18/10/2020 - QUESTIONÁRIO PARTE 2
Olá, famílias!
Hoje estamos publicando o novo questionário, com ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS, composto pelas seguintes matérias: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E LÍNGUA INGLESA. Lembrando que os conteúdos foram trabalhados no blog e no caderno trilhas de aprendizagens.
PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO, CLIQUE NO LINK A SEGUIR:
https://forms.gle/MMmucdTJDXWyAdtE9
CUIDEM-SE!
EQUIPE VIANNA MOOG
14/10/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 8ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 8.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
07/10/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 7ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 7.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
OLÁ, FAMÍLIAS!
HOJE ESTAMOS PUBLICANDO A SEGUNDA SÉRIE DE ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS.
OS PROFESSORES PREPARARAM ALGUMAS QUESTÕES SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA E GEOGRAFIA) E ARTES, BASEANDO-SE NOS CONTEÚDOS QUE FORAM TRABALHADOS NO BLOG E NO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS.
PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO, CLIQUE NO LINK A SEGUIR:
NAS PRÓXIMAS SEMANAS PUBLICAREMOS UM NOVO QUESTIONÁRIO, COM AS QUESTÕES DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS.
CUIDEM-SE
EQUIPE VIANNA MOOG
30/09/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 6ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 6.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
Caros estudantes e familiares,
Abaixo seguem alguns exercícios elaborados para complementar a atividade ATIVIDADE 4 – Abolição e transição do trabalho escravo para o trabalho, do caderno Trilhas de Aprendizagens 2, que foram indicadas para as três primeiras semanas de trabalho com o novo material. Aqueles que ainda não receberam este material podem consultá-lo clicando no link a seguir:
https://drive.google.com/file/d/1dsWWv7EP5ClbeqzQ66dNShSvCIArh7dj/view
E NÃO SE ESQUEÇA:
AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA ATIVIDADE DEVEM SER REGISTRADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS O PROFESSOR IRÁ CONFERIR TUDO!
TEMA: Abolição e transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado
Objetivo: Essas atividades têm como objetivo a compreensão do processo que levou à abolição do trabalho escravo no Brasil e a exclusão da população negra na reorganização do trabalho, agora assalariado.
Parte 1: Abolição da escravidão
Este quadro foi encomendado para o artista Sidney Amaral para ser exibido na exposição Histórias Mestiças que ocorreu aqui, em São Paulo. A encomenda era um quadro para tratar da abolição da escravidão no Brasil. A representação feita sobre o tema por Sidney Amaral tem um sentido diferente de outros artistas e pensadores, que costumam associar o processo que levou à abolição a pressões externas ao Brasil e ao protagonismo da Princesa Isabel.
Sidney Amaral destacou o protagonismo negro no processo. Ele representou a resistência negra anterior à abolição, a pressão negra que levou à abolição propriamente e a resistência ao racismo estrutural ainda presente nos dias de hoje.
No quadro à esquerda, observamos uma cena em que negros quilombolas enfrentam fazendeiros brancos e missionários católicos. No quadro central uma mulher negra flutuando toca o sino da liberdade, enquanto um pelourinho é queimado. Ao lado dela fotografias de negros que atuaram na defesa da abolição, entre eles, Luís Gama – estudado no caderno Trilhas de Aprendizagens 2.
Há, ainda, personagens que representam a resistência das práticas religiosas de origem africana. No centro de tudo temos uma criança calçando um tênis, um símbolo de liberdade já que os escravizados não podiam andar calçados. O tênis possui o logo da marca Nike, isso associa a criança ao presente e à inclusão pelo consumo, refletido, por exemplo, nos ideais de jovens negros associados ao funk ostentação.
No quadro da direita, temos uma mulher negra grávida e um grupo de crianças. Essa imagem associa o crescimento da população negra como um ato de resistência ao escravismo e seu legado de desigualdades. Nas atividades deste ciclo, vamos tentar entender porque podemos reconhecer que, para a população negra no Brasil, manter-se vivo pode ser entendido como um ato de resistência.
Parte 2: Integração da população negra no Brasil após a abolição da escravidão
Observe a imagem abaixo para responder às questões:
A Redenção de Cam. Modesto Brocos, 1895.
A imagem mostra três gerações de uma mesma família. Estão representados a avó e os pais de um bebê.
Por diversos motivos, o percentual de pessoas que se identificam como pretas, no Brasil, é o que mais tem crescido atualmente. No entanto, esse não era o ideal de grande parte das classes dominantes no Brasil logo após a escravidão.
Em 1872, o censo do Império classificou 20% da população brasileira como preta e 38% como parda. As classes dominantes, defensoras de ideais racistas, atribuíam parte dos problemas do país ao fato de africanos e seus descendentes serem a maioria da população (58%). Estes defensores de ideais racistas apostavam no “branqueamento” da população como uma forma de resolver o que acreditavam ser a origem de diversos problemas. Assim, passaram a defender e criar estratégias para que a população negra diminuísse e o Brasil se tornasse um país cada vez mais branco.
O quadro de Modesto Brocos, que vimos anteriormente, ilustra este ideal racista de branqueamento defendido por parte das classes dominantes brasileiras. Se você puder e quiser, pode assistir o vídeo abaixo, da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, que tem uma análise do quadro e sua relação com a ideologia do branqueamento da população brasileira:
https://www.youtube.com/watch?v=v3mtwEoBZJM
Levando em consideração a observação da imagem e a leitura do texto anterior, resolva o que se pede:
3. Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso para as seguintes afirmações:
( ) Atualmente, o número de pessoas que se identifica como preta no Brasil tem diminuído.
( ) A população negra e seus descendentes formavam a maioria da população brasileira no ano de 1872.
( ) Após a abolição da escravidão, as classes dominantes no Brasil desejavam que a população negra aumentasse.
( ) A ideia de branqueamento da população brasileira é uma ideia racista pois associa a presença da população negra aos problemas do Brasil.
( ) O quadro de Modesto Brocos representa a ideia de branqueamento da população brasileira, visto que representa uma criança branca, neta de uma senhora negra.
Parte 3: Reorganização do trabalho e racismo no Brasil
O caderno Trilhas de Aprendizagens 2 traz na Atividade 4 dois textos falando das transformações que o Brasil passou entre os anos de 1880 e 1920. Os textos falam sobre a mecanização, isto é, a utilização de máquinas no trabalho agrícola no campo e o desenvolvimento das primeiras indústrias nas cidades. Isso ocorreu no contexto em que o Brasil diminuía o trabalho escravo até sua proibição, em 1888.
Segundo os textos, por conta destas transformações fazendeiros e empresários brasileiros procuravam trabalhadores mais bem formados, com conhecimentos técnicos para operar as novas máquinas. A população negra ex-escravizada estava, portanto, excluída visto que durante o período do escravismo os senhores impediam que esta população tivesse acesso à educação e a estes conhecimentos técnicos. Passou-se, assim, a incentivar a vinda de europeus e mais tarde japoneses para o Brasil.
No entanto, os europeus que vieram para o país tinham origem pobre e vinham de regiões atrasadas tecnologicamente da Europa. Eles também não tinham os conhecimentos que os fazendeiros e empresários brasileiros procuravam. Mesmo assim, a classe dominante no Brasil incentivava sua vinda orientada pela ideia racista de que o Brasil precisava se tornar um país branco e a população negra, central durante o período escravista, deveria diminuir ou desaparecer.
Ainda segundo os textos do caderno Trilhas de Aprendizagens, foi só nos anos 1920, ou seja, depois de amargarem 30 anos de completa exclusão após o fim da escravidão, que a população negra passou a ser incluída no mercado de trabalho brasileiro. Isto porque os europeus que vieram trabalhar aqui passaram a se organizar em sindicatos e reivindicar direitos como trabalhadores. Assim, as classes dominantes no Brasil passaram a incluir a população negra de forma precarizada, ou seja, sem direitos trabalhistas básicos garantidos.
Ao serem reinseridos na sociedade brasileira, agora como trabalhadores assalariados, a população negra passa a utilizar novos espaços para afirmar sua identidade. Neste contexto, surgem as primeiras escolas de samba no Brasil e, poderíamos citar, a Capoeira (proibida desde 1890) passa a ganhar certa relevância.
Resolva o que se pede, levando em consideração o que estudamos até aqui:
Hoje em dia, manifestações individuais ou institucionais de racismo são combatidas – inclusive com a criação de leis. Defender o branqueamento da população brasileira ou associar a população negra aos problemas existentes no Brasil criando formas de exclusão pode ser enquadrado como crime. Porém, como mostram os dados da violência e do acesso a serviços e direitos, existem estruturas que vão além dos indivíduos e instituições que seguem prejudicando a população negra.
Embora, a população que se identifica como preta ou parda venha crescendo ultimamente, a violação de direitos básicos faz com que este crescimento não aconteça com a intensidade que poderia. Este fato pode ser entendido como uma persistência das políticas de branqueamento estabelecidas após a abolição da escravidão, por isso, para a população negra, manter-se vivo é um ato de resistência.
Portanto, é importante reconhecer o racismo é estrutural, isto é, aquele que vai além das manifestações discriminatórias feitas por indivíduos e instituições. Você consegue pensar em outras estruturas, além da exposição à violência e da falta de acesso a saneamento básico, que seguem prejudicando a população negra no Brasil atualmente? Pense sobre isso, acesse o link abaixo e escreva uma pequena frase dizendo o que você pensou (quanto menos palavras melhor, rs.):
Aprender não ocupa espaço
Se quiser saber mais sobre as ideias racistas de branqueamento e as estruturas racistas no Brasil, você pode assistir ao vídeo abaixo:
EM CASO DE DÚVIDAS, CLIQUE AQUI
Esperamos que estejam bem e se cuidando!
Professores João Luís e Sônia Mambro
INSTRUÇÕES GERAIS
- Esta primeira atividade é referente à ATIVIDADE 2 – “SOLO E CLIMA DO CONTINENTE AFRICANO” (p. 182 a 184), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2;
- Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-nos da forma mais completa possível;
- Faça seus estudos com muita atenção e capricho!
- LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.
Como você pode perceber falaremos agora sobre os aspectos físicos do continente africano, mas antes, que tal fazermos uma atividade inicial de localização desse continente no mundo?
MAPA MUNDI – ÁFRICA NO MUNDO
1) Em quais hemisférios está localizado o continente africano, tendo como referência a linha do Equador?
2) E em qual hemisfério está localizada a maior parte da África, tendo como referência o Meridiano de Greenwich?
3) Que oceanos banham o continente africano a oeste e a leste?
4) Que continentes se localizam ao norte da África? E a oeste?
Para a realização das atividades abaixo é importante que faça a leitura com atenção do texto a seguir. Vamos lá?
ASPECTOS NATURAIS DO CONTINENTE AFRICANO – SOLO E CLIMA
Imagem 5 – Rio Nilo, importante rio do continente africano.
Mapa de extensão do Rio Nilo
Imagem 9 – Exemplo da fauna nas savanas africanas. Na imagem vemos um leão, felino que habita essa região do continente.
(Texto adaptado)
GLOSSÁRIO:
Agentes externos: são agentes que atuam na formação do relevo terrestre, na ordem externa do planeta. Exemplos: o clima, chuvas, vento, degelo, o sol etc.
Intemperismo: conjunto de processos mecânicos, químicos e biológicos que ocasionam a desintegração e a decomposição (desgaste) das rochas.
Cascalho, areia, silte e argila: São termos relacionados com a granulometria e composição dos solos, isso é, o tamanho das partículas que compõem o solo. Vemos os nomes em ordem decrescente do tamanho dos grãos, o maior é o cascalho, acompanhado depois pela areia, em seguida pelo silte e, por fim, a argila que é o menor tamanho dos grãos dos nossos solos.
Fontes:
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-naturais-Africa-clima-vegetacao.htm
https://www.preparaenem.com/geografia/a-africa.htm
https://www.todamateria.com.br/deserto-do-saara/
QUESTÕES
BOM DIA PESSOAL!!
SILÊNCIO, POR FAVOR E ATENÇÃO À CHAMADA!!!
OLÁ! ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS.
ESTA SEMANA PARA COMPLEMENTAR AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGEM VAMOS ESTUDAR UM POUCO SOBRE A GINÁSTICA.
A GINÁSTICA É UMA FORMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS CLASSIFICADA EM DUAS MODALIDADES:
AS COMPETITIVAS, ONDE EXISTE COMPETIÇÃO, COMO NAS OLIMPÍADAS;
AS NÃO COMPETITIVAS, QUE SÃO AQUELAS PRATICADAS EM ACADEMIAS.
A GINÁSTICA MUITAS VEZES É PROCURADA PARA QUEM QUER MELHORAR O CORPO, EMAGRECER OU ATÉ MESMO FORTALECER OS MÚSCULOS. EXISTE TAMBÉM QUEM A PRATIQUE PARA O APERFEIÇOAMENTO E RELAXAMENTO MENTAL.
A GINÁSTICA DESENVOLVEU-SE EFETIVAMENTE NA GRÉCIA ANTIGA, A PARTIR DOS EXERCÍCIOS QUE OS SOLDADOS PRATICAVAM, INCLUINDO HABILIDADES E TAMBÉM ACROBACIAS.
A GINÁSTICA EVOLUIU MUITO AO LONGO DE SUA HISTÓRIA. NO SÉCULO XIX, NA EUROPA, OCORRERAM OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DE SISTEMATIZAÇÃO DESSA PRÁTICA.
COMO DITO, A GINÁSTICA PODE SER COMPETITIVA E NÃO COMPETITIVA. ESSA CLASSIFICAÇÃO DEPENDE DO FATO DE A MODALIDADE ENTRAR OU NÃO EM COMPETIÇÕES.
HÁ 5 MODALIDADES DE GINÁSTICA COMPETITIVA:
EM OUTRO MOMENTO FALAREMOS SOBRE ESTAS PRÁTICAS COMPETITIVAS.
HOJE VAMOS FALAR UM POUCO MAIS SOBRE OUTRO TIPO: A GINÁSTICA GERAL.
A GINÁSTICA GERAL (GG) É UMA PRÁTICA QUE SURGIU PARA SE CONTRAPOR À COMPETIÇÃO. ELA SE BASEIA NO PRINCÍPIO DA CRIATIVIDADE E DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS, INDEPENDENTEMENTE DAS HABILIDADES E DO NÍVEL TÉCNICO QUE OS PARTICIPANTES TENHAM. ELA MESCLA, OU SEJA, ELA MISTURA DIFERENTES MODALIDADES DA GINÁSTICA, OFERECENDO VÁRIAS POSSIBILIDADES QUE PERMITEM A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS DE DIFERENTES IDADES, HOMENS E MULHERES, O USO OU NÃO DE APARELHOS, TRABALHOS INDIVIDUAIS OU EM GRUPO, ENFIM, UMA DIVERSIDADE MUITO GRANDE.
ELA MESCLA MOVIMENTOS DE GINÁSTICA, DANÇA, TEATRO, APARELHOS, ENTRE OUTROS, VISANDO ATIVIDADES PRAZEROSAS E ADEQUADAS AO NÍVEL DE CADA GRUPO DE PESSOAS.
A SEGUIR VEREMOS UMA APRESENTAÇÃO DE GINASTICA NO FESTIVAL WORLD GYMNAESTRADA, ESTE É O FESTIVAL INTERNACIONAL MAIS IMPORTANTE DA GINÁSTICA GERAL, NO QUAL VÁRIOS PAÍSES SE ENCONTRAM A CADA QUATRO ANOS PARA REALIZAR APRESENTAÇÕES, TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM SEUS PAÍSES E DISCUTIR A MODALIDADE NÃO COMPETITIVA COMO IMPORTANTE ELEMENTO PARA O APRIMORAMENTO HUMANO.
CLIQUE NO LINK E ASSISTA AO VÍDEO PARA VER O RESULTADO DESTA MESCLA DE DIFERENTES MODALIDADES:
CLIQUE NO LINK E ASSISTA AO VÍDEO PARA VER O RESULTADO DESTA MESCLA DE DIFERENTES MODALIDADES:
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.
AGORA RESPONDA NO CADERNO
1. NA ATIVIDADE DE HOJE APENAS CITAMOS AS MODALIDADES COMPETITIVAS DA GINASTICA. VOCÊ JÁ VIU ALGUMA DELAS? SE SIM, QUAIS?
2. A GINÁSTICA GERAL TAMBÉM É CONHECIDA COMO GINÁSTICA PARA TODOS, QUAIS OS PRINCÍPIOS QUE JUSTIFICAM ESTE NOME?
NÃO SE ESQUEÇA DE COMENTAR O QUE ACHOU DA AULA NO NOSSO BLOG.
ATÉ A PRÓXIMA!
23/09/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 5ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 5.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
20/09/2020 - ATIVIDADE 05 - CIÊNCIAS NATURAIS
PROFESSORA: TATIANE
TEMA: AS CORES E A LUZ
LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE AS CORES E A LUZ
A LUZ PODE TER MUITAS CORES MISTURADAS
SE VOCÊ OLHAR PARA UM CD EM UMA DIREÇÃO COMO AQUELA APONTADA NA IMAGEM A SEGUIR, VOCÊ PODERÁ ENXERGAR DIVERSAS CORES. SE FOR A LUZ DO SOL OU DE UMA LÂMPADA INCANDESCENTE, VOCÊ VERÁ AS MESMAS CORES DE UM ARCO-ÍRIS, DO VERMELHO ATÉ O AZUL.
COM UM POUQUINHO DE TREINO, VOCÊ VAI ENXERGAR UM TIPO DE ARCO-ÍRIS, COMO O DA FOTO A SEGUIR.
O PRISMA QUE SE UTILIZAVA ANTIGAMENTE, QUANDO NÃO HAVIA CDS, ESTÁ ILUSTRADO NA IMAGEM A SEGUIR: UM FEIXE DE LUZ BRANCA VINDO DA ESQUERDA RECAI SOBRE O PRISMA – NORMALMENTE CONSTITUÍDO DE VIDRO – E A LUZ SAI DO OUTRO LADO, SEPARADA EM CORES. SE FOR LUZ BRANCA, AS CORES, DE CIMA PARA BAIXO NA FIGURA, SÃO O VERMELHO, O AMARELO, O VERDE, O AZUL E O VIOLETA.
SE VOCÊ USAR OUTRO PRISMA, HÁ POSSIBILIDADE DE MISTURAR, DE NOVO, AS CORES E O FEIXE DE LUZ TORNARÁ A SER BRANCO.
O ARCO-ÍRIS TAMBÉM É UMA SEPARAÇÃO DA LUZ, NO CASO A LUZ SOLAR, EM SUAS CORES. ESSA SEPARAÇÃO RESULTA DAS PEQUENAS GOTAS DE ÁGUA NO AR, QUE FUNCIONAM MAIS OU MENOS COMO O PRISMA.
A LUZ BRANCA DO SOL OU DE UMA LÂMPADA COMUM É UMA MISTURA DAS CORES DO ARCO-ÍRIS: VERMELHA, LARANJA, AMARELA, VERDE, AZUL, ÍNDIGO E VIOLETA.
TEXTO ADAPTADO. AS CORES E A LUZ. DISPONÍVEL EM: http://fisicaenlatada.blogspot.com/2015/08/as-cores-e-luz.html. ACESSO EM: 24. AGOSTO. 2020.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE A COR DA LUZ DO SOL:
QUAL É A VERDADEIRA COR DO SOL? | POLIGOPOCKET:
AGORA, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O PRÓPRIO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER (NOS COMENTÁRIOS).
ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, FAREMOS A CORREÇÃO E O CADERNO SERÁ VISTADO.
QUESTÃO 1 – DE ACORDO COM OS CONCEITOS ESTUDADOS SOBRE COR DA LUZ DO SOL, PODEMOS AFIRMAR QUE É COMPOSTA POR:
A) DUAS CORES, AMARELO E LARANJA
B) UMA INFINIDADE DE CORES
C) DUAS CORES, VERMELHO E VIOLETA
D) APENAS UMA ÚNICA COR
E) TODAS AS CORES DO ARCO-ÍRIS
QUESTÃO 2 – POR QUE O ARCO-ÍRIS É VISTO APENAS QUANDO O TEMPO ESTÁ ÚMIDO OU CHUVOSO E COM A PRESENÇA DOS RAIOS SOLARES?
QUESTÃO 3 – APRECIE A IMAGEM A SEGUIR:
EXPLIQUE POR QUE, NA TRANSIÇÃO DO DIA PARA A NOITE, VEMOS O CÉU COM UM TOM AVERMELHADO? PARA RESPONDER ESSA PERGUNTA, VOCÊ PODERÁ PESQUISAR NA INTERNET OU ASSISTIR NOVAMENTE AO VÍDEO PROPOSTO.
ATIVIDADE PRÁTICA
ATENÇÃO: ABAIXO ESTÁ PROPOSTO UM EXPERIMENTO. VOCÊS DEVERÃO APRESENTAR, NA VOLTA ÀS AULAS, O PRODUTO FINAL: O DISCO DE NEWTON.
