OLÁ, PESSOAL!
O
TEMA QUE IREMOS ESTUDAR NESTA SEMANA, ESTÁ RELACIONADO AOS CONTEÚDOS QUE
ABORDAMOS NA AULA ANTERIOR.
DESTA
FORMA, VAMOS RETOMAR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE, REFLETIR SOBRE O OBJETIVO
DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) 12 E CONHECER OS “5 Rs”.
VAMOS
NESSA!
PARA COMEÇAR...
NA
AULA PASSADA, APRENDEMOS QUE SUSTENTABILIDADE
É A IDEIA DE UTILIZAR A NATUREZA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE SEM
PREJUDICAR AS GERAÇÕES FUTURAS, DE MODO QUE ELAS TAMBÉM POSSAM UTILIZAR OS RECURSOS NATURAIS.
DESCOBRIMOS
QUE EXISTEM 17 OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL QUE
PRECISAM SER CUMPRIDOS ATÉ O ANO DE 2030 PARA QUE POSSAMOS TER UM PLANETA MAIS
SUSTENTÁVEL E EXPLORAMOS OS ODS 14 E 15 QUE
TRATAM DA VIDA NA ÁGUA E VIDA TERRESTRE. LEMBRA-SE?
MUITO
BEM, VAMOS ADIANTE!
ESTE É O SÍMBOLO DO ODS 12
PARA SABER MAIS!
ACESSE
O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE ABORDA
DE MANEIRA LÚDICA ESSE TEMA.
AGORA
QUE VOCÊ ASSISTIU AO VÍDEO, ESPERAMOS QUE VOCÊ TENHA PERCEBIDO QUE TUDO O QUE
CONSUMIMOS GERA RESÍDUO (LIXO) E QUE ALGUNS MATERIAIS MUITO UTILIZADOS POR NÓS
COMO PLÁSTICO, ALUMÍNIO, VIDRO E PAPEL, ENTRE OUTROS, DEMORAM MUITO TEMPO PARA
SE DECOMPOR E, PORTANTO, NECESSITAM DE UM TRATAMENTO CORRETO A FIM DE QUE NÃO
PREJUDIQUE O NOSSO PLANETA. NÃO É
VERDADE?
ASSISTA A OUTRO
VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ. ELE ABORDA DE FORMA BEM DIVERTIDA A IMPORTÂNCIA
DO CONSUMO CONSCIENTE E A POLÍTICA DOS 5Rs.
COMO
VIMOS, O CONSUMO RESPONSÁVEL FAZ TODA A DIFERENÇA E PARA QUE POSSAMOS TER UM
MODO DE VIDA CADA VEZ MAIS SUSTENTÁVEL, VAMOS APROFUNDAR NOSSOS
CONHECIMENTOS?
O QUE SÃO OS 5 Rs?
OS 5 Rs SÃO UMA POLÍTICA QUE VISA REDUZIR A GERAÇÃO DE RESÍDUOS NO NOSSO
PLANETA, FAZENDO COM QUE CADA UM DE NÓS MUDE O COMPORTAMENTO DIANTE DO
CONSUMO E A FORMA COM QUE LIDA COM OS RESÍDUOS GERADOS. OS 5 Rs CONSISTEM EM
CINCO PALAVRAS: REPENSAR,
RECUSAR, REDUZIR,
REUTILIZAR E RECICLAR.
REPENSAR: CADA PESSOA DEVE REPENSAR SUAS PRÁTICAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. DEVEMOS REPENSAR, POR EXEMPLO, NOSSO CONSUMO E COMO FAZEMOS O DESCARTE DOS NOSSOS RESÍDUOS. REPENSAR É O INÍCIO DESSA MUDANÇA.
RECUSAR: DEVEMOS PENSAR EM ADQUIRIR
APENAS AQUILO QUE REALMENTE NECESSITAMOS E, DE PREFERÊNCIA, DE EMPRESAS
PREOCUPADAS COM O MEIO AMBIENTE.
REDUZIR:
DIZ RESPEITO, PRINCIPALMENTE, AO NOSSO COMPORTAMENTO CONSUMISTA. “EU PRECISO
REALMENTE DISSO?” FAÇA ESSA PERGUNTA SEMPRE QUE FOR ADQUIRIR UM NOVO PRODUTO.
ALÉM DISSO, REDUZIR SIGNIFICA POUPAR. DEVEMOS SABER ECONOMIZAR QUANDO O ASSUNTO
SÃO OS NOSSOS RECURSOS NATURAIS.
REUTILIZAR:
É POSSÍVEL UTILIZAR NOVAMENTE ALGUNS OBJETOS QUE SERIAM DESCARTADOS. POR EXEMPLO,
ALGUMAS EMBALAGENS PODEM SER REAPROVEITADAS OU MESMO UTILIZADAS PARA OUTRAS
FINALIDADES.
RECICLAR:
TRATA-SE DO REAPROVEITAMENTO DE UM PRODUTO DE MODO QUE ELE SE TORNE MATÉRIA-PRIMA
PARA A FABRICAÇÃO DE OUTRO OBJETO. RECICLAR É IMPORTANTE, POIS AJUDA A REDUZIR
A QUANTIDADE DE LIXO
GERADO E TAMBÉM REDUZ A UTILIZAÇÃO DOS NOSSOS RECURSOS NATURAIS. ENTRE OS
MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS ESTÃO, POR EXEMPLO, O PAPEL, O PLÁSTICO E O
ALUMÍNIO.
TEXTO
ADAPTADO: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/educacao-ambiental-os-5-rs.htm
PARA FAZER NO CADERNO.
LEMBRE-SE: REGISTRE AS RESPOSTAS DAS
QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO QUANDO
VOLTARMOS ÀS AULAS!
1) DEPOIS DE ASSISTIR AO PRIMEIRO VÍDEO SOBRE A ODS 12 – “CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS”,
COMPLETE A TABELA COM O TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DOS PRODUTOS ABAIXO:
2) COMO VIMOS
NO SEGUNDO VÍDEO, A SOCIEDADE ESTÁ CONSUMINDO CADA VEZ MAIS. QUAIS SÃO AS
CONSEQUÊNCIAS DESSE CONSUMO EXCESSIVO NO PLANETA?
3) ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE
OS CINCO R’s:
( ) A -
RACIONAR, REUTILIZAR, REPENSAR, REMAR E REDUZIR.
( ) B -
RETIFICAR, REDUZIR, RECICLAR, RADICALIZAR E RECUSAR.
( ) C - REPRODUZIR, REDUZIR, RECUSAR,
REPLANEJAR E RECICLAR.
( ) D - REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
4) COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS DO QUADRO:
A) CADA PESSOA DEVE ______________ SUAS PRÁTICAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE.
B) DEVEMOS PENSAR EM ADQUIRIR APENAS
AQUILO QUE REALMENTE ________________.
C) DEVEMOS SABER ECONOMIZAR QUANDO O
ASSUNTO SÃO OS NOSSOS _________________________.
D) ALGUMAS _________________ PODEM SER
REAPROVEITADAS.
E)
ENTRE OS MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS ESTÃO: O _________, O ___________ E
O ___________.
5) PENSE UM
POUCO NO SEU DIA A DIA. QUAIS ATITUDES SUSTENTÁVEIS VOCÊ PRATICA?
6) FAÇA UM DESENHO BEM CAPRICHADO DE
COMO O MUNDO SERIA SE TODOS COLOCASSEM EM PRÁTICA O QUE APRENDEMOS NAS ÚLTIMAS
AULAS.
PARA APRENDER BRINCANDO!
ACESSE
O LINK E APRENDA BRINCANDO COM OS
JOGOS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.
https://play.makeit.app?code=364595
PARA FINALIZAR!
OUÇA
O RECADINHO QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ, ACESSANDO O LINK ABAIXO.
https://soundcloud.com/emef-vianna-moog/encerramento-sustentabilidade-e-os-5-erres
BOM DIA PESSOAL!!
ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS
FAMÍLIAS.
ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DESTE ANO E ESTA SERÁ
NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
HOJE VAMOS CONTINUAR APREENDENDO UM POUCO SOBRE
OS ESPORTES MAIS VOTADOS NA NOSSA PESQUISA.
EM NOSSA ÚLTIMA AULA VIMOS O FUTEBOL E O TIRO COM
ARCO. HOJE VEREMOS O BOXE E O CICLISMO.
BOXE
COMO
NA NOSSA ÚLTIMA AULA, VAMOS INICIAR VENDO UM VIDEO SOBRE O BOXE.
MOMENTO OLÍMPICO - Boxe:
FORÇA,
RESISTÊNCIA, VELOCIDADE E INTELIGÊNCIA SÃO APENAS ALGUMAS DAS HABILIDADES QUE
VOCÊS VERÃO EM AÇÃO NOS RINGUES.
O
BOXE É UM DOS ESPORTES MAIS ANTIGOS DO MUNDO. JÁ NA PRÉ-HISTÓRIA HÁ REGISTROS
DE FORMAS BEM SIMPLES DE LUTAS COM AS MÃOS. DE ACORDO COM HISTORIADORES, O BOXE
TERIA SURGIDO FORMALMENTE CERCA DE 4 MIL OU 3 MIL ANOS ANTES DE CRISTO,
PRIMEIRO NO EGITO E DEPOIS NA GRÉCIA. CONHECIDO COMO PUGILATO, PARTICIPOU DOS
JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE.
DOIS
BOXEADORES SE ENFRENTAM NUM RINGUE E DEVEM ACERTAR SOCOS NO ADVERSÁRIO DA
CINTURA PARA CIMA NA TENTATIVA DE DOMINÁ-LO E NOCAUTEÁ-LO.
CINCO
JUÍZES ATRIBUEM NOTAS AOS LUTADORES. GOLPES ACERTADOS, DOMÍNIO DA LUTA,
COMPETITIVIDADE, TÉCNICA, TÁTICA E CONFORMIDADE COM AS REGRAS SÃO ALGUNS DOS
QUESITOS AVALIADOS PELOS JUÍZES PARA DEFINIR O VENCEDOR. NORMALMENTE QUEM
TERMINA A LUTA COM MAIS PONTOS É O VENCEDOR COM EXCEÇÕES PARA AS
DESQUALIFICAÇÕES E PARA O PONTO MAIS ALTO DO BOXE, O NOCAUTE.
CURIOSIDADES:
NOS
JOGOS OLÍMPICOS DE ROMA 1960 MOHAMED ALI NÃO ERA AINDA UMA ESTRELA NA ÉPOCA.
ERA CONHECIDO COMO CASSIUS CLAY, NOME QUE RECEBEU DO PAI. ALI ENTROU NA DISPUTA
DO MEIO PESADO APESAR DE TER APENAS 18 ANOS VENCEU SUAS QUATRO LUTAS
CONQUISTANDO O OURO PARA OS ESTADOS UNIDOS.
SERVÍLIO
DE OLIVEIRA FOI O PRIMEIRO BRASILEIRO A GANHAR UMA MEDALHA DE BOXE NAS
OLIMPÍADAS. OLIVEIRA GANHOU TODOS OS TÍTULOS LOCAIS COMO AMADOR. COMO
PROFISSIONAL FOI CAMPEÃO BRASILEIRO E SUL-AMERICANO. RUMO AO TÍTULO MUNDIAL,
ELE SOFREU UM ACIDENTE DE TRABALHO E DESLOCOU A RETINA. APÓS UMA TENTATIVA DE
RETORNO O LUTADOR DECIDIU SE APOSENTAR INVICTO, OU SEJA SEM NUNCA TER SIDO
DERROTADO, ANTES DOS 30 ANOS.
CICLISMO
O
CICLISMO INICIOU COMO ESPORTE NO SÉCULO 19, NA INGLATERRA, NOS JOGOS OLÍMPICOS.
ATUALMENTE É DIVIDIDO EM QUATRO VARIAÇÕES: CICLISMO BMX, CICLISMO DE ESTRADA,
CICLISMO DE PISTA E CICLISMO MOUNTAIN BIKE.
VAMOS
AOS VÍDEOS.
MOMENTO PARALÍMPICO - Ciclismo:
MOMENTO OLÍMPICO - Ciclismo:
CICLISMO BMX
A MAIS NOVA
MODALIDADE DO CICLISMO E A TAMBÉM A MAIS RADICAL, COM DIREITO A SALTOS E MANOBRAS
QUE DESAFIAM A GRAVIDADE SEM SE ESQUECER DOS TOMBOS ESPETACULARES.
O
CICLISMO BMX OU BICICROSS SURGIU NA DÉCADA DE 1960 COMO UMA BRINCADEIRA. NA
CALIFÓRNIA, CRIANÇAS IMITAVAM SEUS ÍDOLOS DO MOTOCROSS COM SUAS BICICLETAS,
CONSTRUÍAM PISTAS E FAZIAM CORRIDAS INFORMAIS. EM 1981, A FEDERAÇÃO
INTERNACIONAL DE BMX FOI FUNDADA E A MODALIDADE SE DESENVOLVEU RAPIDAMENTE. EM
1993, O BMX FOI INTEIRAMENTE INTEGRADO À UNIÃO INTERNACIONAL DE CICLISMO (UCI,
EM INGLÊS) E ESTREOU COMO ESPORTE OLÍMPICO EM PEQUIM 2008.
