5ºs ANOS



13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - CIÊNCIAS HUMANAS

PROFESSORA: CARLA E LUCIANE

TEMA: CIDADANIA E CONVÍVIO SOCIAL

Olá, pessoal!

Essa será nossa última atividade de Ciências Humanas, e nela vamos “falar” um pouco sobre Cidadania e Convívio Social.

Cidadania e Convívio Social

Sabemos que ninguém vive isolado no mundo. E também que não podemos fazer tudo o queremos, pois todo mundo que vive em sociedade tem deveres para cumprir e direitos para serem respeitados. Então mesmo sem perceber você já sabe o que é cidadania.

De maneira geral podemos dizer que cidadania é a relação com o meio em que a gente vive e as pessoas que fazem parte dele, onde os deveres e direitos existem para organizar a vida em sociedade, pois sem eles a convivência ficaria dificil, complicada, ou melhor, impossível.

A palavra cidadania “vem” do latim civitas, que quer dizer cidade. Cidadania é um conceito que permite a possibilidade de uma série de significados, que de um modo geral, refere-se a tudo aquilo que está relacionado aos direitos e deveres de uma pessoa ou povo num determinado território.

A cidadania deve proporcionar ao cidadão a possibilidade de intervenção nas ações públicas do Estado. Essa participação pode ocorrer de modo direto ou indireto e está prevista na Legislação de cada país. Ainda existem documentos internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que servem como premissa para a construção e validação dos direitos dos cidadãos. Entretanto, o exercício da cidadania também pressupõe o cumprimento de deveres. A maior parte desses deveres busca garantir que os cidadãos de um determinado território não prejudiquem ou dificultem o acesso aos direitos e liberdades individuais ou coletivos dos demais cidadãos.

A cidadania é a expressão máxima do direito, pois este existe para os cidadãos, e pode ser dividida em:

Cidadania política - Garantia de direitos à participação política (votar, ser votado, organização em sindicatos e movimentos sociais etc.).

Cidadania civil - Garantia de direitos relativos à liberdade (liberdade de expressão, de locomoção, de credo e outras liberdades individuais).

Cidadania social - Garantia de direitos relativos à dignidade da vida humana (respeito aos direitos humanos, direito ao trabalho, à alimentação, à moradia, ao lazer, à saúde, à educação, etc.).

 

 

Ser cidadão

A definição do que é ser um cidadão e os requisitos para adquirir a cidadania variam de acordo com cada país. Entretanto, há essencialmente quatro formas comuns de uma pessoa tornar-se cidadão de um determinado país:

  • Pelo nascimento: Os indivíduos que nascem em um país são naturalmente cidadãos desse país;
  • Pela filiação: É considerado cidadão de um Estado o(a) filho(a) de um cidadão daquele Estado. Portanto, se o pai ou mãe de uma pessoa possui a cidadania de um país, também tem direito o filho de obtê-la;
  • Pelo casamento: Uma pessoa que, sendo estrangeira, for casada com um cidadão ou uma cidadã do país pode tornar-se também cidadão ou cidadã dele;
  • Por opção: Uma pessoa que passa por um processo chamado naturalização torna-se um cidadão do novo país que adotou. Os critérios desse processo variam de país para país.

Independentemente do modo de aquisição da cidadania, todos os cidadãos possuem deveres e direitos. Votar, no Brasil, por exemplo, é tanto um dever quanto um direito. O alistamento militar masculino é obrigatório em muitos países, constituindo também um dever. Além disso, todo cidadão deve cumprir as leis vigentes no país em que possui cidadania.

Os principais direitos de todo cidadão garantidos pela nossa Constituição são: educação, saúde, moradia, trabalho, alimentação. Infelizmente muitos desses direitos não são garantidos e muito menos cumpridos por nossos governantes, assim como muitos cidadãos não exercem os seus deveres como respeitar o próximo, cumprir as leis, cuidar e proteger do meio ambiente...

 

Aqui estão algumas dicas de como podemos melhorar o convívio social e exercer nossa cidadania:

  • Respeitar o espaço do outro, seja ele quem for, é um sinal de respeito e de bom senso. Esse comportamento deve ser cultivado diariamente e aplicado sempre, em qualquer relação humana, pois cada um tem o seu determinado tempo e espaço, e esse deve ser respeitado.
  • Respeitar as diferenças é mais do que uma dica, é algo essencial para que a convivência com todas as pessoas seja a melhor possível. Não importa quem seja, do que o outro gosta, a religião, a opção sexual, a cor, o credo, a língua, pois você deve respeitar igualmente a todos.
  • Gentileza gera gentileza, não é mesmo? Palavras básicas de respeito, como “por favor”, “com licença” e “obrigada” são fundamentais para que o convívio com outras pessoas seja agradável, além de que um favorzinho ou outro, como estender a mão a um idoso que sobe em um ônibus, não arranca pedaço de ninguém.
  • Todos nós temos direitos e deveres perante a sociedade. Saber quais são eles é fundamental para que haja união e respeito no convívio social.
  • Regras existem e são extremamente necessárias para o bom convívio das pessoas. Respeitá-las faz parte disso, mesmo que não concorde.
  • No mundo não estamos sós. Então, cooperar com aqueles que estão próximos a nós, mesmo que apenas fisicamente, contribui para uma reciprocidade de coisas boas. Hoje alguém pode precisar da sua ajuda, mas amanhã poderá ser você. Então, o que lhe custa ajudar alguém a terminar um trabalho ou lavar aquela louça que está suja desde ontem?

Acesse o links abaixo e assista a dois vídeos que selecionamos para você. Com eles você vai aprender um pouco mais sobre o assunto da aula.








Glossário

Estado: país; nação.

Ações públicas: é um processo com uma série de etapas e regras que tem por objetivo resolver um problema público.

Legislação: conjunto de leis de um país, nação, Estado.

Premissa: antecedente.

Validação: aprovação; comprovação.

Sindicato: é uma associação estável e permanente de trabalhadores tanto urbano-industrial, como rurais e de serviços, que se unem para resolver problemas e necessidades comuns.

Credo: crença religiosa.

 

Fonte: https://www.todamateria.com.br/cidadania/

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidadania.htm

https://www.mensagenscomamor.com/15-dicas-para-conviver-em-sociedade

 

Agora após você ter lido os textos e ter assistido ao vídeo, vamos às atividades!

1. Copie em seu caderno apenas a afirmação correta.

a) Cidadania é o conjunto de leis de um país.

b) Cidadania é a relação com o meio em que a gente vive e as pessoas que fazem parte dele, onde os deveres e direitos existem para organizar a vida em sociedade.

2. Complete com a palavra adequada de forma que a afirmação fique correta.

A Cidadania _____________ (política, civil, social) garante os direitos relativos à dignidade da vida humana (respeito aos direitos humanos, direito ao trabalho, à alimentação, à moradia, ao lazer, à saúde, à educação, etc.).

 

3. Escreva três direitos garantidos na Constituição brasileira a todo cidadão.

 

4. Escreva algumas ações que podemos ter e praticar como cidadão para melhorar o convívio social.

 

5. Escreva duas regras de nossa escola que você lembra que contribuem para organização e convívio social.



13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA: ISABEL

TEMA: CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS



CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS

 

O nosso ano está chegando ao fim e esta é nossa última atividade de educação física do ano!! Foi um ano difícil, com muitos desafios, mas que pouco a pouco fomos tentando contornar.

No caderno Trilhas de Aprendizagem - volume 2, de educação física, vocês viram que brinquedos e brincadeiras possuem diferenças e foram convidados a construir uma peteca. Dando continuidade a essa atividade, na aula de hoje vamos aprender a construir outros dois brinquedos com materiais alternativos: o Balangandã e o Beyblade, para que vocês também possam brincar durante as férias!

Como já vimos em nossas aulas do ano passado, é difícil determinar a origem exata da maioria dos brinquedos e brincadeiras populares. Isso porque aparecem em diferentes lugares e épocas, com diferentes nomes, sendo ensinados e alterados ao longo do tempo, a cada vez que é aprendido e ensinado para alguém. Mesmo assim é possível saber alguns indícios de suas origens.

Por exemplo, o Balangandã também pode ser conhecido por diferentes nomes como foguetinho, barangandão e swing-poe. Muitos afirmam ser um brinquedo que possui origem africana.



Fonte: https://www.enfoquems.com.br/balanganda-e-opcao-de-brincadeira-para-a-criancada-durante-isolamento/

Já o Beyblade é um brinquedo que revela essas mudanças que os brinquedos e brincadeiras sofrem ao longo do tempo, de que falamos.

Alguém conhece um brinquedo chamado pião?

Pois é, o Beyblade é uma variante contemporânea desse brinquedo popular, que possui registros de existência antiquíssimos, sendo o mais antigo de 1250 a.c. Também existem registros desse brinquedo estar presente em lugares como Japão, China e nos povos greco-romanos. Incrível, não?

Fonte: http://origemdascoisas.com/a-origem-do-piao/

 

Agora chamem algum familiar para ajudar e vamos brincar!

 

O primeiro brinquedo é o Balangandã!

Sigam as orientações do vídeo e divirtam-se!!

https://www.youtube.com/watch?v=AJyHI1YM74c


O próximo brinquedo é o Beyblade! Primeiro vamos aprender a construí-lo e depois vamos fazer o lançador, que dará mais impulso para a brincadeira!



Sigam as orientações do vídeo: 



Sigam as orientações do vídeo até o minuto 3’:48’’:

 

https://www.youtube.com/watch?v=413A7GJBeP8

 

Para deixar a brincadeira ainda mais divertida, vocês também podem construir uma Arena, assim vocês podem convidar alguém para fazer disputas com vocês!

Para construir a Arena vocês irão precisar dos seguintes materiais:

Sigam as orientações do vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=Cv6xdiq9pss

 

Compartilhem como foi a experiência de vocês no campo dos comentários do blog!

 

Divirtam-se e boas férias!


06/12/2020 - ATIVIDADE 07 - CIÊNCIAS NATURAIS

PROFESSORAS: CARLA E LUCIANE

TEMA: CORPO HUMANO

Olá, pessoal!

Hoje vamos falar um pouquinho sobre o corpo humano, saúde e bem-estar, lembrando que esta será a última atividade sobre ciências naturais do ano.

“O CORPO HUMANO”

O corpo humano é formado por vários órgãos e sistemas que funcionam de modo a realizar as mais variadas funções. Nosso corpo é constituído por várias células, as quais se organizam em tecidos, que formam órgãos. Os órgãos, por sua vez, estão interligados, formando sistemas. O conjunto de sistemas forma um organismo, ou seja, no caso da espécie humana, o conjunto de sistemas forma o corpo humano.

PARTES DO CORPO HUMANO

Podemos estudar o corpo humano em diferentes aspectos, analisando suas células, seus tecidos, seus órgãos ou seus sistemas. As células constituem a menor parte viva do nosso corpo, sendo consideradas as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Nosso corpo é formado por trilhões dessas estruturas.

O nosso corpo é formado por uma série de órgãos e sistemas que garantem o funcionamento adequado do organismo.


ÓRGÃOS DO CORPO HUMANO

O corpo humano é formado por vários órgãos diferentes, sendo alguns essenciais para a nossa sobrevivência e outros sem os quais podemos sobreviver. O coração é, sem dúvida, um dos órgãos vitais mais conhecidos, porém, além dele podemos citar o cérebro, os rins, o fígado e os pulmões. Já como exemplo de órgãos não vitais temos o baço, órgãos reprodutores e a vesícula biliar. Veja a função de alguns dos nossos órgãos:

Bexiga urinária: Armazena a urina.

Coração: Garante o bombeamento do sangue pelo corpo.

Estômago: Órgão do sistema digestório em que ocorre o início da digestão das proteínas.

Ovário: Local de produção dos gametas femininos.

Pâncreas: Produz hormônios (insulina e glucagon) e o suco pancreático, o qual atua no processo de digestão.

Pele: Maior órgão do corpo humano, atua revestindo nosso corpo, protegendo-nos contra atritos, agentes causadores de doenças, raios ultravioleta, entre outros fatores.

Rins: Garantem a filtragem do sangue e a formação da urina.