EXPERIMENTO: DISCO DE NEWTON
O DISCO DE NEWTON É UM EXPERIMENTO MUITO CONHECIDO DA FÍSICA. CONSISTE EM UM DISCO COLORIDO COM AS CORES PRIMÁRIAS DO ESPECTRO VISÍVEL (VERMELHO, LARANJA, AMARELO, VERDE, AZUL, ANIL E VIOLETA). ESSE DISCO GIRA, APRESENTA GRANDE VELOCIDADE E TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A COMPOSIÇÃO DA LUZ BRANCA.
QUANDO PARADO, A SEPARAÇÃO DAS CORES É NÍTIDA, NO ENTANTO, AO COLOCARMOS O DISCO PARA GIRAR, AS CORES MISTURAM-SE, E O DISCO PARECE FICAR BRANCO. NEWTON FEZ USO DESSE DISPOSITIVO PARA IDENTIFICAR QUE A MISTURA DAS CORES VISÍVEIS PRODUZIA A COR BRANCA.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
UM PEDAÇO PAPELÃO
UMA FOLHA DE SULFITE (OU FOLHA DO CADERNO DE DESENHO)
LÁPIS DE COR, CANETINHA OU TINTA COM AS CORES VERMELHO, LARANJA AMARELO, VERDE, AZUL, ANIL E VIOLETA.
- COLA BRANCA
- TESOURA SEM PONTA
- RÉGUA
- LÁPIS
- UMA TESOURA COM PONTA
- UM COMPASSO OU QUALQUER OBJETO REDONDO – EX: UM CD OU DVD
- BARBANTE OU UMA LINHA (A MAIS GROSSA QUE VOCÊ CONSEGUIR ENCONTRAR).
ARRANJO EXPERIMENTAL
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO PARA ENTENDER COMO MONTAR O DISCO DE NEWTON:
ETAPAS DE CONFECÇÃO DO DISCO DE NEWTON:
1. COM O COMPASSO OU OBJETO REDONDO, FAÇA UM CÍRCULO. O TAMANHO AQUI NÃO É IMPORTANTE, PORÉM, SE O DISCO FOR MUITO GRANDE, O EFEITO DA COMPOSIÇÃO DA LUZ BRANCA SERÁ MENOS VISÍVEL (O IDEAL É QUE O CÍRCULO SEJA DO TAMANHO DE UM CD);
2. COM A RÉGUA E O LÁPIS, FAÇA DIVISÕES TRIANGULARES NO CÍRCULO, TODAS COM O MESMO TAMANHO, COMO UMA PIZZA;
3. PINTE OS TRIÂNGULOS E CERTIFIQUE-SE DE TODO O ESPAÇO ESTAR TOTALMENTE COLORIDO E SEM FALHAS;
4. FAÇA DOIS PEQUENOS FUROS CIRCULARES PRÓXIMOS AO CENTRO DO CÍRCULO COM A PONTA DA TESOURA. PELOS FUROS, PASSE UM BARBANTE.
AGORA É SÓ GARANTIR A ROTAÇÃO DO DISCO. QUANTO MAIS RÁPIDO O DISCO GIRAR, MAIOR SERÁ O EFEITO DA COMPOSIÇÃO DA LUZ BRANCA SOBRE OS NOSSOS OLHOS.
20/09/2020 - ATIVIDADE 05 - ARTES
PROFESSORA: DÉBORA CRISTINA DO NASCIMENTO
Fonte: https://languages.oup.com/google-dictionary-pt/
O Surrealismo faz parte de uma tendência artística chamada de vanguardas europeias (vanguarda significa novo, estar à frente). Pelo nome já da para entender que o Surrealismo era diferente e novo, trazendo ideias que nunca tinham sido usadas até então.
Este movimento iniciou-se em 1924 e influenciou diversas manifestações artísticas, como a escultura, a literatura, o teatro e o cinema. No Surrealismo é valorizada a fantasia, a loucura e a utilização da reação automática, ou seja, o artista deve se deixar levar pelo impulso, registrando tudo que lhe vier à mente, sem se preocupar com a lógica, usar o potencial do subconsciente, dos sonhos como fonte de criação de imagens fantásticas.
A arte surrealista rompe com a busca pelo sentido nas representações. É o surreal: aquilo que está para além do real, que é mais que o real porque transcende a compreensão racional e relaciona-se com a mente inconsciente, com o imaginário e o absurdo.
- Pensamento livre;
- Expressividade espontânea;
- Influência das teorias da psicanálise;
- Criação de uma “realidade paralela”;
- Criação de cenas irreais;
- Valorização do inconsciente.
Principais artistas representantes do movimento:
· Salvador Dalí (1904-1989): Foi pintor e escultor espanhol, o nome mais lembrado quando se fala em Surrealismo. Cursou a Academia de Belas Artes de San Fernando, de onde foi expulso, pois acreditava que ninguém ali seria capaz de avaliar sua produção artística. Dalí interessava-se por condições mentais anormais e, em particular, por alucinações. Suas estranhas imagens eram retratadas de modo que se assemelhavam à fotografia em cores.
A Persistência da Memória (1931), Salvador Dalí.
Reprodução do site https://www.moma.org/collection/works/79018
Carnaval de Arlequim (1924-1925). Joan Miró
ATIVIDADE PRÁTICA
Aprendemos que o Surrealismo transforma elementos normais em elementos surreais, de forma espontânea e livre, deixando o pensamento fluir.
Gostaria de mostrar a você uma obra de Sebastian Eriksson. Ele se tornou um artista impressionista com apenas 18 anos. Nessa obra, chamada “Mão com mãos”, ele deixa sua imaginação fluir a partir de um desenho simples de uma mão.
Mão com mãos, 2012. Sebastian Eriksson.
Fonte: https://mymodernmet.com/sebastian-eriksson-surreal-art/
Para nossa atividade de hoje também vamos fazer um desenho surrealista a partir do contorno de nossa mão, assistam ao vídeo onde faço um desenho a partir da minha própria mão. Após assistirem ao vídeo, é hora de você criar seu próprio desenho surrealista. Solte a imaginação e boa atividade.
Materiais: Folha de sulfite, caderno de desenho ou caderno, lápis de escrever, lápis de cor, caneta esferográfica, canetinha - use dos recursos que tiverem em casa.
Não se esqueça: Coloque nome, data e a disciplina, que é Artes, na sua folha. Guarde sua arte, pois ela deverá ser apresentada à professora na volta às aulas presenciais.
Fontes:
https://www.ebiografia.com/joan_miro/
https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/surrealismo.htm
EM CASO DE DÚVIDAS, CLIQUE AQUI
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 4ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 4.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
12/09/2020 - ATIVIDADE 5 - MATEMÁTICA
PROFESSORAS: VALÉRIA E ADRIANA
Problemas fazem
parte da vida de qualquer pessoa, não importa sua situação financeira ou
emocional, todos teremos problemas! Todo problema é uma oportunidade de
crescimento, e as melhores ideias surgiram para resolver algum problema e só
existe uma maneira de resolvê-lo, PENSANDO! Não importa se o problema é
um exercício da aula de matemática ou algo que vem acontecendo na sua vida. Precisamos
organizar tudo que está a nosso favor para ajudar a resolver essa situação. Comece
assim:
1º - Encare o
problema, observe, faça uma análise, tente entender o que está acontecendo.
2º - Procure
coisas, fatos ou dados que possam te ajudar.
3º - Pense em como
os dados que você tem podem ser usados e se faz algum sentido, crie hipóteses e
faça testes.
4º - Observe sua
resposta. Ela faz sentido diante da situação problema que está tentando
resolver?
Se a resposta for SIM, parabéns, você conseguiu!
Agora se a resposta for NÃO, volte ao primeiro passo e
recomece, ninguém deve desistir no primeiro fracasso.
Quando pensamos em situações da vida, às vezes não conseguimos
encontrar uma solução perfeita, mas criamos estratégias para melhorar cada vez
mais. Pense na evolução dos carros. A cada ano surgem modelos melhores com
funções inovadoras, alguns nem usam gasolina, apenas energia, ou melhor, água.
Tem outros que nem precisam do motorista... É assim que se resolve algo,
pensando, e mesmo quando achar que resolveu, pense novamente e vai ter uma
ideia ainda melhor.
Os problemas
apresentados a seguir têm solução. Faça com carinho, pense, pense mais uma vez,
e se esforce para encontrar as soluções.
ATIVIDADES
1. Em uma seletiva para a final, dos 100 metros de natação numa olimpíada, os atletas em suas respectivas raias, obtiveram os seguintes tempos:
A média aritmética dos tempos apresentados no quadro é:
a) 20,70
b) 20,77
c) 20,80
d) 20,85
e) 20,90
2. Sabendo que as notas de um aluno foram: 8,2; 7,8; 10,0; 9,5 e 6,7, qual a média aritmética que ele obteve no curso?
a) 8,44
b) 8
c) 7,3
d) 9,5
3.
O gráfico abaixo mostra a produção diária de lixo orgânico de duas pessoas. O
dia da semana que o gráfico mostra que as produções de lixo das duas pessoas
foram iguais é:
a) 2ª feira
b) 4ª feira
c) 6ª feira
d) Sábado
e) Domingo
4.
O gráfico apresenta a distribuição de vítimas de trânsito no mês de julho de
2013, segundo o tipo de usuário da via pública em uma determinada cidade
brasileira.
O grupo que corresponde a 2/5 do total de vítimas é o de:
a) passageiro de carro.
b) condutor de carro.
c) passageiro de moto.
d) pedestre.
e) condutor de
moto.
5. Em um determinado parque de diversão, para
poder entrar na montanha russa, a criança deve ter altura mínima de 1,3 m.
Carlos tem 1,28 m; Beatriz 1,4 m e Ana 1,31 m. Dos três, quem poderá entrar no
brinquedo será
a) Ana, Beatriz e Carlos.
b) Ana e Beatriz.
c) Ana e Carlos.
d) Somente Beatriz.
e) Somente Ana.
6. Uma escola de dança, para ter
um melhor controle das suas matrículas elaborou o seguinte gráfico. De acordo
com esse gráfico, é possível afirmar que:
a) O número de matriculados em Ballet Clássico não se alterou em todos os bimestres.
b) O número de matriculados em
Forró é o maior em todos os bimestres.
c)
O número de matriculados em Jazz no 3º bimestre é três.
d) A maior diferença entre o número de mais
matriculados com o de menos matriculados ocorre no 1º bimestre.
7. Dois colegas compraram duas barras de
chocolate de mesmo tamanho, uma para cada um.
Quando iam começar
a comer, chegou um de seus amigos. Os dois ficaram em dúvida, pois quem daria
um pedaço para o amigo? E qual seria o tamanho do pedaço?
Pensaram e conversaram sobre o assunto, e
chegaram à seguinte conclusão: para que nenhum dos dois comesse menos, cada um
daria a metade do chocolate para o amigo.
a) O que você achou dessa divisão? Por quê?
b) Para que todos comessem partes iguais, como seria resolvida essa questão?
8. O pai de
Marina adora criar desafios para ela resolver. Ele disse a ela que existem três
números consecutivos (em ordem, tipo 3, 4 e 5), que se somados o resultado é 99.
Ajude Marina a descobrir quais são esses números.
EM CASO DE DÚVIDAS, CLIQUE AQUI
12/09/2020 - ATIVIDADE 5 - INGLÊS
PROFESSORAS: FLÁVIA E RIVANEIDE
TEMA DA AULA: READINGS STRATEGIES
09/09/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 3ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 3.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
06/09/2020 - ATIVIDADE 5 - LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: FABIANA E HENRIQUE
Olá pessoal? Como vocês estão?
Já estamos em setembro de 2020! Sabemos que não está fácil para ninguém, mas saibam que isso vai passar! O mais importante é que nos cuidemos para estarmos TODOS juntos novamente, quando for possível.
Por hora, vamos nos falando por aqui.
Vamos iniciar um novo ciclo de atividades que vão complementar as propostas do Caderno Trilhas de Aprendizagem 2.
Nesta primeira atividade, o foco é a entrevista, que podemos chamar de “bate papo organizado”. Quando pensamos em entrevistar alguém, será que é importante conhecer um pouco sobre a pessoa? O que ela faz? Idade? Curiosidades? Será que precisamos pensar nas perguntas com antecedência?
SIM! A resposta é sim, para todas as questões anteriores. A entrevista, por mais que pareça um bate papo, é sempre muito bem planejada!
Vocês vão ler a entrevista que a youtuber e influencer Ray Neon deu para o portal Universa. Espero que gostem, sem spoilers, vamos a ela.
Um grande abraço, professora Fabi e professor Henrique.
Ray Neon: "Ganhei tanto seguidor que achei que tinha vazado um nude”
Elisa Soupin - Colaboração para Universa 20/05/2019
Na tarde em que Raíssa Galvão, 23 anos, recebeu a reportagem da Universa, em uma casa espaçosa típica do subúrbio do Rio de Janeiro, ela estava com o pé muito dolorido há dias [...] Ray Neon, como ficou conhecida no Instagram, aparentava cansaço e estava um pouco para baixo por conta da dor física.
O humor, no entanto, mudou em poucos minutos e, logo, já estava rindo e tornando difícil a missão de entrevistá-la sem cair na gargalhada. Ela tem o pensamento rápido e faz comentários engraçados sobre tudo, o tempo todo. Em um encontro descontraído de horas em seu quarto, que parece ter sido tirado do Pinterest, Ray falou de tudo um muito: ser gorda, moda, autoestima, grana e mais.
Mudança de visão sobre a moda
Famosa por seus looks extravagantes e criativos, a youtuber é bem mais que uma referência de moda plus size. Ray tem um estilo muito próprio e conta que, desde a adolescência, quando começou a ter seu primeiro blog na internet, já era assim. "A 'gordolândia' me descobriu recentemente, mas eu já estou desde os meus 15 anos na internet falando sobre moda. Sempre adorei roupa e sempre fui gorda, então, no ensino médio, não encontrava muita coisa no meu tamanho e era a louca do bazar, ia sempre nos de rua ou de igreja, até porque eu não tinha dinheiro para gastar. Trabalhava vendendo palha italiana na escola para ganhar uma grana e financiar meu guarda-roupa. Às vezes, comprava coisa que nem era do meu tamanho e revendia ou então, fazia um Frankenstein, abria a peça, costurava. Sempre adorei coisas diferentes, afinal, por que querer ser bonita se você pode ser estranha?", ri ela, que tem uma máquina de costura em casa e, ainda hoje, mantém o hábito de fazer as próprias peças.
'Ganhei tantos seguidores que achei que tinha vazado um nude'
Ela tinha cerca de 6 mil seguidores no Instagram até o Rock in Rio, em 2017. "Me montei e fiz um figurino de sereia alienígena. Postei a foto e o Instagram me notou e, sozinho, me tornou relevante, apareci na aba "Explorar", o que foi muito legal, mas muito assustador. Estava no show do Aerosmith e, do nada, ganhei mil seguidores, não entendi, comecei a entrar em desespero achando que podia ter vazado um nude meu, liguei pra minha mãe nervosa, perguntando se eu tinha aparecido em algum lugar, pra não falar que estava com medo de vazamento. Meu celular não parava de tremer de notificação", ri lembrando. No dia seguinte, Ray descobriu que a própria rede social a tinha sugerido.
Aceitação acompanhada pelos seguidores
Daí em diante, seu perfil começou a ganhar relevância e, hoje, ela tem 189 mil seguidores. "Eu adoro praia e natureza e, um pouco depois do Rock in Rio, viajei para a região dos lagos com um grupo de amigos. Todos eram magros, eu era a única gorda e ainda tinha uma questão muito forte com meu corpo nessa época. Para postar uma foto, disfarçava celulites em apps. Eu comecei a perceber que eu estava falando sobre aceitação e aprendendo a me aceitar. Lembro de duas fotos importantes: a primeira foto que não editei celulite na minha perna e outra em que postei meu peito caído como ele é. Eu ia significando aquilo e dividindo nos posts com as pessoas", conta ela que garante nunca ter comprado seguidores ("cheio de açaí no mundo pra comprar, vou comprar seguidor?").
Gordofobia
[...] Ray, volta e meia, tem que lidar com a gordofobia. "Além da dor no pé, estou com apenas 20% de visão nos dois olhos, e tentando descobrir o motivo. Fui na oftalmologista e ela, bem grosseira, logo sugeriu que eu estava com diabetes. E não, não estou diabética, meus exames estão todos ótimos. Sinto que existe uma má vontade médica se você é gordo sabe, além dos planos de saúde serem mais caros se você for gordo. Ser vegana também é motivo pra risinho, porque, se eu sou vegana, como posso ser gorda?", desabafa ela, que é praticante de yoga e meditação e sempre posta seus exercícios, contrariando o estigma que vincula estar gordo a sedentarismo.
GLOSSÁRIO
Relevante: importante/ interessante.
Celulite: depósito de gordura sob a pele.
Oftalmologista: médico que se dedica ao estudo e ao tratamento de problemas dos olhos.
Diabética: quem sofre de diabetes, síndrome que causa aumento de açúcar no sangue.
Vegana: não consome carnes, leite e derivados do leite, ovos e derivados do ovo, mel ou qualquer outro produto oriundo da exploração animal.
1. A entrevista é dividida tematicamente. Relacione os subtítulos aos temas abordados:
(a) Mudança de visão sobre a moda
(b) Ganhei tantos seguidores que achei que tinha vazado um nude'
(c) Aceitação acompanhada pelos seguidores
(d) Gordofobia
( ) Visibilidade para moda plus size (para gordos e gordas).
( ) Preconceito sofrido por pessoas gordas.
( ) Exposição em rede social.
( ) Empatia (acolhimento) dos seguidores.
2. Como dissemos no início, a entrevista é um bate papo organizado e começa pela escolha da pessoa a ser entrevistada. Em sua opinião, quais foram os motivos que levaram o portal Universa a entrevistar Ray Neon?
Para responder à próxima pergunta, releia esse trecho do final da entrevista:
“Ser vegana também é motivo pra risinho, porque, se eu sou vegana, como posso ser gorda?", desabafa ela, que é praticante de yoga e meditação e sempre posta seus exercícios, contrariando o estigma que vincula estar gordo a sedentarismo.”
3. De acordo com o texto, a palavra estigma, pode ser substituída por:
a) Marca deixada por uma ferida, cicatriz.
b) Marca feita com ferro em brasa, aplicada para marcar propriedade, também foi aplicada em escravizados.
c) Percepção (ideia) negativa associada a certo comportamento, característica, grupo etc.
4. Você já sofreu algum tipo de preconceito em relação a uma característica física (tipo de cabelo, cor da pele, ser gordo, magro, alto, baixo) ou conhece alguém que tenha sofrido? Fale a respeito.
5. Por que, na sua opinião, isso acontece?
6. O que você diria a uma pessoa que sofre com esse tipo de discriminação?
Nossa língua portuguesa
No texto que estudamos hoje, há muitas palavras de origem estrangeira, ou seja, palavras que vieram de outras línguas. A esse processo, damos o nome de estrangeirismo.
Resumindo:
AGORA, UM DESAFIO:
7. Todas as palavras destacadas do texto na imagem acima são originárias do inglês, mas a nossa língua já “adotou” palavras de vários outros países. Vamos ver se você reconhece a origem dessas outras aqui? Coloque o número correspondente à língua, nos parênteses em frente às palavras.
OBS.: Pode repetir? Sim, há uma questão a mais!!! Um número vai se repetir!
EM CASO DE DÚVIDAS, CLIQUE AQUI
06/09/2020 - ATIVIDADE 5 - SALA DE LEITURA
PROFESSORA: GIOVANNA
Bem-vinda(o) a mais uma aula de Leitura!
Material:
Folha para notação das respostas com o título: Apreciação: Meu Amigo Jim. Não é necessário copiar as perguntas. A folha pode ser solta para entregar em aula ou ficar em um caderno. Se organize para ter essas folhinhas quando voltarmos às aulas. Lembre-se de colocar nome e sala!
Atividade:
Clique no link a seguir para assistir ao vídeo, Meu amigo Jim, de Kitty Crowther. Depois, faça anotações sobre as reflexões a seguir.
DICA: Assista ao vídeo na velocidade 1.25!
https://www.youtube.com/watch?v=RFz4Ezor0n0
Capa do livro.
Reflexões:
Para Ajudar a Pensar
As lutas sociais são importantes e, obviamente, melhor entendidas por aqueles que sofrem preconceitos. São essas pessoas que devem ter papel de fala, ou seja, se pronunciar e expor para sociedade o que sofrem, a fim de mudar essa situação, tornando a sociedade mais igualitária!
1. Jim enfrenta seus vizinhos e amigos para apoiar seu novo amigo Jack, que inicialmente é recebido com preconceito e desconfiança no vilarejo. Essa atitude pode nos ajudar a refletir sobre preconceito e discriminação! Que atitudes foram tomadas por Jim para que Jack fosse mais bem aceito?
