13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - HISTÓRIA
Caros estudantes e familiares,
Chegamos à nossa atividade final. Mais um ano está alcançando o fim. Este deve ter sido o ano mais desafiador de todos para a maioria das pessoas. Eu, particularmente, enfrentei neste ano um desafio muito duro: tentar ensinar História sem conhecer as histórias de meus estudantes, sem conhecer seus olhares, sorrisos, medos e expectativas. Sei que, infelizmente, existem outras realidades mais duras que a minha, mas isso me afetou muito.
Em Março, quando tudo isso começou, quem imaginava que fosse durar tanto? Está durando, infelizmente. Espero que, na medida do possível, todos e todas tenham chegado bem até aqui.
Neste momento em que tantos obstáculos nos impedem de experimentar as coisas de forma completa, desejo que nossas atividades possam ter servido para conhecer e pensar sobre coisas novas - além de despertar o desejo de conhecer mais. Desejo também que elas possam ter servido de distração nos momentos de tédio e insegurança.
Com certeza não realizei o melhor trabalho de todos, mas me empenhei ao máximo e espero que este empenho possa ser sentido por vocês como um abraço de afeto, união e de respeito a todos e todas. Tenho certeza de que merecem.
Para nossa atividade final, peço que observem o quadro de memória, registrado nas imagens abaixo, que apresenta os 5 tópicos pelos quais passamos ao longo deste tempo em que trabalhamos juntos.
( ) Tópico 1. Capitalismo: Escravidão e Trabalho Assalariado
( ) Tópico 2. As Revoluções Francesas e Haitianas
( ) Tópico 3. Independências e Exclusões na América do Sul
( ) Tópico 4. Brasil: Abolição e Trabalho Assalariado
( ) Tópico 5. As Mulheres e o Capitalismo
2) Justifique a importância dos dois tópicos escolhidos por você:
Depois de registrar sua justificativa no caderno, você também pode registrá-la nos comentários, direto na página do nosso quadro de memórias. Para isso, siga o passo a passo:
1. Acesse o link abaixo:
12/12/2020 - ATIVIDADE 07 - GEOGRAFIA
Esperamos que estejam bem e se cuidando!
Professores João Luís e Sônia Mambro
ATENÇÃO: ESTA É A ÚLTIMA AULA DE GEOGRAFIA DO ANO
INSTRUÇÕES GERAIS
- Esta atividade é referente à ATIVIDADE 4 – “POPULAÇÃO PAULISTANA” (p. 188 a 191), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2;
- Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-nos da forma mais completa possível;
- Faça seus estudos com muita atenção e capricho!
LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.
Para a realização das atividades é importante que faça a leitura com atenção do texto abaixo. Vamos lá?
PARTE 1
O que são mananciais?
- Os Sumérios que organizaram sua sociedade na região da Mesopotâmia, entre os rios Tigres e Eufrates;
Imagem 1 – Imagem de representação da cidade de Ur, na Suméria. Imagem elaborada a partir dos estudos de fontes históricas. |
- Os Egípcios, no Egito antigos, as margens férteis do rio Nilo;
Imagem 2 – Monumentos da cultura da civilização egípcia. Fontes históricas que auxiliam os estudiosos de nossos tempos a estudarem e decifrarem como era a organização social de civilizações antigas. |
- Os Chineses, às margens do Huang Ho ou rio Amarelo e Yang Tsé.
Imagem 3 – Na foto vemos um dos maiores monumentos feitos pelo homem, as Grandes Muralhas da China, grande símbolo dessa civilização antiga. |
- Os indianos, as margens dos rios Indo e Ganges.
Imagem 4 – Conjunto de templos de Khajuraho, em Madhva Pradesh (Índia), Patrimônio Mundial pela UNESCO. |
Mapa – Localização dos locais de desenvolvimento das grandes civilizações
Imagem 5 – Moradias construídas às margens da Represa Billings, um dos principais reservatórios de água de São Paulo. |
Imagem 6 – Problemas ambientais causados pela rápida ocupação das margens da represa Billings, um dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. |
Imagem 7 – Problema ambiental da represa Billings provocado pelo despejo de esgoto e lixo doméstico. |
GLOSSÁRIO
Aquíferos: Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo.
Lençóis Freáticos: Lençol freático, também chamado de lençol de água ou nível freático, corresponde à reserva de água presente na linha subterrânea do solo. A água fica armazenada em decorrência da chuva, que se infiltra por rachaduras ou fissuras no solo. Neste caso, representa a superfície entre a água que é escoada da chuva e a água subterrânea.
Legislação: ato de legislar, de fazer leis.
Exponencialmente: Enormemente, grandemente.
Água potável: Água potável é a água de qualidade suficiente para consumo humano, tanto para se beber como para preparar alimentos.
Circundam: O mesmo que: rodeiam, circulam. Ex: Entre os 38 municípios que circundam a capital paulista, o partido ficará com oito ou nove prefeitos.
Degradação: Ação de destruir ou estragar; destruição. Degradação ambiental é a deterioração do meio ambiente através do esgotamento de recursos como ar, água e solo, a destruição de ecossistemas; destruição de habitat; a extinção da vida selvagem; e poluição. Quando os habitats naturais são destruídos ou os recursos naturais são esgotados, o ambiente é degradado.
Assoreamento: acúmulo de sedimentos pelo depósito de terra, areia, argila, detritos etc., na calha de um rio, na sua foz, em uma baía, um lago etc., consequência direta de enchentes pluviais, freq. devido ao mau uso do solo e da degradação da bacia hidrográfica, causada por desmatamentos, monoculturas, garimpos predatórios, construções etc.
QUESTÕES
Civilizações na Mesopotâmia
https://www.youtube.com/watch?v=uoiQT5QKbI0
Civilização egípcia
https://www.youtube.com/watch?v=ICqKQU42mjQ
https://www.youtube.com/watch?v=utW3AgZocWI
Civilização indiana
https://www.youtube.com/watch?v=y-RVHiL3bLU
Civilização chinesa
https://www.youtube.com/watch?v=1lLonuvIvw8
Mananciais de São Paulo
https://www.youtube.com/watch?v=t15cXC__Qxw
https://www.youtube.com/watch?v=NFHwJ1MLCcY
12/12/2020 - ATIVIDADE 07 - EDUCAÇÃO FÍSICA
OLÁ, TURMA!
ESTA É A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO ANO. FAÇAM DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.
ESPERO QUE TODOS(AS) ESTEJAM BEM E COM SAÚDE.
BOA SEMANA E BONS ESTUDOS.
UM GRANDE ABRAÇO!