EM
UMA PISTA CHEIA DE OBSTÁCULOS LEVA A MELHOR O CICLISTA QUE, COM SUAS MANOBRAS
RADICAIS, CRUZAR PRIMEIRO A LINHA DE CHEGADA. NOS JOGOS OLÍMPICOS PARA A
COMPETIÇÃO DE BMX OS ATLETAS SÃO DIVIDIDOS EM GRUPOS COM OITO COMPETIDORES,
CADA GRUPO DISPUTA CINCO CORRIDAS, OS QUATRO MELHORES SE CLASSIFICAM PARA A
SEMIFINAL. A SEMIFINAL TEM UM SISTEMA PARECIDO: OS DOIS GRUPOS DE OITO ATLETAS
DISPUTAM TRÊS CORRIDAS DE UMA VOLTA. QUATRO SE CLASSIFICAM PARA A DECISÃO. NA FINAL
OS OITO MELHORES DECIDEM AS MEDALHAS EM UMA ÚNICA PROVA E DESSA VEZ O MAIS
RÁPIDO SERÁ O VENCEDOR.
OS
PILOTOS LARGAM DE UMA RAMPA DE 8 METROS, GANHANDO VELOCIDADE NA DESCIDA. A PISTA
TEM DE 300 A 400 METROS E O QUE NÃO FALTA SÃO OBSTÁCULOS.
EM
LONDRES 2012, A COLOMBIANA MARIANA PAJÓN ESTREOU NOS JOGOS AOS 20 ANOS LEVANDO
PARA CASA O SEGUNDO OURO DA HISTÓRIA DO PAÍS DELA. MARIANA COMPLETOU A PROVA EM
37 SEGUNDOS E 706 MILÉSIMOS DE SEGUNDO, APENAS 427 MILÉSIMOS DE SEGUNDO À
FRENTE DE SARAH WATER, DA NOVA ZELÂNDIA. MARIANA REPETIU O FEITO NO RIO, EM
2016, TORNANDO SE BICAMPEÃ OLÍMPICA.
CICLISMO DE ESTRADA
UM
TESTE DE RESISTÊNCIA, UMA CORRIDA CONTRA O TEMPO SEJA NA PROVA DE ESTRADA OU
CONTRA RELÓGIO OS PERCURSOS DO CICLISMO DE ESTRADA UNEM AS BELEZAS NATURAIS A
UM TRAJETO DURO E SELETIVO, INGREDIENTES ESSENCIAIS PARA PROVAS ESPETACULARES.
DESDE
SUA INVENÇÃO, NO SÉCULO XVIII, O CICLISMO CAIU NO GOSTO POPULAR. A PRIMEIRA
PROVA OFICIAL DE CICLISMO DE ESTRADA OCORREU EM 1868, EM PARIS. A PARTIR DESTA
COMPETIÇÃO, A PRÁTICA DO ESPORTE CRESCEU IMENSAMENTE E NO FIM DO SÉCULO XIX JÁ
OCUPAVA UM LUGAR ESPECIAL NO IMAGINÁRIO DOS NORTE-AMERICANOS E EUROPEUS.
O
CICLISMO DE ESTRADA ESTEVE PRESENTE EM TODAS AS EDIÇÕES DOS JOGOS OLÍMPICOS,
COM UMA ESPÉCIE DE PROGRAMA BÁSICO.
OS
CICLISTAS DEVEM COMPLETAR UM PERCURSO DE ESTRADA NO MENOR TEMPO POSSÍVEL SENDO
CLASSIFICADOS PELO TEMPO REALIZADO. AS PROVAS SÃO INDIVIDUAIS E DISPUTADAS
TANTO NO FORMATO DE CORRIDA QUANTO CONTRA RELÓGIO. NO FORMATO CORRIDA CICLISTAS
LARGAM JUNTOS E DEVEM PERCORRER UM PERCURSO DE 141 KM NO FEMININO E 241,5 KM NO
MASCULINO. VENCE QUEM CRUZAR A LINHA DE CHEGADA PRIMEIRO. JÁ NA PROVA CONTRA
RELÓGIO OS ATLETAS LARGAM INDIVIDUALMENTE A CADA 90 SEGUNDOS E DEVEM PERCORRER
UM CIRCUITO DE 54,5 KM NO MASCULINO E 29,8 KM NO FEMININO. VENCE QUEM REGISTRAR
O MENOR TEMPO.
CICLISMO DE PISTA
AS
COMPETIÇÕES DE CICLISMO DE PISTA SÃO REALIZADAS DESDE 1870, NA INGLATERRA, EM
PISTAS COBERTAS – OS VELÓDROMOS. E SEMPRE ATRAÍRAM MULTIDÕES. O ESPORTE
PARTICIPOU DOS PRIMEIROS JOGOS OLÍMPICOS, EM ATENAS 1896.
O
CICLISMO DE PISTA COMBINA VELOCIDADE E TÁTICA. SÃO CINCO PROVAS TANTO PARA
HOMENS QUANTO PARA MULHERES TRÊS INDIVIDUAIS E DUAS POR EQUIPES. OS CICLISTAS
COMPLETEM EM UMA PISTA OVAL DE MADEIRA COM 250 METROS DE EXTENSÃO EM BUSCA DO
MELHOR TEMPO.
NA
PROVA DE VELOCIDADE OS CICLISTAS DEVEM PERCORRER 1000 METROS, MAS APENAS OS
ÚLTIMOS 200 METROS SÃO CRONOMETRADOS, O QUE RESULTA EM EXPLOSÕES DE VELOCIDADES
NO FINAL. OS ATLETAS DISPUTAM DE DOIS EM DOIS E O PRIMEIRO A COMPLETAR A PROVA
AVANÇA DE FASE.
A PROVA DE
VELOCIDADE POR EQUIPES É DISPUTADA EM TRÊS VOLTAS. TRÊS ATLETAS PEDALAM UM
ATRÁS DO OUTRO. CADA CICLISTA É RESPONSÁVEL POR LIDERAR UMA VOLTA E SE RETIRA
DA PROVA APÓS COMPLETÁ-LA CHAMANDO O SEGUINTE À FRENTE DA EQUIPE. VENCE A
EQUIPE QUE COMPLETAR A PROVA NO MENOR TEMPO.
NA
PERSEGUIÇÃO POR EQUIPES, AS EQUIPES ADVERSÁRIAS LARGAM DE LADOS OPOSTOS NO
VELÓDROMO, A EQUIPE FORMADA POR QUATRO ATLETAS QUE COMPLETAR OS QUATRO MIL
METROS EM MENOS TEMPO AVANÇA DE FASE, E NA FINAL SE UMA EQUIPE ALCANÇA OUTRA A
CORRIDA TERMINA.
AS
OUTRAS PROVAS COMBINAM ESTES FORMATOS, COM DESTAQUE PARA A BICICLETA ELÉTRICA
QUE DÁ O RITMO NO INICIO DA PROVA DO KEIRIN (UM DOS TIPOS DE PROVA DE PISTA) E PARA
O OMINIUM, MODALIDADE COMPOSTA POR SEIS PROVAS QUE EXIGEM POTÊNCIA E TAMBÉM
RESISTÊNCIA DOS ATLETAS.
CICLISMO MOUNTAIN BIKE
ESPORTE
PARA QUEM GOSTA DE AVENTURA O MOUNTAIN BIKE DESAFIA CICLISTAS COM
SUBIDAS, DESCIDAS E OBSTÁCULOS NATURAIS. É PRECISO TER RESISTÊNCIA, VELOCIDADE,
HABILIDADE E INSTINTO PARA CHEGAR NA FRENTE.
O
CICLISMO OFF-ROAD (FORA DE ESTRADA) NASCEU NA CALIFÓRNIA, NOS ESTADOS
UNIDOS, NO MEIO DA DÉCADA DE 1950, EM BRINCADEIRAS DE ALGUNS CICLISTAS, QUE
PROCURAVAM DESAFIOS DIFERENTES DAS COMPETIÇÕES DE ESTRADA TRADICIONAIS. O MOUNTAIN
BIKE VIROU ESPORTE NOS ANOS DE 1970. O ESPORTE GANHOU O STATUS DE
MODALIDADE OLÍMPICA NOS JOGOS DE ATLANTA - 1996.
EM TERRENOS ACIDENTADOS OS CICLISTAS DEVEM SE
ADAPTAR RAPIDAMENTE ÀS DIFERENTES SITUAÇÕES DA PROVA PARA CRUZAR A LINHA DE
CHEGADA ANTES DOS ADVERSÁRIOS. OS CICLISTAS COMPETEM EM UM CIRCUITO DE TERRA
REPLETA DE TRILHAS SINUOSAS, SUBIDAS E DESCIDAS EM OBSTÁCULOS NATURAIS QUE
INCLUEM PEDRAS E RAÍZES.
O CIRCUITO TEM 5KM DE EXTENSÃO E OS ATLETAS
PRECISAM COMPLETAR VÁRIAS VOLTAS. UMA PROVA DURA EM MÉDIA DE 90 MINUTOS A DUAS
HORAS DESDE A LARGADA ATÉ O ÚLTIMO CICLISTA CRUZAR A LINHA DE CHEGADA.
TEXTOS
ADAPTADOS DAS REPORTAGENS “POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS” DO CANAL ESPORTE INTERATIVO E DO SITE DO COMITÊ
OLÍMPICO BRASILEIRO:
ESPORTE INTERATIVO: https://www.youtube.com/playlist?list=pl-e7oyeds72_o7-czxpznbjf2xv5o_dcv
COB: https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes
PROPOSTA DE ATIVIDADE
NESTA
NOSSA ÚLTIMA PROPOSTA DE ATIVIDADES, QUERO QUE VOCÊS RELEMBREM ALGO LEGAL DESTE
ANO, E TAMBÉM QUERO MATAR A SAUDADE DE VOCÊS.
LEMBREM-SE
DE ALGO QUE VOCÊS BRINCARAM ESTE ANO. PODE SER ALGO DAS NOSSAS AULAS OU OUTRA
COISA QUE BRINCARAM EM CASA. PEÇAM PARA ALGUEM TIRAR UMA FOTO DE VOCÊS
BRINCANDO NOVAMENTE E ENVIEM PARA O WHATSAPP DA ESCOLA. VAMOS FICAR
MUITO FELIZES EM VER VOCÊS SE DIVERTINDO.
ESPERO QUE
TENHAM APROVEITADO
ABRAÇOS, E ATÉ O ANO QUE VEM!!!
05/12/2020 - ATIVIDADE 07 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
PARA COMEÇAR...
OLÁ, PESSOAL!L
NA PRÓXIMA SEMANA, ESTAREMOS ENCERRANDO O ÚLTIMO CICLO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO BLOG. DESTA FORMA, ESTA ATIVIDADE SERÁ A ÚLTIMA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ANO LETIVO.
O TEMA ESCOLHIDO PARA FECHARMOS COM
“CHAVE DE OURO” O CICLO DE ATIVIDADES ABORDARÁ O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE E OS 17 OBJETIVOS DE
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL,
FIRMADOS EM UM ACORDO MUNDIAL CHAMADO AGENDA 2030.
VAMOS CONHECER!
SUSTENTABILIDADE É A IDEIA DE UTILIZAR A NATUREZA
PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE SEM PREJUDICAR AS GERAÇÕES FUTURAS,
DE MODO QUE ELAS TAMBÉM POSSAM UTILIZAR OS RECURSOS
NATURAIS, COMO POR EXEMPLO, A ÁGUA. O SOLO, A VEGETAÇÃO E O AR QUE
RESPIRAMOS, ENTRE OUTROS.
ASSIM SENDO,
TEMOS QUE PRESERVAR O MEIO AMBIENTE PARA GARANTIR SUA EXISTÊNCIA PARA AS
PRÓXIMAS GERAÇÕES.
POR ISSO, AS
PESSOAS E A SOCIEDADE EM GERAL PRECISAM ELABORAR E COLOCAR EM PRÁTICA IDEIAS
PARA REALIZAR O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DE FORMA QUE NÃO PREJUDIQUE A
NATUREZA.
PORTANTO,
SERIAM ALGUNS EXEMPLOS DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS:
ASSIM, PARA
QUE UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL EXISTA DE VERDADE, É NECESSÁRIA A AÇÃO DE TODOS,
TANTO DO GOVERNO NA ELABORAÇÃO DE LEIS RÍGIDAS PARA O MEIO AMBIENTE E COM UMA
FISCALIZAÇÃO CORRETA, COMO DAS INSTITUIÇÕES PARA CONSERVAREM OS RECURSOS
NATURAIS E TAMBÉM DE TODOS NÓS, QUE PODEMOS, COM PEQUENAS AÇÕES DIÁRIAS,
CONTRIBUIR COM O FUTURO DE NOSSO PLANETA.
OBJETIVOS DE
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)
EM 2015, FOI ADOTADA A
AGENDA 2030, UM DOCUMENTO QUE, DE ACORDO COM A ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), É UM PLANO DE AÇÃO PARA AS
PESSOAS E PARA O PLANETA. NESSE
DOCUMENTO É POSSÍVEL ENCONTRAR 17
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
(ODS), QUE DEVERÃO SER COLOCADOS EM
PRÁTICA POR TODOS OS PAÍSES ATÉ O ANO DE 2030.
