESSES IDEOGRAMAS (SÍMBOLOS GRÁFICOS) CHEGARAM PARA FICAR E DAR UM TOQUE ESPECIAL À COMUNICAÇÃO!

https://globoplay.globo.com/v/6312725/

AGORA, ACHO QUE ESTÁ PREPARADO PARA O DESAFIO DAS ADIVINHAS!

VAMOS VER QUEM É CAPAZ DE ADIVINHAR O NOME DO FILME ANIMADO COM EMOJIS!

https://www.youtube.com/watch?v=et9MV4SMzI8

  • VOCÊ TERÁ UM TEMPO LIMITE DE 15 SEGUNDOS PARA RESPONDER CADA DESAFIO;
  • A CONTAGEM É DO MAIOR TEMPO AO MENOR;
  • CASO PERCEBA QUE PRECISA DE MAIS TEMPO PARA RESPONDER, PARE O RELÓGIO QUANDO CHEGAR EM 02 SEGUNDOS.
  • NÃO SE ESQUEÇA DE ANOTAR QUANTAS PERGUNTAS VOCÊ ACERTOU.

OBSERVE O EXEMPLO A SEGUIR. É ISSO QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR NO JOGO.

RESPOSTA: A DAMA E O VAGABUNDO

2. DE OLHO NO LOGOTIPO

O QUE É UM LOGOTIPO? É UM PRODUTO GRÁFICO, ALGO QUE PODE SER DEFINIDO COMO A “IMAGEM DA MARCA”. É A FORMA DE REPRESENTAÇÃO DO NOME DE UMA EMPRESA OU UM TIPO DE LETRA CARACTERÍSTICO. NÓS NOS DEPARAMOS COM ELES FREQUENTEMENTE. VEJA ALGUNS EXEMPLOS:

MAS SERÁ QUE NÓS OS CONHECEMOS BEM?

PROPOMOS UMA ATIVIDADE QUE VAI COLOCAR EM PRÁTICA A NOSSA CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E DESAFIE SUA MEMÓRIA E SUA OBSERVAÇÃO!

https://www.youtube.com/watch?v=b8l9-r9b7rE

ACREDITE: UM PEQUENO DETALHE FAZ A DIFERENÇA? POIS ENTÃO VAMOS LÁ!

ATENÇÃO!

  • VOCÊ TERÁ UM TEMPO DE 10 SEGUNDOS PARA RESPONDER;
  • SE NÃO CONSEGUIR, PARE O TEMPO EM 09 SEGUNDOS E TENTE RESOLVER O DESAFIO;
  • NÃO SE ESQUEÇA DE ANOTAR QUANTAS VOCÊ CONSEGUIU ACERTAR;
  • AS RESPOSTAS APARECERÃO EM 10 SEGUNDOS.

3. JOGO: ENCAIXE PERFEITO

VAMOS BRINCAR COM AS FIGURAS GEOMÉTRICAS?

O JOGO É BEM PARECIDO COM O “TANGRAM”, AS DIFERENÇAS SÃO QUE AQUI AS PEÇAS SÃO DIFERENTES EM CADA FASE, NÃO PODEM SER RODADAS E A FIGURA A SER MONTADA É SEMPRE UM QUADRADO.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E BOM DIVERTIMENTO!

https://www.geniol.com.br/raciocinio/encaixe-perfeito/muito-dificil/

O OBJETIVO É ENCONTRAR UMA MANEIRA DE COLOCAR TODAS AS PEÇAS DENTRO DO TABULEIRO SEM QUE ELAS SE SOBREPONHAM.

ORIENTAÇÕES PARA JOGAR:

  • INICIE O JOGO ESCOLHENDO O NÍVEL DE DIFICULDADE CLICANDO NA IMAGEM, FÁCIL, MÉDIO, DIFÍCIL E MUITO DIFÍCIL.
  • CLIQUE EM UMA PEÇA E ARRASTE PARA MOVIMENTÁ-LA;
  • NÃO É POSSÍVEL GIRAR AS PEÇAS;
  • A FASE TERMINA QUANDO TODAS AS PEÇAS FOREM ENCAIXADAS PERFEITAMENTE DENTRO DO TABULEIRO.

4. JOGO: DOS ERROS OU DAS DIFERENÇAS

ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO! VOCÊ VAI CONSEGUIR!!


VOCÊ DEVERÁ ENCONTRAR 5 ERROS EM CADA IMAGEM PARA AVANÇAR PARA A PRÓXIMA FASE;

SÃO 100 (CEM) IMAGENS NO TOTAL, MAS NÃO SE ASSUSTE! O MAIS IMPORTANTE É VOCÊ TENTAR.

CLIQUE NO LINK ABAIXO E BOA SORTE!!

https://www.geniol.com.br/jogos/jogo-dos-erros/

REGRAS DO JOGO

  • OBSERVE ATENTAMENTE AS DUAS IMAGENS PARA ENCONTRAR OS 5 ERROS NO MENOR TEMPO POSSÍVEL;
  • CASO VOCÊ CLIQUE EM UM LUGAR QUE NÃO HAJA ERRO, VOCÊ SERÁ PENALIZADO COM A ADIÇÃO DE 30 SEGUNDOS NO SEU TEMPO DE RESOLUÇÃO;
  • SE ESTIVER COM DIFICULDADE DE ENCONTRAR UMA DAS DIFERENÇAS, APÓS VÁRIAS TENTATIVAS, USE A LUPA MÁGICA. ELA REVELARÁ UMA DAS DIFERENÇAS.

QUALQUER DÚVIDA, FAÇA COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!

PROFª ZENILDA


16/08/2020 - ATIVIDADE 9 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMILIARES!


FONTE: https://br.pinterest.com/pin/795870565386174470/

 

“COMEÇAMOS MAIS UM PLANTIO. ESPERAMOS COLHER OS FRUTOS DO CONHECIMENTO E DA SABEDORIA.” PROFª ZENILDA

ESCOLHA UMA DAS ATIVIDADES A SEGUIR, AQUELA EM QUE SE SENTIR BEM FAZENDO. SE QUISER, PODE REALIZAR TODAS!

