4ºs ANOS


13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - CIÊNCIAS HUMANAS

PROFESSORAS: ROSANE, ROSELI, JÚLIA E SUÊNIA

TEMA DA AULA: RIO TIETÊ E OS PARQUES DA CIDADE

OLÁ ALUNOS E FAMILIARES!

ESTA É A ÚLTIMA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS - HISTÓRIA E GEOGRAFIA QUE COMPLEMENTA O CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGEM 2

LEMBRETE: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS, AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO!

 

HOJE VAMOS ESTUDAR SOBRE O RIO TIETÊ. TAMBÉM VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE OS PARQUES DA CIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA OS HABITANTES DA CIDADE DE SÃO PAULO.

 

OS RIOS SÃO grandes reservatórios de água que contribuem para a sobrevivência da vida na Terra. Eles estão distribuídos de forma desigual pelo planeta, o que nos faz pensar na sua importância no cenário mundial, considerando que muitas sociedades percorrem quilômetros de distância para chegar até a água doce. Dessa forma, eles devem ser preservados, sendo imprescindíveis para a vida.

rio Tietê é um dos grandes ícones do estado de São Paulo. Seu curso é responsável por abastecer, de forma direta, quase 20 milhões de habitantes. Além disso, é o rio mais importante do estado e um dos mais importantes da Região Sudeste.

Entretanto, também é um dos mais poluídos do país, chegando a ocupar a primeira posição desse cruel ranking em alguns estudos devido ao esgoto doméstico e industrial lançado em seu curso desde 1940-50, quando a cidade de São Paulo começou a se destacar no cenário industrial brasileiro. 

história de São Paulo passa pelo rio Tietê. Durante muitos anos, esse rio foi o canal de comunicação usado pelos bandeirantes, nos séculos XVI e XVII, para chegarem ao interior do país, sendo rota comercial entre o interior e o litoral paulistas.


RIO TIETÊ NA CIDADE DE SÃO PAULO, AO LADO DA MARGINAL QUE RECEBE O MESMO NOME DO RIO.


Com isso, a importância desse rio para os habitantes do estado de São Paulo é enorme, pois, além de poder escoar a produção paulista para o interior e também para alguns países do Mercado Comum do Sul (Mercosul), esse rio cruza a maior metrópole do Brasil.

De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo, o rio Tietê, desde sua nascente até a sua foz, tem um comprimento de 1.136 quilômetros, passando por 62 cidades paulistas até desembocar no Rio Paraná, na fronteira com Mato Grosso do Sul.

A nascente do Tietê encontra-se na cidade de Salesópolis, localizada na região metropolitana de São Paulo, na Serra do Mar. Essa nascente está a 1.120 metros de altitude, em uma área coberta por Mata Atlântica e extremamente preservada.


NASCENTE DO RIO TIETÊ- CIDADE DE SALESÓPOLIS/SP



A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL DO RIO TIETÊ


Localizado no estado mais rico do país, por muito tempo o Tietê era a principal comunicação entre interior e cidades próximas ao litoral. Com o grande desenvolvimento e exploração de recursos naturais nos últimos três séculos, atualmente esse rio é considerado, por alguns estudos, o mais poluído do Brasil.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), por dia são lançados três bilhões de litros de esgoto e dejetos industriais, uma média de 35 mil litros por segundo, na região metropolitana da cidade de São Paulo. Por essa razão, o trecho que cruza a cidade de São Paulo e suas cidades vizinhas é considerado morto, sem oxigênio e extremamente prejudicial à saúde. Esse trecho pode chegar a 122 quilômetros, mais de 10% de todo o rio.

No século XVIII, já havia a exploração do ouro nas margens do Tietê, o que é considerado a primeira forma de poluição das águas desse rio. No mesmo século, o cultivo da cana causava o desmatamento das margens do rio, ocasionando pequenas áreas de assoreamento.

      COM O PASSAR DOS ANOS, O INTERESSE ECONÔMICO SE SOBREPÔS AO INTERESSE AMBIENTAL, SENDO O RIO TIETÊ RENEGADO PELAS POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. NA DÉCADA DE 1920, O RIO JÁ ESTAVA EM UMA SITUAÇÃO CRÍTICA DE POLUIÇÃO. O TIETÊ TRANSFORMOU-SE EM UM GRANDE TRANSPORTE DE LIXO, ESGOTO E RESÍDUOS INDUSTRIAIS.


POLUIÇÃO EM UM DOS TRECHOS DO TIETÊ, NA CIDADE DE ITU.


Em 1992, a Sabesp criou o Projeto Tietê, que prevê um aumento na quantidade de tratamento de esgoto que é lançado no rio. De acordo com a empresa, desde que o projeto se iniciou, mais de 350 milhões de litros de esgoto foram retirados e tratados. O índice ainda é pequeno, mas prova que algo está sendo feito.

Entretanto, a conscientização popular precisa ser mais eficaz. Ao longo do século XX, a população paulista preferiu virar as costas para seu principal rio. É comum, ao longo do curso do rio na região metropolitana da capital, encontrar pneus, geladeiras, carcaças de automóveis, sofás, entre vários outros itens de uso doméstico – todos jogados pela população

região metropolitana de São Paulo possui 34 municípios. Desses, 19 não fazem tratamento do esgoto, que é diretamente jogado nos córregos afluentes do Tietê e também no próprio rio.

Para aprimorar essa conscientização, foi escolhido o dia 22 de setembro como o Dia do Rio Tietê, um rio que foi tão útil aos paulistas, mas que está precisando de cuidados. Se a população não mudar de atitude, a situação continuará crítica e o projeto de despoluição não trará os resultados esperados. A saúde do Tietê não depende só das políticas públicas, mas de todos nós.

 

Fontes: textos adaptados de

https://www.dicio.com.br

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/rios.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/rio-tiete.htm

https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/salesopolis-nascente-do-rio-tiete-16126742/photo-10117079

 

GLOSSÁRIO:

  • ASSOREAMENTOMONTE DE TERRA OU DE AREIA FORMADO PELA AÇÃO DA ÁGUA OU DO VENTO.
  • DEJETOS: MATERIAIS FECAIS; EXCREMENTOS HUMANOS, ORGÂNICOS.
  • DESMATAMENTO: AÇÃO OU EFEITO DE DESMATAR; ATO QUE CONSISTE NA RETIRADA DO MATO; DESFLORESTAMENTO.
  • RENEGADO: O TERMO RENEGADO APLICA-SE A PESSOAS QUE TENHAM ABANDONADO ÀS SUAS CRENÇAS, IDEAIS OU OPINIÕES.
  • AFLUENTES: RIOS OU RIACHOS QUE DESÁGUAM EM OUTRO MAIOR; CORRENTES DE ÁGUA QUE SE ALIMENTAM DE OUTRA MAIOR.
  • ESCOAR: FAZER OU DEIXAR CORRER OU ESCORRER, FLUIR.
  • RANKING: POSIÇÃO QUE ALGO OU ALGUÉM OCUPA NUMA ESCALA QUE DESTACA SEU MÉRITO EM RELAÇÃO AOS DEMAIS.
  • CARCAÇAS: O MESMO QUE ARCABOUÇOS, ESTRUTURAS. 

 

AGORA QUE VOCÊ APRENDEU UM POUCO MAIS SOBRE O RIO TIETÊ, RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES.

 

1. COMPLETE AS LACUNAS COM AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO:



A NASCENTE DO TIETÊ ENCONTRA-SE NA CIDADE DE ­­­­­­___________, LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DE _________, NA ____________.


NO SÉCULO XVIII, JÁ HAVIA A EXPLORAÇÃO DO ________ NAS MARGENS DO TIETÊ, O QUE É CONSIDERADO A PRIMEIRA FORMA DE _________ DAS ÁGUAS DESSE RIO.



2. ASSINALE (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSA AS AFIRMAÇÕES ABAIXO:

 

(   ) A SAÚDE DO RIO TIETÊ DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DAS AÇÕES E PROJETOS DE DESPOLUIÇÃO DECORRENTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS.

 

(   ) EXPLORAÇÃO DO OURO NAS MARGENS DO TIETÊ É CONSIDERADA A PRIMEIRA FORMA DE POLUIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO TIETÊ.

 

(   ) AO LONGO DO CURSO DO RIO TIETÊ, NA REGIÃO METROPOLITANA DA CAPITAL, É POSSÍVEL ENCONTRAR PNEUS, GELADEIRAS, CARCAÇAS DE AUTOMÓVEIS, SOFÁS, ENTRE VÁRIOS OUTROS ITENS DE USO DOMÉSTICO, QUE SÃO JOGADOS PELA POPULAÇÃO

 

3. A POLUIÇÃO E A CONTAMINAÇÃO DOS RIOS SÃO PROBLEMAS GRAVES E QUE PRECISAM SER LEVADOS A SÉRIO. A FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO, O LANÇAMENTO DE POLUENTES NAS ÁGUAS POR EMPRESAS E A FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS SÃO COMPORTAMENTOS QUE PRECISAM MUDAR SE QUISERMOS MANTER NOSSOS RIOS LIMPOS.

EM SUA OPINIÃO, QUAIS ATITUDES SIMPLES, QUE A SOCIEDADE PODE PRATICAR E CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DOS RIOS? 


CLIQUE NO LINK ABAIXO E OUÇA A MÚSICA “NOSSO RIO TIETÊ” DO GRUPO PALAVRA CANTADA



A IMPORTÂNCIA DOS PARQUES


OS PARQUES URBANOS SÃO ÁREAS VERDES QUE PODEM TRAZER QUALIDADE DE VIDA PARA A POPULAÇÃO. ELES PROPORCIONAM CONTATO COM A NATUREZA E SUAS ESTRUTURAS E QUALIDADE AMBIENTAL, QUANDO ADEQUADAS E ATRATIVAS, SÃO DETERMINANTES PARA A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA E O LAZER. ESTAS ATIVIDADES TRAZEM DIFERENTES BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS, SOCIAIS E FÍSICOS PARA A SAÚDE DOS INDIVÍDUOS, COMO POR EXEMPLO, A REDUCÃO DO SEDENTARISMO E AMENIZAR O ESTRESSE DO COTIDIANO.

AS ÁREAS VERDES SÃO OS PULMÕES DAS CIDADES. PODE-SE DIZER “QUE SÃO ESPÉCIES DE AR-CONDICIONADO DENTRO DAS CIDADES”. ELAS IMPACTAM POSITIVAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DE QUEM MORA NO SEU ENTORNO. MORAR PERTINHO DE UM PARQUE, COM PÁSSAROS, LAGOS E FLORES, É TER ONDE RECARREGAR AS ENERGIAS AO RESPIRAR FUNDO O AR MAIS PURO DAS ÁREAS ARBORIZADAS.

NO BRASIL, AO MENOS SEIS GRANDES CIDADES ESTÃO ENTRE AS MAIS ARBORIZADAS E TODAS ELAS CONTAM COM ESPAÇOS VERDES EM SUAS ÁREAS URBANAS QUE CUMPREM ESSE PAPEL: PARQUES COMO O FARROUPILHA EM PORTO ALEGRE, FLABOYANT EM GOIÂNIA, SERRA DO CURRAL EM BELO HORIZONTE, LAGOA DO TAQUARAL EM CAMPINAS, JARDIM BOTÂNICO EM CURITIBA E O IBIRAPUERA EM SÃO PAULO.

É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS PARQUES GARANTEM O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO E UMA BOA QUALIDADE DO AR. AS ÁRVORES LÁ PRESENTES FORNECEM O OXIGÊNIO DE QUE TANTO PRECISAMOS.

 

SELECIONAMOS ALGUMAS FOTOS DE PARQUES PRÓXIMOS AO BAIRRO JARDIM JAQUELINE:


PARQUE RAPOSO TAVARES



PARQUE MUNICIPAL CHACARÁ DO JOCKEY




PARQUE DA PREVIDÊNCIA



FONTE: TEXTO ADAPTADO E ACESSADO NO DIA 25/11/2020

https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/07/23/entenda-a-importancia-dos-parques-para-o-equilibrio-das-metropoles.ghtml

https://www.youtube.com/watch?v=OS3AtXHLymg

 

GLOSSÁRIO:

 

  • SEDENTARISMOQUALIDADE DO QUE OU QUEM É SEDENTÁRIO. É O CONTRÁRIO DE AÇÃO, ATIVIDADE.
  • ESTRESSE: EXAUSTÃO FÍSICA OU EMOCIONAL GERALMENTE CAUSADA EM RAZÃO DE ALGUM SOFRIMENTO, DOENÇA, CANSAÇO, PRESSÃO, TRAUMA.
  • AMENIZAR: FAZER FICAR SUAVE, TORNAR AGRADÁVEL, ABRANDAR.