TEXTOS ADAPTADOS:
https://escolakids.uol.com.br/geografia/sustentabilidade.htm
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/o-que-e-desenvolvimento-sustentavel.htm
PARA SABER MAIS.
ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE SELECIONAMOS PARA VOCÊ. DE FORMA LÚDICA VOCÊ IRÁ COMPREENDER MELHOR O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE E O QUE SÃO OS (ODS).
AGORA QUE VOCÊ JÁ DESCOBRIU O QUE SÃO
OS “ODS” (OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL) VAMOS EXPLORAR OS DE NÚMERO 14 E 15 QUE TRATAM DA VIDA NA ÁGUA E VIDA TERRESTRE?
ACESSE O LINK E
ASSISTA AO VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ.
LEMBRE-SE: REGISTRE
AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR
TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!
1. O QUE SIGNIFICA O TERMO “SUSTENTABILIDADE”? ASSINALE A ALTERNATIVA
CORRETA.
A) É A IDEIA
DE UTILIZAR A NATUREZA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE SEM PREJUDICAR
AS GERAÇÕES FUTURAS. ( )
B) DESENVOLVIMENTO
DA SOCIEDADE SEM SE PREOCUPAR COM OS IMPACTOS NO MEIO AMBIENTE. ( )
2. DE ACORDO COM O TEXTO, CITE ALGUNS EXEMPLOS DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS.
3. LEIA AS AFIRMAÇÕES SOBRE A AGENDA 2030 E ASSINALE (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO.
A) É UMA
AGENDA QUE TODOS DEVEM COMPRAR ATÉ O ANO DE 2030. ( )
B) É UM
DOCUMENTO NO QUAL CONSTA UM PLANO DE AÇÃO PARA AS PESSOAS E O PLANETA. ( )
C) É UM
DOCUMENTO QUE TEM 17 OBJETIVOS DE
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS),
QUE DEVERÃO SER COLOCADOS EM PRÁTICA POR TODOS OS PAÍSES ATÉ O ANO DE 2030. ( )
4. PESQUISE TRÊS ANIMAIS QUE VIVEM NOS OCEANOS E ESTÃO SENDO AFETADOS
PELA POLUIÇÃO CAUSADA PELO HOMEM E ESCREVA SEUS NOMES.
ATENÇÃO: PARA FAZER ESTA PESQUISA, LEIA O ARTIGO “LIXO X
ANIMAIS MARINHOS”, PUBLICADO PELO INSTITUTO PROJETO TAMAR. PARA ISSO, UTILIZE O
LINK A SEGUIR:
5. SUGIRA TRÊS ATITUDES PARA O USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA NA SUA CASA OU NA
ESCOLA.
6. FAÇA DE CONTA QUE VOCÊ É UM GOVERNANTE. ESCREVA UMA LEI DE PROTEÇÃO PARA CUIDAR DAS FLORESTAS.
https://forms.gle/1ursewLXjrNKnK748
OBS: SE SENTIR A NECESSIDADE DE REVER O CONTEÚDO E REFAZER O QUESTIONÁRIO, SINTA-SE À VONTADE. ESTE EXERCÍCIO, NÃO VALE NOTA. O INTUITO É QUE VOCÊ POSSA EXERCITAR E FIXAR MELHOR AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS. NÃO SE ESQUEÇA DE CLICAR NO BOTÃO “ENVIAR” AO TÉRMINO DO EXERCÍCIO PARA QUE POSSAMOS RECEBER AS SUAS RESPOSTAS.
PARA APRENDER BRINCANDO!
https://play.makeit.app?code=339964
SEGUEM ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA/ALUNOS(AS)
- ATIVIDADE 07 DE ARTE
- AS SUAS RESPOSTAS PODEM SER FEITAS EM UMA FOLHA DE SULFITE, CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE SALA DE AULA;
- ORGANIZAR POR DATAS E GUARDAR A SUA PRODUÇÃO PARA QUANDO VOLTAR ÀS AULAS MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS.
QUALQUER DÚVIDA, FALE
CONOSCO PELO BLOG, NO ESPAÇO COMENTÁRIOS.
ATENÇÃO:
ESTA É A ÚLTIMA ATIVIDADE DE ARTES DESSE ANO.
TEMA: RETRATO - ARTES VISUAIS
RETRATOS SÃO
IMAGENS QUE REPRESENTAM UMA OU MAIS PESSOAS. PODEM SER CRIADOS DE DIVERSAS
MANEIRAS, COMO POR EXEMPLO, POR MEIO DA FOTOGRAFIA, DA PINTURA, DO DESENHO, DA ESCULTURA
E DA GRAVURA.
1. VOCÊ TEM MUITOS
RETRATOS?
2. APARECE SOZINHO OU
ACOMPANHADO DE PESSOAS?
3. GOSTA DE FAZER QUE
TIPO DE RETRATOS?
OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E AS PINTURAS
ABAIXO:
PRIMEIRAMENTE VEMOS O ESCRITOR
BRASILEIRO MÁRIO DE ANDRADE:
NA FOTOGRAFIA ACIMA MÁRIO DE ANDRADE FOI RETRATADO LENDO UM LIVRO NA BLIBLIOTECA DE CASA.
AGORA COMPARE COM AS IMAGENS ABAIXO DA ARTISTA MEXICANA FRIDA KAHLO, QUE ESCOLHEU ALGUNS ANIMAIS PARA APARECEREM JUNTO COM ELA NA PINTURA QUE A RETRATA.
IMAGEM 3: A PINTORA FRIDA
KAHLO. FOTO FLORENCE ARQUIM, SEM DATA / L RAMSON, UNIVERSIDADE DO TEXAS / EUA
IMAGEM 4: AUTORRETRATO COM
COLAR E BEIJA-FLOR / 1940 – FRIDA KAHLO – ÓLEO SOBRE TELA / CENRO HARRY
FONTE
DAS IMAGENS: LIVRO - PROJETO
PRESENTE/EDIT.MODERNA
O RETRATO É UM GÊNERO NA ARTE, ASSIM COMO AS PAISAGENS E A NATUREZA MORTA
(FRUTAS E PLANTAS).
COMO UM RETRATO SE REFERE À REPRESENTAÇÃO DE ALGUÉM, PODE SER IGUAL,
SEMELHANTE OU TRANSFORMADO PELO ARTISTA.
A OBSERVAÇÃO, A MEMÓRIA OU A IMAGINAÇÃO ESTARÃO PRESENTES QUANDO SÃO FEITOS, JUNTOS OU SEPARADAS.
QUE TAL AGORA VOCÊ PRODUZIR UM RETRATO?1. ESCOLHA ALGUÉM DA SUA
FAMÍLIA PARA VOCÊ DESENHAR O RETRATO.
2. PENSE PRIMEIRAMENTE COMO VAI
SER (OBSERVAÇÃO, MEMÓRIA OU IMAGINAÇÃO).
3. PENSE O QUE GOSTARIA QUE
APARECESSE AO LADO DA PESSOA QUE ESTÁ RETRATANDO (BICHOS, OBJETOS, PLANTAS).
4. TAMBÉM PENSE ONDE ESSA
PESSOA DO SEU RETRATO POSSA ESTAR. (NUM JARDIM, NA RUA, DENTRO DE CASA OU EM OUTROS
LUGARES).
5. FAÇA SEUS REGISTROS EM
FOLHA SULFITE OU NO CADERNO MESMO, USANDO LÁPIS E BORRACHA.
6. QUANDO PRONTA A IMAGEM,
COMECE A COLORIR. USE CANETINHAS, LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA, GUACHE, O MATERIAL
QUE TIVER.
7. NÃO SE ESQUEÇA DE ESCREVER
ABAIXO A IDENTIFICAÇAO DA OBRA: “RETRATO DE...” (SUBSTITUA
OS TRÊS PONTINHOS PELO NOME DA PESSOA).
PARA COMEÇAR...
OLÁ, PESSOAL!
ESTAMOS DANDO INÍCIO À ÚLTIMA ATIVIDADE
COMPLEMENTAR DE MATEMÁTICA DO ANO. POR ESSE MOTIVO, ESCOLHEMOS O TEMA: “GRÁFICOS E TABELAS” PARA ABORDARMOS
NESTA ATIVIDADE, JÁ QUE SE TRATA DE UM CONTEÚDO IMPORTANTE E ESTÁ RELACIONADO À
“LEITURA DE MUNDO”. ESPERAMOS QUE VOCÊS APROVEITEM
BASTANTE.
TABELA
A TABELA É
UMA ESTRUTURA QUE UTILIZAMOS PARA ORGANIZAR DADOS, QUE SÃO INFORMAÇÕES SOBRE
DETERMINADO ASSUNTO.
TODA TABELA É
FORMADA POR LINHAS E COLUNAS, QUE SÃO FORMADAS POR CÉLULAS. CHAMAMOS DE CÉLULA
CADA ESPAÇO QUE COMPÕE A TABELA ONDE SÃO COLOCADAS AS INFORMAÇÕES.
OBSERVE A TABELA
ABAIXO, NELA TEMOS: 10 LINHAS, 3 COLUNAS E 30 CÉLULAS.
1. TÍTULO:
APRESENTA DE FORMA CLARA E DIRETA O QUE AS INFORMAÇÕES PRESENTES NO GRÁFICO
REPRESENTAM.
2. LEGENDA:
É USADA PARA IDENTIFICAR AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS NO GRÁFICO, FAZENDO O USO
DE CORES DIFERENTES PARA CADA INFORMAÇÃO.
3. INFORMAÇÕES
NUMÉRICAS: AUXILIAM NA COMPREENSÃO
DE QUANTIDADES.
VEJA
AGORA, ALGUNS TIPOS DE GRÁFICOS:
GRÁFICOS
DE BARRAS
NESTE TIPO DE GRÁFICO, OS DADOS COLETADOS
APARECEM NA HORIZONTAL E AS INFORMAÇÕES E DIVISÕES NA POSIÇÃO VERTICAL.
OBSERVE UM
EXEMPLO.
GRÁFICOS
DE COLUNAS
É UM TIPO DE GRÁFICO BASTANTE UTILIZADO,
E ASSIM COMO O GRÁFICO DE BARRAS, INDICA INFORMAÇÕES DE QUANTIDADE. OS DADOS SÃO INDICADOS NA POSIÇÃO VERTICAL,
ENQUANTO AS INFORMAÇÕES QUE SE PRETENDE APRESENTAR ENCONTRAM-SE NA POSIÇÃO
HORIZONTAL.
TEXTO
ADAPTADO: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-graficos.htm
PARA SABER MAIS
ACESSE O LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO
https://www.youtube.com/watch?v=Kwt92IO6DPs
PARA FAZER NO CADERNO
LEMBRE-SE: REGISTRE
AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR
TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!
1. OBSERVE A TABELA
ABAIXO E RESPONDA:
A) QUAL É A COR DA SEGUNDA COLUNA?
B) QUANTAS LINHAS FORAM NECESSÁRIAS
PARA MONTAR ESSA TABELA?
C) QUANTAS CÉLULAS APARECEM COM
PONTUAÇÃO ZERO?
3. A
PROFESSORA VITÓRIA FEZ UM LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE AS CORES PREFERIDAS
DOS ESTUDANTES DO 1ºANO E CONSTRUIU UM GRÁFICO DE BARRAS.
DE ACORDO COM O GRÁFICO RESPONDA:
A) QUAL
BRINCADEIRA FOI A MAIS ESCOLHIDA?
B) QUAL DAS
BRINCADEIRAS RECEBEU MENOS DE SEIS VOTOS?
C) QUANTOS
ESTUDANTES ESCOLHERAM A BRINCADEIRA PEGA-PEGA COMO FAVORITA?
5. UM FEIRANTE
MONTOU UMA TABELA PARA CONTROLAR AS VENDAS DA SEMANA.
DE ACORDO COM A TABELA, RESPONDA:
A) QUANTAS FRUTAS FORAM VENDIDAS NO DOMINGO?
B) QUAL FRUTA TEVE O NÚMERO DE VENDAS MENOR, AO LONGO DE
TODA A SEMANA?
C) QUAIS FRUTAS TIVERAM O MESMO NÚMERO DE VENDAS NO
DECORRER DA SEMANA?
PARA APRENDER BRINCANDO!
ACESSE O
LINK ABAIXO, APRENDA E SE DIVIRTA COM
OS JOGOS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.
28/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INGLÊS
PARA COMEÇAR.
HÁ
ALGUNS RELATOS QUE DEPOIS SE TRANSFORMAM EM DOCUMENTOS HISTÓRICOS, OS QUAIS
PODEM SER PUBLICADOS POR JORNAIS, REVISTAS, LIVROS, SITES ETC., FUNCIONANDO, PORTANTO, COMO FONTES DE PESQUISA, DE MODO
A SERVIR DE APRENDIZADO PARA MUITAS PESSOAS.
COMO VIMOS, TUDO COMEÇOU
COM A PRÁTICA DE ESCREVER RELATOS PESSOAIS EM UM DIÁRIO.
E VOCÊ, JÁ TEVE CONTATO
COM ESSA EXPERIÊNCIA? SABE COMO FUNCIONA?