                     

1. ATIVIDADE DE LEITURA  

VAMOS NOS DIVERTIR PROCURANDO OS OBJETOS QUE ESTÃO ESPALHADOS? SERÁ QUE VOCÊ É CAPAZ? ACESSE O JOGO ATRAVÉS DO LINK A SEGUIR.

https://www.digipuzzle.net/pt/matosmedeiros/hiddenobjects/hiddenobjects.htm



2ATIVIDADE DE ESCRITA

AGORA VAMOS BRINCAR DE ESCREVER OS NOMES DAS IMAGENS QUE APARECEM EM CADA CENA. SE VOCÊ ACERTAR VAI GANHAR UM VIVA! VIVA! VIVA!

BRINCANDO DE SOLETRAR – JOGO DO “R” OU “RR

CLIQUE NO LINK A SEGUIR PARA ACESSAR O JOGO.

http://www.medeirosjf.net/iara/fonemas/RouRR.html


3TESTE DE PORTUGUÊS

ESTA ATIVIDADE É DO TIPO QUIZZ, UM JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS. ELA TESTARÁ, ATRAVÉS DE 40 PERGUNTAS, OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE GRAMÁTICA, QUE ENVOLVE ORTOGRAFIA, CONCORDÂNCIA, REGÊNCIA E VOCABULÁRIO. CLIQUE NO LINK A SEGUIR PARA ACESSAR O JOGO.

https://www.geniol.com.br/testes/idiomas/teste-de-portugues/

ANTES DE COMEÇAR, ATENÇÃO E FOCO NA LEITURA, FAÇA COM MUITA CALMA.


4. JOGO DA MEMÓRIA

AGORA VAMOS VER QUEM É CAPAZ DE MEMORIZAR A POSIÇÃO DAS CARTAS. CONCENTRE-SE E VAMOS NESSA!

https://www.geniol.com.br/passatempos/jogo-da-memoria/


NO JOGO DA MEMÓRIA O OBJETIVO É ENCONTRAR E FORMAR PARES. ESSE PASSATEMPO TEM QUATRO NÍVEIS DE DIFICULDADE (FÁCIL, MÉDIO, DIFÍCIL E MUITO DIFÍCIL).


QUALQUER DÚVIDA, FAÇAM COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.


BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!

PROFª ZENILDA



02/08/2020 - ATIVIDADE 8 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS!

APESAR DOS NOSSOS DEFEITOS, PRECISAMOS ENXERGAR QUE SOMOS PÉROLAS ÚNICAS NO TEATRO DA VIDA E ENTENDER QUE NÃO EXISTEM PESSOAS DE SUCESSO OU PESSOAS FRACASSADAS. O QUE EXISTE SÃO PESSOAS QUE LUTAM PELOS SEUS SONHOS OU DESISTEM DELES.
AUGUSTO CURY

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS EM ESPECIAL!
NO MÊS DE AGOSTO COMEMORAMOS O DIA DOS PAIS. PENSANDO NISSO, PARA COMEÇAR AS ATIVIDADES DESTA SEMANA, CLIQUEM NO LINK ABAIXO PARA ASSISTIR A UM VÍDEO PREPARADO COM CARINHO PELA PROFESSORA.
 

E AGORA VAMOS ÀS ATIVIDADES PROPRIAMENTE DITAS.
 
OS ALUNOS, E OS PAIS ESTÃO CONVIDADOS A REALIZAREM AS ATIVIDADES JUNTOS. 

OBJETIVO DELAS É RESOLVER PROBLEMAS QUE NÃO ENVOLVEM DADOS NUMÉRICOS.

VAMOS REFLETIR!
  • QUE TIPOS DE PROBLEMAS VOCÊS CONHECEM?
  • ELES SÃO TODOS IGUAIS? POR QUÊ?
  • É POSSÍVEL TER PROBLEMAS QUE NÃO ENVOLVAM NÚMEROS OU CÁLCULOS PARA SEREM RESOLVIDOS?

QUE NEM TODO PROBLEMA ENVOLVE OPERAÇÕES COM NÚMEROS? SIM, EXISTEM PROBLEMAS QUE NÃO ENVOLVEM NÚMEROS NA SUA RESOLUÇÃO! NESTES CASOS, É PRECISO COMBINAR AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS NO TEXTO PARA ENCONTRAR A SOLUÇÃO DO PROBLEMA.

QUE TAL TENTARMOS RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS DESTE TIPO?
 
VAMOS LÁ! 

1- NO DIA DAS CRIANÇAS A FAMÍLIA DE LUÍS REUNIU OS PARENTES PARA UMA GRANDE COMEMORAÇÃO. HAVIA MUITOS PRESENTES SOBRE A MESA. LÚCIO ESTAVA ANSIOSO PARA SABER QUAL ERA O SEU PRESENTE E TENTOU DESCOBRIR QUAL ERA, SEGUINDO AS SEGUINTES DICAS: 
  • SEU PRESENTE FOI COLOCADO EM UMA CAIXA. 
  • ESSA CAIXA NÃO TEM A FORMA CIRCULAR. 
  • O LAÇO ESTÁ AMARRADO NO MEIO DA CAIXA. 
  • O FORMATO DA CAIXA É PARECIDO COM UM CUBO. 
  • NÃO FOI AMARRADO COM UMA FITA GROSSA. 
AGORA OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E TENTE AJUDAR LÚCIO A DESCOBRIR QUAL É O SEU PRESENTE. 
 
 
E ENTÃO, QUAL É O NÚMERO DO PRESENTE DE LÚCIO?  

2- LUIZA ESTÁ INDO PASSAR ALGUNS DIAS NA CASA DE SUA AVÓ. ELA SEPAROU ALGUMAS ROUPAS PARA PODER BRINCAR COM SUAS PRIMAS. VEJAM:

TRÊS BERMUDAS (PRETA, ROSA E AZUL): 
 
E CINCO BLUSINHAS (AMARELA, AZUL, ROSA, VERDE E CINZA):
 

AGORA PENSEM E RESPONDAM: QUAIS AS POSSIBILIDADES DIFERENTES QUE LUÍZA PODERÁ COMBINAR SUAS ROUPAS?

