3ºs ANOS


12/12/2020 - ATIVIDADE 07 - CIÊNCIAS HUMANAS

PROFESSORAS: CINTIA, RENATA, ALESSANDRA E GABRIELLI

TEMA DA AULA: SUSTENTABILIDADE E OS 5Rs

OLÁ, PESSOAL!

O TEMA QUE IREMOS ESTUDAR NESTA SEMANA, ESTÁ RELACIONADO AOS CONTEÚDOS QUE ABORDAMOS NA AULA ANTERIOR.

DESTA FORMA, VAMOS RETOMAR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE, REFLETIR SOBRE O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) 12 E CONHECER OS “5 Rs”.

VAMOS NESSA!

PARA COMEÇAR...

NA AULA PASSADA, APRENDEMOS QUE SUSTENTABILIDADE É A IDEIA DE UTILIZAR A NATUREZA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE SEM PREJUDICAR AS GERAÇÕES FUTURAS, DE MODO QUE ELAS TAMBÉM POSSAM UTILIZAR OS RECURSOS NATURAIS.

DESCOBRIMOS QUE EXISTEM 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL QUE PRECISAM SER CUMPRIDOS ATÉ O ANO DE 2030 PARA QUE POSSAMOS TER UM PLANETA MAIS SUSTENTÁVEL E EXPLORAMOS OS ODS 14 E 15 QUE TRATAM DA VIDA NA ÁGUA E VIDA TERRESTRE. LEMBRA-SE?

MUITO BEM, VAMOS ADIANTE!

ESTE É O SÍMBOLO DO ODS 12

PARA SABER MAIS!

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE ABORDA DE MANEIRA LÚDICA ESSE TEMA.

https://youtu.be/xQGXTjEky6k

AGORA QUE VOCÊ ASSISTIU AO VÍDEO, ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA PERCEBIDO QUE TUDO O QUE CONSUMIMOS GERA RESÍDUO (LIXO) E QUE ALGUNS MATERIAIS MUITO UTILIZADOS POR NÓS COMO PLÁSTICO, ALUMÍNIO, VIDRO E PAPEL, ENTRE OUTROS, DEMORAM MUITO TEMPO PARA SE DECOMPOR E, PORTANTO, NECESSITAM DE UM TRATAMENTO CORRETO A FIM DE QUE NÃO PREJUDIQUE O NOSSO PLANETA.  NÃO É VERDADE?

ASSISTA A OUTRO VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ. ELE ABORDA DE FORMA BEM DIVERTIDA A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO CONSCIENTE E A POLÍTICA DOS 5Rs. 

https://youtu.be/KlV3ASpM19M

COMO VIMOS, O CONSUMO RESPONSÁVEL FAZ TODA A DIFERENÇA E PARA QUE POSSAMOS TER UM MODO DE VIDA CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL, VAMOS APROFUNDAR NOSSOS CONHECIMENTOS? 

O QUE SÃO OS 5 Rs?

OS 5 Rs SÃO UMA POLÍTICA QUE VISA REDUZIR A GERAÇÃO DE RESÍDUOS NO NOSSO PLANETA, FAZENDO COM QUE CADA UM DE NÓS MUDE O COMPORTAMENTO DIANTE DO CONSUMO E A FORMA COM QUE LIDA COM OS RESÍDUOS GERADOS. OS 5 Rs CONSISTEM EM CINCO PALAVRAS: REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.

REPENSAR: CADA PESSOA DEVE REPENSAR SUAS PRÁTICAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. DEVEMOS REPENSAR, POR EXEMPLO, NOSSO CONSUMO E COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS NOSSOS RESÍDUOS. REPENSAR É O INÍCIO DESSA MUDANÇA.

RECUSAR: DEVEMOS PENSAR EM ADQUIRIR APENAS AQUILO QUE REALMENTE NECESSITAMOS E, DE PREFERÊNCIA, DE EMPRESAS PREOCUPADAS COM O MEIO AMBIENTE.

REDUZIR: DIZ RESPEITO, PRINCIPALMENTE, AO NOSSO COMPORTAMENTO CONSUMISTA. “EU PRECISO REALMENTE DISSO?” FAÇA ESSA PERGUNTA SEMPRE QUE FOR ADQUIRIR UM NOVO PRODUTO. ALÉM DISSO, REDUZIR SIGNIFICA POUPAR. DEVEMOS SABER ECONOMIZAR QUANDO O ASSUNTO SÃO OS NOSSOS RECURSOS NATURAIS.

REUTILIZAR: É POSSÍVEL UTILIZAR NOVAMENTE ALGUNS OBJETOS QUE SERIAM DESCARTADOS. POR EXEMPLO, ALGUMAS EMBALAGENS PODEM SER REAPROVEITADAS OU MESMO UTILIZADAS PARA OUTRAS FINALIDADES.

RECICLAR: TRATA-SE DO REAPROVEITAMENTO DE UM PRODUTO DE MODO QUE ELE SE TORNE MATÉRIA-PRIMA PARA A FABRICAÇÃO DE OUTRO OBJETO. RECICLAR É IMPORTANTE, POIS AJUDA A REDUZIR A QUANTIDADE DE LIXO GERADO E TAMBÉM REDUZ A UTILIZAÇÃO DOS NOSSOS RECURSOS NATURAIS. ENTRE OS MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS ESTÃO, POR EXEMPLO, O PAPEL, O PLÁSTICO E O ALUMÍNIO.

TEXTO ADAPTADO: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/educacao-ambiental-os-5-rs.htm

PARA FAZER NO CADERNO.

LEMBRE-SE: REGISTRE AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!

1) DEPOIS DE ASSISTIR AO PRIMEIRO VÍDEO SOBRE A ODS 12 – “CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS”, COMPLETE A TABELA COM O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DOS PRODUTOS ABAIXO:


2) COMO VIMOS NO SEGUNDO VÍDEO, A SOCIEDADE ESTÁ CONSUMINDO CADA VEZ MAIS. QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DESSE CONSUMO EXCESSIVO NO PLANETA?

3) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE OS CINCO R’s:

(   ) A - RACIONAR, REUTILIZAR, REPENSAR, REMAR E REDUZIR.

(   ) B - RETIFICAR, REDUZIR, RECICLAR, RADICALIZAR E RECUSAR.

(   ) C - REPRODUZIR, REDUZIR, RECUSAR, REPLANEJAR E RECICLAR.

(   ) D - REPENSAR,  RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.

4) COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO:

A) CADA PESSOA DEVE ______________ SUAS PRÁTICAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE.

B) DEVEMOS PENSAR EM ADQUIRIR APENAS AQUILO QUE REALMENTE ________________.

C) DEVEMOS SABER ECONOMIZAR QUANDO O ASSUNTO SÃO OS NOSSOS _________________________.

D) ALGUMAS _________________ PODEM SER REAPROVEITADAS.

E) ENTRE OS MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS ESTÃO: O _________, O ___________ E O ___________.

5) PENSE UM POUCO NO SEU DIA A DIA. QUAIS ATITUDES SUSTENTÁVEIS VOCÊ PRATICA?

6) FAÇA UM DESENHO BEM CAPRICHADO DE COMO O MUNDO SERIA SE TODOS COLOCASSEM EM PRÁTICA O QUE APRENDEMOS NAS ÚLTIMAS AULAS.

PARA APRENDER BRINCANDO!

ACESSE O LINK E APRENDA BRINCANDO COM OS JOGOS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.

https://play.makeit.app?code=364595

PARA FINALIZAR!

OUÇA O RECADINHO QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ, ACESSANDO O LINK ABAIXO.

https://soundcloud.com/emef-vianna-moog/encerramento-sustentabilidade-e-os-5-erres





12/12/2020 - ATIVIDADE 07 - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORAS: DANIEL, ISABEL E JULIANA

TEMA DA AULA: BOXE E CICLISMO

BOM DIA PESSOAL!!

ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS.

ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DESTE ANO E ESTA SERÁ NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

HOJE VAMOS CONTINUAR APREENDENDO UM POUCO SOBRE OS ESPORTES MAIS VOTADOS NA NOSSA PESQUISA.

EM NOSSA ÚLTIMA AULA VIMOS O FUTEBOL E O TIRO COM ARCO. HOJE VEREMOS O BOXE E O CICLISMO.


BOXE


COMO NA NOSSA ÚLTIMA AULA, VAMOS INICIAR VENDO UM VIDEO SOBRE O BOXE.

MOMENTO OLÍMPICO - Boxe:

https://www.youtube.com/watch?v=rhLGVWQ79us

PENSOU EM LUTA MANO A MANO PENSOU EM BOXE.

FORÇA, RESISTÊNCIA, VELOCIDADE E INTELIGÊNCIA SÃO APENAS ALGUMAS DAS HABILIDADES QUE VOCÊS VERÃO EM AÇÃO NOS RINGUES.

O BOXE É UM DOS ESPORTES MAIS ANTIGOS DO MUNDO. JÁ NA PRÉ-HISTÓRIA HÁ REGISTROS DE FORMAS BEM SIMPLES DE LUTAS COM AS MÃOS. DE ACORDO COM HISTORIADORES, O BOXE TERIA SURGIDO FORMALMENTE CERCA DE 4 MIL OU 3 MIL ANOS ANTES DE CRISTO, PRIMEIRO NO EGITO E DEPOIS NA GRÉCIA. CONHECIDO COMO PUGILATO, PARTICIPOU DOS JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE.

DOIS BOXEADORES SE ENFRENTAM NUM RINGUE E DEVEM ACERTAR SOCOS NO ADVERSÁRIO DA CINTURA PARA CIMA NA TENTATIVA DE DOMINÁ-LO E NOCAUTEÁ-LO.

CINCO JUÍZES ATRIBUEM NOTAS AOS LUTADORES. GOLPES ACERTADOS, DOMÍNIO DA LUTA, COMPETITIVIDADE, TÉCNICA, TÁTICA E CONFORMIDADE COM AS REGRAS SÃO ALGUNS DOS QUESITOS AVALIADOS PELOS JUÍZES PARA DEFINIR O VENCEDOR. NORMALMENTE QUEM TERMINA A LUTA COM MAIS PONTOS É O VENCEDOR COM EXCEÇÕES PARA AS DESQUALIFICAÇÕES E PARA O PONTO MAIS ALTO DO BOXE, O NOCAUTE.

CURIOSIDADES:

NOS JOGOS OLÍMPICOS DE ROMA 1960 MOHAMED ALI NÃO ERA AINDA UMA ESTRELA NA ÉPOCA. ERA CONHECIDO COMO CASSIUS CLAY, NOME QUE RECEBEU DO PAI. ALI ENTROU NA DISPUTA DO MEIO PESADO APESAR DE TER APENAS 18 ANOS VENCEU SUAS QUATRO LUTAS CONQUISTANDO O OURO PARA OS ESTADOS UNIDOS.

 

SERVÍLIO DE OLIVEIRA FOI O PRIMEIRO BRASILEIRO A GANHAR UMA MEDALHA DE BOXE NAS OLIMPÍADAS. OLIVEIRA GANHOU TODOS OS TÍTULOS LOCAIS COMO AMADOR. COMO PROFISSIONAL FOI CAMPEÃO BRASILEIRO E SUL-AMERICANO. RUMO AO TÍTULO MUNDIAL, ELE SOFREU UM ACIDENTE DE TRABALHO E DESLOCOU A RETINA. APÓS UMA TENTATIVA DE RETORNO O LUTADOR DECIDIU SE APOSENTAR INVICTO, OU SEJA SEM NUNCA TER SIDO DERROTADO, ANTES DOS 30 ANOS.

 

CICLISMO

 

O CICLISMO INICIOU COMO ESPORTE NO SÉCULO 19, NA INGLATERRA, NOS JOGOS OLÍMPICOS. ATUALMENTE É DIVIDIDO EM QUATRO VARIAÇÕES: CICLISMO BMX, CICLISMO DE ESTRADA, CICLISMO DE PISTA E CICLISMO MOUNTAIN BIKE.

VAMOS AOS VÍDEOS.

MOMENTO PARALÍMPICO - Ciclismo:

MOMENTO OLÍMPICO - Ciclismo:

https://www.youtube.com/watch?v=DamJTaN30X0

CICLISMO BMX

A MAIS NOVA MODALIDADE DO CICLISMO E A TAMBÉM A MAIS RADICAL, COM DIREITO A SALTOS E MANOBRAS QUE DESAFIAM A GRAVIDADE SEM SE ESQUECER DOS TOMBOS ESPETACULARES.

O CICLISMO BMX OU BICICROSS SURGIU NA DÉCADA DE 1960 COMO UMA BRINCADEIRA. NA CALIFÓRNIA, CRIANÇAS IMITAVAM SEUS ÍDOLOS DO MOTOCROSS COM SUAS BICICLETAS, CONSTRUÍAM PISTAS E FAZIAM CORRIDAS INFORMAIS. EM 1981, A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE BMX FOI FUNDADA E A MODALIDADE SE DESENVOLVEU RAPIDAMENTE. EM 1993, O BMX FOI INTEIRAMENTE INTEGRADO À UNIÃO INTERNACIONAL DE CICLISMO (UCI, EM INGLÊS) E ESTREOU COMO ESPORTE OLÍMPICO EM PEQUIM 2008.

EM UMA PISTA CHEIA DE OBSTÁCULOS LEVA A MELHOR O CICLISTA QUE, COM SUAS MANOBRAS RADICAIS, CRUZAR PRIMEIRO A LINHA DE CHEGADA. NOS JOGOS OLÍMPICOS PARA A COMPETIÇÃO DE BMX OS ATLETAS SÃO DIVIDIDOS EM GRUPOS COM OITO COMPETIDORES, CADA GRUPO DISPUTA CINCO CORRIDAS, OS QUATRO MELHORES SE CLASSIFICAM PARA A SEMIFINAL. A SEMIFINAL TEM UM SISTEMA PARECIDO: OS DOIS GRUPOS DE OITO ATLETAS DISPUTAM TRÊS CORRIDAS DE UMA VOLTA. QUATRO SE CLASSIFICAM PARA A DECISÃO. NA FINAL OS OITO MELHORES DECIDEM AS MEDALHAS EM UMA ÚNICA PROVA E DESSA VEZ O MAIS RÁPIDO SERÁ O VENCEDOR.

OS PILOTOS LARGAM DE UMA RAMPA DE 8 METROS, GANHANDO VELOCIDADE NA DESCIDA. A PISTA TEM DE 300 A 400 METROS E O QUE NÃO FALTA SÃO OBSTÁCULOS.