 

APÓS LER O TEXTO, RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:

 

1. DE ACORDO COM TEXTO, COLOQUE (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO:

 

( ) OS PARQUES URBANOS SÃO ÁREAS VERDES QUE PODEM TRAZER QUALIDADE DE VIDA PARA A POPULAÇÃO.

 

( ) OS PARQUES URBANOS SERVEM SOMENTE PARA JOGAR FUTEBOL.

 

( ) AS ATIVIDADES REALIZADAS NOS PARQUES TRAZEM DIFERENTES BENEFÍCIOS PSICOLÓGICOS, SOCIAIS E FÍSICOS À SAÚDE DOS INDIVÍDUOS, COMO POR EXEMPLO, A REDUÇÃO DO SEDENTARISMO E AMENIZAR O ESTRESSE DO COTIDIANO.

 

( ) OS PARQUES NÃO INFLUENCIAM NO EQUILÍBRIO CLIMÁTICO E UMA BOA QUALIDADE DO AR.

 

( ) MORAR PERTINHO DE PARQUES É PREJUDICIAL PARA A VIDA DAS PESSOAS.

 

2. APÓS SABER QUE OS PARQUES URBANOS TRAZEM ÍNUMEROS BENEFÍCIOS PARA AS PESSOAS, VOCÊ CONSIDERA ADEQUADA A QUANTIDADE DE PARQUES PRÓXIMOS AO SEU BAIRRO?

 

3. QUAL É A SUA RELAÇÃO COM OS PARQUES DA CIDADE? VOCÊ FREQUENTA ALGUM DELES DIARIAMENTE? PRATICA ALGUM EXERCÍCIO? AJUDA A CUIDAR E A PRESERVAR?


👍 PARABÉNS!  VOCÊ CONCLUIU SUA ATIVIDADE.

ATÉ A PRÓXIMA, NO ANO QUE VEM!


13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA: ISABEL

TEMA: CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS


CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS

 

O nosso ano está chegando ao fim e esta é nossa última atividade de educação física do ano!! Foi um ano difícil, com muitos desafios, mas que pouco a pouco fomos tentando contornar.

No caderno Trilhas de Aprendizagem - volume 2, de educação física, vocês viram que brinquedos e brincadeiras possuem diferenças e foram convidados a construir uma peteca. Dando continuidade a essa atividade, na aula de hoje vamos aprender a construir outros dois brinquedos com materiais alternativos: o Balangandã e o Beyblade, para que vocês também possam brincar durante as férias!

Como já vimos em nossas aulas do ano passado, é difícil determinar a origem exata da maioria dos brinquedos e brincadeiras populares. Isso porque aparecem em diferentes lugares e épocas, com diferentes nomes, sendo ensinados e alterados ao longo do tempo, a cada vez que é aprendido e ensinado para alguém. Mesmo assim é possível saber alguns indícios de suas origens.

Por exemplo, o Balangandã também pode ser conhecido por diferentes nomes como foguetinho, barangandão e swing-poe. Muitos afirmam ser um brinquedo que possui origem africana.


Fonte: https://www.enfoquems.com.br/balanganda-e-opcao-de-brincadeira-para-a-criancada-durante-isolamento/

Já o Beyblade é um brinquedo que revela essas mudanças que os brinquedos e brincadeiras sofrem ao longo do tempo, de que falamos.

Alguém conhece um brinquedo chamado pião?

Pois é, o Beyblade é uma variante contemporânea desse brinquedo popular, que possui registros de existência antiquíssimos, sendo o mais antigo de 1250 a.c. Também existem registros desse brinquedo estar presente em lugares como Japão, China e nos povos greco-romanos. Incrível, não?

Fonte: http://origemdascoisas.com/a-origem-do-piao/

 

Agora chamem algum familiar para ajudar e vamos brincar!

 

O primeiro brinquedo é o Balangandã!

Sigam as orientações do vídeo e divirtam-se!!

https://www.youtube.com/watch?v=AJyHI1YM74c


O próximo brinquedo é o Beyblade! Primeiro vamos aprender a construí-lo e depois vamos fazer o lançador, que dará mais impulso para a brincadeira!



Sigam as orientações do vídeo: 



Sigam as orientações do vídeo até o minuto 3’:48’’:

https://www.youtube.com/watch?v=413A7GJBeP8

 

Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, vocês também podem construir uma Arena, assim vocês podem convidar alguém para fazer disputas com vocês!

Para construir a Arena vocês irão precisar dos seguintes materiais:

Sigam as orientações do vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=Cv6xdiq9pss

 

Compartilhem como foi a experiência de vocês no campo dos comentários do blog!

 

Divirtam-se e boas férias!


06/12/2020 - ATIVIDADE 07 - CIÊNCIAS NATURAIS

PROFESSORAS: ROSANE, ROSELI, JÚLIA E SUÊNIA

TEMA: CADEIA ALIMENTAR

LEMBRETE: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS, AS PROFESSORAS VÃO CONFERIR TUDO!

 

ESTA É A ÚLTIMA AULA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.

NA PRÓXIMA SEMANA TEREMOS A ÚLTIMA AULA DO ANO, SERÁ DE CIÊNCIAS HUMANAS.

 

NESTA ATIVIDADE DE HOJE, VAMOS ESTUDAR SOBRE CADEIA ALIMENTAR.


CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO INFORMATIVO SOBRE ESTE TEMA.



CADEIA ALIMENTAR

VEJA COMO A CADEIA ALIMENTAR É IMPORTANTE PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS ESPÉCIES EM QUALQUER ECOSSISTEMA.

NA NATUREZA PODEMOS ENCONTRAR ORGANISMOS QUE PRODUZEM O PRÓPRIO ALIMENTO, CHAMADOS DE PRODUTORES, E ORGANISMOS QUE NÃO PRODUZEM O PRÓPRIO ALIMENTO, CHAMADOS DE HERBÍVOROS OU ONÍVOROS.  ALGUNS SERES INVISÍVEIS, QUE NÃO CONSEGUIMOS ENXERGAR SÃO IMPORTANTES, POIS  SÃO RESPONSÁVEIS PELA  DECOMPOSIÇÃO.

OS SERES PRODUTORES SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA À VIDA, POIS ELES SÃO OS ÚNICOS ORGANISMOS VIVOS CAPAZES DE FABRICAR COMPOSTOS ORGÂNICOS QUE SERVIRÃO DE ALIMENTO PARA OS CONSUMIDORES PRIMÁRIOS.

OS SERES PRODUTORES SÃO INDISPENSÁVEIS A VIDA DE QUALQUER COMUNIDADE


ALGUNS ANIMAIS, COMO POR EXEMPLO A VACA, A CAPIVARA, O COELHO E O GAFANHOTO, SÃO HERBÍVOROS, OU SEJA, SÓ SE ALIMENTAM DE VEGETAIS. PORTANTO, SUA SOBREVIVÊNCIA DEPENDE DIRETAMENTE DOS PRODUTORES. POR SE ALIMENTAREM SOMENTE DE VEGETAIS, ESSES ANIMAIS HERBÍVOROS SÃO CHAMADOS DE CONSUMIDORES PRIMÁRIOS.

OS ANIMAIS HERBÍVOROS SERVEM DE ALIMENTO PARA OS ANIMAIS CARNÍVOROS, QUE SÃO CHAMADOS DE CONSUMIDORES SECUNDÁRIOSEM ALGUNS CASOS, OS CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS PODEM SERVIR DE ALIMENTO PARA OUTROS ANIMAIS TAMBÉM CARNÍVOROS. QUANDO ISSO ACONTECE, CHAMAMOS ESSES ANIMAIS QUE SE ALIMENTAM DOS CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS DE CONSUMIDORES TERCIÁRIOS E ASSIM POR DIANTE. VAMOS VER ABAIXO ALGUNS EXEMPLOS DE CADEIA ALIMENTAR?

NO EXEMPLO ACIMA PODEMOS OBSERVAR QUE O PRODUTOR É UM VEGETAL, O CONSUMIDOR PRIMÁRIO É UM ORGANISMO QUE SE ALIMENTA SOMENTE DE VEGETAIS, QUE NESSE EXEMPLO É A BORBOLETA E O CONSUMIDOR SECUNDÁRIO É O SAPO, QUE SE ALIMENTA DA BORBOLETA.

A CADEIA ALIMENTAR DA IMAGEM ACIMA ESTÁ REPRESENTADA DA MESMA FORMA QUE A ANTERIOR. A ÚNICA DIFERENÇA É QUE ELA ESTÁ NA VERTICAL. NELA PODEMOS VER AS ALGAS COMO PRODUTORAS, O PEIXINHO COMO CONSUMIDOR PRIMÁRIO, AS AVES COMO CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS E A COBRA COMO CONSUMIDORA TERCIÁRIA.

NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DE SERES QUE SE ALIMENTAM DE ANIMAIS E VEGETAIS. ELES SÃO CONSIDERADOS ONÍVOROS.

QUANDO UM ORGANISMO VIVO MORRE, ELE SERVE DE ALIMENTO A OUTROS ORGANISMOS VIVOS (FUNGOS E BACTÉRIAS), CHAMADOS DE DECOMPOSITORES. OS DECOMPOSITORES DECOMPÕEM A MATÉRIA ORGÂNICA DOS SERES MORTOS PARA OBTENÇÃO DE NUTRIENTES E ENERGIA.


GLOSSÁRIO:

ECOSSISTEMA: DIZ RESPEITO AOS SERES VIVOS DA COMUNIDADE, TAIS COMO PLANTAS E ANIMAIS.

ORGANISMO: CONJUNTO DE ÓRGÃOS QUE CONSTITUEM UM SER VIVO.

CARNÍVOROS: SERES QUE SE ALIMENTAM EXCLUSIVAMENTE DE CARNE.


FONTE:
 https://escolakids.uol.com.br/ciencias/cadeia-alimentar.htm, texto adaptado acesso em 20/11/20.





ATIVIDADE PRÁTICA:

ACESSE O LINK ABAIXO E RESPONDA ALGUMAS QUESTÕES. ESTE EXERCÍCIO NÃO CONTABILIZARÁ NOTA. NÃO ESQUEÇA DE CLICAR NO BOTÃO ENVIAR AO TÉRMINO DO EXERCÍCIO PARA QUE POSSAMOS RECEBER SUA RESPOSTA.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQqBQtDBD9yOb2u2vP7wgzvdb24A3je8qsvUYBQVdieshiiQ/viewform

AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU AO VÍDEO, LEU O TEXTO E REPONDEU ALGUMAS PERGUNTAS PELA INTERNET, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO EM SEU CADERNO.

OBSERVE A CADEIA ALIMENTAR TERRESTRE E RESPONDA:


1- QUAL É O PRODUTOR NESTA CADEIA ALIMENTAR?

2- O QUE SÃO SERES DECOMPOSITORES?

3- NA CADEIA ALIMENTAR TERRESTRE ACIMA EXISTEM SERES DECOMPOSITORES? 

4- O VEADO É UM CONSUMIDOR PRIMÁRIO OU SECUNDÁRIO? POR QUÊ?

 

 

PARABÉNS!!

VOCÊ CONCLUIU SUA ATIVIDADE. ATÉ A PRÓXIMA!



06/12/2020 - ATIVIDADE 07 - ARTES

PROFESSORAS: VITÓRIA E MÔNICA

TEMA: RETRATOS - ARTES VISUAIS


SEGUEM ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA/ALUNOS(AS) - ATIVIDADE 07 DE ARTE

  • AS SUAS RESPOSTAS PODEM SER FEITAS EM UMA FOLHA DE SULFITE, CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE SALA DE AULA;
  • ORGANIZAR POR DATAS E GUARDAR A SUA PRODUÇÃO PARA QUANDO VOLTAR ÀS AULAS MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS.

QUALQUER DÚVIDA, FALE CONOSCO PELO BLOG, NO ESPAÇO COMENTÁRIOS.

ATENÇÃO: ESTA É A ÚLTIMA ATIVIDADE DE ARTES DESSE ANO.

 

TEMA: RETRATO - ARTES VISUAIS

 

RETRATOS SÃO IMAGENS QUE REPRESENTAM UMA OU MAIS PESSOAS. PODEM SER CRIADOS DE DIVERSAS MANEIRAS, COMO POR EXEMPLO, POR MEIO DA FOTOGRAFIA, DA PINTURA, DO DESENHO, DA ESCULTURA E DA GRAVURA.

1. VOCÊ TEM MUITOS RETRATOS?

2. APARECE SOZINHO OU ACOMPANHADO DE PESSOAS?

3. GOSTA DE FAZER QUE TIPO DE RETRATOS?

OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E AS PINTURAS ABAIXO:

PRIMEIRAMENTE VEMOS O ESCRITOR BRASILEIRO MÁRIO DE ANDRADE:


IMAGEM 1: FOTO MÁRIO DE ANDRADE: EM CASA DE CASCUDO NATAL/RN 1929- FOTOGRAFIA TIRADA POR CARLOS AUGUSTO DE ANDRADE.