2. No que essa história pode nos ajudar a entender sobre o papel de pessoas privilegiadas na luta contra preconceitos? Exemplos: a participação de brancos na luta contra o racismo; a participação de homens na luta feminista; a participação de ricos nas lutas sociais; a participação de pessoas sem deficiência na inclusão de pessoas com deficiência; a participação de heterossexuais na luta LGBTQIA+.
Reflita bastante! Este é um tema longo e importante! Ainda conversaremos bastante a respeito!
Se cuide e fique bem!
Beijoca!
Professora Giovanna – POSL
06/09/2020 - ATIVIDADE 5 - INFORMÁTICA
PROFESSOR: MANOEL
NA ESCOLA, EM ALGUMAS OCASIÕES, VOCÊS PARTICIPARAM DE ATIVIDADES RELACIONADAS À PREVENÇÃO E AO COMBATE AO BULLYING. INICIAMOS A ATIVIDADE DESTA SEMANA COM UM VÍDEO SOBRE CYBERBULLYING, OU SEJA, ATITUDES DE INTIMIDAÇÃO, PERSEGUIÇÃO E DESRESPEITO QUE OCORREM NO AMBIENTE VIRTUAL E QUE AFETAM AS PESSOAS. ASSIM COMO NO MUNDO REAL DEVEMOS TER RESPEITO NO CONVÍVIO DIÁRIO COM AS PESSOAS, NO AMBIENTE VIRTUAL TAMBÉM VALE ESTA ATITUDE. POR ISSO, PARA INÍCIO DE CONVERSA SOBRE O TEMA, INDICAMOS O VÍDEO A SEGUIR:
SEGURANÇA NA INTERNET: O QUE É CYBERBULLYING E COMO EVITÁ-LO?
SE DESEJAR ESCLARECER ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESTE TEMA, FALE CONOSCO PELO BLOG, NO ESPAÇO COMENTÁRIOS.
AGORA, VAMOS PARA A 2ª PARTE DA ATIVIDADE.
DESTA VEZ, VAMOS UTILIZAR UM JOGO QUE É BASTANTE CONHECIDO!
1ª OPÇÃO
https://www.jogos360.com.br/lets_go_build_a.html
2ª OPÇÃO
A SEGUIR UMA INDICAÇÃO DE JOGO DISPONÍVEL PARA O CELULAR.
JOGO: PALAVRAS PERDIDAS
DESCRIÇÃO DO JOGO: FORMAR PALAVRAS A PARTIR DAS DICAS DADAS. OS ACENTOS E CEDILHA NÃO SÃO REMOVIDOS DAS LETRAS, O QUE DEIXA O JOGO UM POUCO MAIS FÁCIL. CASO HAJA MAIS DE UMA MANEIRA DE FORMAR UMA PALAVRA, É NECESSÁRIO DESCOBRIR QUAL É A MANEIRA CERTA. ISSO EVITA QUE UMA OU MAIS LETRAS DE OUTRA PALAVRA SEJAM USADAS INDEVIDAMENTE.
COMO JOGAR: ESCOLHA COMO QUER JOGAR PARA COMEÇAR A FORMAR AS PALAVRAS: DICAS - MIX - UMA DICA - DUAS DICAS.
- CLIQUE EM UMA LETRA E ARRASTE PARA FORMAR UM CAMINHO E CONECTAR AS LETRAS DESEJADAS;
- A PALAVRA FORMADA APARECERÁ NO MOSTRADOR LOCALIZADO ACIMA DAS LETRAS;
- CLIQUE EM UMA LETRA QUE ESTEJA FORA DO CAMINHO FORMADO PARA DESFAZÊ-LO;
- CLIQUE E ARRASTE UM DOS CÍRCULOS DO CAMINHO FORMADO PARA AJUSTAR O COMEÇO OU O FINAL DA PALAVRA EM FORMAÇÃO;
- CASO A PALAVRA FORMADA SEJA UMA DAS "PALAVRAS PERDIDAS", AS LETRAS UTILIZADAS SERÃO REMOVIDAS DO JOGO;
- TODAS AS LETRAS DEVERÃO SER UTILIZADAS E NÃO É NECESSÁRIO RESOLVER SEGUINDO A ORDEM DAS DICAS.
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: LEITURA - VOCABULÁRIO – CONHECIMENTOS GERAIS
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
https://www.geniol.com.br/palavras/palavras-perdidas/
3ª PROPOSTA: VISITA VIRTUAL
SE FOR PRECISO, CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR.
A 1ª VISITA É AO MUSEU DE ARTE – MASP – EM SÃO PAULO:
VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MASP!
O MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO É UM MUSEU PRIVADO SEM FINS LUCRATIVOS. FUNDADO EM 1947 POR ASSIS CHATEAUBRIAND (1892-1968), TORNANDO-SE O PRIMEIRO MUSEU MODERNO NO PAÍS. CHATEAUBRIAND CONVIDOU O CRÍTICO E MARCHAND ITALIANO PIETRO MARIA BARDI (1900-1999) PARA DIRIGIR O MASP, E LINA BO BARDI (1914-1992) PARA DESENVOLVER O PROJETO ARQUITETÔNICO E EXPOGRÁFICO. MAIS IMPORTANTE ACERVO DE ARTE EUROPEIA DO HEMISFÉRIO SUL, HOJE A COLEÇÃO DO MASP REÚNE MAIS DE 11 MIL OBRAS, INCLUINDO PINTURAS, ESCULTURAS, OBJETOS, FOTOGRAFIAS, VÍDEOS E VESTUÁRIO DE DIVERSOS PERÍODOS, ABRANGENDO A PRODUÇÃO EUROPEIA, AFRICANA, ASIÁTICA E DAS AMÉRICAS.
PRIMEIRAMENTE INSTALADO NA RUA 7 DE ABRIL, NO CENTRO DA CIDADE, EM 1968 O MUSEU FOI TRANSFERIDO PARA A ATUAL SEDE NA AVENIDA PAULISTA, ICÔNICO PROJETO DE LINA BO BARDI, QUE SE TORNOU UM MARCO NA HISTÓRIA DA ARQUITETURA DO SÉCULO 20. COM BASE NO USO DO VIDRO E DO CONCRETO, LINA BO BARDI CONCILIA EM SUA ARQUITETURA AS SUPERFÍCIES ÁSPERAS E SEM ACABAMENTOS COM LEVEZA, TRANSPARÊNCIA E SUSPENSÃO. A ESPLANADA SOB O EDIFÍCIO, CONHECIDA COMO “VÃO LIVRE”, FOI PENSADA COMO UMA PRAÇA PARA USO DA POPULAÇÃO.
A RADICALIDADE DA ARQUITETA TAMBÉM SE FAZ PRESENTE NOS CAVALETES DE CRISTAL, CRIADOS PARA EXPOR A COLEÇÃO NO SEGUNDO ANDAR DO EDIFÍCIO. AO RETIRAR AS OBRAS DAS PAREDES, OS CAVALETES QUESTIONAM O TRADICIONAL MODELO DE MUSEU EUROPEU, NO QUAL O ESPECTADOR É LEVADO A SEGUIR UMA NARRATIVA LINEAR SUGERIDA PELA ORDEM E DISPOSIÇÃO DAS OBRAS NAS SALAS. NO ESPAÇO AMPLO DA PINACOTECA DO MASP, A EXPOGRAFIA SUSPENSA E TRANSPARENTE PERMITE AO PÚBLICO UM CONVÍVIO MAIS PRÓXIMO COM O ACERVO UMA VEZ QUE ELE PODE ESCOLHER O SEU PERCURSO ENTRE AS OBRAS, CONTORNÁ-LAS E VISUALIZAR O SEU VERSO.
A NOVA MISSÃO DO MUSEU ESTABELECIDA EM 2017 É: “O MASP, MUSEU DIVERSO, INCLUSIVO E PLURAL, TEM A MISSÃO DE ESTABELECER, DE MANEIRA CRÍTICA E CRIATIVA, DIÁLOGOS ENTRE PASSADO E PRESENTE, CULTURAS E TERRITÓRIOS, A PARTIR DAS ARTES VISUAIS. PARA TANTO, DEVE AMPLIAR, PRESERVAR, PESQUISAR E DIFUNDIR SEU ACERVO, BEM COMO PROMOVER O ENCONTRO ENTRE PÚBLICOS E ARTE POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS E ACOLHEDORAS”.
FONTE: https://masp.org.br/sobre (ADAPTADO PARA A ATIVIDADE).
VAMOS AO MASP!
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE AS PIRÂMIDES DE GIZÉ!
UM LEGADO ANTIGO PRESERVADO
AS PIRÂMIDES DE GIZÉ FORAM CONSTRUÍDAS PARA SOBREVIVER À ETERNIDADE. ATÉ À DATA, TIVERAM ÊXITO: A GRANDE PIRÂMIDE É A ÚLTIMA MARAVILHA DO MUNDO ANTIGO QUE AINDA SE CONSERVA.
SABE-SE QUE AS PIRÂMIDES FORAM CONSTRUÍDAS FORA DA CIDADE EGÍPCIA DE MEMPHIS, CAPITAL DA QUARTA DINASTIA E CASA DOS FARAÓS QUE AS CONSTRUÍRAM. A PROXIMIDADE DO RIO NILO FOI ÚTIL EM TERMOS DE TRANSPORTE DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PARA O LOCAL DA NECRÓPOLE DE GIZÉ.
A ARQUITETURA DESTAS ESTRUTURAS É TÃO EXTRAORDINÁRIA QUE OS HISTORIADORES AINDA NÃO ESTÃO CERTOS DO MODO EXATO COMO OS EGÍPCIOS ANTIGOS AS CONSTRUÍRAM SEM A AJUDA DA ENGENHARIA MODERNA. APÓS 4500 ANOS DE EXPOSIÇÃO AOS ELEMENTOS EXTERNOS, AS PIRÂMIDES AINDA SE CONSERVAM COMO SE FOSSEM MONTANHAS CONSTRUÍDAS PELO HOMEM, E REFLETEM A CRIATIVIDADE DAS PESSOAS QUE AS CONSTRUÍRAM. O LEGADO DO EGITO ANTIGO FOI PRESERVADO ATRAVÉS DESTES MONUMENTOS.
FONTE: https://www.google.co.uk/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/pyramids-of-giza/
GIZÉ
GIZÉ, GUIZÉ OU GUIZA É A TERCEIRA MAIOR CIDADE DO EGITO. LOCALIZA-SE NA MARGEM OCIDENTAL DO RIO NILO, A CERCA DE 20 QUILÔMETROS A SUDOESTE DO CENTRO DO CAIRO, CAPITAL DO PAÍS.
GIZÉ É CÉLEBRE POR SER O LOCAL ONDE SE ENCONTRA O PLANALTO DE GIZÉ, ONDE ESTÃO ALGUNS DOS MAIS IMPRESSIONANTES MONUMENTOS ANTIGOS DO MUNDO, INCLUINDO UM COMPLEXO DE ESTRUTURAS SAGRADAS E FÚNEBRES DO EGITO ANTIGO, COMO A GRANDE ESFINGE, A GRANDE PIRÂMIDE DE GIZÉ E DIVERSAS OUTRAS PIRÂMIDES E TEMPLOS.
AGORA É COM VOCÊ!
OBSERVAÇÃO: PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK E DESLIZE PARA BAIXO ATÉ APARECER A MENSAGEM “VISITA ÀS GRANDES PIRÂMIDES” E AS SETAS DE NAVEGAÇÃO:
https://www.google.co.uk/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/pyramids-of-giza/
ATÉ A PRÓXIMA!!!
02/09/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 2ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 2.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
30/08/2020 - ATIVIDADE 4 - HISTÓRIA
PROFESSOR: ANDRÉ LIMA
https://drive.google.com/file/d/1dsWWv7EP5ClbeqzQ66dNShSvCIArh7dj/view
E NÃO SE ESQUEÇA:
AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA ATIVIDADE DEVEM SER REGISTRADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS O PROFESSOR IRÁ CONFERIR TUDO!
TEMA: As Independências e Exclusões na América do Sul
Objetivos: Essas atividades têm como objetivo trazer a reflexão sobre os impactos dos ideais iluministas na América do Sul, o processo de independência dos países sul americanos e do Brasil em particular.
Parte 1: Impacto dos ideais Iluministas na América
Como vimos nas atividades anteriores, o pensamento conhecido como “iluminista” ganhou força na Europa ao longo do século XVIII, ou seja, entre 1701 e 1800. Ele impulsionou a insatisfação de vários grupos sociais com as políticas centralizadoras das monarquias. Um marco deste processo foi a Revolução Francesa que teve início em 1789 e levou à execução do Rei Luís XVI. Os ideais desta revolução – liberdade, igualdade e fraternidade – tinham clara inspiração iluminista.
Mas o pensamento iluminista também teve impacto no continente americano, território colonizado por potências europeias. A Guerra de Independência Estadunidense (que levou à independência dos Estados Unidos em relação à Inglaterra em 1776), a Revolução Haitiana (que tentou expandir os ideais da Revolução Francesa para sua colônia e para os negros escravizados) podem ser entendidas como movimentos de inspiração iluminista ocorridos na América do Norte e Central.
Na América do Sul, colonizada por portugueses e espanhóis, o pensamento iluminista também teve impacto.
Leia o trecho a seguir, escrito pela historiadora Maria Lígia Coelho Prado, sobre como o pensamento iluminista de liberdade foi recebido na América do Sul e responda às questões:
“Para escravos, a liberdade se traduzia pelo rompimento das cadeias que os ligavam a seus senhores; para mestiços e indígenas indicava a possibilidade da abolição das discriminações [...]. Para comerciantes e proprietários de terras, a liberdade significava fim dos laços com a metrópole […] liberdade para produzir e comerciar.”
(Prado, Maria L. C. Bolívar, Bolívares. Folha de São Paulo 24/07/1983. Texto Adaptado.)
2. O que o ideal de liberdade significava para os escravos, segundo o texto?
3. O que o ideal de liberdade significava para os proprietários de terra?
4. Levando em consideração que a maior parte dos trabalhadores na agricultura, no Brasil, eram negros escravizados, você acha que existia concordância entre eles e os proprietários de terra sobre o significado do ideal de liberdade? Por quê?
Parte 2: A independência do Brasil
No Brasil, ainda no século XVIII, alguns movimentos de inspiração iluminista também ocorreram. A Conjuração Mineira de 1789 é um exemplo. Organizado pela elite branca mineira, este movimento queria a independência da região de Minas Gerais e a instauração de um regime republicano, quer dizer, um governo controlado por representantes que não herdam o cargo como os reis e rainhas.
Outro exemplo é a Conjuração Baiana de 1798 que envolveu negros escravizados e libertos e defendia, além da independência e do regime republicano, a abolição da escravidão e a eleição democrática de representantes. Estes movimentos foram reprimidos de forma violenta pelo governo monárquico português que controlava o território da colônia.
Por volta de 1820, se formou uma aliança entre representantes da nobreza portuguesa residentes no Brasil, os grandes fazendeiros e representantes comerciais ingleses – interessados nos produtos da colônia. Esses grupos temiam mais revoltas populares e reagiam também contra a tentativa de Portugal de aumentar de controle sobre o comércio da colônia com outros países (a Inglaterra, por exemplo). Em 1822, esses grupos articularam a ruptura do Brasil com a metrópole portuguesa. Proclamou-se, assim, a independência do Brasil.
Como outros países da América, o Brasil continuou sendo um país escravista após a independência. Mas a grande diferença, em relação aos outros países do continente, é que o Brasil continuou sendo uma monarquia, governada agora por Dom Pedro I, filho do rei de Portugal – sua antiga metrópole.
Desta forma, características fundamentais do Brasil colonial como o regime monárquico, a escravidão e o domínio de terras por grandes fazendeiros, permaneceram mesmo após a independência. É importante lembrar que a religião católica continuava sendo a religião oficial do Brasil.
6. Podemos dizer que a independência do Brasil foi conservadora, ou seja, não trouxe mudanças radicais. Por quê?
Parte 3: A Revolta dos Malês
Neste contexto, após pouco mais de dez anos da independência, em 1835, aconteceu uma revolta em Salvador, na Bahia. Essa revolta foi organizada por africanos, escravizados e libertos, que seguiam a religião islâmica, isto é, eram muçulmanos.
Estes africanos vieram de regiões da África onde a religião islâmica era dominante e contaram com o apoio de africanos de outras religiões, como aqueles que cultuavam os orixás. Eles sabiam escrever em árabe e, assim, se comunicavam por cartas e panfletos. Sua revolta era contra a condição de escravizados e o domínio da religião católica. Esta revolta ficou conhecida como a Revolta dos Malês, que quer dizer “muçulmanos”, na língua Iorubá.
Observe a imagem a seguir para responder às próximas questões:
Imagem 1 – Fragmento confiscado pela polícia em 1835
No início do fragmento está escrito "A Vitória Vem de Alá".
8. Você já viu este tipo de escrita em outro lugar? Onde?
9. Sabemos que, no início do fragmento está escrito “A Vitória Vem de Alá”. Pesquise na Internet o que Alá significa para os muçulmanos.
10. Além da liberdade contra a escravidão, podemos dizer que entre os participantes da Revolta dos Malês havia um busca por outro tipo de liberdade. Você consegue identificar que tipo de liberdade é esta?
Para saber mais!
No ano passado (2019), a escola de Samba Estação Primeira de Mangueira foi campeã do carnaval carioca com um samba enredo que fazia referência a personalidades indígenas e negras importantes da nossa história. Entre elas foi citada uma liderança feminina da Revolta dos Malês, Luiza Mahin. Você pode conferir esse samba clicando no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=Ow7REP4zKRY
Se quiser conhecer mais sobre a história de Luiza Mahin, você pode assistir a outro vídeo, clicando no link abaixo:
E pra encerrar, há ainda um jogo para celulares que trata da história da Revolta dos Malês. Se quiser aprender se divertindo, baixe clicando aqui:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.StrikeGamesBr.NagoInicio
Atenção: não é obrigatório baixar o jogo e assistir aos vídeos. Faça-o somente se tiver condições!
EM CASO DE DÚVIDAS, CLIQUE AQUI
30/08/2020 - ATIVIDADE 4 - GEOGRAFIA
PROFESSORES: JOÃO LUÍS E SÔNIA MAMBRO
Mensagem inicial dos professores:
Alunos, vocês podem tudo, basta ter força de vontade. Corram atrás dos seus sonhos e saibam que, mesmo se errarem, não é preciso desistir. Tropeços fazem parte do caminho, o importante é levantar-se, erguer a cabeça e seguir. Nunca se esqueçam de que podem contar conosco para qualquer ajuda que precisarem. Esperamos que estejam bem e se cuidando!
Professores João Luís e Sônia Mambro
INSTRUÇÕES GERAIS
- Esta primeira atividade é referente à ATIVIDADE 1 – “NÃO É VITIMISMO, É REALIDADE” (p. 178 a 182), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2;
- Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-nos da forma mais completa possível;
- Faça seus estudos com muita atenção e capricho!
- LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.
Para a realização das atividades é importante que faça a leitura com atenção do texto abaixo. Vamos lá?
Por que a luta pelo Direito à Cidade só é genuína se for antirracista?
Você já se perguntou onde e como vivem as mulheres negras nas cidades? Qual é a cor das pessoas que moram em favelas e cortiços? Quem são as pessoas que mais dependem dos serviços públicos de transporte, saúde, educação? Quem são as principais vítimas das violências urbanas, de gênero e de LGBTfobia, seja por parte do Estado ou por civis?
O Direito à Cidade está na moda. Seja para reivindicá-lo, seja para fazer coro de que este é um privilégio de homens héteros brancos. Mas o que eu, mulher negra, tenho a ver com isso?
Historicamente, o Direito à Cidade foi construído em uma perspectiva anticapitalista, se opondo ao fato de que o dinheiro é o fator determinante para ditar a nossa qualidade de vida nas cidades brasileiras. Ou seja, a luta pelo Direito à Cidade atuou de forma a não transformar o seu direito em mercadoria. Mas nem faz tanto tempo que ganhou força a ideia da cidade como um bem comum e, consequentemente um direito de todos, que por si só ofereça bens e serviços de forma democrática e justa.
A mercantilização das cidades, que basicamente significa “ou você compra, ou você não tem”, é em si bastante perversa e acarreta em barreiras sociais quase intransponíveis. Como por exemplo, onde e como morar. Assim, nas cidades, as pessoas habitam nas localidades e consomem os espaços de acordo suas condições econômicas, isto é, as pessoas habitam as localidades e consomem e usam os espaços que podem pagar. Se as pessoas ganham bem, elas morarão em bairros que possuem boa infraestrutura urbana (ruas, calçadas), com serviços públicos de qualidade (educação, saúde, saneamento, coleta de lixo, etc.) e consumirão espaços da cidade elitizados como clubes esportivos, shoppings de alta renda, parques urbanos mais preservados, museus, e as pessoas com baixa renda habitarão em bairros mais pobres, periféricos e até mesmo em comunidades com poucos serviços urbanos. E essa população de baixa renda também terá uma vivência mais limitada da cidade, usando e consumindo espaços mais próximos de suas localidades e desse modo, não fazendo uso dos espaços de lazer e cultura da cidade.