 

EM LONDRES 2012, A COLOMBIANA MARIANA PAJÓN ESTREOU NOS JOGOS AOS 20 ANOS LEVANDO PARA CASA O SEGUNDO OURO DA HISTÓRIA DO PAÍS DELA. MARIANA COMPLETOU A PROVA EM 37 SEGUNDOS E 706 MILÉSIMOS DE SEGUNDO, APENAS 427 MILÉSIMOS DE SEGUNDO À FRENTE DE SARAH WATER, DA NOVA ZELÂNDIA. MARIANA REPETIU O FEITO NO RIO, EM 2016, TORNANDO SE BICAMPEÃ OLÍMPICA.

CICLISMO DE ESTRADA

UM TESTE DE RESISTÊNCIA, UMA CORRIDA CONTRA O TEMPO SEJA NA PROVA DE ESTRADA OU CONTRA RELÓGIO OS PERCURSOS DO CICLISMO DE ESTRADA UNEM AS BELEZAS NATURAIS A UM TRAJETO DURO E SELETIVO, INGREDIENTES ESSENCIAIS PARA PROVAS ESPETACULARES.

DESDE SUA INVENÇÃO, NO SÉCULO XVIII, O CICLISMO CAIU NO GOSTO POPULAR. A PRIMEIRA PROVA OFICIAL DE CICLISMO DE ESTRADA OCORREU EM 1868, EM PARIS. A PARTIR DESTA COMPETIÇÃO, A PRÁTICA DO ESPORTE CRESCEU IMENSAMENTE E NO FIM DO SÉCULO XIX JÁ OCUPAVA UM LUGAR ESPECIAL NO IMAGINÁRIO DOS NORTE-AMERICANOS E EUROPEUS.

O CICLISMO DE ESTRADA ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS EDIÇÕES DOS JOGOS OLÍMPICOS, COM UMA ESPÉCIE DE PROGRAMA BÁSICO.

OS CICLISTAS DEVEM COMPLETAR UM PERCURSO DE ESTRADA NO MENOR TEMPO POSSÍVEL SENDO CLASSIFICADOS PELO TEMPO REALIZADO. AS PROVAS SÃO INDIVIDUAIS E DISPUTADAS TANTO NO FORMATO DE CORRIDA QUANTO CONTRA RELÓGIO. NO FORMATO CORRIDA CICLISTAS LARGAM JUNTOS E DEVEM PERCORRER UM PERCURSO DE 141 KM NO FEMININO E 241,5 KM NO MASCULINO. VENCE QUEM CRUZAR A LINHA DE CHEGADA PRIMEIRO. JÁ NA PROVA CONTRA RELÓGIO OS ATLETAS LARGAM INDIVIDUALMENTE A CADA 90 SEGUNDOS E DEVEM PERCORRER UM CIRCUITO DE 54,5 KM NO MASCULINO E 29,8 KM NO FEMININO. VENCE QUEM REGISTRAR O MENOR TEMPO.

 

CICLISMO DE PISTA

 

AS COMPETIÇÕES DE CICLISMO DE PISTA SÃO REALIZADAS DESDE 1870, NA INGLATERRA, EM PISTAS COBERTAS – OS VELÓDROMOS. E SEMPRE ATRAÍRAM MULTIDÕES. O ESPORTE PARTICIPOU DOS PRIMEIROS JOGOS OLÍMPICOS, EM ATENAS 1896.

O CICLISMO DE PISTA COMBINA VELOCIDADE E TÁTICA. SÃO CINCO PROVAS TANTO PARA HOMENS QUANTO PARA MULHERES TRÊS INDIVIDUAIS E DUAS POR EQUIPES. OS CICLISTAS COMPLETEM EM UMA PISTA OVAL DE MADEIRA COM 250 METROS DE EXTENSÃO EM BUSCA DO MELHOR TEMPO.

NA PROVA DE VELOCIDADE OS CICLISTAS DEVEM PERCORRER 1000 METROS, MAS APENAS OS ÚLTIMOS 200 METROS SÃO CRONOMETRADOS, O QUE RESULTA EM EXPLOSÕES DE VELOCIDADES NO FINAL. OS ATLETAS DISPUTAM DE DOIS EM DOIS E O PRIMEIRO A COMPLETAR A PROVA AVANÇA DE FASE.

A PROVA DE VELOCIDADE POR EQUIPES É DISPUTADA EM TRÊS VOLTAS. TRÊS ATLETAS PEDALAM UM ATRÁS DO OUTRO. CADA CICLISTA É RESPONSÁVEL POR LIDERAR UMA VOLTA E SE RETIRA DA PROVA APÓS COMPLETÁ-LA CHAMANDO O SEGUINTE À FRENTE DA EQUIPE. VENCE A EQUIPE QUE COMPLETAR A PROVA NO MENOR TEMPO.

NA PERSEGUIÇÃO POR EQUIPES, AS EQUIPES ADVERSÁRIAS LARGAM DE LADOS OPOSTOS NO VELÓDROMO, A EQUIPE FORMADA POR QUATRO ATLETAS QUE COMPLETAR OS QUATRO MIL METROS EM MENOS TEMPO AVANÇA DE FASE, E NA FINAL SE UMA EQUIPE ALCANÇA OUTRA A CORRIDA TERMINA.

AS OUTRAS PROVAS COMBINAM ESTES FORMATOS, COM DESTAQUE PARA A BICICLETA ELÉTRICA QUE DÁ O RITMO NO INICIO DA PROVA DO KEIRIN (UM DOS TIPOS DE PROVA DE PISTA) E PARA O OMINIUM, MODALIDADE COMPOSTA POR SEIS PROVAS QUE EXIGEM POTÊNCIA E TAMBÉM RESISTÊNCIA DOS ATLETAS.


CICLISMO MOUNTAIN BIKE

ESPORTE PARA QUEM GOSTA DE AVENTURA O MOUNTAIN BIKE DESAFIA CICLISTAS COM SUBIDAS, DESCIDAS E OBSTÁCULOS NATURAIS. É PRECISO TER RESISTÊNCIA, VELOCIDADE, HABILIDADE E INSTINTO PARA CHEGAR NA FRENTE.

O CICLISMO OFF-ROAD (FORA DE ESTRADA) NASCEU NA CALIFÓRNIA, NOS ESTADOS UNIDOS, NO MEIO DA DÉCADA DE 1950, EM BRINCADEIRAS DE ALGUNS CICLISTAS, QUE PROCURAVAM DESAFIOS DIFERENTES DAS COMPETIÇÕES DE ESTRADA TRADICIONAIS. O MOUNTAIN BIKE VIROU ESPORTE NOS ANOS DE 1970. O ESPORTE GANHOU O STATUS DE MODALIDADE OLÍMPICA NOS JOGOS DE ATLANTA - 1996.

EM TERRENOS ACIDENTADOS OS CICLISTAS DEVEM SE ADAPTAR RAPIDAMENTE ÀS DIFERENTES SITUAÇÕES DA PROVA PARA CRUZAR A LINHA DE CHEGADA ANTES DOS ADVERSÁRIOS. OS CICLISTAS COMPETEM EM UM CIRCUITO DE TERRA REPLETA DE TRILHAS SINUOSAS, SUBIDAS E DESCIDAS EM OBSTÁCULOS NATURAIS QUE INCLUEM PEDRAS E RAÍZES.

O CIRCUITO TEM 5KM DE EXTENSÃO E OS ATLETAS PRECISAM COMPLETAR VÁRIAS VOLTAS. UMA PROVA DURA EM MÉDIA DE 90 MINUTOS A DUAS HORAS DESDE A LARGADA ATÉ O ÚLTIMO CICLISTA CRUZAR A LINHA DE CHEGADA.

TEXTOS ADAPTADOS DAS REPORTAGENS “POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS” DO CANAL ESPORTE INTERATIVO E DO SITE DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO:

ESPORTE INTERATIVO: https://www.youtube.com/playlist?list=pl-e7oyeds72_o7-czxpznbjf2xv5o_dcv

COB: https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes

 

PROPOSTA DE ATIVIDADE

NESTA NOSSA ÚLTIMA PROPOSTA DE ATIVIDADES, QUERO QUE VOCÊS RELEMBREM ALGO LEGAL DESTE ANO, E TAMBÉM QUERO MATAR A SAUDADE DE VOCÊS.

LEMBREM-SE DE ALGO QUE VOCÊS BRINCARAM ESTE ANO. PODE SER ALGO DAS NOSSAS AULAS OU OUTRA COISA QUE BRINCARAM EM CASA. PEÇAM PARA ALGUEM TIRAR UMA FOTO DE VOCÊS BRINCANDO NOVAMENTE E ENVIEM PARA O WHATSAPP DA ESCOLA. VAMOS FICAR MUITO FELIZES EM VER VOCÊS SE DIVERTINDO.

 

ESPERO QUE TENHAM APROVEITADO

 

ABRAÇOS, E ATÉ O ANO QUE VEM!!!



05/12/2020 - ATIVIDADE 07 - CIÊNCIAS DA NATUREZA

PROFESSORAS: CINTIA, RENATA, ALESSANDRA E GABRIELLI

TEMA DA AULA: SUSTENTABILIDADE



PARA COMEÇAR...

OLÁ, PESSOAL!L

NA PRÓXIMA SEMANA, ESTAREMOS ENCERRANDO O ÚLTIMO CICLO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO BLOG. DESTA FORMA, ESTA ATIVIDADE SERÁ A ÚLTIMA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ANO LETIVO.

O TEMA ESCOLHIDO PARA FECHARMOS COM “CHAVE DE OURO” O CICLO DE ATIVIDADES ABORDARÁ O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE E OS 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, FIRMADOS EM UM ACORDO MUNDIAL CHAMADO AGENDA 2030.

VAMOS CONHECER!

SUSTENTABILIDADE É A IDEIA DE UTILIZAR A NATUREZA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE SEM PREJUDICAR AS GERAÇÕES FUTURAS, DE MODO QUE ELAS TAMBÉM POSSAM UTILIZAR OS RECURSOS NATURAIS, COMO POR EXEMPLO, A ÁGUA. O SOLO, A VEGETAÇÃO E O AR QUE RESPIRAMOS, ENTRE OUTROS.

ASSIM SENDO, TEMOS QUE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE PARA GARANTIR SUA EXISTÊNCIA PARA AS PRÓXIMAS GERAÇÕES.

POR ISSO, AS PESSOAS E A SOCIEDADE EM GERAL PRECISAM ELABORAR E COLOCAR EM PRÁTICA IDEIAS PARA REALIZAR O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DE FORMA QUE NÃO PREJUDIQUE A NATUREZA.

PORTANTO, SERIAM ALGUNS EXEMPLOS DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS:

ASSIM, PARA QUE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL EXISTA DE VERDADE, É NECESSÁRIA A AÇÃO DE TODOS, TANTO DO GOVERNO NA ELABORAÇÃO DE LEIS RÍGIDAS PARA O MEIO AMBIENTE E COM UMA FISCALIZAÇÃO CORRETA, COMO DAS INSTITUIÇÕES PARA CONSERVAREM OS RECURSOS NATURAIS E TAMBÉM DE TODOS NÓS, QUE PODEMOS, COM PEQUENAS AÇÕES DIÁRIAS, CONTRIBUIR COM O FUTURO DE NOSSO PLANETA.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

EM 2015, FOI ADOTADA A AGENDA 2030, UM DOCUMENTO QUE, DE ACORDO COM A ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), É UM PLANO DE AÇÃO PARA AS PESSOAS E PARA O PLANETA.  NESSE DOCUMENTO É POSSÍVEL ENCONTRAR 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS), QUE  DEVERÃO SER COLOCADOS EM PRÁTICA POR TODOS OS PAÍSES ATÉ O ANO DE 2030.

TEXTOS ADAPTADOS:

https://escolakids.uol.com.br/geografia/sustentabilidade.htm

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/o-que-e-desenvolvimento-sustentavel.htm


PARA SABER MAIS.

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE SELECIONAMOS PARA VOCÊ. DE FORMA LÚDICA VOCÊ IRÁ COMPREENDER MELHOR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE E O QUE SÃO OS (ODS).

https://youtu.be/ZSrhXP4-aec

AGORA QUE VOCÊ JÁ DESCOBRIU O QUE SÃO OS “ODS” (OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL) VAMOS EXPLORAR OS DE NÚMERO 14 E 15 QUE TRATAM DA VIDA NA ÁGUA E VIDA TERRESTRE?

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ.

https://youtu.be/aw6di8n3A10


PARA FAZER NO CADERNO.

LEMBRE-SE: REGISTRE AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!

1. O QUE SIGNIFICA O TERMO “SUSTENTABILIDADE”? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

A) É A IDEIA DE UTILIZAR A NATUREZA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE SEM PREJUDICAR AS GERAÇÕES FUTURAS. (   )

B) DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE SEM SE PREOCUPAR COM OS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE. (   )

2. DE ACORDO COM O TEXTO, CITE ALGUNS EXEMPLOS DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS.

3. LEIA AS AFIRMAÇÕES SOBRE A AGENDA 2030 E ASSINALE (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO.

A) É UMA AGENDA QUE TODOS DEVEM COMPRAR ATÉ O ANO DE 2030. (    )

B) É UM DOCUMENTO NO QUAL CONSTA UM PLANO DE AÇÃO PARA AS PESSOAS E O PLANETA. (    )

C) É UM DOCUMENTO QUE TEM 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS), QUE DEVERÃO SER COLOCADOS EM PRÁTICA POR TODOS OS PAÍSES ATÉ O ANO DE 2030. (    )

4. PESQUISE TRÊS ANIMAIS QUE VIVEM NOS OCEANOS E ESTÃO SENDO AFETADOS PELA POLUIÇÃO CAUSADA PELO HOMEM E ESCREVA SEUS NOMES.

ATENÇÃO: PARA FAZER ESTA PESQUISA, LEIA O ARTIGO “LIXO X ANIMAIS MARINHOS”, PUBLICADO PELO INSTITUTO PROJETO TAMAR. PARA ISSO, UTILIZE O LINK A SEGUIR:

https://bit.ly/33CY7AZ

5. SUGIRA TRÊS ATITUDES PARA O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA NA SUA CASA OU NA ESCOLA.

6. FAÇA DE CONTA QUE VOCÊ É UM GOVERNANTE. ESCREVA UMA LEI DE PROTEÇÃO PARA CUIDAR DAS FLORESTAS.


AGORA, DEPOIS DE TER RESPONDIDO AS QUESTÕES DO CADERNO, ACESSE O LINK, E RESPONDA O QUESTIONÁRIO ONLINE.

https://forms.gle/1ursewLXjrNKnK748

OBS: SE SENTIR A NECESSIDADE DE REVER O CONTEÚDO E REFAZER O QUESTIONÁRIO, SINTA-SE À VONTADE. ESTE EXERCÍCIO, NÃO VALE NOTA. O INTUITO É QUE VOCÊ POSSA EXERCITAR E FIXAR MELHOR AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS. NÃO SE ESQUEÇA DE CLICAR NO BOTÃO “ENVIAR AO TÉRMINO DO EXERCÍCIO PARA QUE POSSAMOS RECEBER AS SUAS RESPOSTAS.

