Chegamos à nossa atividade final. Mais um ano está alcançando o fim. Este deve ter sido o ano mais desafiador de todos para a maioria das pessoas. Eu, particularmente, enfrentei neste ano um desafio muito duro: tentar ensinar História sem conhecer as histórias de meus estudantes, sem conhecer seus olhares, sorrisos, medos e expectativas. Sei que, infelizmente, existem outras realidades mais duras que a minha, mas isso me afetou muito.
Em Março, quando tudo isso começou, quem imaginava que fosse durar tanto? Está durando, infelizmente. Espero que, na medida do possível, todos e todas tenham chegado bem até aqui.
Neste momento em que tantos obstáculos nos impedem de experimentar as coisas de forma completa, desejo que nossas atividades possam ter servido para conhecer e pensar sobre coisas novas - além de despertar o desejo de conhecer mais. Desejo também que elas possam ter servido de distração nos momentos de tédio e insegurança.
Com certeza não realizei o melhor trabalho de todos, mas me empenhei ao máximo e espero que este empenho possa ser sentido por vocês como um abraço de afeto, união e de respeito a todos e todas. Tenho certeza de que merecem.
Nossa atividade final está baseada na atividade 3 do caderno Trilhas de Aprendizagens, sugerida para a nossa sexta semana de atividade no blog, e na observação do quadro de memórias abaixo.
Portanto, observem o quadro de memória que apresenta os 6 tópicos pelos quais passamos ao longo deste tempo em que trabalhamos juntos para depois fazer o que se pede:
2. Qual a justificativa dada pelas empresas de aplicativos para evitar reconhecer os Navegue na página do quadro de memórias até encontrar o quadro sobre o qual deseja registrar a sua resposta;
3. Após observar os tópicos estudados, escolha dois que você julga que foram os mais importantes.
( ) Tópico 1. Brasil e países africanos: ligados pela escravidão
( ) Tópico 2. Colonizadores e indígenas no território brasileiro
( ) Tópico 3. Outros indígenas na América do Sul
( ) Tópico 4. Capoeira e a diáspora africana
( ) Tópico 5. Inovações tecnológicas e sociedade
( ) Tópico 6. Precarização do trabalho
4. Justifique a importância dos dois tópicos escolhidos por você:
Depois de registrar sua justificativa no caderno, você também pode registrá-la nos comentários, direto na página do nosso quadro de memórias. Para isso, siga o passo a passo:
1. Acesse o link abaixo:
http://gg.gg/quadrodememorias-7-2020
2. Navegue na página do quadro de memórias até encontrar o quadro sobre o qual deseja registrar a sua resposta;
3. Clique em “Adicionar comentários”, conforme destacado com a seta vermelha, na figura abaixo:
4. Escreva sua resposta! Quem sabe podemos conversar um pouquinho antes de o ano acabar? Volte a acessar da mesma forma, alguns dias depois, que encontrará um comentário meu.
Qualquer dúvida nesse acesso, faça comentário no blog mesmo que eu tento ajudar.
E por aqui me despeço. Infelizmente, no próximo ano não estarei com vocês. A EMEF Vianna Moog deve receber dois novos professores de História. Desejo que eles estejam à altura do que vocês e esta escola merecem: o melhor!
Como professor de História espero que o que vocês aprenderam e seguirão aprendendo, não apenas este ano e nem apenas na escola, sirva para reconhecer que o bem-estar e os desafios que vivemos no presente são uma herança das gerações que vieram antes. Da mesma maneira, está em nossas mãos deixar para as próximas gerações um mundo mais justo, tolerante e sustentável. Isso só é possível se soubermos como chegamos até aqui, estivermos sempre abertos para mudar nosso comportamento a partir do que aprendemos e lutarmos pela transformação daquilo que julgamos necessário. Afinal, como diz o poeta Manoel de Barros:
13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - GEOGRAFIA
Desejamos que estejam todos bem e se cuidando!
Professores João Luís e Sônia Mambro
ATENÇÃO: ESTA É A ÚLTIMA AULA DE GEOGRAFIA DO ANO.
INSTRUÇÕES GERAIS
- Esta atividade é referente à ATIVIDADE 4 – “A EXPANSÃO DA PRODUÇÃO DE SOJA” (p. 190 a 192), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2;
- Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-nos da forma mais completa possível;
- Faça seus estudos com muita atenção e capricho!
- LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.
Para a realização das atividades é importante que faça a leitura com atenção do texto abaixo. Vamos lá?
A ocupação do Centro-Oeste e a importância do agronegócio
MAPA POLÍTICO – REGIÃO CENTRO-OESTE
Imagem 1 – Criação de gado em Rondonópolis (MT) Foto: Roosewelt /Agência Brasil. Fonte: G1/Globo. |
Imagem 2 – Plantação de soja em Goiás. Foto: "Marcelo Andrade/Gazeta do Povo" / Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br. |
Imagem 3 – Vista parcial de Goiânia, capital do estado de Goiás e o principal polo industrial e urbano da região Centro-Oeste. |
Fonte: Portal de periódicos UFF. Mapeamento do processo histórico de expansão urbana do município de Goiânia – GO. |
13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - EDUCAÇÃO FÍSICA
APÓS TODOS VOTAREM CONTAREMOS QUANTOS IMPOSTORES FORAM ELIMINADOS E QUANTOS INOCENTES FORAM JOGADOS PARA FORA DA NAVE.
NO FINAL DA SEMANA, JUNTO COM AS RESPOSTAS, MANDAREI O RESULTADO.
SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM VENCER OS IMPOSTORES OU SERÁ QUE A NAVE VAI SER SABOTADA?
PARA JOGAR, ACESSEM O LINK ABAIXO:
OLÁ, TURMA!
ESTA É A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO ANO. FAÇAM DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.
ESPERO QUE TODOS(AS) ESTEJAM BEM E COM SAÚDE.
BOA SEMANA E BONS ESTUDOS.
UM GRANDE ABRAÇO!
PROFª TATI
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS
OS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS EXISTEM DE FORMA ESPONTÂNEA, NA NATUREZA, E TAMBÉM OCORREM EM PROCESSOS INDUSTRIAIS, CRIADOS E PROVOCADOS PELO SER HUMANO.
NA PRÁTICA, PARA VOCÊ NÃO ESQUECER, REFLITA SOBRE OS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS COMO PROCEDIMENTOS SIMPLES COMO A EVAPORAÇÃO, QUE DÁ ORIGEM A SEPARAÇÃO DO SAL E DA ÁGUA, OU COMO A DESTILAÇÃO, MUITO CONHECIDA NO NOSSO PAÍS PELA PRESENÇA DESTE PROCESSO NA PRODUÇÃO DA CACHAÇA.
TODOS ELES SÃO PROCESSOS PARA SEPARAR COMPONENTES DE UMA MISTURA.
DESTILAÇÃO SIMPLES
A DESTILAÇÃO SIMPLES, POR EXEMPLO, SEPARA COMPOSTOS COM MUITAS DIFERENÇAS DE PONTO DE EBULIÇÃO (PONTO DE FERVURA).