PROFª TATI
LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE A CAMADA DE OZÔNIO
O OZÔNIO É UM GÁS ATMOSFÉRICO AZUL-ESCURO, QUE SE CONCENTRA NA CHAMADA ESTRATOSFERA, UMA ÁREA LOCALIZADA ENTRE 20 E 40 KM DE ALTITUDE. A DIFERENÇA ENTRE O OZÔNIO E O OXIGÊNIO CAUSA A IMPRESSÃO DE SER BEM PEQUENA, PORQUE SE RESUME A UM ÁTOMO: ENQUANTO UMA MOLÉCULA DE OXIGÊNIO TEM DOIS ÁTOMOS (O2), UMA MOLÉCULA DE OZÔNIO TEM TRÊS (O3).
ESSA PEQUENA DIFERENÇA, ENTRETANTO, É EXTREMAMENTE NECESSÁRIA PARA A CONSERVAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE VIDA NO NOSSO PLANETA. A NATUREZA, COM SABEDORIA, PROTEGEU A TERRA COM UM ESCUDO CONTRA A IRRADIAÇÃO ULTRAVIOLETA PREJUDICIAL (UV-B, OU RADIAÇÃO BIOLOGICAMENTE ATIVA).
O BURACO DA CAMADA DE OZÔNIO
EM MEADOS DE 1985, CIENTISTAS FIZERAM UMA DESCOBERTA QUE GEROU BASTANTE PREOCUPAÇÃO: EXISTIA UM BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO NA REGIÃO DA ESTRATOSFERA SOBRE O TERRITÓRIO DA ANTÁRTICA. ESTE BURACO ERA DE GRANDES PROPORÇÕES, PORQUE TINHA APROXIMADAMENTE 10 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS.
NAS DÉCADAS DE 1980 OUTROS BURACOS DE MENOR PROPORÇÃO FORAM ACHADOS EM DIVERSOS PONTOS DA ESTRATOSFERA. COM O PASSAR DO TEMPO, ESTES BURACOS FORAM AUMENTANDO (PRINCIPALMENTE O QUE PERMANECE SOBRE A ANTÁRTICA), SENDO QUE EM SETEMBRO DE 1992 CHEGOU A TOTALIZAR 24,9 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS.
CAUSAS DO BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO
A PRINCIPAL CAUSA É A REAÇÃO QUÍMICA DOS CFCs (CLOROFLUORCARBONOS) COM O OZÔNIO. ESTES CFCs ESTÃO PRESENTES, PRINCIPALMENTE, EM AEROSSÓIS, AR-CONDICIONADO, GÁS DE GELADEIRA, ESPUMAS PLÁSTICAS E SOLVENTES.
CONSEQUÊNCIAS
- A PRESENÇA DE BURACOS NA CAMADA DE OZÔNIO É PREOCUPANTE, PORQUE A RADIAÇÃO NÃO É ABSORVIDA E CHEGA AO SOLO, TENDO POSSIBILIDADE DE CAUSAR CÂNCER DE PELE NOS SERES HUMANOS, POIS OS RAIOS ULTRAVIOLETAS MODIFICAM O DNA DAS CÉLULAS.
- O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO TAMBÉM POSSUI UMA DELICADA RELAÇÃO COM O AUMENTO DO AQUECIMENTO GLOBAL.
- DIMINUIR A LIBERAÇÃO DE GASES QUE DESTROEM A CAMADA DE OZÔNIO, COMPRANDO PRODUTOS (GERALMENTE, SPRAYS, APARELHOS DE REFRIGERAÇÃO E EXTINTORES DE INCÊNDIO) QUE NÃO CONTENHAM CFC.
- PRECISAMOS TER CONSCIÊNCIA DE QUE POLUINDO O AMBIENTE, NÓS SÓ PREJUDICAMOS A NOSSA VIDA E A VIDA DAS GERAÇÕE FUTURAS.
- ALGUMAS ATITUDES PODEM CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, COMO POR EXEMPLO, ECONOMIZAR ENERGIA.
- ADQUIRIR PRODUTOS ELETRÔNICOS E ELETRODMÉSTICOS QUE TRAGAM A INSCRIÇÃO CLEAN, INDICAÇÃO DE QUE NÃO CONTÉM CLOROFLUORCARBONO (CFC).
- TROCAR, SE POSSÍVEL, ELETRODOMÉSTICOS MUITOS ANTIGOS, POIS CONSOMEM MAIS ENERGIA ELÉTRICA.
- DIMINUIR O USO DE ARES-CONDICIONADOS, UTILIZANDO-OS SOMENTE EM CASOS EXTREMOS.
- EVITAR ANDAR DE CARRO PARTICULAR, UTILIZANDO-SE DOS TRANSPORTES COLETIVOS, BICICLETA OU MESMO ANDANDO A PÉ.
- SEPARAR O LIXO RECICLÁVEL DO ORGÂNICO.
- JUNTAR O ÓLEO VELHO, DE COZINHA, E ENTREGÁ-LO EM POSTOS DE COLETA, BEM COMO BATERIAS DE CELULARES E OUTROS ELETROELETRÔNICOS.
- FAZER CAMPANHAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO SEU GRUPO DE CONTATO DIÁRIO.
TEXTO ADAPTADO. CAMADA DE OZÔNIO: POR QUE PROTEGÊ-LA?. DISPONÍVEL EM: https://www.gruposalmeron.com.br/camada-de-ozonio/. ACESSO EM: 19. NOVEMBRO. 2020.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE A CAMADA DE OZÔNIO:
CAMADA DE OZÔNIO – CIÊNCIAS – ENSINO FUNDAMENTAL:
https://www.youtube.com/watch?v=s9kxprENY4g&pbjreload=101
AGORA, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O PRÓPRIO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER (NOS COMENTÁRIOS).
ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA.
QUESTÃO 1 – A HUMANIDADE, APÓS A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, VEM INTERFERINDO NOS ECOSSISTEMAS DE MANEIRA AGRESSIVA, PROVOCANDO O AUMENTO DO EFEITO ESTUFA E A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO.
COMO CONSEQUÊNCIAS DESSAS DUAS ALTERAÇÕES, CITAM-SE AS SEGUINTES:
I. AUMENTO DA TEMPERATURA MÉDIA DO NOSSO PLANETA E DA PENETRAÇÃO DE RAIOS ULTRAVIOLETA;
II. DEGELO DAS REGIÕES POLARES E AUMENTO DO NÚMERO DE CÂNCER DE PELE;
III. AUMENTO DAS MICOSES DE PELE.
ESTÃO CORRETAS:
A) SOMENTE I E II.
B) SOMENTE II.
C) SOMENTE I E III.
D) SOMENTE II E III.
E) TODAS.
QUESTÃO 2 – QUAL É O GÁS CONSIDERADO O GRANDE RESPONSÁVEL PELA DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO?
QUESTÃO 3 – ONDE ESTÁ LOCALIZADA A CAMADA DE OZÔNIO?
A) NA SUPERFÍCIE DA TERRA.
B) NA TROPOSFERA - CAMADA INFERIOR DA ATMOSFERA.
C) NA ESTRATOSFERA.
D) NA MESOSFERA.
E) NA EXOSFERA
QUESTÃO 4 – O QUE É O OZÔNIO?