PARA APRENDER BRINCANDO!

 

https://play.makeit.app?code=339964






05/12/2020 - ATIVIDADE 07 - ARTES

PROFESSORAS: VITÓRIA E MÔNICA

TEMA DA AULA: RETRATO - ARTES VISUAIS

SEGUEM ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA/ALUNOS(AS) - ATIVIDADE 07 DE ARTE

  • AS SUAS RESPOSTAS PODEM SER FEITAS EM UMA FOLHA DE SULFITE, CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE SALA DE AULA;
  • ORGANIZAR POR DATAS E GUARDAR A SUA PRODUÇÃO PARA QUANDO VOLTAR ÀS AULAS MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS.

QUALQUER DÚVIDA, FALE CONOSCO PELO BLOG, NO ESPAÇO COMENTÁRIOS.

ATENÇÃO: ESTA É A ÚLTIMA ATIVIDADE DE ARTES DESSE ANO.

TEMA: RETRATO - ARTES VISUAIS


RETRATOS SÃO IMAGENS QUE REPRESENTAM UMA OU MAIS PESSOAS. PODEM SER CRIADOS DE DIVERSAS MANEIRAS, COMO POR EXEMPLO, POR MEIO DA FOTOGRAFIA, DA PINTURA, DO DESENHO, DA ESCULTURA E DA GRAVURA.

1. VOCÊ TEM MUITOS RETRATOS?

2. APARECE SOZINHO OU ACOMPANHADO DE PESSOAS?

3. GOSTA DE FAZER QUE TIPO DE RETRATOS?

OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E AS PINTURAS ABAIXO:

PRIMEIRAMENTE VEMOS O ESCRITOR BRASILEIRO MÁRIO DE ANDRADE:



IMAGEM 1: FOTO MÁRIO DE ANDRADE: EM CASA DE CASCUDO NATAL/RN 1929- FOTOGRAFIA TIRADA POR CARLOS AUGUSTO DE ANDRADE. 

IMAGEM 2: RETRATO DE MÁRIO DE ANDRADE, 1922- PINTURA – TARSILA DO AMARAL, ÓLEO SOBRE TELA. ACERVO ARTÍSTICO CULTURAL DO PALÁCIO DO GOVERNO DE SÃO PAULO/ BRASIL

 

NA FOTOGRAFIA ACIMA MÁRIO DE ANDRADE FOI RETRATADO LENDO UM LIVRO NA BLIBLIOTECA DE CASA.

AGORA COMPARE COM AS IMAGENS ABAIXO DA ARTISTA MEXICANA FRIDA KAHLO, QUE ESCOLHEU ALGUNS ANIMAIS PARA APARECEREM JUNTO COM ELA NA PINTURA QUE A RETRATA.


IMAGEM 3: A PINTORA FRIDA KAHLO. FOTO FLORENCE ARQUIM, SEM DATA / L RAMSON, UNIVERSIDADE DO TEXAS / EUA

IMAGEM 4: AUTORRETRATO COM COLAR E BEIJA-FLOR / 1940 – FRIDA KAHLO – ÓLEO SOBRE TELA / CENRO HARRY

FONTE DAS IMAGENS: LIVRO - PROJETO PRESENTE/EDIT.MODERNA

 

O RETRATO É UM GÊNERO NA ARTE, ASSIM COMO AS PAISAGENS E A NATUREZA MORTA (FRUTAS E PLANTAS).

COMO UM RETRATO SE REFERE À REPRESENTAÇÃO DE ALGUÉM, PODE SER IGUAL, SEMELHANTE OU TRANSFORMADO PELO ARTISTA.

A OBSERVAÇÃO, A MEMÓRIA OU A IMAGINAÇÃO ESTARÃO PRESENTES QUANDO SÃO FEITOS, JUNTOS OU SEPARADAS.

QUE TAL AGORA VOCÊ PRODUZIR UM RETRATO?

1. ESCOLHA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA PARA VOCÊ DESENHAR O RETRATO.

2. PENSE PRIMEIRAMENTE COMO VAI SER (OBSERVAÇÃO, MEMÓRIA OU IMAGINAÇÃO).

3. PENSE O QUE GOSTARIA QUE APARECESSE AO LADO DA PESSOA QUE ESTÁ RETRATANDO (BICHOS, OBJETOS, PLANTAS).

4. TAMBÉM PENSE ONDE ESSA PESSOA DO SEU RETRATO POSSA ESTAR. (NUM JARDIM, NA RUA, DENTRO DE CASA OU EM OUTROS LUGARES).

5. FAÇA SEUS REGISTROS EM FOLHA SULFITE OU NO CADERNO MESMO, USANDO LÁPIS E BORRACHA.

6. QUANDO PRONTA A IMAGEM, COMECE A COLORIR. USE CANETINHAS, LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA, GUACHE, O MATERIAL QUE TIVER.

7. NÃO SE ESQUEÇA DE ESCREVER ABAIXO A IDENTIFICAÇAO DA OBRA: “RETRATO DE...” (SUBSTITUA OS TRÊS PONTINHOS PELO NOME DA PESSOA).

TRAGA PARA A ESCOLA PARA MOSTRAR ÀS PROFESSORAS QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS PRESENCIAIS!

ATÉ A PRÓXIMA AULA, NO ANO QUE VEM! 

 


28/11/2020 - ATIVIDADE 07 - MATEMÁTICA

PROFESSORAS: CINTIA, RENATA, ALESSANDRA, GABRIELLI

TEMA DA AULA: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM GRÁFICOS E TABELAS

PARA COMEÇAR...

OLÁ, PESSOAL!

ESTAMOS DANDO INÍCIO À ÚLTIMA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE MATEMÁTICA DO ANO. POR ESSE MOTIVO, ESCOLHEMOS O TEMA: “GRÁFICOS E TABELAS” PARA ABORDARMOS NESTA ATIVIDADE, JÁ QUE SE TRATA DE UM CONTEÚDO IMPORTANTE E ESTÁ RELACIONADO À “LEITURA DE MUNDO”.  ESPERAMOS QUE VOCÊS APROVEITEM BASTANTE.

 

TABELA

A TABELA É UMA ESTRUTURA QUE UTILIZAMOS PARA ORGANIZAR DADOS, QUE SÃO INFORMAÇÕES SOBRE DETERMINADO ASSUNTO.

TODA TABELA É FORMADA POR LINHAS E COLUNAS, QUE SÃO FORMADAS POR CÉLULAS. CHAMAMOS DE CÉLULA CADA ESPAÇO QUE COMPÕE A TABELA ONDE SÃO COLOCADAS AS INFORMAÇÕES.

OBSERVE A TABELA ABAIXO, NELA TEMOS: 10 LINHAS, 3 COLUNAS E 30 CÉLULAS. 


A TABELA DEVE POSSUIR UM TÍTULO, QUE IDENTIFICA O ASSUNTO DO QUAL A TABELA TRAZ INFORMAÇÕES E ESSE DEVE SER INFORMADO NA PRIMEIRA LINHA.
EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE TABELA: DE PREÇOS, DE ESTADOS E CAPITAIS E MUITAS OUTRAS. VEJA ABAIXO UM EXEMPLO:
INTERPRETAR A TABELA SIGNIFICA SABER DIZER SOBRE QUAL ASSUNTO ELA TRATA E CONSEGUIR FAZER COMPARATIVOS. EM RELAÇÃO À TABELA ACIMA, PODEMOS FAZER A SEGUINTE INTERPRETAÇÃO: A REGIÃO NORTE POSSUI 7 ESTADOS.

AS TABELAS POSSUEM DIFERENTES FUNÇÕES E UMA DELAS É SERVIR COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE GRÁFICOS QUE CORRESPONDAM AOS DADOS QUE A TABELA POSSUI.

GRÁFICO

GRÁFICO É UMA REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA DE UM CONJUNTO DE DADOS USADA PARA FACILITAR A COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS NESTE CONJUNTO. GRÁFICOS AJUDAM A IDENTIFICAR PADRÕES, VERIFICAR RESULTADOS E COMPARAR MEDIDAS DE FORMA ÁGIL. ALÉM DISSO, ELES PODEM SER USADOS DE DIVERSAS FORMAS E EM DIFERENTES ÁREAS DO CONHECIMENTO.

VEJA OS ELEMENTOS BÁSICOS DE UM GRÁFICO:

1. TÍTULO: APRESENTA DE FORMA CLARA E DIRETA O QUE AS INFORMAÇÕES PRESENTES NO GRÁFICO REPRESENTAM.

2. LEGENDA: É USADA PARA IDENTIFICAR AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS NO GRÁFICO, FAZENDO O USO DE CORES DIFERENTES PARA CADA INFORMAÇÃO.

3. INFORMAÇÕES NUMÉRICAS:  AUXILIAM NA COMPREENSÃO DE QUANTIDADES.

 

VEJA AGORA, ALGUNS TIPOS DE GRÁFICOS:

GRÁFICOS DE BARRAS

NESTE TIPO DE GRÁFICO, OS DADOS COLETADOS APARECEM NA HORIZONTAL E AS INFORMAÇÕES E DIVISÕES NA POSIÇÃO VERTICAL.

OBSERVE UM EXEMPLO.  

GRÁFICOS DE COLUNAS

É UM TIPO DE GRÁFICO BASTANTE UTILIZADO, E ASSIM COMO O GRÁFICO DE BARRAS, INDICA INFORMAÇÕES DE QUANTIDADE.  OS DADOS SÃO INDICADOS NA POSIÇÃO VERTICAL, ENQUANTO AS INFORMAÇÕES QUE SE PRETENDE APRESENTAR ENCONTRAM-SE NA POSIÇÃO HORIZONTAL.

VEJA: 

TEXTO ADAPTADO: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-graficos.htm

PARA SABER MAIS

ACESSE O LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=Kwt92IO6DPs

PARA FAZER NO CADERNO

LEMBRE-SE: REGISTRE AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!

1. OBSERVE A TABELA ABAIXO E RESPONDA: 

A) QUAL É A COR DA SEGUNDA COLUNA?

B) QUANTAS LINHAS FORAM NECESSÁRIAS PARA  MONTAR ESSA TABELA?

C) QUANTAS CÉLULAS APARECEM COM PONTUAÇÃO ZERO?

2. SEGUINDO O EXEMPLO DO VÍDEO, COPIE A TABELA ABAIXO EM SEU CADERNO E COMPLETE COM AS INFORMAÇÕES, DE ACORDO COM O QUADRO QUE APRESENTA AS FRUTAS.


3. A PROFESSORA VITÓRIA FEZ UM LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE AS CORES PREFERIDAS DOS ESTUDANTES DO 1ºANO E CONSTRUIU UM GRÁFICO DE BARRAS.

OBSERVE:  


DE ACORDO COM O GRÁFICO RESPONDA:

A) QUAL COR RECEBEU O MAIOR NÚMERO DE VOTOS? 

B) DUAS CORES EMPATARAM COM 4 VOTOS. QUE CORES SÃO ESSAS?

4. A PROFESSORA ZENILDA FEZ UMA PESQUISA COM OS ALUNOS QUE PARTICIPAM DO PROJETO DE APOIO PEDAGÓGICO . VEJA O RESULTADO DO 3º ANO NO GRÁFICO ABAIXO.

DE ACORDO COM O GRÁFICO RESPONDA:

A) QUAL BRINCADEIRA FOI A MAIS ESCOLHIDA?

B) QUAL DAS BRINCADEIRAS RECEBEU MENOS DE SEIS VOTOS?

C) QUANTOS ESTUDANTES ESCOLHERAM A BRINCADEIRA PEGA-PEGA COMO FAVORITA?     

5. UM FEIRANTE MONTOU UMA TABELA PARA CONTROLAR AS VENDAS DA SEMANA.

OBSERVE: 

DE ACORDO COM A TABELA, RESPONDA:

A) QUANTAS FRUTAS FORAM VENDIDAS NO DOMINGO?

B) QUAL FRUTA TEVE O NÚMERO DE VENDAS MENOR, AO LONGO DE TODA A SEMANA?

C) QUAIS FRUTAS TIVERAM O MESMO NÚMERO DE VENDAS NO DECORRER DA SEMANA?


PARA APRENDER BRINCANDO!


ACESSE O LINK ABAIXO, APRENDA E SE DIVIRTA COM OS JOGOS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.

https://play.makeit.app?code=463761



28/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INGLÊS

PROFESSORAS: FLÁVIA, MARILEIA E RIVANEIDE

TEMA DA AULA: CHRISTMAS



21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORAS: CINTIA, RENATA, ALESSANDRA, GABRIELLI

TEMA DA AULA: RELATO PESSOAL

PARA COMEÇAR.


OLÁ, PESSOAL! 

ESTAMOS DANDO INÍCIO AO ÚLTIMO CICLO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO BLOG VIANNA MOOG. PORTANTO, ESTA SERÁ A ÚLTIMA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ANO. 

DESTA FORMA, ESCOLHEMOS COM MUITO CARINHO O TEMA DA ATIVIDADE E ESPERAMOS QUE VOCÊS APROVEITEM BASTANTE. 

NESTA AULA, VAMOS EXPLORAR O GÊNERO TEXTUAL RELATO PESSOAL E PERCEBER COMO PODE SER UM EXERCÍCIO DE APRENDIZAGEM AGRADÁVEL LER RELATOS DE OUTRAS PESSOAS, ASSIM COMO PRODUZIR OS PRÓPRIOS RELATOS.

O RELATO PESSOAL POSSUI OS MESMOS ELEMENTOS DO TEXTO NARRATIVO, POIS CONTÉM PERSONAGENS, O FATO ACONTECE EM UM DETERMINADO LUGAR, NUM DETERMINADO MOMENTO E, SEM DÚVIDA, É NARRADO POR ALGUÉM. ASSIM SENDO, QUALQUER PESSOA PODE REVELAR FATOS DE SUA VIDA, PERMITINDO ASSIM, QUE TODOS POSSAM CONHECÊ-LOS.



HÁ ALGUNS RELATOS QUE DEPOIS SE TRANSFORMAM EM DOCUMENTOS HISTÓRICOS, OS QUAIS PODEM SER PUBLICADOS POR JORNAIS, REVISTAS, LIVROS, SITES ETC., FUNCIONANDO, PORTANTO, COMO FONTES DE PESQUISA, DE MODO A SERVIR DE APRENDIZADO PARA MUITAS PESSOAS.

VEJA UM EXEMPLO DE RELATO PESSOAL QUE ESCRITO EM FORMA DE DIÁRIO, FOI PUBLICADO EM UM LIVRO,  TORNANDO-SE MUNDIALMENTE CONHECIDO.