IMAGEM 2: RETRATO DE MÁRIO DE ANDRADE, 1922- PINTURA – TARSILA DO   AMARAL, ÓLEO SOBRE TELA. ACERVO ARTÍSTICO CULTURAL DO PALÁCIO DO GOVERNO DE SÃO PAULO/ BRASIL

 

NA FOTOGRAFIA ACIMA MÁRIO DE ANDRADE FOI RETRATADO LENDO UM LIVRO NA BLIBLIOTECA DE CASA.

AGORA COMPARE COM AS IMAGENS ABAIXO DA ARTISTA MEXICANA FRIDA KAHLO, QUE ESCOLHEU ALGUNS ANIMAIS PARA APARECEREM JUNTO COM ELA NA PINTURA QUE A RETRATA.


IMAGEM 3: A PINTORA FRIDA KAHLO. FOTO FLORENCE ARQUIM, SEM DATA / L RAMSON, UNIVERSIDADE DO TEXAS / EUA

IMAGEM 4: AUTORRETRATO COM COLAR E BEIJA-FLOR / 1940 – FRIDA KAHLO – ÓLEO SOBRE TELA / CENRO HARRY

FONTE DAS IMAGENS: LIVRO - PROJETO PRESENTE/EDIT.MODERNA

 

RETRATO É UM GÊNERO NA ARTE, ASSIM COMO AS PAISAGENS E A NATUREZA MORTA (FRUTAS E PLANTAS).

COMO UM RETRATO SE REFERE À REPRESENTAÇÃO DE ALGUÉM, PODE SER IGUAL, SEMELHANTE OU TRANSFORMADO PELO ARTISTA.

OBSERVAÇÃO, A MEMÓRIA OU A IMAGINAÇÃO ESTARÃO PRESENTES QUANDO SÃO FEITOS, JUNTOS OU SEPARADAS.

 

QUE TAL AGORA VOCÊ PRODUZIR UM RETRATO?

1. ESCOLHA ALGUM(A) AMIGO(A) PARA VOCE DESENHAR O RETRATO.

2. PENSE E BUSQUE NA SUA MEMÓRIA COMO ELE(A) É, SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS (CABELO, ROSTO, OLHOS, ALTURA, PESO ETC.).

3. PENSE O QUE ESSE(A) SEU(SUA) AMIGO(A) GOSTA, PARA QUE VOCÊ ACRESCENTE ELEMENTOS NO DESENHO QUE ESTÁ FAZENDO (BICHOS, OBJETOS, PLANTAS, COMIDAS, LUGARES). USE SUA IMAGINAÇÃO PARA COMPOR A IMAGEM.

4. TAMBÉM PENSE ONDE ESSA PESSOA DO SEU RETRATO POSSA ESTAR (NUM JARDIM, NA RUA, DENTRO DE CASA OU EM OUTROS LUGARES).

5. FAÇA SEUS REGISTROS EM FOLHA SULFITE OU ATÉ MESMO NO SEU CADERNO, USANDO LÁPIS E BORRACHA.

6. QUANDO PRONTA A IMAGEM, COMECE A COLORIR. USE CANETINHAS, LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA, GUACHE, O MATERIAL QUE TIVER.

7. NÃO SE ESQUEÇA DE ESCREVER ABAIXO A IDENTIFICAÇAO DA OBRA: “RETRATO DE...” (NO LUGAR DOS TRÊS PONTINHOS, COLOQUE O NOME DA PESSOA).


TRAGA PARA A ESCOLA PARA MOSTRAR ÀS PROFESSORAS QUANDO VOLTARMOS AS AULAS PRESENCIAIS!                              

ATÉ A PRÓXIMA AULA, NO ANO QUE VEM!



28/11/2020 - ATIVIDADE 07 - MATEMÁTICA

PROFESSORAS: ROSELI, JÚLIA E SUÊNIA

TEMA DA AULA: MULTIPLICAÇÃO


LEMBRETE: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS, AS PROFESSORAS VÃO CONFERIR TUDO!

 

ESTA É A ÚLTIMA AULA DE MATEMÁTICANAS PRÓXIMAS SEMANAS TEREMOS AINDA AS AULAS DAS OUTRAS DISCIPLINAS.

 

 NESTA ATIVIDADE, VAMOS ESTUDAR SOBRE SITUAÇÕES PROBLEMA ENVOLVENDO MULTIPLICAÇÃO.


CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA AO VIDEO DIVERTIDO SOBRE MULTIPLICAÇÃO.

https://www.youtube.com/watch?v=ReL5qnY_dls


MULTIPLICAÇÃO

VAMOS APRENDER A MULTIPLICAR DE MANEIRAS DIFERENTES. FIQUE CRAQUE NA MULTIPLICAÇÃO!

MULTIPLICAR É ACHAR O TODO, É ADICIONAR PARCELAS IGUAIS, É UMA MANEIRA DE SIMPLIFICAR A ADIÇÃO. SE VOCÊ FIZER A ADIÇÃO:

SE VOCÊ MULTIPLICAR O 5 PELO NÚMERO DE PARCELAS, QUE É 4, ENCONTRAMOS O MESMO RESULTADO:

5 X 4 = 20

É POSSÍVEL MULTIPLICAR DE OUTRA MANEIRA, VEJA:

4 X 5 = 20

MUDAMOS A ORDEM DOS FATORES NÃO ALTEROU O RESULTADO. O RESULTADO DA MULTIPLICAÇÃO ENTRE DOIS OU MAIS NÚMEROS É CHAMADO DE PRODUTO.


VAMOS CALCULAR?

LUCAS COLECIONA CARRINHOS. PARA ORGANIZAR, COLOCOU 2 CARRINHOS EM CADA UMA DAS 4 PRATELEIRAS DA ESTANTE DE SEU QUARTO. QUANTOS CARRINHOS ESTÃO NA ESTANTE?

SE EM CADA PRATELEIRA TEM  2 CARRINHOS E SÃO 4 PRATELEIRAS, ENTÃO PODEMOS FAZER:

2 x 4 = 8

2 + 2 + 2 + 2 = 8

4 x 2= 8

FONTE: https://escolakids.uol.com.br/matematica/multiplicacao.htm  (acesso em 09/11/2020 / texto adaptado)



ATIVIDADE PRÁTICA:

ACESSE O LINK ABAIXO E RESPONDA ALGUMAS QUESTÕES. ESTE EXERCÍCIO NÃO CONTABILIZARÁ NOTA. NÃO ESQUEÇA DE CLICAR NO BOTÃO ENVIAR AO TÉRMINO DO EXERCÍCIO PARA QUE POSSAMOS RECEBER SUA RESPOSTA.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeaLIITK2Vfc3DWaJmf8m8ey_rWSCL2uZJuYtIk8HMDJxwjZw/viewform


AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU AO VÍDEO, LEU O TEXTO E RESPONDEU A ALGUNS PROBLEMAS NA INTERNET, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO EM SEU CADERNO!!!


1. BETH COMPROU 4 MAÇÃS PARA FAZER UMA TORTA. CADA MAÇÃ CUSTOU 3 REAIS. QUANTO BETH GASTOU PARA COMPRAR AS MAÇÃS?

2. DEBORAH QUER GUARDAR DINHEIRO. ELA IRÁ GUARDAR EM SEU COFRE 20 REAIS POR MÊS. EM 5 MESES, QUANTO DEBORAH TERÁ GUARDADO?

3. EM UMA CAIXA HÁ 45 LIMÕES. QUANTOS HAVERÁ EM 9 CAIXAS? 

4. EM UMA CAIXA CABEM 6 POTES DE MAIONESE. QUANTOS POTES DE MAIONESE CABEM EM  4 CAIXAS?

PARABÉNS!!

VOCÊ CONCLUIU SUA ATIVIDADE ATÉ A PRÓXIMA!


28/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INGLÊS

PROFESSORAS: FLÁVIA E RIVANEIDE

TEMA DA AULA: CHRISTMAS


21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORAS: JULIA, ROSELI E SUÊNIA

TEMA DA AULA: FÁBULAS


LEMBRETE: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS, AS PROFESSORAS VÃO CONFERIR TUDO!

 

OLÁ ALUNOS E FAMILIARES!

COMEÇAMOS HOJE O ÚLTIMO CICLO DAS ATIVIDADES QUE COMPLEMENTAM O CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGEM 2. ISTO QUER DIZER QUE ESTA É A ÚLTIMA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESANAS PRÓXIMAS SEMANAS TEREMOS AINDA AS AULAS DAS OUTRAS DISCIPLINAS.

NESTA AULA VAMOS APRENDER UM POUCO MAIS SOBRE AS FÁBULAS.

 

FÁBULA


FÁBULA É UM GÊNERO DO TIPO NARRATIVO MUITO POPULAR E APRECIADO POR PESSOAS DE DIFERENTES IDADES. NASCIDA DA TRADIÇÃO ORAL (ESTUDOS INDICAM QUE NO ORIENTE, POR VOLTA DO SÉCULO V A.C.), O PRÓPRIO NOME REMETE A HISTÓRIAS CONTADAS E PASSADAS DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO (FABULARE SIGNIFICA HISTÓRIA, JOGO, NARRATIVA). QUEM NÃO SE LEMBRA DE TER OUVIDO, EM ALGUM MOMENTO, HISTÓRIAS CURTAS COM PERSONAGENS QUE SÃO ANIMAIS? A CIGARRA E A FORMIGA, O LEÃO E O RATINHO E A RAPOSA E AS UVAS SÃO EXEMPLOS DE FÁBULAS, NARRATIVAS QUE CONSTROEM UM ENSINAMENTO, UMA MORAL.

VOCÊ JÁ DEVE TER LIDO OU ESCUTADO ALGUMAS FÁBULAS, MAS SABE QUEM SÃO OS ESCRITORES MAIS CONHECIDOS NESTE GÊNERO?


QUEM FOI ESOPO?

ESOPO NASCEU NA GRÉCIA, NO SÉCULO VI ANTES DE CRISTO. ATÉ HOJE, O SEU NOME E A HISTÓRIA DE SUA VIDA SÃO CERCADOS DE MISTÉRIO. DIZEM AS LENDAS QUE ERA CORCUNDA, GAGO E DONO DE UMA RARA INTELIGÊNCIA. CONTAVA HISTÓRIAS SIMPLES E DIVERTIDAS, COM LIÇÕES MORALISTAS, UTILIZANDO OS MAIS VARIADOS ANIMAIS COMO PERSONAGENS. UMA BIOGRAFIA EGÍPCIA DO SÉCULO I CONTA QUE ESOPO FOI VENDIDO COMO ESCRAVO A UM FILÓSOFO QUE, ADMIRADO COM SEU TALENTO, LHE CONCEDEU A LIBERDADE.

HÁ DIVERSAS LENDAS SOBRE SUA MORTE. UMA DAS MAIS TRÁGICAS, DIZ QUE O FABULISTA GREGO TERIA SIDO LANÇADO DE UM PRECIPÍCIO, EM DELFOS, ACUSADO DE SACRILÉGIO.

AS FÁBULAS DE ESOPO, COMPILADAS POR UM MONGE BIZANTINO DO SÉCULO XIV, INSPIRARAM NUMEROSOS AUTORES NO DECORRER DA HISTÓRIA.

CONTEÚDO EDITORIAL- 2014- IMESP.

 

QUEM FOI LA FONTAINE?

JEAN DE LA FONTAINE VIVEU NO SÉCULO XVII. FILHO DE BURGUESES, TEVE O APOIO DA NOBREZA PARA SE DEDICAR À LITERATURA. ESCREVEU POESIAS E ADAPTAÇÕES DE COMÉDIAS. PORÉM, FORAM AS FÁBULAS, ESCRITAS EM VERSOS E REUNIDAS EM DOZE LIVROS, PUBLICADOS ENTRE 1668 E 1694, QUE O TORNARAM CONHECIDO NO MUNDO INTEIRO.

GRAÇAS A UMA APURADA SENSIBILIDADE PARA MESCLAR IMAGENS POÉTICAS E DE HUMOR, AS FÁBULAS DE ESOPO GANHARAM VIDA COM LA FONTAINE. TORNARAM-SE VERDADEIROS RETRATOS DA SOCIEDADE, COM SEUS VÍCIOS, DIFERENÇAS SOCIAIS E PROBLEMAS.

O SUCESSO DA OBRA GARANTIU A LA FONTAINE UMA CADEIRA NA ACADEMIA FRANCESA DE LETRAS.

O “POETA DA FRANÇA” MORREU EM PARIS, EM 1965.                     