A) É O GÁS RESPONSÁVEL PELO EFEITO DE ESTUFA.
B) É O GÁS QUE MISTURADO COM O VAPOR DE ÁGUA ORIGINA AS CHUVAS ÁCIDAS.
C) É UMA SUBSTÂNCIA ABUNDANTE NA TROPOSFERA.
D) É FORMADO POR MOLÉCULAS CONSTITUÍDAS POR DOIS ÁTOMOS DE OXIGÊNIO.
E) É UM GÁS FORMADO POR MOLÉCULAS CONSTITUÍDAS POR TRÊS ÁTOMOS DE OXIGÊNIO.
QUESTÃO 5 – QUAL É A PRINCIPAL FUNÇÃO DO OZÔNIO?
A) FILTRAR A RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA EMITIDA PELO SOL.
B) ABSORVER A RADIAÇÃO INFRAVERMELHA EMITIDA PELO SOL.
C) ABSORVER O DIÓXIDO DE CARBONO.
D) ASSEGURAR O EQUILÍBRIO TÉRMICO NA TERRA.
E) FACILITAR A RENOVAÇÃO DA ATMOSFERA.
QUESTÃO 6 – RICARDO FEZ UMA PESQUISA NA INTERNET SOBRE OS BURACOS NA CAMADA DE OZÔNIO. VEJA A IMAGEM QUE ELE MAIS GOSTOU:
A FRASE DESSES PANFLETOS DIZIA:
A) “CONTINUEM COM AS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA, MAS PLANTEM NOVAS MUDAS DE ÁRVORES.”
B) “USEM MAIS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E CFC.”
C) “ANDEM DE BICICLETA E SEPAREM O LIXO DE FORMA CORRETA.”
D) “AUMENTEM O CONSUMO E O USO DE CARROS.”
Olá, pessoal!
Chegamos ao final do ano, e por isso nessa atividade decidi voltar a um assunto que foi tema da nossa atividade nº 2, pois ao ver as respostas sobre esse assunto na nossa atividade extra, (aquela que tinha 2 perguntas de cada matéria) achei que ficaram algumas dúvidas sobre o assunto.
Profª Débora
Como existe uma infinidade de cores, foram criadas algumas classificações para facilitar o entendimento. Vamos conhecer algumas delas a seguir:
Agora vamos pensar um pouco sobre como essas cores foram usados em um universo bem específico, e acredito que muito conhecido por vocês: as histórias em quadrinhos.
Pensem na impressão de antigamente, de jornais a revistas em quadrinhos. O preto e o branco eram as cores predominantes, ou seja, a maioria das impressões era em preto, pois a tecnologia era insuficiente e o custo da impressão ainda era muito alto para imagens coloridas. Então, imagina só a força que tinha uma impressão colorida para ajudar a dar destaque na banca e chamar atenção das pessoas que estavam lá para comprar? Então combinar as cores e deixa-las atrativas era essencial para chamar a atenção dos leitores.
Nessa época o uso das cores primárias era bastante predominante, não apenas por serem cores fortes, mas também por baratear o custo de impressão. O processo de impressão da época, que não era tão evoluído como hoje em dia, não possuía tantos recursos gráficos.
Cores primárias: amarelo, vermelho e azul são as cores mais usadas em heróis.
Imagens: Ó Marvel Comics, Ó Marvel Comics,
Como podemos ver na imagem acima, nossos heróis usam cores primárias. Mas e os vilões? Será que os coloristas (responsáveis por dar cor às Histórias em Quadrinhos) também pensaram em uma cor específica do círculo cromático para eles?
Para quem não se lembra, circulo cromático é o gráfico onde aparecem os 3 tipos de classificação das cores:
Cores secundárias como laranja, verde e roxo e terciárias como amarelo esverdeado, amarelo alaranjado e laranja avermelhado são as cores favoritas de nossos vilões na imagem.
Imagens: Ó Marvel Comics, Ó Marvel Comics,
Como podemos ver na imagem acima, muitas vezes os uniformes eram pensados entre as relações entre as cores do circulo cromático.
Mas existem muitas outras relações que podemos fazer com as cores e o círculo.
ATIVIDADE
Para fixar nosso conhecimento vamos responder a algumas perguntas:
1) Cite um personagem que tenha cores frias predominantes.
2) Cite 3 cores quentes e 3 cores frias.
3) Agora que revemos os conceitos da classificação das cores, vou deixar algumas imagens abaixo e quero que vocês coloquem a classificação das cores entre primárias, secundárias e terciárias. Não se preocupem com o uso do preto e do branco, pois nessa atividade, vamos analisar apenas as cores estudadas acima, ok? Agora vou fazer a primeira análise (da logomarca da letra “a”, que é da Fanta, para que vocês entendam o conceito:
Resposta A: laranja secundária, azul cor primária, verde secundária e amarelo esverdeada cor terciária.
Agora as próximas repostas são com vocês. Qualquer dúvida é só postar no blog.
Fontes:
http://reformavisual.com/circulo-cromatico/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/cores-analogas
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/cores-quentes
PROFESSORAS: ADRIANA E VALÉRIA
TEMA DA AULA: ÁLGEBRA: Equação de Primeiro Grau
Na Matemática, a equação é uma igualdade que envolve uma ou mais incógnitas (valor desconhecido). Quem determina o “grau” dessa equação é o maior expoente dessa incógnita, ou seja, se o expoente for 1, temos a equação do 1º grau. Se o expoente for 2, a equação será do 2º grau; se o expoente for 3, a equação será de 3º grau.
- 4x + 2 = 16 (equação do 1º grau – porque só tem uma incógnita – x – e o expoente é 1, embora não esteja expresso)
- x² + 2x + 4 = 0 (equação do 2º grau – porque temos duas incógnitas – x – e uma delas tem como expoente o número 2, que é o maior entre os expoentes)
- x³ + 2x² + 5x – 2 = 0 (equação do 3º grau – porque temos três incógnitas – x – e uma delas tem como expoente o número 3, que é o maior entre os expoentes).
Como resolver uma equação do primeiro grau?
Para resolvermos uma equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.
O próximo passo é analisar qual operação está sendo feita no mesmo membro em que se encontra x e “jogar” para o outro lado da igualdade fazendo a operação oposta e isolando x.
- Primeiro exemplo: x + 4 = 12
Nesse caso, o número que aparece do mesmo lado de x é o 4 e ele está somando. Para isolar a incógnita, ele vai para o outro lado da igualdade fazendo a operação inversa (subtração):
x = 12 – 4
x = 8
- Segundo exemplo: x – 12 = 20
O número que está do mesmo lado de x é o 12 e ele está subtraindo. Nesse exemplo, ele vai para o outro lado da igualdade com a operação inversa, que é a soma:
x = 20 + 12
x = 32
Terceiro exemplo: 4x + 2 = x + 32
Organizamos a conta, colocando os termos com x de um lado e os sem x do outro lado, respeitando a operação inversa nas trocas.