COMO VIMOS, TUDO COMEÇOU COM A PRÁTICA DE ESCREVER RELATOS PESSOAIS EM UM DIÁRIO. 

E VOCÊ, JÁ TEVE CONTATO COM ESSA EXPERIÊNCIA? SABE COMO FUNCIONA?

PARA SABER MAIS. 

ACESSE O LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO DO QUINTAL DA CULTURA EM QUE A PERSONAGEM DOROTEIA ESCREVE UMA VIVÊNCIA EM SEU DIÁRIO.

https://youtu.be/HnBpcPPKrcM

OUÇA O ÁUDIO QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.

ACESSE O LINK E OUÇA UM EXEMPLO DE RELATO PESSOAL, GRAVADO PELA PROFESSORA CÍNTIA.

https://soundcloud.com/emef-vianna-moog/relato-pessoal-professora-cintia

 PARA FAZER NO CADERNO.

LEMBRE-SE: REGISTRE AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!

1. COLOQUE (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO, NAS SEGUINTES FRASES, COM RELAÇÃO A RELATO PESSOAL:

A) (  ) O RELATO PESSOAL CONTA SOBRE A VIDA DAS OUTRAS PESSOAS, E GERALMENTE É UMA INVENÇÃO.

B) (  ) O RELATO PESSOAL CONTA FATOS DA VIDA DAS PESSOAS, O QUE PERMITE QUE OUTRAS PESSOAS POSSAM CONHECÊ-LAS MELHOR.

C)(  ) O RELATO PESSOAL POSSUI OS MESMOS ELEMENTOS DO TEXTO NARRATIVO, POIS CONTÉM PERSONAGENS, O FATO ACONTECE EM UM DETERMINADO LUGAR, NUM DETERMINADO MOMENTO.

D)(  ) O RELATO PESSOAL  TEM A NARRATIVA DE FATOS REAIS E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS.

2. O QUE NÃO PODE FALTAR EM UM RELATO? (MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA)

A) (    ) FATOS E EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS.

B) (    ) INGREDIENTES E MODO DE PREPARAR.

C) (    ) RIMAS E VERSOS.

3. ORGANIZE OS SIGNIFICADOS AOS CONCEITOS CORRETOS (SERÁ NECESSÁRIO COPIAR A TABELA NO CADERNO):




4. OS RELATOS PESSOAIS PODEM SER PUBLICADOS E ATÉ MESMO TRANSFORMADOS EM DIVERSOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS. DÊ ALGUNS EXEMPLOS DE DOCUMENTOS OU PUBLICAÇÕES ONDE O RELATO PESSOAL PODE SER ENCONTRADO:


PARA RESPONDER À PRÓXIMA QUESTÃO, PENSE SOBRE O SEGUINTE: APRENDEMOS QUE QUANDO UMA PESSOA FALA DE SI MESMA, CONTANDO FATOS E EXPERIÊNCIAS QUE REALMENTE VIVEU, DIZEMOS QUE ESTÁ FAZENDO UM “RELATO PESSOAL”.

AGORA LEIA O TEXTO A SEGUIR. É UM TRECHO RETIRADO DE UM LIVRO QUE CONTA HISTÓRIAS DE CRIANÇAS DE DIFERENTES PARTES DO MUNDO. “CRIANÇAS COMO VOCÊ”, DE BARNABAS KINDERSLEY E ANABEL KINDERSLEY.



PARÁGRAFO 1: EDGAR FLORES TEM OITO ANOS E VIVE NAS FILIPINAS, UM ARQUIPÉLAGO DO SUDESTE ASIÁTICO COM MAIS DE 7 MIL ILHAS. SUA FAMÍLIA MORA EM VILLA RICA DE AREVALO, UMA ALDEIA COSTEIRA NA ILHA DE PANAY. O PAI COMPRA OSTRAS DE UM CRIADOR E DEPOIS AS VENDE AOS RESTAURANTES. ANTES E DEPOIS DA ESCOLA, EDGAR E O IRMÃO MAIS VELHO TAMBÉM ABREM OSTRAS. 

PARÁGRAFO 2: MEU NOME É EDGAR, MAS OS AMIGOS ME CHAMAM DE “GAR GAR”. EU ABRO 300 OSTRAS ANTES DA ESCOLA E 200 DEPOIS. GOSTO DE AJUDAR MEUS PAIS NISSO, PORQUE ASSIM ELES GANHAM DINHEIRO PARA EU PODER ESTUDAR. QUERO ME SAIR BEM NA ESCOLA E, QUANDO FOR MAIS VELHO, GANHAR DINHEIRO PARA MINHA MÃE COMPRAR ARROZ. QUANDO CRESCER, QUERO SER CARPINTEIRO. VOU CONSTRUIR UM BARCO BEM GRANDE PARA LEVAR AS PESSOAS ATÉ GUIMARAS, A ILHA ONDE A GENTE MORAVA. LÁ TEM MONTANHAS E CAVERNAS, E DÁ PARA COLHER FRUTA NA ÁRVORE.

5. A PARTIR DO QUE VOCÊ OBSERVOU NA LEITURA ACIMA, RESPONDA:

A) QUAL DOS DOIS PARÁGRAFOS PODE SER CONSIDERADO UM RELATO PESSOAL (O NÚMERO 1 OU O NÚMERO 2)?

B) COPIE DO TEXTO EXPRESSÕES (PALAVRAS OU TRECHOS DE FRASES) QUE AJUDARAM VOCÊ PERCEBER QUE ESSE PARÁGRAFO TRATA-SE DE UM RELATO PESSOAL.


AGORA, DEPOIS DE TER RESPONDIDO AS QUESTÕES DO CADERNO, ACESSE O LINK, E RESPONDA O QUESTIONÁRIO ONLINE.


https://forms.gle/s7uaJyMUkrNQr485A


ATIVIDADE PRÁTICA

VAMOS FAZER UM DIÁRIO! 


PASSO A PASSO

1. VOCÊ IRÁ PRECISAR DE UM CADERNO. 



PODE SER DE QUALQUER TAMANHO OU MODELO. NÃO SERÁ NECESSÁRIO COMPRAR. VOCÊ PODE REUTILIZAR UM CADERNO QUE VOCÊ TENHA USADO POUCO. SE TIVER DÚVIDA, PEÇA AJUDA DE UM RESPONSÁVEL.

 

2. USE A CRIATIVIDADE E PERSONALIZE O SEU DIÁRIO.

COMECE DECORANDO A CAPA DO SEU DIÁRIO. CORTE REVISTAS VELHAS E COLE IMAGENS DE SEU INTERESSE.  VOCÊ TAMBÉM PODE DESENHAR, COLAR ADESIVOS UTILIZAR RETALHOS DE TECIDOS E FITAS. VOCÊ É QUEM DECIDE!

VEJA ALGUNS MODELOS DE DIÁRIOS QUE PODEM TE INSPIRAR. ELES FORAM FEITOS COM MATERIAIS REAPROVEITADOS E ELEMENTOS DA NATUREZA.


3. ASSIM QUE SEU DIÁRIO ESTIVER PRONTO, VOCÊ PODERÁ COMEÇAR ESCREVER DIARIAMENTE.

COLOQUE A DATA NO TOPO DA PÁGINA E COMECE A REGISTRAR OS SEUS RELATOS. EXPRESSE SENTIMENTOS, DESENHE, COLE, USE A SUA IMAGINAÇÃO E SE DIVIRTA.


21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LEITURA

PROFESSORA: GIOVANNA

BEM-VINDA(O) A ÚLTIMA AULA DE LEITURA DO ANO!

OUÇA O ÁUDIO DA ATIVIDADE NO LINK 1. DEPOIS, OUÇA O ÁUDIO COM MINHA LEITURA SOBRE TRÊS POEMAS COM TEMA “PIPOCA”, NO LINK 2. VEJA NO LINK 3 O VÍDEO DO GRUPO TRIII “PIPOCA, PIPOCA” E NO LINK 4 UM DESAFIO, OUTRO VÍDEO DO GRUPO TRII COM A MÚSICA “O TOMATE E O CAQUI”.

 

1. AÚDIO DA ATIVIDADE:

https://soundcloud.com/user-892482557/comanda-atividade-pipoca/s-U0V1fUlTBR3

 

2. ÁUDIO DAS LEITURAS:

https://soundcloud.com/user-892482557/poesias-pipoca/s-JsDoCvzAf8D


3. VÍDEO GRUPO TRIII: PIPOCA, PIPOCA:

https://www.youtube.com/watch?v=FY7u69UyJcw

 

4. VÍDEO GRUPO TRIII: O TOMATE E O CAQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=Hew4CywaPgE



PARA LER:


ATIVIDADES PRÁTICAS

(CASO PRECISE, PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO!)



1) ESCREVA UM POEMA OU FAÇA UM DESENHO COM O TEMA “PIPOCA” 

2) TENTE FAZER A COREOGRAFIA DO VÍDEO DO LINK 4. 



ESPERO QUE TENHA GOSTADO DAS POESIAS E VÍDEOS! 

FIQUE EM CASA E SE CUIDE! 

BEIJOCAS! 

PROFESSORA GIOVANNA - POSL


21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INFORMÁTICA

PROFESSOR: MANOEL

OLÁ, PESSOAL!


CHEGAMOS À ATIVIDADE FINAL DE INFORMÁTICA PARA O ANO DE 2020.

CONFESSO QUE ME BATEU UMA PONTINHA DE TRISTEZA, POIS CADA VEZ QUE ESTAVA PREPARANDO UMA ATIVIDADE PARA VOCÊS, SENTIA COMO SE PUDESSE VER O ROSTO E O SORRISO DE CADA UM. MAS, FICO FELIZ POR ESTARMOS TODOS BEM! VAMOS NOS PREPARAR PARA UM NOVO ANO MUITO MELHOR, ONDE PASSAMOS ESTAR PERTINHO DE NOSSOS AMIGOS E DOS PROFESSORES, APRENDENDO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA.

TCHAU PESSOAL!

 

JOGO: SEGREDOS DO EGITO

 


 

DESCRIÇÃO: O EGITO É FAMOSO PELOS SEUS SEGREDOS: PIRÂMIDES, MÚMIAS, FARAÓS E MUITO MAIS! QUE TAL CONHECER UM POUCO DESTA CULTURA! EXEMPLOS: O QUE SÃO HIERÓGLIFOS? COMO SE CHAMAVA O DEUS DO SOL? A CADA ACERTO, VOCÊ VAI CONHECER UM POUCO DESTA CULTURA.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: concentração – leitura – HISTÓRIA.

COMO JOGAR: ESTE JOGO DA MEMÓRIA TEM CARTAS COM DIFERENTES IMAGENS DA CULTURA EGÍPCIA. BRINQUE COM AS CARTAS ATÉ CONSEGUIR FORMAR OS PARES E CONHECER UM POUCO DESSA CULTURA MILENAR.

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

http://www.escolagames.com.br/jogos/segredosEgito/

 

MUITO BEM!

AGORA, CONTINUE COM O APOIO DE UM FAMILIAR E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

RACISMO E PRECONCEITO, NÃO! - DVD SUPER ECA

https://www.youtube.com/watch?v=v7kaB4ARxP4

PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:

CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA FAZER O PASSEIO VIRTUAL, QUANDO FOR POSSÍVEL.

BANDEIRA DE SÃO PAULO

MUSEU AFRO BRASIL


AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MUSEU AFRO BRASIL!

MUSEU AFRO BRASIL ESTÁ LOCALIZADO NO PARQUE IBIRAPUERA (SÃO PAULO). ELE POSSUI UM ACERVO DE MAIS DE 6 MIL PEÇAS ENTRE PINTURAS, ESCULTURAS, GRAVURAS, FOTOGRAFIAS, DOCUMENTOS E PEÇAS ETNOLÓGICAS DE AUTORES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS, PRODUZIDOS ENTRE O SÉCULO XVIII E OS DIAS DE HOJE. OS ITENS ABORDAM AS TEMÁTICAS DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, COMO A RELIGIÃO, O TRABALHO, A ARTE E A ESCRAVIDÃO. NO TOUR VIRTUAL, É POSSÍVEL CONHECER OS DIFERENTES ANDARES DO MUSEU, OBSERVANDO AS PEÇAS EXPOSTAS, ALÉM DE CONFERIR AS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS.

FONTE: https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

(ADAPTADO PARA A ATIVIDADE).

AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO: 

https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil



14/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS HUMANAS

PROFESSORAS: CINTIA, RENATA, ALESSANDRA, GABRIELLI

TEMA DA AULA: CAPOEIRA




PARA COMEÇAR...
NESTA AULA, VAMOS CONHECER A ORIGEM DA CAPOEIRA, EXPLORAR SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E PERCEBER COMO A MESMA ATUALMENTE, É CONSIDERADA UM IMPORTANTE SÍMBOLO CULTURAL AFRO-BRASILEIRO E DE RESISTÊNCIA NEGRA.

VAMOS LÁ!

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ.

https://youtu.be/Glnb76LhHU0

COMO VIMOS, A CAPOEIRA FOI CRIADA POR VOLTA DO ANO DE 1600, PELO POVO ESCRAVIZADO DA ETNIA BANTO E SE DIFUNDIU POR TODO O BRASIL, SENDO CONSIDERADA UM DOS MAIORES SÍMBOLOS DA CULTURA BRASILEIRA, RECEBENDO O TÍTULO DADO PELA UNESCO, EM 2014, DE PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE.

CARACTERÍSTICAS DA CAPOEIRA

  • ACOMPANHAMENTO DE MÚSICA: BERIMBAU, CANTO E PALMAS;
  • FORMAÇÃO EM RODA: RODA DE CAPOEIRA;
  • GRADUAÇÃO DO CAPOEIRISTA FEITA POR CORDAS DE CORES DIFERENTES ATADAS NA CINTURA.

UMA CARACTERÍSTICA QUE DISTINGUE A CAPOEIRA DE OUTRAS LUTAS É O FATO DE SER ACOMPANHADA POR MÚSICA.

É A MÚSICA QUE DECIDE O RITMO E O ESTILO DO JOGO, QUE É PRATICADO NO DECORRER DA RODA DE CAPOEIRA, UM CÍRCULO DE PESSOAS ONDE A CAPOEIRA É JOGADA.

ASSIM, OS CAPOEIRISTAS SE ALINHAM NA RODA DE CAPOEIRA BATENDO PALMAS NO RITMO DO BERIMBAU, ENQUANTO CANTAM PARA OS DOIS PRATICANTES JOGAREM.

O BERIMBAU É UM INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDA FEITO DE MADEIRA, BAMBU, ARAME E UMA CABAÇA.

O JOGO PODE TERMINAR AO COMANDO DO CAPOEIRISTA NO BERIMBAU (NORMALMENTE UM CAPOEIRISTA MAIS EXPERIENTE), OU COM O INÍCIO DE UM NOVO COMBATE ENTRE UMA NOVA DUPLA.

A MÚSICA, POR SUA VEZ, É COMPOSTA DE INSTRUMENTOS E CANÇÕES, ONDE O RITMO VARIA DE ACORDO COM O TOQUE DE CAPOEIRA, QUE VARIA DE LENTO (ANGOLA) AO BASTANTE ACELERADO.

NOS GRUPOS DE CAPOEIRA REGIONAL OU DE CAPOEIRA ANGOLA, A GRADUAÇÃO É DETERMINADA PELAS CORES DE CORDAS ATADAS NA CINTURA DO JOGADOR.

GOLPES DE CAPOEIRA

A CAPOEIRA É CARACTERIZADA POR GOLPES E MOVIMENTOS ÁGEIS E QUE SE ENTRELAÇAM. UTILIZA PRINCIPALMENTE DE MOVIMENTOS FEITOS JUNTO AO CHÃO OU DE CABEÇA PARA BAIXO.

OS GOLPES MAIS COMUNS SÃO:

  • CHUTES;
  • RASTEIRAS;
  • CABEÇADAS;
  • JOELHADAS;
  • COTOVELADAS;
  • ACROBACIAS EM SOLO OU AÉREAS.

PORTANTO, A CAPOEIRA É UMA LUTA DE DEFESA E ATAQUE EM QUE OS OPONENTES UTILIZAM, SOBRETUDO, OS PÉS E A CABEÇA.

TIPOS DE CAPOEIRA

OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE CAPOEIRA SÃO ANGOLA E REGIONAL.

CAPOEIRA ANGOLA

A ANGOLA É O ESTILO ORIGINAL PRATICADO PELOS POVOS ESCRAVIZADOS DAQUELA ÉPOCA. ESSA MANEIRA DE JOGAR CAPOEIRA É CARACTERIZADA POR SER MAIS LENTA, E COM MOVIMENTOS EXECUTADOS DE MODO RASTEIRO.

O COMPONENTE BÁSICO DESSE ESTILO É A MALÍCIA. ESSA “MALANDRAGEM” CONSISTE EM SIMULAR MOVIMENTOS QUE SIRVAM PARA ENGANAR O OPONENTE EM COMBATE.

CAPOEIRA REGIONAL

A CAPOEIRA REGIONAL É O ESTILO CONTEMPORÂNEO DE CAPOEIRA. ELA POSSUI ATRIBUTOS DE OUTRAS ARTES-MARCIAIS EM SUA PRÁTICA.

ESSE ESTILO FOI CRIADO PELO MESTRE BIMBA E DIFUNDIU-SE RAPIDAMENTE PELO MUNDO. ISSO CONTRIBUIU PARA MELHORAR A IMAGEM DO CAPOEIRISTA AO MESMO TEMPO QUE FAVORECEU O AUMENTO DE SEUS ADEPTOS.

INSTRUMENTOS UTILIZADOS

A CAPOEIRA SE DESTACA DE OUTROS TIPOS DE ARTES MARCIAIS POR CONTA DA MUSICALIDADE, QUE É PARTE ESSENCIAL DELA. POR ISSO, SÃO USADOS ALGUNS INSTRUMENTOS TRADICIONAIS, QUE SERVEM PARA MARCAR O RITMO DOS GOLPES.

O PRINCIPAL E MAIS CONHECIDO É O BERIMBAU. ELE É O ÚNICO INSTRUMENTO QUE PODE SER TOCADO SOZINHO EM UMA RODA DE CAPOEIRA. ELE É UM INSTRUMENTO DE CORDA, QUE TEM ORIGEM NA REGIÃO DA ANGOLA E É FEITO COM UMA MADEIRA ESPECIAL.

EXISTEM TRÊS TIPOS DE BERIMBAU: O GUNGA, O VIOLÃO E O MÉDIO. A DIFERENÇA ENTRE ELES É O SOM PRODUZIDO, QUE VARIA ENTRE O MAIS GRAVE ATÉ O MAIS AGUDO.

OUTRO INSTRUMENTO TÍPICO DA CAPOEIRA É O PANDEIRO, QUE É UM INSTRUMENTO DE PERCUSSÃO. LOGO DEPOIS VEM O ATABAQUE, QUE POSSUI ORIGEM ÁRABE E TAMBÉM É DE PERCUSSÃO E AJUDA A MARCAR O RITMO DA RODA DE CAPOEIRA.

ALÉM DESTES, A CAPOEIRA CONTA COM O CAXIXI OU GANZÁ, COMO É CHAMADO EM ALGUMAS REGIÕES. ELE É PARECIDO COM UM CHOCALHO E É MAIS VISTO NA CAPOEIRA ANGOLA.

POR FIM, ALGUMAS RODAS UTILIZAM O AGOGÔ E O RECO-RECO. AMBOS, INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO INCORPORADOS À CAPOEIRA AO LONGO DO TEMPO.

TEXTOS ADAPTADOS:

https://www.todamateria.com.br/capoeira/                        https://www.estudokids.com.br/capoeira

 

PARA FAZER NO CADERNO.

LEMBRE-SE: REGISTRE AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!

1. COMPLETE O TRECHO ABAIXO, COM AS PALAVRAS DO QUADRO:

PATRIMÔNIO - CULTURA - BANTO - CAPOEIRA - BRASIL

A __________FOI CRIADA POR VOLTA DO ANO DE 1600, PELO POVO ESCRAVIZADO DA ETNIA________ E SE DIFUNDIU POR TODO O________, SENDO CONSIDERADA UM DOS MAIORES SÍMBOLOS DA _________ BRASILEIRA, RECEBENDO O TÍTULO DE ____________ IMATERIAL DA HUMANIDADE.

2. COLOQUE NAS FRASES A SEGUIR (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO.

A) (  ) A CAPOEIRA É ACOMPANHADA DE MÚSICA, COM BERIMBAU, CANTO E PALMAS.

B) (  ) TODOS OS PARTICIPANTES JOGAM AO MESMO TEMPO.

C) (  ) OS CAPOEIRISTAS SE ALINHAM NA RODA DE CAPOEIRA BATENDO PALMAS NO RITMO DO BERIMBAU ENQUANTO CANTAM PARA OS DOIS PRATICANTES JOGAREM.

D) (  ) O BERIMBAU É UM INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDA FEITO DE FERRO E COURO.

3. DE ACORDO COM O TEXTO, ASSINALE QUAIS SÃO OS GOLPES MAIS COMUNS NA CAPOEIRA?

(     ) A) CARRINHO, CHAPÉU, LETRA, ROLINHO.

(     ) B) MAE KEAGUE, UTI MAWASHI, SOTO MAWASHI.

(     ) C) JAB, DIRETO, CROSS.

(     ) D) CHUTE, RASTEIRA, CABEÇADA, JOELHADA.

4. QUAL É O ESTILO DE CAPOEIRA QUE FOI CRIADO PELO MESTRE BIMBA E DIFUNDIU-SE RAPIDAMENTE PELO MUNDO?

(    ) A) CAPOEIRA ANGOLA

(    ) B) CAPOEIRA REGIONAL

5. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS MUSICAIS TOCADOS PARA MARCAR O RITMO DOS GOLPES? ESCREVA NO CADERNO E PODE ADICIONAR FIGURAS OU DESENHOS PARA ILUSTRAR.

PARA APRENDER BRINCANDO!

ACESSE O LINK ABAIXO, APRENDA E SE DIVIRTA COM OS JOGOS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.

https://play.makeit.app?code=273589

E QUE TAL OUVIR AQUELE ÁUDIO ESPECIAL?

ACESSE O LINK E OUÇA O ÁUDIO QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.

https://soundcloud.com/emef-vianna-moog/capoeira 

PRA FINALIZAR, UMA ATIVIDADE PRÁTICA...

PARA ESTA ATIVIDADE PRÁTICA, PRECISAMOS QUE VOCÊ CONHEÇA UM POUCO SOBRE UMA DANÇA MUITO LIGADA À CAPOEIRA: O MACULELÊ

A SEGUIR APRESENTAMOS UM PEQUENO TEXTO E UM VÍDEO COM UMA APRESENTAÇÃO DESSA DANÇA.

O MACULELÊ É UMA DANÇA BRASILEIRA DE ORIGEM AFRO-INDÍGENA. ISSO SIGNIFICA QUE ELA TEM SUAS ORIGENS NAS CULTURAS INDÍGENA E AFRICANA.

ESSA DANÇA DA NOSSA CULTURA POPULAR FINGE SER UM COMBATE DE LUTA E, POR ISSO, SE USAM DUAS GRIMAS (BASTÕES). ELA TAMBÉM É DANÇADA EM GRUPO E É MUITO PRATICADA POR GRUPOS DE CAPOEIRA. EM UMA APRESENTAÇÃO, GERALMENTE, AS PESSOAS USAM SAIAS DE PALHA E PINTURAS NO CORPO.

FONTE: https://emefvmoog.blogspot.com/p/4-ano.html

VAMOS CONHECER! ACESSE O VÍDEO ATRAVÉS DO LINK A SEGUIR:

AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECEU UM POUCO DO MACULELÊ, QUE TAL TENTAR PRATICAR ALGUNS MOVIMENTOS?

ACESSE O LINK ABAIXO E APRENDA MOVIMENTOS BÁSICOS. SE NÃO TIVER DOIS BASTÕES PEQUENOS, VOCÊ PODE IMPROVISAR UTILIZANDO GARRAFAS PET, ROLINHOS DE PAPEL TOALHA OU ALUMÍNIO OU ATÉ MESMO UM PAPEL MAIS GROSSO (TIPO CARTÃO) PARA TRANSFORMAR EM BASTÕES. USE A CRIATIVIDADE, SEJA CUIDADOSO(A) E DIVIRTA-SE EM FAMÍLIA!

https://youtu.be/EvSCMmOJXM0

14/11/2020 - ATIVIDADE 06 - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORAS: DANIEL, ISABEL E JULIANA

BOM DIA, PESSOAL!!

ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS.

HOJE VAMOS APREENDER UM POUCO SOBRE OS ESPORTES MAIS VOTADOS NA NOSSA ULTIMA ATIVIDADE.

VIMOS UM VÍDEO QUE MOSTRA OS ESPORTES QUE FAZEM PARTE DOS JOGOS OLÍMPICOS E VOCÊS ESCOLHERAM ALGUNS ESPORTES PARA CONHECER MELHOR.

OS MAIS VOTADOS FORAM, BOXE, CICLISMO, FUTEBOL E TIRO COM ARCO.

HOJE VAMOS VER DOIS DELES: FUTEBOL E TIRO COM ARCO.

 

FUTEBOL

PARA COMEÇAR VAMOS ASSISTIR AOS VÍDEOS QUE MOSTRAM UM POUCO DO FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS

MOMENTO PARALÍMPICO - Futebol de 5:

https://www.youtube.com/watch?v=iR3BvdHULnQ

MOMENTO PARALÍMPICO - Futebol de 7:

https://www.youtube.com/watch?v=KEhHii31LsE&t=17s

MOMENTO OLÍMPICO - Futebol:

https://www.youtube.com/watch?v=j47RbLhHapE

O FUTEBOL É O ESPORTE MAIS POPULAR DO MUNDO. SUAS ORIGENS REMETEM ÀS ANTIGAS CIVILIZAÇÕES QUE JÁ SE DIVERTIAM CHUTANDO UMA BOLA, MAS A VERSÃO MAIS PRÓXIMA DO QUE É CONHECIDO HOJE FOI IDEALIZADA PELOS INGLESES.

FOI NA INGLATERRA QUE O ESPORTE GANHOU SUAS PRIMEIRAS REGRAS. ATÉ 1863, QUANDO FOI FUNDADA A FOOTBALL ASSOCIATION, CADA ESCOLA TINHA SUAS PRÓPRIAS REGRAS. COM A UNIFICAÇÃO DELAS, O ESPORTE SE DESENVOLVEU E SE TRANSFORMOU NO QUE É HOJE.

DOIS TIMES COM 11 JOGADORES CADA, DEVEM CONDUZIR A BOLA COM OS PÉS EM UM CAMPO GRAMADO COM OBJETIVO DE ACERTAR O GOL ADVERSÁRIO E DEFENDER SEU PRÓPRIO.

O CAMPEONATO OLÍMPICO MASCULINO É DISPUTADO POR JOGADORES DE ATÉ 23 ANOS SENDO PERMITIDOS TRÊS ACIMA DESSA IDADE POR SELEÇÃO, JÁ NO FEMININO NÃO HÁ RESTRIÇÕES DE IDADE.

NOS JOGOS PARALÍMPICOS TEMOS DUAS VERSÕES, O FUTEBOL DE 5 JOGADO POR DEFICIENTES VISUAIS E O FUTEBOL DE 7 QUE É JOGADO POR ATLETAS COM PARALISIA CEREBRAL.

CURIOSIDADES:

EM ATLANTA, 1996, A NIGÉRIA SURPREENDEU O MUNDO DO FUTEBOL AO VENCER NAS SEMIFINAIS O BRASIL DE RONALDO, RIVALDO, ROBERTO CARLOS E COMPANHIA E DEPOIS NA FINAL PASSOU POR OUTRA FAVORITA, A ARGENTINA, PARA SE TORNAR O PRIMEIRO CAMPEÃO OLÍMPICO AFRICANO.

NO DIA 7 DE AGOSTO DE 2016, A JOGADORA BRASILEIRA CRISTIANE TORNOU-SE A MAIOR ARTILHEIRA DO FUTEBOL NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS (INCLUINDO HOMENS E MULHERES), COM 14 GOLS. SOPHUS NIELSEN, DA DINAMARCA, ERA O ANTIGO DETENTOR DO RECORDE: ELE HAVIA MARCADO 13 GOLS EM DUAS PARTICIPAÇÕES NOS JOGOS OLÍMPICOS (LONDRES 1908 E ESTOCOLMO 1912).

 

TIRO COM ARCO

 

ROBIN HOOD E LEGOLAS SÃO ARQUEIROS MUITO FAMOSOS NA LITERATURA E NO CINEMA MUNDIAL E NAS COMPETIÇÕES REAIS, O DESEMPENHO DOS ATLETAS DO TIRO COM ARCO TRANSFORMA A FICÇÃO EM REALIDADE.