DESENHEM OU ESCREVAM EM SEU CADERNO COMO VOCÊS PENSARAM PARA RESOLVER ESSA SITUAÇÃO.

3- CINCO AMIGAS FORAM AO PARQUE E LEVARAM SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO PARA BRINCAR. CONFIRAM A SEGUIR:
 

AGORA LEIAM AS INFORMAÇÕES ABAIXO PARA TENTAR DESCOBRIR QUAL É O ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DE CADA UMA DAS AMIGAS. 
  • ANA TEM MEDO DE CACHORROS.
  • O ANIMAL DE LÚCIA NÃO TEM PELOS.
  • JOANA TEM O MESMO ANIMAL DE KÁTIA SÓ QUE A COR DELE É MARROM.
  • O ANIMAL DE MARCELA É MUITO CONHECIDO PELAS CRIANÇAS DURANTE A PÁSCOA.
CONSEGUIRAM DESCOBRIR? ENTÃO COPIEM A SEGUINTE TABELA EM SEU CADERNO E COMPLETEM COM OS ANIMAIS: 


4- CINCO AMIGOS SAÍRAM DA ESCOLA E ESTÃO INDO PARA CASA.OBSERVEM O MAPA A SEGUIR:
 
  • PEDRO MORA NA MESMA RUA DA ESCOLA.
  • A CASA DE JOÃO TAMBÉM É NA RUA DA ESCOLA E FICA ANTES DA CASA DE PEDRO, AO LADO DA IGREJA.
  • TIAGO É O QUE MORA MAIS LONGE DA ESCOLA, E SUA MÃE TEM UMA LOJA DE ROUPAS QUE FICA NA MESMA RUA DE SUA CASA.
  • MATEUS MORA NA RUA DO SUPERMERCADO.
  • O CACHORRO DE LÚCIO SEMPRE O ESPERA NO PORTÃO DE CASA.
E AÍ? CONSEGUIRAM SEGUIR AS PISTAS E DESCOBRIR QUAL A COR DA CASA DE CADA UM DOS AMIGOS? ENTÃO COPIE A TABELA A SEGUIR EM SEU CADERNO E COMPLETE A COLUNA DA DIREITA INDICANDO AS CORES DAS CASAS. 
 

5- TENHO 05 AMIGOS. DESCUBRA O NOME DE CADA UM DELES, A PARTIR DAS SEGUINTES DICAS:
  • ANA SEMPRE USA VESTIDOS DE COR CLARA.
  • JOÃO NUNCA DEIXOU A FRANJA DO CABELO CRESCER. ESTÁ SEMPRE DE TOPETE.
  • LAURA ESTÁ ENTRE ANA E LÚCIO.
  • MARIA GOSTA DE USAR SAPATOS ROXOS E ESTÁ ENTRE JOÃO E LÚCIO.
  • LÚCIO USA OS SAPATOS COMBINANDO COM A CAMISA E ESTÁ ANTES DA LAURA.

ESCREVAM EMBAIXO DE CADA PERSONAGEM OS SEUS NOMES. TENTEM COPIÁ-LOS NO SEU CADERNO, COMO SEGUE ABAIXO. 
 
ATIVIDADES ADAPTADAS DO SITE DA NOVA ESCOLA 
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/1295/situacao-problema-sem-numeros  

NÃO SE ESQUEÇAM DE FAZER OS REGISTROS POR ESCRITO, ATRAVÉS DE DESENHOS, FOTOS OU VÍDEOS, DE TODO O PROCESSO AO RESOLVER AS SITUAÇÕES PROBLEMA. ASSIM PODEREMOS COMPARTILHAR COM OS COLEGAS NO RETORNO AS AULAS.

QUALQUER DÚVIDA, FAÇAM COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!

PROFª ZENILDA


21/07/2020 - ATIVIDADE 7 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS!

“AS COISAS PODEM ESTAR CONFUSAS LÁ FORA, MAS, NO LUGAR DE TEMER, VAMOS NOS ENCHER DE ESPERANÇA E ACREDITAR QUE TUDO ISTO NOS DEIXARÁ MAIS FORTES E UNIDOS”. PENSADOR

NESTA AULA, VAMOS FINALIZAR AS ATIVIDADES RELACIONADA COM O TEMA: “FESTA JUNINA EM CASA - 2020”.

OS ALUNOS, E OS PAIS ESTÃO CONVIDADOS A REALIZAREM AS BRINCADEIRAS E AS ATIVIDADES JUNTOS.
 
PARA MOTIVÁ-LOS E AJUDÁ-LOS NAS ATIVIDADES SEGUINTES, AGORA ASSISTAM A UMA VIDEOAULA QUE PREPAREI COM MUITO CARINHO PARA VOCÊS.

1) ATIVIDADES: JOGO DA ARGOLA

2) CONFECÇÃO DOS JOGOS

MATERIAL
  • CARTELA DE OVOS VAZIA
  • ROLO DE PAPEL HIGIÊNICO
  • PALITO DE CHURRASCO
  • COLA 
  • TINTA GUACHE 
  • BOLA DE GUDE
DENTRO DE CADA ARGOLA, TEM UMA NUMERAÇÃO PARA CONTAGEM DOS PONTOS.





 
3- ATIVIDADES: RECEITAS 
CANJICA

INGREDIENTES
  • 250 GRAMAS DE MILHO PARA CANJICA
  • 2 LITROS DE ÁGUA
  • ½ LITRO DE LEITE
  • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
  • AÇÚCAR SE NECESSÁRIO
  • 200 GRAMAS DE AMENDOIM TORRADO E TRITURADO NO LIQUIDIFICADOR;
  • CANELA EM PÓ
  • 1 PITADA DE SAL
MODO DE FAZER
  • COLOQUE A CANJICA NA PANELA DE PRESSÃO E COZINHE COM ÁGUA POR 40 MINUTOS OU ATÉ QUE FIQUE MACIA;
  • ACRESCENTA O LEITE E O LEITE CONDENSADO, PITADA DE SAL E AMENDOIM TRITURADO; 
  • MEXER O TEMPO TODO PARA NÃO GRUDAR NA PANELA;
  • DEIXAR FERVER ATÉ FICAR CREMOSO;
  • COLOQUE EM UM RECIPIENTE E POLVILHE A CANELA EM PÓ;
  • PODE SER SERVIDO QUENTE OU FRIO CONFORME O GOSTO.