Resolvemos cada lado e o 3 do 3x precisa ser levado para o outro lado, para que o x fique isolado.
Como o 3 estava multiplicando o x, ele passou dividindo quem estava do outro lado da equação.
Divisão resolvida e finalmente chegamos ao valor de x.
Atividades
Resolvemos cada lado e o 3 do 3x precisa ser levado para o outro lado, para que o x fique isolado.
Como o 3 estava multiplicando o x, ele passou dividindo quem estava do outro lado da equação.
Divisão resolvida e finalmente chegamos ao valor de x.
Realizem as atividades no caderno de sala de aula e guardem as mesmas para serem entregues na volta às aulas presenciais.
Boa semana a todos e bons estudos!!
Professora Fabi e professor Henrique.
ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Para entender a barreira
Fonte: http://chc.org.br/artigo/doenca-de-bicho-ou-de-gente/ acesso em 06 de outubro de 2020.
4. De acordo com o artigo, em geral, quem costuma romper essas barreiras?
5. Cite exemplos de como essas barreiras são rompidas.
6. E agora? O que você acha que devemos fazer para evitar o surgimento de novas doenças como a Covid-19?
7. Quais características do texto de divulgação científica estão presentes nesse artigo. Utilize a tabela inicial “PARA SABER MAIS” para responder e justifique com elementos retirados dos textos.
Fiquem bem!
Professora Fabi e professor Henrique.
Bem vinda(o) à última aula de Leitura do ano!
Um pouco sobre Sérgio Vaz:
Nasceu em 1964, na cidade de Ladainha, MG, mas mudou-se para São Paulo com cinco anos. Cresceu e iniciou sua carreira na cidade de Taboão da Serra, SP, onde mora até hoje. É criador da Coooperifa, um movimento cultural da periferia, voltado principalmente à literatura.
Poesias Sérgio Vaz:
https://www.youtube.com/watch?v=oEr3U3hkLR0
Um pouco sobre: OsGemeos:
Os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo nasceram em 1974 em São Paulo, no bairro do Cambuci. Cresceram no meio efervescente da cultura hip hop que chegou nos anos 80 no centro da cidade. Descobriram o grafite, a pintura e a escultura e se desenvolveram nessas técnicas. Hoje são conhecidos internacionalmente e estão entre os maiores nomes do graffiti brasileiro e mundial. Apenas por curiosidade, vale dizer que o nome da arte que trabalha com pinturas no espaço urbano, como OsGemeos fazem, pode ser escrita também de outras formas, além de graffiti: pode ser grafite ou grafiti.
Vídeo sobre OsGemeos (obras):
Algumas obras de OsGemeos
Visite e conheça:
Canal Sérgio Vaz: https://www.youtube.com/channel/UCNBEw6vjci3f68MxZHX-Tqw
Site da Cooperifa: http://cooperifa.com.br/
Site de OsGemeos: http://www.osgemeos.com.br/pt
Espero que goste desses artistas maravilhosos e suas obras inspiradoras!
Se cuide e fique bem!
Beijoca!
Professora Giovanna – POSL
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: LEITURA - CULTURA GERAL.
COMO JOGAR: LER CADA PERGUNTA COM BASTANTE ATENÇÃO E TENTAR IDENTIFICAR A ALTERNATIVA CORRETA.
PARA SABER MAIS!
PESQUISE NA INTERNET AS QUESTÕES QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIR ACERTAR AS RESPOSTAS PARA APRENDER SOBRE O ASSUNTO.
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
https://pt.quizur.com/trivia/sabe-tudo-sobre-cultura-geral-7ita
MUITO BEM!
AGORA, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:
MENSAGEM DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
https://www.youtube.com/watch?v=HDZHdqF6gvA
PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MUSEU AFRO BRASIL!
O MUSEU AFRO BRASIL ESTÁ LOCALIZADO NO PARQUE IBIRAPUERA (SÃO PAULO). ELE POSSUI UM ACERVO DE MAIS DE 6 MIL PEÇAS ENTRE PINTURAS, ESCULTURAS, GRAVURAS, FOTOGRAFIAS, DOCUMENTOS E PEÇAS ETNOLÓGICAS DE AUTORES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS, PRODUZIDOS ENTRE O SÉCULO XVIII E OS DIAS DE HOJE. OS ITENS ABORDAM AS TEMÁTICAS DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, COMO A RELIGIÃO,O TRABALHO, A ARTE E A ESCRAVIDÃO. NO TOUR VIRTUAL, É POSSÍVEL CONHECER OS DIFERENTES ANDARES DO MUSEU, OBSERVANDO AS PEÇAS EXPOSTAS, ALÉM DE CONFERIR AS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS. (ADAPTADO PARA A ATIVIDADE). |
AGORA É COM VOCÊ!
PARA INICIAR A VISITA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:
Caros estudantes e familiares,
Abaixo seguem alguns exercícios elaborados para complementar a atividade 1 do caderno Trilhas de Aprendizagens - volume 2. Esta atividade foi indicada para a sexta e sétima semanas de trabalho com o novo material. Aqueles que ainda não receberam este material podem consultá-lo clicando no link a seguir:
https://drive.google.com/open?id=1VRygSiW37lATtMYvMwX_-DPXU9w_Atqz
E NÃO SE ESQUEÇA:
AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA ATIVIDADE DEVEM SER REGISTRADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS O PROFESSOR IRÁ CONFERIR TUDO!
TEMA: As Mulheres e o Capitalismo
- Conhecer as relações entre homens e mulheres que se estabelecem com o capitalismo no Brasil, no final do século XIX.
- Refletir sobre as pressões sociais exercidas para que as mulheres desempenhem determinados papéis na sociedade.
PARTE I: O que é o Capitalismo?
No material Trilhas de Aprendizagens – Volume 2, você encontrou uma atividade que tratava da consolidação do capitalismo no Brasil, durante o século XIX, e o novo papel esperado das mulheres nas famílias burguesas brasileiras. Vamos tentar entender melhor o que é o capitalismo e como ele organiza a nossa sociedade?
O capitalismo é o sistema econômico e social no qual vivemos atualmente e que se consolidou após a Revolução Industrial – iniciada na Inglaterra por volta de 1750. Nele os meios de produção de riquezas (terras, fábricas, tecnologias etc.) são propriedade privada, ou seja, têm um dono, e os donos destes meios de produção são chamados burgueses. O capitalismo, portanto, divide a sociedade em dois grupos os burgueses e os trabalhadores que, por não possuírem meios de produção de riqueza, são obrigados a vender sua força de trabalho em troca de um salário para garantir sua sobrevivência.
PARTE II: A Mulher na Família Burguesa
Levando em consideração as informações acima, observe a imagem para responder às questões:
1. Ao observar a imagem podemos constatar que os personagens retratados pertencem a qual classe social:
a) Trabalhadores assalariados pobres.
b) Burgueses, ricos.
c) Escravizados.
d) Nenhuma das alternativas.