VEJA NA IMAGEM UM SISTEMA DE DESTILAÇÃO.
UMA REFINARIA DE PETRÓLEO, POR EXEMPLO, NADA MAIS É QUE UM COMPLEXO SISTEMA DE DESTILAÇÃO FRACIONADA, QUE ‘SEPARA’ COMPONENTES ESPECÍFICOS TAIS COMO GÁS, GASOLINA, QUEROSENE, ÓLEO COMBUSTÍVEL, ÓLEO LUBRIFICANTE, PARAFINA, E ASFALTO.
VEJA NA FIGURA UMA REPRODUÇÃO SIMPLES DO QUE SERIA UMA REFINARIA DE PETRÓLEO:
FIGURA: DESTILAÇÃO FRACIONADA DO PETRÓLEO |
SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS
SEDIMENTAÇÃO
A SEDIMENTAÇÃO É UM PROCESSO NO QUAL UMA MISTURA QUE EXIBE MAIS DE UMA FASE, ONDE OS COMPONENTES TÊM DIVERSAS DENSIDADES (MISTURA DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS), SÃO SEPARADOS PELA AÇÃO DA GRAVIDADE.
UM EXEMPLO SIMPLES É A SEPARAÇÃO DE PARTÍCULAS DE TERRA DA ÁGUA, OU ATÉ DE SEPARAR A AREIA DA ÁGUA. É ALGO BASTANTE SINGELO, MAS QUE É UM PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS, COMPREENDEU?
A SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DO SANGUE (PARTÍCULAS SÓLIDAS SÃO SEPARADAS DO PLASMA) POR MEIO DE CENTRIFUGAÇÃO (AUMENTA A VELOCIDADE DA SEPARAÇÃO DAS PARTÍCULAS SÓLIDAS, OBRIGANDO-AS A PERMANECEREM NO FUNDO DO RECIPIENTE) TAMBÉM É UM PROCESSO DE SEDIMENTAÇÃO.
DECANTAÇÃO
A DECANTAÇÃO É USADA PARA SEPARAÇÃO, ESPECIALMENTE, DE DOIS LÍQUIDOS IMISCÍVEIS (QUE NÃO PODEM SE MISTURADOS). EX.: ÓLEO E ÁGUA. COMO ELES NÃO SE MISTURAM, IMEDIATAMENTE OCUPAM POSIÇÕES DIFERENTES NUM RECIPIENTE DEPOIS DE UM TEMPO EM REPOUSO SOB CONDIÇÕES ADEQUADAS.
VEJA NA FIGURA.
FILTRAÇÃO
O SISTEMA DE FILTRO É USADO PARA SEPARAR MISTURAS DE LÍQUIDO-SÓLIDO OU DE SÓLIDO-VAPOR (OU GÁS). PARA ISSO, SÃO UTILIZADOS FILTROS COM PEQUENOS POROS. COAR CAFÉ, OU ‘PASSAR UM CAFÉ’, COMO SE FALA NO NOSSO PAÍS, É UM PROCESSO CLÁSSICO DE FILTRAÇÃO.
UM COADOR DE CAFÉ É UM FILTRO CLÁSSICO.
FIGURA: PREPARAÇÃO DE CAFÉ |
CATAÇÃO
A CATAÇÃO É UM PROCESSO TÍPICO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS DE DOIS OU MAIS SÓLIDOS. OS SÓLIDOS SÃO SEPARADOS MECÂNICA OU MANUALMENTE. “CATAR O FEIJÃO” ANTES DE COZINHAR, POR EXEMPLO, TEM COMO OBJETIVO SEPARAR PEQUENAS PEDRAS OU SUJEIRAS DO FEIJÃO, E TAMBÉM SEPARAR GRÃOS QUE ESTEJAM FORA DO PADRÃO ALMEJADO, SEJA PELA EXISTÊNCIA DE PRAGAS OU DEFORMAÇÕES.
LEVIGAÇÃO
O NOME É MEIO ESQUISITO, MAS A LEVIGAÇÃO É USADA PARA SEPARAR UMA MISTURA HETEROGÊNEA DE SÓLIDOS COM DIFERENTES DENSIDADES.
FIGURA: UTILIZAÇÃO DE BATEIA NO PROCESSO DE LEVIGAÇÃO |
UM EXEMPLO CLÁSSICO É O DA AQUISIÇÃO DE OURO EM GARIMPOS POR MEIO DO SISTEMA DA BATEIAS, ONDE UMA MISTURA DE ÁGUA COM VÁRIOS RESÍDUOS DE SOLO É TRABALHADA COM MOVIMENTAÇÃO PARA ‘MEXER’ E IR SEPARANDO OS DIVERSOS PRODUTOS PELO PESO. OS MAIS LEVES ‘SOBEM’, E OS MAIS PESADOS ‘DESCEM’. O OURO, ENTÃO, PERMANECE BEM NO FUNDO.
TAMISAÇÃO OU PENEIRAÇÃO
A PENEIRAÇÃO É BEM FÁCIL DE SE COMPREENDER. É O PROCESSO USADO PARA SEPARAR UMA MISTURA HETEROGÊNEA DE SÓLIDOS, ONDE ESTES EXIBEM DIFERENTES TAMANHOS.
VENTILAÇÃO
O PROCESSO DA SEPARAÇÃO DE MISTURAS POR VENTILAÇÃO É USADO PARA SEPARAR UMA MISTURA HETEROGÊNEA DE SÓLIDOS, POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UMA CORRENTE DE AR. UM EXEMPLO PARA VOCÊ JAMAIS ESQUECER: DEPOIS DE TORRAR O AMENDOIM E DESCASCÁ-LOS É NECESSÁRIO SEPARAR A CASCA DOS GRÃOS. QUANDO VOCÊ ASSOPRA O TABULEIRO, OU QUANDO JOGA OS GRÃOS PARA CIMA E OS RECOLHE DE NOVO, OU QUANDO LIGA UM SECADOR DE CABELO PARA AFASTAR AS CASCAS O QUE SE FAZ É UM PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS POR VENTILAÇÃO.
SEPARAÇÃO MAGNÉTICA
A SEPARAÇÃO MAGNÉTICA E USADA PARA SEPARAR UMA MISTURA HETEROGÊNEA ONDE UM DOS COMPONENTES É MAGNÉTICO, E QUE POR ESSA RAZÃO TEM POSSIBILIDADE DE SER ATRAÍDO POR IMÃS OU ELETROÍMÃS.
SE VOCÊ POSSUI UM RECIPIENTE COM MOEDAS DE FERRO E DE ALUMÍNIO, AO PASSAR POR SOBRE ELAS UM IMÃ, SÓ AS MOEDAS DE FERRO SERÃO PUXADAS DO MONTE. OUTRO EXEMPLOS É UTILIZAR IMÃS PARA SEPARAR FERRO EM PÓ E ENXOFRE.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS:
SEPARAÇÃO DE MISTURAS – ESTUDANTE EFICIENTE:
AGORA, Responda as
questões ABAIXO no caderno. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO
SUPORTE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O
PRÓPRIO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE
QUISER (NOS COMENTÁRIOS).
ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS
ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA.
QUESTÃO 1 – ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR E JULGUE COMO VERDADEIRO (V) OU FALSO (F).
A) NA FILTRAÇÃO O SÓLIDO E O LÍQUIDO SÃO SEPARADOS PELA DIFERENÇA DO TAMANHO DAS PARTÍCULAS. ( )
B) A CENTRIFUGAÇÃO É UM PROCESSO DE DECANTAÇÃO ACELERADO PELA FORÇA DA GRAVIDADE. ( )
C) A PENEIRAÇÃO É O PROCESSO USADO PARA SEPARAR UMA MISTURA HETEROGÊNEA DE SÓLIDOS, ONDE ESTES EXIBEM DIFERENTES TAMANHOS. ( )
QUESTÃO 2 – QUAL DOS SEGUINTES PROCESSOS PODE SER USADO PARA EXTRAIR SAL DE COZINHA DA ÁGUA DO MAR?
A) FILTRAÇÃO
B) DECANTAÇÃO
C) EVAPORAÇÃO
D) DILUIÇÃO
QUESTÃO 3 – UM SÓLIDO A ESTÁ TOTALMENTE DISSOLVIDO NUM LÍQUIDO B. É POSSÍVEL SEPARAR O SOLVENTE B DA MISTURA POR MEIO DE UMA:
A) CENTRIFUGAÇÃO
B) SIFONAÇÃO
C) DECANTAÇÃO
D) FILTRAÇÃO
E) DESTILAÇÃO
QUESTÃO 4 – QUAL DOS
PROCESSOS A SEGUIR É O MAIS INDICADO PARA SEPARAR UMA MISTURA DE ÁGUA E ÁLCOOL?
B) DESTILAÇÃO FRACIONADA.
C) DECANTAÇÃO.
D) SEPARAÇÃO MAGNÉTICA.
E) CENTRIFUGAÇÃO.
QUESTÃO 5
– A SEGUIR SÃO DADAS VÁRIAS SITUAÇÕES ONDE É
NECESSÁRIO SEPARAR SUBSTÂNCIAS. ESCOLHA O MÉTODO MAIS ADEQUADO PARA SEPARAR
CADA UMA DAS MISTURAS.
A) CONCHINHAS DO MAR E BOLAS DE GUDE EM UM SACO DE BRINQUEDOS.
B) AREIA COM PEDRAS NUM CANTEIRO DE OBRAS.
C) PEDAÇOS DE GIZ E PÓ DE GIZ DENTRO DE UM ESTOJO.
D) ÁGUA COM UM POUCO DE TERRA.
E) ÁGUA DO MAR EM UMA SALINA.
F) ÁGUA DO RIACHO COM IMPUREZAS.
G) CALDO-DE-CANA JÁ FERMENTADO PARA
PRODUZIR AGUARDENTE.
Profª Débora
Graffiti e intervenção urbana
No caderno Trilhas de Aprendizagens 2, pág. 73, temos o seguinte texto:
“Muros coloridos, figuras, palavras, crítica, reflexão e informação. Será o graffiti uma arte tão significativa assim? Será o graffiti capaz de nos contar uma história também?”
Nicho Policrômico - Toca do Boqueirão da Pedra Furada - Serra da Capivara – PI (Brasil) |
http://www.globalrockart2009.ab-arterupestre.org.br/arterupestre.asp
Intervenção urbana: desenho em muro aproveitou o formato do objeto |
https://cheezburger.com/8562437/21-pieces-of-cool-graffiti-that-reinvented-urban-environments
Intervenção urbana: desenho em muros que aproveitaram da vegetação local |
https://inspi.com.br/2017/04/10-intervencoes-urbanas-que-interagem-com-a-natureza/
Atividade Prática
Números Inteiros (Z)
Multiplicação e divisão entre números inteiros
Para a multiplicação e divisão, a regra dos sinais é até mais simples e divide-se em apenas dois casos:
1º caso – Sinais iguais
Se os dois valores forem positivos, a resposta será positiva:
Quando os dois valores são negativos, a resposta também será positiva, já que o primeiro sinal iremos ler como “oposto”, então teremos o oposto do negativo, assim novamente a resposta será positiva:
Assim podemos concluir que uma multiplicação entre números com sinais iguais, sempre terá uma resposta com números positivos.
Sinais iguais, o resultado é positivo!
2º caso – Sinais diferentes
Nesta situação, os números apresentam sinais diferentes, ou seja, um será positivo e o outro negativo. Vamos a dois exemplos:
Sinais diferentes, o resultado é negativo!
Em resumo:
E se aparecerem mais de dois números????
Não precisa arrancar os cabelos, basta ir resolvendo a conta por partes, dois números por vez, olha esse exemplo:
Observe as cores, elas estão indicando os números que foram utilizados e o resultado, organizar uma conta como o exemplo ao lado facilita a visualização e organização do caderno. A conta foi feita por partes, usando dois números de cada vez. As marcações em cinza referem-se aos sinais que não foram usados e são levados para a próxima linha da conta.
Vamos Praticar:
ANTES DA LEITURA:
O conto que você vai ler se passa na região de Gondar. Para entrar no clima da história, vamos conhecer um pouquinho sobre esse lugar mágico, que fica num país chamado Etiópia, no norte da África.
Gondar foi a última capital do Império Etíope localizada na província de Beghemidir (Etiópia - África). Fundada pelo imperador Sertse Dingil em 1580, a cidade de Gondar, hoje, é uma importante atração turística com muitas ruínas e castelos remanescentes da época do império.
Fonte: Wikipédia
Veja abaixo, algumas imagens das ruínas que resistem ao tempo e são visitadas todos os anos por milhares de turistas.
Cidade fortaleza de Fasil Ghebbi - Gondar, Etiópia. |
Cidade fortaleza de Fasil Ghebbi - Gondar, Etiópia. |
QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO
Você sabia que as histórias existem muito antes de se inventarem o papel e a escrita? Muitas histórias que conhecemos são dessa época! Então, como elas sobreviveram se as pessoas não tinham livros para ler?
Simples: as pessoas contavam as histórias! Essas narrativas da tradição oral se conservaram ao longo do tempo, sendo transmitidas pela oralidade, e mais tarde, foram registradas em textos escritos ou gravados em filmes e desenhos.
A história que você vai ler a seguir pertence à tradição oral dessa região da África, Gondar, e nos foi recontada por Anna Soler-Pont. Boa leitura!
Os dois reis de Gondar (Etiópia)
Fonte: https://nuvemdehistorias.wordpress.com/contos-africanos/ acesso em 06 de outubro de 2020
VAMOS PRATICAR
Eba!!! Terminamos esse ciclo!
Se cuidem e cuidem de quem vocês amam!
