8ºs ANOS


13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - HISTÓRIA

PROFESSOR: ANDRÉ LIMA

TEMA DA AULA: QUADRO DE MEMÓRIAS

Caros estudantes e familiares,

Chegamos à nossa atividade final. Mais um ano está alcançando o fim. Este deve ter sido o ano mais desafiador de todos para a maioria das pessoas. Eu, particularmente, enfrentei neste ano um desafio muito duro: tentar ensinar História sem conhecer as histórias de meus estudantes, sem conhecer seus olhares, sorrisos, medos e expectativas. Sei que, infelizmente, existem outras realidades mais duras que a minha, mas isso me afetou muito.

Em Março, quando tudo isso começou, quem imaginava que fosse durar tanto? Está durando, infelizmente. Espero que, na medida do possível, todos e todas tenham chegado bem até aqui.

Neste momento em que tantos obstáculos nos impedem de experimentar as coisas de forma completa, desejo que nossas atividades possam ter servido para conhecer e pensar sobre coisas novas - além de despertar o desejo de conhecer mais. Desejo também que elas possam ter servido de distração nos momentos de tédio e insegurança.

Com certeza não realizei o melhor trabalho de todos, mas me empenhei ao máximo e espero que este empenho possa ser sentido por vocês como um abraço de afeto, união e de respeito a todos e todas. Tenho certeza de que merecem.

Para nossa atividade final, peço que observem o quadro de memória, registrado nas imagens abaixo, que apresenta os 5 tópicos pelos quais passamos ao longo deste tempo em que trabalhamos juntos.














1) Após observar os tópicos estudados, escolha dois que você julga que foram os mais importantes. 

(  ) Tópico 1. Capitalismo: Escravidão e Trabalho Assalariado 

(  ) Tópico 2. As Revoluções Francesas e Haitianas 

(  ) Tópico 3. Independências e Exclusões na América do Sul 

(  ) Tópico 4. Brasil: Abolição e Trabalho Assalariado 

(  ) Tópico 5. As Mulheres e o Capitalismo


2) Justifique a importância dos dois tópicos escolhidos por você:

Depois de registrar sua justificativa no caderno, você também pode registrá-la nos comentários, direto na página do nosso quadro de memórias. Para isso, siga o passo a passo:

 

1. Acesse o link abaixo:





2. Navegue na página do quadro de memórias até encontrar o quadro sobre o qual deseja registrar a sua resposta; 

3. Clique em “Adicionar comentários”, conforme destacado com a seta vermelha, na figura abaixo:



4. Escreva sua resposta! Quem sabe podemos conversar um pouquinho antes de o ano acabar? Volte a acessar da mesma forma, alguns dias depois, que encontrará um comentário meu. 


Qualquer dúvida nesse acesso, faça comentário no blog mesmo que eu tento ajudar. 


E por aqui me despeço. Infelizmente, no próximo ano não estarei com vocês. A EMEF Vianna Moog deve receber dois novos professores de História. Desejo que eles estejam à altura do que vocês e esta escola merecem: o melhor! 


Como professor de História espero que o que vocês aprenderam e seguirão aprendendo, não apenas este ano e nem apenas na escola, sirva para reconhecer que o bem-estar e os desafios que vivemos no presente são uma herança das gerações que vieram antes. Da mesma maneira, está em nossas mãos deixar para as próximas gerações um mundo mais justo, tolerante e sustentável. Isso só é possível se soubermos como chegamos até aqui, estivermos sempre abertos para mudar nosso comportamento a partir do que aprendemos e lutarmos pela transformação daquilo que julgamos necessário. Afinal, como diz o poeta Manoel de Barros:

12/12/2020 - ATIVIDADE 07 - GEOGRAFIA

PROFESSORES: JOÃO E SÔNIA

TEMA DA AULA: OS MANANCIAIS





Esperamos que estejam bem e se cuidando!

Professores João Luís e Sônia Mambro

 

ATENÇÃO: ESTA É A ÚLTIMA AULA DE GEOGRAFIA DO ANO

 

INSTRUÇÕES GERAIS

  
  • Esta atividade é referente à ATIVIDADE 4 – “POPULAÇÃO PAULISTANA” (p. 188 a 191), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2;
  • Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-nos da forma mais completa possível;

  • Faça seus estudos com muita atenção e capricho!

LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.

Para a realização das atividades é importante que faça a leitura com atenção do texto abaixo. Vamos lá?


PARTE 1

O que são mananciais?


Mananciais são quaisquer corpos d’água potável, que venham a ser utilizados para o consumo humano, animal e vegetal, para o abastecimento das cidades ou para o funcionamento dos setores de produção, como fábricas, plantações, criação de animais, entre outros.

Os mananciais podem ser os cursos de rios, lagos, reservatórios, sejam eles superficiais ou subterrâneos, assim como os aquíferos e lençóis freáticos. Em virtude de sua importância, a conservação dos mananciais é premissa fundamental na manutenção das atividades econômicas e principalmente para o uso dos seres humanos, seja na cidade ou no campo.


Os mananciais e a humanidade

No desenvolvimento da humanidade a água sempre deteve um papel importante no cotidiano dos indivíduos. Por exemplo, há cerca de 4.000 a.C, quando as pessoas viviam como nômades, ou seja, não tinham um lugar fixo de moradia, era necessário estar sempre em busca de água e animais e plantas para consumo. A presença de mananciais de água potável, foi determinante para que os seres humanos passassem a ser sedentários, ou seja, fixaram moradia em uma área e lá produzir o seu sustento.

Significativa parcela das primeiras grandes civilizações, desenvolveram-se às margens de grandes rios, são exemplos:


  • Os Sumérios que organizaram sua sociedade na região da Mesopotâmia, entre os rios Tigres e Eufrates; 

Imagem 1 – Imagem de representação da cidade de Ur, na Suméria. Imagem elaborada a partir dos estudos de fontes históricas.


  • Os Egípcios, no Egito antigos, as margens férteis do rio Nilo;
Imagem 2 – Monumentos da cultura da civilização egípcia. Fontes históricas que auxiliam os estudiosos de nossos tempos a estudarem e decifrarem como era a organização social de civilizações antigas. 



  • Os Chineses, às margens do Huang Ho ou rio Amarelo e Yang Tsé.

Imagem 3 – Na foto vemos um dos maiores monumentos feitos pelo homem, as Grandes Muralhas da China, grande símbolo dessa civilização antiga.

 


  • Os indianos, as margens dos rios Indo e Ganges.
Imagem 4 – Conjunto de templos de Khajuraho, em Madhva Pradesh (Índia), Patrimônio Mundial pela UNESCO.


Mapa – Localização dos locais de desenvolvimento das grandes civilizações



Na atualidade, as relações existentes entre o desenvolvimento das sociedades e os mananciais são tão significativas para a manutenção e ampliação dos territórios, que demandam atenção específica por parte dos órgãos de proteção e controle governamentais. Nos últimos anos, vários estados brasileiros criaram legislação específica para o uso dos mananciais.

Os mananciais e a população

Seja em uma pequena vila no interior do Brasil ou nas grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, a conservação e o gerenciamento dos mananciais tornou-se preocupação prioritária. A população brasileira quase triplicou nos últimos 50 anos e tornou-se urbana. O crescimento populacional aumentou exponencialmente a demanda por água potável nos grandes centros urbanos. 

As cidades cresceram e ao mesmo tempo, a ocupação sem planejamento, gerou processos de degradação dos mananciais. Uma série de fatores ameaça a disponibilidade de água nos mananciais que cortam ou circundam as grandes cidades brasileiras entre eles: 
O do mau uso do solo, como a retirada da cobertura vegetal, impermeabilização e formação de erosões; 
A ocupação das áreas de várzea e as planícies de inundação que provocam a contaminação dos mananciais; 
O desmatamento de matas ciliares e de galeria, vegetação que protege os mananciais de assoreamento, contaminação e erosão de suas margens; 
e principalmente o despejo irregular de esgoto nos cursos d’água. 

No Brasil, 54% do esgoto gerado, seja por residências ou indústrias, não é tratado e, portanto, é despejado de forma irregular nos leitos dos rios ou no solo. Entre as regiões brasileiras a que possui maior percentual de esgoto tratado é a Centro-Oeste com 52,02%, enquanto a região Norte possui 22,58%, o menor percentual entre as regiões.

Imagem 5 – Moradias construídas às margens da Represa Billings, um dos principais reservatórios de água de São Paulo.



Imagem 6 – Problemas ambientais causados pela rápida ocupação das margens da represa Billings, um dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo.




Imagem 7 – Problema ambiental da represa Billings provocado pelo despejo de esgoto e lixo doméstico.



Para cumprir sua função, um manancial precisa de cuidados especiais, garantidos nas chamadas leis estaduais de proteção a mananciais. Nessas regras, o ponto principal é evitar a poluição das águas, coisa muito difícil de se conseguir em um país como o Brasil. Por aqui, a expansão das grandes cidades aconteceu de forma superbagunçada*, comprometendo as fontes d’água próximas às metrópoles. O exemplo mais conhecido – e triste – é o do rio Tietê, que corta a capital de São Paulo e boa parte do interior. Em tese, o mais famoso rio paulista poderia ser um manancial para milhões de habitantes, mas quase 100 anos de poluição acabaram transformando o rio em um enorme esgoto a céu aberto. Para piorar as coisas para os paulistanos, outras importantes reservas de água estão ficando comprometidas. A partir da década de 1970, a cidade começou a se expandir em direção à represa de Guarapiranga com milhares de ocupações clandestinas que despejam esgoto no manancial sem nenhum tratamento. “Hoje, não é viável remover as pessoas de lá. A melhor saída é coletar o esgoto e tratá-lo para diminuir a poluição”, afirma o sociólogo Ricardo Araújo, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).


GLOSSÁRIO

AquíferosUm aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo.

Lençóis FreáticosLençol freático, também chamado de lençol de água ou nível freático, corresponde à reserva de água presente na linha subterrânea do solo. A água fica armazenada em decorrência da chuva, que se infiltra por rachaduras ou fissuras no solo. Neste caso, representa a superfície entre a água que é escoada da chuva e a água subterrânea.

Legislação: ato de legislar, de fazer leis.

Exponencialmente: Enormemente, grandemente.

Água potávelÁgua potável é a água de qualidade suficiente para consumo humano, tanto para se beber como para preparar alimentos.

Circundam: O mesmo que: rodeiam, circulam. Ex: Entre os 38 municípios que circundam a capital paulista, o partido ficará com oito ou nove prefeitos.

Degradação: Ação de destruir ou estragar; destruição. Degradação ambiental é a deterioração do meio ambiente através do esgotamento de recursos como ar, água e solo, a destruição de ecossistemas; destruição de habitat; a extinção da vida selvagem; e poluição. Quando os habitats naturais são destruídos ou os recursos naturais são esgotados, o ambiente é degradado.

Assoreamento: acúmulo de sedimentos pelo depósito de terra, areia, argila, detritos etc., na calha de um rio, na sua foz, em uma baía, um lago etc., consequência direta de enchentes pluviais, freq. devido ao mau uso do solo e da degradação da bacia hidrográfica, causada por desmatamentos, monoculturas, garimpos predatórios, construções etc.


QUESTÕES




01) O que são mananciais? (COPIE NO CADERNO APENAS A ALTERNATIVA CORRETA)



A) Mananciais são quaisquer corpos d’água potável, que venham a ser utilizados para o consumo humano, animal e vegetal, para o abastecimento das cidades ou para o funcionamento dos setores de produção, como fábricas, plantações, criação de animais, entre outros.

B) Mananciais são quaisquer corpos d’água que tem o uso exclusivamente para recreação humana, como represas para práticas esportivas, pesqueiros entre outros usos.

C) Mananciais são quaisquer corpos d’água potável, que por causa de uma legislação ambiental dura e nada flexível não permite que tenha qualquer uso para o consumo humano.

D) Mananciais são quaisquer corpos d’água potável, que têm por finalidade apenas abastecer as atividades econômicas localizadas no campo, sendo estritamente proibido o seu uso para atender as necessidades das pessoas e atividade econômicas localizadas nas cidades.



02) Qual das alternativas abaixo representa de forma correta a civilização antiga e o rio sob o qual se desenvolveu? (COPIE NO CADERNO A RESPOSTA CORRETA)

A) Sumérios – margens dos rios Indo e Ganges, civilização egípcia – margens dos rios Tigre e Eufrates. 

B) Civilização indiana – margens dos rios Indo e Ganges, civilização chinesa – margens dos rios Tigre e Eufrates.

C) Sumérios – margens dos rios Tigre e Eufrates, civilização chinesa – margens dos rios Huang Ho (Rio Amarelo) e Yang Tse.

D) Civilização egípcia – margens do rio Nilo, civilização indiana – margens dos rios Hang Ho (Rio Amarelo) e Yang Tse.