ACESSE O LINK ABAIXO E ASSISTA AO VÍDEO DO QUINTAL DA CULTURA EM QUE A PERSONAGEM DOROTEIA ESCREVE UMA VIVÊNCIA EM SEU DIÁRIO.
OUÇA O ÁUDIO QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.
ACESSE O LINK E OUÇA UM EXEMPLO DE RELATO PESSOAL, GRAVADO PELA PROFESSORA
CÍNTIA.
https://soundcloud.com/emef-vianna-moog/relato-pessoal-professora-cintia
LEMBRE-SE: REGISTRE
AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR
TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!
1. COLOQUE (V)
PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO, NAS SEGUINTES FRASES, COM RELAÇÃO A RELATO
PESSOAL:
A) ( ) O RELATO
PESSOAL CONTA SOBRE A VIDA DAS OUTRAS PESSOAS, E GERALMENTE É UMA INVENÇÃO.
B) ( ) O RELATO
PESSOAL CONTA FATOS DA VIDA DAS PESSOAS, O QUE PERMITE QUE OUTRAS PESSOAS
POSSAM CONHECÊ-LAS MELHOR.
C)( ) O RELATO
PESSOAL POSSUI OS MESMOS
ELEMENTOS DO TEXTO NARRATIVO, POIS CONTÉM PERSONAGENS, O FATO ACONTECE EM UM
DETERMINADO LUGAR, NUM DETERMINADO MOMENTO.
D)( ) O RELATO PESSOAL TEM A NARRATIVA DE FATOS REAIS E EXPERIÊNCIAS
VIVIDAS.
2. O QUE NÃO
PODE FALTAR EM UM RELATO? (MARQUE UM X NA ALTERNATIVA CORRETA)
A) ( ) FATOS E
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS.
B) ( ) INGREDIENTES
E MODO DE PREPARAR.
C) ( ) RIMAS E
VERSOS.
3. ORGANIZE OS
SIGNIFICADOS AOS CONCEITOS CORRETOS (SERÁ NECESSÁRIO COPIAR A TABELA NO
CADERNO):
A) QUAL DOS
DOIS PARÁGRAFOS PODE SER CONSIDERADO UM RELATO PESSOAL (O NÚMERO 1 OU O NÚMERO
2)?
B) COPIE DO
TEXTO EXPRESSÕES (PALAVRAS OU TRECHOS DE FRASES) QUE AJUDARAM VOCÊ PERCEBER QUE
ESSE PARÁGRAFO TRATA-SE DE UM RELATO PESSOAL.
https://forms.gle/s7uaJyMUkrNQr485A
VAMOS FAZER UM DIÁRIO!
PASSO A PASSO
1. VOCÊ IRÁ PRECISAR DE UM CADERNO.
COMECE
DECORANDO A CAPA DO SEU DIÁRIO. CORTE REVISTAS VELHAS E COLE IMAGENS DE SEU
INTERESSE. VOCÊ TAMBÉM PODE DESENHAR,
COLAR ADESIVOS UTILIZAR RETALHOS DE TECIDOS E FITAS. VOCÊ É QUEM DECIDE!
VEJA
ALGUNS MODELOS DE DIÁRIOS QUE PODEM TE INSPIRAR. ELES FORAM FEITOS COM
MATERIAIS REAPROVEITADOS E ELEMENTOS DA NATUREZA.
21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LEITURA
BEM-VINDA(O) A ÚLTIMA AULA DE LEITURA DO ANO!
OUÇA O ÁUDIO DA ATIVIDADE NO LINK 1. DEPOIS, OUÇA O ÁUDIO COM MINHA LEITURA SOBRE TRÊS POEMAS COM TEMA “PIPOCA”, NO LINK 2. VEJA NO LINK 3 O VÍDEO DO GRUPO TRIII “PIPOCA, PIPOCA” E NO LINK 4 UM DESAFIO, OUTRO VÍDEO DO GRUPO TRII COM A MÚSICA “O TOMATE E O CAQUI”.
1. AÚDIO DA ATIVIDADE:
https://soundcloud.com/user-892482557/comanda-atividade-pipoca/s-U0V1fUlTBR3
2. ÁUDIO DAS LEITURAS:
https://soundcloud.com/user-892482557/poesias-pipoca/s-JsDoCvzAf8D
3. VÍDEO GRUPO TRIII: PIPOCA, PIPOCA:
https://www.youtube.com/watch?v=FY7u69UyJcw
4. VÍDEO GRUPO TRIII: O TOMATE E O CAQUI:
https://www.youtube.com/watch?v=Hew4CywaPgE
ATIVIDADES PRÁTICAS
(CASO PRECISE, PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO!)
1) ESCREVA UM POEMA OU FAÇA UM DESENHO COM O TEMA “PIPOCA”
2) TENTE FAZER A COREOGRAFIA DO VÍDEO DO LINK 4.
ESPERO QUE TENHA GOSTADO DAS POESIAS E VÍDEOS!
FIQUE EM CASA E SE CUIDE!
BEIJOCAS!
PROFESSORA GIOVANNA - POSL
21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INFORMÁTICA
CHEGAMOS À ATIVIDADE FINAL DE INFORMÁTICA PARA O ANO DE 2020.
CONFESSO QUE ME BATEU UMA PONTINHA DE TRISTEZA, POIS CADA VEZ QUE ESTAVA PREPARANDO UMA ATIVIDADE PARA VOCÊS, SENTIA COMO SE PUDESSE VER O ROSTO E O SORRISO DE CADA UM. MAS, FICO FELIZ POR ESTARMOS TODOS BEM! VAMOS NOS PREPARAR PARA UM NOVO ANO MUITO MELHOR, ONDE PASSAMOS ESTAR PERTINHO DE NOSSOS AMIGOS E DOS PROFESSORES, APRENDENDO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA.
TCHAU PESSOAL!
JOGO: SEGREDOS DO EGITO
DESCRIÇÃO: O EGITO É
FAMOSO PELOS SEUS SEGREDOS: PIRÂMIDES, MÚMIAS, FARAÓS E MUITO MAIS! QUE TAL
CONHECER UM POUCO DESTA CULTURA! EXEMPLOS: O QUE SÃO HIERÓGLIFOS? COMO SE CHAMAVA O DEUS
DO SOL? A CADA ACERTO, VOCÊ VAI CONHECER UM POUCO DESTA CULTURA.
CONHECIMENTOS
ENVOLVIDOS: concentração –
leitura – HISTÓRIA.
COMO JOGAR: ESTE
JOGO DA MEMÓRIA TEM CARTAS COM DIFERENTES IMAGENS DA CULTURA EGÍPCIA. BRINQUE
COM AS CARTAS ATÉ CONSEGUIR FORMAR OS PARES E CONHECER UM POUCO DESSA CULTURA
MILENAR.
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
MUITO BEM!
AGORA, CONTINUE COM O APOIO DE UM FAMILIAR E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:
RACISMO E PRECONCEITO, NÃO! - DVD SUPER ECA
https://www.youtube.com/watch?v=v7kaB4ARxP4
PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:
CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA FAZER O PASSEIO VIRTUAL, QUANDO FOR POSSÍVEL.
BANDEIRA DE SÃO PAULO |
MUSEU AFRO BRASIL |
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MUSEU AFRO BRASIL!
FONTE: https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil
(ADAPTADO PARA A ATIVIDADE).
AGORA É COM VOCÊ!
PARA INICIAR A VISITA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:
PARA COMEÇAR...
VAMOS LÁ!
ACESSE O LINK E ASSISTA AO
VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ.
COMO VIMOS, A CAPOEIRA FOI CRIADA POR VOLTA DO ANO DE 1600, PELO
POVO ESCRAVIZADO DA ETNIA BANTO E SE DIFUNDIU POR TODO O BRASIL, SENDO
CONSIDERADA UM DOS MAIORES SÍMBOLOS DA CULTURA BRASILEIRA, RECEBENDO O TÍTULO
DADO PELA UNESCO, EM 2014, DE PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE.
- ACOMPANHAMENTO DE MÚSICA: BERIMBAU, CANTO E PALMAS;
- FORMAÇÃO EM RODA: RODA DE CAPOEIRA;
- GRADUAÇÃO DO CAPOEIRISTA FEITA POR CORDAS DE CORES DIFERENTES ATADAS NA CINTURA.
UMA
CARACTERÍSTICA QUE DISTINGUE A CAPOEIRA DE OUTRAS LUTAS É O FATO DE SER
ACOMPANHADA POR MÚSICA.
É A MÚSICA QUE DECIDE O RITMO E O ESTILO
DO JOGO, QUE É PRATICADO NO DECORRER DA RODA
DE CAPOEIRA, UM CÍRCULO DE PESSOAS ONDE A CAPOEIRA É JOGADA.
ASSIM, OS CAPOEIRISTAS SE ALINHAM NA RODA
DE CAPOEIRA BATENDO PALMAS NO RITMO DO BERIMBAU, ENQUANTO CANTAM PARA OS DOIS
PRATICANTES JOGAREM.
O BERIMBAU É UM INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDA
FEITO DE MADEIRA, BAMBU, ARAME E UMA CABAÇA.
O JOGO PODE TERMINAR AO COMANDO DO
CAPOEIRISTA NO BERIMBAU (NORMALMENTE UM CAPOEIRISTA MAIS EXPERIENTE), OU COM O
INÍCIO DE UM NOVO COMBATE ENTRE UMA NOVA DUPLA.
A MÚSICA, POR SUA VEZ, É COMPOSTA DE INSTRUMENTOS
E CANÇÕES, ONDE O RITMO VARIA DE ACORDO COM O TOQUE DE CAPOEIRA, QUE VARIA DE
LENTO (ANGOLA) AO BASTANTE ACELERADO.
NOS GRUPOS DE CAPOEIRA REGIONAL OU DE
CAPOEIRA ANGOLA, A GRADUAÇÃO É DETERMINADA PELAS CORES DE CORDAS ATADAS NA
CINTURA DO JOGADOR.
A CAPOEIRA É CARACTERIZADA POR GOLPES E
MOVIMENTOS ÁGEIS E QUE SE ENTRELAÇAM. UTILIZA PRINCIPALMENTE DE MOVIMENTOS
FEITOS JUNTO AO CHÃO OU DE CABEÇA PARA BAIXO.
OS GOLPES MAIS COMUNS SÃO:
- CHUTES;
- RASTEIRAS;
- CABEÇADAS;
- JOELHADAS;
- COTOVELADAS;
- ACROBACIAS EM SOLO OU AÉREAS.
PORTANTO,
A CAPOEIRA É UMA LUTA DE DEFESA E ATAQUE EM QUE OS OPONENTES UTILIZAM,
SOBRETUDO, OS PÉS E A CABEÇA.
OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE CAPOEIRA SÃO ANGOLA E REGIONAL.
A ANGOLA É O ESTILO ORIGINAL PRATICADO
PELOS POVOS ESCRAVIZADOS DAQUELA ÉPOCA. ESSA MANEIRA DE JOGAR CAPOEIRA É
CARACTERIZADA POR SER MAIS LENTA, E COM MOVIMENTOS EXECUTADOS DE MODO RASTEIRO.
O COMPONENTE BÁSICO DESSE ESTILO É A
MALÍCIA. ESSA “MALANDRAGEM” CONSISTE EM SIMULAR MOVIMENTOS QUE SIRVAM PARA
ENGANAR O OPONENTE EM COMBATE.
A CAPOEIRA REGIONAL É O ESTILO
CONTEMPORÂNEO DE CAPOEIRA. ELA POSSUI ATRIBUTOS DE OUTRAS ARTES-MARCIAIS EM SUA
PRÁTICA.
ESSE ESTILO FOI CRIADO PELO MESTRE BIMBA E DIFUNDIU-SE RAPIDAMENTE
PELO MUNDO. ISSO CONTRIBUIU PARA MELHORAR A IMAGEM DO CAPOEIRISTA AO MESMO
TEMPO QUE FAVORECEU O AUMENTO DE SEUS ADEPTOS.
INSTRUMENTOS
UTILIZADOS
A CAPOEIRA SE DESTACA DE OUTROS TIPOS DE ARTES
MARCIAIS POR CONTA DA MUSICALIDADE, QUE É PARTE ESSENCIAL DELA. POR ISSO, SÃO
USADOS ALGUNS INSTRUMENTOS TRADICIONAIS, QUE SERVEM PARA MARCAR O RITMO DOS
GOLPES.
O PRINCIPAL E MAIS CONHECIDO É O BERIMBAU. ELE É O ÚNICO INSTRUMENTO QUE
PODE SER TOCADO SOZINHO EM UMA RODA DE CAPOEIRA. ELE É UM INSTRUMENTO DE CORDA,
QUE TEM ORIGEM NA REGIÃO DA ANGOLA E É FEITO COM UMA MADEIRA ESPECIAL.
EXISTEM TRÊS TIPOS DE BERIMBAU: O GUNGA, O VIOLÃO E
O MÉDIO. A DIFERENÇA ENTRE ELES É O SOM PRODUZIDO, QUE VARIA ENTRE O MAIS GRAVE
ATÉ O MAIS AGUDO.