Testículo: Local de produção dos gametas masculinos.

Útero: Órgão do corpo feminino em que o bebê se desenvolve durante a gravidez.


SISTEMAS DO CORPO HUMANO

No nosso corpo, encontramos uma série de sistemas, em que podemos observar vários órgãos trabalhando de maneira cooperativa para exercer uma função específica. Vasos sanguíneos e o coração, por exemplo, atuam de maneira coordenada, garantindo o transporte de sangue pelo corpo. Boca, faringe, esôfago, estômago, intestinos e algumas glândulas atuam garantindo o processo de digestão e formam o sistema digestório. Veja alguns principais sistemas do corpo humano:

O corpo humano apresenta vários sistemas, os quais juntos formam o organismo.

Sistema cardiovascular: Garante a circulação de sangue – encarregado de transportar nutrientes e outras substâncias pelo corpo.

Sistema digestório: Garante a absorção dos nutrientes dos alimentos que ingerimos.

Sistema esquelético: Ajuda na sustentação do corpo, locomoção e proteção de órgãos internos, como coração e pulmões.

Sistema nervoso: Permite que sejamos capazes de responder a estímulos internos.

Sistema reprodutor: Permite que sejamos capazes de deixar descendentes. O sistema reprodutor feminino diferencia-se do sistema reprodutor masculino. Testículos, ductos deferentes, vesículas seminais e próstata, por exemplo, são órgãos do sistema reprodutor masculino; enquanto os ovários, as tubas uterinas e o útero são encontrados apenas na mulher e formam o sistema reprodutor feminino.

Sistema respiratório: Permite que sejamos capazes de absorver oxigênio e liberar o gás carbônico (realização de trocas gasosas).

Sistema urinário: Garante que substâncias em excesso ou tóxicas sejam eliminadas do organismo.

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/o-corpo-humano.htm

  

GLOSSÁRIO

Tecido: conjunto de células iguais ou similares que desempenham de maneira coordenada uma função particular.

Gameta: célula de reprodução.

Tóxico: algo que produza efeitos que fazem mal ao organismo.

Estímulo: algo que provoque uma ação ou reação.

Descendentes: os filhos, os netos de uma família.


ATITUDES PARA TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

Alimentação equilibrada, sono regular, lazer para o corpo e para o cérebro, descanso, atividades físicas, cuidados de higiene, saúde mental fazem parte de uma vida melhor.

Uma alimentação saudável é uma alimentação balanceada, ou seja, que tenha variedade de alimentos e seja realizada de forma moderada e equilibrada, qualitativa e quantitativamente. Uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar físico e mental do indivíduo. Falando nisso, aproveitamos para tratar de um outro assunto tão importante quanto à alimentação que é o sono de uma pessoa.

Vamos deixar o corpo tirar aquela soneca, descansando um pouco daquela vida dura, e falar um pouco sobre o sono. Seja qual for seu gênero - dorminhoco ou sempre ligado - o recado é o mesmo. Não basta ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos: dormir também é fundamental para a saúde do corpo e da mente. A falta de sono - ou o sono mal dormido - faz tanto estrago que a lista parece não ter fim: não dormir ou dormir mal provoca irritação, cansaço, mau humor, falta de concentração e de memória, além de alterar o metabolismo, prejudicando a digestão. Problemas com o sono podem até interferir no desempenho na escola, por isso que devemos sempre dar a devida importância ao sono.

Agora vamos falar um pouco sobre a importância do lazer para nossa saúde e bem-estar, que é uma coisa muito importante e que deve ser levada a sério, para termos uma qualidade de vida cada vez melhor. 

A preocupação com o trabalho, com escola e com a correria do dia a dia faz com que muitos imaginem que momentos de lazer são somente quando realmente saímos da rotina, viajamos, mas eles podem estar em todos os momentos do dia a dia. Para alguns, ele pode ser um descanso, uma mera válvula de escape, e para outros ele pode ser momento de construir boas relações, de adquirir conhecimento, fazer alguma coisa diferente. É muito importante que tenhamos momentos de descanso e de diversão como ler uma boa história, descansar, ouvir músicas, atividades para relaxar o corpo, andar de bicicleta, assistir um filme, um cinema, um passeio, etc. 

Outra importante condição em nossas vidas é a higiene do nosso corpo.

Você sabia que a nossa higiene corporal é uma forma de manter nossa saúde e bem-estar? Existem certos cuidados que devemos ter para deixar nosso corpo limpo e livre de bactérias e vírus que podem prejudicar a nossa saúde. A higiene corporal está ligada a várias ações de limpeza que proporcionamos a nós mesmos. E você sabe quais ações são essas? Vamos descobrir!

A higiene corporal é muito importante para evitar doenças.

Uma ação muito importante é lavar as mãos sempre antes das refeições, depois de usarmos o banheiro e principalmente quando chegamos em casa. Nossas mãos tocam vários objetos ao longo do dia e, se não lavarmos com muito cuidado e dedicação, podemos levar impurezas para a nossa boca.

Escovar os dentes é muito, muito importante. A escovação deve ser feita sempre após as refeições e, principalmente antes de dormir. Não se esqueça de usar o fio dental antes de escovar seus dentes, porque algumas comidinhas ficam escondidas no nosso dente e só o fio dental pode removê-las.

Escovar os dentes é muito importante para que fiquem branquinhos e saudáveis.

Outra ação importante é tomar banho diariamente. É muito divertido brincar de correr, de carrinho, de pique-esconde, mas quando a brincadeira acaba, estamos suados e com um cheirinho não muito agradável, não é mesmo? Tomar banho é essencial para tirar as impurezas do nosso corpo e deixar nossa pele limpa e nosso corpo mais descansado.
Assim como o banho, lavar o cabelo também deixa a gente com um cheiro bom. Mas para nosso cabelo ficar bem bonito, não basta apenas molhá-lo na hora do banho, temos que lavar com shampoo e passar o condicionador para deixar os fios bem bonitos e brilhantes. Lave bem seus cabelos e esfregue o couro cabeludo com a ponta dos dedos. E não se esqueça de pentear sempre que você lavar ou acordar, para deixar seu cabelo bem arrumadinho e bonito.
Além do banho, é muito importante manter nossas unhas limpas e curtinhas para que a sujeira não se esconda debaixo delas. Para isso sempre lave embaixo das unhas, as pontas dos dedos e corte suas unhas, assim a sujeira não terá onde se esconder.

Alguns bichinhos podem ficar debaixo de nossas unhas e nos transmitir doenças.

Por último e não menos importante vamos lembrar que sempre depois do banho, dê preferência ao uso de roupas limpas. Não é legal estar limpo e usar roupas sujas. Após banhar-se, escolha uma roupa já lavada pronta pra usar. 

Nada como uma roupa limpinha e cheirosa depois de um banho tomado e um cabelo limpo.

GLOSSÁRIO

Válvula de escape: ato de sair de uma situação ou lugar por alguma razão.

Metabolismo: transformações que as substâncias sofrem no nosso corpo.

Bactérias: são microrganismos que não podem serem vistos a olho nu, vivos e unicelulares (constituídos por uma única célula)  e procariontes que constituem o Reino Monera.

Vírus: são seres microscópicos parasitas (vivem somente “a custa” de outros organismos), causadores de doenças.

 

Fontes:

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/uma-boa-alimentacao.htm

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-habitos-saudaveis-4o-ou-5o-ano/

https://www.temporadalivre.com/blog/importancia-lazer-para-nossa-saude-e-bem-estar

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/higiene-do-corpo.htm

 

A seguir, vamos deixar um quadro com dicas simples para uma vida mais equilibrada.

Estamos também vivendo um momento inusitado (fora do comum, não usual) devido à pandemia (quando uma doença infecciosa se espalha rapidamente entre a população no mundo todo) Mundial do Coronavírus (COVID – 19), que fez com que mudássemos nossos hábitos, sendo um deles o isolamento social. Por isso não podemos esquecer de cuidar de nossa saúde mental. Procure fazer algo que goste e o deixa feliz, como: ouvir música, dançar, ler um bom livro, desenhar, conversar e desabafar com seus familiares e amigos...

Agora vamos às atividades.

1) Copie em seu caderno apenas as afirmações que são verdadeiras (corretas).

  • As células são consideradas as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos.
  • O sistema digestório ajuda na sustentação do corpo, locomoção e proteção de órgãos internos, como coração e pulmões.
  • O coração garante o bombeamento do sangue pelo corpo.
  • O corpo humano é formado por vários órgãos e sistemas que funcionam de modo a realizar as mais variadas funções.

2) Escreva em seu caderno pelo menos três atitudes que devemos ter para termos uma vida saudável.

3) Copie em seu caderno apenas as alternativas que representam bons hábitos alimentares:

  • comer nas horas certas
  • comer muito
  • comer alimentos frescos
  • tomar refrigerantes na hora da refeição
  • comer frituras e gordura
  • comer devagar, mastigando bem os alimentos
  • comer uma vez por dia
  • comer alimentos nutritivos
  • comer frutas, legumes e verduras

4) Escreva em seu caderno o nome dos objetos mostrados abaixo que são utilizados para nos ajudar a manter a nossa higiene corporal:

5) Qual é o seu esporte, jogo ou brincadeira preferida? Que parte do corpo você movimenta quando está praticando? Comente como você se sente ao praticar essa atividade. Escreva em seu caderno.

6) Agora conte para nós se já aconteceu de você dormir pouco à noite ou não ter conseguido dormir por algum motivo. Como foi? Depois dessa noite, como você ficou ao longo do dia seguinte? Você gostou?

7) Com essa pandemia, tivemos que passar muito mais tempo dentro de casa sem sair. Conte-nos como está sendo pra você passar por isso. O que você tem feito para aliviar o cansaço e o estresse?

 

Agora acesso o link abaixo e assista um curta a respeito de um menino que era muito nervoso, não sabia lidar com suas emoções, o que o prejudicava muito nas suas relações com as outras pessoas, tanto que ele não tinha amigos. Por isso que é muito importante cuidarmos de nossa saúde mental, para termos uma vida saudável!

https://www.youtube.com/watch?v=MmIdhyncdT4


06/12/2020 - ATIVIDADE 07 - ARTES

PROFESSORA: DÉBORA

TEMA: CULTURA POPULAR - CICLO NATALNO


Olá pessoal, chegamos no final do ano e, por isso nessa semana vamos fazer a atividade do Ciclo Natalino, relacionada ao conteúdo do caderno Trilhas de Aprendizagens 2, para poder aprender um pouco mais sobre Cultura Popular.

Profª Débora

Em nossa ultima atividade, estudamos o ciclo carnavalesco, as marchinhas de carnaval e fizemos um exercício de paródia. Espero que tenham feito suas composições e que tenham ficado bem legais. Hoje veremos o ciclo de festividades Natalinas.

Cultura Popular: Ciclo Natalino.

No caderno Trilhas de Aprendizagem 2 aprendemos que Cultura popular são os hábitos e costumes de um povo ou comunidade, e isso envolve todas as manifestações desse povo, como artesanato, culinária, dança, músicas, histórias, modo de se vestir, brincadeiras, entre outras.

Entre estas manifestações populares encontramos o Ciclo Natalino, que segundo o caderno Trilhas é descrito como:


O Natal é comemorado no mundo inteiro, mas cada país tem seus costumes e sua própria maneira de comemorar. A árvore, os enfeites e a ceia são tradições que podemos encontrar em quase todas as regiões do mundo, pois foram levadas por viajantes e colonizadores a todas as regiões, mas cada região acrescentou uma particularidade própria.

Aqui no Brasil, além da tradicional arvore enfeitada e da ceia em família, que são costumes que herdamos dos europeus, temos comemorações específicas em cada região.

Embora desconhecidas em muitas regiões do Brasil, mas muito anterior às tradições natalinas como Papai Noel, árvore de Natal e as luzinhas piscando, no Nordeste brasileiro temos belas e importantes manifestações natalinas. Entre elas estão o Pastoril, a Folia de Reis, o Cavalo Marinho e a Lavagem do Bonfim, entre tantas outras.

Vamos conhecer algumas delas?