VAMOS VER OS VIDEOS QUE FALAM SOBRE O TIRO COM ARCO NOS JOGOS OLIMPICOS E PARALIMPICOS:

MOMENTO OLÍMPICO - Tiro com Arco:

https://www.youtube.com/watch?v=8QwrFqmY1do&t=1s

MOMENTO PARALÍMPICO - Tiro com Arco:

https://www.youtube.com/watch?v=10QdZ_p5J90

HÁ REGISTROS DE COMPETIÇÕES ENTRE ARQUEIROS NO EGITO, NA GRÉCIA E EM ROMA, NA ANTIGUIDADE. MAIS TARDE, POR VOLTA DE 1500, JUSTAMENTE NA ÉPOCA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES, O ARCO E A FLECHA JÁ ERAM EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS NA EUROPA, MAS A PRIMEIRA COMPETIÇÃO DE QUE SE TEM NOTÍCIA FOI REALIZADA EM 1583, NA INGLATERRA.

O OBJETIVO DOS ATLETAS DO TIRO COM ARCO É SIMPLES, PORÉM NADA FÁCIL. ACERTAR SUAS FLECHAS NO CENTRO DE UM ALVO POSTO A 70 METROS DE DISTÂNCIA.  NO TIRO COM ARCO TEMOS PROVAS INDIVIDUAIS E POR EQUIPES MASCULINAS E FEMININAS. OS ATLETAS QUE OBTIVEREM OS MELHORES RESULTADO APÓS 72 FECHADAS DIVIDIDAS EM SERIES DE 6 FLECHAS, AVANÇAM DE FASE. O ARQUEIRO TEM 40 SEGUNDOS PARA ATIRAR CADA UMA DE SUAS SEIS FLECHAS. NAS FINAIS O ATLETA TEM APENAS 20 SEGUNDOS PARA ATIRAR CADA UMA DE SUAS TRÊS FLECHAS. A PONTUAÇÃO NO ALVO VAI DE 1 A 10, DE ACORDO COM A PROXIMIDADE DO CÍRCULO CENTRAL.

NOS JOGOS PARALÍMPICOS, O TIRO COM ARCO TABEM ESTA PRESENTE. OS ATLETAS SÃO DIVIDIDOS EM TRÊS CATEGORIAS, DE ACORDO COM A DEFICIÊNCIA PRESENTE.  AS REGRAS SÃO AS MESMAS DOS JOGOS OLÍMPICOS.

NOS JOGOS OLÍMPICOS DE LOS ANGELES, EM 1984, TEMOS UMA HISTÓRIA INSPIRADORA: ARQUEIRA NEROLI FAIRHALL, DA NOVA ZELÂNDIA, ENTROU PARA A HISTÓRIA AO SE TORNAR A PRIMEIRA ATLETA PARAPLÉGICA A PARTICIPAR DOS JOGOS OLÍMPICOS.

FONTE: TEXTOS ADAPTADOS DAS REPORTAGENS “POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS” DO CANAL ESPORTE INTERATIVO E DO SITE DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO:

ESPORTE INTERATIVO: https://www.youtube.com/playlist?list=pl-e7oyeds72_o7-czxpznbjf2xv5o_dcv

COB: https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes

PROPOSTA DE ATIVIDADE

VAMOS FAZER UMA BRINCADEIRA QUE JUNTA A PONTARIA DO TIRO COM ARCO E A HABILIDADE COM OS PÉS DO FUTEBOL:

VAMOS PRECISAR DE CINCO GARRAFAS PLÁSTICAS E TRÊS BOLAS DE MEIA.

COLOQUE AS GARRAFAS DE ACORDO COM A FIGURA. A GARRAFA QUE VALE 10 PONTOS DEVE FICAR MAIS DISTANTE.

AFASTE-SE PELO MENOS 3 PASSOS DAS GARRAFAS. E MARQUE UM LOCAL DE ONDE SERÃO FEITOS OS DISPAROS.

CHUTE A BOLA DE MEIA E CADA GARRAFA ACERTADA SOMA OS PONTOS CORRESPONDENTES, PARA MARCAR O PONTO NÃO PRECISA DERRUBAR A GARRAFA BASTA ENCOSTAR NELA.

CADA PARTICIPANTE CHUTA SUAS TRÊS BOLAS E O OBJETIVO É SOMAR O MAIOR NÚMERO DE PONTOS

OBSERVAÇÃO: QUANDO UMA GARRAFA É DERRUBADA ELA DEVE SER RECOLOCADA. ANTES DO PRÓXIMO CHUTE.

LEMBRE-SE DE COMENTAR NO BLOG O QUE VOCÊ ESTÁ ACHANDO DAS ATIVIDADES.

ABRAÇOS!



07/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS DA NATUREZA

PROFESSORAS: CINTIA, RENATA, ALESSANDRA, GABRIELLI

TEMA DA AULA: ESTAÇÕES DO ANO



PARA COMEÇAR...

NESTA AULA, VAMOS COMPREENDER O QUE SÃO AS ESTAÇÕES DO ANO, SEUS NOMES, SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, OS PERÍODOS AO LONGO DO ANO EM QUE OCORREM E COMO ISSO TUDO ESTÁ RELACIONADO AO MOVIMENTO QUE A TERRA FAZ EM TORNO DO SOL, A TRANSLAÇÃO. VAMOS APRENDER?

O QUE SÃO AS ESTAÇÕES DO ANO?

AS ESTAÇÕES DO ANO SÃO OS PERÍODOS EM QUE O ANO É DIVIDIDO DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS. EXISTEM QUATRO ESTAÇÕES DO ANO: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO. ELAS OCORREM AO LONGO DO PERÍODO DE UM ANO.

QUANDO ELAS OCORREM NO BRASIL?

AS ESTAÇÕES DO ANO OCORREM EM DETERMINADOS PERÍODOS E CADA UMA COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS.

CONFIRA QUAIS SÃO ESSAS CARACTERÍSTICAS E AS DATAS APROXIMADAS DAS ESTAÇÕES DO ANO NO BRASIL, LOCALIZADO NO HEMISFÉRIO SUL.

OUTONO

O OUTONO SUCEDE O VERÃO (VEM DEPOIS DELE) E ANTECEDE O INVERNO (VEM ANTES). ELE SE CARACTERIZA PELA TEMPERATURA AMENA, PELO TEMPO MAIS FRESCO E PELA QUEDA DAS FOLHAS DAS ÁRVORES. INICIALMENTE, OS DIAS E NOITES POSSUEM A MESMA DURAÇÃO.     PORÉM, COM O TEMPO, OS DIAS VÃO SE TORNANDO MAIS CURTOS EM RELAÇÃO À NOITE. ALÉM DISSO, A TEMPERATURA TAMBÉM VAI CAINDO, MARCANDO A CHEGADA DO INVERNO.

QUANDO COMEÇA O OUTONO: 20 DE MARÇO.

QUANDO ACABA O OUTONO: 21 DE JUNHO.

INVERNO

O INVERNO É A ÉPOCA MAIS FRIA DO ANO, QUANDO AS TEMPERATURAS SÃO BAIXAS E COM PRESENÇA DE NEVE EM ALGUMAS LOCALIDADES. ELA ANTECEDE A PRIMAVERA E SUCEDE O OUTONO.

NESSE PERÍODO, AS NOITES SÃO MAIS LONGAS DO QUE OS DIAS E OS ANIMAIS FICAM OCIOSOS, CHEGANDO A HIBERNAR.

QUANDO COMEÇA O INVERNO: 21 DE JUNHO.

QUANDO ACABA O INVERNO: 23 DE SETEMBRO.

 

PRIMAVERA

A PRIMAVERA SUCEDE O INVERNO E ANTECEDE O VERÃO. NESSE PERÍODO, AS TEMPERATURAS VOLTAM A FICAR AMENAS, AS FLORES DESABROCHAM E OS DIAS E NOITES TÊM A MESMA DURAÇÃO.

AOS POUCOS, OS DIAS VÃO SE TORNANDO MAIS LONGOS E AS TEMPERATURAS AUMENTAM, INDICANDO A CHEGADA DO VERÃO.

QUANDO COMEÇA A PRIMAVERA: 23 DE SETEMBRO.

QUANDO ACABA A PRIMAVERA: 22 DE DEZEMBRO.

VERÃO

O VERÃO SUCEDE A PRIMAVERA E ANTECEDE O OUTONO. É UM PERÍODO MARCADO PELAS ALTAS TEMPERATURAS E DIAS MAIS LONGOS.

O CALOR RESULTA EM UMA EVAPORAÇÃO MAIS RÁPIDA DA ÁGUA ACUMULADA NO SOLO, RESULTANDO EM CHUVAS CONSTANTES.

QUANDO COMEÇA O VERÃO: 21 DE DEZEMBRO.

QUANDO ACABA O VERÃO: 20 DE MARÇO.

AS ESTAÇÕES DO ANO NO HEMISFÉRIO NORTE

NO HEMISFÉRIO NORTE ESTÃO LOCALIZADOS OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E A EUROPA, POR EXEMPLO. LÁ, AS ESTAÇÕES DO ANO OCORREM EM ÉPOCAS DIFERENTES:

PRIMAVERA: DE 20 DE MARÇO A 21 DE JUNHO.

VERÃO: DE 21 DE JUNHO A 23 DE SETEMBRO.

OUTONO: DE 22 OU 23 DE SETEMBRO A 22 DE DEZEMBRO.

INVERNO: DE 22 DE DEZEMBRO A 20 DE MARÇO.

HORA DE RELEMBRAR...

EM ATIVIDADES ANTERIORES ESTUDAMOS OS MOVIMENTOS QUE O PLANETA TERRA REALIZA SIMULTANEAMENTE. SÃO ELES:

ROTAÇÃO: É O MOVIMENTO REALIZADO PELA TERRA EM TORNO DO SEU PRÓPRIO EIXO. TEM DURAÇÃO DE, APROXIMADAMENTE, 24 HORAS. MARCANDO A OCORRÊNCIA DO DIA E DA NOITE.

TRANSLAÇÃO: É O MOVIMENTO REALIZADO PELA TERRA AO REDOR DO SOL, TEM DURAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 365 DIAS, POSSIBILITANDO A EXISTÊNCIA DAS ESTAÇÕES DO ANO.

A IMAGEM ACIMA NOS MOSTRA COMO ESSES DOIS MOVIMENTOS OCORREM AO MESMO TEMPO. ALÉM DISSO, ILUSTRA COMO A TRANSLAÇÃO (VOLTA EM TORNO DO SOL) OCORRE EM UMA ÓRBITA ELÍPTICA ENVOLVENDO A PROXIMIDADE E O DISTANCIAMENTO DA TERRA E SEUS HEMISFÉRIOS EM RELAÇÃO AO SOL.

COMO SURGEM AS ESTAÇÕES DO ANO?

AS ESTAÇÕES VARIAM CONFORME A EXPOSIÇÃO AOS RAIOS SOLARES, OU SEJA, DE ACORDO COM O MOVIMENTO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL. POR ESSE MOTIVO, OS HEMISFÉRIOS SUL E NORTE SEMPRE ESTARÃO COM AS ESTAÇÕES OPOSTAS. OU SEJA, O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO E AS DIFERENÇAS DE INCLINAÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL DETERMINAM AS ESTAÇÕES DO ANO.


TEXTO ADAPTADO DE: https://www.todamateria.com.br/as-estacoes-do-ano

GLOSSÁRIO

OCIOSO: QUE OU AQUELE QUE NÃO FAZ NADA OU QUE FAZ AS COISAS SEM VONTADE; PREGUIÇOSO.

ÓRBITA ELÍPTICA: TRAJETÓRIA QUE A TERRA FAZ EM TORNO DO SOL, QUE NÃO É EXATAMENTE CIRCULAR, MAS   OVAL, CONTANDO COM PERÍODOS QUE SE ALTERNAM ENTRE A PROXIMIDADE E DISTANCIAMENTO DO SOL.

HEMISFÉRIO: UMA DAS PARTES DA ESFERA.

HIBERNAR: POR-SE EM ESTADO DE INATIVIDADE E ADORMECIMENTO.

PARA SABER MAIS.

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ. DE MANEIRA DIVERTIDA, VOCÊ IRÁ COMPREENDER COMO OCORREM AS ESTAÇÕES DO ANO.

https://www.youtube.com/watch?v=aMT9MoVC8x8

PARA FAZER NO CADERNO

LEMBRE-SE: REGISTRE AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!

1. COLOQUE NAS FRASES A SEGUIR (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO.

A) (   ) EXISTEM QUATRO ESTAÇÕES DO ANO: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E TRANSLAÇÃO.

B) (   ) AS ESTAÇÕES  NÃO VARIAM CONFORME A EXPOSIÇÃO AOS RAIOS SOLARES, OU SEJA, O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO NÃO INTERFERE NAS ESTAÇÕES DO ANO.

C) (   ) O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO E AS DIFERENÇAS DE INCLINAÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL DETERMINAM AS ESTAÇÕES DO ANO.

2. APRESENTE O NOME DAS IMAGENS, CONFORME OS MOVIMENTOS E AS ESTAÇÕES DO ANO QUE OCORREM NA TERRA:

3. RELACIONE AS CARACTERÍSTICAS AO NOME DO FENÔMENO, COLOCANDO A LETRA CORRETA ENTRE PARÊNTESES:


4. COMPLETE AS FRASES ABAIXO, COM AS PALAVRAS DO QUADRO:

TRANSLAÇÃO - SOL - ESTAÇÕES DO ANO - PERÍODOS - CLIMÁTICAS 


A) O MOVIMENTO DE ____________________ E AS DIFERENÇAS DE INCLINAÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO ______________ DETERMINAM AS _________________________.

B) AS ESTAÇÕES DO ANO SÃO OS _____________ EM QUE O ANO É DIVIDIDO DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS __________________.

5. EM QUAL ESTAÇÃO DO ANO ESTAMOS NESTE MOMENTO?

__________________________________________________________

6. E VOCÊ, QUAL É A ESTAÇÃO DO ANO QUE MAIS GOSTA? EXPLIQUE O MOTIVO? DEPOIS APRESENTE DESENHOS, RECORTES OU FOTOS QUE AJUDEM ILUSTRAR A SUA EXPLICAÇÃO.

__________________________________________________________

AGORA, DEPOIS DE TER RESPONDIDO AS QUESTÕES DO CADERNO, ACESSE O LINK, E RESPONDA O QUESTIONÁRIO ONLINE.

OBS: SE SENTIR A NECESSIDADE DE REVER O CONTEÚDO E REFAZER O QUESTIONÁRIO, SINTA-SE À VONTADE. ESTE EXERCÍCIO, NÃO VALE NOTA. O INTUITO É QUE VOCÊ POSSA EXERCITAR E FIXAR MELHOR AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS. NÃO SE ESQUEÇA DE CLICAR NO BOTÃO “ENVIAR AO TÉRMINO DO EXERCÍCIO PARA QUE POSSAMOS RECEBER AS SUAS RESPOSTAS.

https://forms.gle/MSvxSjoSa1iDGUDJA


07/11/2020 - ATIVIDADE 06 - ARTES

PROFESSORAS: VITÓRIA E MÔNICA

TEMA DA AULA: ARTE INDÍGENA E ARTE PLUMÁRIA

SEGUEM ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA/ALUNO (A) - ATIVIDADE 06 DE ARTE:

  • AS RESPOSTAS PODEM SER FEITAS EM UMA FOLHA DE SULFITE, CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE SALA DE AULA;
  • ORGANIZAR POR DATAS E GUARDAR A SUA PRODUÇÃO PARA QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS.