OUTRO INSTRUMENTO TÍPICO DA CAPOEIRA É O PANDEIRO, QUE É UM INSTRUMENTO DE
PERCUSSÃO. LOGO DEPOIS VEM O ATABAQUE,
QUE POSSUI ORIGEM ÁRABE E TAMBÉM É DE PERCUSSÃO E AJUDA A MARCAR O RITMO DA
RODA DE CAPOEIRA.
ALÉM DESTES, A CAPOEIRA CONTA COM O CAXIXI OU GANZÁ, COMO É CHAMADO EM ALGUMAS REGIÕES. ELE É PARECIDO COM UM
CHOCALHO E É MAIS VISTO NA CAPOEIRA ANGOLA.
POR FIM, ALGUMAS RODAS UTILIZAM O AGOGÔ E O RECO-RECO. AMBOS, INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO INCORPORADOS À CAPOEIRA
AO LONGO DO TEMPO.
TEXTOS ADAPTADOS:
https://www.todamateria.com.br/capoeira/ https://www.estudokids.com.br/capoeira
PARA FAZER NO CADERNO.
LEMBRE-SE: REGISTRE
AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR
TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!
1. COMPLETE O TRECHO ABAIXO, COM AS PALAVRAS DO QUADRO:
PATRIMÔNIO - CULTURA - BANTO -
CAPOEIRA - BRASIL
A
__________FOI CRIADA POR VOLTA DO ANO DE 1600, PELO POVO ESCRAVIZADO DA
ETNIA________ E SE DIFUNDIU POR TODO O________, SENDO CONSIDERADA UM DOS
MAIORES SÍMBOLOS DA _________ BRASILEIRA, RECEBENDO O TÍTULO DE ____________
IMATERIAL DA HUMANIDADE.
2. COLOQUE NAS FRASES A SEGUIR (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO.
A) ( ) A CAPOEIRA
É ACOMPANHADA DE MÚSICA, COM
BERIMBAU, CANTO E PALMAS.
B)
( ) TODOS OS PARTICIPANTES JOGAM AO
MESMO TEMPO.
C)
( ) OS CAPOEIRISTAS SE ALINHAM NA RODA
DE CAPOEIRA BATENDO PALMAS NO RITMO DO BERIMBAU ENQUANTO CANTAM PARA OS DOIS
PRATICANTES JOGAREM.
D) ( ) O BERIMBAU É UM INSTRUMENTO MUSICAL DE
CORDA FEITO DE FERRO E COURO.
3. DE ACORDO COM O TEXTO, ASSINALE
QUAIS SÃO OS GOLPES MAIS COMUNS NA CAPOEIRA?
( ) A) CARRINHO, CHAPÉU, LETRA, ROLINHO.
( ) B) MAE KEAGUE, UTI MAWASHI, SOTO
MAWASHI.
( ) C) JAB, DIRETO, CROSS.
( ) D) CHUTE, RASTEIRA, CABEÇADA, JOELHADA.
4. QUAL É O ESTILO DE CAPOEIRA QUE FOI CRIADO PELO MESTRE
BIMBA E DIFUNDIU-SE RAPIDAMENTE PELO MUNDO?
( ) A) CAPOEIRA
ANGOLA
( ) B) CAPOEIRA
REGIONAL
5. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS MUSICAIS TOCADOS PARA MARCAR O RITMO
DOS GOLPES? ESCREVA NO CADERNO E PODE ADICIONAR FIGURAS OU DESENHOS PARA
ILUSTRAR.
PARA APRENDER BRINCANDO!
ACESSE O
LINK ABAIXO, APRENDA E SE DIVIRTA COM
OS JOGOS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.
https://play.makeit.app?code=273589
E QUE TAL OUVIR AQUELE ÁUDIO ESPECIAL?
ACESSE O LINK E OUÇA O ÁUDIO QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.
https://soundcloud.com/emef-vianna-moog/capoeira
PRA FINALIZAR, UMA ATIVIDADE
PRÁTICA...
PARA ESTA ATIVIDADE PRÁTICA, PRECISAMOS QUE VOCÊ
CONHEÇA UM POUCO SOBRE UMA DANÇA MUITO LIGADA À CAPOEIRA: O MACULELÊ.
A SEGUIR APRESENTAMOS UM PEQUENO TEXTO E UM VÍDEO
COM UMA APRESENTAÇÃO DESSA DANÇA.
O MACULELÊ
É UMA DANÇA BRASILEIRA DE ORIGEM AFRO-INDÍGENA.
ISSO SIGNIFICA QUE ELA TEM SUAS ORIGENS
NAS CULTURAS INDÍGENA E AFRICANA.
ESSA DANÇA DA NOSSA CULTURA POPULAR FINGE SER UM
COMBATE DE LUTA E, POR ISSO, SE USAM DUAS GRIMAS (BASTÕES). ELA TAMBÉM É DANÇADA EM GRUPO E É MUITO
PRATICADA POR GRUPOS DE CAPOEIRA. EM UMA APRESENTAÇÃO, GERALMENTE, AS
PESSOAS USAM SAIAS DE PALHA E PINTURAS NO CORPO.
FONTE: https://emefvmoog.blogspot.com/p/4-ano.html
VAMOS
CONHECER! ACESSE O VÍDEO ATRAVÉS DO LINK
A SEGUIR:
AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECEU UM POUCO DO MACULELÊ, QUE
TAL TENTAR PRATICAR ALGUNS MOVIMENTOS?
ACESSE O LINK
ABAIXO E APRENDA MOVIMENTOS BÁSICOS. SE NÃO TIVER DOIS BASTÕES PEQUENOS, VOCÊ PODE
IMPROVISAR UTILIZANDO GARRAFAS PET,
ROLINHOS DE PAPEL TOALHA OU ALUMÍNIO OU ATÉ MESMO UM PAPEL MAIS GROSSO (TIPO
CARTÃO) PARA TRANSFORMAR EM BASTÕES. USE A CRIATIVIDADE, SEJA CUIDADOSO(A) E
DIVIRTA-SE EM FAMÍLIA!
14/11/2020 - ATIVIDADE 06 - EDUCAÇÃO FÍSICA
ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS.
HOJE VAMOS APREENDER UM POUCO SOBRE OS ESPORTES
MAIS VOTADOS NA NOSSA ULTIMA ATIVIDADE.
VIMOS UM VÍDEO QUE MOSTRA OS ESPORTES
QUE FAZEM PARTE DOS JOGOS OLÍMPICOS E VOCÊS ESCOLHERAM ALGUNS ESPORTES PARA
CONHECER MELHOR.
OS MAIS VOTADOS FORAM, BOXE, CICLISMO, FUTEBOL E
TIRO COM ARCO.
HOJE VAMOS VER DOIS DELES: FUTEBOL E TIRO COM ARCO.
FUTEBOL
PARA
COMEÇAR VAMOS ASSISTIR AOS VÍDEOS QUE MOSTRAM UM POUCO DO FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS
E PARALÍMPICOS
MOMENTO PARALÍMPICO - Futebol de 5:
https://www.youtube.com/watch?v=iR3BvdHULnQ
MOMENTO PARALÍMPICO -
Futebol de 7:
https://www.youtube.com/watch?v=KEhHii31LsE&t=17s
MOMENTO OLÍMPICO -
Futebol:
https://www.youtube.com/watch?v=j47RbLhHapE
O
FUTEBOL É O ESPORTE MAIS POPULAR DO MUNDO. SUAS ORIGENS REMETEM ÀS ANTIGAS
CIVILIZAÇÕES QUE JÁ SE DIVERTIAM CHUTANDO UMA BOLA, MAS A VERSÃO MAIS PRÓXIMA
DO QUE É CONHECIDO HOJE FOI IDEALIZADA PELOS INGLESES.
FOI
NA INGLATERRA QUE O ESPORTE GANHOU SUAS PRIMEIRAS REGRAS. ATÉ 1863, QUANDO FOI
FUNDADA A FOOTBALL ASSOCIATION, CADA
ESCOLA TINHA SUAS PRÓPRIAS REGRAS. COM A UNIFICAÇÃO DELAS, O ESPORTE SE
DESENVOLVEU E SE TRANSFORMOU NO QUE É HOJE.
DOIS
TIMES COM 11 JOGADORES CADA, DEVEM CONDUZIR A BOLA COM OS PÉS EM UM CAMPO
GRAMADO COM OBJETIVO DE ACERTAR O GOL ADVERSÁRIO E DEFENDER SEU PRÓPRIO.
O
CAMPEONATO OLÍMPICO MASCULINO É DISPUTADO POR JOGADORES DE ATÉ 23 ANOS SENDO PERMITIDOS
TRÊS ACIMA DESSA IDADE POR SELEÇÃO, JÁ NO FEMININO NÃO HÁ RESTRIÇÕES DE IDADE.
NOS
JOGOS PARALÍMPICOS TEMOS DUAS VERSÕES, O FUTEBOL DE 5 JOGADO POR DEFICIENTES
VISUAIS E O FUTEBOL DE 7 QUE É JOGADO POR ATLETAS COM PARALISIA CEREBRAL.
CURIOSIDADES:
EM
ATLANTA, 1996, A NIGÉRIA SURPREENDEU O MUNDO DO FUTEBOL AO VENCER NAS
SEMIFINAIS O BRASIL DE RONALDO, RIVALDO, ROBERTO CARLOS E COMPANHIA E DEPOIS NA
FINAL PASSOU POR OUTRA FAVORITA, A ARGENTINA, PARA SE TORNAR O PRIMEIRO CAMPEÃO
OLÍMPICO AFRICANO.
NO
DIA 7 DE AGOSTO DE 2016, A JOGADORA BRASILEIRA CRISTIANE TORNOU-SE A MAIOR
ARTILHEIRA DO FUTEBOL NA HISTÓRIA DAS OLIMPÍADAS (INCLUINDO HOMENS E MULHERES),
COM 14 GOLS. SOPHUS NIELSEN, DA DINAMARCA, ERA O ANTIGO DETENTOR DO RECORDE:
ELE HAVIA MARCADO 13 GOLS EM DUAS PARTICIPAÇÕES NOS JOGOS OLÍMPICOS (LONDRES
1908 E ESTOCOLMO 1912).
TIRO
COM ARCO
ROBIN HOOD E LEGOLAS SÃO ARQUEIROS MUITO FAMOSOS
NA LITERATURA E NO CINEMA MUNDIAL E NAS COMPETIÇÕES REAIS, O DESEMPENHO DOS
ATLETAS DO TIRO COM ARCO TRANSFORMA A FICÇÃO EM REALIDADE.
VAMOS VER OS VIDEOS QUE FALAM SOBRE O TIRO COM
ARCO NOS JOGOS OLIMPICOS E PARALIMPICOS:
MOMENTO OLÍMPICO - Tiro com Arco:
https://www.youtube.com/watch?v=8QwrFqmY1do&t=1s
MOMENTO PARALÍMPICO - Tiro com Arco:
https://www.youtube.com/watch?v=10QdZ_p5J90
HÁ REGISTROS DE COMPETIÇÕES ENTRE ARQUEIROS NO
EGITO, NA GRÉCIA E EM ROMA, NA ANTIGUIDADE. MAIS TARDE, POR VOLTA DE 1500,
JUSTAMENTE NA ÉPOCA DAS GRANDES NAVEGAÇÕES, O ARCO E A FLECHA JÁ ERAM
EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS NA EUROPA, MAS A PRIMEIRA COMPETIÇÃO DE QUE SE TEM
NOTÍCIA FOI REALIZADA EM 1583, NA INGLATERRA.
O OBJETIVO DOS ATLETAS DO TIRO COM ARCO É
SIMPLES, PORÉM NADA FÁCIL. ACERTAR SUAS FLECHAS NO CENTRO DE UM ALVO POSTO A 70
METROS DE DISTÂNCIA. NO TIRO COM ARCO
TEMOS PROVAS INDIVIDUAIS E POR EQUIPES MASCULINAS E FEMININAS. OS ATLETAS QUE
OBTIVEREM OS MELHORES RESULTADO APÓS 72 FECHADAS DIVIDIDAS EM SERIES DE 6
FLECHAS, AVANÇAM DE FASE. O ARQUEIRO TEM 40 SEGUNDOS PARA ATIRAR CADA UMA DE
SUAS SEIS FLECHAS. NAS FINAIS O ATLETA TEM APENAS 20 SEGUNDOS PARA ATIRAR CADA
UMA DE SUAS TRÊS FLECHAS. A PONTUAÇÃO NO ALVO VAI DE 1 A 10, DE ACORDO COM A
PROXIMIDADE DO CÍRCULO CENTRAL.
NOS JOGOS PARALÍMPICOS, O TIRO COM ARCO TABEM
ESTA PRESENTE. OS ATLETAS SÃO DIVIDIDOS EM TRÊS CATEGORIAS, DE ACORDO COM A
DEFICIÊNCIA PRESENTE. AS REGRAS SÃO AS
MESMAS DOS JOGOS OLÍMPICOS.
FONTE: TEXTOS ADAPTADOS DAS REPORTAGENS “POR
DENTRO DAS OLIMPÍADAS” DO CANAL ESPORTE
INTERATIVO E DO SITE DO COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO:
ESPORTE
INTERATIVO: https://www.youtube.com/playlist?list=pl-e7oyeds72_o7-czxpznbjf2xv5o_dcv
COB: https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes
PROPOSTA DE ATIVIDADE
VAMOS FAZER UMA BRINCADEIRA QUE JUNTA A PONTARIA
DO TIRO COM ARCO E A HABILIDADE COM OS PÉS DO FUTEBOL:
VAMOS PRECISAR DE CINCO GARRAFAS PLÁSTICAS E TRÊS
BOLAS DE MEIA.