Fontes: Texto Adaptado de

https://www.santos.sp.gov.br/static/files_www/conteudo/SEDUC/EducaSatos/4o_ano_-_sequencia_didatica_-_fabulas.pdf,

https://www.dicio.com.br

https://youtu.be/WcO25HowJV8


AGORA LEIA OS TEXTOS ABAIXO E EM SEGUIDA RESPONDA AS QUESTÕES.

 

TEXTO 1:  A RAPOSA E A CEGONHA

 

A COMADRE RAPOSA, APESAR DE MESQUINHA,

TINHA LÁ SEUS MOMENTOS DE DELICADEZA.

NUM DOS TAIS, CONVIDOU A CEGONHA, VIZINHA,

A PARTILHAR DA SUA MESA.

CONSTAVA A REFEIÇÃO DE UM CALDO MUITO RALO,

SERVIDO EM PRATO RASO. NÃO PÔDE PROVÁ-LO

A CEGONHA, POR CAUSA DO BICO COMPRIDO.

A RAPOSA, EM SEGUNDOS, HAVIA LAMBIDO

TODO O CALDO. QUERENDO DESFORRAR-SE

DA RAPOSA, A COMADRE UM DIA A CONVIDOU

PARA UM JANTAR. ELA ACEITOU

COM DELEITE DO QUAL NÃO FEZ DISFARCE.

NA HORA MARCADA, CHEGOU À CASA DA ANFITRIÃ.

ESTA, COM CAPRICHOSO AFÃ,

PEDINDO DESCULPAS PELO TRANSTORNO,

SOLICITOU AJUDA PRA TIRAR DO FORNO

A CARNE, CUJO CHEIRO ENCHIA O AR.

A RAPOSA, GULOSA, ESPIOU O COZIDO:

ERA CARNE MOÍDA – E A FOME A APERTAR!

EIS QUE A CEGONHA VIRA, NUM VASO COMPRIDO

E DE GARGALO FINO À BEÇA,

TODO O CONTEÚDO DA TRAVESSA!

O BICO DE UMA ENTRAVA FACILMENTE,

MAS O FOCINHO DA OUTRA ERA BEM DIFERENTE.

ASSIM, RABO ENTRE AS PERNAS, A CORRER,

FOI-SE A RAPOSA. ESPERTALHÃO, ATENTE:

QUEM HOJE PLANTA, AMANHÃ VAI COLHER!

 

(LA FONTAINE, JEAN DE. FÁBULAS DE LA FONTAINE. TRADUÇÃO DE MILTON AMADO E EUGÊNIO AMADO. BELO HORIZONTE: VILLA RICA EDITORAS REUNIDAS LTDA., 1992. V. I, P. 117-118.)

 

TEXTO 2:  A RAPOSA E A CEGONHA

 

UM DIA A RAPOSA CONVIDOU A CEGONHA PARA JANTAR. QUERENDO PREGAR UMA PEÇA NA OUTRA, SERVIU SOPA NUM PRATO RASO. CLARO QUE A RAPOSA TOMOU TODA A SUA SOPA SEM O MENOR PROBLEMA, MAS A POBRE DA CEGONHA COM SEU BICO COMPRIDO MAL PÔDE TOMAR UMA GOTA. O RESULTADO FOI QUE A CEGONHA VOLTOU PARA CASA MORRENDO DE FOME. A RAPOSA FINGIU QUE ESTAVA PREOCUPADA, PERGUNTOU SE A SOPA NÃO ESTAVA DO GOSTO DA CEGONHA, MAS A CEGONHA NÃO DISSE NADA.

QUANDO FOI EMBORA, AGRADECEU MUITO A GENTILEZA DA RAPOSA E DISSE QUE FAZIA QUESTÃO DE RETRIBUIR O JANTAR NO DIA SEGUINTE.

ASSIM QUE CHEGOU, A RAPOSA SE SENTOU LAMBENDO OS BEIÇOS DE FOME, CURIOSA PARA VER AS DELÍCIAS QUE A OUTRA IA SERVIR. O JANTAR VEIO PARA A MESA NUMA JARRA ALTA, DE GARGALO ESTREITO, ONDE A CEGONHA PODIA BEBER SEM O MENOR PROBLEMA.

A RAPOSA, AMOLADÍSSIMA, SÓ TEVE UMA SAÍDA: LAMBER AS GOTINHAS DE SOPA QUE ESCORRIAM PELO LADO DE FORA DA JARRA. ELA APRENDEU MUITO BEM A LIÇÃO. ENQUANTO IA ANDANDO PARA CASA, FAMINTA, PENSAVA: “NÃO POSSO RECLAMAR DA CEGONHA. ELA ME TRATOU MAL, MAS FUI GROSSEIRA COM ELA PRIMEIRO”.

MORAL: TRATE OS OUTROS TAL COMO DESEJA SER TRATADO.

 

(ASH, RUSSELL; HIGTON, BERNARD (COMP.). FÁBULAS DE ESOPO. TRADUÇÃO DE HELOISA JAHN. SÃO PAULO: COMPANHIA DAS LETRINHAS, 1990. P. 36.)

 

GLOSSÁRIO:

  • CORCUNDA: PESSOA QUE TEM DEFEITO NA ESPINHA, DO QUAL RESULTA UM CALOMBO NAS COSTAS.
  • MORALISTA: QUE ENSINA VALORES CORRETOS PARA A VIDA DAS PESSOAS, COMO BONDADE, HONESTIDADE, RESPEITO ETC.
  • BIOGRAFIA: HISTÓRIA DA VIDA DE UMA PESSOA.
  • SACRILÉGIO: DESRESPEITO A CERTAS NORMAS OU PENSAMENTOS RELIGIOSOS.
  • BURGUESES: BURGUESES É O PLURAL DE BURGUÊS. O MESMO QUE PESSOAS RICAS.
  • MESCLAR: MISTURAR COISAS. EXEMPLO: MESCLAR ROUPAS BRANCAS COM COLORIDAS; ALGUNS POVOS NUNCA SE MESCLARAM COM OUTROS.
  • DESFORRAR: VINGAR-SE.
  • DELEITE: CONTENTAMENTO, SATISFAÇÃO, PRAZER.
  • AFÃ: EMPENHO NA REALIZAÇÃO DE ALGUMA COISA.
  • GARGALO: ESTREITAMENTO NA ABERTURA DE UMA GARRAFA.




OS DOIS TEXTOS, EMBORA TENHAM OS MESMOS CONTEÚDOS, NA FORMA ELES SE APRESENTAM DIFERENTES. UM DELES ESTÁ ESCRITO EM PROSA E O OUTRO EM VERSO.

OS TEXTOS EM PROSA SÃO ESCRITOS DE FORMA CORRIDA (ATÉ O FIM DA LINHA OU DA MARGEM, E ORGANIZADOS EM PARÁGRAFOS). ELES TRANSMITEM IDEIAS, FATOS OU HISTÓRIAS DE FORMA MAIS NATURAL E SEM PREOCUPAÇÃO COM RIMAS E MUSICALIDADE. O TEXTO EM PROSA É O ESTILO MAIS UTILIZADO NA LINGUAGEM DO COTIDIANO PARA EXPRESSAR O PENSAMENTO RACIONAL.

OS TEXTOS EM VERSO, POR SUA VEZ, SÃO AQUELES CUJO ESTILO É O DA LINGUAGEM POÉTICA, ONDE EXISTE UMA PREOCUPAÇÃO COM A RIMA, O RITMO E A MUSICALIDADE. NO TEXTO EM VERSO NÃO SE USA A FOLHA TODA. A IDEIA É PASSADA EM PEDACINHOS (VERSOS) QUE JUNTOS FORMAM FRASES. E O CONJUNTO DE VERSOS RECEBE O NOME DE ESTROFE.



QUESTÕES:

 

1. AS FÁBULAS LIDAS SE REFEREM À MESMA HISTÓRIA? EXPLIQUE.

 

2. COPIE A TABELA ABAIXO EM SEU CADERNO E PREENCHA COM AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS. VOCÊ PODERÁ UTILIZAR TRECHOS DOS PRÓPRIOS TEXTOS PARA RESPONDER O QUE É SOLICITADO.


3. COMPLETE AS LACUNAS COM AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO:




  • O CONJUNTO DE VERSOS RECEBE O NOME DE ________________.

 

  • FÁBULA É UM __________ DO TIPO _________ MUITO POPULAR E APRECIADO POR PESSOAS DE DIFERENTES IDADES.

 

  • O TEXTO EM PROSA É O ESTILO MAIS UTILIZADO NA LINGUAGEM DO __________ PARA EXPRESSAR O PENSAMENTO RACIONAL.

 

  • OS TEXTOS EM PROSA SÃO ESCRITOS DE FORMA ___________ (ATÉ O FIM DA LINHA OU MARGEM) E ORGANIZADOS EM _______________ .


4. COLOQUE (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO NAS AFIRMAÇÕES A SEGUIR.


(___) A CIGARRA E A FORMIGA, O LEÃO E O RATINHO E A RAPOSA E AS UVAS SÃO EXEMPLOS DE POEMAS QUE CONSTROEM UM ENSINAMENTO, UMA MORAL.


(___) A CIGARRA E A FORMIGA, O LEÃO E O RATINHO E A RAPOSA E AS UVAS SÃO EXEMPLOS DE FÁBULAS, NARRATIVAS QUE NÃO CONSTROEM UM ENSINAMENTO, UMA MORAL.

 

(___) A CIGARRA E A FORMIGA, O LEÃO E O RATINHO E A RAPOSA E AS UVAS SÃO EXEMPLOS DE FÁBULAS, NARRATIVAS QUE CONSTROEM UM ENSINAMENTO, UMA MORAL.

PARABÉNS!

VOCÊ CONCLUIU SUA ATIVIDADE. ATÉ A PRÓXIMA!



21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LEITURA

PROFESSORA: GIOVANNA

TEMA DA AULA: TRAVA-LÍNGUAS E ADIVINHAS

Bem-vinda(o) à última aula de Leitura desse ano!

 

Você vai ler abaixo alguns trava-línguas e 10 adivinhas que pertencem aos livros Cultura da Terra e Armazém do Folclore, os dois de Ricardo Azevedo.

Capas dos Livros de Ricardo Azevedo


Página 42 do livro Cultura da Terra



Página 43 do livro Cultura da Terra

Página 36 do livro Armazém do Folclore


Página 37 do livro Armazém do Folclore


Página 102 do livro Armazém do Folclore


Página 103 do livro Armazém do Folclore



Respostas das adivinhas

1) A perna da gente.

2) As penas.

3) O passado, o presente e o futuro.

4) O botão.

5) O bule.

6) Os dentes.

7) A letra R.

8) A criança, o homem e o velho (de bengala).

9) O espelho.

10) O luto.

 

Atividade Prática

 Material que você vai precisar de:


Folha de sulfite (ou de caderno comum mesmo) cortada em 4 partes, como cartões. Eles servem para escrever seus trava-línguas e/ou adivinhas.

 O que fazer:

Baseando-se na leitura que você fez, tente criar duas adivinhas e dois trava-línguas. Escreva um em cada uma das partes cortadas da folha. Na volta para escola, vamos montar uma nova caixa para sala de leitura, cheia de novas adivinhas trava-línguas! Se tiver dificuldade, vale procurar na Internet para te ajudar! Guarde os trava-línguas e as adivinhas que produzir pra entregar pra professora na volta às aulas presenciais.

 

Desafie seus familiares e seus amigos! Conta para mim lá no blog da escola se você curtiu a atividade dessa semana!

Fique em casa e se proteja!

Uma beijoca.

Professora Giovanna – POSL



21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INFORMÁTICA

PROFESSOR: MANOEL

OLÁ, PESSOAL!


CHEGAMOS À ATIVIDADE FINAL DE INFORMÁTICA PARA O ANO DE 2020.

CONFESSO QUE ME BATEU UMA PONTINHA DE TRISTEZA, POIS CADA VEZ QUE ESTAVA PREPARANDO UMA ATIVIDADE PARA VOCÊS, SENTIA COMO SE PUDESSE VER O ROSTO E O SORRISO DE CADA UM. MAS, FICO FELIZ POR ESTARMOS TODOS BEM! VAMOS NOS PREPARAR PARA UM NOVO ANO MUITO MELHOR, ONDE PASSAMOS ESTAR PERTINHO DE NOSSOS AMIGOS E DOS PROFESSORES, APRENDENDO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA.

TCHAU PESSOAL!

 

JOGO: SEGREDOS DO EGITO

 


 

DESCRIÇÃO: O EGITO É FAMOSO PELOS SEUS SEGREDOS: PIRÂMIDES, MÚMIAS, FARAÓS E MUITO MAIS! QUE TAL CONHECER UM POUCO DESTA CULTURA! EXEMPLOS: O QUE SÃO HIERÓGLIFOS? COMO SE CHAMAVA O DEUS DO SOL? A CADA ACERTO, VOCÊ VAI CONHECER UM POUCO DESTA CULTURA.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: CONCENTRAÇÃO – LEITURA – HISTÓRIA.