Adaptado de: http://codigo.inf.br/aun/politica/o-empoderamento-feminino-na-politica/ Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2018.
Adaptado de: https://www.pravaler.com.br/mulheres-no-mercado-de-trabalho-carreiras-e-desafios/. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2018.
PARTE III: Maternidade Ontem e Hoje
Lucílio de Albuquerque. Mãe Preta, 1912.
Esperamos que estejam bem e se cuidando!
Professores João Luís e Sônia Mambro
INSTRUÇÕES GERAIS
- Esta atividade é referente à ATIVIDADE 3 – “A SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS” (p. 185 a 188), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2;
- Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-nos da forma mais completa possível;
- Faça seus estudos com muita atenção e capricho!
- LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.
AS QUEIMADAS NO PANTANAL E A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE
Imagem 7 - Tamanduá resgatado com as patas queimadas por equipes de busca no Pantanal (Crédito: Juliana Carvalho/Secom-MT)
Imagem 7 - Onça-pintada é um dos animais do Pantanal que sofre risco de extinção
GLOSSÁRIO
Processos erosivos: são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.
Ravinamento: tipo de erosão do solo causada pela ação da concentração de água de escoamento superficial, criando pequenas fissuras na superfície do solo. Sulcos (marca mais estreita que comprida e mais ou menos profunda, num material; fissura, ranhura) produzidos nos terrenos, devido ao trabalho erosivo das águas de escoamento.
Voçorocamento: fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.
Bioma: é uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude, dentre outros critérios. São tipos de ecossistemas, habitats ou comunidades biológicas com certo nível de homogeneidade.
Matas ciliares: São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.
Referência Bibliográfica:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-meio-ambiente.htm
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-sustentavel-homem-meio-ambiente.htm
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-intensiva-meio-ambiente.htm
BOM DIA, PESSOAL!!
SILÊNCIO POR FAVOR. ATENÇÃO À CHAMADA!!!
ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS.
ESTA SEMANA, PARA COMPLEMENTAR AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGEM VAMOS CONTINUAR APRENDENDO SOBRE A GINÁSTICA.
EM NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE VIMOS UM POUCO DA BELEZA E DIVERSIDADE DA GINÁSTICA PARA TODOS.
HOJE VAMOS FOCAR EM OUTRO ASPECTO DA GINÁSTICA: A COMPETIÇÃO.
EXISTEM 5 MODALIDADES DE GINÁSTICA COMPETITIVA, HOJE VAMOS FALAR DAS TRÊS QUE FAZEM PARTE DOS JOGOS OLÍMPICOS:
POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #27
GINÁSTICA ARTÍSTICA
POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #28
GINÁSTICA DE TRAMPOLIM
https://www.youtube.com/watch?v=Y83-fjHu9sE&t=56s
POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #29
GINÁSTICA RÍTMICA
PROPOSTA DE ATIVIDADE
RESPONDAM NO CADERNO.
1- QUAL DAS MODALIDADES DA GINÁSTICA É A ÚNICA EXCLUSIVAMENTE FEMININA?
( ) GINÁSTICA ARTÍSTICA
( ) GINÁSTICA DE TRAMPOLIM
( ) GINÁSTICA RÍTMICA
2- NA GINÁSTICA DE TRAMPOLIM, QUAIS OS ITENS QUE OS JUÍZES USAM PARA AVALIAR OS COMPETIDORES?
3- NOS JOGOS RIO 2016, O BRASIL TEVE UM GRANDE DESEMPENHO NA DISPUTA DA GINASTICA ARTÍSTICA MASCULINA. FAÇA UMA PESQUISA E RESPONDA: QUANTAS MEDALHAS O BRASIL GANHOU, E QUEM FORAM OS ATLETAS BRASILEIROS QUE GANHARAM MEDALHA NA GINASTICA ARTÍSTICA NESSE EVENTO?
SUGESTÃO DE SITE PARA A PESQUISA:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016
SUGESTÃO DE SITE PARA A PESQUISA:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Simone_Biles#Rio_2016
ATÉ A PRÓXIMA
08/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS NATURAIS
LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE A LUZ E A PERCEPÇÃO DAS CORES
A COR NÃO EXISTE: O QUE VOCÊ VÊ É LUZ
ROSAS SÃO VERMELHAS, VIOLETAS SÃO AZUIS… SERÁ MESMO? A REALIDADE É QUE AS CORES QUE VOCÊ ENXERGA TÊM POSSIBILIDADE DE NÃO SEREM AS MESMAS QUE OUTRO INDIVÍDUO VÊ. ISSO PORQUE COMPREENDEMOS AS CORES POR MEIO DO NOSSO CÉREBRO, E NÃO DE NOSSOS OLHOS.
A COR NÃO EXISTE, PELO MENOS NÃO EM QUALQUER SENTIDO LITERAL. O QUE EXISTE É A LUZ – QUE É PERCEBIDA ATÉ MESMO PELAS ÁGUAS-VIVAS, QUE NÃO POSSUEM CÉREBRO, O QUE EXIBE A SIMPLICIDADE DA SENSAÇÃO.
EM 1672, O CIENTISTA ISAAC NEWTON PUBLICOU UMA PESQUISA REFERENTE À PERCEPÇÃO DAS CORES. O TRABALHO REALIZADO POR NEWTON FOI MUITO SIMPLES: ELE OBSERVOU QUE A DISPERSÃO (ESPALHAMENTO) DA LUZ BRANCA, QUANDO INCIDIDA SOBRE UM PRISMA DE VIDRO POLIDO, ORIGINAVA INUMERÁVEIS OUTRAS CORES (A ESSE CONJUNTO DE CORES DEU O NOME DE SPECTRUM). EM PORTUGUÊS, PODEMOS CHAMAR DE ESPECTRO.
A COR REFLETIDA É A COR QUE VEMOS E QUE NÃO FOI ABSORVIDA PELO OBJETO, ENTÃO, SE UM OBJETO REFLETE A COR VERMELHA, COMO NA FIGURA ACIMA, O VEREMOS VERMELHO, SE O OBJETO REFLETIR O AZUL, VOCÊ O ENXERGARÁ AZUL E ASSIM POR DIANTE.
A COR TEM SIDO IMPORTANTE PARA A EVOLUÇÃO POR MILHARES DE ANOS. PARA ENTENDER ISSO, É O BASTANTE REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS POLINIZADORES E AS FLORES (AS FLORES SÃO COLORIDAS PARA VANTAGEM PRÓPRIA) OU NOS DIFERENTES ANIMAIS QUE USAM AS CORES COMO MANEIRA DE SE CAMUFLAR OU DE OBTER A ATENÇÃO – COMO NO CASO DO PAVÃO.