Pastoril de Dona Joaquina, de São Gonçalo do Amarante, 
Rio Grande do Norte – Foto de Isaias Carlos

https://tokdehistoria.com.br/2015/05/28/pastoril/

Pastoril:

Com origem em manifestações portuguesas, foi bastante adaptado aos costumes brasileiros e ganhou características novas aqui, unindo elementos sagrados (religiosos) e profanos (sem ligação com a religião) com uma mistura de dança, teatro e música. Essa representação do bem e do mal é um dos principais espetáculos populares do Nordeste. Presente em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Acontece desde o final do século 16.

A manifestação cultural do Cavalo-Marinho

https://www.brasildefatope.com.br/2020/01/23/surgido-no-canavial-cavalo-marinho-e-expressao-historia-e-patrimonio-cultural-de-pe


Cavalo Marinho:

Uma festa que remete à cultura dos povos negros e indígenas, conta com participação do público. composta por dança, música, diálogos e brincadeiras. Traz personagens animais, humanos e fantásticos, como o Soldado da Guarita, o Mané do Baile, a Morte, o Diabo, uma onça e um cavalo, entre outros. Faz parte do folclore da região da Mata do norte de Pernambuco.


Folia de Reis ou Reisado:

Essa festa pode durar até 12 dias, começando no dia 24 de dezembro e terminado em 6 de janeiro, fechando assim o ciclo de comemorações Natalinas. Representa a visita feita pelos Três Reis Magos ao Menino Jesus, no seu nascimento. Essa tradicional festa também tem origem europeia, mas é comemorada de forma diferente em cada região do Brasil. Pode ter dança, música e orações, dependendo da região em que é celebrada.

Compartilhando experiências:

Como podemos ver, o ciclo Natalino no Brasil tem música, dança, roupas coloridas e participação popular. Mas preciso falar que na minha casa festejamos o natal de forma mais comum, com árvore, ceia e trocas de presentes. Para mim uma coisa que não pode faltar no Natal é a rabanada, um doce de origem portuguesa, feito de pão amanhecido, açúcar, leite e ovo. Vocês conhecem?

Agora me falem um pouco do seu Natal. Postem no nosso blog, no campo dos comentários, alguma curiosidade da sua família ou algo de que gostam no Natal: música? Comida? Espero as postagens de vocês!

Atividade prática:

Agora que tal fazermos alguns enfeites para essa época do ano? Gravei um vídeo com algumas ideias bem simples, todas feitas com papel e dobradura. Quem sabe não criamos uma nova tradição no Natal da sua casa, com enfeites feitos por você?

Mas vale lembrar que dobradura às vezes demora um pouco para pegar o jeito de fazer, então façam com calma, pausando o vídeo para olhar bem e não se preocupem se der errado de primeira vez. Caso isso aconteça, comecem de novo, e vocês vão ver que com a prática vai ficando cada vez mais fácil.

Cliquem no link a seguir para ver como produzir enfeites.

 

Vou deixar aqui o esquema das dobraduras:



https://www.comofazerorigami.com.br/origami-de-botinha-de-papai-noel/

Guardem seus trabalhos. Vamos recolhê-los no retorno as aulas presenciais.

Boas Festas a todos! Não se esqueçam de comemorar, mas de continuar se cuidando: usem máscara e lavem sempre as mãos, evitem aglomerações para que logo possamos nos reunir.

Referências:

https://www.folhape.com.br/noticias/tradicoes-natalinas-com-a-cara-do-nordeste/125829/

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=608&Itemid=1

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/folia-de-reis-de-origem-europeia-festa-tambem-e-tradicional-no-brasil.htm

https://www.todamateria.com.br/folia-de-reis/

https://pesquisaescolar.fundaj.gov.br/pt-br/artigo/cavalo-marinho/

https://www.brasildefatope.com.br/2020/01/23/surgido-no-canavial-cavalo-marinho-e-expressao-historia-e-patrimonio-cultural-de-pe


28/11/2020 - ATIVIDADE 07 - MATEMÁTICA

PROFESSORAS: CARLA E LUCIANE

TEMA DA AULA: SITUAÇÕES PROBLEMAS



Olá, pessoal!

Nossa, estamos chegando ao final do ano letivo, como passou rápido!

Tanto que essa será nossa última atividade de matemática. Para essa atividade nós, professoras Carla e Luciane, escolhemos o tema “Situações Problemas”, por fazerem parte de nosso cotidiano (como quando vamos fazer compras ou ao repartimos um pacote de balas entre amigos, por exemplo).

Relembrando: Situações Problemas

Situações Problemas são situações a serem “resolvidas” através de sua interpretação e uma sequência de ações a serem executadas em relação à mesma, cujo objetivo é encontrar a solução do problema.

Em matemática existem situações problemas envolvendo diferentes circunstâncias ou situações nas quais devemos aplicar estratégias adequadas a elas como: cálculos utilizando as quatro operações; análise e interpretação de tabelas e gráficos; desenhos; construção de tabelas e gráficos.

Nos problemas que envolvem cálculos, também denominados de problemas aritméticos existem palavras chaves e expressões que nos ajudam a descobrir qual operação devemos aplicar para chegar a solução, como:

Problemas Aritméticos


Adição: ganhou; acrescentou; “a mais”; “ao total”.

Exemplo

João tinha 87 selos em sua coleção, ganhou mais 58 de seu tio. Quantos selos ele possui no total agora?

Resolução

No enunciado sabemos que João tinha 87 selos e depois ganhou mais 58 de seu tio. Para saber quanto tem no total, basta somar os que ele já tinha com a quantidade que ganhou.

87 + 58 = 145

RESPOSTA: Ele possui agora 145 selos.


Subtração: perdeu; sumiu; deu; restou; vendeu; gastou; diferença; “a menos”.

Exemplo

Pedro foi ao mercado onde gastou 23 reais. Pagou com 40 reais que ele tinha. Quanto recebeu de troco?

Resolução

Sabemos que Pedro tinha 40 reais e gastou 23 no mercado. Para saber quanto ele recebeu de troco basta subtrair do total que ele tinha o valor que ele gastou.

40 – 23 = 17

RESPOSTA: Pedro recebeu de troco R$ 17,00.


Multiplicação

Já os problemas que envolvem a multiplicação não possuem palavras e nem expressões, porém sempre temos a ideia de encontrar quantidades diferentes de uma quantidade fixa.

Exemplo

Uma escola possui 16 turmas com 35 alunos em cada uma. Quantos alunos há no total nessa escola?

Resolução

Sabemos que a escola tem 16 turmas ou classes e que em cada uma há 35 alunos. Para saber o total de alunos que temos na escola, basta multiplicar o número de turmas pelo número de alunos.

16 x 35 ou 35 x 16 = 560

RESPOSTA: O total de alunos que há nessa escola é 560.


Divisão: repartir; distribuir; “parcelas iguais”; separar/formar (equipes, times, grupos, turmas...) em quantidades iguais.

Exemplo

Na aula de educação física de hoje tínhamos 130 alunos no total. O professor pediu para que se separassem em 5 turmas com a mesma quantidade de alunos. Quantos alunos ficaram em cada turma?

Resolução

Sabemos que havia 130 alunos no total, e que deveriam formar 5 turmas com a mesma quantidade de alunos. Para saber quantos alunos terá em cada turma, basta dividir o total de alunos pela quantidade de turmas formadas.

130 : 5 = 26

RESPOSTA: Teremos em cada turma 26 alunos.


Problemas com tabelas e gráficos

Primeiramente vamos relembrar quais são os elementos principais de um gráfico e tabela.

  • Título: Na maioria dos casos as tabelas e gráficos possuem um título que indica a que informação ele se refere.
  • Fonte: A maioria dos gráficos contém uma fonte, ou seja, de onde as informações foram retiradas juntamente com o ano de publicação.
  • Números: O mais importante, pois é deles que precisamos para comparar as informações dadas pelos gráficos. Usados para representar quantidades ou tempo (mês, ano, período).
  • Legendas: Ajuda na leitura das informações apresentadas. Na maioria dos casos, o uso de cores destaca diferentes informações.
Agora, para facilitar a resolução de problemas que envolvem gráficos, veja as dicas abaixo:

a) Confira se as informações do gráfico batem com as do enunciado do exercício;

b) Se atende a qual tipo de informação está representada no eixo vertical e qual está no eixo horizontal do gráfico;

c) A legenda é muito importante, pois ajuda na interpretação das informações contidas no gráfico.

Exemplo

O gráfico abaixo representa o número de filmes assistidos durante o período de um mês entre quatro amigos: André, Débora, Fábio e Luiz. Observe o gráfico e responda:


a) Qual dos quatro amigos assistiu ao maior número de filmes?

Para responder essa questão basta observar no gráfico que coluna que representa o maior número de filmes é a azul, de Fábio, que assistiu a 16 filmes.

RESPOSTA: Quem assistiu mais filmes foi Fábio, 16 filmes.

b) A quantos filmes Débora precisa ainda assistir para ter assistido ao mesmo número de filmes de André?

Sabemos que Débora assistiu a 10 filmes e André a 14. Para saber a quantos filmes faltam para Débora assistir para ter assistido à mesma quantidade que André, basta subtrair uma quantidade da outra.
14 – 10 = 4

Ou contar da quantidade menor até chegar a maior: 11, 12, 13, 14 verificamos que faltam 4 unidades.

RESPOSTA: Débora precisa assistir ainda a 4 filmes.


Problemas de combinação ou análise combinatória

Nesse tipo de problemas geralmente estamos combinando duas quantidades fixas. Para encontrar as combinações basta multiplicar uma pela outra.

Exemplo

Maria tem duas blusas, uma amarela e outra vermelha, e três saias, uma longa, outra curta e uma preta. Quantas combinações diferentes ela pode fazer com essas peças de roupas?




Agora é a sua vez! Leia e resolva os problemas abaixo.

1. Rafael quer comprar um tênis que custa R$ 750,00. Ele já possui R$ 245,00. Quantos reais faltam para que ele compre o tênis?


2. Na segunda-feira, Henrique foi ao seu sitio e levou 20 sacos de ração para os animais. Na terça ele levou o triplo. Quantos sacos de ração ele levou no total, ou seja, na segunda e na terça? Lembrando: o triplo quer dizer3 vezes.


3. O gráfico abaixo representa a quantidade de brinquedos que o Igor tem em casa. Observe o gráfico com atenção, e observe que cada barra corresponde a um tipo de brinquedo. Faça a análise das informações e responda as questões em seu caderno.

a) Qual a quantidade de bolas que estão representadas no gráfico?

b) Qual a diferença entre a quantidade de jogos e de bolas?

c)Quantos carrinhos faltam para Igor ficar com a mesma quantidade que tem de jogos?

d) Igor tem quantos brinquedos no total?

 

4. Mariana tem 32 anéis para guardar em 4 caixinhas. Quantos anéis serão guardados em cada caixa?

5. Observe o cardápio de um restaurante:

Agora responda, em seu caderno, as questões abaixo:

a) Qual é a refeição (almoço) mais cara?

b) Quanto gastará uma pessoa que pedir dois almoços executivos e dois sucos?

c) Marcelo pediu um almoço comercial, uma água e um suco. Quanto ele gastou?

6. Uma lanchonete possui três tipos de pães: baguete, de forma e francês e cinco tipos de recheios: carne, frango, presunto, queijo e salame. Quantas combinações de sanduíches diferentes podemos fazer?





28/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INGLÊS

PROFESSORAS: FLÁVIA E RIVANEIDE

TEMA DA AULA: CHRISTMAS



21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORAS: CARLA E LUCIANE

TEMA DA AULA: FÁBULAS

Olá, pessoal!

Nossa estamos chegando ao final do ano letivo, como passou rápido!

Esta será a nossa última atividade de Língua Portuguesa deste ano.

  

Relembrando - Fábula

Quem não se lembra de ter ouvido, em algum momento, histórias curtas com personagens que são animais?

 

Fábula é uma composição narrativa em que os personagens são animais que apresentam características humanas, principalmente a fala. A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia (relação de semelhança) com o cotidiano da vida de nós seres humanos. A mensagem educativa é chamada moral da história.