As condições de moradia no Brasil são extremamente precárias para a maior parte da população, sobretudo para a negra, maior grupo social que habita as periferias e que foi empurrado para as margens das cidades em um projeto de urbanização racista e excludente. É importante compreender a centralidade da moradia em nossas vidas, porque via de regra ela atua como porta de entrada para outros direitos. Quem não tem lugar, não é privado apenas do teto, mas também de uma localização, de um endereço, que nos possibilita a mínima condição da vida cidadã. O onde também é tão importante quanto em quais condições moramos, em um contexto que a nossa localização nos deixa mais distantes ou mais próximos da realização de sonhos.
Além da moradia, as condições de mobilidade (no caso das pessoas mais pobres a mobilidade é dificultada pelo preço da tarifa dos ônibus), o acesso aos equipamentos de educação, saúde pública, lazer e cultura, saneamento, e a ocupação dos espaços públicos também são determinantes para ditar o que você pode ou não fazer com o seu tempo. Parece até complexo demais conectar tudo isso, mas na realidade, acho que muitas mulheres negras possuem memórias do que não tiveram acesso pela violação do Direito à Cidade.
Quando eu era pequena, minha mãe me alertava para tomar muito cuidado ao brincar na rua porque nós não tínhamos dinheiro para pegar ônibus para ir ao médico, caso eu me machucasse. Pode parecer um problema de planejamento financeiro-familiar, mas na verdade a denúncia é que a mobilidade para alguns é barreira e não uma ponte, e que os equipamentos públicos, como postos de saúde e escolas, não estão concentrados onde as mulheres negras estão.
Também me lembro de que as velhinhas da favela tinham quase sempre os mesmos problemas respiratórios. Anos depois, descobri que as doenças das velhinhas tinham mais a ver com anos e anos morando em casas com muita umidade, pouca ventilação, combinadas com descidas e subidas cotidianas em terrenos íngremes, e horas e horas para chegar no trabalho, do que apenas com o fato de serem velhinhas.
Para muitos de nós, negros, isso nunca foi um grande mistério, porque aprendemos política urbana vivendo. No entanto, apesar de algumas coisas parecerem óbvias, elas são complexas, profundas e por muito tempo foram desconsideradas, como por exemplo, a compreensão interseccional das desigualdades. Basicamente isso significa compreender que as pessoas vivem as mazelas da violação, do desrespeito à ideia do Direito à Cidade diferentemente de acordo com sua raça, gênero e classe.
Olhar para os territórios e enxergar sujeitos que vivenciam as desigualdades urbanas de formas desiguais é uma potência no fortalecimento de uma política urbana justa. Historicamente o Brasil tem dívidas com as mulheres negras e são muitos os passos para avançar nesse sentido. Em relação ao desenvolvimento urbano, é preciso compreender que o capital (poder econômico) não é a única nem a maior força opressora sobre nossas vidas – somos, antes, atravessadas por violências de raça e de gênero. As políticas e práticas anti-patriarcais e antirracistas devem ser, portanto, valores estruturantes do Planejamento Urbano que tenha, de fato, como perspectiva a cidade como um bem comum. Não existe Direito à Cidade genuíno que não seja antirracista porque não existe bem comum que não seja de fato para TODAS.
Estamos dando os primeiros passos para assumir que as mulheres negras são o grupo mais vulnerável em termos de acesso e para encarar e transformar essa realidade. Para a conquista do Direito à Cidade, precisamos contar as histórias apagadas e transformar as consciências para gerar práticas descolonizadoras.
Nessa perspectiva precisamos atuar considerando as muitas reparações históricas urgentes, entre elas está o resgate da memória de um Brasil em que a historiografia não conta, que é de resistência e liderança de mulheres negras neste e por este país.
Dia 25 de Julho é o dia nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, líder quilombola que resistiu por mais de 20 anos aos ataques da coroa, na região de Mato Grosso, onde hoje é a atual cidade de Cuiabá. O quilombo de Quariterê, além de possuir seu próprio parlamento de processos decisórios, era autossustentável, praticando atividades de cultivo de algodão e tecido. Tereza e o Quilombo resistiram até meados de 1770, onde viveram livres mais de 100 quilombolas, entre negros e indígenas num território construído como um bem comum para todos.
Saudamos sua memória.
Que histórias as cidades não contam?
Fonte: (Texto Jéssica Tavares – adaptado)
Referência das imagens
Imagem 01
Imagem 02
https://rioonwatch.org.br/?p=15401
Imagem 03
https://br.pinterest.com/pin/442760207115822272/
Imagem 04
Imagem 05
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2002/021202_lideresrg.shtml
GLOSSÁRIO Violência de gênero - A violência de gênero engloba as diferentes formas de violência praticadas no âmbito das relações de gênero, não só a violência praticada por homens contra mulheres, mas também a violência entre mulheres e a violência entre homens. Héteros – Heterossexual. Refere-se aos que se sentem atraídos (sexualmente e/ou emocionalmente) por pessoas de sexo oposto. LGBTfobia – Da sigla Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais. Fobia:Referindo-se ao preconceito às pessoas com orientações sexuais diversas. Perspectiva – Modo como se concebe ou se analisa uma situação específica, ponto de vista, modo através do qual alguma coisa é representada ou vista. Anticapitalismo – O anticapitalismo descreve uma ampla variedade de movimentos, ideologias, atitudes de oposição e correntes de pensamento e ação que se opõe ao capitalismo. Num sentido estrito, os anticapitalistas são aqueles que criticam as desigualdades produzidas pelo capitalismo e ou que desejam substituir completamente o capitalismo por outro sistema econômico, com mais justiça social. Quilombo – Povoação fortificada de negros fugidos do cativeiro, dotada de divisões e organização interna (onde também se abrigavam índios e eventualmente brancos socialmente desprivilegiados). Interseccionalidade – É pensada como uma categoria teórica que focaliza múltiplos sistemas de opressão, em particular, articulando raça, gênero e classe. |
ANTES DE COMEÇAR A TAREFA...
Pesquise e registre em seu caderno o que significa cada uma das palavras a seguir, todas elas encontradas no texto. Essa atividade pode auxiliar no melhor entendimento do texto:
- genuína
- cortiço
- perversa
- mercantilização
- mobilidade (nesse caso, procuremos por mobilidade urbana)
- equipamentos (procuremos também por equipamentos urbanos)
- acarreta
- intransponíveis
- patriarcal
QUESTÕES
1. De acordo com a leitura da reportagem, o que você entendeu pelo termo “Direito à Cidade”?
2. Para você, qual seria a resposta para a pergunta levantada pela autora da reportagem:
“Qual é a cor das pessoas que moram nas favelas e cortiços”?
Você concorda com a análise feita pela jornalista? Essa constatação faz parte da realidade vivenciada por você?
3. De que forma os territórios periféricos da cidade e as favelas se relacionam com o “Direito à Cidade”?
4. Como o processo de mercantilização da cidade pode contribuir para agravar as desigualdades espaciais na cidade?
EM CASO DE DÚVIDAS, CLIQUE AQUI
30/08/2020 - ATIVIDADE 4 - EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSORES: DANIEL E JULIANA
BOM DIA, PESSOAL!!
SILÊNCIO, POR FAVOR. ATENÇÃO À CHAMADA!!!
OLÁ! ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS.
ESTÁ SEMANA VAMOS APREENDER UM POUCO SOBRE OS JOGOS PARALÍMPICOS.
VOCÊ SABE O QUE SÃO JOGOS PARALÍMPICOS?
JOGOS PARALÍMPICOS SÃO O MAIOR EVENTO ESPORTIVO MUNDIAL ENVOLVENDO ATLETAS COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS (DE MOBILIDADE, AMPUTAÇÕES, CEGUEIRA OU PARALISIA CEREBRAL), ALÉM DE DEFICIENTES MENTAIS. REALIZADOS PELA PRIMEIRA VEZ EM 1960, EM ROMA, NA ITÁLIA,
TEVE SUA ORIGEM NA INGLATERRA, ONDE OCORRERAM AS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS PARA DEFICIENTES FÍSICOS, COMO FORMA DE REABILITAR MILITARES FERIDOS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.
VINTE E SETE MODALIDADES COMPÕEM O PROGRAMA DOS JOGOS PARALÍMPICOS, SENDO QUE VINTE E SETE JÁ FORAM DISPUTADAS E DUAS IRÃO ESTREAR NA PRÓXIMA EDIÇÃO DOS JOGOS EM TÓQUIO. ALÉM DE MODALIDADES ADAPTADAS, COMO ATLETISMO, NATAÇÃO, BASQUETEBOL, TÊNIS DE MESA, ESQUI ALPINO E CURLING, HÁ ESPORTES DISPUTADOS EXCLUSIVAMENTE POR DEFICIENTES, COMO BOCHA, GOALBALL E FUTEBOL DE CINCO.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos
VEJA O VÍDEO: JOGOS PARAOLÍMPICOS - LONDRES 2012, ATRAVÉS DO LINK A SEGUIR:
https://www.youtube.com/watch?v=bDUWR_XkdmE&feature=youtu.be
GOSTOU? SE QUISER SABER UM POUCO MAIS, ASSISTA AO VÍDEO OU VISITE O SITE INDICADOS A SEGUIR:
O VÍDEO A SEGUIR FAZ UM RESUMO DA HISTÓRIA E DOS IDEAIS DO JOGOS PARALÍMPICOS
VÍDEO: DRAW MY LIFE - MOVIMENTO PARALÍMPICO
https://www.youtube.com/watch?v=K6AAXsvf-8I
ESTE SITE TEM UM CONTEÚDO BEM COMPLETO COM A HISTÓRIA DOS JOGOS E UMA APRESENTAÇÃO DE ALGUMAS MODALIDADES. VALE APENA DAR UMA OLHADA
SITE: JOGOS PARALÍMPICOS; GUIA ESTUDO
https://www.guiaestudo.com.br/jogos-paralimpicos
ATÉ A PRÓXIMA!
26/08/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 1ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
EM CASO DE DÚVIDAS EM ALGUMA ATIVIDADE, BASTA UTILIZAR O COMENTÁRIO NA ABA DA TURMA DO ALUNO, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE SE IDENTIFICAR E COLOCAR QUAL É A ATIVIDADE QUE NECESSITA DE ESCLARECIMENTO.
IMPORTANTE CONTINUAR REALIZANDO TAMBÉM AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
PROFESSORA: TATI
TEMA DA AULA:
LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
A APROXIMAÇÃO DO INVERNO REQUER ATENÇÃO REDOBRADA DAS
AUTORIDADES SANITÁRIAS EM RELAÇÃO A UMA ENFERMIDADE VÁRIAS VEZES SUBESTIMADA
PELA POPULAÇÃO: A GRIPE (INFLUENZA).
EMBORA PAREÇA SIMPLES, A DOENÇA, EM SUAS MAIS DIVERSAS VARIAÇÕES DE
VÍRUS, TEM POSSIBILIDADE DE SE AGRAVAR E LEVAR A ÓBITO, DAÍ A IMPORTÂNCIA DE SE
PREVENIR DA ENFERMIDADE, PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DA VACINA.
DIFICILMENTE
UM JOVEM VAI A ÓBITO POR CAUSA DA GRIPE, MAS A LEVA PARA CASA, ONDE PODE TER
PARENTES IDOSOS OU DEBILITADOS.
FAKE NEWS
DESDE QUE COMEÇARAM A APARECER AS PRIMEIRAS
NOTÍCIAS ACERCA DOS CASOS DE H1N1 (VÍRUS INFLUENZA A), VÁRIAS NOTÍCIAS FALSAS A
RESPEITO DA CIRCULAÇÃO DE UM OUTRO VÍRUS MAIS MORTAL, O H2N3, COMEÇARAM A
SURGIR NAS REDES SOCIAIS CAUSANDO MEDO NA POPULAÇÃO.
NO ENTANTO, O MINISTÉRIO DA SAÚDE DEIXOU CLARO QUE NÃO HÁ UMA CEPA
“H2N3” DE VÍRUS DA GRIPE EM NOSSO PAÍS. DE ACORDO COM OS DADOS DO MINISTÉRIO,
OS VÍRUS DE GRIPE QUE, HOJE, CIRCULAM NO BRASIL SÃO O INFLUENZA A
(H1N1-pdm09), A(H3N2)
E INFLUENZA B.
O MINISTÉRIO REFORÇA, ATÉ ESTE MOMENTO, QUE A VACINA DADA NA
CAMPANHA PROTEGE CONTRA OS TRÊS TIPOS DE VÍRUS E ASSEGURA QUE SE MANTÉM ATENTO NO
QUE SE REFERE À CIRCULAÇÃO DE VÍRUS INFLUENZA NO PAÍS.
ESCLARECE AINDA QUE O BRASIL TEM UMA REDE DE UNIDADES SENTINELAS PARA
VIGILÂNCIA DA INFLUENZA, DISPOSTAS EM SERVIÇOS DE SAÚDE EM TODAS AS
UNIDADES DA FEDERAÇÃO.
TEXTO ADAPTADO. GRIPE: A
IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO. DISPONÍVEL EM:
https://www.conass.org.br/consensus/gripe-importancia-da-vacinacao/.
AGORA, ASSISTA
AO VÍDEO ABAIXO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE:
POSSO ME
VACINAR CONTRA A GRIPE? | PROF. PAULO JUBILUT
https://www.youtube.com/watch?v=IORKEU8oVFg
AGORA,
Responda Às questões ABAIXO
no caderno. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR AS
ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA,
UTILIZE O PRÓPRIO BLOG PARA PERGUNTAR
O QUE QUISER (NOS COMENTÁRIOS).
ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS
ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA.
QUESTÃO 1 – VEJA O QUE DIZ O CARTAZ ABAIXO:
IMAGEM
DISPONÍVEL EM: http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=90050&tit=Secretaria-da-Saude-atualiza-numeros-da-gripe-no-Parana
O CARTAZ BUSCA
CONSCIENTIZAR E FAZ UM APELO ÀS PESSOAS. EM QUE CONSISTE ESSE APELO?
QUESTÃO 2 – O QUE É A GRIPE?
QUESTÃO 3 – POR QUE A VACINAÇÃO INICIA-SE,
GERALMENTE, ANTES DO INVERNO?
QUESTÃO 4 – A VACINA CONTRA GRIPE IMUNIZA
CONTRA RESFRIADO?
QUESTÃO
5 – AS PESSOAS FICAM
GRIPADAS APÓS A VACINAÇÃO. ESSA AFIRMAÇÃO É CORRETA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
QUESTÃO 6 – A GRIPE A, TAMBÉM
CHAMADA DE H1N1, É UMA DOENÇA CAUSADA POR UMA CEPA DO VÍRUS INFLUENZA A. ESSA
DOENÇA É PERIGOSA EM VIRTUDE DA POSSIBILIDADE DE AGRAVAMENTO DO QUADRO, COM O
SURGIMENTO, POR EXEMPLO, DE DIFICULDADES RESPIRATÓRIAS. DIANTE DA GRAVIDADE DA DOENÇA,
TODOS OS ANOS SÃO REALIZADAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO. ANALISE AS ALTERNATIVAS A
SEGUIR E MARQUE AQUELA QUE INDICA O MOTIVO PELO QUAL A VACINA ANUAL É
NECESSÁRIA.
A) É
NECESSÁRIO VACINAR CONTRA H1N1 ANUALMENTE, POIS A CADA ANO ELA É CAUSADA POR UM
GRUPO DE VÍRUS INFLUENZA, PODENDO SER A, B OU C.
B) A
VACINAÇÃO CONTRA H1N1 É ANUAL PORQUE O VÍRUS INFLUENZA APRESENTA GRANDE
CAPACIDADE DE MUTAÇÃO.
C) A
VACINA CONTRA H1N1 É APLICADA ANUALMENTE PARA EVITAR QUE O CORPO ACOSTUME-SE
COM OS VÍRUS DO LOCAL.
D) A
VACINA DEVE SER APLICADA ANUALMENTE PORQUE NOSSO CORPO PERDE A CAPACIDADE DE
PRODUZIR NOVOS ANTICORPOS, SENDO NECESSÁRIO APLICAR OUTRO ANTÍGENO.
E)
VACINA-SE ANUALMENTE CONTRA A H1N1
COMO UMA FORMA DE REFORÇAR A
PRODUÇÃO DE ANTICORPOS.
PROFESSORA: DÉBORA
TEMA DA AULA: POP ART
Vamos a nossa aula de Artes.
Saudades de todos. Continuem se cuidando.
Profª Débora
Em nossa última atividade estudamos um pouco sobre o movimento artístico chamado Op Art e fizemos um exercício prático de como criar ilusões de ótica utilizando apenas um lápis e um papel. Hoje vamos estudar um outro movimento artístico, que aconteceu ao mesmo tempo que a Op Art, e tem um nome bem parecido, mas que é bem diferente: vamos conhecer a Pop Art.
Latas de sopa Campbell’s, serigrafia,
1942. Andy Warhol ãThe Museum of Modern Art
Pop Art
A Pop
Art – abreviação do termo inglês popular
art (arte popular) – surgiu na década de 1950 na Inglaterra e Estados
Unidos. Ao contrário do que o nome sugere, a Pop Art não era feita pela
população, mas sim por artistas que usavam a cultura de massa, ou seja, o
que é “popular” e a vida cotidiana como temática.
Apesar de a
ideia inicial ser criticar a sociedade de consumo, em alguns momentos
a Pop Art contribuiu para que certos produtos vendessem ainda mais,
como foi o caso das sopas Campbell (imagem acima), do artista Andy Warhol. Isto
ocorria porque a Por Art se confundia facilmente com uma
publicidade.
Principais Características do
movimento Pop Art são:
- Aproximação da arte com a vida cotidiana;
- Utilização de cores intensas e vibrantes;
- Reproduções de peças publicitárias;
- Inspiração na cultura de massa;
- Uso da serigrafia (uma técnica utilizada para estampar a mesma imagem várias vezes, muito usada na estampa de camisetas, por exemplo)
- Reproduções em série do mesmo tema;
- Uso da imagem de celebridades;
- Inspiração no universo das histórias em quadrinhos.
- Andy Warhol – 1927 - 1987: Tornou-se o representante mais conhecido da Pop Art no mundo. Ficou famoso por retratar ídolos da música popular e do cinema, evidenciando o quanto estas figuras são impessoais e vazias. São exemplos Marilyn Monroe, Michael Jackson e Elvis Presley.
- Roy Lichtenstein – 1923 - 1997: É muito conhecido também, e usava a temática dos quadrinhos. Sua ideia era mostrar a futilidade da cultura de massa americana.
- Robert Rauschenberg – 1925 – 2008: Artista norte americano. Fez uma série de pinturas utilizando garrafas de Coca Cola, embalagens de produtos industrializados (como sabão em pó) e pássaros empalhados. A sua arte era tão impessoal quanto um impresso.
- Jasper Johns – 1930: Pintor americano. Seus trabalhos tinham como base bandeiras, mapas, números e letras.
Marilyn Monroe (1962), Andy Warhol. A primeira
série de imagens mostra a diva colorida,
e a segunda em preto e branco. É como
se sugerisse a morte da celebridade.
Reprodução do site
https://www.todamateria.com.br/pop-art/
Garota Chorando (1964), Roy Lichtenstein. Reprodução
do site https://www.ebiografia.com/roy_lichtenstein/
Reprodução do site http://vidadeprofessor.pro.br/pop-art-conceito-tema-tecnicas-e-principais-artistas/
ATIVIDADE
PRÁTICA
Aprendemos que a Pop Art transformou elementos populares da sua época em
arte, como artistas, garrafa de coca cola e até a bandeira dos Estados Unidos.
Mas e se a Pop Art surgisse hoje em dia? Quais seriam os artistas ou os
ícones “pop” que a Pop Art iria reproduzir? Dando uma rápida busca no Google encontramos várias criações
atuais de Pop art. Então vocês devem pensar em um ícone que vocês considerem
“pop”, e fazer sua representação de maneira simples, com poucos traços e poucas
cores, como os dois exemplos a seguir:
Reprodução
do site james390.deviantart.com
Orientações:
1ª Etapa: Peguem uma folha do caderno de artes ou
sulfite e dobrem no meio, e depois no meio novamente, criando assim quatro partes
iguais.
2ª Etapa: Em cada parte, façam o seu ícone pop. Não se
esqueçam: desenhos simples e fáceis de reproduzir em série vão deixar o
trabalho mais fácil de realizar.
3ª Etapa: Pintem o fundo das quatro partes de cores diferentes, e nas imagens usem poucas cores, de preferência cores fortes. Vejam o exemplo abaixo onde usei quatro cores e mais o preto:
ATENÇÃO: Coloquem nome, data e a disciplina,
que é Artes, na sua folha. Guardem
sua arte, pois ela deverá ser apresentada à professora na volta às aulas
presenciais.
Fontes:
http://vidadeprofessor.pro.br/pop-art-conceito-tema-tecnicas-e-principais-artistas/
16/08/2020 - ATIVIDADE 4 - MATEMÁTICA
PROFESSORES: VALÉRIA E ADRIANA
TEMA DA AULA: NÚMEROS RACIONAIS
Escolhemos um vídeo para te ajudar a lembrar as operações envolvendo
números racionais, mas você pode pesquisar e assistir muitos outros que estão
disponíveis. Basta escrever “operações com números racionais” no campo de
pesquisa. Clique no link abaixo e assisto o que escolhemos.
https://www.youtube.com/watch?v=HPGgKZT-weI
Esperamos que todos estejam
bem, com saúde e em casa.
Preparamos mais uma
atividade de Língua Portuguesa para complementar as atividades do Caderno
Trilhas de Aprendizagem.
Nesta semana, terminaremos
as atividades do primeiro caderno Trilhas de Aprendizagem. A partir do próximo
ciclo, traremos atividades complementares às atividades que vocês encontrarão
no segundo volume deste caderno, disponibilizado pela Secretaria Municipal de
Educação da cidade de São Paulo.
Realizem as atividades no
caderno de sala de aula e guardem as mesmas para serem entregues na volta às
aulas presenciais. Sabemos que esse momento não está sendo fácil para ninguém,
mas, acreditem, estamos caminhando para o final dessa terrível pandemia e
agora, mais do que nunca, é necessário ficarmos em casa, cuidarmos de nossa
saúde e, principalmente, não desanimar.
Boa semana a todos e bons
estudos.
Abraços, professora Fabi e professor
Henrique.
TEMA DA AULA: CRÔNICA
Na atividade de hoje, vamos ler uma crônica ma-ra-vi-lho-sa da escritora Marina Colasanti e refletir um pouco sobre os
limites da nossa intervenção na natureza.
Vamos lá?
QUESTÃO DE AQUECIMENTO:
Para começo de conversa, observe as imagens abaixo:
IMAGEM 1
IMAGEM 2
Foto: Emidio Marques (https://www2.jornalcruzeiro.com.br/materia/841275/cena-do-cotidiano)
ATENÇÃO: lembre-se de responder as
questões em seu caderno. Os professores vão conferir tudo na volta às aulas
presenciais!
1. Sobre as imagens
acima, copie o quadro a seguir e responda as questões formuladas na coluna da
esquerda:
|
IMAGEM 1 |
IMAGEM 2 |
Qual é o elemento
principal dessa imagem? |
|
|
É uma imagem comum do
nosso cotidiano? Justifique. (cotidiano é algo que é
comum, que acontece sempre). |
|
|
Que história a imagem
conta? Use a imaginação! Para ajudar, pense num
personagem, num problema desse personagem e num possível desfecho. Um
parágrafo. |
|
|
Essas pequenas histórias que vocês imaginaram podem se transformar em
CRÔNICAS.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA
- A crônica é uma narrativa de ficção (uma história inventada) criada a partir de fatos, costumes e acontecimentos do cotidiano.
- Elas são escritas para divertir, provocar humor e fazer crítica a comportamentos ou situações.
- A linguagem é leve, espontânea, mais informal.
- Quem escreve crônicas é chamado de cronista.
LEITURA
Você vai ler uma crônica
escrita por Marina Colasanti. Essa crônica vai falar de um “problema” bastante
comum em nossa cidade: as árvores que destroem as calçadas. Opa, ou será o
contrário?
DICAS PARA A LEITURA:
·
Escolha um lugar e
um momento tranquilo para fazer a sua leitura;
·
Procure imaginar
as cenas que vão sendo apresentadas;
·
Se você tiver
dificuldade em entender alguma parte do texto ou uma palavra, releia o trecho e
avance um pedacinho: às vezes o próprio texto nos dá pistas valiosas!!
·
Caso ainda tenha
dúvidas, nos procure!! Deixe sua pergunta nos comentários!
GENEROSA VINGANÇA
Passei num ponto da calçada onde sempre
passo, e já não era a mesma calçada. Justo no dia anterior eu havia me detido
naquele ponto, surpresa de nunca ter reparado na árvore que agora me atraía. Um
ficus. Mas, para lá de toda definição botânica, uma presença majestosa, um
verde amplo como campo suspenso, plena harmonia de ramos e folhas, de luz
refletida e sombra projetada. O tronco plural — ficus nunca têm um único
tronco, mas uma entidade tronco feita de filamentos, acréscimos, ondulações —
projetava-se um tanto sobre a rua para escapar dos edifícios. Reparei, não sem
uma ponta de inquietação, que raízes haviam quebrado uma parte da calçada e
protuberavam no asfalto. E me iludi pensando que as autoridades, sempre tão
cegas, não reparariam nesse avançar.
Repararam. Passei na calçada onde sempre passo, e todo aquele trecho,
antes acolhedor como um bosque, havia sido brutalmente despido. Uma luz
descarada alastrava-se como inundação por toda parte, rodeando o tronco que,
justo no dia anterior, eu havia acariciado com o olhar. E não havia uma única
folha.
Não foi uma poda razoável. Foi uma tentativa de assassinato. Cortaram os
galhos junto ao tronco como se decepassem braços junto ao ombro. Nada sobrou.
[...]
Justamente nesses dias, Daniel Chamovitz havia nos dito que as plantas
sentem quando são tocadas, percebem cheiros e gostos, podem ver. Chamovitz sabe
tudo do assunto, é geneticista de plantas, autor de um livro "What a plant
knows" [O que uma planta sabe].
Já sabíamos que tomateiros reagem com pavor quando um tomateiro vizinho
é atacado, que estremecem quando feridos ou queimados com fósforo. O que não
sabíamos [...] é que, ao ser atacada, uma árvore [...] libera no ar substâncias
químicas que outra árvore [...] sente. Sistema defensivo útil quando se trata
de um ataque de insetos ou de uma praga, contra a qual a criatura vegetal ao
lado pode criar mecanismos de defesa. Mas esforço sem resultado se o atacante é
um ser humano. E patético quando ele vem armado de serra e machado.
Teriam as outras árvores da calçada, tão menos exuberantes, captado a
tortura à qual a companheira estava sendo submetida? Árvores sabem distinguir
luzes, as azuis, das vermelhas. Mas desconhecem intenções, e não tinham como
saber que só o ficus havia sido marcado para morrer. Durante horas, um pavor
desnecessário e invisível habitou aquele trecho de calçada. Impossibilitadas de
fugir, elas temeram igual destino.
Hoje tive minha vingança. Voltando para casa, com a alma ainda
amarrotada pelo ataque ao ficus, reparei num mamoeiro que o acaso, ou a mão
devota de alguém, plantou no canteiro frente a um prédio. Um mamoeiro
inesperado e tão jovem, da minha altura, delicado como sabem ser os mamoeiros,
tronco esguio e limpo, folhas de longo talo simetricamente esparsas no alto.
Jovem, mas já trabalhando com firmeza. Junto ao tronco, no despontar dos talos,
havia produzido brotos que logo seriam flores, e flores brancas que mais
lentamente seriam frutos.
A vingança é da natureza, respondendo com multiplicação e abundância, à
brutalidade dos ataques. Mas a faço minha, pelo vazio que senti com a ausência
na calçada, e pelo risco de atropelamento que corro atendendo aos encantos
vegetais.
(Marina Colasanti)
SOBRE A AUTORA: Marina Colasanti
é uma das mais premiadas escritoras brasileiras! Ela nasceu em 1937 na cidade
de Asmara, capital da Eritreia, na África. Transferiu-se com a família para o
Brasil, onde vive até hoje na cidade do Rio de Janeiro. Seu primeiro livro é
de 1968. Hoje são mais de cinquenta
títulos publicados no Brasil e no exterior. |
QUESTÕES SOBRE O TEXTO:
2. Releia o trecho a seguir:
“Passei num ponto da calçada onde sempre
passo, e já não era a mesma calçada. Justo no dia anterior eu havia me detido
naquele ponto, surpresa de nunca ter reparado na árvore que agora me atraía. Um
ficus.”
Agora copie a expressão que demonstra que a narrativa parte de algo cotidiano
(algo que a narradora faz rotineiramente, com frequência).
3. Releia o trecho a seguir.
Nele a cronista nos revela que a árvore tinha sido podada:
“Passei na calçada onde sempre passo, e todo
aquele trecho, antes acolhedor como um bosque, havia sido brutalmente despido.
Uma luz descarada alastrava-se como inundação por toda parte, rodeando o tronco
que, justo no dia anterior, eu havia acariciado com o olhar. E não havia uma
única folha. Não foi uma poda razoável. Foi uma tentativa de assassinato.
Cortaram os galhos junto ao tronco como se decepassem braços junto ao ombro.
Nada sobrou. [...]”
Após ter lido o trecho destacado, copie as
expressões que associam a poda da árvore a um ato de violência.
4. De acordo com os dados
sobre os tomateiros e os estudos de Daniel Chamovitz apresentados pela
cronista, assinale a única alternativa correta:
( a ) O fícus é apenas uma
árvore, então não houve sofrimento;
( b ) Os tomateiros não sentem
pavor, pois são plantas;
( c ) Daniel Chamovitz foi o
responsável pela poda da árvore;
( d ) O fícus deve ter liberado substâncias
químicas no ar que funciona como um “alerta” para as outras árvores.
Para responder à questão 5, leia a explicação
a seguir.
O título da crônica
“Generosa vingança” contém palavras com significados contrários. Veja:
Generosa:
qualidade de quem tem bons sentimentos, de quem ajuda o próximo; algo em
bastante quantidade. |
Vingança:
ato retaliativo que visa causar dano físico ou moral. |
5. A partir da explicação anterior
e da leitura da crônica, explique o significado do seu título.
E para responder à última questão, a de
número 6, vamos conhecer uma figura de linguagem utilizada na crônica lida
anteriormente. Leia com atenção!
A PERSONIFICAÇÃO
é uma figura de linguagem que utiliza de características humanas para
atribuir sentimentos, qualidades e ações aos seres irracionais e objetos
inanimados. |
A seguir apresentamos exemplos de personificação
utilizados na crônica.
Quando a cronista descreve a poda da árvore, ela usa palavras que se
aproximam do universo humano: despido (sem roupa), assassinato,
braços, troncos.
Mas por que ele faz isso? Ao aproximar o ficus do universo humano, a
cronista nos aproxima da árvore e nos faz compreender o seu “drama”.
Esse é um recurso muito usado em diversos contextos
Veja um
exemplo:
O planeta pede socorro.
Planeta = ser inanimado, portanto, não pode pedir socorro. Mas, você
entende o significado da expressão, não é?
Vamos praticar um pouco o uso da
personificação?
6. Releia o trecho a seguir e
copie as palavras ou expressões que dão características humanas (personificação)
ao mamoeiro.
“Um mamoeiro inesperado e tão jovem, da minha
altura, delicado como sabem ser os mamoeiros, tronco esguio e limpo, folhas de
longo talo simetricamente esparsas no alto. Jovem, mas já trabalhando com
firmeza. Junto ao tronco, no despontar dos talos, havia produzido brotos que
logo seriam flores, e flores brancas que mais lentamente seriam frutos.”
Para terminar, um poema de
presente:
VINGANÇA
A Vingança
tem seu lado bom
se usada como convém.
Por exemplo:
Se alguém disser que te ama,
vingue-se dele
ame-o também.
(Sergio Vaz - do livro Colecionador de pedras / Global Editora)
Fiquem bem!
Professora Fabi e professor Henrique.
Bem-vinda(o) a mais uma aula de Leitura!
Material:
Folha para notação das respostas com o título: Apreciação: Ismália. Não é necessário copiar as perguntas. A folha pode ser solta para entregar em aula ou ficar em um caderno. Se organize para ter essas folhinhas quando voltarmos às aulas. Lembre-se de colocar nome e sala!
Atividade:
Clique no link a seguir para ouvir a música Ismália, de Emicida. Acompanhe a música lendo a letra abaixo. Depois leia o poema de mesmo nome escrito por Alphonsus de Guimaraens e o breve resumo da história de Ícaro. Foram esse poema e essa história que inspiraram Emicida a fazer a música. Depois responda as reflexões.
https://youtu.be/4pBp8hRmynI
Ismália
Emicida
Com a fé de quem olha do banco a cena
Do gol que nós mais precisava na trave
A felicidade do branco é plena
A pé, trilha em brasa e barranco, que pena
Se até pra sonhar tem entrave
A felicidade do branco é plena
A felicidade do preto é quase
Olhei no espelho, Ícaro me encarou
"Cuidado, não voa tão perto do sol
Eles num 'guenta te ver livre, imagina te ver rei"
O abutre quer te ver de algema pra dizer
"Ó, num falei?"
No fim das conta é tudo
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
Ela quis ser chamada de morena
Que isso camufla o abismo entre si e a humanidade plena
A raiva insufla, pensa nesse esquema
A ideia imunda, tudo inunda
A dor profunda é que todo mundo é meio tema
Paísinho de bosta, a mídia gosta
Deixou a falha e quer migalha de quem corre com fratura exposta
Apunhalado pelas costa
Esquartejado pelo imposto imposta
E como analgésico nós posta que
Um dia vai 'tá nos conforme
Que um diploma é uma alforria
Minha cor não né uniforme
Hashtags #PretoNoTopo, bravo!
80 tiros te lembram que existe pele alva e pele alvo
Quem disparou usava farda (mais uma vez)
Quem te acusou nem lá num tava (banda de espírito de porco)
Porque um corpo preto morto é tipo os hit das parada
Todo mundo vê, mas essa porra não diz nada
Olhei no espelho, Ícaro me encarou
"Cuidado, não voa tão perto do sol
Eles num guenta te ver livre, imagina te ver rei"
O abutre quer te ver drogado pra dizer
"Ó, num falei?"
No fim das conta é tudo
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
Ter pele escura é ser
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
(Terminou no chão)
Primeiro 'cê sequestra eles, rouba eles, mente sobre eles
Nega o deus deles, ofende, separa eles
Se algum sonho ousa correr, 'cê para ele
E manda eles debater com a bala que vara eles, mano
Infelizmente onde se sente o sol mais quente
O lacre ainda 'tá presente só no caixão dos adolescente
Quis ser estrela e virou medalha num boçal
Que coincidentemente tem a cor que matou seu ancestral
Um primeiro salário
Duas fardas policiais
Três no banco traseiro
Da cor dos quatro Racionais
Cinco vida interrompida
Moleques de ouro e bronze
Tiros e tiros e tiros
O menino levou 111 (Ismália)
Quem disparou usava farda (Ismália)
Quem te acusou nem lá num 'tava
É a desunião dos preto junto à visão sagaz
De quem tem tudo, menos cor, onde a cor importa demais
"Quando Ismália enlouqueceu
Pôs-se na torre a sonhar
Viu uma lua no céu
Viu outra lua no mar
No sonho em que se perdeu
Banhou-se toda em luar
Queria subir ao céu
Queria descer ao mar
E num desvario seu
Na torre, pôs-se a cantar
Estava perto do céu
Estava longe do mar
E como um anjo
Pendeu as asas para voar
Queria a lua do céu
Queria a lua do mar
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par
Sua alma subiu ao céu
Seu corpo desceu ao mar"
Olhei no espelho, Ícaro me encarou
"Cuidado, não voa tão perto do sol
Eles num 'guenta te ver livre, imagina te ver rei"
O abutre quer te ver no lixo pra dizer
"Ó, num falei?"
No fim das conta é tudo
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
Ter pele escura é ser
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
(Terminou no chão)
Ismália
Quis tocar o céu, terminou no chão
Fonte: LyricFind
Compositores: Aphonsus De Guimaraes / Daniel Conti Do Nascimento
Letra de Ismália © Warner Chappell Music, Inc, Warner Chappell Music Inc
Ismália
Alphonsus de Guimaraens
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...
E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...
Ícaro
Personagem da mitologia grega que precisava fugir do labirinto onde estava aprisionado, na ilha de Creta. Em sua história, Ícaro constrói asas que funcionam e possibilitam seu voo, porém, elas foram coladas com cera de abelha e conforme Ícaro voa, ao se aproximar do sol, a cera derrete com o calor, as asas se desfazem e Ícaro cai das alturas morrendo devido à grande queda, pondo fim ao seu sonho de liberdade.
CURIOSIDADE:
Você reparou que Emicida usa todo o poema de Alphonsus Guimaraens em sua letra, certo? Chamamos a criação de um texto através de outro, a relação entre textos, de INTERTEXTUALIDADE!
Reflexões:
1. Que relações podemos fazer entre a música de Emicida, o poema de Alphonsus Guimaraens e a história de Ícaro?
2. Que crítica faz o rapper e compositor Emicida nos versos destacados abaixo? O que quer dizer esse “quase”?
“A felicidade do branco é plena
A felicidade do preto é quase”
3. E o que significa o verso do refrão: “No fim das contas é tudo Ismália”?
Espero que as apreciações tragam muitas reflexões e que goste da música! Se quiser, comente mais de suas reflexões nas respostas do blog da escola! Vou adorar ler!
Se cuide e fique bem!
Beijoca!
Professora Giovanna – POSL
1ª PROPOSTA
JOGO: DOMINÓ
DESCRIÇÃO: ESTE JOGO TEM TRÊS VARIAÇÕES DO DOMINÓ: CLÁSSICO, BLOQUEIO E PONTA DE 5.
NO INÍCIO, VOCÊ DEVE ESCOLHER QUAL JOGARÁ. AS PARTIDAS PODEM SER CONTRA O COMPUTADOR OU EM DUPLA (A PARCERIA COM OUTRO JOGADOR QUE É CONDUZIDO PELO COMPUTADOR).
REGRAS
- O jogador que tiver a maior pedra dupla (6-6, 5-5, 4-4 etc) inicia o jogo;
- Na sua jogada, escolha uma peça que se encaixe em alguma das pontas do jogo;
- Você ganhará a rodada caso seja o primeiro a jogar todas as peças;
- O VENCEDOR (ou dupla VENCEDORA) ganhará pontos de acordo com as pedras restantes com os adversários (soma dos valores);
- A PARTIDA termina caso algum dos jogadores atinja as seguintes pontuações:
CLÁSSICO: 100 PONTOS
BLOQUEIO: 100 PONTOS
PONTA DE 5: 150 PONTOS
DIFICULDADE
É POSSÍVEL ESCOLHER ENTRE DUAS DIFICULDADES: NORMAL OU DIFÍCIL.
VARIAÇÕES DO JOGO DE DOMINÓ
DE ACORDO COM O SEU INTERESSE, ESCOLHA ENTRE CLÁSSICO, BLOQUEIO E PONTA DE 5. CADA UM DESENVOLVE ESTRATÉGIAS DIFERENTES DE RACIOCÍNIO LÓGICO.
LEIA NO SITE MAIS DICAS SOBRE CADA UM DELES.
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS:
ATENÇÃO – CONCENTRAÇÃO – HABILIDADES LÓGICAS.
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
2ª PROPOSTA: VISITA VIRTUAL
INDICAMOS DUAS OPÇÕES. ESCOLHA QUAL GOSTARIA DE FAZER.
AGORA, VAMOS FAZER UMA VISITA VIRTUAL E CONHECER UM POUCO SOBRE UM LOCAL BEM CONHECIDO LOCALIZADO NO BRASIL E OUTRO FORA DO NOSSO PLANETA QUE DESPERTA MUITA CURIOSIDADE E FASCINAÇÃO: UMA ESTAÇÃO ESPACIAL.
PARA ISSO, CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR.
VAMOS SABER UM POUCO SOBRE A CIDADE DE OURO PRETO!