Addis Abeba - capital da Etiópia |
Bem vinda(o) à última aula de Leitura do ano!
Um pouco sobre Sérgio Vaz:
Nasceu em 1964, na cidade de Ladainha, MG, mas mudou-se para São Paulo com cinco anos. Cresceu e iniciou sua carreira na cidade de Taboão da Serra, SP, onde mora até hoje. É criador da Coooperifa, um movimento cultural da periferia, voltado principalmente à literatura.
Poesias Sérgio Vaz:
https://www.youtube.com/watch?v=oEr3U3hkLR0
Um pouco sobre: OsGemeos:
Os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo nasceram em 1974 em São Paulo, no bairro do Cambuci. Cresceram no meio efervescente da cultura hip hop que chegou nos anos 80 no centro da cidade. Descobriram o grafite, a pintura e a escultura e se desenvolveram nessas técnicas. Hoje são conhecidos internacionalmente e estão entre os maiores nomes do graffiti brasileiro e mundial. Apenas por curiosidade, vale dizer que o nome da arte que trabalha com pinturas no espaço urbano, como OsGemeos fazem, pode ser escrita também de outras formas, além de graffiti: pode ser grafite ou grafiti.
Vídeo sobre OsGemeos (obras):
Algumas obras de OsGemeos
Visite e conheça:
Canal Sérgio Vaz: https://www.youtube.com/channel/UCNBEw6vjci3f68MxZHX-Tqw
Site da Cooperifa: http://cooperifa.com.br/
Site de OsGemeos: http://www.osgemeos.com.br/pt
Espero que goste desses artistas maravilhosos e suas obras inspiradoras!
Se cuide e fique bem!
Beijoca!
Professora Giovanna – POSL
21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INFORMÁTICA
CHEGAMOS À ATIVIDADE FINAL DE INFORMÁTICA PARA O ANO DE 2020.
CONFESSO QUE ME BATEU UMA PONTINHA DE TRISTEZA, POIS CADA VEZ QUE ESTAVA PREPARANDO UMA ATIVIDADE PARA VOCÊS, SENTIA COMO SE PUDESSE VER O ROSTO E O SORRISO DE CADA UM. MAS, FICO FELIZ POR ESTARMOS TODOS BEM! VAMOS NOS PREPARAR PARA UM NOVO ANO MUITO MELHOR, ONDE PASSAMOS ESTAR PERTINHO DE NOSSOS AMIGOS E DOS PROFESSORES, APRENDENDO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA.
TCHAU PESSOAL!
DESCRIÇÃO: O QUIZ É UM JOGO EM FORMATO DE QUESTIONÁRIO (PERGUNTA E RESPOSTA COM ALTERNATIVAS). ELE TEM COMO OBJETIVO EXPLORAR UM ASSUNTO ESPECÍFICO OU TEMAS VARIADOS.
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: LEITURA - CULTURA GERAL.
COMO JOGAR: LER CADA PERGUNTA COM BASTANTE ATENÇÃO E TENTAR IDENTIFICAR A ALTERNATIVA CORRETA.
PARA SABER MAIS!
PESQUISE NA INTERNET AS QUESTÕES QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIR ACERTAR AS RESPOSTAS PARA APRENDER SOBRE O ASSUNTO.
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
https://pt.quizur.com/trivia/sabe-tudo-sobre-cultura-geral-7ita
MUITO BEM!
AGORA, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:
MENSAGEM DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
https://www.youtube.com/watch?v=HDZHdqF6gvA
PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MUSEU AFRO BRASIL!
O Museu Afro Brasil ESTÁ localizado no
Parque Ibirapuera (são paulo). ELE possui um acervo de mais de 6 mil peças
entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças
etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o
século XVIII e os dias de hoje. Os itens abordam as temáticas da cultura africana e afro-brasileira, como
a religião, o trabalho, a arte e a escravidão. NO tour virtual, é possível conhecer os diferentes andares do museu,
observando as peças expostas, além de conferir as exposições virtuais.
fonte:
https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil
(ADAPTADO
PARA A ATIVIDADE)
AGORA É COM VOCÊ!
PARA INICIAR A VISITA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:
https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil
Caros estudantes e familiares,
Abaixo seguem alguns exercícios elaborados para complementar as atividades 1 e 2 do caderno Trilhas de Aprendizagens - volume 2. Estas atividades foram indicadas para a quarta e quinta semana de trabalho com o novo material. Aqueles que ainda não receberam este material podem consultá-lo clicando no link a seguir:
https://drive.google.com/open?id=1VRygSiW37lATtMYvMwX_-DPXU9w_Atqz
E NÃO SE ESQUEÇA:
AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA ATIVIDADE DEVEM SER REGISTRADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS O PROFESSOR IRÁ CONFERIR TUDO!
- Refletir sobre o impacto das tecnologias na organização das diversas sociedades.
- Pensar como a difusão dos livros a partir da invenção da imprensa por Gutenberg facilitou a difusão de conhecimentos e alterou as relações de poder, em particular, com a Igreja Católica.
- Pensar sobre como as novas tecnologias alteram a nossa forma de organização enquanto sociedade.
Escrita cuneiforme feita pelos povos sumérios. |
Na Grécia Antiga, uma sociedade em que a escrita já era razoavelmente difundida, havia um filósofo chamado Platão. Em um de seus livros, escrito por volta do ano 370 a.E.C. - mais de 2.300 anos atrás - aparece um personagem que faz a seguinte observação a um suposto inventor da escrita, leia atentamente para responder às questões:
“Você, como inventor da escrita, espera dela todo o contrário do que ela pode vir a fazer! Ela tornará os homens mais esquecidos pois, sabendo escrever, deixarão de exercitar a memória, confiando apenas nas escrituras. Será do exterior, por meio de sinais estranhos [as letras], e não de dentro, graças a esforços próprios, que obterão as recordações. […] transmitirá, assim, aos teus alunos não a sabedoria em si mas uma sabedoria aparente […] irão parecer sábios, embora não passem de ignorantes em muitos assuntos, tornar-se-ão, portanto, sábios imaginários em vez de sábios verdadeiros!”
(Adaptado de Platão, Fedro.)
1. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) a respeito da visão do personagem sobre a invenção da escrita:
PARTE II: A Invenção da Imprensa
Assista, se possível, ao vídeo a seguir sobre a invenção da imprensa:
Por volta de 1450, o alemão Johannes Gutemberg inventou, a partir de diversas técnicas, uma tecnologia que hoje conhecemos como imprensa de tipos móveis. Nela, letras gravadas em metal podiam ser combinadas de diversas formas para formar espécies de carimbos contendo textos inteiros.
Pequeno texto organizado a partir de tipos móveis. |
Paweł Kuczyński, 2020. |
Desejamos que estejam todos bem e se cuidando!
Professores João Luís e Sônia Mambro
- Esta atividade é referente à ATIVIDADE 3 – “INDÍGENAS SIM, ÍNDIOS NÃO.” (p. 186 a 189), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2;
- Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-nos da forma mais completa possível;
- Faça seus estudos com muita atenção e capricho!
- LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.
Para a realização das atividades é importante que faça a leitura com atenção do texto abaixo. Vamos lá?
PARTE I
População indígena
Imagem 02
Aldeia indígena urbana em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul.
Portal de notícias feito por indígenas, informando sobre as atividades culturais e as lutas desse grupo por direitos. Fonte: https://djuenatikuna.com/
Imagem 05
Escola Estadual Dom Pedro Massa – São Gabriel da Cachoeira (AM). (escola indígena)
Fonte: http://www.plataformadoletramento.org.br/alfabetizacao-indigena/
QUESTÕES
Fonte: IBGE. O Brasil indígena. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/images/pdf/indigenas/folder_indigenas_web.pdf
Fonte: IBGE.
Texto e atividades adaptados
Referência Bibliográfica:
PAULA, Marcelo Moraes (et all). Geografia espaço e interação: 7º ano: Ensino Fundamental. 1ª edição. São Paulo: FTD. 2018.
VAMOS APRENDER MAIS???
Estamos indicando esses links de
páginas para que, caso possa acessar, aprofunde sobre o assunto dessa
atividade. Para compreender um pouco
mais sobre as condições sociais, da luta por direitos e os diferentes modos de
vida de alguns dos povos indígenas brasileiros.
http://www.impactounesp.com.br/2016/06/aldeias-urbanas-resistencia-indigena-no.html
https://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/noticias/as-10-mentiras-mais-contadas-sobre-os-indigenas/
https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2015-10/aldeia-conectadaindios-aderem-redes-sociais
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/demarcacao-terras-indigenas-no-brasil.htm
https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena/download
VALEU, GALERA!!!
BOM DIA, PESSOAL!!
SILÊNCIO POR FAVOR. ATENÇÃO À CHAMADA!!!
ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS.
ESTA SEMANA, PARA COMPLEMENTAR AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGEM VAMOS CONTINUAR APRENDENDO SOBRE A GINÁSTICA.
EM NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE VIMOS UM POUCO DA BELEZA E DIVERSIDADE DA GINÁSTICA PARA TODOS.
HOJE VAMOS FOCAR EM OUTRO ASPECTO DA GINÁSTICA: A COMPETIÇÃO.
EXISTEM 5 MODALIDADES DE GINÁSTICA COMPETITIVA, HOJE VAMOS FALAR DAS TRÊS QUE FAZEM PARTE DOS JOGOS OLÍMPICOS:
POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #27
GINÁSTICA ARTÍSTICA
POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #28
GINÁSTICA DE TRAMPOLIM
https://www.youtube.com/watch?v=Y83-fjHu9sE&t=56s
POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #29
GINÁSTICA RÍTMICA
PROPOSTA DE ATIVIDADE
RESPONDAM NO CADERNO.
1- QUAL DAS MODALIDADES DA GINÁSTICA É A ÚNICA EXCLUSIVAMENTE FEMININA?
( ) GINÁSTICA ARTÍSTICA
( ) GINÁSTICA DE TRAMPOLIM
( ) GINÁSTICA RÍTMICA
2- NA GINÁSTICA DE TRAMPOLIM, QUAIS OS ITENS QUE OS JUÍZES USAM PARA AVALIAR OS COMPETIDORES?
3- NOS JOGOS RIO 2016, O BRASIL TEVE UM GRANDE DESEMPENHO NA DISPUTA DA GINASTICA ARTÍSTICA MASCULINA. FAÇA UMA PESQUISA E RESPONDA: QUANTAS MEDALHAS O BRASIL GANHOU, E QUEM FORAM OS ATLETAS BRASILEIROS QUE GANHARAM MEDALHA NA GINASTICA ARTÍSTICA NESSE EVENTO?
SUGESTÃO DE SITE PARA A PESQUISA:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016
SUGESTÃO DE SITE PARA A PESQUISA:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Simone_Biles#Rio_2016
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.
ATÉ A PRÓXIMA
08/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS NATURAIS
LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS
A MOLÉCULA DE GÁS CARBÔNICO É CONSTITUÍDA POR DOIS ÁTOMOS DE CARBONO E UM DE OXIGÊNIO. JÁ O GÁS OXIGÊNIO É COMPOSTO PELA UNIÃO DE DOIS ÁTOMOS DE OXIGÊNIO.
DIZEMOS, ENTÃO, QUE O OXIGÊNIO É UMA SUBSTÂNCIA SIMPLES, UMA VEZ QUE É CONSTITUÍDO PELA UNIÃO DE ÁTOMOS QUIMICAMENTE IDÊNTICOS. O GÁS CARBÔNICO É UMA SUBSTÂNCIA COMPOSTA, PORQUE É FORMADA PELA UNIÃO DE ÁTOMOS DISTINTOS.
COMPREENDA MELHOR, OBSERVANDO A FIGURA A SEGUIR:
FIGURA: SUBSTÂNCIAS SIMPLES E COMPOSTAS |
MISTURA É O ENCONTRO DE DUAS OU MAIS SUBSTÂNCIAS DIFERENTES QUE NÃO REAGEM ENTRE SI. NA MISTURA OS ÁTOMOS OU AS MOLÉCULAS DE UMA DAS SUBSTÂNCIAS ESTÃO SÓ PREENCHENDO OS ESPAÇOS ENTRE OS ÁTOMOS OU ENTRE AS MOLÉCULAS DA OUTRA SUBSTÂNCIA.
NUMA MISTURA OS COMPONENTES NÃO PERDEM SUAS PROPRIEDADES CARACTERIZANTES. AS MISTURAS PODEM SER: HOMOGÊNEAS OU HETEROGÊNEAS. A DIFERENÇA ENTRE ELAS É QUE A MISTURA HOMOGÊNEA É UMA SOLUÇÃO QUE APRESENTA UMA ÚNICA FASE, AO PASSO QUE A HETEROGÊNEA PODE EXIBIR DUAS OU MAIS FASES.
FIGURA: MISTURAS ENTRE ÁGUA E ÓLEO E ÁGUA E SAL. |
NOTE NA IMAGEM ACIMA QUE QUANDO MISTURAMOS ÁGUA COM ÓLEO, O ASPECTO VISUAL DA MISTURA NÃO É UNIFORME, EXIBINDO DUAS FASES BEM DIFERENTES. CADA UMA DAS FASES VAI APRESENTAR PARTICULARIDADES DISTINTAS. JÁ A MISTURA ENTRE A ÁGUA E O SAL MOSTRA UM ASPECTO UNIFORME, COM UMA SÓ FASE, QUE TERÁ CARACTERÍSTICAS IGUAIS EM TODA A SUA EXTENSÃO.
FASE É, PORTANTO, CADA UMA DAS PARTES QUE TEM ASPECTO VISUAL UNIFORME.
TEXTO ADAPTADO. MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS. DISPONÍVEL EM: http://www.ccs.saude.gov.br/portinari/experimento08.php. ACESSO EM: 30. SETEMBRO. 2020.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS:
COMO FAZER MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS:
AGORA, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O -PRÓPRIO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER (NOS COMENTÁRIOS).
ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA.
QUESTÃO 1 – O QUE SÃO MISTURAS?
QUESTÃO 2 – O QUE SÃO MISTURAS HOMOGÊNEAS?
QUESTÃO 3 – O QUE SÃO MISTURAS HETEROGÊNEAS?
QUESTÃO 4 – CITE EXEMPLOS DE SEU COTIDIANO DE MISTURA HETEROGÊNEA E MISTURA HOMOGÊNEA.
QUESTÃO 5 – A ÁGUA QUE BEBEMOS EM NOSSO DIA A DIA É UM EXEMPLO DE MISTURA OU SUBSTÂNCIA PURA? JUSTIFIQUE.
QUESTÃO 6 – PODE-SE CITAR COMO EXEMPLO DE SISTEMA HOMOGÊNEO A MISTURA DE:
A) SAL E ÁGUA
B) AREIA E CARVÃO EM PÓ
C) ÓLEO E ÁGUA
D) GELO E ÁGUA LÍQUIDA
QUESTÃO 7 – OBSERVE AS IMAGENS E CLASSIFIQUE COMO MISTURA HOMOGÊNEA OU HETEROGÊNEA:
QUESTÃO 8 – MARQUE UM (X) NO TIPO DE MISTURA CORRETA QUANDO NOS REFERIMOS A MISTURA DE ÁGUA COM AREIA:
QUANTAS FASES TÊM ESSA MISTURA? _______
QUESTÃO 9 – CLASSIFIQUE AS MISTURAS ABAIXO EM HOMOGÊNEAS OU HETEROGÊNEAS, INDICANDO O NÚMERO DE FASES, DE ACORDO COM O EXEMPLO:
A) AREIA + PEDRINHAS + ÁGUA – ________________________________
B) SERRAGEM + ÁGUA + AREIA – ______________________________
C) SAL + AÇÚCAR – _________________________
D) SORO CASEIRO – ___________________________
Até a próxima!
Foto: Francisco Moreira da Costa/Acervo Iphan
Xilogravura feita por J. Borges, reconhecido artista popular, xilogravador e poeta Pernambucano.
https://laart.art.br/blog/xilogravura-de-cordel
Vamos ver agora algumas capas de cordel com o uso da xilogravura:
https://br.pinterest.com/pin/381187555953266837/?nic_v2=1a7KhMHej
Atividade Prática
Material: bandejinha de isopor limpa, palito de churrasco, ou objeto pontudo como caneta ou lápis de escrever, tinta preta e papel para a impressão, sulfite e papel colorido.
Assistam ao vídeo clicando no link a seguir, e boa produção a todos!
https://www.youtube.com/watch?v=wk4q_r-Yz5c&feature=youtu.be
E lembrem-se: coloquem nome e turma na sua produção e guardem para o retorno das aulas.
Fontes de pesquisa:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50871
https://www.estudopratico.com.br/literatura-de-cordel/
https://www.todamateria.com.br/literatura-de-cordel/
https://www.infoescola.com/artes/xilogravura/
https://laart.art.br/blog/xilogravura-de-cordel/
http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br/pt-BR/mestres/j-borges-mestre/mestre
|
Números Inteiros (Z)
O QUE FAZER COM TANTOS SINAIS NAS CONTAS????
Cada número tem o seu sinal e a conta também tem um sinal. Para entender o que fazer com os sinais, existe o chamado “jogo de sinais”, que nada mais é que o modo como ficaram conhecidas as regras usadas para decidir o sinal do resultado das operações matemáticas básicas.
Regra dos sinais para a adição
→ A soma de dois ou mais números positivos possui como resultado um número positivo. Observe a soma a seguir:
(+ 25) + (+ 30) = + 55
Os números positivos podem ser representados sem sinal e sem parênteses. Portanto, a soma acima poderia ter sido escrita da seguinte maneira:
25 + 30 = 55
→ A soma de dois ou mais números negativos possui como resultado um número negativo. Veja o exemplo a seguir:
(– 25) + (– 30) = – 55
Para ajudar a entender como isso acontece pense nos números negativos como dívida. Suponha que você está devendo R$ 25,00 a alguém, e depois pega mais R$ 30,00 emprestados. Nesse momento sua dívida passa a ser de R$ 55,00, ou seja, as dívidas se acumulam.
Os números negativos também podem ser apresentados sem parênteses. Nesse caso, o sinal que representa a adição não aparece.
–25 – 30 = – 55
→ A soma entre números que possuem sinais diferentes deve ser resolvida pela subtração desses números. O sinal do resultado é o da parcela que possui maior módulo (maior número quando se ignoram os sinais).
A soma a seguir envolve uma parcela negativa e outra positiva. Nesse caso, devemos subtrair os números:
(+ 25) + (– 30) = – 5
Observe que esse caso também pode ser escrito sem os parênteses:
+ 25 – 30 = – 5
Observe também que esse último caso já resolve uma parte do problema da subtração, que de agora em diante pode ser representada por uma soma. Se for necessário subtrair 60 de 120, por exemplo, em vez de escrever 120 – 60, podemos escrever:
(+ 120) + (– 60)
ou
(– 60) + (+ 120)
Ambas as expressões terão o mesmo resultado. Basta diminuir e conservar o sinal do que possui maior módulo. Módulo pode ser entendido como a distância entre um número e o zero, assim, quanto mais distante do zero, maior é o módulo. Nos casos acima, o resultado é + 60.
Regra dos sinais para a subtração
É nesse momento que tudo vai parecer estranho, confuso e um pouco louco, mas tem uma explicação. Leia com muita atenção para tentar entender.
O sinal negativo também pode ser entendido como oposto, mas só iremos usar esse raciocínio quando tivermos dois sinais em sequência. Olhe o exemplo:
(+ 40) – (+ 35)
O oposto do positivo é o negativo, e o oposto do negativo é o positivo. Oposto = contrário.
Então a conta ficaria assim: + 40 – 35
E voltamos no que falamos lá no começo, sinais diferentes, fazemos subtração. Veja:
+40 – 35 = +5
Ou apenas: 40 – 35 = 5
Vamos treinar o que aprendemos?
Exercícios
01. Verdadeiro ou falso:
a. Sobre o jogo de sinal, podemos afirmar que se os sinais forem iguais, deixamos um + e se eles forem diferentes fica –. ( )
b. A soma de dois números negativos terá na resposta um valor positivo. ( )
c. O oposto de +10 é –10. ( )
02. Resolva os parênteses:
a. +(+10) =
b. –(+10) =
c. –(–10) =
d. +(–10) =
03. A respeito das regras da adição e subtração envolvendo números positivos e negativos, assinale a alternativa correta:
a. O resultado da adição de dois números inteiros sempre será um número positivo.
b. O resultado da subtração de dois números inteiros sempre será um número negativo.
c. O resultado da subtração de dois números inteiros poderá ser um número positivo ou um número negativo, dependendo do módulo desses números.
d. A soma de dois números negativos sempre tem como resultado um número positivo.
e. A subtração entre dois números negativos sempre tem como resultado um número negativo.
04. Expresse, utilizando a adição de números inteiros, cada situação que segue e dê o resultado.
a. Em um jogo, Alice ganhou 12 pontos e perdeu 7.
b. Uma comida congelada estava sendo mantida a temperatura de ‒20 ºC e sofreu uma variação de ‒ 5 ºC.
c. Em um torneio de futebol, um time tem 14 pontos ganhos e 20 pontos perdidos.
d. Seu João depositou R$239,00 em sua conta corrente, que estava com um saldo devedor de R$540,00.
05. Um termômetro estava marcando –2°C em uma cidade. Se a temperatura subir 6°C, quantos graus marcará o termômetro?
b. a soma seja 3.
c. a soma seja 62.
d. a soma seja –8.
e. a soma seja –50.
Olá pessoal? Como vocês estão?
Preparamos mais uma atividade de Língua Portuguesa para complementar as atividades do Caderno Trilhas de Aprendizagem.
Realizem as atividades no caderno de sala de aula e guardem as mesmas para serem entregues na volta às aulas presenciais.
Boa semana a todos e bons estudos!
Um grande abraço, professora Fabi e professor Henrique.
Dia 12 de novembro, nós teremos nosso primeiro SARAU virtual! O sarau é uma grande festa, com leituras de poemas, pinturas, canções etc. Como ainda precisamos nos cuidar e evitar aglomerações, dessa vez ele será virtual!
Vamos entrar no clima desse evento?
Parte 1 – DIFERENCIAR POESIA E POEMA
VAMOS RECORDAR! A POESIA no sentido original, poiesis (palavra grega) é a atividade de produção artística, a atividade de criar ou de fazer arte. A poesia existe sempre que, criando ou fazendo coisas, somos dominados pelo sentimento, pela emoção, sempre que nos comovemos com lugares, pessoas e objetos. A poesia, portanto, pode estar nos lugares, nos objetos e nas pessoas. Assim, não só os poemas, mas uma paisagem, uma pintura, uma foto, uma dança, um gesto, um conto podem estar carregados de poesia. O POEMA é a uma das formas da poesia. É um texto escrito composto de versos e estrofes. Vamos dizer que o poema é a roupa mais comum da poesia. Portanto, poema é poesia que se organiza com palavras. Para saber mais sobre as diferenças entre POEMA e POESIA, dê uma olhada na atividade 6 do 3º ano. Clique no link a seguir: |
VAMOS PRATICAR!
Agora, leia o poema:
O bicho Manoel Bandeira |
A. Quais são os sentimentos que despertam em você a fotografia e o poema?
B. Podemos afirmar que tanto a fotografia quanto o poema usam de poesia? Explique a sua resposta:
Parte 2 – DIFERENCIAR SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO
VAMOS RECORDAR!
O QUE É SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO?
De maneira geral, usamos as palavras com dois diferentes sentidos: o sentido literal e o sentido figurado.
Sentido literal: nesse caso, o sentido da palavra é exato, direto, simples, não deixa dúvida. Geralmente, nos textos em que deve predominar uma linguagem clara e objetiva, como os jornalísticos e científicos, as palavras aparecem com um único sentido, aquele que aparece nos dicionários. O sentido literal também é chamado denotativo.
Sentido figurado: quando a palavra aparece com um sentido ampliado ou alterado no contexto, sugerindo ideias diferentes da literal, dizemos que ela está no sentido figurado. Ele também é chamado conotativo.
VAMOS PRATICAR!
2. Diga se as palavras em destaque estão sendo usadas em seu sentido literal ou figurado; Quando for figurado, explique seu sentido.
Siga o exemplo:
Palavra: Gelo
a) Eu preciso de gelo para o suco.
b) Você me deu um gelo durante o intervalo inteiro.
Palavra: nuvem
a) Havia uma nuvem pairando em sua cabeça.
b) A nuvem se forma a partir da condensação do vapor de água existente em ar úmido na atmosfera.
Palavra: gato
a) Meu gato de estimação ficou doente.
b) O professor de Português é um gato.
Palavra: porta
a) O conhecimento abre portas.
b) A porta da minha casa está quebrada.
Parte 3 – “EU LÍRICO”
VAMOS RECORDAR! QUEM É O EU LÍRICO? O poema transmite sensações, emoções, a interioridade de um sujeito. Mas quem é esse sujeito? Será esse sujeito o próprio autor do poema? Seriam, então, todos os poemas uma parte biográfica da vida dos poetas? Na verdade, não são os poetas que falam nos versos. A poesia fala por meio do eu lírico. O eu lírico é o nome indicado para a voz que fala o poema. Veja o seguinte exemplo: A Porta - Vinícius de Moraes (trecho) Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta.” [...] O eu lírico do poema acima é a porta. Ou seja, o poeta escreveu um poema do ponto de vista de uma PORTA! Você pode escrever um poema do ponto de vista de uma mulher, de um homem, de um objeto, de um sentimento!! O que a sua imaginação permitir!! |
VAMOS PRATICAR!
Você sabia que canções são poemas em forma de música? O rap, por exemplo, significa “ritmo e poesia”.
3. Vamos identificar o “eu lírico” dos poemas e canções abaixo? Basta colocar um (X) na alternativa correta após cada poema.
a)
DEVOLVA-ME (trecho)
Autores: Renato Barros & Lilian Knapp
Link para ouvir a canção na voz de Adriana Calcanhoto:
https://www.youtube.com/watch?v=gKnFM1u-Wok
Rasgue as minhas cartas
E não me procure mais
Assim será melhor, meu bem!
O retrato que eu te dei
Se ainda tens, não sei
Mas se tiver, devolva-me!
Deixe-me sozinho
Porque assim
Eu viverei em paz
Quero que sejas bem feliz
Junto do seu novo rapaz
( ) eu lírico masculino
( ) eu lírico feminino
( ) eu lírico indefinido, podendo ser masculino ou feminino
( ) eu lírico é um sentimento ou objeto
b)
TÚNEL DO TEMPO (Sérgio Vaz)
Meu pai
tinha uma máquina-do-tempo
Entrava nela e,
de repente, virava criança
e vinha brincar com a gente.
O duro
era que a máquina
estava quase sempre
quebrada
( ) eu lírico masculino
( ) eu lírico feminino
( ) eu lírico indeterminado, podendo ser masculino ou feminino
( ) eu lírico é um sentimento ou objeto
c)
ABANDONADA POR VOCÊ (trecho)
Autores: Paulo Sérgio Valle e Michael Sullivan.
Link para ouvir a música na voz de Fafá de Belém.
Mas você não vem
Nem leva com você
Toda essa saudade
Nem sei mais de mim
Onde vou assim
Fugindo da verdade?