Bastante utilizada na literatura infantil, a fábula busca passar, através de histórias vivenciadas pelos personagens irracionais (animais), ensinamentos e valores essenciais às relações sociais do nosso cotidiano como: ética, amizade, generosidade, humildade, respeito... O que difere a fábula dos demais gêneros textuais é a sua principal característica em relação à presença do animal numa posição frequentemente associada a seres humanos. 

Esse tipo de texto geralmente apresenta uma narrativa curta, apresentando os elementos estruturais da narração como: personagens, narrador, tempo, espaço e enredo.

Considera-se que as fábulas tiveram origem no Oriente e pertenceram aos assírios babilônios (povos do antigo reino da Mesopotâmia), mas foi Esopo, escravo da Grécia antiga que viveu no século VI a.C., que a desenvolveu.

Sendo a fábula um texto narrativo, é importante lembrar-se de que ela deve ter uma estrutura mínima de começo, meio e fim, ou seja,

  • No início, apresentamos as personagens e a situação;

  • Depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação;

  • Por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.

As temáticas são variadas e ligadas às características que os animais representam, por exemplo: o leão, a força; a coruja, a sabedoria; a raposa, a astúcia.

 

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/portugues/a-fabula.htm

https://brasilescola.uol.com.br/redacao/fabula.htm

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/fabula

 

Agora que você relembrou um pouco sobre Fábula, leia as fábulas abaixo e responda as questões referentes a elas.

 

Fábula I - A assembleia dos ratos


Um gato de nome Faro-Fino deu de fazer tal destroço na rataria de uma casa velha que os sobreviventes, sem ânimo de sair das tocas, estavam a ponto de morrer de fome.

Tornando-se muito sério o caso, resolveram reunir-se em assembleia para o estudo da questão.

Aguardaram para isso certa noite em que Faro-Fino andava aos mios pelo telhado, fazendo sonetos à Lua.

- Acho - disse um deles - que o meio de nos defendermos de Faro-Fino é lhe atarmos um guizo ao pescoço. Assim que ele se aproxime, o guizo o denuncia e pomo-nos ao fresco a tempo.

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia. O projeto foi aprovado com delírio. Só votou contra um rato casmurro, que pediu a palavra e disse:

- Está tudo muito direito. Mas quem vai amarrar o guizo no pescoço de Faro-Fino?

Silêncio geral. Um desculpou-se por não saber dar nó. Outro, porque não era tolo. Todos, porque não tinham coragem. E a assembleia dissolveu-se no meio de geral consternação.

Moral: Falar é fácil agora fazer já é outra coisa.

Glossário

Casmurro: fechado em si mesmo, que pouco se abre com os outros.

Consternação: tristeza profunda.

Destroço: destruição.

Assembleia: reunião entre pessoas para discutirem a respeito de um assunto ou interesse em comum

Fazendo sonetos à Lua: miando

Guizo: pequena esfera de metal oca com bolinhas pequenas em seu interior, que fazem barulho ao serem agitadas.

Palmas e bravos saudaram a luminosa ideia: Aplausos e gritos indicaram que os ratos acharam brilhante a ideia.

Pomo-nos ao fresco: fugimos.

 

Sobre o autor:

Monteiro Lobato (1882-1948), famoso escritor criador de “O Sítio do Picapau Amarelo” (1920), deu vida também ao livro Fábulas. Na obra, o escritor recolheu e adaptou uma série de fábulas de Esopo e La Fontaine.

 

QUESTÕES:

 

1. Qual é o nome do gato da fábula?

2. De acordo com a fábula os ratinhos conseguiram resolver o problema? Justifique sua resposta.

3. Sabemos que a fábula é um texto narrativo devendo ter uma estrutura mínima de começo, meio e fim. Geralmente em qual parte se encontra a moral? E qual é o seu objetivo?


Fábula II – A raposa e a cegonha


A Raposa convidou a Cegonha para o jantar querendo lhe pregar uma peça, lhe serviu sopa em um prato raso. Claro que a raposa tomou toda a sua sopa sem o menor problema, mas a pobre cegonha, com seu bico comprido, mal pode tomar uma gota. A raposa fingiu que estava preocupada, perguntou se a sopa não estava do gosto da cegonha, mas a cegonha não disse nada.

O resultado foi que a cegonha voltou para casa morrendo de fome. Quando foi embora, agradeceu muito a gentileza da raposa e disse que fazia questão de retribuir o jantar.

Dias depois foi a vez de a cegonha convidar a Raposa para comer na beira da Lagoa. Serviu então a sopa num jarro largo embaixo e estreito em cima.

O jantar veio para a mesa numa jarra alta, de gargalo estreito, onde a cegonha podia beber sem o menor problema, porém a raposa só teve uma saída: lamber as gotinhas de sopa que escorriam pelo lado de fora da jarra. Ela aprendeu muito bem a lição. Enquanto ia andando para casa, faminta, pensava: “Não posso reclamar pelo fato de a cegonha ter me tratado mal, pois eu a tratei assim primeiro”.

Moral: Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

 

Sobre o autor:

Esopo foi um escritor de fábulas grego, nascido na Trácia (região da Ásia Menor), do século VI a.C., sabe-se também que foi um escravo libertado pelo seu último senhor, o filósofo Janto (Xanto).

 

Agora responda às próximas questões.

4. Copie em seu caderno apenas a afirmação correta.

O objetivo da raposa, ao convidar a cegonha para jantar, era:

a) Fazer as pazes, porque elas haviam brigado.

b) Comemorar seu aniversário.

c) Lhe “pregar uma peça”, fazendo uma “brincadeira” de mau gosto.

d) Comer a cegonha, pois as raposas são animais caçadores e adoram comer aves.

5. Das morais abaixo copie em seu caderno aquela que mais esteja adequada à fábula.

a) Tanto as derrotas quanto as vitórias são passageiras.

b) É importante trabalhar e dar valor ao esforço.

c) Devagar se vai longe.

d) Não faça com as outras pessoas aquilo que não gostaria que fizessem com você.

E pra concluirmos a atividade da semana, acesse o link abaixo e assista ao belo vídeo da fábula de Esopo, “O leão e o ratinho”. Em seguida, responda à questão 6.


6. Agora que você assistiu ao vídeo, crie uma moral para esta bela fábula.



21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LEITURA

PROFESSORA: GIOVANNA

TEMA DA AULA: TRAVA-LÍNGUAS E ADIVINHAS

Bem-vinda(o) à última aula de Leitura desse ano!

 

Você vai ler abaixo alguns trava-línguas e 10 adivinhas que pertencem aos livros Cultura da Terra e Armazém do Folclore, os dois de Ricardo Azevedo.

Capas dos Livros de Ricardo Azevedo


Página 42 do livro Cultura da Terra



Página 43 do livro Cultura da Terra

Página 36 do livro Armazém do Folclore


Página 37 do livro Armazém do Folclore


Página 102 do livro Armazém do Folclore


Página 103 do livro Armazém do Folclore



Respostas das adivinhas

1) A perna da gente.

2) As penas.

3) O passado, o presente e o futuro.

4) O botão.

5) O bule.

6) Os dentes.

7) A letra R.

8) A criança, o homem e o velho (de bengala).

9) O espelho.

10) O luto.

 

Atividade Prática

 Material que você vai precisar de:


Folha de sulfite (ou de caderno comum mesmo) cortada em 4 partes, como cartões. Eles servem para escrever seus trava-línguas e/ou adivinhas.

 O que fazer:

Baseando-se na leitura que você fez, tente criar duas adivinhas e dois trava-línguas. Escreva um em cada uma das partes cortadas da folha. Na volta para escola, vamos montar uma nova caixa para sala de leitura, cheia de novas adivinhas trava-línguas! Se tiver dificuldade, vale procurar na Internet para te ajudar! Guarde os trava-línguas e as adivinhas que produzir pra entregar pra professora na volta às aulas presenciais.

 

Desafie seus familiares e seus amigos! Conta para mim lá no blog da escola se você curtiu a atividade dessa semana!

Fique em casa e se proteja!

Uma beijoca.

Professora Giovanna – POSL


21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INFORMÁTICA

PROFESSOR: MANOEL

OLÁ, PESSOAL!


CHEGAMOS À ATIVIDADE FINAL DE INFORMÁTICA PARA O ANO DE 2020.

CONFESSO QUE ME BATEU UMA PONTINHA DE TRISTEZA, POIS CADA VEZ QUE ESTAVA PREPARANDO UMA ATIVIDADE PARA VOCÊS, SENTIA COMO SE PUDESSE VER O ROSTO E O SORRISO DE CADA UM. MAS, FICO FELIZ POR ESTARMOS TODOS BEM! VAMOS NOS PREPARAR PARA UM NOVO ANO MUITO MELHOR, ONDE PASSAMOS ESTAR PERTINHO DE NOSSOS AMIGOS E DOS PROFESSORES, APRENDENDO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA.

TCHAU PESSOAL!

 

JOGO: SEGREDOS DO EGITO

 


 

DESCRIÇÃO: O EGITO É FAMOSO PELOS SEUS SEGREDOS: PIRÂMIDES, MÚMIAS, FARAÓS E MUITO MAIS! QUE TAL CONHECER UM POUCO DESTA CULTURA! EXEMPLOS: O QUE SÃO HIERÓGLIFOS? COMO SE CHAMAVA O DEUS DO SOL? A CADA ACERTO, VOCÊ VAI CONHECER UM POUCO DESTA CULTURA.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: CONCENTRAÇÃO – LEITURA – HISTÓRIA.

COMO JOGAR: ESTE JOGO DA MEMÓRIA TEM CARTAS COM DIFERENTES IMAGENS DA CULTURA EGÍPCIA. BRINQUE COM AS CARTAS ATÉ CONSEGUIR FORMAR OS PARES E CONHECER UM POUCO DESSA CULTURA MILENAR.

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

http://www.escolagames.com.br/jogos/segredosEgito/

 

MUITO BEM!

AGORA, CONTINUE COM O APOIO DE UM FAMILIAR E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

RACISMO E PRECONCEITO, NÃO! - DVD SUPER ECA

https://www.youtube.com/watch?v=v7kaB4ARxP4

PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:

CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA FAZER O PASSEIO VIRTUAL, QUANDO FOR POSSÍVEL.

BANDEIRA DE SÃO PAULO

MUSEU AFRO BRASIL


AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MUSEU AFRO BRASIL!

MUSEU AFRO BRASIL ESTÁ LOCALIZADO NO PARQUE IBIRAPUERA (SÃO PAULO). ELE POSSUI UM ACERVO DE MAIS DE 6 MIL PEÇAS ENTRE PINTURAS, ESCULTURAS, GRAVURAS, FOTOGRAFIAS, DOCUMENTOS E PEÇAS ETNOLÓGICAS DE AUTORES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS, PRODUZIDOS ENTRE O SÉCULO XVIII E OS DIAS DE HOJE. OS ITENS ABORDAM AS TEMÁTICAS DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, COMO A RELIGIÃO, O TRABALHO, A ARTE E A ESCRAVIDÃO. NO TOUR VIRTUAL, É POSSÍVEL CONHECER OS DIFERENTES ANDARES DO MUSEU, OBSERVANDO AS PEÇAS EXPOSTAS, ALÉM DE CONFERIR AS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS.

FONTE: https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

(ADAPTADO PARA A ATIVIDADE).

AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO: 

https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil




16/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS HUMANAS

PROFESSORAS: CARLA E LUCIANE

Olá, pessoal!

No Caderno Trilhas vocês aprenderam um pouco sobre o ontem e o hoje da cidade de São Paulo.

Nessa atividade daremos continuidade ao tema, conhecendo um pouco sobre a história de nossa região.

 

O começo - Butantã


A região do Butantã era rota de passagem de bandeirantes e jesuítas que se dirigiam ao interior do país. Foi na região do Butantã que Afonso Sardinha montou o primeiro armazém de açúcar da vila de São Paulo, em sesmaria obtida em 1607. As terras da antiga sesmaria tiveram várias denominações: Ybytatá, Uvatantan, Ubitatá, Butantan e, finalmente, Butantã.