AGORA, PENSE NAS CORES DAS ROUPAS QUE VOCÊ ESTÁ UTILIZANDO. TODA A MODA, COSMÉTICOS E INDÚSTRIAS DE DESIGN SÃO FUNDAMENTADAS NA COR. O QUE ISSO REPRESENTA? QUE NOSSA PERCEPÇÃO DA COR MODELOU O QUE SOMOS. A COR, MESMO NÃO EXISTINDO, DE MODO FÍSICO, MOLDOU O PLANETA E A CULTURA HUMANA.
TEXTO ADAPTADO. A COR NÃO EXISTE: O QUE VOCÊ VÊ É LUZ. DISPONÍVEL EM: https://hypescience.com/a-cor-nao-existe-o-que-voce-ve-e-luz/. ACESSO EM: 01. OUTUBRO. 2020.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE A LUZ E A PERCEPÇÃO DAS CORES:
FÍSICA – ÓPTICA 06 – CORES – PROF. DANIEL SFAIR:
https://www.youtube.com/watch?v=GDN8Uyw1uRI
AGORA, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O PRÓPRIO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER (NOS COMENTÁRIOS).
ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA.
QUESTÃO 1 – POR QUE ENXERGAMOS OS OBJETOS COM CORES DIFERENTES?
QUESTÃO 2 – POR QUE ENXERGAMOS OS GIRASSÓIS AMARELOS QUANDO SÃO ILUMINADOS PELA LUZ DO SOL?
QUESTÃO 3 – AO COLOCARMOS A BANDEIRA DO BRASIL EM UMA SALA ESCURA E ILUMINADA COM UMA LÂMPADA VERDE, ELA SERÁ OBSERVADA COM QUAIS CORES?
QUESTÃO 4 – LEIA A SITUAÇÃO APRESENTADA A SEGUIR E DEPOIS DÊ A EXPLICAÇÃO QUE SE PEDE.
ROBERTO ENCONTROU SUA AMIGA TERESA E QUEIXOU-SE DE NÃO CONSEGUIR ENXERGAR MUITO BEM OS OBJETOS DA SALA DE SUA CASA, À NOITE. TERESA, PARA ENTENDER A SITUAÇÃO, PERGUNTOU A ROBERTO O TIPO DE LÂMPADA QUE ELE UTILIZA. ELE RESPONDEU QUE, EM SUA SALA, POSSUI UMA LÂMPADA AZUL, POIS LHE DISSERAM QUE ISSO DEIXARIA O AMBIENTE COM UM ASPECTO MAIS TRANQUILIZADOR. DIANTE DISSO, TERESA RESPONDEU A ROBERTO QUE ELE PRECISAVA TROCAR A LÂMPADA AZUL POR UMA DE COR BRANCA, POIS ASSIM ENXERGARIA MELHOR.
EXPLIQUE: POR QUE TERESA RECOMENDOU A ROBERTO QUE TROCASSE A LÂMPADA DE SUA SALA?
Até a próxima!
Em nossa última atividade estudamos um pouco sobre o movimento artístico chamado Surrealismo, e a proposta era criar um desenho seguindo essa temática. Imagino que as criações de vocês tenham ficado bem interessantes. Hoje vamos falar um pouco sobre autorretrato.
https://arteref.com/arte/top-10-mestres-do-autorretrato-para-voce-conhecer/
http://biografia.inf.br/
https://geekness.com.br/os-auto-retratos-pablo-picasso/
Materiais: Folha de sulfite, caderno de desenho ou caderno comum, lápis de escrever, lápis de cor, caneta esferográfica, canetinha. Usem dos recursos que tiverem em casa.
Não se esqueçam: Coloquem nome, data e a disciplina, que é Artes, na sua folha. Guardem sua arte, pois ela deverá ser apresentada à professora na volta às aulas presenciais.
Fontes:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo897/auto-retrato
https://arteref.com/artes-plasticas/autorretrato-pinturas-do-renascimento-ao-neoclassico/
|
Porcentagem
O que é e como calcular percentual de um valor.
Porcentagem é um cálculo matemático para descobrir a proporção entre o todo e uma das suas partes.Para entender melhor, imagine o cenário: um evento tem 160 convidados na lista (aqui, o “todo” é representado pelo número total e corresponde a 100% das pessoas convidadas) e 25% desses convidados não compareceram. Como é possível saber o total de pessoas faltantes?
A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo (160) pela porcentagem (25%).
Assim, teremos 40 pessoas ausentes no evento.
- Quais são os tipos de representação de uma porcentagem?
Confira como é feito em cada situação usando, como exemplo, 50 por cento:
- Como calcular porcentagem de um valor?
Outro ponto que varia quando falamos em porcentagem, além da sua representação, é a forma de calcular, que pode ser por meio de regra de três, transformação de porcentagem em fração ou em número decimal.
Vamos explicar cada uma delas abaixo com o exemplo “20% de 80”:
- Regra de três
Para usar a regra de três na resolução do problema, deve-se considerar 80 como o todo, ou seja, 100%. O valor que queremos encontrar, no entanto, é o X. Dessa, forma a regra de três se dá como:
- Transformação da porcentagem em fração com denominador igual a 100
Para resolver esse mesmo exemplo (20% de 80) usando a forma fracionária, deve-se transformar a porcentagem em fração, na qual o denominador é sempre 100:
- Transformação da porcentagem em número decimal
Também é possível resolver a questão por meio de porcentagem, que fica:
O resultado, como já era o esperado, é o mesmo: 16. Ou seja, 20% de 80 = 16.
Agora vamos exercitar!
ATIVIDADES
1. Para cada uma das porcentagens apresentadas a seguir, complete com as informações pedidas.
Veja um exemplo:
Agora é a sua vez!
a. Porcentagem: 5%
- Leitura:
- Fração:
- Número decimal:
b. Porcentagem: 27%
- Leitura:
- Fração:
- Número decimal:
c. Porcentagem: 32%
- Leitura:
- Fração:
- Número decimal:
d. Porcentagem: 130%
- Leitura:
- Fração:
- Número decimal:
2. Observe o exemplo e calcule o valor das porcentagens abaixo:
b. 15% de 150 =
c. 50% de 1200 =
d. 38% de 389 =
e. 12% de 275 =
f. 75% de 345 =
g. 124% de 450 =
3. Observe a figura abaixo e responda: a fração do desenho que não está pintada corresponde a que porcentagem?
a. 20%
b. 30%
c. 25%
d. 35%
4. 25 representa quantos por cento de 200?
Exemplo: 52 representa quantos por cento de 360? Para calcular essa porcentagem basta dividir 52 por 360 e multiplicar o resultado por 100.
Veja: 52 ÷ 360 ≅ 0,14 → 0,14 x 100 = 14 %.
a. 12,5%
b. 15,5%
c. 16%
d. 20%
5. Se 35% dos 40 alunos do 8ºano de um colégio são meninos, quantas meninas existem no 8º ano?
a. 14.
b. 35.
c. 26.
d. 40.
6. Aline foi comprar uma blusa que custava R$ 32,90, e conseguiu um desconto de 12%. Quanto Aline pagou pela blusa?
a. 28,95.
b. 3,95.
c. 29.
d. 32.
7. Ricardo comprou um terreno e, por ter pagado à vista, ganhou 15% de desconto, fazendo uma economia de R$ 2.250,00. Determine o preço do terreno.
a. 337,5.
b. 15 000.
c. 15.
d. 225 000.
8. Determine a área a ser desmatada de uma região de 200 km² de floresta Amazônica, considerando que os órgãos de defesa do meio ambiente permitiram derrubar somente 5% das árvores da região citada.
a. 50 km².
b. 25 km².
c. 15 km².
d. 10 km².
24/10/2020 - ATIVIDADE 06 - LÍNGUA PORTUGUESA
Olá pessoal? Como vocês estão?
Preparamos mais uma atividade de Língua Portuguesa para complementar as atividades do Caderno Trilhas de Aprendizagem.
Realizem as atividades no caderno de sala de aula e guardem as mesmas para serem entregues na volta às aulas presenciais.
Boa semana a todos e bons estudos!
Um grande abraço, professora Fabi e professor Henrique.
Dia 12 de novembro, nós teremos nosso primeiro SARAU virtual! O sarau é uma grande festa, com leituras de poemas, pinturas, canções etc. Como ainda precisamos nos cuidar e evitar aglomerações, dessa vez ele será virtual!
Vamos entrar no clima desse evento?
Parte 1 – DIFERENCIAR POESIA E POEMA
VAMOS RECORDAR! A POESIA no sentido original, poiesis (palavra grega) é a atividade de produção artística, a atividade de criar ou de fazer arte. A poesia existe sempre que, criando ou fazendo coisas, somos dominados pelo sentimento, pela emoção, sempre que nos comovemos com lugares, pessoas e objetos. A poesia, portanto, pode estar nos lugares, nos objetos e nas pessoas. Assim, não só os poemas, mas uma paisagem, uma pintura, uma foto, uma dança, um gesto, um conto podem estar carregados de poesia. O POEMA é a uma das formas da poesia. É um texto escrito composto de versos e estrofes. Vamos dizer que o poema é a roupa mais comum da poesia. Portanto, poema é poesia que se organiza com palavras. Para saber mais sobre as diferenças entre POEMA e POESIA, dê uma olhada na atividade 6 do 3º ano. Clique no link a seguir: |
VAMOS PRATICAR!
Agora, leia o poema:
O bicho Manoel Bandeira |
A. Quais são os sentimentos que despertam em você a fotografia e o poema?
B. Podemos afirmar que tanto a fotografia quanto o poema usam de poesia? Explique a sua resposta:
Parte 2 – DIFERENCIAR SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO
VAMOS RECORDAR!
O QUE É SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO?
De maneira geral, usamos as palavras com dois diferentes sentidos: o sentido literal e o sentido figurado.
Sentido literal: nesse caso, o sentido da palavra é exato, direto, simples, não deixa dúvida. Geralmente, nos textos em que deve predominar uma linguagem clara e objetiva, como os jornalísticos e científicos, as palavras aparecem com um único sentido, aquele que aparece nos dicionários. O sentido literal também é chamado denotativo.
Sentido figurado: quando a palavra aparece com um sentido ampliado ou alterado no contexto, sugerindo ideias diferentes da literal, dizemos que ela está no sentido figurado. Ele também é chamado conotativo.
VAMOS PRATICAR!
2. Diga se as palavras em destaque estão sendo usadas em seu sentido literal ou figurado; Quando for figurado, explique seu sentido.
Siga o exemplo:
Palavra: Gelo
a) Eu preciso de gelo para o suco.
b) Você me deu um gelo durante o intervalo inteiro.
Palavra: nuvem
a) Havia uma nuvem pairando em sua cabeça.
b) A nuvem se forma a partir da condensação do vapor de água existente em ar úmido na atmosfera.
Palavra: gato
a) Meu gato de estimação ficou doente.
b) O professor de Português é um gato.
Palavra: porta
a) O conhecimento abre portas.
b) A porta da minha casa está quebrada.
Parte 3 – “EU LÍRICO”
VAMOS RECORDAR! QUEM É O EU LÍRICO? O poema transmite sensações, emoções, a interioridade de um sujeito. Mas quem é esse sujeito? Será esse sujeito o próprio autor do poema? Seriam, então, todos os poemas uma parte biográfica da vida dos poetas? Na verdade, não são os poetas que falam nos versos. A poesia fala por meio do eu lírico. O eu lírico é o nome indicado para a voz que fala o poema. Veja o seguinte exemplo: A Porta - Vinícius de Moraes (trecho) Eu sou feita de madeira Madeira, matéria morta Mas não há coisa no mundo Mais viva do que uma porta.” [...] O eu lírico do poema acima é a porta. Ou seja, o poeta escreveu um poema do ponto de vista de uma PORTA! Você pode escrever um poema do ponto de vista de uma mulher, de um homem, de um objeto, de um sentimento!! O que a sua imaginação permitir!! |
VAMOS PRATICAR!
Você sabia que canções são poemas em forma de música? O rap, por exemplo, significa “ritmo e poesia”.
3. Vamos identificar o “eu lírico” dos poemas e canções abaixo? Basta colocar um (X) na alternativa correta após cada poema.
a)
DEVOLVA-ME (trecho)
Autores: Renato Barros & Lilian Knapp
Link para ouvir a canção na voz de Adriana Calcanhoto:
https://www.youtube.com/watch?v=gKnFM1u-Wok
Rasgue as minhas cartas
E não me procure mais
Assim será melhor, meu bem!
O retrato que eu te dei
Se ainda tens, não sei
Mas se tiver, devolva-me!
Deixe-me sozinho
Porque assim
Eu viverei em paz
Quero que sejas bem feliz
Junto do seu novo rapaz
( ) eu lírico masculino
( ) eu lírico feminino
( ) eu lírico indefinido, podendo ser masculino ou feminino
( ) eu lírico é um sentimento ou objeto
b)
TÚNEL DO TEMPO (Sérgio Vaz)
Meu pai
tinha uma máquina-do-tempo
Entrava nela e,
de repente, virava criança
e vinha brincar com a gente.
O duro
era que a máquina
estava quase sempre
quebrada
( ) eu lírico masculino
( ) eu lírico feminino
( ) eu lírico indeterminado, podendo ser masculino ou feminino
( ) eu lírico é um sentimento ou objeto
c)
ABANDONADA POR VOCÊ (trecho)
Autores: Paulo Sérgio Valle e Michael Sullivan.
Link para ouvir a música na voz de Fafá de Belém.
Mas você não vem
Nem leva com você
Toda essa saudade
Nem sei mais de mim
Onde vou assim
Fugindo da verdade?