ARROZ DOCE 

INGREDIENTES
  • 1 ½ XÍCARA (CHÁ) DE ARROZ
  • 5 XÍCARAS DE (CHÁ) DE ÁGUA
  • 5 XÍCARAS (CHÁ) DE LEITE
  • 1 LATA DE LEITE CONDENSADO
  • 1 VIDRO DE LEITE DE COCO
  • CANELA EM PÓ A GOSTO
  • 1 PITADA DE SAL

MODO DE FAZER
  • COLOQUE O ARROZ E A ÁGUA PARA COZINHAR;
  • QUANDO O ARROZ ESTIVER BEM COZIDO, ACRESCENTE O LEITE, AÇÚCAR, LEITE CONDENSADO, LEITE DE COCO E UMA PITADA DE SAL;
  • MEXER O TEMPO TODO PARA NÃO GRUDAR NA PANELA;
  • DEIXAR FERVER ATÉ FICAR CREMOSO;
  • COLOQUE EM UM RECIPIENTE E POLVILHE A CANELA EM PÓ;
  • PODE SER SERVIDO QUENTE OU FRIO CONFORME O GOSTO.
 
FAÇAM REGISTRO ESCRITO, FOTOS OU VÍDEOS, OBSERVANDO TODO O PROCESSO DESTES MOMENTOS.

E ASSIM FINALIZAMOS A NOSSA AULA, VOCÊS PODEM ELABORAR OUTRAS RECEITAS.

QUALQUER DÚVIDA, FAÇAM COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

BEIJOS NO CORAÇÃO DE TODOS!

PROFª ZENILDA

13/07/2020 - ATIVIDADE 6 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS!

DETERMINAÇÃO, CORAGEM E AUTOCONFIANÇA SÃO FATORES DECISIVOS PARA O SUCESSO. SE ESTAMOS POSSUÍDOS POR UMA INABALÁVEL DETERMINAÇÃO, CONSEGUIREMOS SUPERÁ-LOS. INDEPENDENTEMENTE DAS CIRCUNSTÂNCIAS, DEVEMOS SER SEMPRE HUMILDES, RECATADOS E DESPIDOS DE ORGULHO.
DALAI LAMA

NESTA AULA, VAMOS DAR CONTINUIDADE AS ATIVIDADES RELACIONADA COM O TEMA: “FESTA JUNINA EM CASA - 2020”.

OS ALUNOS, E OS PAIS ESTÃO CONVIDADOS A REALIZAREM AS BRINCADEIRAS E AS ATIVIDADES JUNTOS.
 
PARA MOTIVÁ-LOS E AJUDÁ-LOS NAS ATIVIDADES SEGUINTES, AGORA ASSISTAM A UMA VIDEOAULA QUE PREPAREI COM MUITO CARINHO PARA VOCÊS. É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO:
 
1.  ATIVIDADES: LEITURA


MÃO NA MASSA!

A) RECORTAR OU DESENHAR ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DA FESTA JUNINA. OBSERVAR ACIMA O EXEMPLO DA PROFESSORA;

B) ESCREVER E RECORTAR VÁRIAS LETRAS DO ALFABETO;

C) COLOCAR AS FIGURAS DENTRO DO CHAPÉU, UMA CAIXA OU OUTRO LUGAR QUE VOCÊ ESCOLHER;

D) AS LETRAS PODEM FICAR ESPALHADAS EM CIMA DA MESA OU NO CHÃO;

E) SELECIONAR UMA MÚSICA PARA TOCAR DURANTE A BRINCADEIRA;

F) EM CIRCULO OU NÃO, VAI PASSANDO O CHAPÉU PARA O OUTRO, E DE REPENTE PARA A MÚSICA, QUEM ESTIVER COM O CHAPÉU RETIRA UMA FIGURA;

G) VOCÊ QUE PEGOU A FIGURA, DEVERÁ RELACIONAR A FIGURA COM A LETRA INICIAL DA ESCRITA DA PALAVRA;
 
H) REPETIR O PROCEDIMENTO ATÉ TIRAR TODAS AS FIGURAS DO CHAPÉU.

2.  ATIVIDADES: FIGURA E PALAVRA

A) COLOCAR AS FIGURAS DENTRO DO CHÁPÉU, UMA CAIXA OU OUTRO LUGAR QUE VOCÊ ESCOLHER;
B) ESPALHAR AS PALAVRAS EM CIMA DA MESA OU NO CHÃO;
C) VOCÊ VAI RELACIONAR A FIGURA COM A ESCRITA DA PALAVRA; 
D) NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A MÚSICA, ASSIM FICA MAIS ENVOLVENTE;
E) REPETIR O PROCEDIMENTO ATÉ TIRAR TODAS AS FIGURAS DO CHAPÉU.

3.  ATIVIDADES: LETRA INICIAL E FIGURA

A) SEGUE O MESMO PROCEDIMENTO DAS ATIVIDADES ANTERIORES, PORÉM AGORA VOCÊS IRÃO COLOCAR AS LETRAS INICIAIS DENTRO DO CHAPÉU, UMA CAIXA OU OUTRO LUGAR QUE VOCÊ ESCOLHER;

B) ESPALHAR AS FIGURAS EM CIMA DA MESA OU NO CHÃO;

C) VOCÊ VAI RELACIONAR A LETRA INICIAL COM A FIGURA, POR EXEMPLO: O QUE TEMOS NA FESTA QUE COMEÇA COM A LETRA “C” ? CANJICA;

D) NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A MÚSICA, ASSIM FICA MAIS ENVOLVENTE;

E) REPETIR O PROCEDIMENTO ATÉ TIRAR TODAS AS FIGURAS DO CHAPÉU.