COMO JOGAR: ESTE JOGO DA MEMÓRIA TEM CARTAS COM DIFERENTES IMAGENS DA CULTURA EGÍPCIA. BRINQUE COM AS CARTAS ATÉ CONSEGUIR FORMAR OS PARES E CONHECER UM POUCO DESSA CULTURA MILENAR.

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

http://www.escolagames.com.br/jogos/segredosEgito/

 

MUITO BEM!

AGORA, CONTINUE COM O APOIO DE UM FAMILIAR E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

RACISMO E PRECONCEITO, NÃO! - DVD SUPER ECA

https://www.youtube.com/watch?v=v7kaB4ARxP4

PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:

CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA FAZER O PASSEIO VIRTUAL, QUANDO FOR POSSÍVEL.

BANDEIRA DE SÃO PAULO

MUSEU AFRO BRASIL


AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MUSEU AFRO BRASIL!

MUSEU AFRO BRASIL ESTÁ LOCALIZADO NO PARQUE IBIRAPUERA (SÃO PAULO). ELE POSSUI UM ACERVO DE MAIS DE 6 MIL PEÇAS ENTRE PINTURAS, ESCULTURAS, GRAVURAS, FOTOGRAFIAS, DOCUMENTOS E PEÇAS ETNOLÓGICAS DE AUTORES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS, PRODUZIDOS ENTRE O SÉCULO XVIII E OS DIAS DE HOJE. OS ITENS ABORDAM AS TEMÁTICAS DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, COMO A RELIGIÃO, O TRABALHO, A ARTE E A ESCRAVIDÃO. NO TOUR VIRTUAL, É POSSÍVEL CONHECER OS DIFERENTES ANDARES DO MUSEU, OBSERVANDO AS PEÇAS EXPOSTAS, ALÉM DE CONFERIR AS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS.

FONTE: https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

(ADAPTADO PARA A ATIVIDADE).

AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO: 

https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil





16/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS HUMANAS

PROFESSORAS: JULIA, ROSELI E SUÊNIA

TEMA DA AULA: “COMO A ÁGUA CHEGA ÀS CASAS?”

LEMBRETE: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS, AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO!


NESTA AULA VAMOS DESCOBRIR COMO A ÁGUA CHEGA ÀS TORNEIRAS E AO CHUVEIRO DA NOSSA CASA E TAMBÉM SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES DA CIDADE DE SÃO PAULO.

 

“COMO A ÁGUA CHEGA ÀS CASAS?”



A ÁGUA É O NOSSO BEM MAIS PRECIOSO, SEM ELA A VIDA NÃO EXISTE. JÁ PAROU PARA PENSAR COMO A ÁGUA CHEGA LIMPA EM NOSSAS CASAS?

A ÁGUA É TRANSPORTADA DOS MANANCIAIS OU REPRESAS ATÉ AS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO ATRAVÉS DE TUBOS MUITO GRANDES CHAMADOS ADUTORAS. NAS ESTAÇÕES DE TRATAMENTO, A ÁGUA É PURIFICADA. DEPOIS DISSO, ELA É CONDUZIDA PARA OUTRAS TUBULAÇÕES QUE A LEVAM ÀS CAIXAS DE ÁGUA E RESERVATÓRIOS QUE ABASTECEM AS CIDADES.

TODAS AS CIDADES PRECISAM TER UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO PORQUE OS MANANCIAIS TÊM ÁGUA IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO, MUITAS VEZES CONTAMINADA OU POLUÍDA.

 

ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ÁGUA

COMO A ÁGUA DOS MANANCIAIS PODE ESTAR COM MUITAS IMPUREZAS, ELA DEVE PASSAR POR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO. SE ESTA ÁGUA NÃO FOR BEM TRATADA PODE PROVOCAR SÉRIOS PROBLEMAS NA SAÚDE DA POPULAÇÃO. ALGUNS DOS PROCEDIMENTOS GERAIS PARA O TRATAMENTO DA ÁGUA SÃO: FLOCULAÇÃO, DECANTAÇÃO, FILTRAÇÃO E CLORAÇÃO.

A ÁGUA CHEGA IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO. PRIMEIRO ELA PASSA POR TANQUES QUE CONTÉM UMA SOLUÇÃO DE CAL, CÁLCIO, E SULFATO DE ALUMÍNIO.

ESSAS SUBSTÂNCIAS REAGEM FORMANDO OUTRA SUBSTÂNCIA QUE É O HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO. O HIDRÓXIDO DE ALUMÍNIO SE DEPOSITA ARRASTANDO AS IMPUREZAS SÓLIDAS EM SUSPENSÃO NA ÁGUA. ESTE PROCEDIMENTO É A FLOCULAÇÃO, NOME DADO DEVIDO À FORMAÇÃO DE FLÓCULO.

NA ETAPA SEGUINTE, A ÁGUA VAI PARA UM TANQUE DE DECANTAÇÃO, ONDE AS PARTÍCULAS QUE SE FORMARAM NA FLOCULAÇÃO ESTÃO MAIS DENSAS QUE A ÁGUA E, PORTANTO, DECANTAM NESTE TANQUE. ENTÃO, NESTE MOMENTO, A ÁGUA JÁ ESTÁ UM POUCO MAIS LIMPA.       

O PRÓXIMO PROCESSO É A FILTRAÇÃO, ONDE A ÁGUA PASSA POR UM FILTRO COM VÁRIAS CAMADAS DE CASCALHO E AREIA E CARVÃO ATIVADO. AO PASSAR POR ESTAS CAMADAS, ELA VAI DEIXANDO SUAS IMPUREZAS.

DEPOIS DE TODOS ESTES PROCESSOS, A ÁGUA AINDA NÃO ESTÁ PURIFICADA. AINDA HÁ MICRORGANISMOS NELA. ENTÃO ELA DEVE PASSAR POR UM DEPÓSITO QUE CONTÉM CLORO. O CLORO É UMA SUBSTÂNCIA QUE É CAPAZ DE MATAR OS MICROORGANISMOS PRESENTES NA ÁGUA. CHAMAMOS ESTE PROCESSO DE CLORAÇÃO.

AGORA A ÁGUA ESTÁ PRÓPRIA PARA O CONSUMO. JÁ ESTÁ PURIFICADA. ELA FICA EM DEPÓSITOS ATÉ SER DISTRIBUÍDA PARA A CIDADE.



PURIFICAÇÃO CASEIRA

FERVURA É UM MÉTODO SIMPLES E EFICAZ E DEVE DURAR DE 15 A 20 MINUTOS PARA MATAR TODOS OS MICROORGANISMOS QUE EXISTEM NA ÁGUA. PODEMOS FERVER A ÁGUA E CONSUMI-LA OU FERVER E EM SEGUIDA, COLOCAR NUM FILTRO. DEVE-SE DEIXAR A ÁGUA VOLTAR À TEMPERATURA AMBIENTE E TAMPAR A PANELA PARA NÃO HAVER NOVA CONTAMINAÇÃO. PODEMOS AGITAR, COM UMA COLHER BEM LIMPA A ÁGUA FERVIDA PARA QUE OS GASES ELIMINADOS DURANTE A FERVURA VOLTEM A SE MISTURAR COM ELA.


GLOSSÁRIO:

  • MANANCIAL: LOCAL ONDE A ÁGUA SE ORIGINA; NASCENTE OU FONTE.

 

FONTES: TEXTO ADAPTADO DE

HTTPS://WWW.SOQ.COM.BR/CONTEUDOS/EF/AGUA/P8.PHP

HTTPS://WWW.DICIO.COM.BR/MANANCIAL/

ACESSO EM 03/11/2020.

 

AGORA QUE VOCÊ APRENDEU COMO A ÁGUA CHEGA LIMPA ATÉ A TORNEIRA DA NOSSA CASA, RESPONDA A QUESTÃO ABAIXO.

 

1. COLOQUE (V) PARA VERDADEIRO OU (F) PARA FALSO, NAS AFIRMAÇÕES ABAIXO:

 

(     ) APÓS O PROCEDIMENTO DE FILTRAÇÃO A ÁGUA ESTÁ APROPRIADA PARA O CONSUMO E É DISTRIBUÍDA PARA A CIDADE.

(    ) O PROCEDIMENTO DE CLORAÇÃO É QUE VAI DEIXAR A ÁGUA ADEQUADA PARA O CONSUMO.

(     ) A ÁGUA DOS MANANCIAIS JÁ VEM PRÓPRIA PARA O CONSUMO.


“AS TRANSFORMAÇÕES DA CIDADE DE SÃO PAULO” 

ATÉ O FINAL DO SÉCULO XIX, A CIDADE DE SÃO PAULO AINDA APRESENTAVA TRAÇOS COLONIAIS, TANTO NA ARQUITETURA COMO NO TRAÇO URBANO. A INTRODUÇÃO DA CAFEICULTURA EM TERRAS PAULISTAS E A CHEGADA DE MILHARES DE IMIGRANTES NA CIDADE FORAM DECISIVAS PARA ALTERAR ESSE CENÁRIO. A CULTURA DA CIDADE DE SÃO PAULO FOI LARGAMENTE INFLUENCIADA PELOS DIVERSOS GRUPOS DE IMIGRANTES E MIGRANTES QUE AQUI SE ESTABELECERAM, PRINCIPALMENTE OS PORTUGUESES, JAPONESES, ITALIANOS, ESPANHÓIS E TAMBÉM OS NORDESTINOS.

SÃO PAULO, ASSIM COMO O BRASIL, É MARCADA PELA MISTURA DE DIFERENTES POVOS, QUE SOMARAM SUAS HERANÇAS PARA HOJE FORMAR A IDENTIDADE DO POVO PAULISTANO. ATUALMENTE, SÃO MAIS DE  70 PAÍSES QUE DEIXARAM A SUA MARCA NA ARQUITETURA, CULINÁRIA, ESPORTES, NAS VESTIMENTAS, MÚSICAS E EM MUITOS OUTROS ASPECTOS DA CIDADE.  

OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE AS PESSOAS MIGRAM PARA SÃO PAULO, É A BUSCA DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA, PARA FUGIR DE UMA GUERRA, DE UMA CRISE ECONÔMICA, DA POBREZA, DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA E DE OUTROS.

SÃO DIVERSAS AS INICIATIVAS QUE MARCAM AS MUDANÇAS DE SÃO PAULO DE 1890, QUE POSSUIA 65 MIL HABITANTES, PARA 1940, COM 1,3 MILHÃO DE PESSOAS. EM MENOS DE UM SÉCULO, A CIDADE PASSOU A RECEBER DIVERSOS INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA E FOI TESTEMUNHA DA INAUGURAÇÃO DE UMA ESTRADA DE FERRO E LINHAS DE BONDE, DA IMPLANTAÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA, DE OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO, ALÉM DA EFETIVAÇÃO DE UM PLANO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E DISPOSIÇÃO DE ESGOSTOS, COM A CONSTRUÇÃO DE REPRESAS, RESERVATÓRIOS E ESTAÇÕES ELEVATÓRIAS, ENTRE OUTRAS AÇÕES.


FONTE: TEXTO ADAPTADO DE:

HTTPS://ALOSAOPAULO.COM.BR/AS-TRANSFORMACOES-URBANAS-DA-CIDADE-DE-SAO-PAULO/#:~:TEXT=AT%C3%A9%20O%20FINAL%20DO%20S%C3%A9CULO,DECISIVAS%20PARA%20ALTERAR%20ESSE%20PANORAMA.

WWW.DICIO.COM.BR 

HTTPS://VESTIBULAR.UOL.COM.BR/


GLOSSÁRIO:

  • AGRICULTURA: ATIVIDADE QUE TEM POR OBJETIVI A CULTURA DO SOLO PARA PRODUZIR VEGETAIS ÚTEIS AO HOMEM E/OU PARA A CRIAÇÃO DE ANIMAIS; LAVOURA.

  • INFRAESTRUTURA: É A BASE INDISPENSÁVEL Á EDIFICAÇÃO, Á MANUTENÇÃO OU AO FUNCIONAMENTO DE UMA ESTRUTURA CONCRETA OU ABSTRATA. 

  • PAVIMENTAÇÃO: AÇÃO DE PAVIMENTAR, COBRIR COM REVESTIMENTO O SOLO DE UMA RUA, DE UMA ESTRADA.  

  • BONDE: VEÍCULO URBANO, DE TRAÇÃO ELÉTRICA, QUE CIRCULA SOBRE TRILHOS E SE DESTINA AO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS E/OU DE CARGAS.