QUALQUER DÚVIDA, FALE CONOSCO PELO BLOG NO ESPAÇO COMENTÁRIOS.

TEMA: ARTE INDÍGENA / ARTE PLUMÁRIA

O BRASIL POSSUI UMA DIVERSIDADE CULTURAL MUITO GRANDE DEVIDO A SUA FORMAÇÃO. OS ÍNDIOS JÁ ERAM HABITANTES DO BRASIL QUANDO PORTUGUESES AQUI CHEGARAM, E LOGO DEPOIS OUTRAS RAÇAS TAMBÉM. A CONTRIBUIÇAO DAS DIVERSAS CULTURAS QUE FORMARAM A CULTURA BRASILEIRA É HOJE RECONHECIDA E REGISTRADA EM LIVROS E MUSEUS.

PARA REFLETIR....

1. NO BRASIL, CONVIVEM PESSOAS COM DIFERENTES ORIGENS CULTURAIS. O QUE VOCÊ PENSA DISSO?

AGORA OBSERVE COM ATENÇAO AS IMAGENS ABAIXO:

INDÍGENAS KALAPALO / XINGU-MT TOCANDO FLAUTA TAQUARA, RITUAL EM HOMENAGEM AOS MORTOS 

INDÍGENAS KALAPALO / XINGU-MT EM RITUAL DE DANÇA- CENA ATUAL

2. O QUE VOCÊ PENSA A RESPEITO DAS PINTURAS NO CORPO DOS ÍNDIOS?


3.
ALÉM DAS PINTURAS, QUE ENFEITES CORPORAIS VOCÊ OBSERVOU?


ARTE INDIGENA BRASILEIRA

É A ARTE PRODUZIDA PELOS POVOS NATIVOS DO BRASIL. CONSIDERANDO A GRANDE DIVERSIDADE DE TRIBOS INDÍGENAS, PODEMOS DIZER QUE ELAS SE DESTACARAM NA CERÂMICA DE UTENSÍLIOS, NO TRANÇADO DE CESTAS, NOS ENFEITES E TAMBÉM NA PINTURA CORPORAL, COMO OBSERVAMOS NAS IMAGENS ANTERIORES.

AGORA OBSERVE EM TODOS OS OBJETOS A SEGUIR O GRAFISMO (OS DESENHOS) DAS PEÇAS. ELES COSTUMAM AGREGAR DESENHOS GEOMÉTRICOS, PINTURAS E TINGIMENTOS EM SEUS OBJETOS DE USO.

CHOCALHOS UTILIZADOS NOS RITUAIS DE MÚSICA E DANÇAS
CESTARIA: UTENSÍLIOS USADOS PARA GUARDAR OU TRANSPORTAR OS ALIMENTOS

CERÂMICA DE UTENSÍLIOS

CERÂMICA PARA PREPARO DE ALIMENTOS

 

PARA SABER MAIS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ky7afsv9bCk


ARTE PLUMÁRIA

COMPÕEM A ARTE PLUMÁRIA OS OBJETOS DE USO CORPORAL FEITOS COM PENAS E PLUMAS DE AVES, JUNTAMENTE COM OUTROS MATERIAIS, E USADOS PELOS ÍNDIOS COMO ORNAMENTOS, ENFEITES CORPORAIS, EM SEUS RITUAIS OU NO DIA A DIA. OBSERVE ALGUNS EXEMPLOS ABAIXO:


INDÍGENAS DA ETNIA BORORO-2013 / COCAR: ORNAMENTO USADO NA CABEÇA EM RITUAIS

MOÇAS INDÍGENAS DA ETNIA KARAJÁ-2013


A ARTE PLUMÁRIA É UMA ARTE MUITO VISTOSA E COLORIDA, UMA DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS MAIS CONHECIDAS E IMPACTANTES DAS CULTURAS NATIVAS DO BRASIL. 

O COCAR É UM ORNAMENTO, ENFEITE, EM FORMA DE ARCO, FEITO DE PENAS COLORIDAS E UTILIZADO PELOS HOMENS, NA CABEÇA, DURANTE OS RITUAIS QUE PRATICAM. 

E AGORA, QUE TAL DESENHAR UM INDIOZINHO COM UM COCAR NA CABEÇA?


PARA PRODUZIR ESTE DESENHO, VOCÊ VAI UTILIZAR O CONTORNO DA SUA MÃO. SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO QUE VOCÊ VAI CONSEGUIR!

1. PEGUE UMA FOLHA EM BRANCO E SEU LÁPIS GRAFITE PRETO.

2. FAÇA O CONTORNO DE SUA MÃO (CONFORME A FIGURA 1). SEUS DEDOS SERÃO AS PENAS. NÃO SE ESQUEÇA DE JUNTAR SEU DEDÃO AOS DEMAIS DEDOS PARA COMPOR O COCAR.

FIGURA 1


3.
CONTORNE COM UM LÁPIS DE COR PRETO.

4. FECHE O CONTORNO DA TIRA DO COCAR (FIGURA 2)

FIGURA 2


5.
ENFEITE DO SEU JEITO A TIRA DO COCAR.

6. E PREENCHA O ROSTO FORMANDO OS OLHOS E A BOCA, NA PARTE QUE CORRESPONDE A PALMA DA MÃO. FAÇA DO JEITO QUE GOSTE. (COMO MOSTRADO NA FIGURA 2)

PRONTO! AGORA É SÓ COLORIR BASTANTE A TIRA E AS PENAS PARA FICAR BEM BONITO!

INVENTE E CRIE, BRINQUE BASTANTE! PODE CRIAR OUTRAS PEÇAS, VAI SER MUITO DIVERTIDO!




NÃO SE ESQUEÇA DE TRAZER QUANDO VOLTARMOS À ESCOLA, E MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS!

ATÉ A PRÓXIMA AULA!


01/11/2020 - ATIVIDADE 06 - MATEMÁTICA

PROFESSORAS: CÍNTIA, RENATA, ALESSANDRA E GABRIELLI

TEMA DA AULA: MEDIDAS DE TEMPO




PARA COMEÇAR...

NESTA AULA, VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE AS DIFERENTES FORMAS DE MEDIR O TEMPO E COMO ESTA TAREFA É IMPORTANTE E NECESSÁRIA EM NOSSAS VIDAS.

VAMOS DESCOBRIR COMO AS PESSOAS FAZIAM PARA MEDIR O TEMPO ANTIGAMENTE E EXPLORAR DOIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA ESSA FUNÇÃO NOS DIAS ATUAIS.

PRONTO(A) PARA COMEÇAR?

COMO AS PESSOAS MEDIAM O TEMPO NO PASSADO?

ANTIGAMENTE, PARA MEDIR O TEMPO O HOMEM PRIMITIVO SE ORIENTAVA PELO SOL E PELAS ESTRELAS. O PRIMEIRO RELÓGIO INVENTADO FOI O CONHECIDO RELÓGIO SOLAR, QUE UTILIZAVA A SOMBRA PROJETADA POR UM PINO OU UMA PLACA E, A PARTIR DAS LINHAS DEMARCADAS, O HOMEM PODIA TER UMA IDEIA DE QUAL ERA A HORA SOLAR APARENTE.

ALGUMAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS DA EUROPA UTILIZAVAM O RELÓGIO DE FOGO, QUE ERA UMA CORDA COM NÓS QUE QUEIMAVAM EM PERÍODOS DE TEMPO ESPECÍFICOS, AO LONGO DE 14 HORAS. OS EGÍPCIOS, POR SUA VEZ MARCAVAM O TEMPO ATRAVÉS DO RELÓGIO DE ÁGUA, QUE FOI CONSIDERADO O MELHOR MEDIDOR DE TEMPO DA ÉPOCA.

TEXTO  ADAPTADO https://beduka.com/blog/materias/fisica/unidades-de-medida-de-tempo

 

INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA MEDIR O TEMPO NOS DIAS ATUAIS.

O CALENDÁRIO

PARA NOS ORGANIZARMOS COM RELAÇÃO AOS DIAS DO ANO, MESES E SEMANAS. UTILIZAMOS O CALENDÁRIO. NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, SURGIRAM VÁRIOS CALENDÁRIOS, MAS O QUE UTILIZAMOS HOJE NO BRASIL É O CALENDÁRIO GREGORIANO, DIVIDIDO EM 12 MESES QUE POSSUEM ENTRE 30 E 31 DIAS, EXCETO O MÊS DE FEVEREIRO, QUE POSSUI 28 DIAS. VALE RESSALTAR QUE, DE 4 EM 4 ANOS, FEVEREIRO POSSUI 29 DIAS.

OS ANOS EM QUE FEVEREIRO POSSUI MAIS DIAS SÃO CONHECIDOS COMO ANOS BISSEXTOS. ISSO ACONTECE PORQUE CADA ANO TEM NA REALIDADE, 365 DIAS E 6 HORAS, O QUE FAZ COM QUE, DE 4 EM 4 ANOS, ESSAS 6 HORAS EXCEDENTES SE TORNEM 1 DIA A MAIS.

O ANO DE 2020 É CONSIDERADO UM ANO BISSEXTO. CONFIRA O CALENDÁRIO DO MÊS DE FEVEREIRO COM 29 DIAS.


AS MEDIDAS DE TEMPO UTILIZADAS SÃO VARIAÇÕES DE MEDIDA DE DIAS, ANOS OU HORAS.

OBSERVE A TABELA. 


O RELÓGIO

PARA REALIZAR A MARCAÇÃO DO TEMPO EM MENOR ESCALA E DETERMINAR AS HORAS, MINUTOS E SEGUNDOS UTILIZAMOS O RELÓGIO DIGITAL OU DE PONTEIROS (TAMBÉM CONHECIDO COMO RELÓGIO ANALÓGICO). OUTRO INSTRUMENTO BASTANTE PARECIDO COM O RELÓGIO É O CRONÔMETRO, QUE É UTILIZADO EM CORRIDAS. ELE É ÚTIL PARA MARCAR O TEMPO COM PRECISÃO, POIS CONTABILIZA AS SUBDIVISÕES DOS SEGUNDOS.

OBSERVE ALGUNS MODELOS.


TEXTO ADAPTADO: https://escolakids.uol.com.br

PARA SABER MAIS.

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ. VOCÊ IRÁ COMPREENDER COMO UTILIZAR O RELÓGIO DE PONTEIROS (ANALÓGICO) PARA MEDIR O TEMPO.

https://www.youtube.com/watch?v=FKZKzEvWZl4

PARA FAZER NO CADERNO

LEMBRE-SE: REGISTRE AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!

1. DE ACORDO COM O TEXTO COMPLETE AS FRASES QUE INDICAM COMO AS PESSOAS FAZIAM ANTIGAMENTE PARA MEDIR O TEMPO.

A) ANTIGAMENTE, PARA MEDIR O TEMPO O HOMEM PRIMITIVO SE ORIENTAVA PELO _______ E PELAS _______.

B) ALGUMAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS DA EUROPA UTILIZAVAM O RELÓGIO DE FOGO, QUE ERA UMA CORDA COM NÓS QUE QUEIMAVAM EM PERÍODOS DE TEMPO ESPECÍFICOS AO LONGO DE ______________.

C) OS EGÍPCIOS MARCAVAM O TEMPO ATRAVÉS DO _______________, QUE FOI CONSIDERADO O MELHOR MEDIDOR DE TEMPO DA ÉPOCA.

2. QUAIS INSTRUMENTOS SÃO MAIS UTILIZADOS ATUALMENTE PARA MEDIR O TEMPO. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.

A) RELÓGIO DE ÁGUA E RELÓGIO SOLAR.

B) CALENDÁRIO E RELÓGIO (ANALÓGICO OU DIGITAL).

C) RELÓGIO DE FOGO E RELÓGIO ANALÓGICO.

D) CALENDÁRIO E CORDA DE FOGO.

3. OBSERVE OS DIFERENTES RELÓGIOS E ESCREVA SE O MODELO É DIGITAL OU ANALÓGICO. 

4. O CALENDÁRIO QUE CONHECEMOS E UTILIZAMOS EM NOSSO PAÍS É DIVIDIDO EM QUANTOS MESES?

 

5. REALIZE A LEITURA DA HORA NO RELÓGIOS ABAIXO E ESCREVA QUANTAS HORAS CADA UM DELES ESTÁ INDICANDO.


AGORA, DEPOIS DE TER RESPONDIDO AS QUESTÕES DO CADERNO, ACESSE O LINK, E RESPONDA O QUESTIONÁRIO ONLINE.

OBS: SE SENTIR A NECESSIDADE DE REVER O CONTEÚDO E REFAZER O QUESTIONÁRIO, SINTA-SE À VONTADE. ESTE EXERCÍCIO, NÃO VALE NOTA. O INTUITO É QUE VOCÊ POSSA EXERCITAR E FIXAR MELHOR AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS. NÃO SE ESQUEÇA DE CLICAR NO BOTÃO “ENVIAR AO TÉRMINO DO EXERCÍCIO PARA QUE POSSAMOS RECEBER AS SUAS RESPOSTAS.

https://forms.gle/jBsLqeTHexAccopZA

PARA APRENDER BRINCANDO!

ACESSE O LINK ABAIXO, APRENDA E SE DIVIRTA COM OS JOGOS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.

https://play.makeit.app/?code=426630

PARA FINALIZAR...


PREPARAMOS UM POEMA COM O TEMA DESTA AULA. LEIA COM ATENÇÃO E COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU. DEPOIS DE LER CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O QUE MAIS TEREMOS EM NOSSO SARAU VIRTUAL. 



01/11/2020 - ATIVIDADE 06 - INGLÊS

PROFESSORAS: FLÁVIA, MARILÉIA E RIVANEIDE

TEMA DA AULA: CARDINAL NUMBERS
















24/10/2020 - ATIVIDADE 06 - LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORAS: CÍNTIA, RENATA, ALESSANDRA E GABRIELLI

TEMA DA AULA: POEMAS E POESIAS



PARA COMEÇAR.

NESTA AULA, VAMOS MERGULHAR NO TEMA “POEMAS E POESIAS”, APRENDER A DIFERENCIAR ESSES DOIS TERMOS, RELEMBRAR O QUE SÃO RIMAS, DESCOBRIR O QUE SÃO VERSOS E ESTROFES E PERCEBER QUE BRINCAR COM AS PALAVRAS PODE SER UMA ATIVIDADE MUITO PRAZEROSA PARA ADULTOS E CRIANÇAS.

VAMOS NESSA? 

AFINAL, O QUE É POESIA? ESSA PARECE UMA PERGUNTA DE DIFÍCIL RESPOSTA, NÃO É MESMO? ISSO ACONTECE PORQUE A POESIA É UM ELEMENTO DA SUBJETIVIDADE, PORTANTO, É DIFÍCIL CONCEITUÁ-LA. O QUE PARECE POÉTICO PARA UMA PESSOA NEM SEMPRE É PARA OUTRA, VISTO QUE CADA UM DE NÓS É DOTADO DE DIFERENTES NÍVEIS DE PERCEPÇÃO: ENQUANTO UNS SÃO MAIS SENSÍVEIS, OUTROS TÊM DIFICULDADES PARA ABSTRAIR E COMPREENDER A FORÇA DA POESIA.

A POESIA, ALÉM DE NÃO SER EXCLUSIVIDADE DA LITERATURA, DIFERE-SE DO POEMA, EMBORA MUITAS PESSOAS CONFUNDAM ESSES DOIS ELEMENTOS. O POEMA É UM GÊNERO TEXTUAL DO UNIVERSO LITERÁRIO QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS FORMAIS E TEMÁTICAS QUE PERMITEM SUA IDENTIFICAÇÃO ENTRE OS OUTROS GÊNEROS. JÁ A POESIA PODE ESTAR ASSOCIADA A DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS, SEJA NA LITERATURA, NAS ARTES PLÁSTICAS, NA FOTOGRAFIA, NA MÚSICA OU NO CINEMA.

PARA QUE A POESIA SEJA PERCEBIDA E SENTIDA, É PRECISO QUE O RECEPTOR (OU SEJA, AQUELE QUE A RECEBE) ESTEJA ABERTO A DIFERENTES EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS. A POESIA RESIDE NO CAMPO DAS EMOÇÕES E PODE MANIFESTAR-SE ATRAVÉS DE PALAVRAS, CORES, IMAGENS E SONS, PRINCIPALMENTE QUANDO ESSES ELEMENTOS ESTIVEREM CARREGADOS DE SENTIMENTALIDADE.

VAMOS VER SE VOCÊ CONSEGUE PERCEBER A POESIA? QUE TAL FAZER UM TESTE?

A POESIA PODE ESTAR PRESENTE EM UMA PINTURA, ESCULTURA OU EM TANTAS OUTRAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS. COMO, POR EXEMPLO, NESTE GRAFITE NA PAREDE DE NOSSA ESCOLA.

CONSEGUE SE LEMBRAR? OBSERVAR ESSA IMAGEM LHE DESPERTA ALGUM SENTIMENTO?

A POESIA PODE ESTAR PRESENTE NAS MÚSICAS QUE OUVIMOS…

PROCURE RECORDAR O QUE VOCÊ SENTE, QUANDO ESCUTA A SUA MÚSICA FAVORITA.

                                           

E NA LITERATURA, COMO NESTAS SÁBIAS PALAVRAS DE CAROLINA MARIA DE JESUS.

A DIFERENÇA ENTRE POEMA E POESIA

POESIA: É UM CONCEITO MAIS AMPLO DO QUE O POEMA. MAS, NA VERDADE, ELA NÃO ESTÁ NECESSARIAMENTE RELACIONADA À PALAVRA ESCRITA. COMO VIMOS, UM BELO QUADRO, POR EXEMPLO, PODE ESTAR REPLETO DE POESIA, ASSIM COMO UMA ESCULTURA, UM FILME, UMA MÚSICA E ATÉ MESMO UMA BELA PAISAGEM, COMO O NASCER OU O PÔR DO SOL.  A POESIA É UMA DEFINIÇÃO MAIS ABRANGENTE E CONTEMPLA DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E FORMAS DE EXPRESSÃO.

POEMA: É UM GÊNERO TEXTUAL QUE UTILIZA AS PALAVRAS COMO MATÉRIA-PRIMA, ORGANIZANDO-AS EM VERSOS, ESTROFES OU PROSA, OU SEJA, APRESENTA UMA ESTRUTURA QUE PERMITE DEFINI-LO COMO GÊNERO.

TEXTO ADAPTADO DE: https://escolakids.uol.com.br/portugues/diferencas-entre-a-poesia-o-poema-e-o-soneto.htm

PARA SABER MAIS.

ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ. ATRAVÉS DELE VOCÊ IRÁ PERCEBER A ESTRUTURAÇÃO DE UM POEMA OBSERVANDO EXEMPLOS IMPORTANTES DE ELEMENTOS PRESENTES EM SUA COMPOSIÇÃO.

PARA NÃO ESQUECER...

ELEMENTOS DO POEMA

RIMAS: SÃO AS REPETIÇÕES DE SONS IGUAIS OU SEMELHANTES QUE GERALMENTE ESTÃO PRESENTES NAS ÚLTIMAS SÍLABAS DAS PALAVRAS, TRAZENDO SONORIDADE, RITMO E MUSICALIDADE PARA OS TEXTOS.

NO POEMA MUSICADO “A CASA”, DE VINICIUS DE MORAES, QUE VOCÊ VAI LER LOGO ABAIXO, AS PALAVRAS QUE RIMAM ESTÃO COM DESTAQUE COLORIDO PARA QUE VOCÊ POSSA OBSERVAR E RELEMBRAR.

OS VERSOS: SÃO CADA UMA DAS LINHAS DO POEMA. JUNTOS ELES FORMAM AS ESTROFES.

AS ESTROFES: SÃO O CONJUNTO DE VERSOS, GERALMENTE SEPARADAS POR UMA LINHA OU ESPAÇO EM BRANCO.

PARA FAZER NO CADERNO.

LEMBRE-SE: REGISTRE AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!

1. ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA SOBRE A DEFINIÇÃO DE POESIA.

A) A POESIA PODE ESTAR PRESENTE EM UMA PINTURA, ESCULTURA OU EM TANTAS OUTRAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS. (   )

B) A POESIA É UMA DEFINIÇÃO MAIS REDUZIDA E SE RESUME AO TEXTO ESCRITO. (    )

2. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE A DEFINIÇÃO DE POEMA.

A) É UM GÊNERO TEXTUAL QUE UTILIZA AS PALAVRAS COMO MATÉRIA-PRIMA, ORGANIZANDO-AS EM VERSOS, ESTROFES OU PROSA, OU SEJA, APRESENTA UMA ESTRUTURA QUE PERMITE DEFINI-LO COMO GÊNERO. (   )

B) OS POEMAS TRAZEM SONORIDADE, RITMO E MUSICALIDADE PARA OS TEXTOS. (   )

3. LEIA O POEMA E EM SEGUIDA RESPONDA AS QUESTÕES A, B E C.

A) IDENTIFIQUE AS PALAVRAS QUE RIMAM COM A PALAVRA: “DIFERENTES” E AS COPIE.

B) COPIE O PRIMEIRO VERSO.

C) QUANTOS VERSOS FORMAM A PRIMEIRA ESTROFE?

4. LEIA OS DOIS TEXTOS E ASSINALE COM UM (X) A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE AO GÊNERO TEXTUAL POEMA.

TEXTO (A)

TEXTO (B)

5. OUÇA O ÁUDIO QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ E SE ARRISQUE NA PRODUÇÃO AUTORAL DE ALGUNS VERSOS.

https://soundcloud.com/emef-vianna-moog/poema-autoral

PARA APRENDER BRINCANDO!

E PARA ENCERRAR A ATIVIDADE, ACESSE O LINK ABAIXO, APRENDA E SE DIVIRTA COM OS JOGOS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.

https://play.makeit.app/?code=553543

EM CASO DE DÚVIDAS, CLIQUE AQUI

24/10/2020 - ATIVIDADE 6 - SALA DE LEITURA

PROFESSORA: GIOVANNA

BEM VINDA(O) A MAIS UMA AULA DE LEITURA!

OUÇA O ÁUDIO DA MINHA LEITURA DO LIVRO “BALAS, BOMBONS, CARAMELOS”, DE ANA MARIA MACHADO, NO LINK ABAIXO. DEPOIS DE OUVIR A HISTÓRIA, OUÇA O SEGUNDO ÁUDIO COM AS ATIVIDADES! AS ATIVIDADES, QUE TAMBÉM ESTÃO DESCRITAS ABAIXO. NÃO É NECESSÁRIO ESCREVER AS RESPOSTAS.

 

1. AÚDIO DA HISTÓRIA:

https://soundcloud.com/user-892482557/balas-bombons-caramelos-de-ana-maria-machado/s-dm07EKRaFDc

 

2. ÁUDIO DAS ATIVIDADES:

https://soundcloud.com/user-892482557/audio-da-atividade-06-para-alfabetizacao/s-HxtpwstpaWl

 

CAPA DO LIVRO

ATIVIDADE PRÁTICA:

DIVIDA UMA FOLHA AO MEIO. EM UMA METADE FAÇA UM DESENHO SEU COM AS COISAS QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE COMER E, NA SEGUNDA METADE, UM DESENHO SEU ESCOVANDO OS DENTES!

CASO PRECISE, PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO!

 

REFLEXÕES:

1. QUAL FOI O GRANDE ERRO DE PIPO NA HISTÓRIA? POR QUÊ?

2. OS DENTES DE HIPOPÓTAMO NÃO SÃO FEITOS PARA COMER DOCES. E OS DENTES DAS PESSOAS? SÃO FEITOS PARA COMER DOCES?

3. O QUE DEVEMOS FAZER PARA EVITAR TER CÁRIES E DORES DE DENTE COMO ACONTECEU COM PIPO?

4. O QUE MAIS PODE ACONTECER COM PESSOAS QUE NÃO ESCOVAM OS DENTES TODOS OS DIAS? QUE PROBLEMAS ELAS PODEM TER?

 

ESPERO QUE TENHA GOSTADO DA HISTÓRIA! NÃO SE ESQUEÇA DE ESCOVAR SEUS DENTES TODOS OS DIAS!

FIQUE EM CASA E SE CUIDE!

BEIJOCAS!

PROFESSORA GIOVANNA - POSL




24/10/2020 - ATIVIDADE 6 - INFORMÁTICA

PROFESSOR: MANOEL

OLÁ, PESSOAL!


VOCÊS JÁ ESTÃO SABENDO SOBRE O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020 “VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA”? AQUI NO BLOG TEMOS UMA ABA ESPECIAL PARA ESTE EVENTO. MAS, COMO ASSIM SARAU? SELECIONAMOS UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊS CONHECEREM UM POUQUINHO SOBRE ESTE ASSUNTO.

VAMOS LÁ? COM O APOIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

FOREST QUER SABER: O QUE É UM SARAU? (#erros no final)

https://www.youtube.com/watch?v=QA6kpDGARHc


AGORA QUE VOCÊS VIRAM QUE PODEMOS EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE E NOSSOS TALENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS, PARTICIPEM DAS PROPOSTAS ORIENTADAS POR SEUS PROFESSORES. SERÁ UM MOMENTO BEM ESPECIAL PARA NOS REENCONTRARMOS, MESMO QUE VIRTUALMENTE!

AGORA, VAMOS EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO?

JOGO: MATH SLITHER

 

DESCRIÇÃO: DESENVOLVER A COMPREENSÃO, O RACIOCÍNIO LÓGICO E O CÁLCULO DE FORMA DIVERTIDA E INTERESSANTE.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: NÚMEROS - CÁLCULO MENTAL – ADIÇÃO – SUBTRAÇÃO

COMO JOGAR:

1º: SELECIONE O SEU ANO ESCOLAR:

2º: ESCOLHA SEU DESAFIO:

EXEMPLO:

ADDITION = ADIÇÃO (MAIS)

ADD (SOMAR)

10 + 20 = ?

 

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DO NÚMERO 30.  SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI AUMENTANDO. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI DIMINUIR. EVITE ACERTAR OS OBSTÁCULOS (OUTROS PARTICIPANTES)! 

 

OUTRO EXEMPLO:

NUMBER PROPERTIES = COMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS

HOW DO YOU MAKE 4? (COMO VOCÊ FORMA O NÚMERO 4?)

+ 1

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DOS NÚMEROS 3 + 1

SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI AUMENTANDO. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI DIMINUINDO.

 

PARA FINALIZAR OS EXEMPLOS:

SUBTRACTION = SUBTRAÇÃO (MENOS)

FILL IN THE MISSING NUMBER. (PREENCHA O NÚMERO QUE FALTA)

- ? = 3

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DO NÚMERO 1

SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI CRESCER. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI REDUZIR.

 

ACEITE O DESAFIO E ESCOLHA QUAL CÁLCULO VOCÊ QUER EXERCITAR!

 

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

https://www.minijogos.com.br/jogo/math-slither

 

PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:

CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA FAZER O PASSEIO VIRTUAL, QUANDO FOR POSSÍVEL. 

 

AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O CASTELO RÁ-TIM-BUM!

CASTELO RÁ-TIM-BUM!

CONSIDERADO UM DOS GRANDES SUCESSOS DA TV CULTURA, O CASTELO RÁ-TIM-BUM FOI PRODUZIDO E EXIBIDO PELA EMISSORA ENTRE 1994 E 1997. COM 90 EPISÓDIOS, A SÉRIE MARCOU A HISTÓRIA DA PROGRAMAÇÃO INFANTIL DA TELEVISÃO BRASILEIRA. GANHOU O PRÊMIO DA APCA (ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CRÍTICOS DE ARTE) EM 1994 E VIROU FILME EM 1999. A ARQUITETURA DA MAQUETE DO CASTELO FOI INSPIRADA NO ESTILO MODERNISTA DO ARTISTA CATALÃO ANTONI GAUDÍ, QUE PROJETOU A BASÍLICA DA SAGRADA FAMÍLIA, UMA DAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE BARCELONA.  

FONTE: https://saopauloparacriancas.com.br/exposicao-do-castelo-ra-tim-bum-online-passeio-360/

AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK A SEGUIR:

http://www.fotosintese360.com.br/tour/ratimbum?utm_source=blogsaopauloparacriancas&utm_medium=site_sppc&utm_campaign=exposicao_virtual_castelo_ra_tim_bum

 

ATÉ A PRÓXIMA!

pARA ACESSAR AS ATIVIDADES ANTERIORES, CLIQUE AQUI.

Um comentário:

  1. Queridos alunos e familiares! Espero que todos estejam bem de saúde e se cuidando! Essa proposta de atividades, está um show!! criei, com muito carinho, uma "SALA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA! Você poderá acessar pelo computador ou pelo celular. Ao clicar em alguns objetos você terá uma surpresa!! Todos os alunos estão convidado a conhecer a sala e assim aprender um pouco mais. Depois você me conta se gostou da aula.
    Um beijo no coração de cada um!!
    Professora: Zenilda

    ResponderExcluir