4. FOGUEIRA DA LEITURA E ESCRITA

COMO CONFECCIONAR A FOGUEIRA, OBSERVE ABAIXO

  • RECORTAR 05 TIRAS COLORIDAS DE CADA COR: 60 CM DE COMPRIMENTO X 2 CM DE LARGURA;
  • RECORTAS 4 TIRAS MARROM PARA A BASE DA FOGUEIRA: 20 CM DE COMPRIMENTO X 02 DE LARGURA;
  • COLAR A BASE DA FOGUEIRA, DEPOIS AS TIRAS ALTERNANDO AS CORES;
  • COLAR AS PALAVRAS NA TIRA VERMELHA, E AS FRASES NA COR AMARELA;
  • NO CENTRO FAÇA UM CÍRCULO E ESCREVA UMA FRASE DE ELOGIO;
  • AMARRAR AS TIRAS COM UM BARBANTE OU FITA.


PARTE ESCRITA

A) CONSULTAR SUA LISTA DE ELEMENTOS DA FESTA JUNINA PARA SELECIONAR AS PALAVRAS;

B) ESCOLHER DEZ ELEMENTOS (10) E ESCREVER EM UMA FOLHA E RECORTAR AS PALAVRAS;

C) ELABORAR DEZ (10) FRASES RELACIONADAS A FESTA JUNINA, COMO SOUBER E DO SEU JEITO E RECORTAR;

D) COLAR NAS TIRAS, QUANDO ESTIVER PRONTA, FAÇA A LEITURA RETIRANDO LENTAMENTE CADA TIRA;

E) COLAR NO CENTRO A FRASE COM O ELOGIO QUE QUISER ESCREVER.

5. CHARADAS – O QUE É O QUE É?




FAÇAM REGISTRO ESCRITO, FOTOS OU VÍDEOS, OBSERVANDO TODO O PROCESSO DESTES MOMENTOS.

E ASSIM CONCLUÍMOS NOSSA AULA DE HOJE. 

QUALQUER DÚVIDA, FAÇAM COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!

PROFª ZENILDA


29/06/2020 - ATIVIDADE 5 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS!


“SEM SONHOS, A VIDA NÃO TEM BRILHO. SEM METAS, OS SONHOS NÃO TÊM ALICERCES. SEM PRIORIDADES, OS SONHOS NÃO SE TORNAM REAIS”.
                                                                                             AUGUSTO CURY


NESSE ANO INFELIZMENTE NÃO TEREMOS NOSSA TRADICIONAL “FESTA JUNINA”, UM DOS GRANDES EVENTOS REALIZADOS NA “EMEF VIANNA MOOG”. MAS NÃO PODEMOS ESQUECER OS MOMENTOS MARAVILHOSOS QUE JÁ PASSAMOS JUNTOS.

OS ALUNOS, E OS PAIS ESTÃO CONVIDADOS A REALIZAREM AS BRINCADEIRAS E AS ATIVIDADES JUNTOS.


  • APROVEITEM E PROCUREM NOS GUARDADOS, FOTOS DE COMEMORAÇÕES PASSADAS E RELEMBREM AS HISTÓRIAS MARCANTES NESTA DATA.
  • QUAL O OBJETIVO DESTA FESTA NA ESCOLA? PESQUISEM JUNTOS.
  • SERÁ QUE TODOS SABEM DE ONDE VÊM OS ALIMENTOS TÍPICOS DAS “FESTAS JUNINAS”?
  • FAÇAM RECEITAS COMO: PIPOCA, BOLO DE MILHO, CANJICA, ARROZ DOCE...
  • OUÇAM MÚSICAS TÍPICAS, DANÇAM E INVENTEM BRINCADEIRAS;
  • FAÇAM REGISTRO ESCRITO, FOTOS OU VÍDEOS, OBSERVANDO TODO O PROCESSO DESTES MOMENTOS.

NESTA AULA, APRESENTAREMOS UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COM O TEMA: “FESTA JUNINA EM CASA - 2020”.

1- ATIVIDADE DE AQUECIMENTO


ASSISTAM AO VÍDEO A SEGUIR, COM UMA RETROSPECTIVA DE TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA SALA DE APOIO PEDAGÓGICO, RELACIONADAS À FESTA JUNINA, AO LONGO DOS ANOS. BASTA CLICAR NO LINK ABAIXO. 

2.  ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA:
PARA MOTIVÁ-LOS E AJUDÁ-LOS NAS ATIVIDADES SEGUINTES, AGORA ASSISTAM A UMA VIDEOAULA QUE PREPAREI COM MUITO CARINHO PARA VOCÊS. É SÓ CLICAR NO LINK ABAIXO: 



A) AGORA É A SUA VEZ! 
ELABOREM UMA LISTA DE ELEMENTOS QUE FAZEM PARTE DA FESTA JUNINA. OLHEM ABAIXO O EXEMPLO DE LISTA QUE A PROFESSORA CRIOU, LEMBRANDO ALGUMAS COISAS DA FESTA JUNINA. VOCÊ PODE USAR ESSAS PALAVRAS E OUTRAS QUE VOCÊS SE LEMBRAREM...

B) AGORA VOLTEM À LISTA QUE VOCÊS CRIARAM E PINTEM A PRIMEIRA SÍLABA DE CADA PALAVRA;
C) EM SEGUIDA, FAÇAM A LEITURA DA LISTA INTEIRA;
D) MAIS UMA VEZ, RETORNEM À LISTA QUE VOCÊS PRODUZIRAM. CLASSIFIQUEM AS PALAVRAS DA LISTA EM COMIDAS, BEBIDAS, BRINCADEIRAS E DECORAÇÕES. PARA FACILITAR, COLOQUEM SUA NOVA LISTA NA TABELA A SEGUIR (COPIEM ASSIM NO SEU CADERNO!). 

E) E AGORA, QUE TAL ESCREVER ALGUMAS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA? VAMOS FAZER ISSO COM AS PALAVRAS QUE VOCÊS COLOCARAM NA COLUNA DAS COMIDAS? COPIEM A TABELA ABAIXO NO CADERNO E PREENCHAM, ENTÃO, COM AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA. 


F) AGORA ESCOLHAM CINCO (5) ELEMENTOS DA LISTA SUA PRIMEIRA LISTA E CRIEM FRASES;

G) APÓS A ESCRITA, LEIAM AS FRASES EM VOZ ALTA.