Posteriormente, a Sesmaria foi doada para a Igreja do Colégio São Paulo. Há duas versões para o significado do nome Butantã: "terra socada e muito dura" e "lugar de vento forte".

Após a expulsão dos jesuítas, em 1759, as terras foram confiscadas e vendidas. Um dos últimos proprietários foi a família Vieira de Medeiros que vendeu as terras para a Cia. City Melhoramentos, em 1915, responsável pela urbanização das margens do rio Pinheiros. Temos I duas construções históricas do século XVII e XVIII localizadas na região do Butantã: a Casa do Sertanista e a Casa do Bandeirante, ambas tombadas.

A região do Butantã era constituída por sítios, como o sítio Butantã, sítio Rio Pequeno, sítio Invernada Grande ou Votorantim, sítio Campesina ou Lageado e sítio Morumbi. O desenvolvimento do bairro ocorreu a partir de 1900, sobretudo com a implantação do Instituto Butantan e da Cidade Universitária.

O Instituto Butantan foi oficialmente inaugurado em 1901. Sua origem está associada ao combate da peste bubônica, que por volta de 1898, causava uma epidemia em Santos, litoral paulista. Para produzir o soro contra a peste.

Somente em 1925, o nome oficial passou a ser Instituto Butantan, hoje vinculado à Secretaria de Estado da Saúde. O conjunto arquitetônico foi tombado pelo Patrimônio Histórico em 1981. O local onde está instalado o Instituto é apenas uma parte da propriedade que abrangia também o campus da Universidade de São Paulo.



Distrito da Vila Sônia



O terreno da região pertencia ao médico Antonio Bueno e a Joaquim Manuel da Fonseca, sendo que o nome Vila Sônia foi dado em homenagem a uma das filhas de Antonio Bueno. É uma região relativamente nova no município de São Paulo, sendo que na década de 50 não possuía sequer energia elétrica ou água encanada. O desenvolvimento da região só se iniciou realmente na década de 60.

O distrito da Vila Sônia pertence à subprefeitura do Butantã, fazendo divisa com os distritos do Rio PequenoButantãRaposo TavaresMorumbiCampo Limpo e Vila Andrade, além do município de Taboão da Serra. Nas últimas décadas tem presenciado um crescimento imobiliário muito grande, inicialmente próximo à divisa com o distrito do Morumbi, com empreendimentos para classes média e média alta. No distrito existem algumas áreas mais periféricas, ou seja, mais afastadas do centro da cidade como o Jardim Jaqueline, onde há uma favela com o mesmo nome. O Jardim Colombo é um bairro com muitos condomínios, mas existe uma favela no bairro, com o mesmo nome. Outro forte contraste é no Portal do Morumbi, na divisa com o município do Taboão da Serra, onde há algumas favelas próximas ao Cemitério da Paz.

 

Jardim Jaqueline


O Jardim Jaqueline forma parte do distrito conhecido como Vila Sônia que é um distrito situado na zona oeste do município brasileiro de São Paulo. Administrado pela Subprefeitura do Butantã. 

Atualmente o distrito conta com dois shoppings centers, ambos nas divisas com outros distritos: o Raposo Shopping na divisa com o distrito do Rio Pequeno e o Butantã Shopping na divisa com o distrito do Butantã

Segundo os Correios do Brasil, o Jardim Jaqueline conta com 24 logradouros,  que seriam suas ruas e praças.

 A área do Jardim Jaqueline fica próxima à Rodovia Raposo Tavares, ao Parque Raposo Tavares e à Chácara do Jockey. Localiza-se atrás do Raposo Shopping, fazendo divisa com o município de Taboão da Serra, na antiga Avenida Intercontinental.

Agora veja algumas imagens do Jardim Jaqueline entre os anos de 2010 e 2013.



Agora entre os anos de 2016 e 2018.


Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jardim_Jaqueline,_SP.JPG

https://www.google.com/search?q=parque+raposo+tavares&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjDjp6X-vfsAhUWK7kGHeJPC3EQ_AUoAnoECCQQBA&biw=1707&bih=821#imgrc=We7S04jGJ0olsM

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16135/tde-04022014-104858/publico/Tatiana_Zamoner_Revisado.pdf

GLOSSÁRIO:

Confiscadas: O mesmo que apreendidas; retiradas de alguém.

Urbanização: Conjunto de técnicas e de obras que permitem dotar uma cidade ou área de      cidade de condições de infraestrutura, planejamento, organização administrativa e embelezamento conformes aos princípios do urbanismo.

Tombado: É um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

Divisa: Limite, fronteira que marca a separação entre duas cidades, bairros, estados...

 

Vamos saber um pouco sobre a história do Jardim Jaqueline, através de dois depoimentos de quem mora na região há muitos anos. Confira, a seguir!


Depoimento nº 1:

Sônia Rodrigues

Moradora do Jardim Jaqueline há 34 anos. Trabalha na secretaria da nossa escola, a EMEF Vianna Moog.

“Quando mudei para cá, várias ruas inclusive as da favela eram de terra. O campo de futebol era uma grande área limpa, não existiam casas no entorno. A maioria das moradias não eram de alvenaria, mas sim de madeira. O Parque Raposo ainda estava sendo terminado, o gás sendo canalizado, pois ali era um Aterro Sanitário (terreno para descarte de lixo urbano). Na rua Alessandro Bibiena tinha um córrego a céu  aberto, que transbordava, causando enchentes. Ali havia também uma criação de porcos. Lembro que uma vez, durante uma chuva de três dias, vários barracos foram derrubados, havendo até a morte de um senhor. A partir desta situação vários moradores começaram invadir e construir seus barracos.

Com o tempo a favela foi se urbanizando, havendo melhorias: os barracos foram substituídos por moradias de alvenaria, o córrego canalizado, programas de manutenção dos gasodutos, temos várias linhas do ônibus e o Shopping Raposo.”

 

Depoimento nº 2:

Carla Beserra de Oliveira


Moradora da região há 49 anos. Professora do 5º ano A, na nossa escola, a EMEF Vianna Moog.

“Quando mudei para a região, lembro que a escola  “Tarsila do Amaral”, ainda não existia, assim como as demais, inclusive o “Vianna Moog”. A área era ocupada por pequenas chácaras e sítios com plantações e criação de porcos, pois a Favela do Gelo era um matadouro. Nossa, me lembro quando os caminhões chegavam com os porcos e bois que seriam abatidos (mortos). As ruas eram todas de terra e não tinham iluminação pública, até mesmo a Avenida Intercontinental. Meu pai e meu tio me falaram também que o nome do bairro foi dado em homenagem a filha de um dos fazendeiros da época, chamada Jaqueline,  que teve uma morte trágica.

Um fato triste, terrível e inesquecível que ocorreu foi a explosão de um dos oleodutos, que incendiou e acabou com muitos barracos.

Com o tempo tudo foi se transformando. A favela foi se urbanizando, havendo melhorias: os barracos foram substituídos por moradias de alvenaria, o córrego foi canalizado,  programas de manutenção dos oleodutos foram feitos e hoje temos várias linhas do ônibus. “Houve a inauguração da EMEF Vianna Moog, do Shopping Raposo, da UBS e também temos vários condomínios residenciais no entorno.”

 

Agora vamos às atividades?

1. De acordo com as afirmações abaixo coloque V (verdadeiro) ou F (falso).

(    ) O Jardim Jaqueline é um bairro da zona oeste da cidade de São Paulo.

(    ) A região do Butantã era constituída por montanhas.

(    ) Taboão da Serra é um dos municípios vizinhos do Jardim Jaqueline.

(    ) O Jardim Jaqueline não é considerado um bairro periférico.

(    ) O nome do bairro Vila Sônia foi dado em homenagem a uma das filhas de Antonio Bueno.

 

2. Como morador do bairro Jardim Jaqueline em sua opinião quais são os pontos positivos e negativos que existem atualmente nele?

 

3. Após ter lido os textos informativos e os depoimentos e de ter observado algumas imagens, como você descreveria o Jardim Jaqueline de antigamente? Como eram as ruas, casas e o comércio local?

 

Agora acesse o link abaixo e assista a um vídeo que mostra um motoqueiro “passando” por algumas ruas do Jardim Jaqueline.


Agora que você assistiu ao vídeo, responda:

 

4. As imagens das ruas do bairro Jardim Jaqueline mostradas no vídeo são do passado ou de hoje? O que você observou nas imagens que o levou a essa conclusão?

5. O que você mudaria em seu bairro? Por quê?


16/11/2020 - ATIVIDADE 06 - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSORA: ISABEL

TEMA DA AULA: HABILIDADES CIRCENSES


HABILIDADES CIRCENSES

 

A atividade 9 do Caderno Trilhas de Aprendizagem volume 2, de Educação Física, apresentou para vocês a temática do circo. Em nossa aula de hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse tema.

Na atividade do Caderno Trilhas foi possível observar que existem diferentes tipos de habilidades circenses como, por exemplo, as acrobacias, equilibrismo e o malabarismo.

Hoje nós vamos estudar sobre o malabarismo.

O malabarismo pode ser definido como a arte de manipular objetos com destreza, coordenação e precisão. Existem diferentes tipos de malabarismos que podem ser realizados com diferentes objetos: bolinhas, claves, lenços e argolas, entre outros.

 

Vamos ver alguns exemplos dessa modalidade artística?

Clique nos links a seguir e assista aos vídeos propostos.

 

Malabarismo de Equilíbrio Dinâmico (6’02’’):

 

Diabolô (4’18’’):

 

Malabares com Claves (1’27’’):

 

Malabares com Bolas e Arcos (3’27’’):

Ioiô (1’46’’):

 

Malabarismo de Contato (2’32’’):

 

Malabarismo de Rebote (6’43’’):


Durante muito tempo o malabarismo esteve associado a um conjunto de artes e habilidades presentes no circo, em que os artistas surpreendem o público com apresentações que desafiam os limites humanos. Hoje em dia, o malabarismo vai além da lona do circo e, como pudemos ver nos vídeos, passou a ocupar diferentes espaços da cidade como as ruas e praças, sendo também considerado uma arte de rua.


Prontos para experimentar?

 

Antes de tudo, precisaremos de bolinhas!

Para isso, que tal construirmos nossas próprias bolinhas de malabares?

Chame um adulto para te ajudar!

Precisaremos de: 

  • 1 pacote de bexigas (na verdade utilizaremos apenas algumas);
  • 200g de painço (se não encontrar substitua por arroz ou areia);
  • 1 saco plástico;
  • Tesoura sem ponta.

Observação: Painço é um tipo de grão, um cereal. Alguns o chamam de milho-miúdo ou milhete.

Agora siga as orientações do vídeo a seguir:


Caso não consiga fazer suas próprias bolinhas de malabares, você pode improvisar usando bolinhas de meiabolinhas de papel amassado e até mesmo limões!


Agora vamos aprender alguns movimentos básicos de malabares?

 

Procure um espaço adequado em sua casa e não tenha pressa!

*Atenção: Se precisar, faça uma pausa no vídeo e treine cada passo, até se sentir seguro para seguir para a próxima etapa!


Lembre-se: cada um tem o seu tempo para aprender!

 

Agora siga as orientações do vídeo abaixo:



Comente como foi a experiência no campo de comentários do blog e continue treinando!!!

Até breve!




07/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS DA NATUREZA

PROFESSORAS: LUCIANE E CARLA

TEMA DA AULA: DECOMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS


Olá, pessoal!

Hoje vamos continuar falando sobre decomposição de alimentos como citado anteriormente no Caderno Trilhas da Aprendizagem.

Vamos lá?

 

O QUE É E PARA QUE SERVE A DECOMPOSIÇÃO?


Decomposição é um termo usado para descrever os processos em que cada matéria orgânica é degradada em partículas menores e em nutrientes.

A decomposição é muito importante para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque é através dela que os nutrientes que se encontravam presentes no organismo morto voltam para o meio ambiente, podendo serem utilizados por outros.

O que os seres vivos retiram do ambiente, eles devolvem. Tem sido assim desde o início da existência da vida na Terra até os dias de hoje. Trata-se de um ciclo eterno. A este ciclo damos o nome de CADEIA ALIMENTAR.