Abandonada por você
Apaixonada por você
Sem outro porto ou outro cais
Sobrevivendo aos temporais
Essa paixão ainda me guia
( ) eu lírico masculino
( ) eu lírico feminino
( ) eu lírico indeterminado, podendo ser masculino ou feminino
( ) eu lírico é um sentimento ou objeto
RESUMINDO...
CARACTERÍSTICAS DO POEMA:
|
VAMOS PRATICAR!
PROPOSTA PARA PRODUÇÃO DE TEXTO
O isolamento social necessário no combate ao coronavírus tornou mais difíceis os abraços e as demonstrações de amor e de afeto. Fundamental é perceber que o afastamento social não é o mesmo que isolamento emocional. Sentimentos como o respeito, a admiração, o carinho e o amor incondicional parecem potencializados quando não se está por perto − eles se tornam ainda mais importantes, urgentes. A distância física tornou ainda mais essenciais esses momentos de mostrar aos familiares e amigos o quão especiais eles são. E as declarações não se restringem a datas comemorativas. Quando o beijo e o abraço apertado não podem fazer parte, precisamos reinventar as formas para demonstrarmos os nossos sentimentos. Uma dessas formas é escrever POEMAS. |
AGORA É A SUA VEZ!
Escreva um poema, mostrando os sentimentos que estão presentes nessa pandemia, nesse período de isolamento social. Procure escrever seu poema em VERSOS, tente RIMAR e faça o exercício de usar palavras em seu SENTIDO FIGURADO. Envie seu poema para o link abaixo:
VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA
Bem-vinda(o) a mais uma aula de Leitura!
Material:
Folha para notação das respostas com o título: Apreciação: Felicidade à Vista. Não é necessário copiar as perguntas. A folha pode ser solta para entregar em aula ou ficar em um caderno. Se organize para ter essas folhinhas quando voltarmos às aulas. Lembre-se de colocar nome e sala!
Atividade:
Clique no link a seguir para ouvir minha leitura da crônica, Felicidade à Vista, de Antonio Prata. Depois, responda às perguntas a seguir.
https://soundcloud.com/user-892482557/felicidade-a-vista-de-antonio-prata/s-2dcNCvrwu47
Capa do livro onde se encontra a crônica.
Perguntas:
1. Onde as pessoas mais veem propagandas e publicidade nos dias de hoje?
2. Onde estão as publicidades que mais anunciam produtos que você tem vontade de comprar?
3. Na crônica de Antônio Prata os produtos são anunciados pela TV e vendidos por telefone fixo. As pessoas que apareciam nos comerciais se diziam consumidoras satisfeitas. Como você acha que os produtos são vendidos para você hoje, ou seja, que estratégias são usadas pelos anunciantes para nos convencer que um produto é bom?
4. Você sabe por que somos bombardeados por anúncios o tempo todo? Explique o motivo.
5. No que as propagandas influenciam o nosso estilo de vida e a nossa personalidade?
Reflita bastante! O vídeo de apoio pode auxiliar a responder melhor as questões. Continuaremos essa discussão tão atual assim que possível!
Se cuide e fique bem!
Beijoca!
Professora Giovanna – POSL
OLÁ, PESSOAL!
VOCÊS JÁ ESTÃO SABENDO SOBRE O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020 “VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA”? AQUI NO BLOG TEMOS UMA ABA ESPECIAL PARA ESTE EVENTO. MAS, COMO ASSIM SARAU? SELECIONAMOS UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊS RECORDAREM UM POUQUINHO SOBRE ESTE ASSUNTO.
VAMOS LÁ? ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:
O QUE É SARAU MARA MONTEIRO
AGORA QUE VOCÊS VIRAM QUE PODEMOS EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE E NOSSOS TALENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS, PARTICIPEM DAS PROPOSTAS ORIENTADAS POR SEUS PROFESSORES. SERÁ UM MOMENTO BEM ESPECIAL PARA NOS REENCONTRARMOS, MESMO QUE VIRTUALMENTE!
AGORA, VAMOS EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO?
JOGO: CUBO MÁGICO
DESCRIÇÃO: O CUBO MÁGICO TAMBÉM CHAMADO DE CUBO DE RUBIK EM HOMENAGEM AO SEU CRIADOR, O ARQUITETO ERÑO RUBIK, É UM JOGO DE RACIOCÍNIO EM QUE O PARTICIPANTE PRECISA PENSAR E DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PARA FAZER MOVIMENTOS PARA CONSEGUIR COM QUE CADA FACE DO GRANDE CUBO TENHA UMA COR DIFERENTE, OBJETIVO DO JOGO.
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: ANÁLISE DE MOVIMENTOS – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
COMO JOGAR NO COMPUTADOR:
PARA INICIAR:
- CLIQUE EM SHUFFLE PARA EMBARALHAR O CUBO;
- USE AS SETAS PARA GIRAR PARA DIREITA OU PARA ESQUERDA;
- USE O MOUSE PARA GIRAR AS PARTES DO CUBO.
NO TECLADO USE AS LETRAS DESTACADAS PARA MOVIMENTAR A PARTE DESEJADA:
ROSTO (CADA LADO): F R U B L D
FATIA (CADA PARTE DO MEIO): M E S
TODO O CUBO: X Y Z
COMO JOGAR NO CELULAR:
CADA PARTE DO CUBO É MOVIMENTADA COM O TOQUE NA TELA.
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
HTTPS://RUWIX.COM/ONLINE-PUZZLE-SIMULATORS/
PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL AO MUSEU ROBBEN ISLAND NA ÁFRICA DO SUL:
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE ESTE MUSEU!
ROBBEN ISLAND
ESTA ILHA FICA NA ÁFRICA DO SUL E É CHEIA DE HISTÓRIA. NO PASSADO, SERVIU COMO PRISÃO DE NELSON MANDELA, UM DOS LÍDERES REVOLUCIONÁRIOS E EX-PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL – UMA DAS FIGURAS MAIS IMPORTANTES DA ÁFRICA. A ILHA-PRISÃO ERA DE SEGURANÇA MÁXIMA, MAS HOJE VIROU MUSEU.
POR LÁ, É POSSÍVEL VER COMO ERA A VIDA DOS PRESIDIÁRIOS E ATÉ ENTRAR NA CELA DE MANDELA.
NELSON MANDELA 1918 – 2013
FONTE: https://www.guiadasemana.com.br/turismo/galeria/museus-africanos-online
AGORA É COM VOCÊ!
PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:
https://artsandculture.google.com/partner/robben-island-museum
ATÉ A PRÓXIMA!
Queridos alunos e familiares! Espero que todos estejam bem de saúde e se cuidando! Essa proposta de atividades, está um show!! criei, com muito carinho, uma "SALA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA! Você poderá acessar pelo computador ou pelo celular. Ao clicar em alguns objetos você terá uma surpresa!! Todos os alunos estão convidado a conhecer a sala e assim aprender um pouco mais. Depois você me conta se gostou da aula.
ResponderExcluirUm beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda