7ºs ANOS

13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - HISTÓRIA

PROFESSOR: ANDRÉ LIMA 

TEMA DA AULA: QUADRO DE MEMÓRIAS


Caros estudantes e familiares,

Chegamos à nossa atividade final. Mais um ano está alcançando o fim. Este deve ter sido o ano mais desafiador de todos para a maioria das pessoas. Eu, particularmente, enfrentei neste ano um desafio muito duro: tentar ensinar História sem conhecer as histórias de meus estudantes, sem conhecer seus olhares, sorrisos, medos e expectativas. Sei que, infelizmente, existem outras realidades mais duras que a minha, mas isso me afetou muito.

Em Março, quando tudo isso começou, quem imaginava que fosse durar tanto? Está durando, infelizmente. Espero que, na medida do possível, todos e todas tenham chegado bem até aqui.

Neste momento em que tantos obstáculos nos impedem de experimentar as coisas de forma completa, desejo que nossas atividades possam ter servido para conhecer e pensar sobre coisas novas - além de despertar o desejo de conhecer mais. Desejo também que elas possam ter servido de distração nos momentos de tédio e insegurança.

Com certeza não realizei o melhor trabalho de todos, mas me empenhei ao máximo e espero que este empenho possa ser sentido por vocês como um abraço de afeto, união e de respeito a todos e todas. Tenho certeza de que merecem.

Nossa atividade final está baseada na atividade 3 do caderno Trilhas de Aprendizagens, sugerida para a nossa sexta semana de atividade no blog, e na observação do quadro de memórias abaixo.

Portanto, observem o quadro de memória que apresenta os 6 tópicos pelos quais passamos ao longo deste tempo em que trabalhamos juntos para depois fazer o que se pede:










1. A partir do que foi estudado, podemos afirmar que as mudanças tecnológicas recentes impactaram a organização do trabalho na sociedade? Justifique.  

2. Qual a justificativa dada pelas empresas de aplicativos para evitar reconhecer os Navegue na página do quadro de memórias até encontrar o quadro sobre o qual deseja registrar a sua resposta;

3. Após observar os tópicos estudados, escolha dois que você julga que foram os mais importantes. 

( ) Tópico 1. Brasil e países africanos: ligados pela escravidão 

( ) Tópico 2. Colonizadores e indígenas no território brasileiro 

( ) Tópico 3. Outros indígenas na América do Sul 

( ) Tópico 4. Capoeira e a diáspora africana 

( ) Tópico 5. Inovações tecnológicas e sociedade 

( ) Tópico 6. Precarização do trabalho 


4. Justifique a importância dos dois tópicos escolhidos por você: 

Depois de registrar sua justificativa no caderno, você também pode registrá-la nos comentários, direto na página do nosso quadro de memórias. Para isso, siga o passo a passo:

1. Acesse o link abaixo:

http://gg.gg/quadrodememorias-7-2020

2. Navegue na página do quadro de memórias até encontrar o quadro sobre o qual deseja registrar a sua resposta;

3. Clique em “Adicionar comentários”, conforme destacado com a seta vermelha, na figura abaixo:



4. Escreva sua resposta! Quem sabe podemos conversar um pouquinho antes de o ano acabar? Volte a acessar da mesma forma, alguns dias depois, que encontrará um comentário meu.

Qualquer dúvida nesse acesso, faça comentário no blog mesmo que eu tento ajudar.

E por aqui me despeço. Infelizmente, no próximo ano não estarei com vocês. A EMEF Vianna Moog deve receber dois novos professores de História. Desejo que eles estejam à altura do que vocês e esta escola merecem: o melhor!

Como professor de História espero que o que vocês aprenderam e seguirão aprendendo, não apenas este ano e nem apenas na escola, sirva para reconhecer que o bem-estar e os desafios que vivemos no presente são uma herança das gerações que vieram antes. Da mesma maneira, está em nossas mãos deixar para as próximas gerações um mundo mais justo, tolerante e sustentável. Isso só é possível se soubermos como chegamos até aqui, estivermos sempre abertos para mudar nosso comportamento a partir do que aprendemos e lutarmos pela transformação daquilo que julgamos necessário. Afinal, como diz o poeta Manoel de Barros:




13/12/2020 - ATIVIDADE 07 -  GEOGRAFIA

PROFESSORES: JOÃO E SÔNIA

TEMA DA AULA: A ocupação do Centro-Oeste e a importância do agronegócio.


Desejamos que estejam todos bem e se cuidando!

Professores João Luís e Sônia Mambro

 

ATENÇÃO: ESTA É A ÚLTIMA AULA DE GEOGRAFIA DO ANO.

 

INSTRUÇÕES GERAIS


  • Esta atividade é referente à ATIVIDADE 4 – “A EXPANSÃO DA PRODUÇÃO DE SOJA” (p. 190 a 192), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2; 

  • Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-nos da forma mais completa possível; 

  • Faça seus estudos com muita atenção e capricho! 

  • LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.

 

Para a realização das atividades é importante que faça a leitura com atenção do texto abaixo. Vamos lá?

 

A ocupação do Centro-Oeste e a importância do agronegócio

          
A ocupação dessa parte do território brasileiro ocorreu de forma mais intensa a partir do século XVII, com a descoberta de ouro e diamantes na região. Em função da atividade mineradora, surgiram cidades importantes, como Goiás Velho (GO) e Cuiabá (MT). 

Mesmo a sua ocupação tendo sido iniciada nesse período, quando comparamos com outras regiões do Brasil, a região Centro-Oeste ainda era pouco povoada e isolada das demais regiões. Até os anos de 1950 a região apresentava baixa densidade demográfica e a economia era baseada principalmente no extrativismo e na pecuária. Porém, a partir de 1960, a situação começou a mudar, pois a região passou a despertar maior interesse do Governo Federal, preocupado com a ocupação do interior do país. A construção e a transferência da capital para Brasília impulsionaram o povoamento e desenvolvimento econômico da região ao integrar a região ao restante do país pela criação de rodovias. Veja no mapa abaixo a localização da região Centro-Oeste.

MAPA POLÍTICO – REGIÃO CENTRO-OESTE


Além dessas ações do governo para estimular a ocupação e o desenvolvimento econômico da região, devemos citar também os grandes projetos governamentais na área agrícola e pecuária que impulsionaram a produção de cana-de-açúcar, soja e o aumento do rebanho bovino. Essas ações ajudaram a incrementar o modelo agrícola do agronegócio, que é hoje um grande destaque econômico da região. O Centro-Oeste é responsável por cerca da metade da soja e do milho colhidos no Brasil, que está entre os maiores produtores do mundo. Também apresenta o maior rebanho de bovinos do país. Analise os gráficos e a tabela.






Nas imagens abaixo vemos aspectos bem comuns nas paisagens dos espaços agrários e das suas atividades econômicas na região Centro-Oeste. A imagem 1 mostra a criação de bovinos em Goiás numa área de pastagem (criação extensiva) e na imagem 2 podemos ver um modelo de agricultura mecanizada, monocultora e destinada à exportação de sua produção. Esse modelo agrícola é conhecido também por agronegócio. Essas atividades agrícolas foram introduzidas a partir dos incentivos governamentais.

Imagem 1 – Criação de gado em Rondonópolis (MT) Foto: Roosewelt /Agência Brasil. Fonte: G1/Globo.


Imagem 2 – Plantação de soja em Goiás. Foto: "Marcelo Andrade/Gazeta do Povo" / Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br.

Esses grandes projetos governamentais no Centro-Oeste, incluindo os grandes projetos agropecuários, se deram com muitas tensões e problemas, já que os territórios mesmo sendo fracamente ocupados não estavam “vazios”. Muitas comunidades tradicionais e povos indígenas foram desrespeitados nesse processo, assim como muitos trabalhadores, expostos às más condições de trabalho. E hoje, muitas das terras indígenas, demarcadas ou não, sofrem com a ação dos grandes fazendeiros que invadem os territórios das comunidades tradicionais para aumentarem suas áreas produtivas e suas margens de lucro.

Embora seja muito importante para a exportação e a indústria alimentícia, a agropecuária comercial (agronegócio), em geral, apresenta aspectos negativos, como: concentração de terras, devastação de formações vegetais originais, apropriação de terras de comunidades tradicionais como indígenas e quilombolas e conflitos entre essas comunidades e as empresas do agronegócio etc.

Por outro lado, o agronegócio promove o desenvolvimento de muitos serviços urbanos: escritórios de negócios e redes bancárias, empresas de transportes e comércio de equipamentos agrícolas, entre outros. Muitas indústrias também se instalaram no Centro-Oeste nas últimas décadas, contribuindo com o desenvolvimento econômico e a rápida expansão urbana dos municípios da região, principalmente das capitais.

Na imagem abaixo vemos a paisagem urbana de Goiânia, principal centro urbano e industrial da região, que teve grande desenvolvimento urbano e econômico a partir das ações do governo em favorecer a ocupação do território do Centro-Oeste. No gráfico podemos também analisar o rápido crescimento populacional do município.

Imagem 3 – Vista parcial de Goiânia, capital do estado de Goiás e o principal polo industrial e urbano da região Centro-Oeste.


Fonte: Portal de periódicos UFF. Mapeamento do processo histórico de expansão urbana do município de Goiânia – GO.





QUESTÕES 

01) Analisando o mapa político da região Centro-Oeste, responda: 

A) Quais os estados e unidades federativas que fazem parte dessa região? 

B) A região Centro-Oeste é uma região banhada por oceanos? 

C) Quais países fazem fronteiras com essa região? 



02) A ocupação do território da região Centro-Oeste ocorreu de forma mais intensa a partir do século XVII com: (COPIE NO CADERNO APENAS A FRASE CORRETA) 

A) A implantação na região de polos de produção agrícola para o abastecimento das cidades mineradoras de Minas Gerais. 

B) A implantação na região de áreas de produção pecuarista para o abastecimento das colônias de povoamento do sul do Brasil. 

C) A descoberta de ouro e diamantes na região e que em função dessa atividade mineradora, surgiram importantes cidades como Goiás Velho (GO) e Cuiabá (MT). 

D) A criação na região das primeiras atividades manufatureiras no Brasil, durante os séculos XVII e XVIII. 



03) Analise as afirmativas abaixo e classifique-as em VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F). 

A) ( ) Antes de 1950 a região Centro-Oeste era bem integrada à economia nacional e possuía como principal atividade econômica a indústria. 

B) ( ) A partir de 1960 a região Centro-Oeste começou a despertar interesse do Governo Federal, preocupado com a ocupação do interior do país. Assim, o governo passou a empreender ações visando esse objetivo, a construção de Brasília, a construção de rodovias ligando os principais centros urbanos da região à outras regiões e a implantação de projetos agrícolas foram importantes para o desenvolvimento econômico da região. 

C) ( ) Apesar de todas as ações governamentais a região Centro-Oeste ainda não conseguiu obter um grande desenvolvimento agrícola, continuando essas atividades na região sendo formada por pequenos produtores rurais e tendo baixa produtividade. 

D) ( ) Os grandes projetos governamentais no Centro-Oeste, incluindo os grandes projetos agropecuários, se deram com muitas tensões e problemas, já que os territórios mesmo sendo fracamente ocupados não estavam “vazios”. Muitas comunidades tradicionais e povos indígenas foram desrespeitados nesse processo, assim como muitos trabalhadores, expostos às más condições de trabalho. 

04) A charge a seguir, de Carlos Latuff (2015), intitulada “O agronegócio e os indígenas no Brasil” está fazendo uma crítica a esse modelo agrícola e seus impactos sociais e ambientais. Após analisá-la atentamente, comente sobre a crítica feita pelo artista.


05) Leia o fragmento da reportagem e analise depois analise a charge do artista Caio Castellucci e responda a questão proposta.




A) Quais impactos socioambientais a charge está retratando, impactos que durante a pandemia foram muito divulgados pela mídia e sentidos pela população? 

B) Como a mídia tradicional tem tratado a questão do agronegócio? (Alguém por acaso já viu a série de propagandas veiculadas pelo canal aberto Globo, intitulada “Agro é Pop? Se não tiverem visto acessem o link abaixo.)

https://www.youtube.com/watch?v=R_s9ShEqkvM


13/12/2020 - ATIVIDADE 07 -  EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORES: DANIEL E JULIANA

TEMA DA AULA: REVISÃO EM FORMA DE JOGO. 


BOM DIA PESSOAL!! SILÊNCIO POR FAVOR, ATENÇÃO A CHAMADA!!! 

OLÁ! ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS. 

O ANO ESTÁ CHEGANDO AO FIM. 

ESPERO QUE VOCÊS TENHAM APROVEITADO NOSSAS ATIVIDADES. 