 

AGORA ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E VEJA O ANTES E O DEPOIS DE ALGUNS PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE DE SÃO PAULO. BASTA CLICAR NO LINK.



RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:

 

1. A ATUAL POPULAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO É CERCA DE 12 MILHÕES DE PESSOAS. EM SUA OPINIÃO, QUAIS SÃO OS IMPACTOS NA VIDA DAS PESSSOAS (SOCIEDADE) E NA QUESTÃO AMBIENTAL COM EXCESSO DE PESSOAS?

 

2. NA SUA OPINIÃO, O QUE FAZ A CIDADE DE SÃO PAULO RECEBER TANTOS IMIGRANTES E MIGRANTES?

 

3. DE ACORDO COM O TEXTO, QUAIS INFLUÊNCIAS QUE A CIDADE DE SÃO PAULO RECEBEU APÓS A IMIGRAÇÃO E MIGRAÇÃO PESSOAS?

 

E PARA CONCLUIR A ATIVIDADE, DEIXAMOS UM LINK QUE PERMITE ASSISTIR A UM VÍDEO SOBRE CURIOSIDADES DA CIDADE DE SÃO PAULO.




PARABÉNS!  VOCÊ CONCLUIU SUA ATIVIDADE.

ATÉ A PRÓXIMA!



16/11/2020 - ATIVIDADE 06 - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA: ISABEL

TEMA DA AULA: HABILIDADES CIRCENSES


HABILIDADES CIRCENSES

 

A atividade 9 do Caderno Trilhas de Aprendizagem volume 2, de Educação Física, apresentou para vocês a temática do circo. Em nossa aula de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse tema.

Na atividade do Caderno Trilhas foi possível observar que existem diferentes tipos de habilidades circenses como, por exemplo, as acrobacias, equilibrismo e o malabarismo.

Hoje nós vamos estudar sobre o malabarismo.

O malabarismo pode ser definido como a arte de manipular objetos com destreza, coordenação e precisão. Existem diferentes tipos de malabarismos que podem ser realizados com diferentes objetos: bolinhas, claves, lenços e argolas, entre outros.

 

Vamos ver alguns exemplos dessa modalidade artística?

Clique nos links a seguir e assista aos vídeos propostos.

 

Malabarismo de Equilíbrio Dinâmico (6’02’’):

 

Diabolô (4’18’’):

 

Malabares com Claves (1’27’’):

Malabares com Bolas e Arcos (3’27’’):


Ioiô (1’46’’):

 

Malabarismo de Contato (2’32’’):

 

Malabarismo de Rebote (6’43’’):


Durante muito tempo o malabarismo esteve associado a um conjunto de artes e habilidades presentes no circo, em que os artistas surpreendem o público com apresentações que desafiam os limites humanos. Hoje em dia, o malabarismo vai além da lona do circo e, como pudemos ver nos vídeos, passou a ocupar diferentes espaços da cidade como as ruas e praças, sendo também considerado uma arte de rua.


Prontos para experimentar?

 

Antes de tudo, precisaremos de bolinhas!

Para isso, que tal construirmos nossas próprias bolinhas de malabares?

Chame um adulto para te ajudar!

Precisaremos de: 

  • 1 pacote de bexigas (na verdade utilizaremos apenas algumas);
  • 200g de painço (se não encontrar substitua por arroz ou areia);
  • 1 saco plástico;
  • Tesoura sem ponta.

Observação: Painço é um tipo de grão, um cereal. Alguns o chamam de milho-miúdo ou milhete.

Agora siga as orientações do vídeo a seguir:


Caso não consiga fazer suas próprias bolinhas de malabares, você pode improvisar usando bolinhas de meiabolinhas de papel amassado e até mesmo limões!


Agora vamos aprender alguns movimentos básicos de malabares?

 

Procure um espaço adequado em sua casa e não tenha pressa!

*Atenção: Se precisar, faça uma pausa no vídeo e treine cada passo, até se sentir seguro para seguir para a próxima etapa!


Lembre-se: cada um tem o seu tempo para aprender!

 

Agora siga as orientações do vídeo abaixo:



Comente como foi a experiência no campo de comentários do blog e continue treinando!!!

Até breve!



07/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS DA NATUREZA

PROFESSORAS: JULIA, ROSELI E SUÊNIA

TEMA DA AULA: FASES DA LUA


LEMBRETE: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS, AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO!

 

NESTA AULA VAMOS APRENDER SOBRE AS FASES DA LUA

 

O PLANETA TERRA POSSUI APENAS UM SATÉLITE NATURAL, A LUA. APESAR DE SER O SEGUNDO CORPO MAIS BRILHANTE NO CÉU, ATRÁS SOMENTE DO SOLA LUA NÃO POSSUI BRILHO PRÓPRIO, SENDO ILUMINADA PELA LUZ SOLAR.

CONFORME A LUA SE DESLOCA EM TORNO DA TERRA DURANTE O MÊS, ELA APRESENTA QUATRO ASPECTOS DIFERENTES, QUE SÃO AS CHAMADAS “FASES DA LUA”DE ACORDO COM A LUMINOSIDADE, A LUA PODE SER CLASSIFICADA EM: CHEIA, MINGUANTE, NOVA OU CRESCENTE.


ESSE FENÔMENO OCORRE EM RAZÃO DO ÂNGULO EM QUE OBSERVAMOS A FACE DA LUA ILUMINADA PELO SOL. CADA FASE DA LUA TEM DURAÇÃO DE APROXIMADAMENTE SETE DIAS.

  • LUA CHEIA: CONSIDERADA POR MUITOS COMO A FASE MAIS BELA, A LUA CHEIA SE DÁ QUANDO O SOL ILUMINA TOTALMENTE A PARTE DA LUA VOLTADA PARA A TERRA.
  • LUA MINGUANTE: ESSA FASE É MARCADA PELA PERDA DE LUMINOSIDADE, NA QUAL OBSERVAMOS APENAS UMA FACE ILUMINADA, QUE FORMA UMA LETRA “C” AO CONTRÁRIO.
  • LUA NOVA: É MARCADA POR POUCA LUMINOSIDADE, POIS SUA FACE VOLTADA PARA A TERRA NÃO ESTÁ SENDO ILUMINADA PELO SOL.
  • LUA CRESCENTE: CONSIDERADA A FASE DE TRANSIÇÃO DA LUA NOVA PARA A LUA CHEIA, A LUA CRESCENTE É CARACTERIZADA POR RECEBER LUMINOSIDADE EM APENAS UMA FACE (NO LADO OPOSTO DA MINGUANTE).

FONTE: texto adaptado https://escolakids.uol.com.br/geografia/fases-da-lua.htm

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA AO EPISÓDIO “QUATRO LUAS PARA LUNA”





AGORA QUE VOCÊ LEU OS TEXTOS E ASSISTIU AO EPISÓDIO “QUATRO LUAS PARA LUNA”, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:


1) QUAIS SÃO AS QUATRO FASES DA LUA?


2) COMO É QUE A LUA MUDA SUAS FASES?


3) DE QUANTO EM QUANTO TEMPO A LUA MUDA DE FASE?


4) NO VÍDEO “QUATRO LUAS PARA LUNA”, A LUNA FEZ O EXPERIMENTO DA BOLA E DA LANTERNA. O QUE REPRESENTA A LUZ DA LANTERNA NESSE EXPERIMENTO?

(   ) A LUZ DA LANTERNA REPRESENTA A TERRA.

(   ) A LUZ DA LANTERNA REPRESENTA A LUZ DO SOL.

(   ) A LUZ DA LANTERNA REPRESENTA A LUA.

  


VOCÊ SABIA QUE A LUA AFETA A VIDA NA TERRA?

QUEM JÁ PASSOU DIAS NO LITORAL OU RESIDE EM LOCAIS PRÓXIMOS À PRAIA JÁ NOTOU QUE AS ÁGUAS DO MAR ORA SE AFASTAM, ORA SE APROXIMAM MAIS DA AREIA DA PRAIA. ESSE MOVIMENTO DE SUBIDA E DESCIDA DAS ÁGUAS EM RELAÇÃO À COSTA É CONHECIDO COMO MARÉ.

A MAIOR RESPONSÁVEL PELA MOVIMENTAÇÃO DAS ÁGUAS DOS OCEANOS É A LUA – NOSSO SATÉLITE NATURAL. SEM O PODER DE ATRAÇÃO QUE ELA EXERCE SOBRE AS ÁGUAS, OS OCEANOS E MARES FICARIAM NO MESMO NÍVEL.

COMO A LUA TEM O PODER DE MOVER VOLUMES TÃO GRANDES DE ÁGUA?

A PALAVRA “PODER” É BEM APROPRIADA. ESSE “PODER” DA LUA É A FORÇA GRAVITACIONAL QUE ELA EXERCE SOBRE TODOS OS OBJETOS NA TERRA, MAS, COM A ÁGUA, ISSO É MUITO MAIS VISÍVEL. QUANDO A LUA GIRA EM TORNO DE NOSSO PLANETA, ATRAI A TERRA PARA SI – COMO SE ESTIVESSE “PUXANDO” – E ESSA ATRAÇÃO PROVOCA MUDANÇAS NOS NÍVEIS DAS ÁGUAS.

COMO A LUA MOVIMENTA-SE E A TERRA TAMBÉM, A ATRAÇÃO EXERCIDA PELA LUA NÃO FICA RESTRITA A APENAS UM PONTO. AO SE MOVER, ELA FAZ A ÁGUA SUBIR E DESCER EM DIFERENTES REGIÕES DO GLOBO. ISSO QUER DIZER QUE A MARÉ PODE ESTAR ALTA EM UM PONTO DO PLANETA E BAIXA EM OUTRO.

COMO A TERRA REALIZA O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO – GIRA EM TORNO DO SEU PRÓPRIO EIXO –, FICA SEMPRE COM METADE DE SUA SUPERFÍCIE VOLTADA PARA A LUA. NESSAS REGIÕES, O PODER DE ATRAÇÃO GRAVITACIONAL É MAIOR, E AS MARÉS SÃO ALTAS. NAS ÁREAS OPOSTAS DO GLOBO, AS MARÉS ESTÃO BAIXAS, OU SEJA, AS MARÉS DEPENDEM DA LOCALIZAÇÃO DA LUA EM RELAÇÃO AO PLANETA TERRA.

SOL TAMBÉM POSSUI ESSE PODER DE ATRAÇÃO, NO ENTANTO, A INFLUÊNCIA DA LUA É SENTIDA DE MANEIRA MAIS FORTE, POIS, EMBORA AS DIMENSÕES DO SOL SEJAM EXTREMAMENTE SUPERIORES ÀS DA LUA E, PORTANTO, COM UM CAMPO GRAVITACIONAL MUITO MAIS POTENTE, A SUA DISTÂNCIA EM RELAÇÃO À TERRA REDUZ ESSE IMPACTO SOBRE AS MARÉS.

FONTE: texto adaptado https://brasilescola.uol.com.br/geografia/mares.htm

 

PARA ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE A INFLUÊNCIA DA LUA NAS MARÉS, CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO “EFEITO DE MARÉ- A LUA E O SOL PUXANDO A ÁGUA DA TERRA”.




PARABÉNS!

 VOCÊ CONCLUIU SUA ATIVIDADE! ATÉ A PRÓXIMA.


07/11/2020 - ATIVIDADE 06 - ARTES

PROFESSORES: MÔNICA E VITÓRIA

TEMA DA AULA: ARTE INDÍGENA / ARTE PLUMÁRIA

SEGUEM ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA/ALUNOS(AS) - ATIVIDADE 06 DE ARTE:

  • AS SUAS RESPOSTAS PODEM SER FEITAS EM UMA FOLHA DE SULFITE, CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE SALA DE AULA;
  • ORGANIZAR POR DATAS E GUARDAR A SUA PRODUÇÃO PARA QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS PRESENCIAIS MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS.

QUALQUER DÚVIDA, FALE CONOSCO PELO BLOG NO ESPAÇO COMENTÁRIOS.

TEMA: ARTE INDÍGENA/ ARTE PLUMÁRIA

O BRASIL POSSUI UMA DIVERSIDADE CULTURAL MUITO GRANDE DEVIDO A SUA FORMAÇÃO. OS ÍNDIOS JÁ ERAM HABITANTES DO BRASIL QUANDO PORTUGUESES AQUI CHEGARAM, E LOGO DEPOIS OUTRAS RAÇAS TAMBÉM. A CONTRIBUIÇAO DAS DIVERSAS CULTURAS QUE FORMARAM A CULTURA BRASILEIRA É HOJE RECONHECIDA E REGISTRADA EM LIVROS E MUSEUS.

 

PARA REFLETIR....

NO BRASIL, CONVIVEM PESSOAS COM DIFERENTES ORIGENS CULTURAIS. O QUE VOCÊ PENSA DISSO?