Abandonada por você
Apaixonada por você
Sem outro porto ou outro cais
Sobrevivendo aos temporais
Essa paixão ainda me guia
( ) eu lírico masculino
( ) eu lírico feminino
( ) eu lírico indeterminado, podendo ser masculino ou feminino
( ) eu lírico é um sentimento ou objeto
RESUMINDO...
CARACTERÍSTICAS DO POEMA:
|
VAMOS PRATICAR!
PROPOSTA PARA PRODUÇÃO DE TEXTO
O isolamento social necessário no combate ao coronavírus tornou mais difíceis os abraços e as demonstrações de amor e de afeto. Fundamental é perceber que o afastamento social não é o mesmo que isolamento emocional. Sentimentos como o respeito, a admiração, o carinho e o amor incondicional parecem potencializados quando não se está por perto − eles se tornam ainda mais importantes, urgentes. A distância física tornou ainda mais essenciais esses momentos de mostrar aos familiares e amigos o quão especiais eles são. E as declarações não se restringem a datas comemorativas. Quando o beijo e o abraço apertado não podem fazer parte, precisamos reinventar as formas para demonstrarmos os nossos sentimentos. Uma dessas formas é escrever POEMAS. |
AGORA É A SUA VEZ!
Escreva um poema, mostrando os sentimentos que estão presentes nessa pandemia, nesse período de isolamento social. Procure escrever seu poema em VERSOS, tente RIMAR e faça o exercício de usar palavras em seu SENTIDO FIGURADO. Envie seu poema para o link abaixo:
VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA
Bem-vinda(o) a mais uma aula de Leitura!
Material:
Folha para notação das respostas com o título: Apreciação: Felicidade à Vista. Não é necessário copiar as perguntas. A folha pode ser solta para entregar em aula ou ficar em um caderno. Se organize para ter essas folhinhas quando voltarmos às aulas. Lembre-se de colocar nome e sala!
Atividade:
Clique no link a seguir para ouvir minha leitura da crônica, Felicidade à Vista, de Antonio Prata. Depois, responda às perguntas a seguir.
https://soundcloud.com/user-892482557/felicidade-a-vista-de-antonio-prata/s-2dcNCvrwu47
Capa do livro onde se encontra a crônica.
Perguntas:
1. Onde as pessoas mais veem propagandas e publicidade nos dias de hoje?
2. Onde estão as publicidades que mais anunciam produtos que você tem vontade de comprar?
3. Na crônica de Antônio Prata os produtos são anunciados pela TV e vendidos por telefone fixo. As pessoas que apareciam nos comerciais se diziam consumidoras satisfeitas. Como você acha que os produtos são vendidos para você hoje, ou seja, que estratégias são usadas pelos anunciantes para nos convencer que um produto é bom?
4. Você sabe por que somos bombardeados por anúncios o tempo todo? Explique o motivo.
5. No que as propagandas influenciam o nosso estilo de vida e a nossa personalidade?
Reflita bastante! O vídeo de apoio pode auxiliar a responder melhor as questões. Continuaremos essa discussão tão atual assim que possível!
Se cuide e fique bem!
Beijoca!
Professora Giovanna – POSL
OLÁ, PESSOAL!
VOCÊS JÁ ESTÃO SABENDO SOBRE O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020 “VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA”? AQUI NO BLOG TEMOS UMA ABA ESPECIAL PARA ESTE EVENTO. MAS, COMO ASSIM SARAU? SELECIONAMOS UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊS RECORDAREM UM POUQUINHO SOBRE ESTE ASSUNTO.
VAMOS LÁ? ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:
O QUE É SARAU MARA MONTEIRO
AGORA QUE VOCÊS VIRAM QUE PODEMOS EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE E NOSSOS TALENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS, PARTICIPEM DAS PROPOSTAS ORIENTADAS POR SEUS PROFESSORES. SERÁ UM MOMENTO BEM ESPECIAL PARA NOS REENCONTRARMOS, MESMO QUE VIRTUALMENTE!
AGORA, VAMOS EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO?
JOGO: CUBO MÁGICO
DESCRIÇÃO: O CUBO MÁGICO TAMBÉM CHAMADO DE CUBO DE RUBIK EM HOMENAGEM AO SEU CRIADOR, O ARQUITETO ERÑO RUBIK, É UM JOGO DE RACIOCÍNIO EM QUE O PARTICIPANTE PRECISA PENSAR E DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PARA FAZER MOVIMENTOS PARA CONSEGUIR COM QUE CADA FACE DO GRANDE CUBO TENHA UMA COR DIFERENTE, OBJETIVO DO JOGO.
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: ANÁLISE DE MOVIMENTOS – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
COMO JOGAR NO COMPUTADOR:
PARA INICIAR:
- CLIQUE EM SHUFFLE PARA EMBARALHAR O CUBO;
- USE AS SETAS PARA GIRAR PARA DIREITA OU PARA ESQUERDA;
- USE O MOUSE PARA GIRAR AS PARTES DO CUBO.
NO TECLADO USE AS LETRAS DESTACADAS PARA MOVIMENTAR A PARTE DESEJADA:
ROSTO (CADA LADO): F R U B L D
FATIA (CADA PARTE DO MEIO): M E S
TODO O CUBO: X Y Z
COMO JOGAR NO CELULAR:
CADA PARTE DO CUBO É MOVIMENTADA COM O TOQUE NA TELA.
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
HTTPS://RUWIX.COM/ONLINE-PUZZLE-SIMULATORS/
PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL AO MUSEU ROBBEN ISLAND NA ÁFRICA DO SUL:
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE ESTE MUSEU!
ROBBEN ISLAND
ESTA ILHA FICA NA ÁFRICA DO SUL E É CHEIA DE HISTÓRIA. NO PASSADO, SERVIU COMO PRISÃO DE NELSON MANDELA, UM DOS LÍDERES REVOLUCIONÁRIOS E EX-PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL – UMA DAS FIGURAS MAIS IMPORTANTES DA ÁFRICA. A ILHA-PRISÃO ERA DE SEGURANÇA MÁXIMA, MAS HOJE VIROU MUSEU.
POR LÁ, É POSSÍVEL VER COMO ERA A VIDA DOS PRESIDIÁRIOS E ATÉ ENTRAR NA CELA DE MANDELA.
NELSON MANDELA 1918 – 2013
FONTE: https://www.guiadasemana.com.br/turismo/galeria/museus-africanos-online
AGORA É COM VOCÊ!
PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:
https://artsandculture.google.com/partner/robben-island-museum
ATÉ A PRÓXIMA!
Queridos alunos e familiares! Espero que todos estejam bem de saúde e se cuidando! Essa proposta de atividades, está um show!! criei, com muito carinho, uma "SALA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA! Você poderá acessar pelo computador ou pelo celular. Ao clicar em alguns objetos você terá uma surpresa!! Todos os alunos estão convidado a conhecer a sala e assim aprender um pouco mais. Depois você me conta se gostou da aula.
ResponderExcluirUm beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
olá
ResponderExcluirboa noite e preciso levar o livro de lição para reunião?