Na cadeia alimentar, a energia vai sendo transferida de um ser vivo para o outro. Os componentes da cadeia alimentar são os seres produtores, consumidores e decompositores.

  • Os produtoresSão todos os seres que fabricam seu próprio alimento, através da fotossíntese, sendo neste caso as plantas/vegetais, sejam elas terrestres ou aquáticas. Fotossíntese é o processo realizado pelas plantas para que haja produção de energia necessária para que possam se manter vivas. Ao contrário dos animais, as plantas produzem o seu próprio alimento. Para que aconteça tal processo a planta retira o gás carbônico do ar e também utiliza a energia do Sol.
  • Os consumidoresO homem e outros animais não produzem seu próprio alimento. Eles consomem outros seres vivos. Podem se alimentar de vegetais, da carne de outros animais ou de vegetais. Por isso são chamados consumidores.
  • Os decompositores: Quando os seres vivos morrem, eles apodrecem, isto é, entram em decomposição. São os fungos e as bactérias que decompõem as plantas e os animais mortos, fazendo-os apodrecer. Por isso, esses organismos são chamados decompositores. Eles são encontrados no ar, no solo, na água, na nossa pele, dentro do nosso corpo etc. Os restos dos animais e vegetais em decomposição ajudam a fertilizar o solo e o solo fertilizado favorece o desenvolvimento das plantas.

GLOSSÁRIO

Matéria Orgânica: é toda substância morta no solo, tanto faz se provém de plantas, animais ou microrganismos.

Degradada: degenerada; adulterada; modificada; transformada.

Nutrientes: são substâncias presentes nos alimentos que são importantes para o funcionamento do nosso organismo.

Partículas: menor parte que compõem uma substância.

Fertilizar: tornar fértil, produtivo.

 

MAS COMO ACONTECE O PROCESSO DE DECOMPOSIÇÃO?



Primeiramente vamos lembrar que a decomposição dos seres vivos e realizada por bactérias e fungos.

Bactérias: Bactérias são seres microscópicos (aqueles que não podem ser vistos a olho nu, somente com ajuda de um microscópio eletrônico) e unicelulares (formados apenas por uma única célula) do Reino Monera, que vivem em diversos ambientes, como no ar, na água, no solo e em outros seres vivos.

Fungos: Os fungos são organismos que pertencem ao reino Fungi,  é um grupo  micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos.

Durante o processo de decomposição ocorre no organismo uma transformação química, na qual podemos observar várias mudanças quanto à sua coloração (cor), odor (cheiro), estrutura – amolecimento e ressecamento e gosto.

Atenção: jamais devemos comer qualquer alimento em processo de decomposição.

Fontes:

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2371/acao-decompositora-do-fungos-e-bacterias

https://i.pinimg.com/originals/c1/fe/4c/c1fe4ce0a55897971ac277e7b6829a12.jpg

https://escolakids.uol.com.br/ciencias/importancia-da-decomposicao.htm

https://www.aprenderebrincar.com/2015/08/seres-vivos-e-cadeia-alimentar.html?m=1

 

Agora vamos às atividades!

1) Complete as frases abaixo com as palavras em destaque:

a) Por produzirem seu próprio alimento, as _____________ são chamadas seres ____________.

b) Os ____________ e outros _____________ que não produzem ____________, mas consomem os que existem na natureza são chamados seres _____________.

c) Os seres vivos que se alimentam de seres _____________ são chamados _____________.

 

2) Coloque V para verdadeiro e F para falso:

a) As bactérias produzem seu próprio alimento. (   )

b) Os fungos se alimentam de matéria morta. (   )

c) Alguns fungos e bactérias são seres decompositores. (   )

d) As bactérias são encontradas no ar, no solo, no corpo de outros seres vivos, etc.(   )

e) O bolor é um tipo de bactéria. (   )

f) A decomposição é importante para a fertilização do solo. (   )

g) Durante o processo de decomposição ocorre uma transformação química. (   )

h) Os fungos e bactérias não são organismos importantes para a natureza. (   )

  

3) Qual a importância da ação decompositora dos fungos e bactérias no equilíbrio ecológico?


4) Quais são as transformações sofridas que podemos observar em um organismo durante o processo de decomposição?

 

Agora assista a um vídeo muito legal que fala sobre tudo isso. Você vai aprender e se divertir. Basta clicar no link a seguir. 

ATIVIDADE PRÁTICA (não obrigatória)

Bem, agora que você aprendeu sobre a decomposição, lendo o texto explicativo e assistindo ao vídeo, que tal brincar de cientista?

 

Vamos observar e registrar o que o corre durante a decomposição da banana?

Para realizar essa atividade, que é um experimento científico prático, você precisa “pensar” como um cientista, que é um grande investigador e observador, estando sempre disposto a fazer novas descobertas.

Então o que será que você irá observar e descobrir com este experimento:

Qual será a primeira mudança que ocorrerá na decomposição da banana?

Será na coloração? Textura? Cheiro...

Para saber você terá que observar diariamente com atenção, fazer anotações, se quiser também pode fotografar, e no final chegar a uma conclusão a respeito de seu experimento.


Então, está preparado?

Para realizar essa atividade você terá que ter o auxílio de uma pessoa adulta e seguir o roteiro abaixo:


Material necessário:



Atenção: é importante manter a banana em decomposição em local seguro, principalmente longe de crianças e animais domésticos.

Procedimentos:

a) Pegue um pedaço de banana. Observe-o atentamente: verifique sua coloração (cor), sua textura (se está mole ou dura, por exemplo), seu cheiro e assim por diante. Anote tudo. Depois coloque o pedaço de banana dentro do pote plástico e tampe.

b) Escolha um lugar seguro onde possa deixar o experimento. Sugestão: em cima da geladeira ou de um armário.

c) Observe diariamente o que está ocorrendo com a banana. Mudança de cor, estrutura, cheiro e faça novas anotações do que você observou.

d) Se quiser e for possível, você pode, também, fotografar as mudanças observadas em seu experimento.

e) Por último, escreva sua conclusão, contanto o que você aprendeu ou descobriu com o experimento.



07/11/2020 - ATIVIDADE 06 - ARTES

PROFESSORA: DÉBORA

TEMA DA AULA: CULTURA POPULAR - CICLO CARNAVALESCO


Olá pessoal, nessa semana vamos fazer mais uma atividade relacionada ao conteúdo do caderno Trilhas de Aprendizagens 2, para poder aprender um pouco mais sobre Cultura Popular.

Profª Débora

Em nossa última atividade aprendemos um pouco sobre Cultura Popular, estudando arte Naïf no ciclo de festividades junino. Espero que tenham feito suas produções e que tenham ficado bem legais.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o ciclo carnavalesco de festividade.

Cultura Popular: Ciclo carnavalesco

No caderno Trilhas de Aprendizagens 2, na página 68, encontramos a seguinte explicação sobre o Ciclo Carnavalesco:

“São os maiores festejos do Brasil, os bailes de carnaval, os desfiles de escolas de samba, os blocos de rua, os trios elétricos, o frevo e o maracatu, entre outras manifestações.” 

As festividades do ciclo carnavalesco fazem parte das manifestações populares que ocorrem em todo o Brasil. Temos desde os desfiles das escolas de samba, muito populares em São Paulo e Rio de Janeiro, ao maracatu, frevo e trios elétricos, muito populares no Nordeste, como Olinda, no Recife, entre outras.

Maracatu, Olinda, PE.


Reprodução de imagem do site https://www.todamateria.com.br/maracatu/


Desfile de escolas de samba, São Paulo, SP.

Foto: Jefferson Pancieri/ SPTuris

Em comum, as festividades trazem alegria, dança, roupas muito coloridas e repletas de enfeites, brilhos e músicas com ritmos marcantes.

E é sobre música que iremos falar nessa atividade, e mais precisamente sobre um tipo de música que embala os carnavais de rua, ou os “bloquinhos” de carnaval, como são popularmente conhecidos.

Vejam abaixo um trecho de uma marchinha de carnaval bastante conhecida:

Mesmo tendo nascido depois dos anos 2000 acredito que vocês já ouviram essa marchinha de carnaval pelo menos uma vez, e imagino que vocês nem imaginam que essa música foi composta em 1937, mas ela ficou tão popular que foi regravada muitas vezes e é cantada até hoje nos bloquinhos de carnaval por todo o Brasil.

A marchinha é um ritmo que lembra as músicas tocadas pelas fanfarras militares, daí o nome de marcha, pois ao desfilar com suas fanfarras os militares fazem isso marchando. As marchinhas ficaram muito populares no Brasil por volta de 1920, mas esse tipo de composição chegou aqui muito antes, trazidas pelos portugueses, mas eram muito diferentes das que existem hoje. Aqui no Brasil as marchinhas ganharam letras, ritmos e novas composições e uma dose extra de alegria que a tornou a cara do carnaval brasileiro. Suas letras não são simples versos ou rimas. Elas trazem situações do dia a dia, com um toque de humor ou mesmo de protesto. Abordam temas como amor, preconceito, política, profissões, homenagens, entre outros.

Algumas características das marchinhas são:

  • letras simples e pequenas
  • humor
  • fáceis de entender e memorizar 

Convido vocês a prestarem bastante atenção na letra da marchinha “Mamãe eu quero”, cujo trecho destacamos acima, no vídeo a seguir:


Agora que já conhecem bem essa letra gostaria de falar sobre um tipo de arte conhecido como paródia, que é uma imitação cômica de uma obra, seja ela literária, artística, música, filme, etc. Ou seja, fazer uma paródia é imitar com a intenção de tornar engraçado, mudando partes da obra original, mas mantendo seus elementos básicos, para que as pessoas continuem sabendo qual era a obra, mas entendendo que foi modificada, ou melhor dizendo, parodiada.

Vou fazer aqui uma paródia da música “Mamãe eu quero”, que vocês acabaram de ver no vídeo:




Atividade

Agora que ouviram e conheceram um pouco sobre marchinhas e paródia, gostaria que vocês perguntassem para as pessoas que moram com vocês se elas conhecem alguma marchinha famosa. Peçam que cantem um pedacinho para vocês e respondam essas questões:

 

1) Você ou alguém da sua família conhecia alguma outra marchinha de carnaval?

Escreva o nome ou um pedaço da música:

__________________________________

(Vamos deixar aqui no final outros vídeos de marchinhas para vocês conhecerem!)

 

2) Agora que vocês conhecem outras marchinhas, gostaria que vocês fizessem igual ao exemplo que dei acima e reescrevessem um pedacinho de uma marchinha com uma letra criada por vocês, como uma paródia. Para ajudar, vou deixar aqui alguns trechos de marchinhas famosas para que vocês possam usar na tarefa. Mas podem escolher outras, se quiserem.

 

Trecho 1: Me dá um dinheiro aí “, de Homero Ferreira, Glauco Ferreira e Ivan Ferreira, 1959

Ei você aí, me dá um dinheiro aí

Me dá um dinheiro aí

Não vai dar?

Não vai dar não?

Você vai ver, a grande confusão

 

Trecho 2: “Marcha do remador”, de Antônio Almeida e Oldemar Magalhães, 1964

Se a canoa não virar,

Olê, olê, olê olá

Eu chego lá

Rema, rema, remador

Quero ver depressa o meu amor

Se eu chegar depois do sol raiar

Ela bota outro em meu lugar

 

Trecho 3: “A jardineira”, de Humberto Porto e Benedito Lacerda, 1938

Oh, jardineira porquês estás tão triste?

Mas o que foi que te aconteceu?

Foi a camélia que caiu do galho

Deu dois suspiros e depois morreu

Vou deixar aqui mais uma sugestão de vídeo com outras marchinhas para vocês conhecerem (tarefa não obrigatória):

Boa semana a todos!

Separem uma folha de seu caderno para responder a essas questões, não se esqueçam de colocar nome, data e a disciplina, que é Artes, na sua folha de respostas.

Guardem seus trabalhos. Vamos recolhê-los no retorno as aulas.