 

AGORA OBSERVE COM ATENÇAO AS IMAGENS ABAIXO:


 INDÍGENAS KALAPALO / XINGU-MT TOCANDO FLAUTA TAQUARA, RITUAL EM HOMENAGEM AOS MORTOS  


INDÍGENAS KALAPALO / XINGU-MT EM RITUAL DE DANÇA- CENA ATUAL

1. O QUE VOCÊ PENSA A RESPEITO DAS PINTURAS OBSERVADAS NO CORPO DOS ÍNDIOS?

 

2. DESCREVA OS ENFEITES CORPORAIS QUE VOCÊ OBSERVOU ALÉM DAS PINTURAS CORPORAIS.

 

ARTE INDIGENA BRASILEIRA

É A ARTE PRODUZIDA PELOS POVOS NATIVOS DO BRASIL. CONSIDERANDO A GRANDE DIVERSIDADE DE TRIBOS INDÍGENAS, PODEMOS DIZER QUE ELAS SE DESTACARAM NA CERÂMICA DE UTENSÍLIOS, NO TRANÇADO DE CESTAS, NOS ENFEITES E TAMBÉM NA PINTURA CORPORAL, COMO OBSERVAMOS NAS IMAGENS ANTERIORES.

AGORA OBSERVE EM TODOS OS OBJETOS A SEGUIR O GRAFISMO (OS DESENHOS) DAS PEÇAS. ELES COSTUMAM AGREGAR DESENHOS GEOMÉTRICOS, PINTURAS E TINGIMENTOS EM SEUS OBJETOS DE USO.


CHOCALHOS UTILIZADOS NOS RITUAIS DE MÚSICA E DANÇAS

CESTARIA: UTENSÍLIOS USADOS PARA GUARDAR OU TRANSPORTAR OS ALIMENTOS



CERÂMICA DE UTENSÍLIOS/PREPARO DE ALIMENTOS


PARA SABER MAIS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:


https://www.youtube.com/watch?v=ky7afsv9bCk

               

ARTE PLUMÁRIA

COMPÕEM A ARTE PLUMÁRIA OS OBJETOS DE USO CORPORAL FEITOS COM PENAS E PLUMAS DE AVES JUNTAMENTE COM OUTROS MATERIAIS E USADOS PELOS ÍNDIOS COMO ORNAMENTOS, ENFEITES CORPORAIS, EM SEUS RITUAIS OU NO DIA A DIA. OBSERVE ALGUNS EXEMPLOS ABAIXO:


INDÍGENAS DA ETNIA BORORO-2013

COCAR: ORNAMENTO USADO NA CABEÇA EM RITUAIS


MOÇAS INDÍGENAS DA ETNIA KARAJÁ-2013



A ARTE PLUMÁRIA É UMA ARTE MUITO VISTOSA E COLORIDA, UMA DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS MAIS CONHECIDAS E IMPACTANTES DAS CULTURAS NATIVAS DO BRASIL.

O COCAR É UM ORNAMENTO, ENFEITE EM FORMA DE ARCO, FEITO DE PENAS COLORIDAS E UTILIZADO PELOS HOMENS, NA CABEÇA, DURANTE OS RITUAIS QUE PRATICAM.

 

 E AGORA, QUE TAL PRODUZIR UM COCAR?

IMAGINE QUE VOCÊ MORE NUM LUGAR ONDE SE USAM COCARES.

QUE TAL FAZER UM COCAR DE PENAS DE PAPEL?

ESCOLHA FORMA E TAMANHO E AS CORES DAS PENAS, E SIGA AS ORIENTAÇÕES ABAIXO:







INVENTE E
 CRIE, BRINQUE BASTANTE! PODE CRIAR OUTRAS PEÇAS, VAI SER MUITO DIVERTIDO!

NÃO SE ESQUEÇA DE TRAZER QUANDO VOLTARMOS À ESCOLA, E MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS!

                              

ATÉ A PRÓXIMA AULA!



30/10/2020 - ATIVIDADE 6 - MATEMÁTICA 

PROFESSORES: ROSELI, JÚLIA E SUÊNIA

TEMA DA AULA: ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE

LEMBRETE: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS, AS PROFESSORAS VÃO CONFERIR TUDO!

NESTA ATIVIDADE VAMOS APRENDER SOBRE ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE.

ACESSE O LINK ABAIXO E ASSISTA A UM VÍDEO SOBRE ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE!

https://www.youtube.com/watch?v=QfV2cmcMsi4&t=9s

 

VAMOS REVER O CONTEÚDO COM OS NÚMEROS E AS SEQUÊNCIAS DE 0 A 9.

 

OS NÚMEROS SÃO SÍMBOLOS UTILIZADOS PARA EXPRESSAR A IDEIA DE QUANTIDADE.

VEJA QUAIS SÃO ELES:





UTILIZANDO OS NÚMEROS CONHECIDOS, VAMOS REPRESENTAR A QUANTIDADE DE BALÕES EM CADA QUADRO:

UM BALÃO → REPRESENTAMOS PELO NÚMERO 1.


DOIS BALÕES – REPRESENTAMOS PELO NÚMERO 2.

TRÊS BALÕES – REPRESENTAMOS PELO NÚMERO 3.

QUATRO BALÕES – REPRESENTAMOS PELO NÚMERO 4.


CINCO BALÕES – REPRESENTAMOS PELO NÚMERO 5.

SEIS BALÕES – REPRESENTAMOS PELO NÚMERO 6.

SETE BALÕES – REPRESENTAMOS PELO NÚMERO 7.


OITO BALÕES – REPRESENTAMOS PELO NÚMERO 8

NOVE BALÕES – REPRESENTAMOS PELO NÚMERO 9.

NENHUM BALÃO – REPRESENTAMOS PELO NÚMERO 0.


OS NÚMEROS PODEM SER ESCRITOS NA SEQUÊNCIA NUMÉRICA CRESCENTE OU NA SEQUÊNCIA NUMÉRICA DECRESCENTE. NÃO SE LIMITA APENAS NA ESCRITA NUMÉRICA DE 0 9 MAIS COM NÚMEROS MAIORES INFINITAMENTE VEJA O EXEMPLO ABAIXO:

EXEMPLO360,361,362,363,364, ESTÃO NA ORDEM CRESCENTE.


VEJA QUE AS ÁRVORES ESTÃO NA ORDEM CRESCENTE DE TAMANHO.



E OS CARROS ESTÃO NA ORDEM DECRESCENTE DE TAMANHO.



A COMPARAÇÃO ENTRE OS NÚMEROS É FEITA UTILIZANDO OS SEGUINTES SÍMBOLOS:     



FONTE: https://escolakids.uol.com.br/matematica/conhecendo-os-numeros.htm,

Texto adaptado - acesso em 02/10/20.



 

AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU AO VÍDEO E LEU O TEXTO, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO EM SEU CADERNO!!!


1. COMPLETE OS ESPAÇOS COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO EM ORDEM CRESCENTE.



2. OS NÚMEROS DOS DEGRAUS DA ESCADA ESTÃO EM ORDEM DECRESCENTE. DIGA EM QUAL DEGRAU ESTÁ A BOLA DE ANDRÉ.


3. COLOQUE OS NÚMEROS ABAIXO EM ORDEM CRESCENTE:




R: _____________________________________.

 

4. COMPLETE AS SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS ABAIXO:

A) 428, 429, 430, ___, ____, ____, ____, ____.

B) 380, 378, 376, ____, ____, ____, ____, ____.

C) 59, 58, 57, ____, ____, ____, ____, ____.

 

5.  AS BORBOLETAS ABAIXO ESTÃO EM ORDEM CRESCENTE OU DECRESCENTE?



R: ____________________________________.

6. COLOQUE OS SINAIS  MAIOR QUE OU  MENOR QUE, DE ACORDO COM OS NÚMEROS APRESENTADOS. 

A) 21 ____ 29 

B) 19 ____ 13 

C) 35 ____ 8 

D) 53 ____ 41


E AGORA, PARA CONCLUIR NOSSA ATIVIDADE, SEGUE UMA SUGESTÃO PARA VOCÊ BRINCAR E SE DIVERTIR. QUE TAL? 

CLIQUE NO LINK A SEGUIR E ACESSE O “JOGO DO MACACO”. 

NELE VOCÊ VAI SER DESAFIADO A FAZER O MACAQUINHO PULAR PARA ALCANÇAR O SEU OBJETIVO. E A CADA FASE, APÓS O MACACO ATINGIR OS OBJETIVOS, VOCÊ TERÁ QUE COLOCAR ALGUNS NÚMEROS EM ORDEM CRESCENTE E DECRESCENTE, COMO APRENDEMOS HOJE. 

A ATIVIDADE NÃO É OBRIGATÓRIA.



PARABÉNS!!

VOCÊ CONCLUIU SUA ATIVIDADE ATÉ A PRÓXIMA!


30/10/2020 - ATIVIDADE 06 - INGLÊS 

PROFESSORES: FLÁVIA E RIVANEIDE

TEMA DA AULA: PERSONAL PRONOUNS































24/10/2020 - ATIVIDADE 6 - LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORES: ROSELI, JÚLIA E SUÊNIA


LEMBRETE: TODAS AS ATIVIDADES DEVEM SER REALIZADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS, AS PROFESSORAS VÃO CONFERIR TUDO!

COM CERTEZA VOCÊ JÁ CONHECE A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS, MAS VOCÊ SABIA QUE HÁ DIFERENTES VERSÕES DESTA MESMA HISTÓRIA?

ESTE CONTO INFANTIL É LIDO EM TODO O MUNDO DESDE O SÉCULO XVIII. A HISTÓRIA DOS TRÊS PORQUINHOS VEM MARCANDO GERAÇÕES, ELA É MUITO CONHECIDA.

NA ATIVIDADE DE HOJE VOCÊ IRÁ CONHECER UMA VERSÃO DIFERENTE DAQUELA QUE ESTUDAMOS EM NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA.

VAMOS CONHECER UMA NOVA VERSÃO DESTA HISTÓRIA LENDO O TEXTO ABAIXO E EM SEGUIDA, ASSISTINDO AO VÍDEO.


CAMPANHA OS TRÊS PORQUINHOS E A MATA ATLÂNTICA ALCANÇAM 10 MILHÕES DE VISUALIZAÇÕES

ESTA RELEITURA DO CLÁSSICO INFANTIL SE INICIA APÓS A HISTÓRIA ORIGINAL – OS ANIMAIS, AO SE SENTIREM SEGUROS PELOS MUROS DE TIJOLOS, DESTROEM A FLORESTA E CONSTROEM MAIS CASAS, EMPRESAS E INDÚSTRIAS. O QUE ELES NÃO ESPERAVAM ERA QUE A MATA FOSSE FAZER TANTA FALTA. A NARRAÇÃO É FEITA PELOS ANIMAIS, QUE REPRESENTAM AS PESSOAS E A LUTA PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. AO FIM DA HISTÓRIA, É POSSÍVEL VER UM NOVO CENÁRIO, EM QUE HÁ EQUILÍBRIO ENTRE O PROGRESSO E A NATUREZA.

O VÍDEO AINDA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA RESTAURAÇÃO DA NOSSA FLORESTA. NA MATA ATLÂNTICA – JÁ QUE NO BIOMA, O MAIS AMEAÇADO DO BRASIL, RESTAM APENAS 12,4% DE SUA ÁREA ORIGINAL. PROVA DISSO SÃO OS NOVOS DADOS DE DESMATAMENTO DO BIOMA, DIVULGADOS PELA FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA E INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). O ATLAS DA MATA ATLÂNTICA CONSTATOU UMA REDUÇÃO DE 56,8% NO DESMATAMENTO ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2017 COMPARADO AO PERÍODO DE 2015-2016. NO ÚLTIMO ANO, FORAM DESTRUÍDOS 12.562 HECTARES OU 125 KM², NOS 17 ESTADOS DO BIOMA. TRATA-SE DO MENOR ÍNDICE TOTAL DE DESMATAMENTO DESDE QUANDO AS ORGANIZAÇÕES MONITORAM O BIOMA – 32 ANOS.

APESAR DA REDUÇÃO, A SOS MATA ATLÂNTICA CHAMA A ATENÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DE UM COMPROMISSO DE TODA A SOCIEDADE PELA PROTEÇÃO DO BIOMA PARA QUE O DESMATAMENTO REDUZA AINDA MAIS E QUE SEJA ALCANÇADO O DESMATAMENTO ILEGAL ZERO – EM TORNO DE 100 HECTARES OU 1KM², JÁ PRESENTE EM SETE ESTADOS – CEARÁ, ESPÍRITO SANTO, MATO GROSSO DO SUL, PARAÍBA, RIO DE JANEIRO, RIO GRANDE DO NORTE E SÃO PAULO.