E ASSIM CONCLUÍMOS NOSSA AULA DE HOJE. 

QUALQUER DÚVIDA, FAÇAM COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO
DAS ATIVIDADES.

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!


PROFª ZENILDA


20/06/2020 - ATIVIDADE 4 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS!!

“O SER HUMANO PRECISA DE MAIS ELOGIOS E MENOS DE APONTAMENTO DE FALHAS, MAIS DE APLAUSOS E MENOS DE DISCUSSÕES. O AMOR INTELIGENTE NÃO PODE SER UMA PRAÇA DE COMPETIÇÃO, MAS UM JARDIM ONDE SE CULTIVA A EMOÇÃO. VOCÊ TEM CULTIVADO O AMOR NESSA PANDEMIA?” AUGUSTO CURY

1.  PROPOSTA DE ATIVIDADES LÚDICAS. ACESSEM ATRAVÉS DOS LINKS DISPONIBILIZADOS, E DIVIRTAM-SE!

A) ACERTE AS LETRAS DO ALFABETO.



  • OBSERVE A LETRA EM DESTAQUE;
  • CLIQUE LETRA EM MOVIMENTO;
  • ELAS APARECERÃO NA ORDEM ALFABÉTICA.



B) JOGO DE RIMAS

  • RIMAS SÃO PALAVRAS QUE TERMINAM COM O MESMO SOM;
  • FAÇA A LEITURA DAS PALAVRAS;
  • ARRASTE AS BOLAS COLORIDAS ÀS PALAVRAS.

C) ATIVIDADE DE ESCRITA - JOGO DO “P” E DO “B” -  




  • PARA COMPLETAR A PALAVRA CLIQUE NA LETRA CORRETA “B” OU “P”;
  • DIGITE A PALAVRA DENTRO DO RETÂNGULO OBSERVANDO A IMAGEM;
  • CONFERE A ESCRITA, SE NÃO CONSEGUIR, TENTE NOVAMENTE.

D) ATIVIDADE DE LEITURA:

https://www.digipuzzle.net/pt/matosmedeiros/hiddenobjects/hiddenobjects.htm

  • LEIA CADA PALAVRA E CLIQUE NO OBJETO CORRETO;
  • NÃO PRECISA SER NA ORDEM EM QUE ELAS APARECEM;
  • SE AO CLICAR APARECER UMA BOLA VERMELHA, CONTINUE O DESAFIO.


2.  ENIGMAS QUE VÃO TIRAR O SEU SONO - (HISTORINHA)





  • COMO FICAR MAIS INTELIGENTE, ESTUDOS MOSTRAM QUE SOLUCIONAR ENIGMAS E DESAFIOS É EXTREMAMENTE BOM PARA O CÉREBRO;
  • ISSO AFIA SUA MENTE, MELHORA SUA MEMÓRIA E LHE ENSINA A PRESTAR ATENÇÃO A PEQUENOS DETALHES; 
  • PREPARE-SE PARA TREINAR O SEU CÉREBRO E IMPRESSIONAR SEUS AMIGOS COM SUAS HABILIDADES ANALÍTICAS NESTES 15 ENIGMAS SUPERDIFÍCEIS; 
  • SE PRECISAR UM POUCO MAIS DE TEMPO, PAUSE O VÍDEO;
  • CADA ENIGMA TEM UMA PEQUENA SURPRESA;
  • BOA SORTE!

3. O QUANTO VOCÊ É INTELIGENTE - TESTE DE Q.I.



VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU SE É CONSIDERADO INTELIGENTE PARA A SUA IDADE? BEM, ESTE TESTE VÍDEO PODE DETERMINAR SEU STATUS DE INTELIGÊNCIA USANDO VINTE PERGUNTAS DE CONHECIMENTO GERAL CUIDADOSAMENTE ESCOLHIDAS!

  • PEGUE PAPEL E LÁPIS PARA MARCAR SUA PONTUAÇÃO;
  • CADA PERGUNTA CORRETA VALE 15 PONTOS;
  • SOME SUA PONTUAÇÃO NO FINAL DO JOGO.



QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.


UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!


PROFª ZENILDA


07/06/2020 - ATIVIDADE 3 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS!!


“TRABALHEM, LEIAM, ASSISTAM FILMES, JOGUEM CONSOLE, DESENHEM, REFLITAM, ESCREVAM, COZINHEM, DURMAM, TOQUEM MÚSICA, CANTEM, DANCEM NA SALA, TRATEM DAS PLANTAS, LIGUEM PARA OS AMIGOS, FAÇAM GINÁSTICA, BRINQUEM COM AS CRIANÇAS, OU NÃO FAÇAM NADA COM NADA, MAS FIQUEM EM CASA (...)”


VAMOS COMEÇAR ESTA ATIVIDADE COM UM RECADINHO DA PROFESSORA ZENILDA. CONFIRA, CLICANDO NO LINK A SEGUIR.  



AGORA, COM AUXÍLIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO QUE TRAZ O PASSO A PASSO PARA CONFECCIONAR MÁSCARAS.


AGORA QUE JÁ ASSISTIRAM, REÚNAM TODOS OS MATERIAIS NECESSÁRIOS E FAÇAM AS SUAS MÁSCARAS. 

E QUE TAL TIRAREM FOTOS PARA COMPARTILHAR NO NOSSO ENCONTRO EM SALA DE AULA?


QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, OU PELO WHATSAPP, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!

PROFª ZENILDA


30/05/2020 - ATIVIDADE 2 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

QUERIDOS ALUNOS E FAMÍLIAS!!

É TEMPO DE TER ESPERANÇA E DE ACREDITAR QUE DIAS MELHORES LOGO CHEGARÃO. ENQUANTO ISSO, VAMOS BUSCAR ENCONTRAR NO NOSSO LAR - AQUELE CANTO QUE ESCOLHEMOS COMO NOSSO - UM CONFORTO E UMA SEGURANÇA. VAMOS LIGAR PARA AS PESSOAS QUE AMAMOS E LEMBRÁ-LAS CONSTANTEMENTE DO QUANTO AS ADMIRAMOS E DE COMO É IMPORTANTE QUE TODAS SE CUIDEM”.

VÍDEO: RECADINHO DA PROFESSORA!
CLIQUE NO LINK A SEGUIR PARA ASSISTIR A UMA MENSAGEM DA PROFESSORA ZENILDA.
ESTOU ENVIANDO ALGUMAS INDICAÇÕES DE ATIVIDADES, COM NÍVEIS DE DIFICULDADES DIFERENTES. FAÇAM AQUELAS QUE DÃO CONTA DE REALIZÁ-LAS, COM SEU ESFORÇO OU COM A AJUDA DE ALGUM FAMILIAR.

1. PROPOSTA DE ATIVIDADES LÚDICAS: 

A) ARRASTE AS PEÇAS ENCAIXANDO CADA UMA EM SEU LUGAR.
https://www.digipuzzle.net/digipuzzle/kids/puzzles/linkpuzzle_alphabet_pt.htm?language=portuguese&linkback=../../../pt/jogoseducativos/alfabeto/index.htm

  • LEVE A IMAGEM QUE CORRESPONDE À LETRA INICIAL;
  • OUÇA COM ATENÇÃO O NOME DA FIGURA;
  • PODE REPETIR O JOGO QUANTAS VEZES QUISER.


B) DESORDEM – LETRAS OU PALAVRAS

  • CLIQUE NO OK PARA INICIAR;
  • SELECIONE O NÚMERO DE COMBINAÇÕES UMAS SOBRE AS OUTRAS;
  • ORGANIZE AS LETRAS COLOCANDO-AS EM CIMA DO DESENHO CERTO.

C) GRAU – AUMENTATIVO E DIMINUTIVO

BRINQUE NESTE JOGO E APRENDA AS FORMAS DO AUMENTATIVO E DIMINUTIVO DAS PALAVRAS.
http://www.atividadeseducativas.com.br/atividades/4220_grau_aumentativoDiminutivo/jogo.html
  • A VARIAÇÃO DO GRAU DO SUBSTANTIVO PODE SER EXPRESSA POR DOIS DIFERENTES PROCESSOS: O SINTÉTICO (PAPELÃO) E O ANALÍTICO (PANELA ENORME). AQUI VAMOS CONHECER O SUBSTANTIVO NO GRAU AUMENTATIVO E DIMINUTIVO SINTÉTICO;
  • AS RESPOSTAS ESTÃO DE ACORDO COM A NORMA CULTA DA LINGUA PORTUGUESA;
  • LEMBRANDO QUE AS PALAVRAS TAMBÉM POSSUEM VARIANTES, OU SEJA, SINÔNIMOS DA NORMA CULTA OU DE ORIGEM COLOQUIAL, QUE NÃO FORAM INCLUÍDAS.

2. ENIGMAS LÓGICOS QUE 98% ERRAM NA PRIMEIRA TENTATIVA

  • EI PESSOAL! VAMOS FAZER ALGUNS TESTES DE “QI” (QUOCIENTE DE INTELIGENCIA) TIPICOS QUE CLASSIFICAM SEU NÍVEL DE INTELIGÊNCIA, DEPOIS DE RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS PADRONIZADAS. 
  • AS EXISTEM OUTRAS MANEIRAS DE DESCOBRIR O QUE SEU GÊNIO INTERIOR PODE FAZER! QUE TAL TESTAR SUAS HABILIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ESSES ENIGMAS LÓGICOS? 
  • APENAS ALGUMAS PESSOAS CONSEGUEM DESVENDÁ-LOS; 
  • PARA CADA UM QUE VOCÊ SOLUCIONAR, MARCA 1(UM) PONTO;
  • PEGUE PAPEL E CANETA E VAMOS DESCOBRIR QUANTOS CONSEGUE RESPONDER.
3. VAMOS NOS DIVERTIR!!

TEMOS 13 (TREZE) PERGUNTAS ENGANOSAS QUE DEIXARÃO VOCÊS MALUCOS.

  • VOCÊ TEM BOM SENSO? SE A RESPOSTA FOR SIM, TEMOS CERTEZA QUE DEPOIS DE RESPONDER ESSAS PERGUNTAS VOCÊ VAI DUVIDAR SERIAMENTE DISSO;
  • VAMOS VER SE VOCÊ SERÁ CAPAZ DE PASSAR NESSE DESAFIO COMPLICADO;
  • PARA CADA PERGUNTA VOCÊ TERÁ 10(DEZ) SEGUNDOS PARA RESPONDER;
  • ANTES DE OUVIR A RESPOSTA, PARE O TEMPO E TENTE ACERTAR.

BOA SEMANA!

PROFª ZENILDA

QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS” NO BLOG QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.



13/05/2020 - ATIVIDADE 1 - PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO

TEMA DA AULA: CONFECÇÃO DA BONECA ABAYOMI

OLÁ A TODOS!!

“DIAS MELHORES VIRÃO! VAMOS COMEÇAR O DIA COM UMA CORRENTE DO BEM, LEVANDO ENERGIA POSITIVA A TODOS QUE ESTÃO ADOENTADOS NESSE MOMENTO, AOS NOSSOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE E A TODOS QUE AINDA ESTÃO TENDO QUE TRABALHAR NO MEIO DESSA TURBULÊNCIA TODA. ACREDITAMOS NA FORÇA DO COLETIVO, NA SOLIDARIEDADE E NO AMOR. VAMOS JUNTOS SUPERAR ESSE MOMENTO E TEMOS CERTEZA QUE APRENDEREMOS MUITO”.

COM AUXÍLIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO RELACIONADO A UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE QUE PREPAREI COM MUITO CARINHO.




PARA ENRIQUECER A PROPOSTA, TROUXE O DEPOIMENTO DE “LIS”, UMA MENINA BONEQUEIRA QUE TAMBÉM ENSINA A FAZER BONECAS. VAMOS ASSISTIR.



ESPERO QUE TENHAM GOSTADO, MÃOS A OBRA!


QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

PROFESSORA ZENILDA

24/04/2020 - ACOLHIMENTO ÀS FAMÍLIAS

Caras famílias, alunas e alunos,

Desejamos encontrar todos com saúde e continuem com o isolamento social!

O isolamento social é apenas físico, ninguém precisa se isolar mentalmente, nem virtualmente. É tempo de reflexão e união, as coisas podem estar confusas lá fora, mas, no lugar de temer, vamos nos encher de esperança e acreditar que tudo isto nos deixará mais fortes e unidos. Que façamos dos dias difíceis um aprendizado sobre a vida e nós mesmos.


Queremos, através desse primeiro contato, informar que durante o período de quarentena nossos atendimentos especializados serão oferecidos da seguinte forma:

O Atendimento Educacional Especializado – AEE - Professora Eloisa

Atenderá os alunos por meio do contato direto com as famílias através de um grupo de Whatsapp e será organizado para:

Acolhimento às famílias;

Levantamento das demandas;

Orientação aos familiares sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade;

Acompanhamento e avaliação da funcionalidade e da aplicabilidade dos recursos pedagógicos oferecidos.

Projeto de Apoio Pedagógico – PAP – Professora Zenilda

Atenderá os alunos da seguinte forma:

Através do aplicativo Skype, para aqueles que assim desejarem e pelo blog da escola. Os horários de atendimento serão indicados pela professora no próprio blog da escola, de acordo com os contatos feitos pelos alunos através dos comentários;

Haverá atividades de alfabetização (incluindo diversos jogos), através de um portal na Internet;

Também serão sugeridos jogos e brincadeiras para confeccionar e realizar com as famílias.

Abraços,

Professoras Eloísa e Zenilda

19 comentários:

  1. OLá queridos alunos e famílias!! Estou sentindo muito a falta de todos. Deixei uma atividade para que vocês possam realizar juntos e se divertirem, não esqueçam de tirar fotos. Na próxima semana tem mais! Um grande abraço à todos!!

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem com vocês? Espero que sim! Temos atividades importantes e fáceis de serem realizadas, espero o empenho e dedicação de todos. Um abraço a todos!!

    ResponderExcluir
  3. Olá queridos alunos e famílias!! Como vocês estão? Estou com muitas saudades!! Temos novas atividades importantes, interessantes e precisam ser realizadas. Faça no seu tempo e como souber. Um beijo no coração de cada um. Professora Zenilda

    ResponderExcluir
  4. Queridos alunos e famílias!! Tudo bem com vocês? A saudade bate forte, mas vamos caminhando, desistir jamais!! Convido-os encarecidamente que tentem fazer as atividades relacionadas a "FESTA JUNINA", assistam os vídeos com carinho, tenho certeza que vão adorar. Um beijo no coração! Professora Zenilda

    ResponderExcluir
  5. Olá, Professora Zenilda! Suas atividades estão incríveis. Espero que nossos alunos estejam aproveitando bastante. Gostei muito do vídeo de desafios e das atividades temáticas sobre a festa junina. Parabéns pela dedicação de sempre!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite!
    Professora Renata obrigada pelo carinho, estou com saudades!! Esperamos que os alunos possam aproveitar e se divertir. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Queridos alunos e Famílias, tudo bem com vocês? Espero que sim. Estão fazendo as atividades propostas no blog? Qualquer dúvidas favor entrar comunicar. Boa semana a todos.
    Um abraço no coração!! Beijos
    Professora Zenilda

    ResponderExcluir
  8. Queridos alunos e famílias, espero que esteja tudo bem com vocês. Sou a professora Zenilda da Sala de Apoio Pedagógico, não deixem de entrar na aba PAP/SRM de nosso blog e realizem as atividades relacionadas a "FESTA JUNINA 2020", assistam os vídeos, observem as fotos. As atividades estão maravilhosas Um beijo no coração! Professora Zenilda

    ResponderExcluir
  9. Queridos alunos e familiares, espero que tudo esteja bem com vocês. Estamos finalizando as atividades com o tema "Festa Junina" em casa 2020", espero que tenham realizado as atividades, pois tenho certeza que aprenderam muito. Qualquer aluno e de qualquer sala ainda pode realizar as atividades. Um beijo no coração!! Professora Zenilda

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Por favor identifique quem tentou resolver as atividades para que eu possa ajudar. Professora Zenilda

    ResponderExcluir
  11. Olá! quem é o aluno que tentou realizar as atividades e não conseguiu? Escreva o seu nome e o ano que esta estudando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá, Professora Zenilda. Parabéns pelas atividades! Estou gostando muito de acompanhá-las. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Professora Renata. Obrigada pelo carinho de sempre. Abraços!!

    ResponderExcluir
  14. Queridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde!
    Apresento novas atividades possíveis de serem realizadas, são envolventes e prazerosas. Faça com dedicação e carinho, que com certeza vai melhorar sua aprendizagem. Qualquer aluno e de qualquer ano escolar pode realizar as atividades. Tendo dúvida pode chamar pelo
    Whatsapp.
    Um beijo no coração de cada um!!
    Professora: Zenilda


    ResponderExcluir
  15. Queridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde e se cuidando! A proposta desse encontro é assistir a um vídeo e refletir em família! Tenho certeza que vocês vão adorar!! Em breve estaremos juntos para compartilharmos tudo o que aprendemos e vivenciamos em tempos de pandemia!
    Um beijo no coração de cada um!!
    Professora: Zenilda

    ResponderExcluir
  16. Queridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde e se cuidando! A proposta desse encontro é ouvir, sentir e apreciar música, e também criar poesias observando algumas imagens lindíssimas. Assim estaremos nos afinando para o Sarau virtual da escola, que com certeza será de grande aprendizado!
    Um beijo no coração de cada um!!
    Professora: Zenilda

    ResponderExcluir
  17. Queridos alunos e familiares! Espero que todos estejam bem de saúde e se cuidando!Essa proposta de atividades, está um show!! criei, com muito carinho, uma "SALA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA! Você poderá acessar pelo computador ou pelo celular. Ao clicar em alguns objetos você terá uma surpresa!! Todos os alunos estão convidado a conhecer a sala e assim aprender um pouco mais. Depois você me conta se gostou da aula.
    Um beijo no coração de cada um!!
    Professora: Zenilda

    ResponderExcluir