Referências:

https://www.todamateria.com.br/maracatu/

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/como-surgiram-as-marchinhas-de-carnaval

https://escola.britannica.com.br/artigo/marchinha-de-Carnaval/483368#:~:text=A%20marchinha%2C%20ou%20marcha%2C%20de,foli%C3%B5es%20de%20todo%20o%20pa%C3%ADs.&text=Era%20ao%20som%20das%20marchinhas,quase%20todo%20o%20s%C3%A9culo%20XX.

https://escola.britannica.com.br/artigo/marchinha-de-Carnaval/483368.

https://www.estudopratico.com.br/origem-das-marchinhas-de-carnaval-composicoes-que-embalam-os-folioes/

https://www.cifraclub.com.br/marchinhas-de-carnaval/jardineira/letra/

https://www.letras.mus.br/emilinha-borba/197883/




02/11/2020 - ATIVIDADE 6 - MATEMÁTICA 

PROFESSORAS: CARLA E LUCIANE

TEMA DA AULA: GEOMETRIA E RETA NUMÉRICA


Olá, pessoal! 

Hoje vamos dar continuidade às atividades sobre geometria e reta numérica como citado anteriormente no Caderno Trilhas da Aprendizagem. Vamos relembrar?

Geometria

As formas geométricas estão presentes no nosso dia a dia. Encontramos o triângulo, por exemplo, na pizza e numa placa de trânsito. O mesmo ocorre com todas as demais formas geométricas. Mas você sabe o que são formas geométricas, em qual área da matemática é estudada, identificar quais são as formas planas e as formas não planas?

Para começar, é preciso compreender que a geometria é uma das três áreas que estuda as formas dos objetos presentes na natureza, das posições ocupadas por esses objetos, das relações e das propriedades relativas a essas formas, denominadas de formas geométricas. 

Estudos demonstram que a geometria teve origem desde as antigas civilizações devido a necessidade de partilhar (dividir) terras férteis às margens dos rios, construir casas, observar e prever os movimentos dos astros, ou seja, atividades de nosso dia a dia. Daí vem a origem da palavra e denominação da geometria que  é composta de duas palavras gregas: geo (terra) e metron (medida).

Atualmente a geometria está dividida em :


  • Geometria Plana que estuda as figuras/formas geométricas planas.
  • Geometria Espacial que estuda as figuras/formas geométricas espaciais ou não planas.

O que são formas planas?


É bem fácil, e eu posso te mostrar! As formas planas são representadas a partir de um plano e possuem apenas duas dimensões: largura e comprimento. São conhecidas pelo nome de polígonos e não polígonos. Veja alguns exemplos a seguir:

https://escolakids.uol.com.br/matematica/formas-geometricas.htm

 

Como são os polígonos?

Polígonos são linhas ou retas fechadas formadas apenas por segmentos de reta (reta que possui origem e extremidade) que não se cruzam. Em outras palavras, são figuras geométricas planas formadas por lados, que, por sua vez, são segmentos de reta.

 

https://www.estudokids.com.br/poligonos/

   

Os polígonos possuem lados e vértices. E o que são vértices?

Os vértices são os encontros dos lados (retas) de cada forma geométrica, ou seja, são os ângulos. Veja na imagem abaixo que os vértices estão representados por pequenas bolinhas azuis, ou seja, toda vez que as linhas se encontram, formam vértices.


As figuras planas ou polígonos possuem nomes e formas diferentes. Além disso, cada uma possui uma quantidade de lados.

  • Triângulo – 3 lados
  • Quadrilátero – 4 lados
  • Pentágono – 5 lados
  • Hexágono – 6 lados
  • Heptágono – 7 lados
  • Octágono – 8 lados
  • Eneágono – 9 lados
  • Decágono – 10 lados
  • Undecágono – 11 lados
  • Dodecágono – 12 lados
  • Pentadecágono – 15 lados
  • Icoságono – 20 lados

Já os não polígonos pelo contrário podem ser formados não apenas linhas retas, não serem fechados e terem retas que se cruzam, com nas figuras abaixo.
 


  • Na figura A temos: 2 linhas retas e um curva.
  • A figura B não possui todos os lados.
  • A figura C possui retas que se cruzam.

Sólidos geométricos ou formas não planas.

Os sólidos geométricos são objetos tridimensionais - possuem largura, comprimento e altura, e podem ser classificados entre poliedros e não poliedros (corpos redondos).

Os elementos principais de um sólido são: faces, arestas e vértices. Cada sólido possui sua representação espacial e sua representação planificada (planificação de sólido geométrico).

Os nomes dos sólidos geométricos são dados, geralmente, a partir de sua característica determinante, seja em relação ao número de faces que o compõem, seja com referência a objetos conhecidos no cotidiano.


 https://escolakids.uol.com.br/matematica/formas-geometricas.htm

 Fonte: adaptação de texto profªs: Carla e Luciane

 

Vamos treinar o que aprendemos? Que tal responder às questões a seguir?

 

1. Escreva em seu caderno o nome das figuras abaixo de acordo com o seu número de lados.

2. Observe os objetos e escreva o nome do sólido geométrico com o qual ele parece:

3. Agora faça a correspondência entre a imagem dos sólidos geométricos e o seu nome colocando a letra da imagem no nome correspondente ao sólido geométrico.

(   ) Esfera

(   ) Cubo

(   ) Pirâmide quadrangular

(   ) Cone

(   ) Cilindro

(   ) Prisma triangular

 

4. Fabiana trabalha numa fábrica de caixas. Observe as caixas que Fabiana fabricou.


As caixas mais vendidas para colocar bombons têm a forma de cubos e paralelepípedos. Quais são elas?

 

a) Tipo I e II                     

b) Tipo I e III                

c) Tipo II e III                 

d) Tipo II e IV

 

Reta Numérica

Agora vamos relembrar sobre reta numérica.

reta numérica é, essencialmente, uma reta constituída, ou seja, formada apenas por números que são marcados e ordenados através de um ponto que determina sua origem, dependendo da sequência numérica representada. Isso é feito de modo que nenhum número seja utilizado duas vezes na reta ou que nenhum ponto da reta represente dois números.

Como temos representado nos exemplos abaixo:

ü  Exemplo 1: origem algarismo zero

ü  Exemplo 2: origem número   69

   Fonte: adaptação Profªs:  Carla e Luciane

 

E agora, que tal responder a duas questões sobre reta numérica?

 

5. Observe a reta numérica abaixo, copie-a em seu caderno e responda.






a) Qual número vem depois (é sucessor) do 102? 

b) Qual número vem antes (é antecessor) do 104? 

c) Que número vem depois do 98? 

d) E antes do número 105, que número temos? . 

e) Descubra e informe: que número está entre o 99 e o 101? 

f) Desenhe em seu caderno uma reta numérica do 5 ao 15.



6. Durante o recreio, alguns alunos formaram duplas para brincar de carrinho de mão no pátio da escola. Venceria a brincadeira quem conseguisse andar mais longe sem deixar o colega cair. Para marcar a distância que cada um conseguiu percorrer foi traçada a seguinte reta numérica no chão. 







Agora observe a reta e responda as questões abaixo em seu caderno.

a) Quantos metros andaram Roberta e Ana?

b) Paulo e José andaram 3 metros a mais que Roberta e Ana. Quantos metros eles andaram?

c) Cláudia e Felipe andaram 2 metros a menos que Paulo e José. Quantos metros eles andaram?

d) Quantos metros fez a dupla que ganhou a competição?


     02/11/2020 - ATIVIDADE 06 - INGLÊS

PROFESSORAS: FLÁVIA E RIVANEIDE 

TEMA DA AULA: SCHOOL SUPPLIES























25/10/2020 - ATIVIDADE 6 - LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORAS: CARLA E LUCIANE 


Olá pessoal!

Nessa atividade falaremos sobre Contos.

      Relembrando: CONTO

“Quem conta um conto aumenta um ponto.” Você já ouviu essa frase em algum lugar? Sabe o que é um conto? Como podemos diferenciar o conto dos outros tipos de textos? Sabe aquelas historinhas que seus pais te contavam quando você ia dormir? Aquelas que você provavelmente já escutou ou leu na escola. Pois bem, elas são contos. Os contos são conhecidos por serem histórias curtas. Eles são tão pequenos que após ler ou escutar um você consegue contá-lo sem precisar estar com o livro na mão.

O conto é um texto narrativo. Ele tem o foco em um fato ou um determinado acontecimento. Geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os contos são fantasiosos, histórias de faz de conta que são muito contadas para as crianças.

O conto possui um narrador, que é quem conta a história e um enredo, ou seja, a história é dividida em começo, meio e fim.

Os contos tiveram início há muitos séculos. Eram feitos de forma oral. Naquela época não eram registrados pela escrita. Os gregos e romanos costumavam contar os contos para a população nas noites de luar. Os contos da época eram as antigas lendas orientais, algumas parábolas bíblicas, e com o passar dos tempos vieram as novelas medievais italianas, as fábulas francesas de Esopo e La Fontaine, até chegar aos livros, que é a forma mais comum de conhecermos os contos.

Com a evolução do tempo os contos passaram a receber várias classificações como, por exemplo, por nacionalidade (brasileiro, francês, russo etc.) e também por categorias referentes ao gênero, conhecidos como contos maravilhosos, de amor, de ficção, policiais, de terror, de mistério e muitos outros.

Temos no conto a introdução ou apresentação, o desenvolvimento ou complicação, o clímax e a conclusão ou desfecho. Observe:

  • Introdução: apresentação da ação que será desenvolvida. Nesse momento inicial, há uma breve ambientação do local, tempo, personagens e do acontecimento.
  • Desenvolvimento: formado em grande parte pelo diálogo das personagens, aqui se desenrola o desenvolvimento da ação.
  • Clímax: momento em que a tensão da história alcança o seu ponto máximo.
  • Conclusão ou desfecho: é o encerramento da narrativa, normalmente de forma surpreendente.

 

 Exemplo: Chapeuzinho vermelho (1697)

 

A primeira versão impressa do conto foi publicada por Charles Perrault, em 1697. No entanto, a versão mais popular é uma adaptação realizada pelos irmãos Grimm, em 1857. A obra conta a história de uma menina que usa uma capa com capuz vermelho, por isso é conhecida como Chapeuzinho Vermelho.

Introdução: A pedido de sua mãe, a menina deve levar para sua avó, que está doente, uma cesta com bolo e frutas. Porém como sua avó mora na floresta, ela deve tomar cuidado e não se distrair e nem desviar do caminho.

Desenvolvimento: No meio do caminho, desobedecendo as orientações de sua mãe, ela se distrai, “toma” um outro caminho e é interceptada por um lobo. Ela para e conversa com ele, que acaba descobrindo onde a avó da menina mora. Então o lobo segue diretamente para lá, a fim de devorar a avó e depois fazer o mesmo com a menina.

Clímax: Quando Chapeuzinho chega à casa da avó, e também é devorada pelo lobo.

Conclusão ou desfecho: Ambas são salvas por um caçador que percebe a presença do lobo na casa e corta a barriga do animal, libertando assim as duas vítimas.

Adaptação: Professoras Carla e Luciane


Fonte: https://www.todamateria.com.br/conto/#:~:text=Introdu%C3%A7%C3%A3o%3A%20apresenta%C3%A7%C3%A3o%20da%20a%C3%A7%C3%A3o%20que,desenrola%20o%20desenvolvimento%20da%20a%C3%A7%C3%A3o.

 

Guardamos na memória heróis, vilões, objetos mágicos e forças sobrenaturais que povoavam contos maravilhosos, de aventura, de mistério, lidos e ouvidos ao longo da vida. Os contos fazem pensar, intrigam, trazem descobertas, provocam susto, riso, encantamento.               

                           José Moraes. A arte de ler. São Paulo: Unesp, 1996, p. 12.

 

Agora leia os contos abaixo com atenção e responda as questões referentes aos mesmos.

Conto 1

Conto de Mistério

Stanislaw Ponte Preta

Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto. No local combinado, parou e fez o sinal que tinham já estipulado à guisa de senha. Parou debaixo do poste, acendeu um cigarro e soltou a fumaça em três baforadas compassadas. Imediatamente um sujeito mal-encarado, que se encontrava no café em frente, ajeitou a gravata e cuspiu de banda.

Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou:

– Siga-me! – foi a ordem dada com voz cava. Deu apenas um gole no guaraná e saiu. O outro entrou num beco úmido e mal iluminado e ele – a uma distância de uns dez a doze passos – entrou também.

Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral. Mas o homem que ia na frente olhou em volta, certificou-se de que não havia ninguém de tocaia e bateu numa janela. Logo uma dobradiça gemeu e a porta abriu-se discretamente.

Entraram os dois e deram numa sala pequena e enfumaçada onde, no centro, via-se uma mesa cheia de pequenos pacotes. Por trás dela um sujeito de barba crescida, roupas humildes e ar de agricultor parecia ter medo do que ia fazer. Não hesitou – porém – quando o homem que entrara na frente apontou para o que entrara em seguida e disse: “É este”.

O que estava por trás da mesa pegou um dos pacotes e entregou ao que falara. Este passou o pacote para o outro e perguntou se trouxera o dinheiro. Um aceno de cabeça foi a resposta. Enfiou a mão no bolso, tirou um bolo de notas e entregou ao parceiro. Depois se virou para sair. O que entrara com ele disse que ficaria ali.

Saiu então sozinho, caminhando rente às paredes do beco. Quando alcançou uma rua mais clara, assoviou para um táxi que passava e mandou tocar a toda pressa para determinado endereço.

O motorista obedeceu e, meia hora depois, entrava em casa a berrar para a mulher:

– Julieta! Ó Julieta... Consegui.

A mulher veio lá de dentro enxugando as mãos em um avental, a sorrir de felicidade. O marido colocou o pacote sobre a mesa, num ar triunfal. Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.

Fonte:https://www.sjc.sp.gov.br/media/120987/5%C2%BA-ano-port.pdf

Glossário

“À guisa de senha”:  à modo/maneira de senha.

Voz cava: voz rouca.

Sepulcral: sombrio, triste.

Tocaia: emboscada; ação em que alguém está escondido.

 

E agora, que tal responder a algumas questões pra ver se entendeu tudo direitinho? Vamos lá!

 

1. Alguns elementos da língua escrita ajudam a construir o mistério no conto. Encontre, no texto, as palavras que o autor utilizou para descrever os ambientes onde se passa a história, dando a ideia de mistério.

BECO

 

SALA

 


     2. Retire do texto três adjetivos (qualidade/característica).


3. De acordo com o texto copie em seu caderno apenas as afirmativas corretas.

  • Dois irmãos foram comprar um quilo de feijão.
  • O beco era úmido e mal iluminado.
  • O carro do rapaz quebrou e ele entrou em um beco para procurar um mecânico. 
  • No pacote havia um quilo de feijão.

     4Copie em seu caderno o trecho abaixo que indica o clímax do conto.



  • Com a gola do paletó levantada e a aba do chapéu abaixada, caminhando pelos cantos escuros, era quase impossível a qualquer pessoa que cruzasse com ele ver seu rosto.

  • Era aquele. Atravessou cautelosamente a rua, entrou no café e pediu um guaraná. O outro sorriu e se aproximou: 

  • Ela abriu o pacote e verificou que o marido conseguira mesmo. Ali estava: um quilo de feijão.

  • Ali parecia não haver ninguém. O silêncio era sepulcral.
Conto 2

     O Conto da Mentira

Rogério Augusto

Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.

O garoto havia inventado morte do cachorro, nota dez em matemática, gol de cabeça em campeonato de rua. A mãe tentava assustá-lo: “Seu nariz vai ficar igual ao do Pinóquio!”. Felipe ria na cara dela: “Quem tá mentindo é você! Não existe ninguém de madeira!”.

O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…

Então, aconteceu o que seu pai alertara. Felipe assistia a um programa na TV. A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado. O prêmio era uma bicicleta: “É verdade, mãe! A moça quer falar com você no telefone pra combinar a entrega da bicicleta. É verdade!”. 

A mãe de Felipe fingiu não ouvir. Continuou preparando o jantar em silêncio. Resultado: Felipe deixou de ganhar o prêmio. Então, ele começou a reduzir suas mentiras. Até que um dia deixou de contá-las. Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor. Voltou a criar histórias. Agora, sem culpa e sem medo. No momento está escrevendo um conto. É a história de um menino que deixa de ganhar uma bicicleta porque mentia…

Fonte: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-o-conto-da-mentira-6o-ano/

 

Para ver se compreendeu bem o texto, responda às questões a seguir.



5. Enumere a sequência correta de acordo com a ordem dos acontecimentos no conto:

( ) Felipe utiliza a criação de histórias como uma ferramenta profissional.

( ) O pai do garoto o alerta quanto às consequências do ato de mentir.

( ) Felipe deixa de ganhar a bicicleta do programa de televisão.

( ) Felipe conta inúmeras mentiras em casa.

Agora copie em seu caderno a alternativa que representa a sequência correta.

a) 1, 2, 3, 4.

b) 4, 2, 3, 1.

c) 4, 3, 1, 2.

d) 2, 1, 4, 3.


6. O que motivou Felipe a reduzir as suas mentiras?

7. Copie apenas o trecho que indica a introdução do texto.


  • Bem, Felipe cresceu e tornou-se um escritor
  • A apresentadora ligou para o número do telefone da casa dele. Felipe tinha sido sorteado.
  • Todo dia Felipe inventava uma mentira. “Mãe, a vovó tá no telefone!”. A mãe largava a louça na pia e corria até a sala. Encontrava o telefone mudo.
  • O pai de Felipe também conversava com ele: “Um dia você contará uma verdade e ninguém acreditará!”. Felipe ficava pensativo. Mas no dia seguinte…

       
8. Crie em seu caderno um novo final para o conto.

E para concluir nossa atividade de hoje, agora acesse o link abaixo e assista ao vídeo feito por alunos do 3º Ano da EMEB Maria Rosa Barbosa, recontando o conto africano “O sapo e a cobra”.

https://www.youtube.com/watch?v=yGKnAYjlLEA


 

ATÉ A PRÓXIMA!

EM CASO DE DÚVIDAS, CLIQUE AQUI



25/10/2020 - ATIVIDADE 06 - SALA DE LEITURA

PROFESSORA: GIOVANNA

Bem vinda(o) a mais uma aula de Leitura!

Material:

Folha de anotação para sua reflexão (pode ser em um caderno ou folha solta para entregar em aula).

Atividade:

Você vai ouvir no link abaixo um áudio meu lendo a história “A Moça Inteligente”, reconto do livro Novas Histórias Antigas, de Rosane Pamplona. Após a apreciação, responda às perguntas abaixo.

A Moça Inteligente

https://soundcloud.com/user-892482557/a-moca-inteligente-de-rosane-pamplona/s-JLIwxzFmtP5


Capa do livro de Rosane Pamplona

Perguntas:

1. Qual o bem mais valioso para a moça da história e o que ela nos ensina com seu gesto?

2. A história é muito antiga e tem elementos e comportamentos que não são mais usados por nós em tempo atuais. Você consegue identificar alguns desses comportamentos? Cite-os.

3. Quais ligações podemos fazer entre a história ouvida e o empoderamento feminino?

Histórias, mesmo antigas e com comportamentos diferentes dos habituais, nos ajudam a refletir sobre o mundo. Assim, podemos fazer reflexões sobre as mudanças e evoluções existentes entre os tempos!

Conta para mim lá no blog da escola se você curtiu a atividade dessa semana!

Fique em casa e se proteja!

Uma beijoca

Professora Giovanna – POSL


25/10/2020 - ATIVIDADE 6 - INFORMÁTICA

PROFESSOR: MANOEL

OLÁ, PESSOAL!


VOCÊS JÁ ESTÃO SABENDO SOBRE O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020 “VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA”? AQUI NO BLOG TEMOS UMA ABA ESPECIAL PARA ESTE EVENTO. MAS, COMO ASSIM SARAU? SELECIONAMOS UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊS CONHECEREM UM POUQUINHO SOBRE ESTE ASSUNTO.

VAMOS LÁ? COM O APOIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

FOREST QUER SABER: O QUE É UM SARAU? (#erros no final)

https://www.youtube.com/watch?v=QA6kpDGARHc


AGORA QUE VOCÊS VIRAM QUE PODEMOS EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE E NOSSOS TALENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS, PARTICIPEM DAS PROPOSTAS ORIENTADAS POR SEUS PROFESSORES. SERÁ UM MOMENTO BEM ESPECIAL PARA NOS REENCONTRARMOS, MESMO QUE VIRTUALMENTE!

AGORA, VAMOS EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO?

JOGO: MATH SLITHER

 

DESCRIÇÃO: DESENVOLVER A COMPREENSÃO, O RACIOCÍNIO LÓGICO E O CÁLCULO DE FORMA DIVERTIDA E INTERESSANTE.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: NÚMEROS - CÁLCULO MENTAL – ADIÇÃO – SUBTRAÇÃO

COMO JOGAR:

1º: SELECIONE O SEU ANO ESCOLAR:

2º: ESCOLHA SEU DESAFIO:

EXEMPLO:

ADDITION = ADIÇÃO (MAIS)

ADD (SOMAR)

10 + 20 = ?

 

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DO NÚMERO 30.  SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI AUMENTANDO. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI DIMINUIR. EVITE ACERTAR OS OBSTÁCULOS (OUTROS PARTICIPANTES)! 

 

OUTRO EXEMPLO:

NUMBER PROPERTIES = COMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS

HOW DO YOU MAKE 4? (COMO VOCÊ FORMA O NÚMERO 4?)

+ 1

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DOS NÚMEROS 3 + 1

SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI AUMENTANDO. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI DIMINUINDO.

 

PARA FINALIZAR OS EXEMPLOS:

SUBTRACTION = SUBTRAÇÃO (MENOS)

FILL IN THE MISSING NUMBER. (PREENCHA O NÚMERO QUE FALTA)

- ? = 3

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DO NÚMERO 1

SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI CRESCER. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI REDUZIR.

 

ACEITE O DESAFIO E ESCOLHA QUAL CÁLCULO VOCÊ QUER EXERCITAR!

 

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

https://www.minijogos.com.br/jogo/math-slither

 

PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:

CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA FAZER O PASSEIO VIRTUAL, QUANDO FOR POSSÍVEL. 

 

AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O CASTELO RÁ-TIM-BUM!

CASTELO RÁ-TIM-BUM!

CONSIDERADO UM DOS GRANDES SUCESSOS DA TV CULTURA, O CASTELO RÁ-TIM-BUM FOI PRODUZIDO E EXIBIDO PELA EMISSORA ENTRE 1994 E 1997. COM 90 EPISÓDIOS, A SÉRIE MARCOU A HISTÓRIA DA PROGRAMAÇÃO INFANTIL DA TELEVISÃO BRASILEIRA. GANHOU O PRÊMIO DA APCA (ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CRÍTICOS DE ARTE) EM 1994 E VIROU FILME EM 1999. A ARQUITETURA DA MAQUETE DO CASTELO FOI INSPIRADA NO ESTILO MODERNISTA DO ARTISTA CATALÃO ANTONI GAUDÍ, QUE PROJETOU A BASÍLICA DA SAGRADA FAMÍLIA, UMA DAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE BARCELONA.  

FONTE: https://saopauloparacriancas.com.br/exposicao-do-castelo-ra-tim-bum-online-passeio-360/

AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK A SEGUIR:

http://www.fotosintese360.com.br/tour/ratimbum?utm_source=blogsaopauloparacriancas&utm_medium=site_sppc&utm_campaign=exposicao_virtual_castelo_ra_tim_bum

 

ATÉ A PRÓXIMA!

para acessar as atividades anteriores, clique aqui

Um comentário:

  1. Queridos alunos e familiares! Espero que todos estejam bem de saúde e se cuidando! Essa proposta de atividades, está um show!! criei, com muito carinho, uma "SALA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA! Você poderá acessar pelo computador ou pelo celular. Ao clicar em alguns objetos você terá uma surpresa!! Todos os alunos estão convidado a conhecer a sala e assim aprender um pouco mais. Depois você me conta se gostou da aula.
    Um beijo no coração de cada um!!
    Professora: Zenilda

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