Fontes: Texto Adaptado     

https://www.sosma.org.br/noticias/campanha/

https://escolakids.uol.com.br/portugues/maiuscula-e-minuscula.htm

https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=biomas

https://www.dicio.com.br/pesquisa.php?q=HECTARES






GLOSSÁRIO:   


  • BIOMA: É UMA GRANDE COMUNIDADE DE PLANTAS E ANIMAIS QUE, EQUILIBRADA E ESTÁVEL, ESTÁ ADAPTADA ÀS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS OU ECOLÓGICAS.

  • HECTARES: HECTARES É O PLURAL DE HECTARE. É UMA Medida de superfície, simbolizada por ha, com valor igual a cem ares ou a um hectômetro (que são outras unidades de medida).

 

AGORA VAMOS APRENDER A USAR AS LETRAS MAIÚSCULA E MINÚSCULA


 AO ESCREVERMOS USAMOS LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS, QUE VARIAM DE ACORDO COM AS PALAVRAS. AS LETRAS MAIÚSCULAS SÃO USADAS NO INÍCIO DAS FRASES, QUE CONTINUAM A SEREM ESCRITAS COM LETRAS MINÚSCULAS. SE NO MEIO DA FRASE TIVER ALGUM NOME PRÓPRIO, NOME DE PESSOAS OU ANIMAIS, ESSE TAMBÉM DEVERÁ SER ESCRITO COM LETRA MAIÚSCULA.

EXEMPLO 1:  Fui passear na casa da tia Mariana e brinquei com sua gatinha Mimi.

AS LETRAS MAIÚSCULAS TAMBÉM SÃO USADAS PARA ESCREVER NOMES DE CONTINENTES, PAÍSES, ESTADOS, REGIÕES E CIDADES, POIS TAMBÉM SÃO NOMES PRÓPRIOS. ISSO DEVE ACONTECER, MESMO QUE TAIS NOMES APAREÇAM NO MEIO OU NO FINAL DA FRASE.

 

EXEMPLO 2:   O único país pentacampeão em copas do mundo é o Brasil.

 

NOMES DE RIOS TAMBÉM DEVEM SER ESCRITOS COM. LETRAS MAIÚSCULAS.


EXEMPLO 3: O rio Amazonas está localizado na região Norte do Brasil.


PARA ESCREVER NOMES DE COISAS OU OBJETOS, USAMOS LETRA 
MINÚSCULA. ELES SÃO CHAMADOS DE NOMES COMUNS E POR ISSO SÃO ESCRITOS COM LETRAS MINÚSCULAS.

 

EXEMPLO: Saí com minha prima para tomar sorvete. Depois passamos na banca e compramos gibis.


DE ACORDO COM OS TEXTOS E O VÍDEO, RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

1) NO TEXTO “OS TRÊS PORQUINHOS E A MATA ATLÂNTICA ALCANÇAM 10 MILHÕES DE VIZUALIZAÇÕES”, POR QUE OS ANIMAIS DESTROEM A FLORESTA?

2) QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE A NOVA VERSÃO DO CONTO DOS TRÊS PORQUINHOS, CHAMANDO A ATENÇÃO DA SOCIEDADE PARA REDUZIR O DESMATAMENTO? 

3) O VÍDEO “OS TRÊS PORQUINHOS E A MATA ATLÂNTICA” APRESENTA UMA VERSÃO EM QUE O LOBO E OS PORQUINHOS TÊM UMA INVERSÃO DE PAPÉIS. OU SEJA, QUEM TINHA BOAS POSTURAS PASSA A SER MALVADO NESSA VERSÃO, E QUEM ERA MALVADO PASSA A FAZER O BEM.

PARA COMPROVAR ESSA INVERSÃO DE PAPÉIS, RELACIONE AS INFORMAÇÕES DAS DUAS TABELAS A SEGUIR, IDENTIFICANDO OS PERSONAGENS COM AS AÇÕES BOAS OU RUINS, NAS DUAS VERSÕES DA HISTÓRIA. 


PERSONAGENS

OS TRÊS PORQUINHOS

1

O LOBO

2


AÇÕES

 

NA NOVA VERSÃO, SE UNE A OUTROS ANIMAIS DA FLORESTA, COM A MISSÃO DE ESPALHAR SEMENTES EM “PORCO SEGURO”, PARA REPLANTAR E CRIAR UM MUNDO MELHOR, COM RESPEITO E UNIÃO. ESSA É UMA POSTURA BOA.

 

NA NOVA VERSÃO, CONSTROEM A CIDADE DE “PORCO SEGURO”, COM GRANDES FÁBRICAS QUE POLUEM E DESTROEM E MEIO AMBIENTE. ESSA FOI UMA AÇÃO RUIM.

 

NA VERSÃO ORIGINAL DESTRUÍA AS CASAS DOS OUTROS. ESSA ERA UMA POSTURA RUIM.

 

NA HISTÓRIA ORIGINAL A POSTURA ERA BOA, NÃO FAZIAM MAL A NINGUÉM, SÓ TENTAVAM SE DEFENDER.


PREENCHA NESSA COLUNA, O NÚMERO CORRESPONDENTE AOS PERSONAGENS

 

4) QUAL A DIFERENÇA DO CONTO ORIGINAL E O VÍDEO DA CAMPANHA “OS TRÊS PORQUINHOS E A MATA ATLÂNTICA”?

                                                                

 5) COLOQUE (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA  FALSO.



(   ) NOMES DE PESSOAS ESCREVEMOS COM LETRA MAIÚSCULA.


(   ) AO INICIAR UM TEXTO, USAMOS LETRA MINÚSCULA.


(   ) NOMES DE CIDADES E PAÍSES SE ESCREVEM COM LETRA MINÚSCULA.


(   ) NOMES DE OBJETOS SE ESCREVEM COM LETRA MINÚSCULA.

6) REESCREVA EM SEU CADERNO AS FRASES COM A ESCRITA CORRETA EM RELAÇÃO AO USO DE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS.

      EXEMPLO: O AMAZONAS É O MAIOR RIO DO MUNDO. 


A) BRASILIA É A CAPITAL DO BRASIL. 

B) MARIA TEM UMA GATA CHAMADA MIMI.

C) O BRASIL É UM PAÍS DA AMÉRICA DO SUL. 

D) CARLA É MINHA AMIGA.



PARABÉNS!

VOCÊ CONCLUIU SUA ATIVIDADE. ATÉ A PRÓXIMA!


EM CASO DE DÚVIDAS, CLIQUE AQUI




25/10/2020 - ATIVIDADE 06 - SALA DE LEITURA

PROFESSORA: GIOVANNA

Bem vinda(o) a mais uma aula de Leitura!

Material:

Folha de anotação para sua reflexão (pode ser em um caderno ou folha solta para entregar em aula).

Atividade:

Você vai ouvir no link abaixo um áudio meu lendo a história “A Moça Inteligente”, reconto do livro Novas Histórias Antigas, de Rosane Pamplona. Após a apreciação, responda às perguntas abaixo.

A Moça Inteligente

https://soundcloud.com/user-892482557/a-moca-inteligente-de-rosane-pamplona/s-JLIwxzFmtP5


Capa do livro de Rosane Pamplona

Perguntas:

1. Qual o bem mais valioso para a moça da história e o que ela nos ensina com seu gesto?

2. A história é muito antiga e tem elementos e comportamentos que não são mais usados por nós em tempo atuais. Você consegue identificar alguns desses comportamentos? Cite-os.

3. Quais ligações podemos fazer entre a história ouvida e o empoderamento feminino?

Histórias, mesmo antigas e com comportamentos diferentes dos habituais, nos ajudam a refletir sobre o mundo. Assim, podemos fazer reflexões sobre as mudanças e evoluções existentes entre os tempos!

Conta para mim lá no blog da escola se você curtiu a atividade dessa semana!

Fique em casa e se proteja!

Uma beijoca

Professora Giovanna – POSL


25/10/2020 - ATIVIDADE 6 - INFORMÁTICA

PROFESSOR: MANOEL

OLÁ, PESSOAL!


VOCÊS JÁ ESTÃO SABENDO SOBRE O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020 “VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA”? AQUI NO BLOG TEMOS UMA ABA ESPECIAL PARA ESTE EVENTO. MAS, COMO ASSIM SARAU? SELECIONAMOS UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊS CONHECEREM UM POUQUINHO SOBRE ESTE ASSUNTO.

VAMOS LÁ? COM O APOIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

FOREST QUER SABER: O QUE É UM SARAU? (#erros no final)

https://www.youtube.com/watch?v=QA6kpDGARHc


AGORA QUE VOCÊS VIRAM QUE PODEMOS EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE E NOSSOS TALENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS, PARTICIPEM DAS PROPOSTAS ORIENTADAS POR SEUS PROFESSORES. SERÁ UM MOMENTO BEM ESPECIAL PARA NOS REENCONTRARMOS, MESMO QUE VIRTUALMENTE!

AGORA, VAMOS EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO?

JOGO: MATH SLITHER

 

DESCRIÇÃO: DESENVOLVER A COMPREENSÃO, O RACIOCÍNIO LÓGICO E O CÁLCULO DE FORMA DIVERTIDA E INTERESSANTE.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: NÚMEROS - CÁLCULO MENTAL – ADIÇÃO – SUBTRAÇÃO

COMO JOGAR:

1º: SELECIONE O SEU ANO ESCOLAR:

2º: ESCOLHA SEU DESAFIO:

EXEMPLO:

ADDITION = ADIÇÃO (MAIS)

ADD (SOMAR)

10 + 20 = ?

 

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DO NÚMERO 30.  SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI AUMENTANDO. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI DIMINUIR. EVITE ACERTAR OS OBSTÁCULOS (OUTROS PARTICIPANTES)! 

 

OUTRO EXEMPLO:

NUMBER PROPERTIES = COMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS

HOW DO YOU MAKE 4? (COMO VOCÊ FORMA O NÚMERO 4?)

+ 1

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DOS NÚMEROS 3 + 1

SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI AUMENTANDO. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI DIMINUINDO.

 

PARA FINALIZAR OS EXEMPLOS:

SUBTRACTION = SUBTRAÇÃO (MENOS)

FILL IN THE MISSING NUMBER. (PREENCHA O NÚMERO QUE FALTA)

- ? = 3

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DO NÚMERO 1

SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI CRESCER. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI REDUZIR.

 

ACEITE O DESAFIO E ESCOLHA QUAL CÁLCULO VOCÊ QUER EXERCITAR!

 

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

https://www.minijogos.com.br/jogo/math-slither

 

PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:

CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA FAZER O PASSEIO VIRTUAL, QUANDO FOR POSSÍVEL. 

 

AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O CASTELO RÁ-TIM-BUM!

CASTELO RÁ-TIM-BUM!

CONSIDERADO UM DOS GRANDES SUCESSOS DA TV CULTURA, O CASTELO RÁ-TIM-BUM FOI PRODUZIDO E EXIBIDO PELA EMISSORA ENTRE 1994 E 1997. COM 90 EPISÓDIOS, A SÉRIE MARCOU A HISTÓRIA DA PROGRAMAÇÃO INFANTIL DA TELEVISÃO BRASILEIRA. GANHOU O PRÊMIO DA APCA (ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CRÍTICOS DE ARTE) EM 1994 E VIROU FILME EM 1999. A ARQUITETURA DA MAQUETE DO CASTELO FOI INSPIRADA NO ESTILO MODERNISTA DO ARTISTA CATALÃO ANTONI GAUDÍ, QUE PROJETOU A BASÍLICA DA SAGRADA FAMÍLIA, UMA DAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE BARCELONA.  

FONTE: https://saopauloparacriancas.com.br/exposicao-do-castelo-ra-tim-bum-online-passeio-360/

AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK A SEGUIR:

http://www.fotosintese360.com.br/tour/ratimbum?utm_source=blogsaopauloparacriancas&utm_medium=site_sppc&utm_campaign=exposicao_virtual_castelo_ra_tim_bum

 

ATÉ A PRÓXIMA!

PARA ACESSAR AS ATIVIDADES ANTERIORES: CLIQUE AQUI

2 comentários:

  1. foi muoto bom a aula de educacao fisica e eu vou cotinuar treinado eu estou morrendo de saudade das professoras maria eduarda

    ResponderExcluir
  2. Queridos alunos e familiares! Espero que todos estejam bem de saúde e se cuidando! Essa proposta de atividades, está um show!! criei, com muito carinho, uma "SALA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA! Você poderá acessar pelo computador ou pelo celular. Ao clicar em alguns objetos você terá uma surpresa!! Todos os alunos estão convidado a conhecer a sala e assim aprender um pouco mais. Depois você me conta se gostou da aula.
    Um beijo no coração de cada um!!
    Professora: Zenilda

    ResponderExcluir