AGORA VOCÊ JÁ PODE PASSEAR EM 360 GRAUS POR OURO PRETO, A PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA CONSIDERADA PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO. ALÉM DE TODA HISTÓRIA E RIQUEZA ARQUITETÔNICA, OURO PRETO AINDA RECEBE MUITO BEM SEUS VISITANTES, COM ÓTIMA INFRAESTRUTURA DE HOTÉIS, POUSADAS, CAFÉS E RESTAURANTES. COMECE O PASSEIO PELO MIRANTE DO MORRO SÃO SEBASTIÃO, UM DOS MAIS ALTOS DA CIDADE DE ONDE SE TEM UMA VISTA PANORÂMICA DE OURO PRETO. EM SEGUIDA, VISITE A IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, DE 1766, CONSIDERADA A MAIOR OBRA DE ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA, O ALEIJADINHO. A IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO FOI CONSTRUÍDA ENTRE 1766 E 1772 E FICA ATRÁS DO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA, PARADA OBRIGATÓRIA PARA CONHECER A HISTÓRIA DESTA LUTA LIDERADA POR JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, O TIRADENTES. DEPOIS DE SABER QUE O LEMA DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA ERA "LIBERDADE AINDA QUE TARDIA", VEJA AS MELHORES IMAGENS EM 360° DO LINDÍSSIMO TEATRO MUNICIPAL DE OURO PRETO, DE 1770, TOMBADO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL PELO IPHAN E CONSIDERADO O MAIS ANTIGO DA AMÉRICA DO SUL. SUA BELEZA INTERIOR IMPRESSIONA. SEGUINDO O TURISMO RELIGIOSO, CONHEÇA TAMBÉM A IGREJA SANTA EFIGÊNIA DOS PRETOS, CUJO DESTAQUE FICA POR CONTA DA PINTURA DE UM PAPA NEGRO NO TETO; A IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, QUE TEM ANEXO O MUSEU DE ARTE SACRA DE OURO PRETO; A IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, ONDE ESTÁ SEPULTADO O CORPO DE ALEIJADINHO E TEM EM SEU ANEXO O MUSEU DESTE INCRÍVEL ARTISTA; E A IGREJA DE SÃO JOSÉ, QUE TEM UM MIRANTE COM LINDO CENÁRIO DE OURO PRETO. PARA CONHECER MAIS DA PRÓSPERA ÉPOCA DO CICLO DO OURO, CONHEÇA A MINA DE OURO DO CHICO REI, UMA DAS MAIORES E PRODUTIVAS DA REGIÃO QUE TEM UM ACERVO DE PEÇAS E UTENSÍLIOS UTILIZADOS NA EXPLORAÇÃO DO METAL PRECIOSO. PARA TERMINAR O PASSEIO VIRTUAL EM 360 GRAUS, CURTA A CENTRAL MARIA FUMAÇA, DE ONDE SAI UM TREM EM UM TRAJETO QUE LIGA OURO PRETO E MARIANA E PASSA POR LINDAS PAISAGENS NATURAIS, FINALIZANDO A VIAGEM À REGIÃO EM GRANDE ESTILO. FONTE: https://www.guiaviagensbrasil.com/imagens360/mg/imagens-360-graus-ouro-preto/ |
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE A AGÊNCIA ESPACIAL EUROPÉIA ANTES DE VISITAR A ESTAÇÃO ESPACIAL!
AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA (EM FRANCÊS: AGENCE SPATIALE EUROPÉENNE - ASE; EM INGLÊS: EUROPEAN SPACE AGENCY - ESA) É UMA ORGANIZAÇÃO INTERGOVERNAMENTAL DEDICADA À EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO, COM 22 ESTADOS-MEMBROS. FUNDADA EM 1975 E COM SEDE EM PARIS, NA FRANÇA. A ESA TEM UMA EQUIPE DE MAIS DE DUAS MIL PESSOAS, COM UM ORÇAMENTO ANUAL DE CERCA DE 4,28 BILHÕES DE EUROS, OU 5,51 BILHÕES DE DÓLARES (2013). ENTRE OS PROGRAMAS DA ESA ESTÃO VOOS ESPACIAIS TRIPULADOS, PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL, O LANÇAMENTO E OPERAÇÃO DE MISSÕES DE EXPLORAÇÃO NÃO TRIPULADAS PARA OUTROS PLANETAS E PARA A LUA, A OBSERVAÇÃO DA TERRA, A CIÊNCIA, AS TELECOMUNICAÇÕES, BEM COMO A MANUTENÇÃO DE UM GRANDE ESPAÇOPORTO, O CENTRO ESPACIAL DE KOUROU, NA GUIANA FRANCESA, ALÉM DA CONCEPÇÃO DE VEÍCULOS DE LANÇAMENTO. O ARIANE 5 (O PRINCIPAL VEÍCULO DE LANÇAMENTO EUROPEU) É OPERADO ATRAVÉS DAARIANESPACE COM O COMPARTILHAMENTO ESA NOS CUSTOS DE LANÇAR E DESENVOLVER AINDA MAIS ESTE VEÍCULO DE LANÇAMENTO. AS MISSÕES CIENTÍFICAS DA ESA SÃO BASEADAS NO ESTEC, EM NOORDWIJK, PAÍSES BAIXOS, AS MISSÕES DE OBSERVAÇÃO DA TERRA NA ESRIN EM FRASCATI, ITÁLIA, O CENTRO EUROPEU DE OPERAÇÕES ESPACIAIS (ESOC) ESTÁ EM DARMSTADT, ALEMANHA, O EAC, QUE TREINA ASTRONAUTAS PARA MISSÕES FUTURAS, LOCALIZA-SE EM COLÔNIA, ALEMANHA, E O CENTRO EUROPEU DE ASTRONOMIA ESPACIAL ESTÁ LOCALIZADO EM MADRID, ESPANHA. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_Espacial_Europeia |
AGORA, PREPARE-SE PARA NOSSA 2ª VIAGEM. VAMOS À ESTAÇÃO ESPACIAL EUROPÉIA!
VAMOS INICIAR A CONTAGEM REGRESSIVA:
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1
INICIAR!
LINK: https://esamultimedia.esa.int/multimedia/virtual-tour-iss/
ATÉ A PRÓXIMA!
a) Como alguém pode se tornar rei ou rainha?b) Você acha justo que alguém alcance um cargo de tanto poder desta maneira? Por quê?
- O uso da inteligência e da razão deveria se impor contra a fé e a religião;
- Todas as pessoas deveriam ser tratadas com igualdade perante as leis;
- As pessoas deveriam ser livres para fazer suas escolhas individuais (inclusive religiosas);
- O governo deveria agir de acordo com a vontade do povo;
- O governo não deveria interferir no comércio;
- O poder político não deveria se concentrar nas mãos de poucas pessoas.
- Esta atividade refere-se a ATIVIDADE 7 – Afinal, para onde vai o lixo? do Caderno Trilhas de Aprendizagens, páginas 123 e 124;
- Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-os da forma mais completa possível;
- Faça seus estudos com muita atenção e capricho!
- LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.
- Tridimensionalidade.
- Efeitos óticos e visuais (quando as obras são observadas, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se).
- Movimento e contraste de cores.
- Tons vibrantes (principalmente preto e branco).
- Formas geométricas e linhas.
- Fazer do observador um participante.
- Estilo abstrato.
- As cores têm a finalidade de passar ilusões ópticas ao observador.
- Alexander Calder (1898-1976), escultor e pintor americano.
- Jesús-Raphael Soto (1923-2005), artista venezuelano.
- Ad Reinhardt (1913-1967), pintor e escritor americano, nascido em Buffalo, Nova York.
- Victor Vassarely (1908-1997) artista húngaro, considerado o precursor da Op Art.
- Bridget Riley (1931), artista londrina, foi uma das protagonistas da pintura britânica dos anos 70.
NESTA SEMANA, FAREMOS UMA ATIVIDADE DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS. OS PROFESSORES DOS 8ºS ANOS PREPARARAM ALGUMAS QUESTÕES SOBRE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS, BASEANDO-SE NOS CONTEÚDOS QUE FORAM TRABALHADOS NO BLOG E NO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS.
DESTA VEZ, AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS NA PRÓPRIA INTERNET E AS RESPOSTAS SERÃO ENCAMINHADAS DIRETAMENTE AOS PROFESSORES. NÃO HÁ A NECESSIDADE DE REGISTRAR NO CADERNO.
PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO CLIQUE NO LINK A SEGUIR: https://forms.gle/TKCkfs6m2KC4VhB27
CUIDEM-SE
EQUIPE VIANNA MOOG
- ATENÇÃO: TODAS AS RESPOSTAS DEVEM SER ESCRITAS NO CADERNO.
- NA VOLTA ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA VALÉRIA.
- AS DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS NOS COMENTÁRIOS, NO PRÓPRIO BLOG.
Montando a proporção e resolvendo a equação temos:
Adicionar legenda |
Deforestation - Democracy - Susteinable development - Women’s rights
PROFESSORA: GIOVANNA
PROFESSOR: MANOEL
- PENSE EM ALGO ASSOCIADO A CADA PALAVRA;
- A QUANTIDADE DE PONTOS DE INTERROGAÇÃO '?' INDICA O NÚMERO DE LETRAS OCULTAS DA PALAVRA;
- HÁ LETRAS INICIAIS E FINAIS QUE TAMBÉM AJUDAM A PENSAR SOBRE A PALAVRA.
OLÁ, FAMÍLIAS!
LINGUA
PORTUGUESA
ATIVIDADES:
4
EXERCÍCIO:
10 (A e B) - Páginas: 55 a 58.
MATEMÁTICA
ATIVIDADE:
12
EXERCÍCIOS:
Todos - Páginas: 79 a 83.
CIÊNCIAS
DA NATUREZA
ATIVIDADE:
– A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE (CONTINUAÇÃO)
EXERCÍCIOS:
RESPONDA A ATIVIDADE “VAMOS PRATICAR!” – EXERCÍCIOS 2 E ASSISTA AO VÍDEO
“EXISTE PERIGO NA VACINA?” - PÁGINA 106.
CIÊNCIAS
HUMANAS
ATIVIDADE:
5 – O Encolhimento do Mundo
EXERCÍCIOS:
1, 2 e 3 - Páginas: 118 e 119.
NESTA SEMANA, FAREMOS UMA ATIVIDADE DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS. OS PROFESSORES DOS 8ºS ANOS PREPARARAM ALGUMAS QUESTÕES SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS HUMANAS E ARTES, BASEANDO-SE NOS CONTEÚDOS QUE FORAM TRABALHADOS NO BLOG E NO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS.
DESTA VEZ, AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS NA PRÓPRIA INTERNET E AS RESPOSTAS SERÃO ENCAMINHADAS DIRETAMENTE AOS PROFESSORES. NÃO HÁ A NECESSIDADE DE REGISTRAR NO CADERNO.
PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO CLIQUE NO LINK A SEGUIR: https://forms.gle/
NAS PRÓXIMAS SEMANAS, OS PROFESSORES ENCAMINHARÃO A PARTE 2 DO QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS SOBRE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS.
CUIDEM-SE
EQUIPE VIANNA MOOG
OLÁ, FAMÍLIAS!
LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE:
4
EXERCÍCIOS:
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 - Páginas 52 a 55.
MATEMÁTICA
ATIVIDADE:
11
EXERCÍCIOS:
Todos - Páginas: 77 a 79.
CIÊNCIAS
DA NATUREZA
ATIVIDADE:
A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
EXERCÍCIOS:
LEIA O TEXTO “A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE” DAS PÁGINAS 104 E 105 E RESPONDA A
ATIVIDADE “VAMOS PRATICAR!” – EXERCÍCIO 1 - Páginas 104 A 105.
CIÊNCIAS HUMANAS
ATIVIDADE:
2 – Palavras e Revoluções
EXERCÍCIOS:
1, 2, 3 e 4 - Páginas: 112 e 113.
Espero que todos estejam bem, na medida do possível. Vocês não sabem como estou ansioso para conhecê-los pessoalmente, mas infelizmente no momento atual não há outra saída além do isolamento. Por isso, criei um questionário saber um pouco sobre vocês. Aqueles que ainda não responderam, podem fazê-lo clicando neste link:
Abaixo seguem algumas atividades elaboradas para complementar as atividades do caderno Trilhas de Aprendizagens. Aqueles que ainda não receberam este material, podem consultá-lo clicando no link a seguir:
E NÃO SE ESQUEÇA:
AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA ATIVIDADE DEVEM SER REGISTRADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS O PROFESSOR IRÁ CONFERIR TUDO!
Para começar, leia os trechos da notícia a seguir para responder às questões de 1 a 4:
O Lucro da Escravidão: Suíça abre discussão para reparar dinheiro que o país ganhou com comércio de escravos nas Américas
No final do ano passado [2019], foi formado o Comitê Suíço de Reparação da Escravatura (SCORES), defendendo que o país mergulhe para entender seu papel no tráfico de escravos e que, eventualmente negocie reparações, algo inédito na história da escravidão no continente americano. O objetivo é de que governos do Velho Continente [Europa] façam um pagamento, diante do benefício que tiveram por conta do trabalho escravo em suas ex-colônias.
A avaliação é de que, ainda que não tenha mar, a Suíça lucrou com a escravidão entre a África e as Américas entre os séculos XVI e XIX. O historiador Hans Fässler, que lidera o grupo, insiste que empresas, cidades e mercenários foram beneficiados pelo esquema. Hoje, parte dos prédios imponentes e palácios de cidades na Suíça foram erguidos justamente com os lucros dessa atividade, na época permitida.
Vista da cidade de Berna, Capital da Suíça. |
Uma das formas de participação acontecia em um sistema de comércio triangular entre a Europa, África e Américas. Dos portos europeus saíam barcos carregados com produtos têxteis que, nas costas da África, eram trocados por seres humanos. Uma vez embarcados nos navios, os escravos eram dirigidos para as Américas e revendidos. Até que esses barcos voltassem para a Europa com o dinheiro, a expedição poderia durar até dois anos. Justamente para financiar essa viagem e pagar pelo seguro da "mercadoria" é que os suíços entraram como parceiros nesse setor.
Se o primeiro passo do grupo é o de avaliar reparações aos países do Caribe, as pesquisas revelam que, longe dos portos de Lisboa, Luanda ou Salvador, eram banqueiros e empresários suíços que, de uma forma expressiva, financiaram o tráfico ao Brasil, para a América Latina e se enriqueciam com ele.
1. O texto traz a notícia da criação do Comitê Suíço de Reparação da Escravatura. Qual é o objetivo deste Comitê?
2. Segundo o texto, qual atividade financiou a construção de diversos palácios que podemos encontrar nas cidades suíças?
3. Como os suíços participaram do tráfico de escravizados africanos?
4. Como foi a participação da Suíça no sistema escravista que se estabeleceu no Brasil, segundo o texto?
A Inglaterra também se beneficiou do sistema escravista. A participação no tráfico e a exploração da mão de obra escravizada em suas colônias permitiu que o país acumulasse riqueza e obtivesse matéria-prima barata (principalmente algodão) para o desenvolvimento da indústria. Hoje, na cidade de Liverpool (Inglaterra), existe o Museu Internacional da Escravidão, destinado a evidenciar esta relação entre o surgimento da indústria e a escravidão.
A Revolução Industrial, que se iniciou na Inglaterra, transformou o modo de vida que antes era predominantemente rural. Enquanto, no Brasil, a principal forma de trabalho ainda era a escravidão, na Inglaterra surgiam novas relações de trabalho, transformando a forma de exploração de mão de obra, consolidando o trabalho assalariado como conhecemos hoje.
No início da Revolução Industrial, as condições dos trabalhadores assalariados eram péssimas. A imagem a seguir representa o interior de uma fábrica de tecido inglesa do século XIX. Observe as vestimentas de cada personagem, as atividades que desempenham e sua idade aparente. Dê especial atenção à criança que sai por baixo de uma das máquinas e os homens que estão elegantemente vestidos ao fundo.
Imagem extraída do livro: Trollope, Frances. As Aventuras de Michael Armstrong. Londres: Henry Colburn, 1840 |
Para responder às próximas questões, leia o trecho da entrevista de Benjamin Gomersal, um jovem de Bradford que trabalhava nas fábricas inglesas ainda no início da industrialização, uma época em que praticamente não existiam direitos e leis trabalhistas:
"Comecei a trabalhar em um moinho de lã aos nove anos de idade. Nossas horas de trabalho eram das seis da manhã às sete e oito da noite, com trinta minutos de folga ao meio-dia. Não tínhamos tempo para o café da manhã [...] Quando fui pela primeira vez à fábrica, eu era um menino forte e saudável […] Depois de ter trabalhado cerca de um ano, percebi que minhas pernas e joelhos começaram a falhar, eu sentia muita dor. Eu frequentemente tinha que ficar treze, catorze horas por dia trabalhando em pé. [...] Eu já não conseguia mais trabalhar tão bem, eu perdi vários centímetros de altura e me tornei encurvado. Outros meninos foram deformados da mesma maneira. Um grande número de meninos sofreu com problemas de saúde em consequência do trabalho severo. Estou certo de que esta dor e deformidade grave vieram das minhas longas horas de trabalho.”
5. Quantos anos Benjamin tinha quando começou a trabalhar?
6. Sua jornada de trabalho era de quantas horas?
7. Quais foram as consequências das condições de trabalho para a saúde de Benjamin e outras crianças?
8. Levando em consideração o relato de Benjamin, por que o combate ao trabalho infantil é importante?
21/06/2020 - ATIVIDADE 2 - GEOGRAFIA
INSTRUÇÕES GERAIS
- Para sua organização, copiem o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-os da forma mais completa possível;
- Faça seus estudos com muita atenção e capricho!
- Lembrem-se: vocês podem tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.
Alunos, para que vocês realizem as atividades propostas a leitura dos textos complementares é importante. Eles auxiliarão vocês entenderem um pouco mais sobre um tema estudado tanto pela História quanto pela Geografia. Mas qual a forma da Geografia analisar esse fato histórico? Analisar as consequências desse fato para a organização espacial da sociedade.
PARTE 1
Assim, o consumo torna-se uma parte fundamental do processo de e expansão do capitalismo, na medida em que se coloca como condição determinante para a acumulação do capital. […]
Diante disso, podemos afirmar que vivemos em uma sociedade de consumo, que coloca à nossa disposição os mais variados produtos e serviços. Entre eles, estão os que satisfazem nossas necessidades básicas, como alimentos, roupas, calçados, remédios, fornecimento de água e luz, ensino escolar, lazer e assistência à saúde. Mas há, também, uma infinidade de outros produtos e serviços que somos estimulados a consumir, seja porque nos proporcionam mais conforto ou comodidade, seja pelo simples prazer de comprá-los.
Consumo e consumismo
Vivemos em uma sociedade cada vez mais consumista. O consumismo se caracteriza pela compra de artigos que satisfazem às necessidades secundárias, ou seja, que não são essenciais à nossa subsistência.
Além do estímulo das vitrines, das propagandas e dos crediários, há o apelo constante à substituição de produtos com pouco tempo de uso. A todo instante, o mercado recebe produtos mais modernos e avançados tecnologicamente, tornando ultrapassados aqueles que já existem. Outros são fabricados para ter uma vida útil cada vez menor, o que obriga sua rápida substituição.
Dessa forma, o consumismo contribui para a utilização cada vez mais intensa dos recursos naturais, pois provoca o aumento da demanda por matérias-primas necessárias à produção de novas mercadorias, o que acelera o ritmo da degradação ambiental em todo o planeta. Esse problema é agravado pelo uso crescente de produtos descartáveis (garrafas e sacolas plásticas, latas de alumínio, embalagens de papel, etc.) que muitas vezes não passam por um processo apropriado de reciclagem, abarrotando os aterros sanitários.
Agora respondam às seguintes questões:
1) Qual a diferença entre consumo e consumismo? Nos dias atuais, é fácil a gente perceber essa diferença? Explique.
2) O que significa dizer que vivemos em um mundo cada vez mais consumista? Como vocês caracterizariam um estilo de vida consumista?
3) Na opinião de vocês, todas as pessoas da nossa sociedade vivem da mesma forma o mundo do consumo?
4) Qual a relação entre consumo e a questão da produção do lixo?
E agora analisem a imagem abaixo e em seguida, leiam a reportagem para responder à última questão.
Cidade de São Paulo reabre comércio de rua nesta quarta-feira (10); FOTOS
Estabelecimentos da capital paulista poderão operar apenas durante 4h por dia, entre 11h e 15h, e devem seguir normas de higiene.
Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/06/10/cidade-de-sao-paulo-reabre-comercio-de-rua-nesta-quarta-feira-10-fotos.ghtml
Coronavírus: na contramão do mundo, Brasil flexibiliza quarentena antes de atingir pico de mortes (Rafael BarifouseDa BBC News Brasil em São Paulo)
Quem vê o noticiário pode pensar que a pandemia do novo coronavírus está vivendo dois momentos diferentes ao mesmo tempo no Brasil.
Um é o drástico momento de ver que a doença continua matando cada vez mais gente. É o que apontam os recordes sucessivos de casos e mortes por covid-19 divulgados pelo Ministério da Saúde nos últimos dias. O Brasil já é o segundo país em casos, com mais de meio milhão, e o terceiro em mortes, que passam de 30 mil.
O outro, é o momento de achar que o pior já passou, que a pandemia parece já estar sob controle, a julgar pelos vários Estados brasileiros que estão flexibilizando suas quarentenas. É verdade que muitos países também estão seguindo, ou já seguiram, o caminho da flexibilização das medidas de isolamento.
Mas a grande maioria desses países só adotou medidas de flexibilização depois que o número de casos novos e mortes começou a cair, explica o epidemiologista Antonio Moura da Silva, professor do departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) — países como China, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha e França. […]
Resumindo: Em plena pandemia, momento em que o número de mortes e de infecção no estado e no país ainda não atingiu o pico e nem demonstrou sinais de queda, governos de vários estados colocaram em prática medidas de flexibilização do isolamento para o comércio em várias cidades, inclusive em São Paulo. As medidas de flexibilização foram adotadas pelos países europeus somente após período de queda do número de mortos e de infectados e o Brasil está indo em direção oposta.
5) Analisando a imagem e a reportagem, o que vocês acham sobre a decisão de nossos governantes em proporem a flexibilização da abertura dos comércios e lojas de ruas nas cidades?
21/06/2020 - ATIVIDADE 2 - EDUCAÇÃO FÍSICA
BOM DIA PESSOAL!! SILÊNCIO POR FAVOR, ATENÇÃO À CHAMADA!!!
OLÁ!
(A) AGILIDADE
(B) FLEXIBILIDADE
(C) FORÇA
(D) RESISTÊNCIA
(E) VELOCIDADE
( ) É A CAPACIDADE DE PERMANECER O MAIOR TEMPO POSSÍVEL EM UMA ATIVIDADE SEM FADIGA OU REPETIR UM GESTO MUITAS VEZES;
( ) É A CAPACIDADE DE EXECUTAR MOVIMENTOS NO MENOR TEMPO POSSÍVEL
( ) É A CAPACIDADE DE REALIZAR MOVIMENTOS COM AMPLITUDE ADEQUADA.
( ) É A CAPACIDADE DE VENCER UMA RESISTÊNCIA POR MEIO DE AÇÕES MUSCULARES.
( ) É A CAPACIDADE DE EXECUTAR MOVIMENTOS RÁPIDOS COM MUDANÇA DE DIREÇÃO.
(A) _________________________________________ |
(B) _________________________________________ |
(C) _________________________________________ |
(D) _________________________________________ |
(E) _________________________________________ |
SCRUM, NO RUGBY: JOGADORES SE EMPURRAM COM O OBJETIVO DE GANHAR A POSSE DE BOLA.
(A) ______________________________________
|
GRAND JETE - UM SALTO DA DANÇA
(B)________________________________
|
TAMESHIWARI - UM CHUTE PARA QUEBRAR UMA TABUA NO CARATÊ
(C)______________________________
|
UMA FINTA NO BASQUETE
(D)__________________________________
|
CRUCIFIXO: MOVIMENTO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA.
(E)___________________________________
|
LUTA DE SUMÔ
(F)________________________________________
|
UMA CORRIDA NO FUTEBOL AMERICANO
(G)____________________________
|
17/06/2020 - CADERNO "TRILHAS DE APRENDIZAGEM" - 6ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS!
14/06/2020 - ATIVIDADE 2 - CIÊNCIAS
- ENVOLVER A ÁREA
- ATACAR E MATAR INVASORES
- DESCARTAR TECIDOS MORTOS E DANIFICADOS
- INICIAR O PROCESSO DE REPARO
- CÉLULAS T MATADORAS (UM TIPO DE GLÓBULO BRANCO) QUE PODEM IDENTIFICAR E MATAR O MICRO-ORGANISMO INVASOR;
- ANTICORPOS, PROTEÍNAS QUE TÊM POR ALVO O MICRO-ORGANISMO INVASOR ESPECÍFICO, DENOMINADOS DE ANTÍGENOS.
- Matiz: é o que define as tonalidades das cores. Por exemplo, o amarelo, o verde e o roxo são matizes.
- Tom: corresponde à quantidade de luz presente na cor, classificadas em tonalidades claras e escuras. Dessa forma, quando se acrescenta preto a um matiz, ela fica com uma tonalidade mais escura, se acrescentarmos branco a uma cor, ela fica com uma tonalidade mais clara. Por exemplo, quando misturamos o vermelho e o branco, atingimos uma tonalidade mais clara, ou o matiz rosa.
- Intensidade: A intensidade determina a presença de brilho na cor e pode ser considerada fraca (baixa) ou forte (alta). Por exemplo, a cor amarela possui uma tonalidade forte ou alta em comparação com a cor marrom, mais opaca, e, portanto, de fraca intensidade.
- Cores Primárias: As cores primárias são chamadas de “cores puras”, pois não podem ser obtidas pela mistura de outras cores. São três: vermelho, amarelo e azul.
- Cores Secundárias: A união de duas cores primárias, representa as três cores secundárias: verde (azul + amarelo), laranja (amarelo + vermelho) e roxo ou violeta (vermelho + azul)
- Cores Terciárias: Surgem da mistura de uma cor primária com uma secundária. As cores terciárias são: vermelho-arroxeado (vermelho e roxo) e vermelho-alaranjado (vermelho + laranja); amarelo-esverdeado (amarelo + verde) e amarelo-alaranjado (amarelo e laranja); azul-arroxeado (azul + roxo) e azul-esverdeado (azul + verde).
- Monocromia: é a denominação para uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor: a arte com uma única cor, com variação de tonalidades. É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor.
- Policromia: é a arte feita com várias cores. É o emprego de várias cores no mesmo trabalho.
- Seguindo o exemplo acima, criar um desenho, de preferência com linhas ou formas geométricas simples.
- Fazer o uso da técnica de monocromia conforme explicado no texto acima. Pode ser utilizado qualquer material para colorir como: giz de cera, lápis de cor, tinta, etc.
- Atenção à cor - é importante ter cuidado e capricho e preencher todos os espaços de maneira uniforme.
- O material não importa. O importante é reproduzir a técnica e tentar fazer a pintura e demonstrar que compreendeu a técnica.
OLÁ, FAMÍLIAS!
07/06/2020 - ATIVIDADE 2 - MATEMÁTICA
- ATENÇÃO: TODAS AS RESPOSTAS DEVEM SER ESCRITAS NO CADERNO.
- NA VOLTA ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA VALÉRIA.
- AS DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS NOS COMENTÁRIOS, NO PRÓPRIO BLOG.
- Linguagem algébrica 7º ano;
- Grau de uma equação;
- Equação do primeiro grau 7º ano;
3. Descubra o valor das incógnitas
4. Sabendo que x=4, determine o perímetro do polígono.
DATA: 08/06/2020
TEMA DA AULA: INFOGRAPHIC: REDUCE, REUSE, RECYCLE
RESPOSTAS:
1.
Aussies: Maneira informal de referir-se aos australianos
Avoid: Evite
Clean energy: Energia renovável
Compost: Compostagem (Processo que transforma o lixo orgânico em adubo natural)
Landfill: Aterro
Packaging: Embalagem
Refill: Encher mais de uma vez/ reabastecer
Refuse: Recuse
Stainless steel bottle: Garrafa de aço inoxidável
Styrofoam: Isopor
Upcycle: Reutilizar (Forma de reutilizar um material para transformá-lo em um novo produto de alto padrão como o original)
Waste: Desperdício
EXERCISES:
As questões de 1 a 8 são de múltipla escolha, escreva em seu caderno somente as respostas corretas.
1. O título do infographic poderia ser traduzido como:
a) Reduza, renove e recicle
b) Recuse, renove e recicle
c) Reduza, reutilize e recicle
d) Recuse, reutilize e recicle
2. Nessas duas partes do infographic o texto fala sobre “reduce” (Reduzir), sobre o que exatamente trata essa redução?
a) Uso de sacolas plásticas
b) Água
c) Energia
b) Plástico e papel
c) Plástico e papelão
a) Até 10%
b) Até 27%
c) Até 90%
a) Plástico
b) Vidro
c) Metal
d) Bateria
6. Qual é a única recomendação que NÃO aparece em nenhum desses dois trechos sobre “reuse”?
a) Uso de sacolas retornáveis
b) Uso de garrafas de aço inoxidável
c) Uso de materiais recicláveis de aparelhos celulares
7. Nessa parte sobre “refuse” (Recuse), o texto sugere que devemos:
a) Dizer não para o uso de sacolas retornáveis
b) Dizer não para o uso de sacolas plásticas
c) Dizer não para o uso de plástico-bolha em embalagens
8. Nesse trecho sobre recycle, a frase: “Avoid packaging that won’t go in your recycling bin, like styrofoam” poderia ser traduzida como:
a) Evite embalagens que não irão para a sua lixeira de reciclagem, como isopor.
b) Evite embalagens que não irão para a sua lixeira de reciclagem, como baterias.
c) Evite embalagens que não irão para a sua lixeira de reciclagem, como garrafas de aço inoxidável.
03/06/2020 - CADERNO "TRILHAS DE APRENDIZAGEM" - 4ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS!
ATIVIDADE: 2
EXERCÍCIO: 3 - A, B e C
EXERCÍCIO: 4 - A
EXERCÍCIO: 5 - A - Páginas 39 a 41.
MATEMÁTICA
ATIVIDADE: 7
EXERCÍCIOS: TODOS – Página 71.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
ATIVIDADE: AS FERRAMENTAS DO CORPO PARA COMBATER INFECÇÕES
EXERCÍCIOS: LEIA O TEXTO DA PÁGINA 96 E RESPONDA A ATIVIDADE “VAMOS PRATICAR!” – 1, 2, 3, 4, 5, e 6 - Páginas 96 a 98.
CIÊNCIAS HUMANAS
ATIVIDADE: 4 – REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
EXERCÍCIOS: 1,2,3 e 4 - Páginas 116 a 117.
ATIVIDADE: 8 – EXERCÍCIOS: TODOS - Páginas. 124 A 127.
31/05/2020 - ATIVIDADE 2 - LÍNGUA PORTUGUESA
1) Qual é a sua opinião sobre o projeto de Mateus?
2) Segundo o texto, democratizar o acesso à literatura nas favelas do país é:
(a) impedir o acesso à literatura nas favelas do país.
(b) dificultar o acesso à literatura nas favelas do país.
(c) ampliar o acesso à literatura nas favelas do país.
(d) diminuir o acesso à literatura nas favelas do país.
RELEMBRANDO: Pessoal, quando estudamos o gênero NOTÍCIA, fizemos um quadro como esse no caderno, lembram-se? Ele nos ajuda em duas coisas:
1ª coisa: ele nos ajuda a localizar as informações na notícia.
2ª coisa: ele nos ajuda a organizar as informações para a escrita de uma notícia.
30/05/2020 - ATIVIDADE 2 - SALA DE LEITURA
30/05/2020 - ATIVIDADE 2 - INFORMÁTICA
1ª PROPOSTA: CRIAÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS
ORIENTAÇÕES: CRIAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS UTILIZANDO O SITE INDICADO A SEGUIR: https://www.storyboardthat.com/pt/storyboard-criador
TEMA DA HISTÓRIA: QUARENTENA (CORONAVÍRUS).
COMO FAZER?
2ª PROPOSTA: VISITA VIRTUAL - MUSEUS
AGORA, VAMOS FAZER UMA VISITA VIRTUAL E CONHECER UM POUCO SOBRE DOIS MUSEUS: UM LOCALIZADO NO BRASIL E OUTRO NOS ESTADOS UNIDOS.
PARA ISSO, CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR.
O 1º MUSEU É A PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO:
PARA ENTRAR NO MUSEU, CLIQUE AQUI
VAMOS SABER UM POUCO SOBRE A PINACOTECA!
O 2º MUSEU É O MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE NEW YORK NOS ESTADOS UNIDOS:
- SALÕES DOS MAMÍFEROS
- SALÃO DOS MAMÍFEROS NORTE-AMERICANOS
- SALÃO AKELEY DOS MAMÍFEROS AFRICANOS
- SALÃO DOS MAMÍFEROS ASIÁTICOS
- SALÃO DOS MAMÍFEROS DO ESTADO DE NOVA IORQUE
- SALÃO DOS PRIMATAS
- SALÃO DOS MAMÍFEROS PEQUENOS
- SALÃO DOS PÁSSAROS, RÉPTEIS E ANFÍBIOS
- SALÃO DOS PÁSSAROS DO MUNDO
- SALÃO DOS PÁSSAROS DE NOVA IORQUE
- SALÃO DOS PÁSSAROS NORTE-AMERICANOS
- SALÃO DOS RÉPTEIS E ANFÍBIOS
- SALÕES DA CIÊNCIA TERRESTRE E PLANETÁRIA
- SALÃO ARTHUR ROSS DE METEORITOS
- SALÃO MORGAN MEMORIAL DE PEDRAS PRECIOSAS
- SALÃO HARRY FRANK GUGGENHEIM DE MINERAIS
CLIQUE AQUI, ESCOLHA UM SALÃO E TENHA UM EXCELENTE PASSEIO!
27/05/2020 - CADERNO "TRILHAS DE APRENDIZAGEM" - 3ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS!
19/05/2020 - CADERNO "TRILHAS DE APRENDIZAGEM" - 2ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS!
17/05/2020 - ATIVIDADE 1 - GEOGRAFIA
PROFESSOR: JOÃO LUÍS E SÔNIA
TEMA DA AULA: GLOBALIZAÇÃO
ATENÇÃO: TODAS AS QUESTÕES DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO. NA VOLTA AS AULAS, ELAS DEVERÃO SER APRESENTADAS AOS PROFESSORES.
Na apostila “Trilhas de Aprendizagens”, iniciem os exercícios da página 118 e as outras atividades complementares que foram elaboradas para auxiliar na aprendizagem de vocês, sugeridas aqui! 😉
Vamos ler o texto a seguir para realizarmos a atividade nº 01 proposta.
O conceito de globalização é dado por diferentes maneiras conforme os mais diversos autores em Geografia, Ciências Sociais, Economia, Filosofia e História que se pautaram em seu estudo. Em uma tentativa de síntese, podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre.
Vale lembrar, no entanto, que esse conceito não se refere simplesmente a uma ocasião ou acontecimento, mas a um processo. Isso significa dizer que a principal característica da globalização é o fato de ela estar em constante evolução e transformação, de modo que a integração mundial por ela gerada é cada vez maior ao longo do tempo.
Há um século, por exemplo, a velocidade da comunicação entre diferentes partes do planeta até existia, porém ela era muito menos rápida e eficiente que a dos dias atuais, que, por sua vez, poderá ser considerada menos eficiente em comparação com as prováveis evoluções técnicas que ocorrerão nas próximas décadas. Podemos dizer, então, que o mundo encontra-se cada dia mais globalizado.
O avanço realizado nos sistemas de comunicação e transporte, responsável pelo avanço e consolidação da globalização atual, propiciou uma integração que aconteceu de tal forma que tornou comum a expressão “aldeia global”. O termo “aldeia” faz referência a algo pequeno, onde todas as coisas estão próximas umas das outras, o que remete à ideia de que a integração mundial no meio técnico-informacional tornou o planeta metaforicamente menor.
Agora analisem as imagens abaixo e procurem encontrar as relações delas com o fragmento de texto lido.
Imagem A: A imagem mostra antes de telecomunicações, responsável por transmitirem os sinais de rádio, TV e internet, tecnologias informacionais que interligam o mundo.
Imagem B: A imagem mostra computadores.
Imagem C: Grande navios cargueiros utilizados no comércio mundial.
Imagem D: A imagem mostra o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo. Mostra o terminal com os aviões, um meio de transporte muito utilizado nos dias atuais.
ATIVIDADE 01: Produção de texto
Produzam um pequeno texto, falando sobre como as imagens (e o texto) relacionam-se com o período atual em que vivemos, a globalização?
Leiam o texto a seguir para realizarmos as atividades nº 02.
As redes de comunicação têm papel fundamental para o mundo globalizado, mas o seu uso não garante mudanças na realidade socioespacial.
A integração econômica e cultural entre os países, conhecida como Globalização, só foi possível a partir da criação e popularização de diversas tecnologias que adquiriram um papel fundamental tanto para o desenvolvimento da economia mundial quanto para a sociedade que se tornou cada vez mais dependente da tecnologia. As redes de comunicação nesse mundo globalizado, cada vez mais rápidas e eficientes, permitiram a comunicação e o acesso rápido a qualquer parte do globo de forma instantânea. Contribuindo assim, para:
- O desenvolvimento do comércio internacional, visto que a interligação entre as bolsas de valores, dos bancos e das grandes corretoras de diversos países através de uma vasta rede de computadores aumenta a velocidade das transações e possibilita aos investidores movimentar instantaneamente suas aplicações financeiras;
- O crescimento de empresas multinacionais, que podem ser controladas de qualquer lugar do mundo;
- A circulação de capitais que pode ser realizada de qualquer lugar do mundo, com o uso de computadores e até smartphones;
- A circulação de informações, que atualmente acontece instantaneamente;
- A comunicação em massa, na qual as pessoas podem se comunicar instantaneamente com qualquer pessoa do mundo;
- A transformação da paisagem que vai sendo alterada para incorporar as diversas redes de comunicação por satélite artificial, de cabos de fibra óptica, de antenas para celulares etc.
Porém, apesar de se tornarem cada vez mais necessárias e utilizadas no mundo, tanto nas relações comerciais quanto no cotidiano das pessoas que vivem nesse mundo globalizado, o uso das redes de comunicação não diminui as diferenças sociais. Isso porque, assim como os efeitos da globalização não atingem a todos da mesma maneira, muitas vezes o uso das novas tecnologias não ocasionam grandes revoluções na realidade socioespacial. E, embora o acesso a essas redes atinja cada vez mais pessoas, a forma com que usam essas tecnologias e as consequências do seu uso muitas vezes não é um fator determinante na modificação de sua condição social.
ATIVIDADE 02
Respondam as seguintes questões:
a) Quais as influências da globalização em seu cotidiano que você pode apontar?
b) Quais os novos hábitos que podem surgir com o desenvolvimento das tecnologias, como a informática (computadores)?
Para a realização da próxima atividade, a de nº 03, vocês relacionarão os conhecimentos obtidos a partir da leitura do texto anterior com a letra da música “Parabolicamará”, de Gilberto Gil, abaixo reproduzida.
Parabolicamará
Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena parabolicamará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
Antes longe era distante
Perto, só quando dava
Quando muito, ali defronte
E o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes, den de casa, camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio
Tempo que levava Rosa
Pra aprumar o balaio
Quando sentia que o balaio ia escorregar
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará
Esse tempo nunca passa
Não é de ontem nem de hoje
Mora no som da cabaça
Nem tá preso nem foge
No instante que tange o berimbau
Meu camará
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
De avião o tempo de uma saudade
Esse tempo não tem rédea
Vem nas asas do vento
O momento da tragédia
Chico Ferreira e Bento
Só souberam na hora do destino
Apresentar
Ê volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
GIL, Gilberto. Parabolicamará. In: _____________. Parabolicamará. WEA, 1992.
ATIVIDADE 03
Respondam as seguintes questões:
a) Leiam atentamente os primeiros quatro versos da canção. O que Gilberto Gil quis dizer ao contrapor as ideias de “mundo pequeno / Terra grande” e “mundo grande / Terra pequena”?
b) O trecho da canção “Pela onda luminosa / Leva o tempo de um raio” se refere à televisão e ao modo como ela altera a nossa noção de distância e tempo. Atualmente, que recurso tecnológico assume mais intensamente esse papel?
c) Com base na leitura do texto e na análise da letra da canção, de sua relação ao que estudamos e baseados em seus conhecimentos, indiquem os meios que, a partir de seus constantes desenvolvimentos permitiram o “encurtamento das distâncias”.
Atividade adaptada do livro didático: Geografia - Espaço e Interação: 9 º ano – de Marcelo Moraes Paula (e outros)
17/05/2020 - ATIVIDADE 1 - HISTÓRIA
PROFESSOR: ANDRÉ
TEMA DA AULA: LEITURA DE TABELA / ESCRAVIDÃO
ATENÇÃO: REGISTRE NO CADERNO AS SUAS RESPOSTAS. ELAS DEVEM SER MOSTRADAS AO PROFESSOR NA VOLTA ÀS AULAS.
O Brasil foi o principal destino dos africanos escravizados pelos europeus. Estima-se que, aproximadamente, 5 milhões de pessoas vieram para o Brasil nestas condições. Além disso, pelo menos até 1871 quando foi aprovada a Lei do Ventre Livre, os descendentes de africanos que nasciam no Brasil também eram considerados escravos.
Stanley Stein, Vassoura: A Brazilian Coffe Country, 1850 – 1900, Harvard University Press, 1957, p. 295 |
PROFESSORES: DANIEL E JULIANA
TEMA DA AULA: CONDICIONAMENTO FÍSICO / CAPACIDADES FÍSICAS
BOM DIA PESSOAL!! SILÊNCIO POR FAVOR, ATENÇÃO À CHAMADA!!!
- AGILIDADE: É A CAPACIDADE DE EXECUTAR MOVIMENTOS RÁPIDOS COM MUDANÇA DE DIREÇÃO. POR EXEMPLO, AS FINTAS NOS ESPORTES COLETIVOS E AS COREOGRAFIAS NA DANÇA;
- FLEXIBILIDADE: É A CAPACIDADE DE REALIZAR MOVIMENTOS COM AMPLITUDE ADEQUADA, COMO NOS ALONGAMENTOS;
- FORÇA: É A CAPACIDADE DE VENCER UMA RESISTÊNCIA POR MEIO DE AÇÕES MUSCULARES;
- RESISTÊNCIA: É A CAPACIDADE DE PERMANECER O MAIOR TEMPO POSSÍVEL EM UMA ATIVIDADE SEM FADIGA, COMO NA CORRIDA DE GRANDES DISTÂNCIAS OU REPETIR UM GESTO MUITAS VEZES;
- VELOCIDADE: É A CAPACIDADE DE EXECUTAR MOVIMENTOS NO MENOR TEMPO POSSÍVEL, COMO EM UMA CORRIDA DE CURTA DISTÂNCIA EM ALTA VELOCIDADE.
PRIMEIRO VAMOS CONHECER OS EXERCÍCIOS:
12/05/2020 - SUGESTÕES - CADERNO "TRILHAS DE APRENDIZAGEM"
OLÁ, FAMÍLIAS!
EXERCÍCIOS: 1 (A, B, C, D, E, F e G) - páginas 26 a 29.
EXERCÍCIOS: Todos - páginas 62 a 63.
EXERCÍCIOS: RESPONDA A PERGUNTA “TRILHAS DE CONHECIMENTOS” DA PÁGINA 88. FAÇA A LEITURA DO TEXTO DA PÁGINA 88 PARA RESPONDER A ATIVIDADE “VAMOS PRATICAR!” – 1, 2 E 3 - PÁGINAS 88 A 89.
EXERCÍCIOS 1, 2 e 3 - páginas 110 e 111.
EXERCÍCIOS: 1, 2 e 3 - páginas: 118 e 119
EM CASO DE DÚVIDAS OU NECESSIDADE DE EXPLICAÇÕES ADICIONAIS, ESCREVA NOS COMENTÁRIOS.
CONTINUEM REALIZANDO AS ATIVIDADES PUBLICADAS AQUI NO BLOG!
PROFESSORA: TATI
TEMA DA AULA: MUDANÇAS CLIMÁTICAS
2) O QUE É AQUECIMENTO GLOBAL?
3) O AQUECIMENTO GLOBAL É CONSEQUÊNCIA DA INTENSIFICAÇÃO DE QUAL FENÔMENO NATURAL DO PLANETA? (ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA)
A) DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
B) INVERSÃO TÉRMICA
C) EFEITO ESTUFA
D) CHUVA ÁCIDA
E) EUTROFIZAÇÃO
4) O QUE É EFEITO ESTUFA?
5) QUAIS AS CAUSAS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DO AQUECIMENTO GLOBAL?
6) QUAIS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES HUMANAS QUE CAUSAM O AQUECIMENTO GLOBAL?
7) QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE)?
8) QUAIS SÃO OS PAÍSES QUE MAIS EMITEM GASES DE EFEITO ESTUFA?
9) E O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL?
10) O QUE É PROTOCOLO DE QUIOTO (OU KYOTO)?
11) OBSERVE A CHARGE ABAIXO E DEPOIS RESPONDA O QUE SE PEDE:
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
O EFEITO ESTUFA, SEGUNDO AS TEORIAS MAIS ACEITAS PELA COMUNIDADE CIENTÍFICA, VEM CONTRIBUINDO PARA A ELEVAÇÃO MÉDIA DAS TEMPERATURAS NO PLANETA. ESSE FENÔMENO É UM PROCESSO:
A) NATURAL, PORÉM INTENSIFICADO PELA AÇÃO HUMANA.
B) ARTIFICIAL, OU SEJA, RESULTADO DIRETO DA INTERFERÊNCIA ANTRÓPICA SOBRE O MEIO.
C) RECENTE, NÃO HAVENDO REGISTROS DE SUA EXISTÊNCIA EM ÉPOCAS GEOLÓGICAS ANTIGAS.
D) NATURAL, SEM RELAÇÃO COM AS PRÁTICAS SOCIAIS.
10/05/2020 - ATIVIDADE 1 - ARTES
PROFESSORA: DÉBORA
TEMA DA AULA: PERSPECTIVA / PONTO DE FUGA
Queridas turmas de 8º anos, espero em breve poder rever a todos. Acredito que todos estejam se cuidando para que nos encontremos todos bem e com saúde, brevemente!
- Criar um desenho de uma rua com pelo menos 2 prédios e 2 arvores, utilizando a técnica de desenho com perspectiva com 1 ponto de fuga;
- Para esse desenho, utilize os materiais que você possuir em casa - folhas de caderno, sulfite, lápis de escrever, caneta esferográfica etc.
PROFESSORAS: VALÉRIA E ADRIANA
TEMA DA AULA: GRÁFICOS E TABELAS
ATENÇÃO:
- TODAS AS RESPOSTAS DEVEM SER ESCRITAS NO CADERNO.
- NA VOLTA ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA VALÉRIA.
- AS DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS NOS COMENTÁRIOS, NO PRÓPRIO BLOG.
- não utilizar a máscara por longo tempo (máximo de 3 horas);
- trocar após esse período e sempre que tiver úmida, com sujeira aparente, danificada ou se houver dificuldade para respirar;
- higienizar as mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70% ao chegar em casa;
- retire a máscara e coloque para lavar;
- repita os procedimentos de higienização das mãos após a retirada da máscara;
- não compartilhe a sua máscara, ainda que ela esteja lavada.”
PROFESSORES: FLÁVIA E RIVANEIDE
DATA: 03/05/2020
TEMA DA AULA: Coronavírus
RESPOSTAS:
1. ( RESPOSTA DA QUESTÃO 1)
2. (RESPOSTA DA QUESTÃO 2)
(E assim por diante.)
Part 1:
01/05/2020 - RESPOSTAS - LÍNGUA PORTUGUESA E SALA DE LEITURA
Em caso de dúvidas, podem escrever nos comentários abaixo para que os professores possam ajudar.
24/04/2020 - ACOLHIDA 8ºS ANOS
Produzimos um pequeno vídeo para retomar o contato com vocês neste período tão difícil. Vamos assistir!
PROFESSORES: FABIANA E HENRIQUE
LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA NO CADERNO AS QUESTÕES.
- Busque fontes oficiais
- Sites de checagem
- Denuncie
PROFESSORA: GIOVANNA
- Por que a confusão de uma criança a respeito da cidade onde mora é algo comum na cidade de São Paulo?
- Você é paulistano(a), ou seja, nascido na cidade de São Paulo?
- Sentir-se pertencente significa entender que algo ou alguma coisa também é seu. Você se sente pertencente a cidade de São Paulo? Ou seja, acredita que você pode circular livremente e sem problemas por qualquer bairro, seja esse bairro rico, pobre, um lugar público (praças, parques, ruas) ou privados (shoppings)? Por que sim ou por que não?
- O que ela quis dizer com a frase: “Mãos para o alto, 4 conto é um assalto”?
- O que quer dizer bairro dormitório e por que Midria não quer mais isso para seu bairro?
PROFESSOR: MANOEL
Olá, queridos alunos!
17/04/2020 - SUGESTÃO DE LEITURA PARA O FINAL DE SEMANA
Para este final de semana, a professora Giovanna (Sala de Leitura), que está com muita saudade de vocês, está indicando 4 livros literários digitais para as famílias lerem com os seus filhos. Não são leituras obrigatórias, são para um momento de lazer entre família e os seus filhos.
Para acessar o livro digital, clique no nome dele:
Robinson Crusoé, Daniel Defoe
O Conde de Monte Cristo (Coleção Almanaque)
Depois de lerem os livros, vocês podem compartilhar o que gostaram ou o que sentiram usando a ferramenta "Comentários"
16/04/2020 - CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS
As questões terão que ser escritas no caderno ou é só pra responder?
ResponderExcluirGiovanna,8°B
Oi, Giovanna. Tudo bem? Não precisa copiar as questões. Registre apenas: nome do texto ou o tema da aula (para manter o caderno organizado) e o número das perguntas com as respostas. Abraços, Fabi.
ExcluirEu não entendi a leitura a informática tá tchau tô com saudades
ResponderExcluirOi!Tudo bem? Você pode se identificar? Nome e turma? Qual é o texto? Um abraço, Fabi.
Excluiroi fabiana como vc ta? tenho uma duvida
ResponderExcluirOi! Estou bem! Pode perguntar!!
Excluirnas tarefas de matematica tem que escrever todas as questoes?me responda por favor professora^^
ResponderExcluirNão precisa copiar as questões, vc pode apenas ir anotando a data no seu caderno, a atividade (atividade 1), a questão e registrar as respostas.
ExcluirOlá! Eu não entendi a atividade 1 de geografia. Tem como explicar melhor o que precisa fazer?
ResponderExcluirOi Anônimo, rsrsrs...Se cadastrem no blog e se apresentem para que nós, professores, possamos matar a saudade de todos vocês que acessam o blog. Vamos lá, para responder a questão, primeiramente a leitura do texto é importante para a gente compreender as principais características do momento e do mundo que vivemos hoje. Um mundo em que é caracterizado cada vez mais pelas tecnologias da informação e pelo desenvolvimento dos meios de transportes, que aumenta cada vez a integração das pessoas e das diferentes partes do mundo? Mas, o que é interação? É interagir, fazer trocas, se comunicar e isso é uma das principais características do mundo em que vivemos. Hoje nos interagimos com pessoas pelas redes sociais, comunicamos com parentes, amigos e outras pessoas queridas que moram à quilômetros de distância ou até mesmo em outras nações, trocamos culturas, conhecemos novas culturas e novas paisagens através de programas da televisão ou por pesquisas na internet e fazemos tudo isso sem sair do local em que moramos. Quando precisamos consumir e vamos ao supermercado ou à lojas e se pararmos para ler as informações que têm nos produtos que compramos poderemos ver que muitos deles nem são fabricados em nosso país. Podemos comprar roupas, tênis, bonés, maquiagens,produtos de higiene, brinquedos, eletroeletrônicos, etc. fabricados na China, Coréia do Sul, Malásia, Hong Kong,etc. Enfim, em outros locais diferentes e bem longe do nosso local de vivência. A questão é, como esses produtos foram parar nas lojas e nos supermercados onde temos hábitos de comprar? Será que as empresas que os compraram usaram algum meio de transporte para trazê-los até nós, o mercado consumidor? O que a lição quer que vocês façam é ver a relação do que a imagem mostra com o período que vivemos na atualidade. Qual a relação da antena que transmite os sinais de TV, rádio e internet, com o navio cargueiro e do avião, para conectar o mundo? Será que a tecnologia dos meios de informação, como computadores e internet e os meios de transportes permitem essa integração do mundo? Como eles favorecem isso? Eles permitem o fluxo (movimento) de pessoas e mercadorias pelo mundo? Espero que tenham entendido melhor. Qualquer coisa entre em contato novamente. Cuidem dos irmãos, cuidem do pai e da mãe. E vamos contribuir todos para que esse momento passe e que estejamos juntos e presentes na escola, estudando e nos divertindo também. Um abraço!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuer ter um exemplo dessa integração da globalização? Veja esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=-bydbjDeDBE. É uma banda chinesa, tell a tale. Qual ritmo que eles cantam? Será que esse ritmo faz parte da cultura deles? Esse ritmo faz parte da cultura de qual país? E como eles tiveram acesso a conhecer a nossa cultura? Podemos falar que isso seja um exemplo de como a globalização influencia a nossa vida como a de outros tantos da população mundial? E seus gostos de músicas, séries, filmes, são todos brasileiros? Mas será que a globalização é um fenômeno atual ou será que é um processo que vem ocorrendo nos últimos séculos? Você já chegou a se preocupar porque nós, brasileiros, utilizamos o arroz em nossa alimentação básica e diária? Tente questionar o mundo que você vive e que parece algo dado, mas que tem explicações para que ele seja dessa forma. Tudo bem? Qualquer dúvida, seja da questão do blog ou seja desse questionamento que convido você a fazer como também a todos, entre em contato. A questão principal é, sempre questionar todos os fato e fenômenos. É a partir desse questionamento que passamos a elaborar as respostas.
ResponderExcluirSe quiser saber um pouco mais sobre o perfil da população escravizada no Brasil, você pode dar uma olhada nesta matéria:
ResponderExcluirhttps://www.nexojornal.com.br/especial/2017/07/07/Censo-de-1872-o-retrato-do-Brasil-da-escravid%C3%A3o?fbclid=IwAR03iXXToEeW0CnuY3ohaipnLghU6VMjK1-LlTE7TYM8s0v_PH_FV1_FVO8
Ela apresenta vários gráficos interessantes e análises que nos estimulam a pensar as consequências da escravidão para o nosso presente.
Olá eu tenho dúvidas da lição de Língua portuguesa da página 31 da i
ResponderExcluirE na trilhas de aprendizado
ExcluirPode ser qualquer notícia?
ResponderExcluirOlá, tudo bem? Procure notícias sobre a Covid 19, preferencialmente. Isso vai te ajudar a fazer a atividade de produção textual, da página 32. Um abraço, professora Fabi.
ExcluirAluna: vitoria. 8°A
ResponderExcluirPara o professor João luis:eu não entendi como eu posso explicar as imagens,eu tenho que dizer em que lugar elas entrarem na globalização atual?
Oi, Vitória, boa tarde. Você dirá quais as relações que as imagens têm a ver com essa fase atual que vivemos, a Globalização. Qual a contribuição dos meios de transporte e dos meios de comunicação para termos um mundo cada vez conectado, com mais integração entre as pessoas, entre empresas? O texto sobre a Globalização é um texto de apoio para a compreensão das questões. Leia-o com atenção, em dúvidas sobre palavras procure pesquisar num dicionário ou até no Google, para poder compreender melhor. Caso a dúvida persiste, entre em contato novamente. Abraço.
ExcluirNão entendi a de português
ResponderExcluir
ExcluirBoa tarde!!
Após a leitura da notícia, você deve responder as questões de 1 a 12.
• A primeira pergunta é pessoal.
• A segunda é de vocabulário. De acordo com o texto, veja qual das palavrinhas grifadas pode substituir a palavra "democratizar" e escolha uma alternativa.
• Nas perguntas de 3 a 10 você deve encontrar as informações no texto.
• As duas últimas, 11 e 12, você deve COPIAR do texto outros dois exemplos semelhantes aos que nós colocamos na questão. Na 11, copie um trecho que mostre o Mateus "falando" (discurso direto). Na 12, copie um trecho em que a jornalista conta pra gente o que o Mateus falou (discurso indireto).
• Divirta-se com o caça-palavras!!
Te ajudei?? Precisa de mais ajuda? Só perguntar! Por favor, me responda e coloque o seu nome, e me conta como você está para eu matar a saudade! Um abraço! Fabi.
Professor Manoel
ResponderExcluirOi pessoal tudo bem com vocês? Olha... isso tudo vai passar. Mas, enquanto não passa precisamos fazer as nossas tarefas. Vamos lá! Estou esperando por vocês!
Professora valeria n to conseguindo entender a lição de algebra como fasso pra poder classificar as equaçoes?
ResponderExcluirOlá, vc vai classificar de acordo com o expoente, aquele número pequeno que acompanha as letras, a equação se classifica de acordo com o maior expoente.
ExcluirEla pode ser do grau 2, grau 3... é só procurar o maior expoente.
Professora valeria como fasso pra descobrir o valor das incognitas?
ResponderExcluirPensa como um desafio, a letra é um número escondido, vc tem o resultado da conta, a operação está explicita, tipo, 4x+2=26, vc tem q pensar em um número que multiplica por 4, soma 2 e a resposta é 26, agora faz o caminho ao contrário, pega o 26, tira 2, fica 24, então o 24 é a resposta de 4x, então se dividir 24 por 4, teremos o 6!!!!
Excluire é isso, a incógnita vale 6, pq 4.6+2=26.
espero ter ajudado.
Ajudou ss professora mto obrigado
ExcluirÉ muita atividade vocês estão achando que eu sou uma máquina de cópia
ResponderExcluirAinda e pouco vc n deveria nem tá reclamando pq vai ser bem pior quando vc tiver prestando vestibular ou na faculdade e nossos professores só estão fazendo o trabalho deles q n e nada facil
ExcluirProf João é pra copiar todas as perguntas aqui é o Diogo
ResponderExcluirOlá Diogo, é a Prof Sônia. Como você está? Espero que bem! Sim, precisa copiar, vai facilitar nossa correção. Pode resumir as mais extensas, ok? Faça uma agenda diária de estudos, assim se organiza melhor! Espero ter ajudado, qualquer dúvida pode chamar. Abraços.
ResponderExcluirQueridos alunos e famílias, espero que esteja tudo bem com vocês. Sou a professora Zenilda da Sala de Apoio Pedagógico, passei por aqui para pedi-los encarecidamente que entrem na aba PAP/SRM de nosso blog. Elaborei atividades relacionadas a "FESTA JUNINA", assistam os vídeos e tentem fazer as atividades com carinho, são fáceis, envolventes. Um beijo no coração! Professora Zenilda
ResponderExcluirQueridos alunos e famílias, espero que esteja tudo bem com vocês. Sou a professora Zenilda da Sala de Apoio Pedagógico, passei por aqui para pedi-los encarecidamente que entrem na aba PAP/SRM de nosso blog. Elaborei atividades relacionadas a "FESTA JUNINA em casa 2020", assistam os vídeos e tentem fazer as atividades com carinho, são fáceis, envolventes. Um beijo no coração! Professora Zenilda
ResponderExcluirHey guys, how have you been?
ResponderExcluirJust to remind you (Só para lembrá-los): O tema da nossa terceira atividade é sobre: "SDG'S: SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS". Por gentileza, escrevam o tema correto no caderno de vocês. Acho que houve algum engano na hora da publicação. ;)
Queridos alunos e familiares, espero que tudo esteja bem com vocês. Estamos finalizando as atividades com o tema "Festa Junina" em casa 2020", espero que tenham realizado as atividades, se fizeram com certeza aprenderam muito. Qualquer aluno e de qualquer ano ainda pode realizar as atividades. Aproveitem!!
ResponderExcluirUm beijo no coração!! Professora Zenilda
Ola a todos ameii as fotos do ano passado deu ate saudade kkkkkkkk mais infelismente esse ano n ta nada facil ate eu to com sintomas de covid ta complicado kkkk mais boa sorte a todos #sara gabriele
ResponderExcluirBom dia, Sara! Tudo bem? Como você está? Dê notícias sobre você, tá bom? Saudades. Um beijo.
ExcluirQueridos alunos e familiares, espero que tudo esteja bem com todos. Ao entrarem na aba PAP, vocês encontrarão uma homenagem ao dia dos "PAIS" em especial!! Proponho alguns problemas que não envolvem dados numéricos para resolverem. Espero que gostem!! Um beijo no coração!! Professora Zenilda
ResponderExcluirOlá professora Tati graças a Deus eu melhorei um pouquinho mais n tô 100%
ResponderExcluir#sara
ExcluirOii professores de educação física daniel e juliana estava aqui estudando e li o senhor pedindo silêncio para a chamada deu saudade das suas broncas acredita kkkk vc nunca consegue fez a chamada mais aproveite enquanto pode #sara gabriele
ResponderExcluirOi, Sara estou com saudades de vocês também. Por enquanto vamos matando a saudades por aqui. Se cuida e fique bem.
ResponderExcluirOi pessoal! Tudo bem? Temos atividades novas de informativa. Vamos conhecer melhor o jogo de dominó, aprender as várias maneiras de jogar, escolher a que gostarmos mais e praticar. Em seguida vamos escolher um lugar interessante para conhecer, você decide se quer conhecer a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais ou se quer ir para o espaço conhecer uma estação espacial. O legal mesmo é conhecer os dois! Vamos lá?
ResponderExcluirQueridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde!
ResponderExcluirApresento novas atividades possíveis de serem realizadas, são envolventes e prazerosas. Faça com dedicação e carinho, que com certeza vai melhorar sua aprendizagem. Qualquer aluno e de qualquer ano escolar pode realizar as atividades. Tendo dúvida pode chamar pelo Whatsapp.
Um beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
Professora Tati tem q escrever as perguntas????as sara Gabriele q tá falando
ResponderExcluirBoa tarde, Sara, tudo bem?
ExcluirNão é obrigatório copiar as perguntas. Apenas se você achar necessário.
Apenas, lembre-se de colocar corretamente o número de cada questão para que seu caderno fique organizado e facilite as correções na volta às aulas, ok?
Um abraço e cuide-se!
Queridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde! Estou com muita saudade de tudo e de todos!
ResponderExcluirAs atividades apresentadas são lúdicas, envolventes e desafiadoras. Faça com muita atenção e carinho, que com certeza vai melhorar sua aprendizagem. Você está convidado(a) a realizar todas. Tendo dúvida pode chamar pelo Whatsapp.
Um beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
Olha vou dar uma sugestão vcs poderiam separar por matéria além de estar por série.
ResponderExcluirPorque assim fica mais fácil, por exemplo quando a pessoa for fazer lição de artes ela vai lá seleciona a série e a matéria assim fica mais fácil. Só uma sugestão.
Obrigada
Olá!! Obrigada pela sugestão! Vamos repassar à coordenação. Um abraço.
ExcluirOla aqui ea sara do 8b queria saber quem fez as questoes de portugues por que as perguntas estão mal oerguntadas deveriam melhorar isso dcp
ResponderExcluirOi, Sara! A sua devolutiva é muito importante! Você poderia nos dizer o que não ficou claro para que possamos te ajudar? Beijo grande!
ExcluirOi Sara, tudo bem? Qual pergunta você não entendeu? Coloque o número aqui para que nós possamos te ajudar.
Excluir