03) As cidades e ao mesmo tempo, a ocupação sem planejamento, geraram processos de degradação dos mananciais. Uma série de fatores ameaça a disponibilidade de água nos mananciais que cortam ou circundam as grandes cidades brasileiras. Qual alternativa a seguir traz esses impactos? (COPIE EM SEU CADERNO A ALTERNATIVA CORRETA) 

A) A mineração nas margens dos mananciais e o uso de metais pesados nessa atividade.

B) O desmatamento de matas ciliares e de galeria, vegetação que protege os mananciais de assoreamento, contaminação e erosão de suas margens e o despejo de esgoto doméstico.

C) A poluição das águas provocada pelas atividades econômicas das áreas rurais, principalmente o uso de agrotóxico das plantações.

D) O uso excessivo de água na agricultura que está levando à exaustão muitos mananciais urbanos.

04) Vamos fazer uma proposta de atividade diferente? 

Tendo em vista todas as informações contidas no texto sobre essa temática de grande importância, que tal agora a gente utilizar de outra linguagem para expressar nossa opinião e leitura de mundo? Utilize a linguagem artística para fazer agora a leitura desses fatos. Façam um desenho representando a realidade dos problemas que acontecem com muitos mananciais urbanos do Brasil, e caso seja a realidade da localidade de onde mora pode retratá-la também. Queremos que você deixe a sua imaginação livre para essa produção.

Critérios: Elaboração de um desenho com capricho e colorido. 


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 








E PARA SABER MAIS, SE FOR POSSÍVEL, ASSISTA AOS VÍDEOS ATRAVÉS DOS SEGUINTES LINKS:



12/12/2020 - ATIVIDADE 07 -  EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORES: DANIEL E JULIANA

TEMA DA AULA: REVISÃO EM FORMA DE JOGO. 


BOM DIA PESSOAL!! SILÊNCIO POR FAVOR, ATENÇÃO A CHAMADA!!! 

OLÁ! ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS. 

O ANO ESTÁ CHEGANDO AO FIM. 

ESPERO QUE VOCÊS TENHAM APROVEITADO NOSSAS ATIVIDADES. 

VAMOS RELEMBRAR UM POUCO DAS NOSSAS AULAS? 

NO INÍCIO DO ANO ESTÁVAMOS FALANDO SOBRE OS JOGOS OLÍMPICOS, SUA ORIGEM NA GRÉCIA ANTIGA RELACIONADA COM O ATLETISMO E SUA REINVENÇÃO NA ERA MODERNA. 

OS JOGOS ACONTECERIAM ESTE ANO NO JAPÃO, MAS DEVIDO À COVID-19 FORAM ADIADOS PARA O ANO QUE VEM. 

COM O ADIAMENTO VIMOS QUE OS ATLETAS CONTINUARAM OS TREINAMENTOS DE SUAS CAPACIDADES FÍSICAS PARA MANTER O SEU CONDICIONAMENTO FÍSICO. 

EM SEGUIDA, RELACIONAMOS AS CAPACIDADES FÍSICAS COM AS MODALIDADES ESPORTIVAS PRESENTES NOS JOGOS OLÍMPICOS. 

CONHECEMOS UM POUCO SOBRE AS NOVAS MODALIDADES QUE FARÃO PARTE DOS JOGOS EM SUA PRÓXIMA EDIÇÃO, COMO: SKATE, SURF, ESCALADA E BEISEBOL. 

POR ÚLTIMO ESTUDAMOS A GINÁSTICA. VIMOS QUE EXISTEM MODALIDADES COMPETITIVAS, MUITAS PRESENTES NOS JOGOS OLÍMPICOS, E MODALIDADES NÃO COMPETITIVAS. 

SOBRE AS NÃO COMPETITIVAS DEMOS ÊNFASE À GINÁSTICA PARA TODOS, QUE BUSCA ACOLHER AS DIFERENÇAS, ESTIMULANDO A PARTICIPAÇÃO DE QUALQUER INTERESSADO. 



PARA ESTÁ NOSSA ULTIMA ATIVIDADE, VAMOS FAZER UMA REVISÃO EM FORMA DE JOGO. 

FAREMOS NOSSA VERSÃO DO JOGO "AMONG US".




EM CADA QUESTÃO SERÁ ESCOLHIDO UM DOS TEMAS ESTUDADOS. 

A IMAGEM QUE NÃO CORRESPONDE AO TEMA DO TÍTULO SERÁ A IMPOSTORA. 

VOTEM NA IMAGEM QUE VOCÊS ACREDITAM ESTAR ERRADA E DESSA MANEIRA ESCOLHERÃO O TRIPULANTE QUE ACREDITAM SER UM IMPOSTOR. 

TODA A SUA TURMA VOTARÁ E O TRIPULANTE MAIS VOTADO SERÁ ELIMINADO DA NAVE.



APÓS TODOS VOTAREM CONTAREMOS QUANTOS IMPOSTORES FORAM ELIMINADOS E QUANTOS INOCENTES FORAM JOGADOS PARA FORA DA NAVE.

NO FINAL DA SEMANA, JUNTO COM AS RESPOSTAS, MANDAREI O RESULTADO.

SERÁ QUE VOCÊS CONSEGUEM VENCER OS IMPOSTORES OU SERÁ QUE A NAVE VAI SER SABOTADA?

PARA JOGAR, ACESSEM O LINK ABAIXO:


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO. 



ABRAÇOS, E ATÉ 2021!



06/12/2020 - ATIVIDADE 07 - CIÊNCIAS NATURAIS

PROFESSORA: TATI 

TEMA DA AULA: CAMADA DE OZÔNIO 


OLÁ, TURMA!

ESTA É A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS DO ANO. FAÇAM DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.

ESPERO QUE TODOS(AS) ESTEJAM BEM E COM SAÚDE.

BOA SEMANA E BONS ESTUDOS.

UM GRANDE ABRAÇO!


PROFª TATI


LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE A CAMADA DE OZÔNIO

O OZÔNIO É UM GÁS ATMOSFÉRICO AZUL-ESCURO, QUE SE CONCENTRA NA CHAMADA ESTRATOSFERA, UMA ÁREA LOCALIZADA ENTRE 20 E 40 KM DE ALTITUDE. A DIFERENÇA ENTRE O OZÔNIO E O OXIGÊNIO CAUSA A IMPRESSÃO DE SER BEM PEQUENA, PORQUE SE RESUME A UM ÁTOMO: ENQUANTO UMA MOLÉCULA DE OXIGÊNIO TEM DOIS ÁTOMOS (O2), UMA MOLÉCULA DE OZÔNIO TEM TRÊS (O3).

ESSA PEQUENA DIFERENÇA, ENTRETANTO, É EXTREMAMENTE NECESSÁRIA PARA A CONSERVAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE VIDA NO NOSSO PLANETA. A NATUREZA, COM SABEDORIA, PROTEGEU A TERRA COM UM ESCUDO CONTRA A IRRADIAÇÃO ULTRAVIOLETA PREJUDICIAL (UV-B, OU RADIAÇÃO BIOLOGICAMENTE ATIVA).

FIGURA: FUNCIONAMENTO DA CAMADA DE OZÔNIO

O BURACO DA CAMADA DE OZÔNIO

EM MEADOS DE 1985, CIENTISTAS FIZERAM UMA DESCOBERTA QUE GEROU BASTANTE PREOCUPAÇÃO: EXISTIA UM BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO NA REGIÃO DA ESTRATOSFERA SOBRE O TERRITÓRIO DA ANTÁRTICA. ESTE BURACO ERA DE GRANDES PROPORÇÕES, PORQUE TINHA APROXIMADAMENTE 10 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS.

NAS DÉCADAS DE 1980 OUTROS BURACOS DE MENOR PROPORÇÃO FORAM ACHADOS EM DIVERSOS PONTOS DA ESTRATOSFERA. COM O PASSAR DO TEMPO, ESTES BURACOS FORAM AUMENTANDO (PRINCIPALMENTE O QUE PERMANECE SOBRE A ANTÁRTICA), SENDO QUE EM SETEMBRO DE 1992 CHEGOU A TOTALIZAR 24,9 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS.

CAUSAS DO BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO

A PRINCIPAL CAUSA É A REAÇÃO QUÍMICA DOS CFCs (CLOROFLUORCARBONOS) COM O OZÔNIO. ESTES CFCs ESTÃO PRESENTES, PRINCIPALMENTE, EM AEROSSÓIS, AR-CONDICIONADO, GÁS DE GELADEIRA, ESPUMAS PLÁSTICAS E SOLVENTES. 



CONSEQUÊNCIAS

  • A PRESENÇA DE BURACOS NA CAMADA DE OZÔNIO É PREOCUPANTE, PORQUE A RADIAÇÃO NÃO É ABSORVIDA E CHEGA AO SOLO, TENDO POSSIBILIDADE DE CAUSAR CÂNCER DE PELE NOS SERES HUMANOS, POIS OS RAIOS ULTRAVIOLETAS MODIFICAM O DNA DAS CÉLULAS.
  • O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO TAMBÉM POSSUI UMA DELICADA RELAÇÃO COM O AUMENTO DO AQUECIMENTO GLOBAL.
COMO PODEMOS AJUDAR E PRESERVAR A NOSSA CAMADA DE OZÔNIO?
  • DIMINUIR A LIBERAÇÃO DE GASES QUE DESTROEM A CAMADA DE OZÔNIO, COMPRANDO PRODUTOS (GERALMENTE, SPRAYS, APARELHOS DE REFRIGERAÇÃO E EXTINTORES DE INCÊNDIO) QUE NÃO CONTENHAM CFC.
  • PRECISAMOS TER CONSCIÊNCIA DE QUE POLUINDO O AMBIENTE, NÓS SÓ PREJUDICAMOS A NOSSA VIDA E A VIDA DAS GERAÇÕE FUTURAS.
  • ALGUMAS ATITUDES PODEM CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, COMO POR EXEMPLO, ECONOMIZAR ENERGIA.
  • ADQUIRIR PRODUTOS ELETRÔNICOS E ELETRODMÉSTICOS QUE TRAGAM A INSCRIÇÃO CLEAN, INDICAÇÃO DE QUE NÃO CONTÉM CLOROFLUORCARBONO (CFC).
  • TROCAR, SE POSSÍVEL, ELETRODOMÉSTICOS MUITOS ANTIGOS, POIS CONSOMEM MAIS ENERGIA ELÉTRICA.
  • DIMINUIR O USO DE ARES-CONDICIONADOS, UTILIZANDO-OS SOMENTE EM CASOS EXTREMOS.
  • EVITAR ANDAR DE CARRO PARTICULAR, UTILIZANDO-SE DOS TRANSPORTES COLETIVOS, BICICLETA OU MESMO ANDANDO A PÉ.
  • SEPARAR O LIXO RECICLÁVEL DO ORGÂNICO.
  • JUNTAR O ÓLEO VELHO, DE COZINHA, E ENTREGÁ-LO EM POSTOS DE COLETA, BEM COMO BATERIAS DE CELULARES E OUTROS ELETROELETRÔNICOS.
  • FAZER CAMPANHAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NO SEU GRUPO DE CONTATO DIÁRIO.

TEXTO ADAPTADO. CAMADA DE OZÔNIO: POR QUE PROTEGÊ-LA?. DISPONÍVEL EM: https://www.gruposalmeron.com.br/camada-de-ozonio/. ACESSO EM: 19. NOVEMBRO. 2020.


ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE A CAMADA DE OZÔNIO:

CAMADA DE OZÔNIO – CIÊNCIAS – ENSINO FUNDAMENTAL:

https://www.youtube.com/watch?v=s9kxprENY4g&pbjreload=101   

 

AGORA, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O PRÓPRIO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER (NOS COMENTÁRIOS).

ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA.

QUESTÃO 1 – A HUMANIDADE, APÓS A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, VEM INTERFERINDO NOS ECOSSISTEMAS DE MANEIRA AGRESSIVA, PROVOCANDO O AUMENTO DO EFEITO ESTUFA E A DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO.

COMO CONSEQUÊNCIAS DESSAS DUAS ALTERAÇÕES, CITAM-SE AS SEGUINTES:

I. AUMENTO DA TEMPERATURA MÉDIA DO NOSSO PLANETA E DA PENETRAÇÃO DE RAIOS ULTRAVIOLETA;

II. DEGELO DAS REGIÕES POLARES E AUMENTO DO NÚMERO DE CÂNCER DE PELE;

III. AUMENTO DAS MICOSES DE PELE.


ESTÃO CORRETAS:


A) SOMENTE I E II.

B) SOMENTE II.

C) SOMENTE I E III.

D) SOMENTE II E III.

E) TODAS.

QUESTÃO 2 – QUAL É O GÁS CONSIDERADO O GRANDE RESPONSÁVEL PELA DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO?

QUESTÃO 3 – ONDE ESTÁ LOCALIZADA A CAMADA DE OZÔNIO?

A) NA SUPERFÍCIE DA TERRA.

B) NA TROPOSFERA - CAMADA INFERIOR DA ATMOSFERA.

C) NA ESTRATOSFERA.

D) NA MESOSFERA.

E) NA EXOSFERA

QUESTÃO 4 – O QUE É O OZÔNIO?

A) É O GÁS RESPONSÁVEL PELO EFEITO DE ESTUFA.

B) É O GÁS QUE MISTURADO COM O VAPOR DE ÁGUA ORIGINA AS CHUVAS ÁCIDAS.

C) É UMA SUBSTÂNCIA ABUNDANTE NA TROPOSFERA.

D) É FORMADO POR MOLÉCULAS CONSTITUÍDAS POR DOIS ÁTOMOS DE OXIGÊNIO.

E) É UM GÁS FORMADO POR MOLÉCULAS CONSTITUÍDAS POR TRÊS ÁTOMOS DE OXIGÊNIO.

QUESTÃO 5 – QUAL É A PRINCIPAL FUNÇÃO DO OZÔNIO?

A) FILTRAR A RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA EMITIDA PELO SOL.

B) ABSORVER A RADIAÇÃO INFRAVERMELHA EMITIDA PELO SOL.

C) ABSORVER O DIÓXIDO DE CARBONO.

D) ASSEGURAR O EQUILÍBRIO TÉRMICO NA TERRA.

E) FACILITAR A RENOVAÇÃO DA ATMOSFERA.

QUESTÃO 6 – RICARDO FEZ UMA PESQUISA NA INTERNET SOBRE OS BURACOS NA CAMADA DE OZÔNIO. VEJA A IMAGEM QUE ELE MAIS GOSTOU:


PREOCUPADO COM OS BURACOS NA CAMADA DE OZÔNIO, ELE RESOLVEU FAZER UMA CAMPANHA NA ESCOLA E DISTRIBUIU VÁRIOS PANFLETOS NAS TURMAS.

A FRASE DESSES PANFLETOS DIZIA:

A) “CONTINUEM COM AS QUEIMADAS NA AMAZÔNIA, MAS PLANTEM NOVAS MUDAS DE ÁRVORES.”

B) “USEM MAIS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS E CFC.”

C) “ANDEM DE BICICLETA E SEPAREM O LIXO DE FORMA CORRETA.”

D) “AUMENTEM O CONSUMO E O USO DE CARROS.”




06/12/2020 - ATIVIDADE 07 - ARTES

PROFESSORA: DÉBORA 

TEMA DA AULA: CLASSIFICAÇÃO DAS CORES 



Olá, pessoal! 

Chegamos ao final do ano, e por isso nessa atividade decidi voltar a um assunto que foi tema da nossa atividade nº 2, pois ao ver as respostas sobre esse assunto na nossa atividade extra, (aquela que tinha 2 perguntas de cada matéria) achei que ficaram algumas dúvidas sobre o assunto.

Profª Débora


Em nossa última atividade estudamos um pouco sobre o autorretrato e fizemos uma produção de um par de óculos que tinha nas lentes um retrato de como vemos o mundo. Nessa atividade vamos estudar um pouco mais sobre as cores e sua classificação.

 

Classificação das cores 

Como existe uma infinidade de cores, foram criadas algumas classificações para facilitar o entendimento. Vamos conhecer algumas delas a seguir:


Agora vamos pensar um pouco sobre como essas cores foram usados em um universo bem específico, e acredito que muito conhecido por vocês: as histórias em quadrinhos. 

Pensem na impressão de antigamente, de jornais a revistas em quadrinhos. O preto e o branco eram as cores predominantes, ou seja, a maioria das impressões era em preto, pois a tecnologia era insuficiente e o custo da impressão ainda era muito alto para imagens coloridas. Então, imagina só a força que tinha uma impressão colorida para ajudar a dar destaque na banca e chamar atenção das pessoas que estavam lá para comprar? Então combinar as cores e deixa-las atrativas era essencial para chamar a atenção dos leitores. 

Nessa época o uso das cores primárias era bastante predominante, não apenas por serem cores fortes, mas também por baratear o custo de impressão. O processo de impressão da época, que não era tão evoluído como hoje em dia, não possuía tantos recursos gráficos. 


Cores primárias: amarelo, vermelho e azul são as cores mais usadas em heróis. 

Imagens: Ó Marvel Comics, Ó Marvel Comics, 


Como podemos ver na imagem acima, nossos heróis usam cores primárias. Mas e os vilões? Será que os coloristas (responsáveis por dar cor às Histórias em Quadrinhos) também pensaram em uma cor específica do círculo cromático para eles? 

Para quem não se lembra, circulo cromático é o gráfico onde aparecem os 3 tipos de classificação das cores:




Cores secundárias como laranja, verde e roxo e terciárias como amarelo esverdeado, amarelo alaranjado e laranja avermelhado são as cores favoritas de nossos vilões na imagem. 

Imagens: Ó Marvel Comics, Ó Marvel Comics, 



Como podemos ver na imagem acima, muitas vezes os uniformes eram pensados entre as relações entre as cores do circulo cromático. 

Mas existem muitas outras relações que podemos fazer com as cores e o círculo.


ATIVIDADE

Para fixar nosso conhecimento vamos responder a algumas perguntas: 

1) Cite um personagem que tenha cores frias predominantes. 

2) Cite 3 cores quentes e 3 cores frias. 

3) Agora que revemos os conceitos da classificação das cores, vou deixar algumas imagens abaixo e quero que vocês coloquem a classificação das cores entre primárias, secundárias e terciárias. Não se preocupem com o uso do preto e do branco, pois nessa atividade, vamos analisar apenas as cores estudadas acima, ok? Agora vou fazer a primeira análise (da logomarca da letra “a”, que é da Fanta, para que vocês entendam o conceito:

Resposta A: laranja secundária, azul cor primária, verde secundária e amarelo esverdeada cor terciária.

Agora as próximas repostas são com vocês. Qualquer dúvida é só postar no blog.

Não se esqueçam: Coloquem nome, data e a disciplina, que é Artes, na sua folha. Guardem suas respostas, pois elas deverão ser apresentadas à professora na volta às aulas presenciais.

 

Fontes:

http://reformavisual.com/circulo-cromatico/

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/cores-analogas

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/cores-quentes



29/11/2020 - ATIVIDADE 07 - MATEMÁTICA

PROFESSORAS: ADRIANA E VALÉRIA

TEMA DA AULA: ÁLGEBRA: Equação de Primeiro Grau


 ÁLGEBRA: Equação de Primeiro Grau



Na Matemática, a equação é uma igualdade que envolve uma ou mais incógnitas (valor desconhecido). Quem determina o “grau” dessa equação é o maior expoente dessa incógnita, ou seja, se o expoente for 1, temos a equação do 1º grau. Se o expoente for 2, a equação será do 2º grau; se o expoente for 3, a equação será de 3º grau.



Para exemplificar:

  • 4x + 2 = 16 (equação do 1º grau – porque só tem uma incógnita – x – e o expoente é 1, embora não esteja expresso)
  • x² + 2x + 4 = 0 (equação do 2º grau – porque temos duas incógnitas – x – e uma delas tem como expoente o número 2, que é o maior entre os expoentes)
  • x³ + 2x² + 5x – 2 = 0 (equação do 3º grau – porque temos três incógnitas – x – e uma delas tem como expoente o número 3, que é o maior entre os expoentes).

A equação do 1º grau é apresentada da seguinte forma:

É importante dizer que a e b representam qualquer número real e a é diferente de zero. A incógnita pode ser representada por qualquer letra, contudo, usualmente, utilizamos x ou y como valor a ser encontrado para o valor final da equação. 

O primeiro membro da equação são os números do lado esquerdo da igualdade, e o segundo membro, o que estão do lado direito da igualdade.

Como resolver uma equação do primeiro grau?


Para resolvermos uma equação do primeiro grau, devemos achar o valor da incógnita (que vamos chamar de x) e, para que isso seja possível, é só isolar o valor do x na igualdade, ou seja, o x deve ficar sozinho em um dos membros da equação.

O próximo passo é analisar qual operação está sendo feita no mesmo membro em que se encontra x e “jogar” para o outro lado da igualdade fazendo a operação oposta e isolando x.

 

  • Primeiro exemplo: x + 4 = 12

Nesse caso, o número que aparece do mesmo lado de x é o 4 e ele está somando. Para isolar a incógnita, ele vai para o outro lado da igualdade fazendo a operação inversa (subtração):



x = 12 – 4

x = 8


 

  • Segundo exemplo: x – 12 = 20

O número que está do mesmo lado de x é o 12 e ele está subtraindo. Nesse exemplo, ele vai para o outro lado da igualdade com a operação inversa, que é a soma:

 

x = 20 + 12

x = 32

 

Terceiro exemplo: 4x + 2 = x + 32

 Resolução:


Organizamos a conta, colocando os termos com x de um lado e os sem x do outro lado, respeitando a operação inversa nas trocas.

Resolvemos cada lado e o 3 do 3
x precisa ser levado para o outro lado, para que o x fique isolado.

Como o 3 estava multiplicando o
x, ele passou dividindo quem estava do outro lado da equação.

Divisão resolvida e finalmente chegamos ao valor de
x.

Atividades


1. Resolva as seguintes equações: 


a) x + 4 = 15 

b) 2x – 5 = x + 10 

c) 8x + 6 = 30 

d) 3x – 3 = 42 

e) 5x – 15 = 85 

f) 10x – 8 = x + 10 

g) 2x + 28 = x + 18 

h) 5x – 3 = 2x + 9 

i) 5x – 15 = 4x + 9 

j) 3x – 26 = x – 2

2. O dobro de um número subtraído de 20 é igual a 100. Qual é o número? 

a) – 40 

b) + 40 

c) – 60 

d) + 60


3. O triplo de um número adicionado ao seu dobro resulta em 600. Qual é o número? 

a) 100 

b) 600 

c) 300 

d) 120




29/11/2020 - ATIVIDADE 07  - INGLÊS  

PROFESSORAS: FLÁVIA - MARILÉIA E RIVANEIDE 

TEMA DA AULA:  EXPRESSÕES NATALINAS 





21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LINGUA PORTUGUESA 

PROFESSORES: FABI E HENRIQUE 

TEMA DA AULA:  ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA






Esperamos que estejam todos bem e se cuidando!! 

O foco da atividade de hoje é o Artigo de divulgação científica, e ela complementa o Caderno Trilhas de Aprendizagem 2. 

Realizem as atividades no caderno de sala de aula e guardem as mesmas para serem entregues na volta às aulas presenciais. 


Boa semana a todos e bons estudos!!

Professora Fabi e professor Henrique.





ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 

O artigo de divulgação científica é aquele texto que tem como objetivo difundir um determinado conhecimento, nós normalmente lemos esses artigos para estudar e aprofundar nossos conhecimentos. Você já deve ter visto esse gênero textual em alguns lugares, como os livros didáticos, jornais, revistas e sites. 

Esses textos, frequentemente, são escritos por especialistas na área de conhecimento. O artigo de divulgação científica consiste num texto expositivo e, às vezes, também argumentativo que divulga pesquisas. 

A linguagem deve ser clara, objetiva, visando a impessoalidade, o que quer dizer que o autor precisa se concentrar em divulgar a pesquisa, controlando a exposição de opinião explicitamente. (fonte: Trilhas de Aprendizagem 2 – página 24).



Coronavírus não é nome de doença, é nome de uma família de vírus. Esses vírus podem provocar doenças respiratórias em humanos. SARS-CoV-2 é o nome do coronavírus que provoca a doença chamada covid-19 – essa que se espalhou pelo mundo todo e fez adoecer muita gente aqui no Brasil também. Você sabia que esse coronavírus pode ter passado de outro animal para os humanos? É sobre isso que vamos falar aqui! Por que os seres humanos pegam doenças de outros animais?



Vírus, bactérias e fungos só podem ser vistos com poderosos microscópios. Mas, embora muito pequenos, esses microrganismos podem causar doenças muito graves em humanos. Você não vai gostar de saber, mas cerca de 10 milhões de pessoas morrem a cada ano por vírus, bactérias ou fungos que pegaram de outros animais. Triste, não é? 

O novo coronavírus é um exemplo disso. Ele provavelmente passou de outro animal para um humano, provocando uma doença nova, que afeta principalmente os pulmões, mas também outros órgãos, e que foi chamada covid-19. Essa doença foi passando de um humano para outro e para outro e para outro… e assim se espalhou pelo mundo todo. E quando uma doença se espalha mundialmente dizemos que estamos numa pandemia. 

[...] O ideal seria que os vírus (e outros microrganismos) não passassem de outros animais para os humanos. Mas somos nós, humanos, que ultrapassamos barreiras naturais e, sem perceber, nos arriscamos a pegar doenças de outros animais. Não entendeu? Vamos explicar!

Para entender a barreira 




Animais domésticos e silvestres carregam com eles – poderíamos até dizer que eles hospedam – uma quantidade enorme de microrganismos. E o que o microrganismo quer? Viver e se reproduzir! Logo, para o microrganismo não é interessante que seu hospedeiro morra, porque, assim, ele, o microrganismo, morre também. Então, urubus, vacas, morcegos, sapos e outros animais convivem em equilíbrio – sem ficar doentes – com os microrganismos que hospedam. O problema surge quando um microrganismo, que não provoca mal algum a um determinado animal que é seu hospedeiro, passa deste para um humano. Aí, pode apostar que houve uma quebra de barreira entre as espécies.

Mas que barreira? Bom… a principal barreira entre diferentes espécies é a física, isto é, uma espécie, em vez de conviver somente com a sua espécie, passa a se misturar com outras espécies. Nessa aproximação física, uma espécie pode ter contato com o microrganismo que habita outra espécie e desenvolver alguma doença, grave ou não.

Outra barreira é a resistência do nosso organismo. Veja: o nosso corpo geralmente consegue se defender de microrganismos que o invadem. Além disso, a maior parte dos microrganismos de uma espécie não costuma se adaptar bem em outra e acaba morrendo sem provocar qualquer problema. Mas… pode acontecer de um microrganismo de uma espécie passar para outra e provocar uma doença sim, seja ela grave ou não.

Quebra de barreira

A gente acha que o microrganismo é malvado por passar de outro animal para um humano, mas vamos pensar bem… Quem provocou essa aproximação? Quem quebrou a barreira física e se arriscou a ter a barreira da resistência do organismo quebrada também?

Essas barreiras costumam ser rompidas por ações humanas. Isso ocorre quando invadimos áreas onde outras espécies animais vivem. Por exemplo, quando desmatamos áreas naturais conservadas para construir casas, prédios, estradas e explorar ouro, assim como outros minerais.

Também rompemos barreiras quando aumentamos o contato com animais silvestres durante a caça e quando comemos a carne desses animais, que não é controlada para doenças pelo serviço de inspeção veterinária, desde sua criação até venda.

Podemos romper barreiras também quando retiramos animais da natureza para criar em casa, como animais de estimação, o que é ilegal no Brasil. Nesses casos, temos grande chance de contato com fezes, saliva, urina, carne e sangue de animais que podem conter microrganismos que nos façam mal. Também aumentamos as chances de que transmissores (também chamados vetores) como mosquitos, carrapatos e barbeiros nos transmitam esses microrganismos a partir dos animais silvestres.

Helena Godoy Bergallo e Maria Alice Santos Alves (Departamento de Ecologia Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Walfrido Tomás (Laboratório de Vida Selvagem - Embrapa Pantanal)

Fonte: http://chc.org.br/artigo/doenca-de-bicho-ou-de-gente/ acesso em 06 de outubro de 2020.

 

1. Complete a tabela com as diferenças entre “coronavírus”, “SARS-CoV-2” e “covid-19”.


2. Assinale a alternativa verdadeira: 


(a) Os animais são responsáveis pela transmissão do SARS-CoV-2. 


(b) A transmissão do SARS-Cov-2 acontece apenas de um animal para um humano. 


(c) Para viver e se reproduzir, o microrganismo mata o seu hospedeiro. 


(d) Para viver e se reproduzir, não é interessante para o microrganismo que seu hospedeiro morra. 



3. De acordo com o artigo,

“o problema surge quando um microrganismo, que não provoca mal algum a um determinado animal que é seu hospedeiro, passa deste para um humano. Aí, pode apostar que houve uma quebra de barreira entre as espécies”. 

Quais são as duas quebras de barreira citadas no artigo?

4. De acordo com o artigo, em geral, quem costuma romper essas barreiras?

5. Cite exemplos de como essas barreiras são rompidas.

6. E agora? O que você acha que devemos fazer para evitar o surgimento de novas doenças como a Covid-19?

7. Quais características do texto de divulgação científica estão presentes nesse artigo. Utilize a tabela inicial “PARA SABER MAIS” para responder e justifique com elementos retirados dos textos.


DICA!!! 

O professor André, de História, fez um vídeo explicando como a ação do homem na natureza pode facilitar o surgimento e a propagação de doenças. Se você não viu, vale MUITO a pena ver! Segue o link:



 Essa foi a última atividade do blog!

Parabéns!! Fechamos um ciclo!

Fiquem bem!

Professora Fabi e professor Henrique.



21/11/2020 - ATIVIDADE 07 -  LEITURA  

PROFESSORA: GIOVANNA

TEMA DA AULA:  LITERATURA PERIFÉRICA E GRAFFITI


Bem vinda(o) à última aula de Leitura do ano!

 

Um pouco sobre Sérgio Vaz:

Nasceu em 1964, na cidade de Ladainha, MG, mas mudou-se para São Paulo com cinco anos. Cresceu e iniciou sua carreira na cidade de Taboão da Serra, SP, onde mora até hoje. É criador da Coooperifa, um movimento cultural da periferia, voltado principalmente à literatura.

Poesias Sérgio Vaz:

https://www.youtube.com/watch?v=oEr3U3hkLR0


Um pouco sobre: OsGemeos:

Os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo nasceram em 1974 em São Paulo, no bairro do Cambuci. Cresceram no meio efervescente da cultura hip hop que chegou nos anos 80 no centro da cidade. Descobriram o grafite, a pintura e a escultura e se desenvolveram nessas técnicas. Hoje são conhecidos internacionalmente e estão entre os maiores nomes do graffiti brasileiro e mundial. Apenas por curiosidade, vale dizer que o nome da arte que trabalha com pinturas no espaço urbano, como OsGemeos fazem, pode ser escrita também de outras formas, além de graffiti: pode ser grafite ou grafiti.

Vídeo sobre OsGemeos (obras):



Algumas obras de OsGemeos 


Para saber mais...

Visite e conheça:

Canal Sérgio Vaz:  https://www.youtube.com/channel/UCNBEw6vjci3f68MxZHX-Tqw

Site da Cooperifa: http://cooperifa.com.br/

Site de OsGemeos: http://www.osgemeos.com.br/pt



Espero que goste desses artistas maravilhosos e suas obras inspiradoras!


Se cuide e fique bem!

Beijoca!

Professora Giovanna – POSL



21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INFORMÁTICA  

PROFESSOR: MANOEL


OLÁ, PESSOAL!









CHEGAMOS À ATIVIDADE FINAL DE INFORMÁTICA PARA O ANO DE 2020. 

CONFESSO QUE ME BATEU UMA PONTINHA DE TRISTEZA, POIS CADA VEZ QUE ESTAVA PREPARANDO UMA ATIVIDADE PARA VOCÊS, SENTIA COMO SE PUDESSE VER O ROSTO E O SORRISO DE CADA UM. MAS, FICO FELIZ POR ESTARMOS TODOS BEM! VAMOS NOS PREPARAR PARA UM NOVO ANO MUITO MELHOR, ONDE POSSAMOS ESTAR PERTINHO DE NOSSOS AMIGOS E DOS PROFESSORES, APRENDENDO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA. 

TCHAU PESSOAL!


JOGO: QUIZ


DESCRIÇÃO: QUIZ É UM JOGO EM FORMATO DE QUESTIONÁRIO (PERGUNTA E RESPOSTA COM ALTERNATIVAS). ELE TEM COMO OBJETIVO EXPLORAR UM ASSUNTO ESPECÍFICO OU TEMAS VARIADOS.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: LEITURA - CULTURA GERAL.

COMO JOGAR: LER CADA PERGUNTA COM BASTANTE ATENÇÃO E TENTAR IDENTIFICAR A ALTERNATIVA CORRETA.

PARA SABER MAIS!

PESQUISE NA INTERNET AS QUESTÕES QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIR ACERTAR AS RESPOSTAS PARA APRENDER SOBRE O ASSUNTO.

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

https://pt.quizur.com/trivia/sabe-tudo-sobre-cultura-geral-7ita


MUITO BEM!

AGORA, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:


MENSAGEM DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


https://www.youtube.com/watch?v=HDZHdqF6gvA


PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:


BANDEIRA DE SÃO PAULO                                


MUSEU AFRO BRASIL

AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MUSEU AFRO BRASIL!

O MUSEU AFRO BRASIL ESTÁ LOCALIZADO NO PARQUE IBIRAPUERA (SÃO PAULO). ELE POSSUI UM ACERVO DE MAIS DE 6 MIL PEÇAS ENTRE PINTURAS, ESCULTURAS, GRAVURAS, FOTOGRAFIAS, DOCUMENTOS E PEÇAS ETNOLÓGICAS DE AUTORES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS, PRODUZIDOS ENTRE O SÉCULO XVIII E OS DIAS DE HOJE. OS ITENS ABORDAM AS TEMÁTICAS DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, COMO A RELIGIÃO,O TRABALHO, A ARTE E A ESCRAVIDÃO. NO TOUR VIRTUAL, É POSSÍVEL CONHECER OS DIFERENTES ANDARES DO MUSEU, OBSERVANDO AS PEÇAS EXPOSTAS, ALÉM DE CONFERIR AS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS.


(ADAPTADO PARA A ATIVIDADE).

 

AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO: 






16/11/2020 - ATIVIDADE 06 - HISTÓRIA

PROFESSOR: ANDRÉ 

TEMA DA AULA: AS MULHERES E O CAPITALISMO

Caros estudantes e familiares,

Abaixo seguem alguns exercícios elaborados para complementar a atividade 1 do caderno Trilhas de Aprendizagens - volume 2. Esta atividade foi indicada para a sexta e sétima semanas de trabalho com o novo material. Aqueles que ainda não receberam este material podem consultá-lo clicando no link a seguir:

https://drive.google.com/open?id=1VRygSiW37lATtMYvMwX_-DPXU9w_Atqz


E NÃO SE ESQUEÇA:

AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA ATIVIDADE DEVEM SER REGISTRADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS O PROFESSOR IRÁ CONFERIR TUDO!

TEMA: As Mulheres e o Capitalismo



Objetivos: 
  • Conhecer as relações entre homens e mulheres que se estabelecem com o capitalismo no Brasil, no final do século XIX.
  • Refletir sobre as pressões sociais exercidas para que as mulheres desempenhem determinados papéis na sociedade.

PARTE I:  O que é o Capitalismo?

         No material Trilhas de Aprendizagens – Volume 2, você encontrou uma atividade que tratava da consolidação do capitalismo no Brasil, durante o século XIX, e o novo papel esperado das mulheres nas famílias burguesas brasileiras. Vamos tentar entender melhor o que é o capitalismo e como ele organiza a nossa sociedade?

         O capitalismo é o sistema econômico e social no qual vivemos atualmente e que se consolidou após a Revolução Industrial – iniciada na Inglaterra por volta de 1750. Nele os meios de produção de riquezas (terras, fábricas, tecnologias etc.) são propriedade privada, ou seja, têm um dono, e os donos destes meios de produção são chamados burgueses. O capitalismo, portanto, divide a sociedade em dois grupos os burgueses e os trabalhadores que, por não possuírem meios de produção de riqueza, são obrigados a vender sua força de trabalho em troca de um salário para garantir sua sobrevivência.


PARTE II: A Mulher na Família Burguesa

         Levando em consideração as informações acima, observe a imagem para responder às questões:

Belmiro de Almeida. Arrufos, 1885.



1. Ao observar a imagem podemos constatar que os personagens retratados pertencem a qual classe social: 

a) Trabalhadores assalariados pobres. 

b) Burgueses, ricos. 

c) Escravizados. 

d) Nenhuma das alternativas.


2. Como você chegou a essa conclusão? 

Além de dividir a sociedade em burgueses e trabalhadores, de acordo com o lugar ocupado na produção das mercadorias, o capitalismo estabeleceu uma divisão de tarefas entre os gêneros, isto é, entre homens e mulheres. Pensando nisso, responda as questões que seguem ainda sobre a primeira imagem: 

3. Segundo o Dicionário Online de Português, o título do quadro, Arrufos, significa “mágoa passageira entre pessoas que se gostam”. Levando isso em consideração, o homem e a mulher representados no quadro estão sofrendo da mesma forma durante o conflito? 

4. Pensando sobre o que o quadro sugere, será que, nessa época, a mulher ocupava o mesmo lugar na sociedade que o homem? 

Com a consolidação do capitalismo criou-se a ideia de que a mulher ideal seria dedicada ao trabalho doméstico, enquanto os homens seriam dedicados ao trabalho fora de casa. As mulheres deveriam também ser amáveis, sentimentais e dedicadas à família enquanto os homens deveriam ser racionais e responsáveis pelas tarefas públicas como as reuniões de negócio e a participação na política. Estas distinções trazem reflexos até hoje. Observe os infográficos a seguir e faça o que se pede:

Adaptado de: http://codigo.inf.br/aun/politica/o-empoderamento-feminino-na-politica/ Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 2018.



Adaptado de: https://www.pravaler.com.br/mulheres-no-mercado-de-trabalho-carreiras-e-desafios/. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2018.



5. Com base nas informações contidas nos infográficos, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso para as afirmações a seguir:

(   ) A maior parte dos eleitores no Brasil são homens.


(   ) O número de vereadores eleitos no Brasil é equilibrado entre homens e mulheres.


(   ) A maioria do eleitorado, isto é, das pessoas com direito a voto são mulheres mas elas são minoria entre os vereadores eleitos.


(    ) No Brasil, as mulheres tem maior representatividade na política do que na África do Sul.


(  ) No México, o número de mulheres no parlamento passa de 300 enquanto no Brasil não chega a 125.


(  ) Entre as pessoas com nível superior, isto é, que concluíram a faculdade, as mulheres são maioria.


(   ) O rendimento médio é equilibrado entre homens e mulheres.


(   ) Apesar de estudarem mais as mulheres são minoria no mercado de trabalho e possuem um rendimento médio inferior aos homens.


6. Com base nas informações estudadas até aqui, podemos afirmar que as mulheres e os homens ocupam os mesmos lugares na sociedade? Explique:

 PARTE III: Maternidade Ontem e Hoje

        
No caderno Trilhas de Aprendizagens 2, a atividade 1 aborda algumas pressões que a sociedade exercia sobre as mulheres, em particular, nas famílias burguesas do século XIX. Entre estas pressões estava a de que as mulheres burguesas deveriam se dedicar exclusivamente à casa, aos filhos e ao marido. A maternidade, naquele contexto era vista com um sentimento confuso pelas mulheres da burguesia. Por um lado, representava abrir mão da vida social, das festas, bailes e encontros com amigos. Por outro lado, ser mãe era cumprir o papel que a sociedade esperava das mulheres e, assim, representava não ser excluída desta sociedade. 

O trecho abaixo foi recortado de uma matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, no ano passado. A matéria fala sobre um grupo de mulheres que compartilham suas experiências sobre ser mãe. Leia o trecho e observe a imagem para refletir sobre a condição das mulheres na atualidade:


1. Com base nos suas experiências e na reportagem acima, quais são as dificuldades que as mulheres enfrentam ao se tornarem mães? 

2. Procure uma mulher adulta e pergunte a ela se, em algum momento da vida, ela se sentiu pressionada a se tornar mãe. Tente entender que tipo de pressão ela sofreu e relate a conversa no caderno. 


Pensar não ocupa espaço!       

Nas atividades do caderno Trilhas de Aprendizagens 2 e aqui, nosso foco foram as mulheres da burguesia. É importante ressaltar que as experiências das mulheres das classes trabalhadoras eram, em vários sentidos, muito diferentes das experiências das mulheres das famílias burguesas. Ainda mais no Brasil onde o capitalismo e o trabalho assalariado se encontraram com uma realidade de quase 400 anos de escravidão. 

As mulheres burguesas se viam pressionadas a abandonar sua vida social para se dedicar à casa, aos filhos e ao marido. Já na classe trabalhadora, as mulheres se viram obrigadas desde sempre a trabalhar para sobreviver, sendo obrigadas a deixar em segundo plano sua casa e a família. 

A imagem abaixo representa uma “ama de leite”, mulher escravizada que cumpria a função de amamentar os filhos dos senhores. Observe a mulher, a criança branca e a criança negra e reflita sobre em que sentidos essa imagem ainda representa a realidade dos dias de hoje:


Lucílio de Albuquerque. Mãe Preta, 1912.



16/11/2020 - ATIVIDADE 06 - GEOGRAFIA 

PROFESSORES: JOÃO E SÔNIA 

TEMA DA AULA:  AS QUEIMADAS NO PANTANAL E AS QUESTÕES DE SUSTENTABILIDADE




Esperamos que estejam bem e se cuidando!

Professores João Luís e Sônia Mambro

 

INSTRUÇÕES GERAIS  

  • Esta atividade é referente à ATIVIDADE 3 – “A SUSTENTABILIDADE NOS TERRITÓRIOS” (p. 185 a 188), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2; 
  • Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-nos da forma mais completa possível;
  • Faça seus estudos com muita atenção e capricho! 
  • LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.

 

AS QUEIMADAS NO PANTANAL E A QUESTÃO DA SUSTENTABILIDADE

No debate internacional das últimas décadas sobre as questões sociais e ambientais, um dos temas mais recorrentes refere-se à agricultura, a prática humana que é mais representativa dessa relação homem e natureza. As questões que norteiam estes debates, dentro de simpósios, encontros, comissões, pesquisas, entre outros, oficiais e não oficiais, giram bastante em torno do conceito de sustentabilidade, consequentemente, de uma agricultura sustentável. Nas imagens abaixo vemos algumas características de práticas agrícolas atuais, responsáveis por gerar graves impactos socioambientais no território brasileiro, poluição do ar, do solo e recursos hídricos, esgotamento e empobrecimento do solo etc.

Imagem 1 – A poluição dos solos e da água e a diminuição da biodiversidade são consequências do uso de agrotóxicos, prática agrícola do modelo de agricultura não sustentável.

Imagem 2 – As técnicas utilizadas na agricultura intensiva podem acarretar prejuízos irreparáveis ao solo. Uso de técnicas agrícolas inadequadas compromete a qualidade dos solos, provocando seu empobrecimento, processos erosivos. Na foto podemos observar dois processos erosivos, o ravinamento e a voçorocamento.


Imagem 3 – A queimada é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso do fogo de forma controlada que, às vezes, pode descontrolar-se e causar incêndios em florestas, matas e terrenos grandes.

A chamada agricultura sustentável, idealizada e tão aclamada em diversos círculos intelectuais, científicos e políticos, seria um tipo agricultura que pudesse conservar os recursos naturais e fornecesse produtos saudáveis (ou mais saudáveis), sem comprometer os níveis tecnológicos já alcançados de segurança alimentar dos indivíduos. Tal conceituação resulta de emergentes pressões sociais por uma agricultura que não prejudique o meio ambiente, a economia, a saúde, em suma, a sociedade como um todo. Neste sentido, a agricultura sustentável adquire num contexto internacional um papel extremamente relevante, visto que, apesar de seus dez mil anos, a agricultura permanece sendo a atividade humana que mais intimamente relaciona a sociedade com a natureza, e em sentido inverso, mas presente na relação, natureza e sociedade.

O aumento das queimadas no Pantanal tem sido significativo nos últimos anos, mas em 2020 o número se tornou ainda mais preocupante. No último mês de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que as queimadas na região atingiram o recorde, com mais de 16 mil focos de incêndio. As queimadas de 2020 já destruíram mais de 2 milhões de hectares na região, o que corresponde a 15% do bioma. Em relação ao último ano, o aumento é assustador: mais de 60,8% de queimadas em nove meses.


Imagem 4 – Equipes trabalham para tentar conter incêndios no Pantanal (Crédito: Christiano Antonucci/Secom-MT) 

A região possui um bioma riquíssimo, concentrando milhares de espécies de animais, vegetação típica e ainda é base de economia para a população local por meio do turismo, das atividades pesqueiras e a ocorrência da pecuária. Os impactos que estão sendo causados no Pantanal podem ser irreversíveis. Apesar de haver a possibilidade de regeneração da flora em algumas localidades, a perda de extensas áreas com cobertura vegetal causa queda na evapotranspiração, aumento dos poluentes na atmosfera e perda da diversidade vegetal.


Imagem 5 – Parte da vegetação do Pantanal, em Mato Grosso, após queimadas 

O Pantanal é um dos biomas mais importantes do Brasil e do mundo e é extremamente rico quando se trata da fauna brasileira. A região abriga grande parte dos animais existentes no país, com mais de 1,2 mil espécies de animais nativos e dezenas deles em extinção. 

Em suas dimensões, o Pantanal chega a cerca de 220 mil km², sendo que 120 mil km² estão em solo brasileiro, nos estados do Mato Grosso do Sul (65%) e Mato Grosso (35%), na região Centro-Oeste. O Pantanal também abrange os países da Bolívia e Paraguai, que fazem fronteira com a região. 

A importância do Pantanal, além da fauna e de sua rica vegetação, também se destaca como uma das áreas contribuintes para a redução do aquecimento global, já que sua capacidade de absorção do carbono ajuda a conter o efeito estufa. As características do local levaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a considerar o Pantanal como Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial.


Imagem 6 – Áreas inundadas são as principais características do Pantanal 

A principal característica do bioma é a planície inundada, mas também há a presença do Cerrado, Caatinga e Floresta Tropical. A área do Pantanal é cercada por planaltos com elevada altitude, o que faz o bioma ser a nascente de vários rios pantaneiros, e possuir a característica de inundações. A paisagem da região é diversificada, possui árvores de médio e grande porte, assim como árvores tortuosas, comuns no Cerrado. Também há vegetações aquáticas, muitas utilizadas de forma medicinal. Além disso nas matas ciliares a vegetação é densa e possui muitas árvores altas. 

Causas dos incêndios 

Essa é uma região que possui duas estações climáticas muito bem definidas. Ocorre o verão, com grandes chuvas, tempo úmido e inundação das planícies. A outra estação, o inverno, tem poucas chuvas, a umidade do ar fica muito baixa e o clima extremamente seco. 

É no período do inverno que as queimadas costumam surgir em maior número, já que o tempo seco facilita para que os incêndios possam se propagar. No entanto, as ações do homem também interferem no aumento das queimadas, agravando ainda mais a situação. 

Por isso, as origens do fogo no Pantanal são causadas tanto pelos aspetos naturais da região como pelas atividades exercidas pelo homem no local, principalmente pelo desmatamento e da transformação de áreas vegetais em pastos para a prática agropecuária. Como vem sendo denunciado por veículos de mídia e investigado pela Polícia Federal, os atuais incêndios no Pantanal têm causas humanas, geralmente relacionadas ao desenvolvimento e à expansão de atividades agropecuárias e as consequências têm sido grandes. Neste ano, o clima registrado foi ainda mais seco que o de costume, assim como o nível de chuvas muito abaixo. 

Uma das maiores preocupações com os incêndios na região do Pantanal está ligada à sua riquíssima fauna. Por conter espécies raras de animas, a região já sofre com fatores, como a caça e a pesca, que, mesmo proibidas em algumas situações, ainda são frequentes no local e contribuem para a extinção de alguns animais.

Imagem 7 - Tamanduá resgatado com as patas queimadas por equipes de busca no Pantanal (Crédito: Juliana Carvalho/Secom-MT)


Com os incêndios, muitos animais estão morrendo queimados ou por falta de alimentação e água. Além disso, os hábitats estão sendo perdidos e o ecossistema da região sofrendo alterações. A preocupação não é apenas com a morte direta dos animais incinerados ou mortos por asfixia, mas também com as consequências a médio e longo prazo, já que com a destruição de seus hábitats há uma consequente alteração das populações, uma vez que as queimadas estão eliminando as fontes de alimento, bem como os locais de abrigo, repouso e reprodução dos animais. 

Uma das áreas mais afetadas pelas queimadas no Pantanal foi a do Parque Estadual Encontro das Águas. No local há a maior concentração de onças pintadas do mundo e mais de 80% do território foi destruído pelas queimadas, de acordo com dados da ONG SOS Pantanal.

Imagem 7 - Onça-pintada é um dos animais do Pantanal que sofre risco de extinção


Um outro fator preocupante é a fumaça proveniente das queimadas. Nos últimos dias, algumas cidades, já incluindo também a região Sul e Sudeste do país, relataram que houve uma chuva de tom escuro. De acordo com o Inpe, essas partículas de fumaça são liberadas na atmosfera e levadas pelos ventos para as demais localidades. No entanto, além do Pantanal, a Amazônia e o Cerrado também têm sofrido com queimadas, contribuindo mais ainda para a ocorrência desse tipo de fenômeno. 

Essa fumaça que chega às cidades é altamente prejudicial à saúde da população. Podem acarretar novas doenças ou piorar quadros de situações já existentes, como até mesmo a situação de pandemia do coronavírus. Além disso, as queimadas alteram totalmente as questões ambientais como a temperatura, o que pode influenciar na vegetação, populações animais e, consequentemente, na distribuição de insetos vetores de doenças. Já nas áreas atingidas pelo fogo, além dos animais, os moradores ribeirinhos também são diretamente afetados, ficando desabrigados e necessitando, em alguns casos, de serem resgatados.

GLOSSÁRIO

Processos erosivos: são fenômenos referentes à transformação dos solos, que ocorrem em processos de retirada ou transporte de sedimentos da superfície. Eles acontecem a partir de etapas de desgaste, transporte e sedimentação das rochas ou do próprio solo.

Ravinamento: tipo de erosão do solo causada pela ação da concentração de água de escoamento superficial, criando pequenas fissuras na superfície do solo. Sulcos (marca mais estreita que comprida e mais ou menos profunda, num material; fissura, ranhura) produzidos nos terrenos, devido ao trabalho erosivo das águas de escoamento.

Voçorocamento: fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas.

Bioma: é uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude, dentre outros critérios. São tipos de ecossistemas, habitats ou comunidades biológicas com certo nível de homogeneidade.

Matas ciliares: São florestas, ou outros tipos de cobertura vegetal nativa, que ficam às margens de rios, igarapés, lagos, olhos d´água e represas. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

 

Referência Bibliográfica:

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/espaco-meio-ambiente.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-sustentavel-homem-meio-ambiente.htm

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/agricultura-intensiva-meio-ambiente.htm

https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/atualidades/queimadas-no-pantanal-causas-e-impactos-no-meio-ambiente.htm

 

QUESTÕES 

01) Assinale a alternativa correta. 

De acordo com o texto, quais as características do modelo de agricultura sustentável? 

A) Um tipo agricultura que pudesse conservar os recursos naturais e fornecesse produtos saudáveis, sem comprometer os níveis tecnológicos já alcançados de segurança alimentar dos indivíduos. 

B) Um modelo de agricultura moderna que para produzir grandes quantidades de alimentos utilizasse máquinas modernas e agrotóxicos. 

C) Um tipo de agricultura que pudesse conservar os recursos naturais, porém, sem a necessidade de produzir alimentos saudáveis. Assim, o uso de agrotóxicos estaria liberado. 

D) Um modelo de agricultura que não se preocupa com a conservação dos recursos naturais, podendo utilizar técnicas que promovam impactos ambientais como o empobrecimento do solo e consequentemente gerando processos erosivos. 

02) Quais as causas dos focos de incêndios no Pantanal? Assinale a alternativa correta. 

A) A principal causa dos incêndios no Pantanal é a ação da mineração na região. Muitas mineradoras que atuam na área de forma ilegal fazem essa prática com o intuito de limpar a floresta para abrir espaço para as áreas de mineração. 

B) As principais causas das queimadas no Pantanal são de ordem natural e humana. Durante o inverno há a estação da seca e com poucas chuvas o que aumenta os focos naturais de incêndio na mata e a ação humana dos fazendeiros na região, com o objetivo de expandirem suas atividades na região e aumentarem a área cultivada procuram limpar as áreas florestadas ateando fogo. 

C) A principal causa dos incêndios no Pantanal é devido à expansão do crescimento das cidades na região, com a necessidade de terras para a construção de novos bairros para habitação, construção de áreas comerciais e industriais, muitos proprietários de terras estão praticando queimadas ilegalmente para derrubar as matas. 

D) As principais causas das queimadas no Pantanal são somente de ordem natural. Durante o inverno há a estação da seca e com poucas chuvas aumenta-se os focos naturais de incêndio na mata. 

03) Quais os impactos naturais e sociais gerados pelas queimadas no Pantanal? 

04) De acordo com o texto, podemos classificar o modelo de agricultura praticada na região do Pantanal como um modelo sustentável? Explique. 



16/11/2020 - ATIVIDADE 06 - EDUCAÇÃO FÍSICA 

PROFESSORES: DANIEL E JULIANA 

TEMA DA AULA:  GINÁSTICA: COMPETIÇÃO



BOM DIA, PESSOAL!! 

SILÊNCIO POR FAVOR. ATENÇÃO À CHAMADA!!! 


ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS. 

ESTA SEMANA, PARA COMPLEMENTAR AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGEM VAMOS CONTINUAR APRENDENDO SOBRE A GINÁSTICA. 

EM NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE VIMOS UM POUCO DA BELEZA E DIVERSIDADE DA GINÁSTICA PARA TODOS. 

HOJE VAMOS FOCAR EM OUTRO ASPECTO DA GINÁSTICA: A COMPETIÇÃO. 

EXISTEM 5 MODALIDADES DE GINÁSTICA COMPETITIVA, HOJE VAMOS FALAR DAS TRÊS QUE FAZEM PARTE DOS JOGOS OLÍMPICOS:



NÃO SE SABE AO CERTO QUANDO EFETIVAMENTE A GINÁSTICA SURGIU, MAS COMO ESPORTE ELA APARECEU NA EUROPA NO SÉCULO XIX. ATUALMENTE ESTÁ RAMIFICADA EM TRÊS VERSÕES PARA OS JOGOS OLÍMPICOS.

A GINÁSTICA ARTÍSTICA CONHECIDA NO BRASIL COMO GINÁSTICA OLÍMPICA É A MAIS FAMOSA DELAS ESTÁ PRESENTE NOS JOGOS DESDE ATENAS, 1896, A MODALIDADE ENGLOBA VÁRIAS PROVAS. NO MASCULINO TEMOS O SOLO, O CAVALO COM ALÇAS, ARGOLAS, SALTO SOBRE O CAVALO, AS BARRAS PARALELAS E AS BARRAS FIXAS. NO FEMININO TEMOS O SOLO, O SALTO SOBRE O CAVALO, AS BARRAS ASSIMÉTRICAS E A TRAVE. 

A GINÁSTICA RÍTMICA É A MAIS RECENTE. É EXCLUSIVA PARA MULHERES. NASCEU DE UMA COMBINAÇÃO DE TÉCNICAS DE MOVIMENTO E ESTÁ NOS JOGOS DESDE 1984. TEM PROVAS DE EXERCÍCIOS EM CONJUNTO, COM CORDA, ARCO, BOLA, FITA E MAÇAS. 

A GINÁSTICA DE TRAMPOLIM É CARACTERIZADA PELA EXECUÇÃO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM CAMAS ELÁSTICAS. ESTÁ NO PROGRAMA OLÍMPICO DESDE SYDNEY-2000. NESSA MODALIDADE OS MAIORES VENCEDORES SÃO SOVIÉTICOS, SEGUIDOS POR ESTADOS UNIDOS E JAPÃO. O BRASIL 

GANHOU APENAS QUATRO MEDALHAS NA GINÁSTICA, SENDO O MELHOR RESULTADO UM OURO DE ARTHUR ZANETTI. O FEITO ACONTECEU NA OLIMPÍADA DE LONDRES, NAS ARGOLAS.

OS VÍDEOS A SEGUIR MOSTRAM UM POUCO MAIS SOBRE CADA UMA DESTAS MODALIDADES:

POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #27

GINÁSTICA ARTÍSTICA


POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #28

GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

https://www.youtube.com/watch?v=Y83-fjHu9sE&t=56s


POR DENTRO DAS OLIMPÍADAS #29

GINÁSTICA RÍTMICA


  

PROPOSTA DE ATIVIDADE


RESPONDAM NO CADERNO.


1- QUAL DAS MODALIDADES DA GINÁSTICA É A ÚNICA EXCLUSIVAMENTE FEMININA?

(  ) GINÁSTICA ARTÍSTICA

(  ) GINÁSTICA DE TRAMPOLIM

(  ) GINÁSTICA RÍTMICA




2- NA GINÁSTICA DE TRAMPOLIM, QUAIS OS ITENS QUE OS JUÍZES USAM PARA AVALIAR OS COMPETIDORES? 



3- NOS JOGOS RIO 2016, O BRASIL TEVE UM GRANDE DESEMPENHO NA DISPUTA DA GINASTICA ARTÍSTICA MASCULINA. FAÇA UMA PESQUISA E RESPONDA: QUANTAS MEDALHAS O BRASIL GANHOU, E QUEM FORAM OS ATLETAS BRASILEIROS QUE GANHARAM MEDALHA NA GINASTICA ARTÍSTICA NESSE EVENTO?


SUGESTÃO DE SITE PARA A PESQUISA:

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gin%C3%A1stica_nos_Jogos_Ol%C3%ADmpicos_de_Ver%C3%A3o_de_2016


4-
 SIMONE BILES FEZ HISTÓRIA NOS JOGOS DO RIO 2016. FAÇA UMA PESQUISA E RESPONDA: QUANTAS MEDALHAS A ATLETA AMERICANA CONQUISTOU NESSE EVENTO? 

SUGESTÃO DE SITE PARA A PESQUISA:

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Simone_Biles#Rio_2016

  ESPERO QUE TENHAM GOSTADO. 

ATÉ A PRÓXIMA




08/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS NATURAIS

PROFESSORA: TATI

TEMA DA AULA: A LUZ E A PERCEPÇÃO DAS CORES


 LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE A LUZ E A PERCEPÇÃO DAS CORES

A COR NÃO EXISTE: O QUE VOCÊ VÊ É LUZ

ROSAS SÃO VERMELHAS, VIOLETAS SÃO AZUIS… SERÁ MESMO? A REALIDADE É QUE AS CORES QUE VOCÊ ENXERGA TÊM POSSIBILIDADE DE NÃO SEREM AS MESMAS QUE OUTRO INDIVÍDUO VÊ. ISSO PORQUE COMPREENDEMOS AS CORES POR MEIO DO NOSSO CÉREBRO, E NÃO DE NOSSOS OLHOS.

A COR NÃO EXISTE, PELO MENOS NÃO EM QUALQUER SENTIDO LITERAL. O QUE EXISTE É A LUZ – QUE É PERCEBIDA ATÉ MESMO PELAS ÁGUAS-VIVAS, QUE NÃO POSSUEM CÉREBRO, O QUE EXIBE A SIMPLICIDADE DA SENSAÇÃO.

EM 1672, O CIENTISTA ISAAC NEWTON PUBLICOU UMA PESQUISA REFERENTE À PERCEPÇÃO DAS CORES. O TRABALHO REALIZADO POR NEWTON FOI MUITO SIMPLES: ELE OBSERVOU QUE A DISPERSÃO (ESPALHAMENTO) DA LUZ BRANCA, QUANDO INCIDIDA SOBRE UM PRISMA DE VIDRO POLIDO, ORIGINAVA INUMERÁVEIS OUTRAS CORES (A ESSE CONJUNTO DE CORES DEU O NOME DE SPECTRUM). EM PORTUGUÊS, PODEMOS CHAMAR DE ESPECTRO.


COM A PESQUISA, NEWTON CHEGOU À HIPÓTESE DE QUE A LUZ BRANCA NÃO ERA PURA, ERA FORMADA PELA MISTURA OU SOBREPOSIÇÃO DO CONJUNTO DE CORES E QUE, QUANDO INCIDIA SOBRE O PRISMA DE VIDRO POLIDO (REFRAÇÃO), ESSA LUZ SE SE SEPARAVA, COMO É O CASO, POR EXEMPLO, DO ARCO-ÍRIS CUJA SUPERFÍCIE DE REFRAÇÃO SÃO AS GOTÍCULAS DE CHUVA. ESSE TRABALHO PIONEIRO DE NEWTON É ACEITO ATÉ OS DIAS DE HOJE E, A PARTIR DELE, FOI POSSÍVEL EVOLUIR BASTANTE NO QUE SE REFERE AOS ESTUDOS DE CORES.


A COR REFLETIDA É A COR QUE VEMOS E QUE NÃO FOI ABSORVIDA PELO OBJETO, ENTÃO, SE UM OBJETO REFLETE A COR VERMELHA, COMO NA FIGURA ACIMA, O VEREMOS VERMELHO, SE O OBJETO REFLETIR O AZUL, VOCÊ O ENXERGARÁ AZUL E ASSIM POR DIANTE.

A COR TEM SIDO IMPORTANTE PARA A EVOLUÇÃO POR MILHARES DE ANOS. PARA ENTENDER ISSO, É O BASTANTE REFLETIR SOBRE A RELAÇÃO ENTRE OS POLINIZADORES E AS FLORES (AS FLORES SÃO COLORIDAS PARA VANTAGEM PRÓPRIA) OU NOS DIFERENTES ANIMAIS QUE USAM AS CORES COMO MANEIRA DE SE CAMUFLAR OU DE OBTER A ATENÇÃO – COMO NO CASO DO PAVÃO.

AGORA, PENSE NAS CORES DAS ROUPAS QUE VOCÊ ESTÁ UTILIZANDO. TODA A MODA, COSMÉTICOS E INDÚSTRIAS DE DESIGN SÃO FUNDAMENTADAS NA COR. O QUE ISSO REPRESENTA? QUE NOSSA PERCEPÇÃO DA COR MODELOU O QUE SOMOS. A COR, MESMO NÃO EXISTINDO, DE MODO FÍSICO, MOLDOU O PLANETA E A CULTURA HUMANA.

 

TEXTO ADAPTADO. A COR NÃO EXISTE: O QUE VOCÊ VÊ É LUZ. DISPONÍVEL EM: https://hypescience.com/a-cor-nao-existe-o-que-voce-ve-e-luz/. ACESSO EM: 01. OUTUBRO. 2020.


ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE A LUZ E A PERCEPÇÃO DAS CORES:

FÍSICA – ÓPTICA 06 – CORES – PROF. DANIEL SFAIR:



https://www.youtube.com/watch?v=GDN8Uyw1uRI  

 

AGORA, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O PRÓPRIO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER (NOS COMENTÁRIOS).

 

ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA.

QUESTÃO 1 – POR QUE ENXERGAMOS OS OBJETOS COM CORES DIFERENTES?

QUESTÃO 2 – POR QUE ENXERGAMOS OS GIRASSÓIS AMARELOS QUANDO SÃO ILUMINADOS PELA LUZ DO SOL?

QUESTÃO 3 – AO COLOCARMOS A BANDEIRA DO BRASIL EM UMA SALA ESCURA E ILUMINADA COM UMA LÂMPADA VERDE, ELA SERÁ OBSERVADA COM QUAIS CORES?

QUESTÃO 4 – LEIA A SITUAÇÃO APRESENTADA A SEGUIR E DEPOIS DÊ A EXPLICAÇÃO QUE SE PEDE.


ROBERTO ENCONTROU SUA AMIGA TERESA E QUEIXOU-SE DE NÃO CONSEGUIR ENXERGAR MUITO BEM OS OBJETOS DA SALA DE SUA CASA, À NOITE. TERESA, PARA ENTENDER A SITUAÇÃO, PERGUNTOU A ROBERTO O TIPO DE LÂMPADA QUE ELE UTILIZA. ELE RESPONDEU QUE, EM SUA SALA, POSSUI UMA LÂMPADA AZUL, POIS LHE DISSERAM QUE ISSO DEIXARIA O AMBIENTE COM UM ASPECTO MAIS TRANQUILIZADOR. DIANTE DISSO, TERESA RESPONDEU A ROBERTO QUE ELE PRECISAVA TROCAR A LÂMPADA AZUL POR UMA DE COR BRANCA, POIS ASSIM ENXERGARIA MELHOR.

 

EXPLIQUE: POR QUE TERESA RECOMENDOU A ROBERTO QUE TROCASSE A LÂMPADA DE SUA SALA?


Até a próxima!



08/11/2020 - ATIVIDADE 06 - ARTES

PROFESSORA: DEBORA

TEMA DA AULA: CORDEL E XILOGRAVURA



Olá, pessoal! 

Nessa semana vamos fazer nossa atividade relacionada ao conteúdo do caderno Trilhas de Aprendizagens 2, para poder aprender um pouco mais sobre retratos, memórias e identidade. 


Profª Débora 

Em nossa última atividade estudamos um pouco sobre o movimento artístico chamado Surrealismo, e a proposta era criar um desenho seguindo essa temática. Imagino que as criações de vocês tenham ficado bem interessantes. Hoje vamos falar um pouco sobre autorretrato.






Autorretrato é uma forma de registro em que o modelo é o próprio artista, ou seja, ele faz um retrato de si mesmo. Existe na natureza humana a necessidade de deixar algum registro da sua própria imagem, por isso o autorretrato é uma forma muito antiga de arte, com registros encontrados na arte egípcia, grega antiga e romana.

https://arteref.com/arte/top-10-mestres-do-autorretrato-para-voce-conhecer/

 

Durante o Renascimento, que foi um importante movimento artístico, cultural e científico, que ocorreu após a idade média, que estudamos ao fazer a releitura da Monalisa, em março desse ano, a humanidade muda seu modo de ver o mundo. O homem passa a valorizar mais suas ações, adquirindo mais conhecimento, tornando-se um ser mais crítico, se colocando em uma posição central no mundo. 

Antes do Renascentismo, o pensamento existente era o teocentrismo, onde Deus estava no centro do mundo. Com o novo pensamento individualista do homem, surge a valorização dos aspectos humanos, o antropocentrismo, ou seja, o homem no centro do mundo. 

Com essas mudanças, muitos artistas começam a retratar seus próprios rostos, com o intuito de deixar suas imagens para a posteridade (o futuro).

http://biografia.inf.br/

Mas o autorretrato não foi uma tendência apenas no Renascimento. Ele aparece em todos os movimentos artísticos conhecidas desde então, e muito além de gravar a imagem do artista, ele também tem a função de registar seus sentimentos, suas emoções e pensamentos. Vejam nos autorretratos a seguir como os artistas conseguem passar muito mais que uma imagem de si mesmo.








Então podemos entender que o autorretrato é uma forma de expressão, onde o artista consegue mostrar para o mundo um pouco do seu sentimento, aproveitando também de sua própria imagem para testar cores, pinceladas e texturas. O artista se conecta com a arte do seu tempo, composições, cores, diferentes atitudes e movimentos artísticos, desde os clássicos aos movimentos que representaram grandes rupturas, mudanças na forma de ver a arte.


Vejamos a seguir uma sequencia de autorretratos feitos por Pablo Picasso durante sua vida:

https://geekness.com.br/os-auto-retratos-pablo-picasso/

Além desses retratos acima, Picasso produziu muitos outros durante sua vida. Reparem como a técnica de pintura, as expressões do artista, as cores e formas vão variando conforme os anos. E reparem no último autorretrato feito aos 90 anos, Picasso morreu aos 91 anos, em 1973.

 

ATIVIDADE PRÁTICA

Agora que aprendemos que autorretrato é uma maneira de deixar nosso registro para o futuro, gostaria de propor um exercício diferente, para que vocês deixem sua marca.

Gostaria que vocês refletissem um pouco sobre como enxergam o mundo.

Vamos imaginar assim: vocês estão de óculos escuros, e eles são espelhados, mas esses espelhos nos mostram o que eu veria se olhasse para dentro de vocês. Como se fossem janelas para os seus pensamentos e sentimentos, para quem vocês realmente são.

O que estariam pensando? Sentindo? O que as pessoas veriam ao olhar para vocês usando esses óculos espelhados?



Gravei um vídeo personalizando meus óculos espelhados. Espero que gostem:




Vou deixar aqui um modelo de óculos para ajudar vocês no desenho, ou podem usar o modelo que acharem melhor.


Materiais: Folha de sulfite, caderno de desenho ou caderno comum, lápis de escrever, lápis de cor, caneta esferográfica, canetinha. Usem dos recursos que tiverem em casa.

 

Não se esqueçam: Coloquem nome, data e a disciplina, que é Artes, na sua folha. Guardem sua arte, pois ela deverá ser apresentada à professora na volta às aulas presenciais.

 

Fontes:

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo897/auto-retrato

https://arteref.com/artes-plasticas/autorretrato-pinturas-do-renascimento-ao-neoclassico/

https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-renascimento/#:~:text=3.-,Individualismo,por%20suas%20a%C3%A7%C3%B5es%20no%20mundo.

https://www.ebiografia.com/pablo_picasso/





30/10/2020 - ATIVIDADE 06 - MATEMÁTICA

PROFESSORAS: ADRIANA E VALÉRIA

TEMA DA AULA: PORCENTAGEM

  • ATENÇÃO: TODAS AS RESPOSTAS DEVEM SER ESCRITAS NO CADERNO.
  • NA VOLTA ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA VALÉRIA.
  • AS DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS NOS COMENTÁRIOS, NO PRÓPRIO BLOG.




Porcentagem

O que é e como calcular percentual de um valor.

Porcentagem é um cálculo matemático para descobrir a proporção entre o todo e uma das suas partes.

Para entender melhor, imagine o cenário: um evento tem 160 convidados na lista (aqui, o “todo” é representado pelo número total e corresponde a 100% das pessoas convidadas) e 25% desses convidados não compareceram. Como é possível saber o total de pessoas faltantes?

A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo (160) pela porcentagem (25%). 


Dessa forma:



Assim, teremos 40 pessoas ausentes no evento.

 

  • Quais são os tipos de representação de uma porcentagem?

Apesar da forma mais comum de se representar uma porcentagem seja com o símbolo %, essa não é a única. Também podemos dizer “por cento ou “porcento” de maneira fracionário ou decimal.

Confira como é feito em cada situação usando, como exemplo, 50 por cento:



  • Como calcular porcentagem de um valor?

Outro ponto que varia quando falamos em porcentagem, além da sua representação, é a forma de calcular, que pode ser por meio de regra de três, transformação de porcentagem em fração ou em número decimal

Vamos explicar cada uma delas abaixo com o exemplo “20% de 80”:


  • Regra de três

Para usar a regra de três na resolução do problema, deve-se considerar 80 como o todo, ou seja, 100%. O valor que queremos encontrar, no entanto, é o X. Dessa, forma a regra de três se dá como:


  • Transformação da porcentagem em fração com denominador igual a 100

Para resolver esse mesmo exemplo (20% de 80) usando a forma fracionária, deve-se transformar a porcentagem em fração, na qual o denominador é sempre 100:


  • Transformação da porcentagem em número decimal

 

Também é possível resolver a questão por meio de porcentagem, que fica:


O resultado, como já era o esperado, é o mesmo: 16. Ou seja, 20% de 80 = 16.



Agora vamos exercitar!


ATIVIDADES

1. Para cada uma das porcentagens apresentadas a seguir, complete com as informações pedidas.


Veja um exemplo:


Agora é a sua vez!

 

a. Porcentagem: 5%

- Leitura:

- Fração:

- Número decimal:

 

b. Porcentagem: 27%

- Leitura:

- Fração:

- Número decimal:

 

c. Porcentagem: 32%

- Leitura:

- Fração:

- Número decimal:

 

d. Porcentagem: 130%

- Leitura:

- Fração:

- Número decimal:

 


2. Observe o exemplo e calcule o valor das porcentagens abaixo:


a. 25% de 200 =


b. 15% de 150 =


c. 50% de 1200 =


d. 38% de 389 =


e. 12% de 275 =


f. 75% de 345 =


g. 124% de 450 =

 


3. Observe a figura abaixo e responda: a fração do desenho que não está pintada corresponde a que porcentagem?


a. 20%

b. 30%

c. 25%

d. 35%

 

4. 25 representa quantos por cento de 200?


Exemplo: 52 representa quantos por cento de 360? Para calcular essa porcentagem basta dividir 52 por 360 e multiplicar o resultado por 100. 

Veja: 52 ÷ 360 ≅ 0,14 → 0,14 x 100 = 14 %.

a. 12,5%

b. 15,5%

c. 16%

d. 20%

 

5. Se 35% dos 40 alunos do 8ºano de um colégio são meninos, quantas meninas existem no 8º ano?

a. 14.

b. 35.

c. 26.

d. 40.

 

6. Aline foi comprar uma blusa que custava R$ 32,90, e conseguiu um desconto de 12%. Quanto Aline pagou pela blusa?

a. 28,95.

b. 3,95.

c. 29.

d. 32.

 

7. Ricardo comprou um terreno e, por ter pagado à vista, ganhou 15% de desconto, fazendo uma economia de R$ 2.250,00. Determine o preço do terreno.

a. 337,5.

b. 15 000.

c. 15.

d. 225 000.

 

8. Determine a área a ser desmatada de uma região de 200 km² de floresta Amazônica, considerando que os órgãos de defesa do meio ambiente permitiram derrubar somente 5% das árvores da região citada. 

a. 50 km².

b. 25 km².

c. 15 km².

d. 10 km².



30/10/2020 - ATIVIDADE 06 - INGLÊS

PROFESSORAS: FLAVIA E RIVANEIDE

TEMA DA AULA: SYNOPSIS














24/10/2020 - ATIVIDADE 06 - LÍNGUA PORTUGUESA


PROFESSORES: FABIANA E HENRIQUE

Olá pessoal? Como vocês estão?

Esperamos que todos estejam bem, com saúde e em casa, na medida do possível.

Preparamos mais uma atividade de Língua Portuguesa para complementar as atividades do Caderno Trilhas de Aprendizagem.

Realizem as atividades no caderno de sala de aula e guardem as mesmas para serem entregues na volta às aulas presenciais.                       


                        Boa semana a todos e bons estudos!

 Um grande abraço, professora Fabi e professor Henrique.


Dia 12 de novembro, nós teremos nosso primeiro SARAU virtual! O sarau é uma grande festa, com leituras de poemas, pinturas, canções etc. Como ainda precisamos nos cuidar e evitar aglomerações, dessa vez ele será virtual!

Vamos entrar no clima desse evento?

Parte 1 – DIFERENCIAR POESIA E POEMA

 

VAMOS RECORDAR!

    

 A POESIA no sentido original, poiesis (palavra grega) é a atividade de produção artística, a atividade de criar ou de fazer arte. A poesia existe sempre que, criando ou fazendo coisas, somos dominados pelo sentimento, pela emoção, sempre que nos comovemos com lugares, pessoas e objetos. A poesia, portanto, pode estar nos lugares, nos objetos e nas pessoas. Assim, não só os poemas, mas uma paisagem, uma pintura, uma foto, uma dança, um gesto, um conto podem estar carregados de poesia.

   O POEMA é a uma das formas da poesia. É um texto escrito composto de versos e estrofes. Vamos dizer que o poema é a roupa mais comum da poesia. Portanto, poema é poesia que se organiza com palavras.

Para saber mais sobre as diferenças entre POEMA e POESIA, dê uma olhada na atividade 6 do 3º ano. Clique no link a seguir:

https://emefvmoog.blogspot.com/p/3-ano.html

 

VAMOS PRATICAR!


1.
 Observe a fotografia abaixo:

Agora, leia o poema:

 

O bicho

Vi ontem um bicho

Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Manoel Bandeira

 


A.
 Quais são os sentimentos que despertam em você a fotografia e o poema?

B. Podemos afirmar que tanto a fotografia quanto o poema usam de poesia? Explique a sua resposta:


Parte 2 – DIFERENCIAR SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO

VAMOS RECORDAR!

O QUE É SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO?

De maneira geral, usamos as palavras com dois diferentes sentidos: o sentido literal e o sentido figurado.

Sentido literal: nesse caso, o sentido da palavra é exato, direto, simples, não deixa dúvida. Geralmente, nos textos em que deve predominar uma linguagem clara e objetiva, como os jornalísticos e científicos, as palavras aparecem com um único sentido, aquele que aparece nos dicionários. O sentido literal também é chamado denotativo.

Sentido figurado: quando a palavra aparece com um sentido ampliado ou alterado no contexto, sugerindo ideias diferentes da literal, dizemos que ela está no sentido figurado. Ele também é chamado conotativo

Veja o exemplo na charge a seguir. Repare que para a mulher e para o mosquito, pneus têm sentidos diferentes.


VAMOS PRATICAR!

2. Diga se as palavras em destaque estão sendo usadas em seu sentido literal ou figurado; Quando for figurado, explique seu sentido.

Siga o exemplo:

Palavra: Gelo

a) Eu preciso de gelo para o suco.

b) Você me deu um gelo durante o intervalo inteiro.

 

Palavra: nuvem

a) Havia uma nuvem pairando em sua cabeça.

b) nuvem se forma a partir da condensação do vapor de água existente em ar úmido na atmosfera.

 

Palavra: gato

a) Meu gato de estimação ficou doente.

b) O professor de Português é um gato.

 

Palavra: porta

a) O conhecimento abre portas.

b) porta da minha casa está quebrada.

 

Parte 3 – “EU LÍRICO”

VAMOS RECORDAR!

    

QUEM É O EU LÍRICO?

O poema transmite sensações, emoções, a interioridade de um sujeito. Mas quem é esse sujeito? Será esse sujeito o próprio autor do poema? Seriam, então, todos os poemas uma parte biográfica da vida dos poetas?

Na verdade, não são os poetas que falam nos versos. A poesia fala por meio do eu lírico.

O eu lírico é o nome indicado para a voz que fala o poema.

Veja o seguinte exemplo:

A Porta - Vinícius de Moraes (trecho)

Eu sou feita de madeira

Madeira, matéria morta

Mas não há coisa no mundo

Mais viva do que uma porta.”

[...]

eu lírico do poema acima é a porta. Ou seja, o poeta escreveu um poema do ponto de vista de uma PORTA! Você pode escrever um poema do ponto de vista de uma mulher, de um homem, de um objeto, de um sentimento!! O que a sua imaginação permitir!!


VAMOS PRATICAR!

 

Você sabia que canções são poemas em forma de música? O rap, por exemplo, significa “ritmo e poesia”.

 

3. Vamos identificar o “eu lírico” dos poemas e canções abaixo? Basta colocar um (X) na alternativa correta após cada poema.

 

a)

DEVOLVA-ME (trecho)

Autores: Renato Barros & Lilian Knapp

Link para ouvir a canção na voz de Adriana Calcanhoto:

https://www.youtube.com/watch?v=gKnFM1u-Wok

 

Rasgue as minhas cartas

E não me procure mais

Assim será melhor, meu bem!

O retrato que eu te dei

Se ainda tens, não sei

Mas se tiver, devolva-me!

 

Deixe-me sozinho

Porque assim

Eu viverei em paz

Quero que sejas bem feliz

Junto do seu novo rapaz

 

(    ) eu lírico masculino

(    ) eu lírico feminino

(    ) eu lírico indefinido, podendo ser masculino ou feminino

(    ) eu lírico é um sentimento ou objeto

 

b)

TÚNEL DO TEMPO (Sérgio Vaz)

 

Meu pai

tinha uma máquina-do-tempo

Entrava nela e,

de repente, virava criança

e vinha brincar com a gente.

O duro

era que a máquina

estava quase sempre

quebrada


(    ) eu lírico masculino

(     ) eu lírico feminino

(     ) eu lírico indeterminado, podendo ser masculino ou feminino

(     ) eu lírico é um sentimento ou objeto

 

c)

ABANDONADA POR VOCÊ (trecho)

Autores: Paulo Sérgio Valle e Michael Sullivan.

Link para ouvir a música na voz de Fafá de Belém.

https://youtu.be/yV7lKmLi0qE

 

Mas você não vem

Nem leva com você

Toda essa saudade

Nem sei mais de mim

Onde vou assim

Fugindo da verdade?

Abandonada por você

Apaixonada por você

Sem outro porto ou outro cais

Sobrevivendo aos temporais

Essa paixão ainda me guia

 

(    ) eu lírico masculino

(    ) eu lírico feminino

(    ) eu lírico indeterminado, podendo ser masculino ou feminino

(    ) eu lírico é um sentimento ou objeto

 

RESUMINDO...

 

    CARACTERÍSTICAS DO POEMA:

  • Versos;
  • Estrofes;
  • Rimas;
  • Sentido figurado;
  • Presença do eu lírico.


VAMOS PRATICAR!

 

PROPOSTA PARA PRODUÇÃO DE TEXTO


O isolamento social necessário no combate ao coronavírus tornou mais difíceis os abraços e as demonstrações de amor e de afeto. Fundamental é perceber que o afastamento social não é o mesmo que isolamento emocional. Sentimentos como o respeito, a admiração, o carinho e o amor incondicional parecem potencializados quando não se está por perto − eles se tornam ainda mais importantes, urgentes.

A distância física tornou ainda mais essenciais esses momentos de mostrar aos familiares e amigos o quão especiais eles são. E as declarações não se restringem a datas comemorativas.

Quando o beijo e o abraço apertado não podem fazer parte, precisamos reinventar as formas para demonstrarmos os nossos sentimentos. Uma dessas formas é escrever POEMAS.


AGORA É A SUA VEZ!

Escreva um poema, mostrando os sentimentos que estão presentes nessa pandemia, nesse período de isolamento social. Procure escrever seu poema em VERSOS, tente RIMAR e faça o exercício de usar palavras em seu SENTIDO FIGURADO. Envie seu poema para o link abaixo:

VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA

 

24/10/2020 - ATIVIDADE 06 - SALA DE LEITURA

PROFESSORA: GIOVANNA

Bem-vinda(o) a mais uma aula de Leitura!

Material:

Folha para notação das respostas com o título: Apreciação: Felicidade à Vista. Não é necessário copiar as perguntas. A folha pode ser solta para entregar em aula ou ficar em um caderno. Se organize para ter essas folhinhas quando voltarmos às aulas. Lembre-se de colocar nome e sala!

Atividade:

Clique no link a seguir para ouvir minha leitura da crônica, Felicidade à Vista, de Antonio Prata. Depois, responda às perguntas a seguir.

 

https://soundcloud.com/user-892482557/felicidade-a-vista-de-antonio-prata/s-2dcNCvrwu47


Capa do livro onde se encontra a crônica.



Antes ou depois de ler as perguntas a respeito da crônica, você pode assistir ao vídeo de Atila Iamarino “Como o Facebook Manipula os Seus Sentimentos” a respeito do atual modo de propaganda e publicidade no link a seguir: 




Perguntas:

1. Onde as pessoas mais veem propagandas e publicidade nos dias de hoje?

2. Onde estão as publicidades que mais anunciam produtos que você tem vontade de comprar?

3. Na crônica de Antônio Prata os produtos são anunciados pela TV e vendidos por telefone fixo. As pessoas que apareciam nos comerciais se diziam consumidoras satisfeitas. Como você acha que os produtos são vendidos para você hoje, ou seja, que estratégias são usadas pelos anunciantes para nos convencer que um produto é bom?

4. Você sabe por que somos bombardeados por anúncios o tempo todo? Explique o motivo.

5. No que as propagandas influenciam o nosso estilo de vida e a nossa personalidade?

Reflita bastante! O vídeo de apoio pode auxiliar a responder melhor as questões. Continuaremos essa discussão tão atual assim que possível!

Se cuide e fique bem!

Beijoca!

Professora Giovanna – POSL



24/10/2020 - ATIVIDADE 06 - INFORMÁTICA

PROFESSOR: MANOEL

OLÁ, PESSOAL!


VOCÊS JÁ ESTÃO SABENDO SOBRE O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020 VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA? AQUI NO BLOG TEMOS UMA ABA ESPECIAL PARA ESTE EVENTO. MAS, COMO ASSIM SARAU? SELECIONAMOS UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊS RECORDAREM UM POUQUINHO SOBRE ESTE ASSUNTO.

VAMOS LÁ? ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

O QUE É SARAU MARA MONTEIRO

AGORA QUE VOCÊS VIRAM QUE PODEMOS EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE E NOSSOS TALENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS, PARTICIPEM DAS PROPOSTAS ORIENTADAS POR SEUS PROFESSORES. SERÁ UM MOMENTO BEM ESPECIAL PARA NOS REENCONTRARMOS, MESMO QUE VIRTUALMENTE!

AGORA, VAMOS EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO?

JOGO: CUBO MÁGICO

DESCRIÇÃO: O CUBO MÁGICO TAMBÉM CHAMADO DE CUBO DE RUBIK EM HOMENAGEM AO SEU CRIADOR, O ARQUITETO ERÑO RUBIK, É UM JOGO DE RACIOCÍNIO EM QUE O PARTICIPANTE PRECISA PENSAR E DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PARA FAZER MOVIMENTOS PARA CONSEGUIR COM QUE CADA FACE DO GRANDE CUBO TENHA UMA COR DIFERENTE, OBJETIVO DO JOGO.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: ANÁLISE DE MOVIMENTOS – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

COMO JOGAR NO COMPUTADOR:

PARA INICIAR:

  • CLIQUE EM SHUFFLE PARA EMBARALHAR O CUBO;
  • USE AS SETAS PARA GIRAR PARA DIREITA OU PARA ESQUERDA;
  • USE O MOUSE PARA GIRAR AS PARTES DO CUBO.

NO TECLADO USE AS LETRAS DESTACADAS PARA MOVIMENTAR A PARTE DESEJADA:

ROSTO (CADA LADO)F R U B L D

FATIA (CADA PARTE DO MEIO)M E S

TODO O CUBO: X Y Z


COMO JOGAR NO CELULAR:

CADA PARTE DO CUBO É MOVIMENTADA COM O TOQUE NA TELA. 

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

HTTPS://RUWIX.COM/ONLINE-PUZZLE-SIMULATORS/


PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL AO MUSEU ROBBEN ISLAND NA ÁFRICA DO SUL:

BANDEIRA DA ÁFRICA DO SUL


MUSEU ROBBEN ISLAND

AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE ESTE MUSEU!

ROBBEN ISLAND

ESTA ILHA FICA NA ÁFRICA DO SUL E É CHEIA DE HISTÓRIA. NO PASSADO, SERVIU COMO PRISÃO DE NELSON MANDELA, UM DOS LÍDERES REVOLUCIONÁRIOS E EX-PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL – UMA DAS FIGURAS MAIS IMPORTANTES DA ÁFRICA. A ILHA-PRISÃO ERA DE SEGURANÇA MÁXIMA, MAS HOJE VIROU MUSEU.

POR LÁ, É POSSÍVEL VER COMO ERA A VIDA DOS PRESIDIÁRIOS E ATÉ ENTRAR NA CELA DE MANDELA.


NELSON MANDELA 1918 – 2013

FONTE: https://www.guiadasemana.com.br/turismo/galeria/museus-africanos-online

FONTE DA IMAGEM: TREVOR SAMSOM / AFP/GETTY IMAGES

 

AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:

 

https://artsandculture.google.com/partner/robben-island-museum

 

ATÉ A PRÓXIMA!

PARA ACESSAR AS ATIVIDADES ANTERIORES: CLIQUE AQUI

Um comentário:

  1. Queridos alunos e familiares! Espero que todos estejam bem de saúde e se cuidando! Essa proposta de atividades, está um show!! criei, com muito carinho, uma "SALA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA! Você poderá acessar pelo computador ou pelo celular. Ao clicar em alguns objetos você terá uma surpresa!! Todos os alunos estão convidado a conhecer a sala e assim aprender um pouco mais. Depois você me conta se gostou da aula.
    Um beijo no coração de cada um!!
    Professora: Zenilda

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