VAMOS RELEMBRAR UM POUCO DAS NOSSAS AULAS? 

NO INÍCIO DO ANO ESTÁVAMOS FALANDO SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS, SUA ORIGEM NA GRÉCIA ANTIGA RELACIONADA COM O ATLETISMO E SUA REINVENÇÃO NA ERA MODERNA. 

OS JOGOS ACONTECERIAM ESTE ANO NO JAPÃO, MAS DEVIDO À COVID-19 FORAM ADIADOS PARA O ANO QUE VEM. 

COM O ADIAMENTO VIMOS QUE OS ATLETAS CONTINUARAM OS TREINAMENTOS DE SUAS CAPACIDADES FÍSICAS PARA MANTER O SEU CONDICIONAMENTO FÍSICO. 

EM SEGUIDA, RELACIONAMOS AS CAPACIDADES FÍSICAS COM AS MODALIDADES ESPORTIVAS PRESENTES NOS JOGOS OLÍMPICOS. 

CONHECEMOS UM POUCO SOBRE AS NOVAS MODALIDADES QUE FARÃO PARTE DOS JOGOS EM SUA PRÓXIMA EDIÇÃO, COMO: SKATE, SURF, ESCALADA E BEISEBOL. 

POR ÚLTIMO ESTUDAMOS A GINÁSTICA. VIMOS QUE EXISTEM MODALIDADES COMPETITIVAS, MUITAS PRESENTES NOS JOGOS OLÍMPICOS, E MODALIDADES NÃO COMPETITIVAS. 

SOBRE AS NÃO COMPETITIVAS DEMOS ÊNFASE À GINÁSTICA PARA TODOS, QUE BUSCA ACOLHER AS DIFERENÇAS, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO DE QUALQUER INTERESSADO. 



PARA ESTÁ NOSSA ULTIMA ATIVIDADE, VAMOS FAZER UMA REVISÃO EM FORMA DE JOGO. 

FAREMOS NOSSA VERSÃO DO JOGO "AMONG US".




EM CADA QUESTÃO SERÁ ESCOLHIDO UM DOS TEMAS ESTUDADOS. 

A IMAGEM QUE NÃO CORRESPONDE AO TEMA DO TÍTULO SERÁ A IMPOSTORA. 

VOTEM NA IMAGEM QUE VOCÊS ACREDITAM ESTAR ERRADA E DESSA MANEIRA ESCOLHERÃO O TRIPULANTE QUE ACREDITAM SER UM IMPOSTOR. 

TODA A SUA TURMA VOTARÁ E O TRIPULANTE MAIS VOTADO SERÁ ELIMINADO DA NAVE.



APÓS TODOS VOTAREM CONTAREMOS QUANTOS IMPOSTORES FORAM ELIMINADOS E QUANTOS INOCENTES FORAM JOGADOS PARA FORA DA NAVE.

NO FINAL DA SEMANA, JUNTO COM AS RESPOSTAS, MANDAREI O RESULTADO.

SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM VENCER OS IMPOSTORES OU SERÁ QUE A NAVE VAI SER SABOTADA?

PARA JOGAR, ACESSEM O LINK ABAIXO: 

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO. 

ABRAÇOS, E ATÉ 2021!





06/12/2020 - ATIVIDADE 07  - CIÊNCIAS NATURAIS  

PROFESSORA: TATI

TEMA DA AULA:  SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS



OLÁ, TURMA!

ESTA É A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO ANO. FAÇAM DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.

ESPERO QUE TODOS(AS) ESTEJAM BEM E COM SAÚDE.

BOA SEMANA E BONS ESTUDOS.

UM GRANDE ABRAÇO!

PROFª TATI

 



LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS 

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS

OS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS EXISTEM DE FORMA ESPONTÂNEA, NA NATUREZA, E TAMBÉM OCORREM EM PROCESSOS INDUSTRIAIS, CRIADOS E PROVOCADOS PELO SER HUMANO.

NA PRÁTICA, PARA VOCÊ NÃO ESQUECER, REFLITA SOBRE OS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS COMO PROCEDIMENTOS SIMPLES COMO A EVAPORAÇÃO, QUE DÁ ORIGEM A SEPARAÇÃO DO SAL E DA ÁGUA, OU COMO A DESTILAÇÃO, MUITO CONHECIDA NO NOSSO PAÍS PELA PRESENÇA DESTE PROCESSO NA PRODUÇÃO DA CACHAÇA.

TODOS ELES SÃO PROCESSOS PARA SEPARAR COMPONENTES DE UMA MISTURA.


DESTILAÇÃO SIMPLES

A DESTILAÇÃO SIMPLES, POR EXEMPLO, SEPARA COMPOSTOS COM MUITAS DIFERENÇAS DE PONTO DE EBULIÇÃO (PONTO DE FERVURA).

VEJA NA IMAGEM UM SISTEMA DE DESTILAÇÃO.


FIGURA: SISTEMA DE DESTILAÇÃO SIMPLES


DESTILAÇÃO FRACIONADA

A DESTILAÇÃO FRACIONADA É USADA PARA SEPARAR OS COMPONENTES DE UMA MISTURA HOMOGÊNEA COMPOSTA POR DOIS OU MAIS LÍQUIDOS, COM PONTOS DE EBULIÇÃO DIFERENTES. ELA EXISTE NO PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE VÁRIOS COMPONENTES DO PETRÓLEO.

UMA REFINARIA DE PETRÓLEO, POR EXEMPLO, NADA MAIS É QUE UM COMPLEXO SISTEMA DE DESTILAÇÃO FRACIONADA, QUE ‘SEPARA’ COMPONENTES ESPECÍFICOS TAIS COMO GÁS, GASOLINA, QUEROSENE, ÓLEO COMBUSTÍVEL, ÓLEO LUBRIFICANTE, PARAFINA, E ASFALTO.

VEJA NA FIGURA UMA REPRODUÇÃO SIMPLES DO QUE SERIA UMA REFINARIA DE PETRÓLEO:

FIGURA: DESTILAÇÃO FRACIONADA DO PETRÓLEO



SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS


SEDIMENTAÇÃO

A SEDIMENTAÇÃO É UM PROCESSO NO QUAL UMA MISTURA QUE EXIBE MAIS DE UMA FASE, ONDE OS COMPONENTES TÊM DIVERSAS DENSIDADES (MISTURA DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS), SÃO SEPARADOS PELA AÇÃO DA GRAVIDADE.

UM EXEMPLO SIMPLES É A SEPARAÇÃO DE PARTÍCULAS DE TERRA DA ÁGUA, OU ATÉ DE SEPARAR A AREIA DA ÁGUA. É ALGO BASTANTE SINGELO, MAS QUE É UM PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS, COMPREENDEU?

A SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES DO SANGUE (PARTÍCULAS SÓLIDAS SÃO SEPARADAS DO PLASMA) POR MEIO DE CENTRIFUGAÇÃO (AUMENTA A VELOCIDADE DA SEPARAÇÃO DAS PARTÍCULAS SÓLIDAS, OBRIGANDO-AS A PERMANECEREM NO FUNDO DO RECIPIENTE) TAMBÉM É UM PROCESSO DE SEDIMENTAÇÃO.


FIGURA: CENTRIFUGAÇÃO DO SANGUE

DECANTAÇÃO

A DECANTAÇÃO É USADA PARA SEPARAÇÃO, ESPECIALMENTE, DE DOIS LÍQUIDOS IMISCÍVEIS (QUE NÃO PODEM SE MISTURADOS). EX.: ÓLEO E ÁGUA. COMO ELES NÃO SE MISTURAM, IMEDIATAMENTE OCUPAM POSIÇÕES DIFERENTES NUM RECIPIENTE DEPOIS DE UM TEMPO EM REPOUSO SOB CONDIÇÕES ADEQUADAS.

VEJA NA FIGURA.


FILTRAÇÃO

O SISTEMA DE FILTRO É USADO PARA SEPARAR MISTURAS DE LÍQUIDO-SÓLIDO OU DE SÓLIDO-VAPOR (OU GÁS). PARA ISSO, SÃO UTILIZADOS FILTROS COM PEQUENOS POROS. COAR CAFÉ, OU ‘PASSAR UM CAFÉ’, COMO SE FALA NO NOSSO PAÍS, É UM PROCESSO CLÁSSICO DE FILTRAÇÃO.

UM COADOR DE CAFÉ É UM FILTRO CLÁSSICO.

FIGURA: PREPARAÇÃO DE CAFÉ


CATAÇÃO

A CATAÇÃO É UM PROCESSO TÍPICO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS DE DOIS OU MAIS SÓLIDOS. OS SÓLIDOS SÃO SEPARADOS MECÂNICA OU MANUALMENTE. “CATAR O FEIJÃO” ANTES DE COZINHAR, POR EXEMPLO, TEM COMO OBJETIVO SEPARAR PEQUENAS PEDRAS OU SUJEIRAS DO FEIJÃO, E TAMBÉM SEPARAR GRÃOS QUE ESTEJAM FORA DO PADRÃO ALMEJADO, SEJA PELA EXISTÊNCIA DE PRAGAS OU DEFORMAÇÕES.


OUTRO EXEMPLO TÍPICO DO PROCESSO DE CATAÇÃO É A SEPARAÇÃO DO LIXO DOMÉSTICO EM LIXO ORGÂNICO, LIXO PLÁSTICO, LIXO METÁLICO, LIXO DE PAPEL, ENTRE OUTROS.

LEVIGAÇÃO

O NOME É MEIO ESQUISITO, MAS A LEVIGAÇÃO É USADA PARA SEPARAR UMA MISTURA HETEROGÊNEA DE SÓLIDOS COM DIFERENTES DENSIDADES. 

FIGURA: UTILIZAÇÃO DE BATEIA NO PROCESSO DE LEVIGAÇÃO

UM EXEMPLO CLÁSSICO É O DA AQUISIÇÃO DE OURO EM GARIMPOS POR MEIO DO SISTEMA DA BATEIAS, ONDE UMA MISTURA DE ÁGUA COM VÁRIOS RESÍDUOS DE SOLO É TRABALHADA COM MOVIMENTAÇÃO PARA ‘MEXER’ E IR SEPARANDO OS DIVERSOS PRODUTOS PELO PESO. OS MAIS LEVES ‘SOBEM’, E OS MAIS PESADOS ‘DESCEM’. O OURO, ENTÃO, PERMANECE BEM NO FUNDO.

TAMISAÇÃO OU PENEIRAÇÃO

A PENEIRAÇÃO É BEM FÁCIL DE SE COMPREENDER. É O PROCESSO USADO PARA SEPARAR UMA MISTURA HETEROGÊNEA DE SÓLIDOS, ONDE ESTES EXIBEM DIFERENTES TAMANHOS. 

O EXEMPLO CLÁSSICO É PENEIRAR AREIA PARA REMOVER PEDRAS OU ALCANÇAR UM PADRÃO DE GRÃOS DO TAMANHO ALMEJADO. SOMENTE ‘PASSAM PELA PENEIRA’ OS GRÃOS ATÉ O LIMITE DA TRAMA, DOS FURINHOS DA PENEIRA. PERCEBEU?

VENTILAÇÃO

O PROCESSO DA SEPARAÇÃO DE MISTURAS POR VENTILAÇÃO É USADO PARA SEPARAR UMA MISTURA HETEROGÊNEA DE SÓLIDOS, POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE UMA CORRENTE DE AR. UM EXEMPLO PARA VOCÊ JAMAIS ESQUECER: DEPOIS DE TORRAR O AMENDOIM E DESCASCÁ-LOS É NECESSÁRIO SEPARAR A CASCA DOS GRÃOS. QUANDO VOCÊ ASSOPRA O TABULEIRO, OU QUANDO JOGA OS GRÃOS PARA CIMA E OS RECOLHE DE NOVO, OU QUANDO LIGA UM SECADOR DE CABELO PARA AFASTAR AS CASCAS O QUE SE FAZ É UM PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS POR VENTILAÇÃO.


SEPARAÇÃO MAGNÉTICA

A SEPARAÇÃO MAGNÉTICA E USADA PARA SEPARAR UMA MISTURA HETEROGÊNEA ONDE UM DOS COMPONENTES É MAGNÉTICO, E QUE POR ESSA RAZÃO TEM POSSIBILIDADE DE SER ATRAÍDO POR IMÃS OU ELETROÍMÃS.

SE VOCÊ POSSUI UM RECIPIENTE COM MOEDAS DE FERRO E DE ALUMÍNIO, AO PASSAR POR SOBRE ELAS UM IMÃ, SÓ AS MOEDAS DE FERRO SERÃO PUXADAS DO MONTE. OUTRO EXEMPLOS É UTILIZAR IMÃS PARA SEPARAR FERRO EM PÓ E ENXOFRE.

TEXTO ADAPTADO. SEPARAÇÃO DE MISTURAS EM SOLUÇÕES HOMOGÊNEAS OU HETEROGÊNEAS. DISPONÍVEL EM: https://blogdoenem.com.br/separacao-de-misturas-quimica-enem/. ACESSO EM: 19. NOVEMBRO. 2020.

 

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS:

SEPARAÇÃO DE MISTURAS – ESTUDANTE EFICIENTE:



AGORA, Responda as questões ABAIXO no caderno. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O PRÓPRIO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER (NOS COMENTÁRIOS).

 

ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA.

 

QUESTÃO 1 – ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR E JULGUE COMO VERDADEIRO (V) OU FALSO (F). 


A) NA FILTRAÇÃO O SÓLIDO E O LÍQUIDO SÃO SEPARADOS PELA DIFERENÇA DO TAMANHO DAS PARTÍCULAS. 
(  ) 

B) A CENTRIFUGAÇÃO É UM PROCESSO DE DECANTAÇÃO ACELERADO PELA FORÇA DA GRAVIDADE. 
(  ) 

C) A PENEIRAÇÃO É O PROCESSO USADO PARA SEPARAR UMA MISTURA HETEROGÊNEA DE SÓLIDOS, ONDE ESTES EXIBEM DIFERENTES TAMANHOS. 
(  )



QUESTÃO 2 – QUAL DOS SEGUINTES PROCESSOS PODE SER USADO PARA EXTRAIR SAL DE COZINHA DA ÁGUA DO MAR?

A) FILTRAÇÃO

B) DECANTAÇÃO

C) EVAPORAÇÃO

D) DILUIÇÃO

 


QUESTÃO 3 – UM SÓLIDO A ESTÁ TOTALMENTE DISSOLVIDO NUM LÍQUIDO B. É POSSÍVEL SEPARAR O SOLVENTE B DA MISTURA POR MEIO DE UMA:

A) CENTRIFUGAÇÃO 

B) SIFONAÇÃO 

C) DECANTAÇÃO 

D) FILTRAÇÃO 

E) DESTILAÇÃO


QUESTÃO 4QUAL DOS PROCESSOS A SEGUIR É O MAIS INDICADO PARA SEPARAR UMA MISTURA DE ÁGUA E ÁLCOOL?

 

A) DESTILAÇÃO SIMPLES.

B) DESTILAÇÃO FRACIONADA.

C) DECANTAÇÃO.

D) SEPARAÇÃO MAGNÉTICA.

E) CENTRIFUGAÇÃO.

 

QUESTÃO 5 – A SEGUIR SÃO DADAS VÁRIAS SITUAÇÕES ONDE É NECESSÁRIO SEPARAR SUBSTÂNCIAS. ESCOLHA O MÉTODO MAIS ADEQUADO PARA SEPARAR CADA UMA DAS MISTURAS.

A) CONCHINHAS DO MAR E BOLAS DE GUDE EM UM SACO DE BRINQUEDOS.

B) AREIA COM PEDRAS NUM CANTEIRO DE OBRAS.

C) PEDAÇOS DE GIZ E PÓ DE GIZ DENTRO DE UM ESTOJO.

D) ÁGUA COM UM POUCO DE TERRA.

E) ÁGUA DO MAR EM UMA SALINA.

F) ÁGUA DO RIACHO COM IMPUREZAS.

G) CALDO-DE-CANA JÁ FERMENTADO PARA PRODUZIR AGUARDENTE.

 

 


06/12/2020 - ATIVIDADE 07 - ARTES

PROFESSORA: DÉBORA

TEMA DA AULA: GRAFFITI E INTERVENÇÃO URBANA


Oi, 7º ano! 

Estamos chegando ao final do nosso ano. Espero que todos se cuidem, e aproveitem as festas de final de ano com moderação. Nessa semana vamos continuar nossas atividades relacionadas ao conteúdo do caderno Trilhas de Aprendizagens 2, para poder aprender um pouco mais sobre o graffiti (ou grafit e grafite, todas as formas estão corretas).

Profª Débora


Em nossa última atividade estudamos um pouco sobre cordel e xilogravura, e aprendemos como fazer isogravura. Espero que a produção de vocês tenha ficado bem legal. Na atividade de hoje vamos estudar um pouco sobre grafite como forma de expressão.

Graffiti e intervenção urbana

No caderno Trilhas de Aprendizagens 2, pág. 73, temos o seguinte texto:

 

“Muros coloridos, figuras, palavras, crítica, reflexão e informação. Será o graffiti uma arte tão significativa assim? Será o graffiti capaz de nos contar uma história também?”

Nicho Policrômico - Toca do Boqueirão da Pedra Furada - Serra da Capivara – PI (Brasil)


http://www.globalrockart2009.ab-arterupestre.org.br/arterupestre.asp


Muitos discutem ainda hoje em dia se o graffiti e a pichação são formas de arte. Mas mesmo com essa discussão, o grafite é reconhecido como uma forma de arte urbana, é sim uma expressão artística, e nessa arte considerada urbana também a pichação é considerada uma maneira de expressão e as vezes de protesto (como vimos na atividade sobre música). Lógico que aqui não podemos também considerar arte a depredação feita em espaços urbanos e públicos, com determinadas pichações. Como citei acima, essa é uma discussão muito frequente nos meios artísticos e culturais.

Engana-se quem acha que essa arte de desenhar e escrever em paredes é novidade. Desde os tempos das cavernas já existiam registros de desenhos nas paredes das cavernas (40 000 anos a.C). Os egípcios (3000 anos a.C a 30 anos a.C) também deixaram um extenso registro cultural e histórico de escritas e desenhos nas paredes de seus templos. E no o Império Romano (ano 27 a.C até ano 476 d. C) foram encontrados registros de inscrições feitas em paredes, que são considerados o primeiro registro de um graffiti da história. Ou seja, a necessidade de se expressar, tem acompanhado a história da humanidade desde sempre. Vejam as fotos e consultem mais sobre esse assunto nas páginas 73 e 74 do caderno Trilhas de Aprendizagens 2 e também na atividade da professora Giovana do dia 21/11/2020, onde tem uma ótima entrevista com OsGêmeos, uma dupla que trabalha com graffiti e é reconhecida internacionalmente. 

Agora gostaria de mostrar a vocês um pouco sobre intervenção urbana, que é uma forma de arte que interage com o público. 

Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar as artes relacionadas a intervenções visuais feitas em espaços urbanos, ou seja, modificações que interagem com o expectador, com as pessoas que estarão vendo as intervenções. Geralmente têm curta duração, e podem ser pequenas, feitas através de adesivos colados no espaço urbano, a grandiosas, como grandes instalações artísticas. Mas aqui vou mostrar apenas algumas intervenções feitas por meio de graffiti e pinturas.

Intervenção urbana: desenho em muro aproveitou o formato do objeto

https://cheezburger.com/8562437/21-pieces-of-cool-graffiti-that-reinvented-urban-environments


Intervenção urbana: desenho em muros que aproveitaram da vegetação local

https://inspi.com.br/2017/04/10-intervencoes-urbanas-que-interagem-com-a-natureza/

Atividade Prática

Agora que vimos alguns exemplos de intervenções, pode ser que você conheça algumas intervenções feitas no bairro onde mora.

Minha proposta aqui é que vocês pensem em algum lugar conhecido de vocês para fazerem uma intervenção. Pode ser um bueiro, uma janela, uma pedra no chão, qualquer coisa que vocês observem na rua, ou na casa de vocês, ou algo que se lembrem da escola para propor uma intervenção.

A ideia aqui é vocês fazerem um desenho simples do lugar real, e uma proposta com a intervenção de vocês.

Vou deixar aqui algumas imagens que podem servir de inspiração para as intervenções de vocês:

  

    
Mas não se esqueçam, o grafitti e as intervenções urbanas são um tipo de arte urbana geralmente realizadas na rua, ou em espaços públicos, e para fazer, precisamos de prévia autorização, ou no caso de uma tampa de bueiro e uma caixa de luz, além da autorização, também precisamos tomar muito cuidado com a realização.

Por isso nesse momento, vamos apenas fazer o estudo e desenho do local.

E para ajudar na inspiração vou deixar um vídeo com uma intervenção que fiz, pensando nessa imagem de tampa de bueiro redondo. Cliquem no link abaixo para assistir. 

Mas antes, lembrem-se: guardem seus trabalhos, coloquem nome e série. Eles serão recolhidos no retorno às aulas.

Fontes de pesquisa:



29/11/2020 - ATIVIDADE 07  - MATEMÁTICA  

PROFESSORAS: ADRIANA E VALÉRIA 

TEMA DA AULA:  NÚMEROS INTEIROS (Z)


  Números Inteiros (Z) 


Multiplicação e divisão entre números inteiros

Para a multiplicação e divisão, a regra dos sinais é até mais simples e divide-se em apenas dois casos:

1º caso – Sinais iguais

Se os dois valores forem positivos, a resposta será positiva:


Quando os dois valores são negativos, a resposta também será positiva, já que o primeiro sinal iremos ler como “oposto”, então teremos o oposto do negativo, assim novamente a resposta será positiva:

Assim podemos concluir que uma multiplicação entre números com sinais iguais, sempre terá uma resposta com números positivos.

Sinais iguais, o resultado é positivo!

         

        2º caso – Sinais diferentes

Nesta situação, os números apresentam sinais diferentes, ou seja, um será positivo e o outro negativo. Vamos a dois exemplos:


Temos o positivo primeiro, e quando isso acontece mantemos o sinal do segundo número. Logo o resultado é negativo.

Aqui o primeiro sinal é negativo, quando isso acontece ele pede o oposto do próximo sinal, então o oposto do positivo, é o negativo, novamente o resultado será negativo.


Sinais diferentes, o resultado é negativo!

Em resumo:


E se aparecerem mais de dois números????

Não precisa arrancar os cabelos, basta ir resolvendo a conta por partes, dois números por vez, olha esse exemplo:



Observe as cores, elas estão indicando os números que foram utilizados e o resultado, organizar uma conta como o exemplo ao lado facilita a visualização e organização do caderno. A conta foi feita por partes, usando dois números de cada vez. As marcações em cinza referem-se aos sinais que não foram usados e são levados para a próxima linha da conta.

 

Vamos Praticar:


01. A respeito da multiplicação e divisão entre números positivos e negativos, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso: 

a. O produto entre dois números negativos sempre terá como resultado um número também negativo. (  ) 

b. O produto entre dois números positivos poderá ter resultado negativo, dependendo de quais forem esses números. (  ) 

c. A divisão entre dois números negativos sempre terá como resultado um número positivo. (  ) 

d. A divisão entre um número negativo e um número positivo poderá ter um resultado positivo ou negativo, dependendo do módulo dos dois números. ( ) 

e. As regras para encontrar o sinal do resultado de uma multiplicação não se aplicam à divisão. (  )

   

02. Efetue as operações:


03.   Resolva as expressões:




29/11/2020 - ATIVIDADE 07  - INGLÊS  

PROFESSORAS: FLÁVIA - MARILÉIA E RIVANEIDE 

TEMA DA AULA:  EXPRESSÕES NATALINAS 






21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LINGUA PORTUGUESA 

PROFESSORES: FABI E HENRIQUE 

TEMA DA AULA: QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO




Olá pessoal? Como vocês estão? 

Esperamos que todos estejam bem, com saúde e em casa, na medida do possível. 

O ano está terminando e esta é a última atividade de Língua Portuguesa complementar às atividades do Caderno Trilhas de Aprendizagem. 

Realizem as atividades no caderno de sala de aula e guardem as mesmas para serem entregues na volta às aulas presenciais. 

Boa semana a todos e bons estudos.
 
Um grande abraço, professora Fabi e professor Henrique!


ANTES DA LEITURA:

O conto que você vai ler se passa na região de Gondar. Para entrar no clima da história, vamos conhecer um pouquinho sobre esse lugar mágico, que fica num país chamado Etiópia, no norte da África.

Gondar foi a última capital do Império Etíope localizada na província de Beghemidir (Etiópia - África). Fundada pelo imperador Sertse Dingil em 1580, a cidade de Gondar, hoje, é uma importante atração turística com muitas ruínas e castelos remanescentes da época do império.

Fonte: Wikipédia

Veja abaixo, algumas imagens das ruínas que resistem ao tempo e são visitadas todos os anos por milhares de turistas.

Cidade fortaleza de Fasil Ghebbi - Gondar, Etiópia.


Cidade fortaleza de Fasil Ghebbi - Gondar, Etiópia.

QUEM CONTA UM CONTO, AUMENTA UM PONTO

Você sabia que as histórias existem muito antes de se inventarem o papel e a escrita? Muitas histórias que conhecemos são dessa época! Então, como elas sobreviveram se as pessoas não tinham livros para ler?

Simples: as pessoas contavam as histórias! Essas narrativas da tradição oral se conservaram ao longo do tempo, sendo transmitidas pela oralidade, e mais tarde, foram registradas em textos escritos ou gravados em filmes e desenhos.

A história que você vai ler a seguir pertence à tradição oral dessa região da África, Gondar, e nos foi recontada por Anna Soler-Pont. Boa leitura!

Os dois reis de Gondar (Etiópia)


Era um dia como os de outrora... e um pobre camponês, tão pobre que tinha apenas a pele sobre os ossos e três galinhas que ciscavam alguns grãos de Teff que encontravam pela terra poeirenta, estava sentado na entrada da sua velha cabana como todo fim de tarde. De repente, viu chegar um caçador montado a cavalo. O caçador se aproximou, desmontou, cumprimentou-o e disse:

— Eu me perdi pela montanha e estou procurando o caminho que leva à cidade de Gondar. 

— Gondar? Fica a dois dias daqui — respondeu o camponês. — O sol já está se pondo e seria mais sensato se você passasse a noite aqui e partisse de manhã cedo.

O camponês pegou uma das suas três galinhas, matou-a, cozinhou-a no fogão a lenha e preparou um bom jantar, que ofereceu ao caçador. Depois de comerem os dois juntos sem falar muito, o camponês ofereceu sua cama ao caçador e foi dormir no chão ao lado do fogo. No dia seguinte bem cedo, quando o caçador acordou, o camponês explicou-lhe como teria que fazer para chegar a Gondar:

— Você tem que se enfiar no bosque até encontrar um rio, e deve atravessá-lo com seu cavalo com muito cuidado para não passar pela parte mais funda. Depois tem que seguir por um caminho à beira de um precipício até chegar a uma estrada mais larga...

O caçador, que ouvia com atenção, disse:

— Acho que vou me perder de novo. Não conheço esta região... Você me acompanharia até Gondar? Poderia montar no cavalo, na minha garupa.

— Está certo — disse o camponês —, mas com uma condição. Quando a gente chegar, gostaria de conhecer o rei, eu nunca o vi.

— Você irá vê-lo, prometo. [...]

O camponês perguntou ao caçador:

— E como é que se reconhece um rei?

— Não se preocupe, é muito fácil: quando todo mundo faz a mesma coisa, o rei é aquele que faz outra, diferente. Observe bem as pessoas à sua volta e você o reconhecerá.

Pouco depois, os dois homens chegaram à cidade e o caçador tomou o caminho do palácio. Havia um monte de gente diante da porta, falando e contando histórias, até que, ao verem os dois homens a cavalo, se afastaram da porta e se ajoelharam à sua passagem. O camponês não entendia nada. Todos estavam ajoelhados, exceto ele e o caçador, que iam a cavalo.

— Onde será que está o rei? — perguntou o camponês. — Não o estou vendo!

— Agora vamos entrar no palácio e você o verá, garanto!

E os dois homens entraram a cavalo dentro do palácio. O camponês estava inquieto. De longe via uma fila de pessoas e de guardas também a cavalo que os esperavam na entrada. Quando passaram na frente deles, os guardas desmontaram e somente os dois continuaram em cima do cavalo. O camponês começou a ficar nervoso:

— Você me falou que quando todo mundo faz a mesma coisa... Mas, onde está o rei?

— Paciência! Você já vai reconhecê-lo! É só lembrar que, quando todos fazem a mesma coisa, o rei faz outra.

Os dois homens desmontaram do cavalo e entraram numa sala imensa do palácio. [...] E os dois homens se instalaram num grande sofá muito confortável. Todo mundo ficou em pé à sua volta. O camponês estava cada vez mais inquieto. Observou bem tudo o que via, aproximou-se do caçador e perguntou:

— Quem é o rei? Você ou eu?

O caçador começou a rir e disse:

— Eu sou o rei, mas você também é um rei, porque sabe acolher um estrangeiro!

E o caçador e o camponês ficaram amigos por muitos e muitos anos.

Fonte: https://nuvemdehistorias.wordpress.com/contos-africanos/ acesso em 06 de outubro de 2020


Agora, responda as questões abaixo em seu caderno! 

1) A narrativa apresenta dois personagens centrais. Como você descreveria esses personagens? 

2) Qual a condição imposta pelo camponês para acompanhar o caçador até a cidade? 

3) Segundo o caçador, o que permitiria ao camponês reconhecer o rei? 

4) Cite um acontecimento que indicaria que um dos dois protagonistas seria o rei. 

5) O texto traz uma surpresa em seu final. O caçador era, na verdade, o rei. Como normalmente imaginamos um rei? O caçador corresponde a essa imagem que fazemos de um rei? Por quê? 

6) Podermos extrair uma moral ao final do texto. Qual seria essa moral? 

(   ) Devemos ajudar as pessoas poderosas, pois elas podem retribuir. 


(   ) Devemos fazer o bem somente aos pobres. 


(  ) Devemos fazer o bem a todas as pessoas, independentemente de sua condição social ou aparência física.



VAMOS PRATICAR

 

7) Escolha a alternativa que apresenta a palavra ou expressão que foi substituída pelo pronome destacado em cada frase. 


a) [Exemplo] O camponês viu chegar um caçador montado a cavalo. O caçador se aproximou, desmontou, cumprimentou-o


(x) camponês 


( ) cavalo 


( ) caçador 


b) O camponês pegou uma das suas três galinhas, matou-a, cozinhou-a no fogão a lenha e preparou um bom jantar, que ofereceu ao caçador. 

( ) camponês 

( ) caçador 

( ) uma das suas três galinhas 


c) No dia seguinte bem cedo, quando o caçador acordou, o camponês explicou-lhe como teria que fazer para chegar a Gondar. 

( ) para o caçador 

( ) para o camponês 

( ) para Gondar 

d) Você tem que se enfiar no bosque até encontrar um rio, e deve atravessá-lo com seu cavalo com muito cuidado para não passar pela parte mais funda 

( ) camponês 

( ) caçador 

( ) rio 



Parabéns!

Eba!!! Terminamos esse ciclo!

Se cuidem e cuidem de quem vocês amam!

Pra acabar, mesmo, fiquem com essa imagem da capital da Etiópia moderna!

Addis Abeba - capital da Etiópia



21/11/2020 - ATIVIDADE 07 -  LEITURA  

PROFESSORA: GIOVANNA

TEMA DA AULA:  LITERATURA PERIFÉRICA E GRAFFITI


Bem vinda(o) à última aula de Leitura do ano!

 

Um pouco sobre Sérgio Vaz:

Nasceu em 1964, na cidade de Ladainha, MG, mas mudou-se para São Paulo com cinco anos. Cresceu e iniciou sua carreira na cidade de Taboão da Serra, SP, onde mora até hoje. É criador da Coooperifa, um movimento cultural da periferia, voltado principalmente à literatura.

Poesias Sérgio Vaz:

https://www.youtube.com/watch?v=oEr3U3hkLR0


Um pouco sobre: OsGemeos:

Os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo nasceram em 1974 em São Paulo, no bairro do Cambuci. Cresceram no meio efervescente da cultura hip hop que chegou nos anos 80 no centro da cidade. Descobriram o grafite, a pintura e a escultura e se desenvolveram nessas técnicas. Hoje são conhecidos internacionalmente e estão entre os maiores nomes do graffiti brasileiro e mundial. Apenas por curiosidade, vale dizer que o nome da arte que trabalha com pinturas no espaço urbano, como OsGemeos fazem, pode ser escrita também de outras formas, além de graffiti: pode ser grafite ou grafiti.

Vídeo sobre OsGemeos (obras):



Algumas obras de OsGemeos 


Para saber mais...

Visite e conheça:

Canal Sérgio Vaz:  https://www.youtube.com/channel/UCNBEw6vjci3f68MxZHX-Tqw

Site da Cooperifa: http://cooperifa.com.br/

Site de OsGemeos: http://www.osgemeos.com.br/pt



Espero que goste desses artistas maravilhosos e suas obras inspiradoras!


Se cuide e fique bem!

Beijoca!

Professora Giovanna – POSL


21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INFORMÁTICA

PROFESSOR: MANOEL

OLÁ, PESSOAL!


CHEGAMOS À ATIVIDADE FINAL DE INFORMÁTICA PARA O ANO DE 2020.

CONFESSO QUE ME BATEU UMA PONTINHA DE TRISTEZA, POIS CADA VEZ QUE ESTAVA PREPARANDO UMA ATIVIDADE PARA VOCÊS, SENTIA COMO SE PUDESSE VER O ROSTO E O SORRISO DE CADA UM. MAS, FICO FELIZ POR ESTARMOS TODOS BEM! VAMOS NOS PREPARAR PARA UM NOVO ANO MUITO MELHOR, ONDE PASSAMOS ESTAR PERTINHO DE NOSSOS AMIGOS E DOS PROFESSORES, APRENDENDO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA.

TCHAU PESSOAL!


JOGO: QUIZ


DESCRIÇÃO: QUIZ É UM JOGO EM FORMATO DE QUESTIONÁRIO (PERGUNTA E RESPOSTA COM ALTERNATIVAS). ELE TEM COMO OBJETIVO EXPLORAR UM ASSUNTO ESPECÍFICO OU TEMAS VARIADOS.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: LEITURA - CULTURA GERAL.

COMO JOGAR: LER CADA PERGUNTA COM BASTANTE ATENÇÃO E TENTAR IDENTIFICAR A ALTERNATIVA CORRETA.

PARA SABER MAIS!

PESQUISE NA INTERNET AS QUESTÕES QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIR ACERTAR AS RESPOSTAS PARA APRENDER SOBRE O ASSUNTO.

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

https://pt.quizur.com/trivia/sabe-tudo-sobre-cultura-geral-7ita

 

MUITO BEM!

AGORA, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

MENSAGEM DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

https://www.youtube.com/watch?v=HDZHdqF6gvA

 

PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:


BANDEIRA DE SÃO PAULO


MUSEU AFRO BRASIL



AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MUSEU AFRO BRASIL!

O Museu Afro Brasil ESTÁ localizado no Parque Ibirapuera (são paulo). ELE possui um acervo de mais de 6 mil peças entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. Os itens abordam as temáticas da cultura africana e afro-brasileira, como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão. NO tour virtual, é possível conhecer os diferentes andares do museu, observando as peças expostas, além de conferir as exposições virtuais.

fonte: https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

(ADAPTADO PARA A ATIVIDADE)


AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:

https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil



16/11/2020 - ATIVIDADE 06 - HISTÓRIA

PROFESSOR: ANDRÉ 

TEMA DA AULA: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SOCIEDADE

Caros estudantes e familiares,

Abaixo seguem alguns exercícios elaborados para complementar as atividades 1 e 2 do caderno Trilhas de Aprendizagens - volume 2. Estas atividades foram indicadas para a quarta e quinta semana de trabalho com o novo material. Aqueles que ainda não receberam este material podem consultá-lo clicando no link a seguir:

https://drive.google.com/open?id=1VRygSiW37lATtMYvMwX_-DPXU9w_Atqz

E NÃO SE ESQUEÇA:

AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA ATIVIDADE DEVEM SER REGISTRADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS O PROFESSOR IRÁ CONFERIR TUDO!



Objetivos: 

  • Refletir sobre o impacto das tecnologias na organização das diversas sociedades.
  • Pensar como a difusão dos livros a partir da invenção da imprensa por Gutenberg facilitou a difusão de conhecimentos e alterou as relações de poder, em particular, com a Igreja Católica.
  • Pensar sobre como as novas tecnologias alteram a nossa forma de organização enquanto sociedade.



PARTE I: A Invenção da Escrita 

No material Trilhas de Aprendizagens – Volume 2 você encontrou atividades que tratavam dos impactos da tecnologia no mundo contemporâneo, ou seja, na nossa atualidade. O celular é a principal tecnologia abordada no material. Você foi levado a refletir sobre como essa tecnologia recente impactou nossa forma de comunicação, transformou nosso idioma, nossos comportamentos e provocou reações críticas de diversos grupos sociais – professores, por exemplo. 

Mas você já parou para pensar sobre como tecnologias mais antigas transformaram as sociedades em diferentes épocas? Algumas tecnologias são tão comuns no nosso cotidiano que nós não costumamos refletir sobre elas. A escrita é um exemplo. 

A forma de escrita mais antiga de que temos notícias são as tábuas de argila da Mesopotâmia. Esse tipo de escrita foi criado por volta de 4.000 a.E.C., ou seja, 6 mil anos atrás.


Escrita cuneiforme feita pelos povos sumérios.


Na Grécia Antiga, uma sociedade em que a escrita já era razoavelmente difundida, havia um filósofo chamado Platão. Em um de seus livros, escrito por volta do ano 370 a.E.C. - mais de 2.300 anos atrás - aparece um personagem que faz a seguinte observação a um suposto inventor da escrita, leia atentamente para responder às questões:

 “Você, como inventor da escrita, espera dela todo o contrário do que ela pode vir a fazer! Ela tornará os homens mais esquecidos pois, sabendo escrever, deixarão de exercitar a memória, confiando apenas nas escrituras. Será do exterior, por meio de sinais estranhos [as letras], e não de dentro, graças a esforços próprios, que obterão as recordações. […] transmitirá, assim, aos teus alunos não a sabedoria em si mas uma sabedoria aparente […] irão parecer sábios, embora não passem de ignorantes em muitos assuntos, tornar-se-ão, portanto, sábios imaginários em vez de sábios verdadeiros!”

(Adaptado de Platão, Fedro.)



1. Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) a respeito da visão do personagem sobre a invenção da escrita: 

(  ) O personagem avalia que a escrita é uma invenção positiva. 

(  ) Para o personagem a confiança na escrita fará com que os humanos deixem de exercitar a memória. 

(  ) Confiando apenas na escrita e sem exercitar a memória, os humanos se tornarão ignorantes em muitos assuntos na visão do personagem. 

(  ) O personagem acredita que a escrita é a solução para que os humanos se tornem sábios verdadeiros. 

(  ) O personagem acredita que a escrita terá efeito contrário do que espera seu inventor.        

Uma coisa é certa sobre esta passagem do livro de Platão: ela nos alerta para o fato de que toda tecnologia criada pela humanidade traz consequências que fogem do que seus criadores esperam. 

outra tecnologia criada pela humanidade que mudou bastante a organização da sociedade foi a imprensa, uma forma de reproduzir livros e outros documentos escritos em uma velocidade maior do que a conhecida na Grécia Antiga.



PARTE II: A Invenção da Imprensa

Assista, se possível, ao vídeo a seguir sobre a invenção da imprensa:

Por volta de 1450, o alemão Johannes Gutemberg inventou, a partir de diversas técnicas, uma tecnologia que hoje conhecemos como imprensa de tipos móveis. Nela, letras gravadas em metal podiam ser combinadas de diversas formas para formar espécies de carimbos contendo textos inteiros.


Pequeno texto organizado a partir de tipos móveis.
 
A imprensa de Gutenberg facilitou a reprodução de livros, que antes tinham que ser copiados a mão, como a Bíblia, por exemplo (você já imaginou ter que copiar a Bíblia?). Desta forma os livros ficaram mais baratos e cada vez mais pessoas procuraram formas de aprender a ler para acessar seus conteúdos. 

A leitura da Bíblia, por exemplo, foi cada vez mais deixando de ser exclusividade de membros da Igreja Católica. Pessoas comuns começaram a acessar seu conteúdo e questionar muitas das interpretações dominantes da época. Assim surgiram novas religiões cristãs, chamadas protestantes por protestarem contra as interpretações da Igreja Católica. 

Livros científicos também eram cada vez mais divulgados e isso acelerou o desenvolvimento da ciência e a invenção de novas tecnologias. 

Para se inserir em um mundo onde o conhecimento da escrita se tornava cada vez mais necessário as pessoas passaram a se organizar e reivindicar o acesso a este conhecimento. Foi desta necessidade que surgiram as escolas como conhecemos hoje. Foi neste contexto também que surgiram reivindicações para que os humanos tivessem um momento da vida separado do trabalho para poder aprender a ler e escrever - já que os diversos trabalhos dependiam cada vez mais do conhecimento da escrita. Esse momento da vida, separado do trabalho, dedicado ao aprendizado da leitura e da escrita foi chamado de infância. 

Por isso, podemos afirmar que a infância é uma invenção humana para resolver, entre outras coisas, problemas trazidos para a humanidade pela invenção da imprensa de Gutenberg, por volta de 1450. Antes desta invenção as crianças eram vistas como adultos em miniatura, ou seja, passavam a trabalhar e a responder por seus atos desde muito cedo.



Agora, responda as seguintes questões sobre a invenção da imprensa por Gutenberg: 

2. Cite duas consequências da invenção da imprensa, por Gutenberg: 

3. Muitos de nós já lemos trechos da Bíblia. Você acharia correto se a leitura de alguns livros como a Bíblia fosse permitida só para algumas pessoas? Por quê? 

4. Antes da invenção da imprensa, por Gutenberg, a leitura da Bíblia era praticamente uma exclusividade de qual grupo de pessoas? 

a) Trabalhadores pobres. 

b) Membros da Igreja Católica. 

c) Comerciantes ricos. 

d) Grandes proprietários de terra. 


Alguns estudiosos afirmam que, com as tecnologias mais recentes, o predomínio da utilização de imagens na atualidade tem prejudicado o aprendizado da escrita. Em função disso, segundo estes pensadores, a infância como uma fase da vida protegida do trabalho e dedicada ao aprendizado da escrita está sendo prejudicada. Observe a imagem abaixo para refletir sobre a questão:

Paweł Kuczyński, 2020. 

Na imagem observamos corpos dispostos em um ambiente parecido com a sala de aula, porém, as cabeças encontram-se separadas, flutuando nas nuvens, presas a aparelhos celulares. Agora pense na sua experiência e na de seus amigos para responder a última questão.


5. Você concorda que as novas tecnologias estão prejudicando a infância e o aprendizado das novas gerações? Por quê?


Até a próxima!




16/11/2020 - ATIVIDADE 06 - GEOGRAFIA 

PROFESSORES: JOÃO E SÔNIA

TEMA DA AULA:  POPULAÇÃO INDÍGENA


Desejamos que estejam todos bem e se cuidando!

Professores João Luís e Sônia Mambro

 


INSTRUÇÕES GERAIS 

  • Esta atividade é referente à ATIVIDADE 3 – “INDÍGENAS SIM, ÍNDIOS NÃO.” (p. 186 a 189), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2;
  • Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-nos da forma mais completa possível;
  • Faça seus estudos com muita atenção e capricho!
  • LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.

 

Para a realização das atividades é importante que faça a leitura com atenção do texto abaixo. Vamos lá?


PARTE I

População indígena

Ao utilizar a Internet para pesquisar a vida dos povos indígenas do Brasil, Mariana digitou na ferramenta de busca “o que é ser indígena hoje”. Observe algumas das imagens que ela encontrou.

Imagem 01

Os indígenas contemporâneos têm celulares, usam computadores, possuem carros e, ainda assim, não deixam de ser indígenas (Foto: Fundação Nacional do Índio - FUNAI)

 

Imagem 02

Luiz Henrique Eloy, indígena Terena, advogado e trabalha em movimentos sociais que lutam pelos direitos dos povos indígenas à demarcação de suas terras.



Imagem 03

Aldeia indígena urbana em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul.

Fonte: https://www.midiamax.com.br/cotidiano/2018/aldeias-urbanas-a-dificil-missao-de-viver-na-capital-e-manter-a-cultura

  

Imagem 04

Portal de notícias feito por indígenas, informando sobre as atividades culturais e as lutas desse grupo por direitos. Fonte: https://djuenatikuna.com/

 

Imagem 05

Escola Estadual Dom Pedro Massa – São Gabriel da Cachoeira (AM). (escola indígena)

Fonte: http://www.plataformadoletramento.org.br/alfabetizacao-indigena/

 

Como você pode observar nas fotografias, Mariana encontrou em sua pesquisa uma grande diversidade de povos indígenas no Brasil, cada um com sua cultura, vivendo em lugares diferentes do país, trabalhando, estudando, usando os recursos tecnológicos atuais e reivindicando seus direitos na cidade e no campo.


O contato dos povos indígenas com o colonizador foi devastador. Doenças, escravidão e conflitos estão entre os fatores que causaram a redução do número de povos e da população indígena. Muitos grupos foram exterminados ou integrados à cultura do colonizador europeu. Outros foram lentamente expulsos para o interior do Brasil, devido à ocupação do litoral. Ao longo do tempo, os territórios antes ocupados pelos indígenas deram lugar a cidades, extensas áreas agrícolas e de pastagem, áreas de mineração, estradas etc. 

Até os anos 1970 a população indígena brasileira encolheu significativamente. No entanto, a partir dos anos 1980, passou a apresentar índices de crescimento: em 1991, 294 mil pessoas se autodeclararam indígenas. O Censo 2010 registrou 896.917 indígenas. 

O principal fator que explica esse aumento é que muitas pessoas passaram a assumir suas origens, autodeclarando-se indígenas. Alguns pesquisadores também atribuem esse aumento da população ao maior acesso a atendimento médico, vacinas e medicamentos. 

No entanto, ao comparar alguns indicadores sociais (educação, saúde, expectativa de vida etc.) da população indígena com os do restante da população do país, é possível observar uma grande disparidade. Daí a importância da luta constante desses povos por seus direitos e pela melhoria na oferta e qualidade de serviços públicos essenciais. 

A taxa de alfabetização das pessoas indígenas de 15 anos de idade ou mais revelou-se abaixo da média nacional, situada em 90,4%, sendo que nas Terras Indígenas 32,3% ainda são analfabetos. Analisem o gráfico abaixo.


Esse dado demonstra que a expansão das políticas públicas na área da educação indígena constitui um desafio permanente, com destaque para a população que vive nas Terras Indígenas. 

As únicas línguas ensinadas como obrigatórias, além da Língua Portuguesa, em parte das escolas públicas do Brasil são as diversas línguas indígenas. As línguas estrangeiras ensinadas nas escolas, integram a parte diversificada do Currículo Escolar. Nas comunidades de povos imigrantes como italianas, alemãs entre outros, em que se ensinam a língua de origem desses povos, isso se faz colocando o idioma ensinado na parte diversificada das disciplinas. Para os povos indígenas, aprender a ler e a escrever em sua própria língua permite registrar e reafirmar suas tradições e os conhecimentos entre as gerações. Aprender o português é também importante para que eles possam se comunicar com as pessoas fora de seus grupos, bem como interpretar e compreender as leis que regem o país, lutar pelos seus direitos, compartilhar seus conhecimentos, aprender sobre outras sociedades, enfim, participar de modo efetivo da nossa sociedade. 



QUESTÕES 

01) Qual a representação que você tem sobre os povos indígenas? As imagens pesquisadas pela Mariana mudaram a ideia que fazia sobre os povos indígenas? Comente. 

02) Analise o gráfico e responda: que comparações podem ser feitas entre o percentual de indígenas alfabetizados e o percentual nacional?

Fonte: IBGE. O Brasil indígena. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/images/pdf/indigenas/folder_indigenas_web.pdf



03) Assinale a alternativa correta.

Por que aprender a ler e a escrever na sua própria língua e em português é importante para os povos indígenas?

A) A alfabetização dos indígenas nas línguas materna e portuguesa permite aos indígenas serem bilíngues, algo muito importante no mercado de trabalho atual.

B) Para os povos indígenas, aprender a ler e a escrever em sua língua permite registrar e reafirmar suas tradições e os conhecimentos entre as gerações e aprender o português é importante para que eles possam se comunicar com as pessoas fora de seus grupos e participar da sociedade.

C) Para os povos indígenas, aprender a ler e a escrever em sua língua permite que eles se comuniquem entre eles, mas o ensino do português é mais importante porque permite que eles possam se comunicar com as pessoas fora de seus grupos e participar da sociedade.

D) Para os povos indígenas, aprender a ler e a escrever em sua própria língua permite registrar e reafirmar suas tradições e os conhecimentos entre as gerações, o que é mais importante. Para os indígenas não é importante aprender o português porque eles não sentem vontade de interagir com as outras pessoas fora de seu grupo cultural. 

04) Analise a tabela abaixo e em seguida responda às questões propostas.

Fonte: IBGE.


A) Qual a região do Brasil com maior população indígena em todos os períodos? 

B) Que fatores poderiam explicar o aumento da população autodeclarada indígena no ano de 2010 nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste?

 

Texto e atividades adaptados

Referência Bibliográfica:

PAULA, Marcelo Moraes (et all). Geografia espaço e interação: 7º ano: Ensino Fundamental. 1ª edição. São Paulo: FTD. 2018.


VAMOS APRENDER MAIS???

Estamos indicando esses links de páginas para que, caso possa acessar, aprofunde sobre o assunto dessa atividade.  Para compreender um pouco mais sobre as condições sociais, da luta por direitos e os diferentes modos de vida de alguns dos povos indígenas brasileiros.

http://www.impactounesp.com.br/2016/06/aldeias-urbanas-resistencia-indigena-no.html

https://conflitosambientaismg.lcc.ufmg.br/noticias/as-10-mentiras-mais-contadas-sobre-os-indigenas/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2015-10/aldeia-conectadaindios-aderem-redes-sociais

https://institutoiepe.org.br/povos-indigenas/?gclid=Cj0KCQjw59n8BRD2ARIsAAmgPmLHvtR7bylNBGKkXrsvi1kPCB-NXgAL1EZt_eGR_-gazVuanOi0n04aAnElEALw_wcB

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/demarcacao-terras-indigenas-no-brasil.htm

https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena/download

 

VALEU, GALERA!!!








16/11/2020 - ATIVIDADE 06 - EDUCAÇÃO FÍSICA 

PROFESSORES: DANIEL E JULIANA 

TEMA DA AULA:  GINÁSTICA: COMPETIÇÃO



BOM DIA, PESSOAL!! 

SILÊNCIO POR FAVOR. ATENÇÃO À CHAMADA!!! 


ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS. 

ESTA SEMANA, PARA COMPLEMENTAR AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGEM VAMOS CONTINUAR APRENDENDO SOBRE A GINÁSTICA. 

EM NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE VIMOS UM POUCO DA BELEZA E DIVERSIDADE DA GINÁSTICA PARA TODOS. 

HOJE VAMOS FOCAR EM OUTRO ASPECTO DA GINÁSTICA: A COMPETIÇÃO. 

EXISTEM 5 MODALIDADES DE GINÁSTICA COMPETITIVA, HOJE VAMOS FALAR DAS TRÊS QUE FAZEM PARTE DOS JOGOS OLÍMPICOS:



NÃO SE SABE AO CERTO QUANDO EFETIVAMENTE A GINÁSTICA SURGIU, MAS COMO ESPORTE ELA APARECEU NA EUROPA NO SÉCULO XIX. ATUALMENTE ESTÁ RAMIFICADA EM TRÊS VERSÕES PARA OS JOGOS OLÍMPICOS.

A GINÁSTICA ARTÍSTICA CONHECIDA NO BRASIL COMO GINÁSTICA OLÍMPICA É A MAIS FAMOSA DELAS ESTÁ PRESENTE NOS JOGOS DESDE ATENAS, 1896, A MODALIDADE ENGLOBA VÁRIAS PROVAS. NO MASCULINO TEMOS O SOLO, O CAVALO COM ALÇAS, ARGOLAS, SALTO SOBRE O CAVALO, AS BARRAS PARALELAS E AS BARRAS FIXAS. NO FEMININO TEMOS O SOLO, O SALTO SOBRE O CAVALO, AS BARRAS ASSIMÉTRICAS E A TRAVE. 

A GINÁSTICA RÍTMICA É A MAIS RECENTE. É EXCLUSIVA PARA MULHERES. NASCEU DE UMA COMBINAÇÃO DE TÉCNICAS DE MOVIMENTO E ESTÁ NOS JOGOS DESDE 1984. TEM PROVAS DE EXERCÍCIOS EM CONJUNTO, COM CORDA, ARCO, BOLA, FITA E MAÇAS. 

A GINÁSTICA DE TRAMPOLIM É CARACTERIZADA PELA EXECUÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM CAMAS ELÁSTICAS. ESTÁ NO PROGRAMA OLÍMPICO DESDE SYDNEY-2000. NESSA MODALIDADE OS MAIORES VENCEDORES SÃO SOVIÉTICOS, SEGUIDOS POR ESTADOS UNIDOS E JAPÃO. O BRASIL 

GANHOU APENAS QUATRO MEDALHAS NA GINÁSTICA, SENDO O MELHOR RESULTADO UM OURO DE ARTHUR ZANETTI. O FEITO ACONTECEU NA OLIMPÍADA DE LONDRES, NAS ARGOLAS.



OS VÍDEOS A SEGUIR MOSTRAM UM POUCO MAIS SOBRE CADA UMA DESTAS MODALIDADES:

POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #27

GINÁSTICA ARTÍSTICA


POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #28

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

https://www.youtube.com/watch?v=Y83-fjHu9sE&t=56s


POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #29

GINÁSTICA RÍTMICA


  

PROPOSTA DE ATIVIDADE


RESPONDAM NO CADERNO.


1- QUAL DAS MODALIDADES DA GINÁSTICA É A ÚNICA EXCLUSIVAMENTE FEMININA?

(  ) GINÁSTICA ARTÍSTICA

(  ) GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

(  ) GINÁSTICA RÍTMICA




2- NA GINÁSTICA DE TRAMPOLIM, QUAIS OS ITENS QUE OS JUÍZES USAM PARA AVALIAR OS COMPETIDORES? 



3- NOS JOGOS RIO 2016, O BRASIL TEVE UM GRANDE DESEMPENHO NA DISPUTA DA GINASTICA ARTÍSTICA MASCULINA. FAÇA UMA PESQUISA E RESPONDA: QUANTAS MEDALHAS O BRASIL GANHOU, E QUEM FORAM OS ATLETAS BRASILEIROS QUE GANHARAM MEDALHA NA GINASTICA ARTÍSTICA NESSE EVENTO?


SUGESTÃO DE SITE PARA A PESQUISA:

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016

 

 

 

4- SIMONE BILES FEZ HISTÓRIA NOS JOGOS DO RIO 2016. FAÇA UMA PESQUISA E RESPONDA: QUANTAS MEDALHAS A ATLETA AMERICANA CONQUISTOU NESSE EVENTO?

 

SUGESTÃO DE SITE PARA A PESQUISA:

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Simone_Biles#Rio_2016

 

 

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.

 

ATÉ A PRÓXIMA

 



08/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS NATURAIS

PROFESSORA: TATI

TEMA DA AULA: MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS

 LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS

A MOLÉCULA DE GÁS CARBÔNICO É CONSTITUÍDA POR DOIS ÁTOMOS DE CARBONO E UM DE OXIGÊNIO. JÁ O GÁS OXIGÊNIO É COMPOSTO PELA UNIÃO DE DOIS ÁTOMOS DE OXIGÊNIO.

DIZEMOS, ENTÃO, QUE O OXIGÊNIO É UMA SUBSTÂNCIA SIMPLES, UMA VEZ QUE É CONSTITUÍDO PELA UNIÃO DE ÁTOMOS QUIMICAMENTE IDÊNTICOS. O GÁS CARBÔNICO É UMA SUBSTÂNCIA COMPOSTA, PORQUE É FORMADA PELA UNIÃO DE ÁTOMOS DISTINTOS.

COMPREENDA MELHOR, OBSERVANDO A FIGURA A SEGUIR:

FIGURA: SUBSTÂNCIAS SIMPLES E COMPOSTAS

MISTURA É O ENCONTRO DE DUAS OU MAIS SUBSTÂNCIAS DIFERENTES QUE NÃO REAGEM ENTRE SI. NA MISTURA OS ÁTOMOS OU AS MOLÉCULAS DE UMA DAS SUBSTÂNCIAS ESTÃO SÓ PREENCHENDO OS ESPAÇOS ENTRE OS ÁTOMOS OU ENTRE AS MOLÉCULAS DA OUTRA SUBSTÂNCIA.

NUMA MISTURA OS COMPONENTES NÃO PERDEM SUAS PROPRIEDADES CARACTERIZANTES. AS MISTURAS PODEM SER: HOMOGÊNEAS OU HETEROGÊNEAS. A DIFERENÇA ENTRE ELAS É QUE A MISTURA HOMOGÊNEA É UMA SOLUÇÃO QUE APRESENTA UMA ÚNICA FASE, AO PASSO QUE A HETEROGÊNEA PODE EXIBIR DUAS OU MAIS FASES.

FIGURA: MISTURAS ENTRE ÁGUA E ÓLEO E ÁGUA E SAL.

NOTE NA IMAGEM ACIMA QUE QUANDO MISTURAMOS ÁGUA COM ÓLEO, O ASPECTO VISUAL DA MISTURA NÃO É UNIFORME, EXIBINDO DUAS FASES BEM DIFERENTES. CADA UMA DAS FASES VAI APRESENTAR PARTICULARIDADES DISTINTAS. JÁ A MISTURA ENTRE A ÁGUA E O SAL MOSTRA UM ASPECTO UNIFORME, COM UMA SÓ FASE, QUE TERÁ CARACTERÍSTICAS IGUAIS EM TODA A SUA EXTENSÃO. 

FASE É, PORTANTO, CADA UMA DAS PARTES QUE TEM ASPECTO VISUAL UNIFORME.

 

TEXTO ADAPTADO. MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS. DISPONÍVEL EM: http://www.ccs.saude.gov.br/portinari/experimento08.php. ACESSO EM: 30. SETEMBRO. 2020.


ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS:

COMO FAZER MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGÊNEAS:

 

https://www.youtube.com/watch?v=U0LbDogajz8


AGORA, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O -PRÓPRIO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER (NOS COMENTÁRIOS).


ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA.


QUESTÃO 1 – O QUE SÃO MISTURAS?

QUESTÃO 2 – O QUE SÃO MISTURAS HOMOGÊNEAS?

QUESTÃO 3 – O QUE SÃO MISTURAS HETEROGÊNEAS?

QUESTÃO 4 – CITE EXEMPLOS DE SEU COTIDIANO DE MISTURA HETEROGÊNEA E MISTURA HOMOGÊNEA.

QUESTÃO 5 – A ÁGUA QUE BEBEMOS EM NOSSO DIA A DIA É UM EXEMPLO DE MISTURA OU SUBSTÂNCIA PURA? JUSTIFIQUE.

QUESTÃO 6 – PODE-SE CITAR COMO EXEMPLO DE SISTEMA HOMOGÊNEO A MISTURA DE:

 

A) SAL E ÁGUA

B) AREIA E CARVÃO EM PÓ

C) ÓLEO E ÁGUA

D) GELO E ÁGUA LÍQUIDA

 

QUESTÃO 7 – OBSERVE AS IMAGENS E CLASSIFIQUE COMO MISTURA HOMOGÊNEA OU HETEROGÊNEA:

 

  

QUESTÃO 8 – MARQUE UM (X) NO TIPO DE MISTURA CORRETA QUANDO NOS REFERIMOS A MISTURA DE ÁGUA COM AREIA:

( ) MISTURA HOMOGÊNEA 

( ) MISTURA HETEROGÊNEA

QUANTAS FASES TÊM ESSA MISTURA? _______


QUESTÃO 9 – CLASSIFIQUE AS MISTURAS ABAIXO EM HOMOGÊNEAS OU HETEROGÊNEAS, INDICANDO O NÚMERO DE FASES, DE ACORDO COM O EXEMPLO:


A) AREIA + PEDRINHAS + ÁGUA – ________________________________

B) SERRAGEM + ÁGUA + AREIA – ______________________________

C) SAL + AÇÚCAR – _________________________

D) SORO CASEIRO – ___________________________


Até a próxima!



08/11/2020 - ATIVIDADE 06 - ARTES

PROFESSORA: DEBORA

TEMA DA AULA: CORDEL E XILOGRAVURA


Oi, 7º ano! 

Nessa semana vamos continuar nossas atividades relacionadas ao conteúdo do caderno Trilhas de Aprendizagens 2, para poder aprender um pouco mais sobre o Cordel e a Xilogravura. 

Profª Débora 


Em nossa última atividade estudamos um pouco como a letras das músicas podem passar muitas mensagens, e vimos um pouco sobre a música como forma de crítica, deboche e mesmo protesto. Espero que tenham gostado da banda sugerida e tenham deixado alguma sugestão de música para eu conhecer. Agora vamos a nossa atividade de hoje.


O Cordel 

No caderno Trilhas de Aprendizagens 2, pág. 69, temos a seguinte explicação sobre cordel: 

“Inspirada nos menestréis medievais, a Literatura de Cordel que hoje conhecemos foi trazida na bagagem pelos portugueses e se instalou especialmente na região Nordeste brasileira. Trata-se de um folheto simples impresso em papel barato à venda em feiras, bancas de jornais ou mercados populares, mas, apesar de “simples” esse pequeno folheto expressa ricamente nossa cultura popular.”

Foto: Francisco Moreira da Costa/Acervo Iphan


O cordel tem sua origem na tradição oral, isto é, surge da fala comum das pessoas, e também das histórias contadas por elas, e não como escritas no papel. "Onde quer que existam populações que não sabem ler nem escrever, existirá poesia, conto, narrativa oral, porque as pessoas não acham que o analfabetismo pode impedi-las de praticar a poesia e a narrativa.” 

Uma maneira de transmitir essas histórias, além da oralidade, foi colocá-las em pequenos folhetos e vendê-las em feiras populares, penduradas em cordinhas, de onde veio o seu nome, “cordel”. A literatura de cordel é geralmente feita em versos, e é uma manifestação literária tradicional da cultura popular brasileira, com linguagem e temas populares. Sua principal função social é de informar, ao mesmo tempo que diverte os leitores.

Muito popular no Nordeste, tem grande destaque nos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Ceará. Mas o cordel não é exclusivo do Brasil. Existem manifestações em vários locais no mundo, mas no Brasil ele ganhou características bem regionais.

O cordel sendo uma literatura popular, e vendido em feiras precisava ter um custo barato e ser de fácil produção. Assim, a xilogravura, uma técnica de impressão que lembra um carimbo, muito popular e de baixo custo, começou a ser largamente utilizada para ilustrar as capas dessas publicações.

Xilogravura feita por J. Borges, reconhecido artista popular, xilogravador e poeta Pernambucano.

https://laart.art.br/blog/xilogravura-de-cordel


A Xilogravura

Segundo alguns historiadores a xilogravura surgiu na China por volta do século VI, mas ganhou a Europa durante a Idade Média e chegou no Brasil junto com os portugueses

A xilogravura é uma técnica de impressão, popularmente em uma cor, que é feita sobre uma superfície de madeira (matriz). Para se fazer uma xilogravura, devemos escolher um desenho e entalhá-lo sobre a superfície da madeira, formando a figura que se pretende imprimir. Entalhar, nesse caso, é fazer sulcos, que são cortes profundos, com a ajuda de algum instrumento cortante. Em seguida, com um rolo de borracha molhado com tinta, toca-se apenas as partes elevadas na matriz, assim ao se colocar um papel por cima, a madeira irá “carimbar” o papel apenas nas partes onde a tinta foi passada.



Veja na figura abaixo:

1. Matriz de madeira sendo entalhada com objeto cortante

2. Rolo com tinta preta sendo passada sobre a matriz (percebam que a tinta não pega nos sulcos da madeira, apenas nas partes que ficaram em cima).

3. Ao colocar o papel sobre a matriz, a tinta é transferida para o papel formando o desenho.


1: https://tashkeel.org/ar/workshops/moku-hanga-the-art-of-japanese-woodblock-printmaking




Vamos ver agora algumas capas de cordel com o uso da xilogravura:


Embora impressas em preto, os artistas costumam usar folhas coloridas para dar mais cor para sua obra.

Gostaria de apresentar para vocês um artista popular, cordelista, poeta e xilogravador mundialmente reconhecido: José Francisco Borges, ou apena J. Borges como é conhecido. Ele nasceu em 1935, em Pernambuco. Com 8 anos já trabalhava na lavoura, só frequentando a escola aos 12 anos. Depois de tentar a vida em muitos trabalhos, como carpinteiro, pintor de parede, cortador de cana de açúcar, entre outros, aos 21 anos se tornou artista, e hoje tem mais de 314 folhetos de cordel produzidos por ele. Já expos seu trabalho em museus como o Louvre, na França, e diversos outros países como EUA, México, Alemanha, Suíça, Itália, entre outros.

J. Borges deu um novo significado ao imaginário nordestino por meio de seus cordéis e xilogravuras, e é considerado um patrimônio vivo da nossa cultura.


Forró dos Bichos, J. Borges.

https://br.pinterest.com/pin/381187555953266837/?nic_v2=1a7KhMHej

 

Atividade Prática


Agora que vocês já conheceram um pouco sobre xilogravura, gostaria de apresentar para vocês uma maneira de fazer gravuras com isopor, a Iso-gravura. Gravei um vídeo onde faço uma gravura com o uso de uma bandejinha de isopor, dessas que trazemos do mercado quando compramos frios, carnes, pães etc. Assistam ao vídeo e tentem reproduzir a técnica na casa de vocês. Quem não tiver tinta para fazer a gravação pode apenas fazer a gravura e guardar para que façamos a impressão no retorno das aulas. 

Material: bandejinha de isopor limpa, palito de churrasco, ou objeto pontudo como caneta ou lápis de escrever, tinta preta e papel para a impressão, sulfite e papel colorido.

 

Assistam ao vídeo clicando no link a seguir, e boa produção a todos!

https://www.youtube.com/watch?v=wk4q_r-Yz5c&feature=youtu.be

E lembrem-se: coloquem nome e turma na sua produção e guardem para o retorno das aulas. 


Fontes de pesquisa:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50871

https://www.estudopratico.com.br/literatura-de-cordel/

https://www.todamateria.com.br/literatura-de-cordel/

https://www.infoescola.com/artes/xilogravura/

https://laart.art.br/blog/xilogravura-de-cordel/

http://www.artesanatodepernambuco.pe.gov.br/pt-BR/mestres/j-borges-mestre/mestre





30/10/2020 - ATIVIDADE 06 - MATEMÁTICA

PROFESSORAS: ADRIANA E VALÉRIA

TEMA DA AULA: NÚMEROS INTEIROS (Z)

  • ATENÇÃO: TODAS AS RESPOSTAS DEVEM SER ESCRITAS NO CADERNO.
  • NA VOLTA ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA VALÉRIA.
  • AS DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS NOS COMENTÁRIOS, NO PRÓPRIO BLOG.



Números Inteiros (Z) 

O QUE FAZER COM TANTOS SINAIS NAS CONTAS????

Cada número tem o seu sinal e a conta também tem um sinal. Para entender o que fazer com os sinais, existe o chamado “jogo de sinais”, que nada mais é que o modo como ficaram conhecidas as regras usadas para decidir o sinal do resultado das operações matemáticas básicas.

Regra dos sinais para a adição

 

→ A soma de dois ou mais números positivos possui como resultado um número positivo. Observe a soma a seguir:

(+ 25) + (+ 30) = + 55

Os números positivos podem ser representados sem sinal e sem parênteses. Portanto, a soma acima poderia ter sido escrita da seguinte maneira:

25 + 30 = 55

→ A soma de dois ou mais números negativos possui como resultado um número negativo. Veja o exemplo a seguir:

(– 25) + (– 30) = – 55

Para ajudar a entender como isso acontece pense nos números negativos como dívida. Suponha que você está devendo R$ 25,00 a alguém, e depois pega mais R$ 30,00 emprestados. Nesse momento sua dívida passa a ser de R$ 55,00, ou seja, as dívidas se acumulam.

Os números negativos também podem ser apresentados sem parênteses. Nesse caso, o sinal que representa a adição não aparece.

–25 – 30 = – 55

→ A soma entre números que possuem sinais diferentes deve ser resolvida pela subtração desses números. O sinal do resultado é o da parcela que possui maior módulo (maior número quando se ignoram os sinais).

soma a seguir envolve uma parcela negativa e outra positiva. Nesse caso, devemos subtrair os números:

(+ 25) + (– 30) = – 5

Observe que esse caso também pode ser escrito sem os parênteses:

+ 25 – 30 = – 5

Observe também que esse último caso já resolve uma parte do problema da subtração, que de agora em diante pode ser representada por uma soma. Se for necessário subtrair 60 de 120, por exemplo, em vez de escrever 120 – 60, podemos escrever:

(+ 120) + (– 60)

ou

(– 60) + (+ 120)

Ambas as expressões terão o mesmo resultado. Basta diminuir e conservar o sinal do que possui maior módulo. Módulo pode ser entendido como a distância entre um número e o zero, assim, quanto mais distante do zero, maior é o módulo. Nos casos acima, o resultado é + 60.


Em resumo:


Regra dos sinais para a subtração

É nesse momento que tudo vai parecer estranho, confuso e um pouco louco, mas tem uma explicação. Leia com muita atenção para tentar entender.

O sinal negativo também pode ser entendido como oposto, mas só iremos usar esse raciocínio quando tivermos dois sinais em sequência. Olhe o exemplo:

(+ 40) – (+ 35)

O (+40) não sofre nenhuma mudança por ser o primeiro número e ter apenas um sinal antes do algarismo, já o –(+ 35) cria um problema entre os sinais e precisamos decidir quem continua na conta. Este é o processo que chamamos de “jogo de sinal” para retirar os parênteses, Já que o negativo tem a interpretação de oposto nesse caso, podemos ler assim:

O oposto do positivo é o negativo, e o oposto do negativo é o positivo. Oposto = contrário.

Então a conta ficaria assim: + 40 – 35

E voltamos no que falamos lá no começo, sinais diferentes, fazemos subtração. Veja:

+40 – 35 = +5

Ou apenas: 40 – 35 = 5



Vamos treinar o que aprendemos?

Exercícios

01. Verdadeiro ou falso:

a. Sobre o jogo de sinal, podemos afirmar que se os sinais forem iguais, deixamos um + e se eles forem diferentes fica . (  )

b. A soma de dois números negativos terá na resposta um valor positivo. (  )

c. O oposto de +10 é 10.  (  )

 

02. Resolva os parênteses:

a. +(+10) =

b.  –(+10) =

c. –(–10) =

d. +(–10) =

 

03. A respeito das regras da adição e subtração envolvendo números positivos e negativos, assinale a alternativa correta:

a. O resultado da adição de dois números inteiros sempre será um número positivo.

b. O resultado da subtração de dois números inteiros sempre será um número negativo.

c. O resultado da subtração de dois números inteiros poderá ser um número positivo ou um número negativo, dependendo do módulo desses números.

d. A soma de dois números negativos sempre tem como resultado um número positivo.

e. A subtração entre dois números negativos sempre tem como resultado um número negativo.

 

04. Expresse, utilizando a adição de números inteiros, cada situação que segue e dê o resultado.

a. Em um jogo, Alice ganhou 12 pontos e perdeu 7.

b. Uma comida congelada estava sendo mantida a temperatura de ‒20 ºC e sofreu uma variação de ‒ 5 ºC.

c. Em um torneio de futebol, um time tem 14 pontos ganhos e 20 pontos perdidos.

d. Seu João depositou R$239,00 em sua conta corrente, que estava com um saldo devedor de R$540,00.

 

05. Um termômetro estava marcando –2°C em uma cidade. Se a temperatura subir 6°C, quantos graus marcará o termômetro?

06. Considere os seguintes números:


Escolha dois deles, de modo que:

a. a soma seja zero.

b. a soma seja 3.

c. a soma seja 62.

d. a soma seja –8.

e. a soma seja –50.

 

07. Elimine os parênteses e resolva as operações:




30/10/2020 - ATIVIDADE 06 - INGLÊS

PROFESSORAS: FLAVIA E RIVANEIDE

TEMA DA AULA: BIOGRAPHY
















24/10/2020 - ATIVIDADE 06 - LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORES: FABIANA E HENRIQUE

Olá pessoal? Como vocês estão?

Esperamos que todos estejam bem, com saúde e em casa, na medida do possível.

Preparamos mais uma atividade de Língua Portuguesa para complementar as atividades do Caderno Trilhas de Aprendizagem.

Realizem as atividades no caderno de sala de aula e guardem as mesmas para serem entregues na volta às aulas presenciais.                       


                        Boa semana a todos e bons estudos!

 Um grande abraço, professora Fabi e professor Henrique.


Dia 12 de novembro, nós teremos nosso primeiro SARAU virtual! O sarau é uma grande festa, com leituras de poemas, pinturas, canções etc. Como ainda precisamos nos cuidar e evitar aglomerações, dessa vez ele será virtual!

Vamos entrar no clima desse evento?

Parte 1 – DIFERENCIAR POESIA E POEMA

 

VAMOS RECORDAR!

    

 A POESIA no sentido original, poiesis (palavra grega) é a atividade de produção artística, a atividade de criar ou de fazer arte. A poesia existe sempre que, criando ou fazendo coisas, somos dominados pelo sentimento, pela emoção, sempre que nos comovemos com lugares, pessoas e objetos. A poesia, portanto, pode estar nos lugares, nos objetos e nas pessoas. Assim, não só os poemas, mas uma paisagem, uma pintura, uma foto, uma dança, um gesto, um conto podem estar carregados de poesia.

   O POEMA é a uma das formas da poesia. É um texto escrito composto de versos e estrofes. Vamos dizer que o poema é a roupa mais comum da poesia. Portanto, poema é poesia que se organiza com palavras.

Para saber mais sobre as diferenças entre POEMA e POESIA, dê uma olhada na atividade 6 do 3º ano. Clique no link a seguir:

https://emefvmoog.blogspot.com/p/3-ano.html

 

VAMOS PRATICAR!


1.
 Observe a fotografia abaixo:

Agora, leia o poema:

 

O bicho

Vi ontem um bicho

Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Manoel Bandeira

 


A.
 Quais são os sentimentos que despertam em você a fotografia e o poema?

B. Podemos afirmar que tanto a fotografia quanto o poema usam de poesia? Explique a sua resposta:


Parte 2 – DIFERENCIAR SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO

VAMOS RECORDAR!

O QUE É SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO?

De maneira geral, usamos as palavras com dois diferentes sentidos: o sentido literal e o sentido figurado.

Sentido literal: nesse caso, o sentido da palavra é exato, direto, simples, não deixa dúvida. Geralmente, nos textos em que deve predominar uma linguagem clara e objetiva, como os jornalísticos e científicos, as palavras aparecem com um único sentido, aquele que aparece nos dicionários. O sentido literal também é chamado denotativo.

Sentido figurado: quando a palavra aparece com um sentido ampliado ou alterado no contexto, sugerindo ideias diferentes da literal, dizemos que ela está no sentido figurado. Ele também é chamado conotativo

Veja o exemplo na charge a seguir. Repare que para a mulher e para o mosquito, pneus têm sentidos diferentes.


VAMOS PRATICAR!

2. Diga se as palavras em destaque estão sendo usadas em seu sentido literal ou figurado; Quando for figurado, explique seu sentido.

Siga o exemplo:

Palavra: Gelo

a) Eu preciso de gelo para o suco.

b) Você me deu um gelo durante o intervalo inteiro.

 

Palavra: nuvem

a) Havia uma nuvem pairando em sua cabeça.

b) nuvem se forma a partir da condensação do vapor de água existente em ar úmido na atmosfera.

 

Palavra: gato

a) Meu gato de estimação ficou doente.

b) O professor de Português é um gato.

 

Palavra: porta

a) O conhecimento abre portas.

b) porta da minha casa está quebrada.

 

Parte 3 – “EU LÍRICO”

VAMOS RECORDAR!

    

QUEM É O EU LÍRICO?

O poema transmite sensações, emoções, a interioridade de um sujeito. Mas quem é esse sujeito? Será esse sujeito o próprio autor do poema? Seriam, então, todos os poemas uma parte biográfica da vida dos poetas?

Na verdade, não são os poetas que falam nos versos. A poesia fala por meio do eu lírico.

O eu lírico é o nome indicado para a voz que fala o poema.

Veja o seguinte exemplo:

A Porta - Vinícius de Moraes (trecho)

Eu sou feita de madeira

Madeira, matéria morta

Mas não há coisa no mundo

Mais viva do que uma porta.”

[...]

eu lírico do poema acima é a porta. Ou seja, o poeta escreveu um poema do ponto de vista de uma PORTA! Você pode escrever um poema do ponto de vista de uma mulher, de um homem, de um objeto, de um sentimento!! O que a sua imaginação permitir!!


VAMOS PRATICAR!

 

Você sabia que canções são poemas em forma de música? O rap, por exemplo, significa “ritmo e poesia”.

 

3. Vamos identificar o “eu lírico” dos poemas e canções abaixo? Basta colocar um (X) na alternativa correta após cada poema.

 

a)

DEVOLVA-ME (trecho)

Autores: Renato Barros & Lilian Knapp

Link para ouvir a canção na voz de Adriana Calcanhoto:

https://www.youtube.com/watch?v=gKnFM1u-Wok

 

Rasgue as minhas cartas

E não me procure mais

Assim será melhor, meu bem!

O retrato que eu te dei

Se ainda tens, não sei

Mas se tiver, devolva-me!

 

Deixe-me sozinho

Porque assim

Eu viverei em paz

Quero que sejas bem feliz

Junto do seu novo rapaz

 

(    ) eu lírico masculino

(    ) eu lírico feminino

(    ) eu lírico indefinido, podendo ser masculino ou feminino

(    ) eu lírico é um sentimento ou objeto

 

b)

TÚNEL DO TEMPO (Sérgio Vaz)

 

Meu pai

tinha uma máquina-do-tempo

Entrava nela e,

de repente, virava criança

e vinha brincar com a gente.

O duro

era que a máquina

estava quase sempre

quebrada


(    ) eu lírico masculino

(     ) eu lírico feminino

(     ) eu lírico indeterminado, podendo ser masculino ou feminino

(     ) eu lírico é um sentimento ou objeto

 

c)

ABANDONADA POR VOCÊ (trecho)

Autores: Paulo Sérgio Valle e Michael Sullivan.

Link para ouvir a música na voz de Fafá de Belém.

https://youtu.be/yV7lKmLi0qE

 

Mas você não vem

Nem leva com você

Toda essa saudade

Nem sei mais de mim

Onde vou assim

Fugindo da verdade?

Abandonada por você

Apaixonada por você

Sem outro porto ou outro cais

Sobrevivendo aos temporais

Essa paixão ainda me guia

 

(    ) eu lírico masculino

(    ) eu lírico feminino

(    ) eu lírico indeterminado, podendo ser masculino ou feminino

(    ) eu lírico é um sentimento ou objeto

 

RESUMINDO...

 

    CARACTERÍSTICAS DO POEMA:

  • Versos;
  • Estrofes;
  • Rimas;
  • Sentido figurado;
  • Presença do eu lírico.


VAMOS PRATICAR!

 

PROPOSTA PARA PRODUÇÃO DE TEXTO


O isolamento social necessário no combate ao coronavírus tornou mais difíceis os abraços e as demonstrações de amor e de afeto. Fundamental é perceber que o afastamento social não é o mesmo que isolamento emocional. Sentimentos como o respeito, a admiração, o carinho e o amor incondicional parecem potencializados quando não se está por perto − eles se tornam ainda mais importantes, urgentes.

A distância física tornou ainda mais essenciais esses momentos de mostrar aos familiares e amigos o quão especiais eles são. E as declarações não se restringem a datas comemorativas.

Quando o beijo e o abraço apertado não podem fazer parte, precisamos reinventar as formas para demonstrarmos os nossos sentimentos. Uma dessas formas é escrever POEMAS.


AGORA É A SUA VEZ!

Escreva um poema, mostrando os sentimentos que estão presentes nessa pandemia, nesse período de isolamento social. Procure escrever seu poema em VERSOS, tente RIMAR e faça o exercício de usar palavras em seu SENTIDO FIGURADO. Envie seu poema para o link abaixo:

VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA

 


24/10/2020 - ATIVIDADE 06 - SALA DE LEITURA

PROFESSORA: GIOVANNA

Bem-vinda(o) a mais uma aula de Leitura!

Material:

Folha para notação das respostas com o título: Apreciação: Felicidade à Vista. Não é necessário copiar as perguntas. A folha pode ser solta para entregar em aula ou ficar em um caderno. Se organize para ter essas folhinhas quando voltarmos às aulas. Lembre-se de colocar nome e sala!

Atividade:

Clique no link a seguir para ouvir minha leitura da crônica, Felicidade à Vista, de Antonio Prata. Depois, responda às perguntas a seguir.

 

https://soundcloud.com/user-892482557/felicidade-a-vista-de-antonio-prata/s-2dcNCvrwu47


Capa do livro onde se encontra a crônica.



Antes ou depois de ler as perguntas a respeito da crônica, você pode assistir ao vídeo de Atila Iamarino “Como o Facebook Manipula os Seus Sentimentos” a respeito do atual modo de propaganda e publicidade no link a seguir: 




Perguntas:

1. Onde as pessoas mais veem propagandas e publicidade nos dias de hoje?

2. Onde estão as publicidades que mais anunciam produtos que você tem vontade de comprar?

3. Na crônica de Antônio Prata os produtos são anunciados pela TV e vendidos por telefone fixo. As pessoas que apareciam nos comerciais se diziam consumidoras satisfeitas. Como você acha que os produtos são vendidos para você hoje, ou seja, que estratégias são usadas pelos anunciantes para nos convencer que um produto é bom?

4. Você sabe por que somos bombardeados por anúncios o tempo todo? Explique o motivo.

5. No que as propagandas influenciam o nosso estilo de vida e a nossa personalidade?

 

Reflita bastante! O vídeo de apoio pode auxiliar a responder melhor as questões. Continuaremos essa discussão tão atual assim que possível!

Se cuide e fique bem!

Beijoca!

Professora Giovanna – POSL


24/10/2020 - ATIVIDADE 06 - INFORMÁTICA

PROFESSOR: MANOEL

OLÁ, PESSOAL!


VOCÊS JÁ ESTÃO SABENDO SOBRE O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020 VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA? AQUI NO BLOG TEMOS UMA ABA ESPECIAL PARA ESTE EVENTO. MAS, COMO ASSIM SARAU? SELECIONAMOS UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊS RECORDAREM UM POUQUINHO SOBRE ESTE ASSUNTO.

VAMOS LÁ? ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

O QUE É SARAU MARA MONTEIRO

AGORA QUE VOCÊS VIRAM QUE PODEMOS EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE E NOSSOS TALENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS, PARTICIPEM DAS PROPOSTAS ORIENTADAS POR SEUS PROFESSORES. SERÁ UM MOMENTO BEM ESPECIAL PARA NOS REENCONTRARMOS, MESMO QUE VIRTUALMENTE!

AGORA, VAMOS EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO?

JOGO: CUBO MÁGICO

DESCRIÇÃO: O CUBO MÁGICO TAMBÉM CHAMADO DE CUBO DE RUBIK EM HOMENAGEM AO SEU CRIADOR, O ARQUITETO ERÑO RUBIK, É UM JOGO DE RACIOCÍNIO EM QUE O PARTICIPANTE PRECISA PENSAR E DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PARA FAZER MOVIMENTOS PARA CONSEGUIR COM QUE CADA FACE DO GRANDE CUBO TENHA UMA COR DIFERENTE, OBJETIVO DO JOGO.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: ANÁLISE DE MOVIMENTOS – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

COMO JOGAR NO COMPUTADOR:

PARA INICIAR:

  • CLIQUE EM SHUFFLE PARA EMBARALHAR O CUBO;
  • USE AS SETAS PARA GIRAR PARA DIREITA OU PARA ESQUERDA;
  • USE O MOUSE PARA GIRAR AS PARTES DO CUBO.

NO TECLADO USE AS LETRAS DESTACADAS PARA MOVIMENTAR A PARTE DESEJADA:

ROSTO (CADA LADO)F R U B L D

FATIA (CADA PARTE DO MEIO)M E S

TODO O CUBO: X Y Z


COMO JOGAR NO CELULAR:

CADA PARTE DO CUBO É MOVIMENTADA COM O TOQUE NA TELA. 

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

HTTPS://RUWIX.COM/ONLINE-PUZZLE-SIMULATORS/


PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL AO MUSEU ROBBEN ISLAND NA ÁFRICA DO SUL:

BANDEIRA DA ÁFRICA DO SUL


MUSEU ROBBEN ISLAND

AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE ESTE MUSEU!

ROBBEN ISLAND

ESTA ILHA FICA NA ÁFRICA DO SUL E É CHEIA DE HISTÓRIA. NO PASSADO, SERVIU COMO PRISÃO DE NELSON MANDELA, UM DOS LÍDERES REVOLUCIONÁRIOS E EX-PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL – UMA DAS FIGURAS MAIS IMPORTANTES DA ÁFRICA. A ILHA-PRISÃO ERA DE SEGURANÇA MÁXIMA, MAS HOJE VIROU MUSEU.

POR LÁ, É POSSÍVEL VER COMO ERA A VIDA DOS PRESIDIÁRIOS E ATÉ ENTRAR NA CELA DE MANDELA.


NELSON MANDELA 1918 – 2013

FONTE: https://www.guiadasemana.com.br/turismo/galeria/museus-africanos-online

FONTE DA IMAGEM: TREVOR SAMSOM / AFP/GETTY IMAGES

 

AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:

 

https://artsandculture.google.com/partner/robben-island-museum

 

ATÉ A PRÓXIMA!

PARA ACESSAR AS ATIVIDADES ANTERIORES: CLIQUE AQUI.

2 comentários:

  1. Queridos alunos e familiares! Espero que todos estejam bem de saúde e se cuidando! Essa proposta de atividades, está um show!! criei, com muito carinho, uma "SALA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA! Você poderá acessar pelo computador ou pelo celular. Ao clicar em alguns objetos você terá uma surpresa!! Todos os alunos estão convidado a conhecer a sala e assim aprender um pouco mais. Depois você me conta se gostou da aula.
    Um beijo no coração de cada um!!
    Professora: Zenilda

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  2. olá
    boa noite e preciso levar o livro de lição para reunião?

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