COLOQUE AS GARRAFAS DE ACORDO COM A FIGURA. A
GARRAFA QUE VALE 10 PONTOS DEVE FICAR MAIS DISTANTE.
AFASTE-SE PELO MENOS 3 PASSOS DAS GARRAFAS. E
MARQUE UM LOCAL DE ONDE SERÃO FEITOS OS DISPAROS.
CHUTE A BOLA DE MEIA E CADA GARRAFA ACERTADA SOMA
OS PONTOS CORRESPONDENTES, PARA MARCAR O PONTO NÃO PRECISA DERRUBAR A GARRAFA
BASTA ENCOSTAR NELA.
CADA PARTICIPANTE CHUTA SUAS TRÊS BOLAS E O
OBJETIVO É SOMAR O MAIOR NÚMERO DE PONTOS
OBSERVAÇÃO: QUANDO UMA GARRAFA É DERRUBADA ELA
DEVE SER RECOLOCADA. ANTES DO PRÓXIMO CHUTE.
ABRAÇOS!
07/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
PARA COMEÇAR...
NESTA AULA, VAMOS COMPREENDER O QUE SÃO AS ESTAÇÕES DO ANO, SEUS NOMES, SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS, OS PERÍODOS AO LONGO DO ANO EM QUE OCORREM E COMO ISSO TUDO ESTÁ RELACIONADO AO MOVIMENTO QUE A TERRA FAZ EM TORNO DO SOL, A TRANSLAÇÃO. VAMOS APRENDER?
O QUE SÃO AS ESTAÇÕES DO ANO?
AS ESTAÇÕES DO ANO SÃO OS PERÍODOS EM
QUE O ANO É DIVIDIDO DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS. EXISTEM
QUATRO ESTAÇÕES DO ANO: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E INVERNO. ELAS OCORREM AO LONGO DO
PERÍODO DE UM ANO.
AS
ESTAÇÕES DO ANO OCORREM EM DETERMINADOS PERÍODOS E CADA UMA COM CARACTERÍSTICAS
PRÓPRIAS.
CONFIRA
QUAIS SÃO ESSAS CARACTERÍSTICAS E AS DATAS APROXIMADAS DAS ESTAÇÕES DO ANO NO
BRASIL, LOCALIZADO NO HEMISFÉRIO SUL.
O OUTONO SUCEDE O VERÃO (VEM DEPOIS DELE) E
ANTECEDE O INVERNO (VEM ANTES). ELE SE CARACTERIZA PELA TEMPERATURA AMENA, PELO
TEMPO MAIS FRESCO E PELA QUEDA DAS FOLHAS DAS ÁRVORES. INICIALMENTE, OS DIAS E
NOITES POSSUEM A MESMA DURAÇÃO. PORÉM,
COM O TEMPO, OS DIAS VÃO SE TORNANDO MAIS CURTOS EM RELAÇÃO À NOITE. ALÉM
DISSO, A TEMPERATURA TAMBÉM VAI CAINDO, MARCANDO A CHEGADA DO INVERNO.
QUANDO COMEÇA O OUTONO: 20
DE MARÇO.
QUANDO ACABA O OUTONO: 21
DE JUNHO.
O INVERNO É A ÉPOCA MAIS FRIA DO ANO, QUANDO
AS TEMPERATURAS SÃO BAIXAS E COM PRESENÇA DE NEVE EM ALGUMAS LOCALIDADES. ELA
ANTECEDE A PRIMAVERA E SUCEDE O OUTONO.
NESSE
PERÍODO, AS NOITES SÃO MAIS LONGAS DO QUE OS DIAS E OS ANIMAIS FICAM OCIOSOS,
CHEGANDO A HIBERNAR.
QUANDO COMEÇA O INVERNO: 21
DE JUNHO.
QUANDO ACABA O INVERNO: 23
DE SETEMBRO.
A PRIMAVERA SUCEDE O INVERNO E ANTECEDE O VERÃO.
NESSE PERÍODO, AS TEMPERATURAS VOLTAM A FICAR AMENAS, AS FLORES DESABROCHAM E
OS DIAS E NOITES TÊM A MESMA DURAÇÃO.
AOS
POUCOS, OS DIAS VÃO SE TORNANDO MAIS LONGOS E AS TEMPERATURAS AUMENTAM,
INDICANDO A CHEGADA DO VERÃO.
QUANDO COMEÇA A PRIMAVERA: 23 DE SETEMBRO.
QUANDO ACABA A PRIMAVERA: 22 DE DEZEMBRO.
O VERÃO SUCEDE A PRIMAVERA E ANTECEDE O
OUTONO. É UM PERÍODO MARCADO PELAS ALTAS TEMPERATURAS E DIAS MAIS LONGOS.
O CALOR RESULTA EM UMA EVAPORAÇÃO MAIS RÁPIDA DA ÁGUA ACUMULADA NO SOLO, RESULTANDO EM CHUVAS CONSTANTES.
QUANDO COMEÇA O VERÃO: 21 DE DEZEMBRO.
QUANDO ACABA O VERÃO: 20 DE
MARÇO.
NO
HEMISFÉRIO NORTE ESTÃO LOCALIZADOS OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA E A EUROPA, POR
EXEMPLO. LÁ, AS ESTAÇÕES DO ANO OCORREM EM ÉPOCAS DIFERENTES:
PRIMAVERA: DE 20 DE MARÇO A 21 DE
JUNHO.
VERÃO: DE 21 DE JUNHO A 23 DE SETEMBRO.
OUTONO: DE 22 OU 23 DE SETEMBRO A 22 DE DEZEMBRO.
INVERNO: DE 22 DE DEZEMBRO A 20 DE MARÇO.
HORA DE RELEMBRAR...
EM ATIVIDADES ANTERIORES ESTUDAMOS OS MOVIMENTOS QUE O PLANETA TERRA REALIZA SIMULTANEAMENTE. SÃO ELES:
ROTAÇÃO: É O MOVIMENTO REALIZADO PELA TERRA
EM TORNO DO SEU PRÓPRIO EIXO. TEM DURAÇÃO DE, APROXIMADAMENTE, 24 HORAS.
MARCANDO A OCORRÊNCIA DO DIA E DA NOITE.
TRANSLAÇÃO: É O MOVIMENTO REALIZADO PELA TERRA
AO REDOR DO SOL, TEM DURAÇÃO DE APROXIMADAMENTE 365 DIAS, POSSIBILITANDO A
EXISTÊNCIA DAS ESTAÇÕES DO ANO.
AS
ESTAÇÕES VARIAM CONFORME A EXPOSIÇÃO AOS RAIOS SOLARES, OU SEJA, DE ACORDO COM
O MOVIMENTO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL. POR ESSE MOTIVO, OS HEMISFÉRIOS SUL E
NORTE SEMPRE ESTARÃO COM AS ESTAÇÕES OPOSTAS. OU SEJA, O MOVIMENTO DE
TRANSLAÇÃO E AS DIFERENÇAS DE INCLINAÇÃO DA TERRA EM RELAÇÃO AO SOL DETERMINAM
AS ESTAÇÕES DO ANO.
TEXTO ADAPTADO DE: https://www.todamateria.com.br/as-estacoes-do-ano
GLOSSÁRIO
OCIOSO: QUE OU
AQUELE QUE NÃO FAZ NADA OU QUE FAZ AS COISAS SEM VONTADE; PREGUIÇOSO.
ÓRBITA ELÍPTICA: TRAJETÓRIA QUE A TERRA FAZ EM TORNO
DO SOL, QUE NÃO É EXATAMENTE CIRCULAR, MAS
OVAL, CONTANDO COM PERÍODOS QUE SE ALTERNAM ENTRE A PROXIMIDADE E
DISTANCIAMENTO DO SOL.
HEMISFÉRIO: UMA DAS PARTES DA ESFERA.
HIBERNAR: POR-SE EM ESTADO DE INATIVIDADE E ADORMECIMENTO.
PARA SABER MAIS.
ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ. DE MANEIRA DIVERTIDA,
VOCÊ IRÁ COMPREENDER COMO OCORREM AS ESTAÇÕES DO ANO.
https://www.youtube.com/watch?v=aMT9MoVC8x8
PARA FAZER NO CADERNO
LEMBRE-SE: REGISTRE
AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR
TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!
1. COLOQUE NAS FRASES A SEGUIR (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO.
A) ( ) EXISTEM QUATRO ESTAÇÕES
DO ANO: PRIMAVERA, VERÃO, OUTONO E TRANSLAÇÃO.
B) ( ) AS ESTAÇÕES NÃO VARIAM
CONFORME A EXPOSIÇÃO AOS RAIOS SOLARES, OU SEJA, O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO NÃO
INTERFERE NAS ESTAÇÕES DO ANO.
C) (
) O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO E AS DIFERENÇAS DE INCLINAÇÃO DA TERRA EM
RELAÇÃO AO SOL DETERMINAM AS ESTAÇÕES DO ANO.
2. APRESENTE O NOME DAS IMAGENS, CONFORME OS MOVIMENTOS E AS ESTAÇÕES DO
ANO QUE OCORREM NA TERRA:
3. RELACIONE AS CARACTERÍSTICAS AO NOME DO FENÔMENO, COLOCANDO A LETRA CORRETA ENTRE PARÊNTESES:
4. COMPLETE AS FRASES ABAIXO, COM AS
PALAVRAS DO QUADRO:
TRANSLAÇÃO - SOL - ESTAÇÕES DO ANO - PERÍODOS - CLIMÁTICAS
B) AS ESTAÇÕES DO ANO SÃO OS _____________ EM QUE O ANO É DIVIDIDO DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS __________________.
5. EM QUAL ESTAÇÃO DO ANO ESTAMOS NESTE
MOMENTO?
__________________________________________________________
6. E VOCÊ, QUAL É A ESTAÇÃO DO ANO QUE
MAIS GOSTA? EXPLIQUE O MOTIVO? DEPOIS APRESENTE DESENHOS, RECORTES OU FOTOS QUE
AJUDEM ILUSTRAR A SUA EXPLICAÇÃO.
__________________________________________________________
AGORA, DEPOIS DE TER RESPONDIDO AS QUESTÕES DO CADERNO, ACESSE O LINK, E RESPONDA O QUESTIONÁRIO ONLINE.
OBS:
SE SENTIR A NECESSIDADE DE REVER O CONTEÚDO E REFAZER O QUESTIONÁRIO, SINTA-SE
À VONTADE. ESTE EXERCÍCIO, NÃO VALE NOTA. O INTUITO É QUE VOCÊ POSSA EXERCITAR
E FIXAR MELHOR AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS. NÃO SE ESQUEÇA DE CLICAR NO BOTÃO “ENVIAR” AO TÉRMINO DO
EXERCÍCIO PARA QUE POSSAMOS RECEBER AS SUAS RESPOSTAS.
https://forms.gle/MSvxSjoSa1iDGUDJA
07/11/2020 - ATIVIDADE 06 - ARTES
SEGUEM ORIENTAÇÕES PARA A
FAMÍLIA/ALUNO (A) - ATIVIDADE 06 DE ARTE:
- AS RESPOSTAS PODEM SER FEITAS EM UMA FOLHA DE SULFITE, CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE SALA DE AULA;
- ORGANIZAR POR DATAS E GUARDAR A SUA PRODUÇÃO PARA QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS.
QUALQUER DÚVIDA, FALE CONOSCO
PELO BLOG NO ESPAÇO COMENTÁRIOS.
TEMA: ARTE INDÍGENA / ARTE PLUMÁRIA
O BRASIL POSSUI UMA DIVERSIDADE CULTURAL MUITO GRANDE DEVIDO A SUA FORMAÇÃO. OS ÍNDIOS JÁ ERAM HABITANTES DO BRASIL QUANDO PORTUGUESES AQUI CHEGARAM, E LOGO DEPOIS OUTRAS RAÇAS TAMBÉM. A CONTRIBUIÇAO DAS DIVERSAS CULTURAS QUE FORMARAM A CULTURA BRASILEIRA É HOJE RECONHECIDA E REGISTRADA EM LIVROS E MUSEUS.
PARA
REFLETIR....
1. NO
BRASIL, CONVIVEM PESSOAS COM DIFERENTES ORIGENS CULTURAIS. O QUE VOCÊ PENSA
DISSO?
AGORA OBSERVE COM ATENÇAO AS IMAGENS ABAIXO:
INDÍGENAS KALAPALO / XINGU-MT TOCANDO FLAUTA TAQUARA, RITUAL EM HOMENAGEM AOS MORTOS |
INDÍGENAS KALAPALO / XINGU-MT EM RITUAL DE DANÇA- CENA ATUAL |
3. ALÉM DAS PINTURAS,
QUE ENFEITES CORPORAIS VOCÊ OBSERVOU?
ARTE INDIGENA
BRASILEIRA
É A ARTE PRODUZIDA PELOS POVOS NATIVOS DO
BRASIL. CONSIDERANDO A GRANDE DIVERSIDADE DE TRIBOS INDÍGENAS, PODEMOS DIZER
QUE ELAS SE DESTACARAM NA CERÂMICA DE UTENSÍLIOS, NO TRANÇADO DE CESTAS, NOS ENFEITES
E TAMBÉM NA PINTURA CORPORAL, COMO OBSERVAMOS NAS IMAGENS ANTERIORES.
AGORA OBSERVE EM TODOS OS OBJETOS A SEGUIR O GRAFISMO (OS DESENHOS) DAS PEÇAS. ELES COSTUMAM AGREGAR DESENHOS GEOMÉTRICOS, PINTURAS E TINGIMENTOS EM SEUS OBJETOS DE USO.
CHOCALHOS UTILIZADOS NOS RITUAIS DE MÚSICA E DANÇAS |
CESTARIA: UTENSÍLIOS USADOS PARA GUARDAR OU TRANSPORTAR OS ALIMENTOS |
CERÂMICA DE UTENSÍLIOS |
CERÂMICA PARA PREPARO DE ALIMENTOS |
PARA
SABER MAIS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:
https://www.youtube.com/watch?v=ky7afsv9bCk
ARTE
PLUMÁRIA
COMPÕEM A ARTE PLUMÁRIA OS OBJETOS DE USO
CORPORAL FEITOS COM PENAS E PLUMAS DE AVES, JUNTAMENTE COM OUTROS MATERIAIS, E
USADOS PELOS ÍNDIOS COMO ORNAMENTOS, ENFEITES CORPORAIS, EM SEUS RITUAIS OU NO DIA
A DIA. OBSERVE ALGUNS EXEMPLOS ABAIXO:
INDÍGENAS DA ETNIA BORORO-2013 / COCAR: ORNAMENTO USADO NA CABEÇA EM RITUAIS |
MOÇAS INDÍGENAS DA ETNIA KARAJÁ-2013 |
E AGORA,
QUE TAL DESENHAR UM INDIOZINHO COM UM COCAR NA CABEÇA?
PARA PRODUZIR ESTE DESENHO, VOCÊ VAI UTILIZAR O CONTORNO
DA SUA MÃO. SIGA AS INSTRUÇÕES ABAIXO QUE VOCÊ VAI CONSEGUIR!
1. PEGUE UMA FOLHA EM BRANCO E SEU LÁPIS GRAFITE PRETO.
2. FAÇA O CONTORNO DE SUA MÃO (CONFORME A FIGURA 1). SEUS DEDOS SERÃO AS
PENAS. NÃO SE ESQUEÇA DE JUNTAR SEU DEDÃO AOS DEMAIS DEDOS PARA COMPOR O COCAR.
FIGURA 1 |
3. CONTORNE COM UM LÁPIS DE COR PRETO.
4. FECHE O CONTORNO DA TIRA DO COCAR (FIGURA 2)
FIGURA 2 |
5. ENFEITE DO SEU JEITO A TIRA
DO COCAR.
6. E PREENCHA O ROSTO FORMANDO OS OLHOS E A BOCA, NA PARTE QUE CORRESPONDE
A PALMA DA MÃO. FAÇA DO JEITO QUE GOSTE. (COMO MOSTRADO NA FIGURA 2)
PRONTO! AGORA É SÓ COLORIR BASTANTE A TIRA E AS PENAS PARA FICAR BEM BONITO!
INVENTE E CRIE, BRINQUE BASTANTE! PODE CRIAR OUTRAS PEÇAS, VAI SER MUITO DIVERTIDO!
NÃO SE ESQUEÇA DE TRAZER QUANDO VOLTARMOS À ESCOLA, E MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS!
ATÉ A PRÓXIMA AULA!
01/11/2020 - ATIVIDADE 06 - MATEMÁTICA
PARA COMEÇAR... |
NESTA AULA, VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE AS DIFERENTES FORMAS DE MEDIR O TEMPO E COMO ESTA TAREFA É IMPORTANTE E NECESSÁRIA EM NOSSAS VIDAS.
VAMOS DESCOBRIR COMO AS PESSOAS
FAZIAM PARA MEDIR O TEMPO ANTIGAMENTE E EXPLORAR DOIS INSTRUMENTOS UTILIZADOS
PARA ESSA FUNÇÃO NOS DIAS ATUAIS.
PRONTO(A) PARA COMEÇAR?
COMO AS PESSOAS MEDIAM O TEMPO NO PASSADO?
ANTIGAMENTE, PARA MEDIR O TEMPO O HOMEM PRIMITIVO SE ORIENTAVA PELO SOL E PELAS ESTRELAS. O PRIMEIRO RELÓGIO INVENTADO FOI O CONHECIDO RELÓGIO SOLAR, QUE UTILIZAVA A SOMBRA PROJETADA POR UM PINO OU UMA PLACA E, A PARTIR DAS LINHAS DEMARCADAS, O HOMEM PODIA TER UMA IDEIA DE QUAL ERA A HORA SOLAR APARENTE.
ALGUMAS
CIVILIZAÇÕES ANTIGAS DA EUROPA UTILIZAVAM O RELÓGIO DE FOGO, QUE ERA UMA CORDA
COM NÓS QUE QUEIMAVAM EM PERÍODOS DE
TEMPO ESPECÍFICOS, AO LONGO DE 14 HORAS. OS EGÍPCIOS, POR SUA VEZ MARCAVAM O
TEMPO ATRAVÉS DO RELÓGIO DE ÁGUA, QUE FOI CONSIDERADO O MELHOR MEDIDOR DE TEMPO
DA ÉPOCA.
TEXTO ADAPTADO
https://beduka.com/blog/materias/fisica/unidades-de-medida-de-tempo
INSTRUMENTOS
UTILIZADOS PARA MEDIR O TEMPO NOS DIAS ATUAIS.
O CALENDÁRIO
PARA NOS
ORGANIZARMOS COM RELAÇÃO AOS DIAS DO ANO, MESES E SEMANAS. UTILIZAMOS O
CALENDÁRIO. NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, SURGIRAM VÁRIOS CALENDÁRIOS, MAS O QUE
UTILIZAMOS HOJE NO BRASIL É O CALENDÁRIO GREGORIANO, DIVIDIDO EM 12 MESES QUE
POSSUEM ENTRE 30 E 31 DIAS, EXCETO O MÊS DE FEVEREIRO, QUE POSSUI 28 DIAS. VALE
RESSALTAR QUE, DE 4 EM 4 ANOS, FEVEREIRO POSSUI 29 DIAS.
OS
ANOS EM QUE FEVEREIRO POSSUI MAIS DIAS SÃO CONHECIDOS COMO ANOS BISSEXTOS. ISSO
ACONTECE PORQUE CADA ANO TEM NA REALIDADE, 365 DIAS E 6 HORAS, O QUE FAZ COM
QUE, DE 4 EM 4 ANOS, ESSAS 6 HORAS EXCEDENTES SE TORNEM 1 DIA A MAIS.
O
ANO DE 2020 É CONSIDERADO UM ANO BISSEXTO. CONFIRA O CALENDÁRIO DO MÊS DE
FEVEREIRO COM 29 DIAS.
AS MEDIDAS DE TEMPO UTILIZADAS SÃO VARIAÇÕES DE MEDIDA DE
DIAS, ANOS OU HORAS.
OBSERVE A TABELA.
O RELÓGIO
PARA
REALIZAR A MARCAÇÃO DO TEMPO EM MENOR ESCALA E DETERMINAR AS HORAS, MINUTOS E
SEGUNDOS UTILIZAMOS O RELÓGIO DIGITAL OU DE PONTEIROS (TAMBÉM CONHECIDO COMO
RELÓGIO ANALÓGICO). OUTRO INSTRUMENTO BASTANTE PARECIDO COM O RELÓGIO É O
CRONÔMETRO, QUE É UTILIZADO EM CORRIDAS. ELE É ÚTIL PARA MARCAR O TEMPO COM
PRECISÃO, POIS CONTABILIZA AS SUBDIVISÕES DOS SEGUNDOS.
OBSERVE
ALGUNS MODELOS.
TEXTO ADAPTADO: https://escolakids.uol.com.br
PARA SABER MAIS. |
ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ. VOCÊ IRÁ COMPREENDER COMO UTILIZAR O RELÓGIO DE PONTEIROS (ANALÓGICO) PARA MEDIR O TEMPO.
https://www.youtube.com/watch?v=FKZKzEvWZl4
PARA FAZER NO CADERNO |
LEMBRE-SE: REGISTRE
AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR
TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!
1. DE ACORDO COM O TEXTO COMPLETE AS FRASES QUE INDICAM COMO AS PESSOAS
FAZIAM ANTIGAMENTE PARA MEDIR O TEMPO.
A) ANTIGAMENTE,
PARA MEDIR O TEMPO O HOMEM PRIMITIVO SE ORIENTAVA PELO _______ E PELAS _______.
B) ALGUMAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS DA EUROPA UTILIZAVAM O
RELÓGIO DE FOGO, QUE ERA UMA CORDA COM NÓS QUE QUEIMAVAM EM PERÍODOS DE TEMPO ESPECÍFICOS AO LONGO DE ______________.
C) OS EGÍPCIOS MARCAVAM O TEMPO ATRAVÉS DO
_______________, QUE FOI CONSIDERADO O MELHOR MEDIDOR DE TEMPO DA ÉPOCA.
2. QUAIS INSTRUMENTOS SÃO MAIS UTILIZADOS ATUALMENTE PARA MEDIR O TEMPO.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
A) RELÓGIO DE ÁGUA E RELÓGIO SOLAR.
B) CALENDÁRIO E RELÓGIO (ANALÓGICO
OU DIGITAL).
C) RELÓGIO DE FOGO E RELÓGIO
ANALÓGICO.
D) CALENDÁRIO
E CORDA DE FOGO.
3. OBSERVE OS DIFERENTES RELÓGIOS E ESCREVA SE O MODELO É DIGITAL OU
ANALÓGICO.
4. O CALENDÁRIO QUE CONHECEMOS E UTILIZAMOS EM NOSSO PAÍS É DIVIDIDO EM
QUANTOS MESES?
AGORA, DEPOIS DE TER RESPONDIDO AS QUESTÕES DO
CADERNO, ACESSE O LINK, E RESPONDA
O QUESTIONÁRIO ONLINE. |
OBS:
SE SENTIR A NECESSIDADE DE REVER O CONTEÚDO E REFAZER O QUESTIONÁRIO, SINTA-SE
À VONTADE. ESTE EXERCÍCIO, NÃO VALE NOTA. O INTUITO É QUE VOCÊ POSSA EXERCITAR
E FIXAR MELHOR AS INFORMAÇÕES RECEBIDAS. NÃO SE ESQUEÇA DE CLICAR NO BOTÃO “ENVIAR” AO TÉRMINO DO
EXERCÍCIO PARA QUE POSSAMOS RECEBER AS SUAS RESPOSTAS.
https://forms.gle/jBsLqeTHexAccopZA
PARA APRENDER BRINCANDO! |
ACESSE O
LINK ABAIXO, APRENDA E SE DIVIRTA COM
OS JOGOS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.
https://play.makeit.app/?code=426630
PARA FINALIZAR... |
PREPARAMOS
UM POEMA COM O TEMA DESTA AULA. LEIA COM ATENÇÃO E COMENTE O QUE VOCÊ ACHOU. DEPOIS
DE LER CLIQUE NA IMAGEM E VEJA O QUE MAIS TEREMOS EM NOSSO SARAU VIRTUAL.
24/10/2020 - ATIVIDADE 06 - LÍNGUA PORTUGUESA
PARA COMEÇAR. |
NESTA AULA, VAMOS MERGULHAR NO TEMA “POEMAS E POESIAS”, APRENDER A DIFERENCIAR ESSES DOIS TERMOS, RELEMBRAR O QUE SÃO RIMAS, DESCOBRIR O QUE SÃO VERSOS E ESTROFES E PERCEBER QUE BRINCAR COM AS PALAVRAS PODE SER UMA ATIVIDADE MUITO PRAZEROSA PARA ADULTOS E CRIANÇAS.
VAMOS NESSA?
AFINAL, O QUE É POESIA? ESSA PARECE UMA PERGUNTA DE DIFÍCIL RESPOSTA, NÃO É MESMO? ISSO ACONTECE PORQUE A POESIA É UM ELEMENTO DA SUBJETIVIDADE, PORTANTO, É DIFÍCIL CONCEITUÁ-LA. O QUE PARECE POÉTICO PARA UMA PESSOA NEM SEMPRE É PARA OUTRA, VISTO QUE CADA UM DE NÓS É DOTADO DE DIFERENTES NÍVEIS DE PERCEPÇÃO: ENQUANTO UNS SÃO MAIS SENSÍVEIS, OUTROS TÊM DIFICULDADES PARA ABSTRAIR E COMPREENDER A FORÇA DA POESIA.
A POESIA, ALÉM DE NÃO SER EXCLUSIVIDADE DA LITERATURA, DIFERE-SE DO POEMA, EMBORA MUITAS PESSOAS CONFUNDAM ESSES DOIS ELEMENTOS. O POEMA É UM GÊNERO TEXTUAL DO UNIVERSO LITERÁRIO QUE APRESENTA CARACTERÍSTICAS FORMAIS E TEMÁTICAS QUE PERMITEM SUA IDENTIFICAÇÃO ENTRE OS OUTROS GÊNEROS. JÁ A POESIA PODE ESTAR ASSOCIADA A DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS, SEJA NA LITERATURA, NAS ARTES PLÁSTICAS, NA FOTOGRAFIA, NA MÚSICA OU NO CINEMA.
PARA QUE A POESIA SEJA PERCEBIDA E SENTIDA, É PRECISO QUE O RECEPTOR (OU SEJA, AQUELE QUE A RECEBE) ESTEJA ABERTO A DIFERENTES EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS. A POESIA RESIDE NO CAMPO DAS EMOÇÕES E PODE MANIFESTAR-SE ATRAVÉS DE PALAVRAS, CORES, IMAGENS E SONS, PRINCIPALMENTE QUANDO ESSES ELEMENTOS ESTIVEREM CARREGADOS DE SENTIMENTALIDADE.
VAMOS VER SE VOCÊ CONSEGUE PERCEBER A POESIA? QUE TAL FAZER UM TESTE?
A POESIA PODE ESTAR PRESENTE EM UMA PINTURA, ESCULTURA OU EM TANTAS OUTRAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS. COMO, POR EXEMPLO, NESTE GRAFITE NA PAREDE DE NOSSA ESCOLA.
CONSEGUE SE LEMBRAR? OBSERVAR ESSA IMAGEM LHE DESPERTA ALGUM SENTIMENTO?
A POESIA PODE ESTAR PRESENTE NAS MÚSICAS QUE OUVIMOS…
PROCURE RECORDAR O QUE VOCÊ SENTE, QUANDO ESCUTA A SUA MÚSICA FAVORITA.
E NA LITERATURA, COMO NESTAS SÁBIAS PALAVRAS DE CAROLINA MARIA DE JESUS.
A DIFERENÇA ENTRE POEMA E POESIA
POESIA: É UM CONCEITO MAIS AMPLO DO QUE O POEMA. MAS, NA VERDADE, ELA NÃO ESTÁ NECESSARIAMENTE RELACIONADA À PALAVRA ESCRITA. COMO VIMOS, UM BELO QUADRO, POR EXEMPLO, PODE ESTAR REPLETO DE POESIA, ASSIM COMO UMA ESCULTURA, UM FILME, UMA MÚSICA E ATÉ MESMO UMA BELA PAISAGEM, COMO O NASCER OU O PÔR DO SOL. A POESIA É UMA DEFINIÇÃO MAIS ABRANGENTE E CONTEMPLA DIVERSAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E FORMAS DE EXPRESSÃO.
POEMA: É UM GÊNERO TEXTUAL QUE UTILIZA AS PALAVRAS COMO MATÉRIA-PRIMA, ORGANIZANDO-AS EM VERSOS, ESTROFES OU PROSA, OU SEJA, APRESENTA UMA ESTRUTURA QUE PERMITE DEFINI-LO COMO GÊNERO.
TEXTO ADAPTADO DE: https://escolakids.uol.com.br/portugues/diferencas-entre-a-poesia-o-poema-e-o-soneto.htm
PARA SABER MAIS. |
ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE ESCOLHEMOS PARA VOCÊ. ATRAVÉS DELE VOCÊ IRÁ PERCEBER A ESTRUTURAÇÃO DE UM POEMA OBSERVANDO EXEMPLOS IMPORTANTES DE ELEMENTOS PRESENTES EM SUA COMPOSIÇÃO.
PARA NÃO ESQUECER... |
ELEMENTOS DO POEMA
RIMAS: SÃO AS REPETIÇÕES DE SONS IGUAIS OU SEMELHANTES QUE GERALMENTE ESTÃO PRESENTES NAS ÚLTIMAS SÍLABAS DAS PALAVRAS, TRAZENDO SONORIDADE, RITMO E MUSICALIDADE PARA OS TEXTOS.
NO POEMA MUSICADO “A CASA”, DE VINICIUS DE MORAES, QUE VOCÊ VAI LER LOGO ABAIXO, AS PALAVRAS QUE RIMAM ESTÃO COM DESTAQUE COLORIDO PARA QUE VOCÊ POSSA OBSERVAR E RELEMBRAR.
OS VERSOS: SÃO CADA UMA DAS LINHAS DO POEMA. JUNTOS ELES FORMAM AS ESTROFES.
AS ESTROFES: SÃO O CONJUNTO DE VERSOS, GERALMENTE SEPARADAS POR UMA LINHA OU ESPAÇO EM BRANCO.
PARA FAZER NO CADERNO. |
LEMBRE-SE: REGISTRE AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES A SEGUIR EM SEU CADERNO. AS PROFESSORAS IRÃO CONFERIR TUDO QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS!
1. ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA SOBRE A DEFINIÇÃO DE POESIA.
A) A POESIA PODE ESTAR PRESENTE EM UMA PINTURA, ESCULTURA OU EM TANTAS OUTRAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS. ( )
B) A POESIA É UMA DEFINIÇÃO MAIS REDUZIDA E SE RESUME AO TEXTO ESCRITO. ( )
2. ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE A DEFINIÇÃO DE POEMA.
A) É UM GÊNERO TEXTUAL QUE UTILIZA AS PALAVRAS COMO MATÉRIA-PRIMA, ORGANIZANDO-AS EM VERSOS, ESTROFES OU PROSA, OU SEJA, APRESENTA UMA ESTRUTURA QUE PERMITE DEFINI-LO COMO GÊNERO. ( )
B) OS POEMAS TRAZEM SONORIDADE, RITMO E MUSICALIDADE PARA OS TEXTOS. ( )
3. LEIA O POEMA E EM SEGUIDA RESPONDA AS QUESTÕES A, B E C.
A) IDENTIFIQUE AS PALAVRAS QUE RIMAM COM A PALAVRA: “DIFERENTES” E AS COPIE.
B) COPIE O PRIMEIRO VERSO.
C) QUANTOS VERSOS FORMAM A PRIMEIRA ESTROFE?
4. LEIA OS DOIS TEXTOS E ASSINALE COM UM (X) A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE AO GÊNERO TEXTUAL POEMA.
5. OUÇA O ÁUDIO QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ E SE ARRISQUE NA PRODUÇÃO AUTORAL DE ALGUNS VERSOS.
https://soundcloud.com/emef-vianna-moog/poema-autoral
PARA APRENDER BRINCANDO! |
E PARA ENCERRAR A ATIVIDADE, ACESSE O LINK ABAIXO, APRENDA E SE DIVIRTA COM OS JOGOS QUE PREPARAMOS PARA VOCÊ.
https://play.makeit.app/?code=553543
EM CASO DE DÚVIDAS, CLIQUE AQUI
24/10/2020 - ATIVIDADE 6 - SALA DE LEITURA
BEM VINDA(O) A MAIS UMA AULA DE LEITURA!
OUÇA O ÁUDIO DA MINHA LEITURA DO LIVRO “BALAS, BOMBONS, CARAMELOS”, DE ANA MARIA MACHADO, NO LINK ABAIXO. DEPOIS DE OUVIR A HISTÓRIA, OUÇA O SEGUNDO ÁUDIO COM AS ATIVIDADES! AS ATIVIDADES, QUE TAMBÉM ESTÃO DESCRITAS ABAIXO. NÃO É NECESSÁRIO ESCREVER AS RESPOSTAS.
1. AÚDIO DA HISTÓRIA:
https://soundcloud.com/user-892482557/balas-bombons-caramelos-de-ana-maria-machado/s-dm07EKRaFDc
2. ÁUDIO DAS ATIVIDADES:
https://soundcloud.com/user-892482557/audio-da-atividade-06-para-alfabetizacao/s-HxtpwstpaWl
ATIVIDADE PRÁTICA:
DIVIDA UMA FOLHA AO MEIO. EM UMA METADE FAÇA UM DESENHO SEU COM AS COISAS QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE COMER E, NA SEGUNDA METADE, UM DESENHO SEU ESCOVANDO OS DENTES!
CASO PRECISE, PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO!
REFLEXÕES:
1. QUAL FOI O GRANDE ERRO DE PIPO NA HISTÓRIA? POR QUÊ?
2. OS DENTES DE HIPOPÓTAMO NÃO SÃO FEITOS PARA COMER DOCES. E OS DENTES DAS PESSOAS? SÃO FEITOS PARA COMER DOCES?
3. O QUE DEVEMOS FAZER PARA EVITAR TER CÁRIES E DORES DE DENTE COMO ACONTECEU COM PIPO?
4. O QUE MAIS PODE ACONTECER COM PESSOAS QUE NÃO ESCOVAM OS DENTES TODOS OS DIAS? QUE PROBLEMAS ELAS PODEM TER?
ESPERO QUE TENHA GOSTADO DA HISTÓRIA! NÃO SE ESQUEÇA DE ESCOVAR SEUS DENTES TODOS OS DIAS!
FIQUE EM CASA E SE CUIDE!
BEIJOCAS!
PROFESSORA GIOVANNA - POSL
VOCÊS JÁ ESTÃO SABENDO SOBRE O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020 “VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA”? AQUI NO BLOG TEMOS UMA ABA ESPECIAL PARA ESTE EVENTO. MAS, COMO ASSIM SARAU? SELECIONAMOS UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊS CONHECEREM UM POUQUINHO SOBRE ESTE ASSUNTO.
VAMOS LÁ? COM O APOIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:
FOREST QUER SABER: O QUE É UM SARAU? (#erros no final)
https://www.youtube.com/watch?v=QA6kpDGARHc
AGORA QUE VOCÊS VIRAM QUE PODEMOS EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE E NOSSOS TALENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS, PARTICIPEM DAS PROPOSTAS ORIENTADAS POR SEUS PROFESSORES. SERÁ UM MOMENTO BEM ESPECIAL PARA NOS REENCONTRARMOS, MESMO QUE VIRTUALMENTE!
AGORA, VAMOS EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO?
DESCRIÇÃO: DESENVOLVER A COMPREENSÃO, O RACIOCÍNIO LÓGICO E O CÁLCULO DE FORMA DIVERTIDA E INTERESSANTE.
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: NÚMEROS - CÁLCULO MENTAL – ADIÇÃO – SUBTRAÇÃO
COMO JOGAR:
1º: SELECIONE O SEU ANO ESCOLAR:
2º: ESCOLHA SEU DESAFIO:
EXEMPLO:
ADDITION = ADIÇÃO (MAIS)
ADD (SOMAR)
10 + 20 = ?
VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DO NÚMERO 30. SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI AUMENTANDO. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI DIMINUIR. EVITE ACERTAR OS OBSTÁCULOS (OUTROS PARTICIPANTES)!
OUTRO EXEMPLO:
NUMBER PROPERTIES = COMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS
HOW DO YOU MAKE 4? (COMO VOCÊ FORMA O NÚMERO 4?)
3 + 1
VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DOS NÚMEROS 3 + 1.
SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI AUMENTANDO. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI DIMINUINDO.
PARA FINALIZAR OS EXEMPLOS:
SUBTRACTION = SUBTRAÇÃO (MENOS)
FILL IN THE MISSING NUMBER. (PREENCHA O NÚMERO QUE FALTA)
4 - ? = 3
VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DO NÚMERO 1.
SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI CRESCER. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI REDUZIR.
ACEITE O DESAFIO E ESCOLHA QUAL CÁLCULO VOCÊ QUER EXERCITAR!
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
https://www.minijogos.com.br/jogo/math-slither
PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:
CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA FAZER O PASSEIO VIRTUAL, QUANDO FOR POSSÍVEL.
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O CASTELO RÁ-TIM-BUM!
CASTELO RÁ-TIM-BUM! CONSIDERADO UM DOS GRANDES SUCESSOS DA TV CULTURA, O CASTELO RÁ-TIM-BUM FOI PRODUZIDO E EXIBIDO PELA EMISSORA ENTRE 1994 E 1997. COM 90 EPISÓDIOS, A SÉRIE MARCOU A HISTÓRIA DA PROGRAMAÇÃO INFANTIL DA TELEVISÃO BRASILEIRA. GANHOU O PRÊMIO DA APCA (ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CRÍTICOS DE ARTE) EM 1994 E VIROU FILME EM 1999. A ARQUITETURA DA MAQUETE DO CASTELO FOI INSPIRADA NO ESTILO MODERNISTA DO ARTISTA CATALÃO ANTONI GAUDÍ, QUE PROJETOU A BASÍLICA DA SAGRADA FAMÍLIA, UMA DAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE BARCELONA. FONTE: https://saopauloparacriancas.com.br/exposicao-do-castelo-ra-tim-bum-online-passeio-360/ |
AGORA É COM VOCÊ!
PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK A SEGUIR:
Queridos alunos e familiares! Espero que todos estejam bem de saúde e se cuidando! Essa proposta de atividades, está um show!! criei, com muito carinho, uma "SALA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA! Você poderá acessar pelo computador ou pelo celular. Ao clicar em alguns objetos você terá uma surpresa!! Todos os alunos estão convidado a conhecer a sala e assim aprender um pouco mais. Depois você me conta se gostou da aula.
ResponderExcluirUm beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda