2ºs ANOS

12/12/2020 - ATIVIDADE 7 - CIÊNCIAS HUMANAS

PROFESSORAS: LUCY MEIRI, NATHALIA, PRISCILLA e MAYSA

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA:

  • AJUDE A CRIANÇA A LOCALIZAR UM ESPAÇO NO CADERNO PARA FAZER AS LIÇÕES DE CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA E GEOGRAFIA);
  • A CRIANÇA DEVE FAZER A ANOTAÇÃO DA DATA PARA ORGANIZAR OS REGISTROS;
  • A CRIANÇA DEVE ANOTAR O NÚMERO DO EXERCÍCIO NO CADERNO E ESCREVER AS RESPOSTAS DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DELA. NÃO PRECISA COPIAR OS ENUNCIADOS;
  • NO FINAL DESTA SEMANA, COLOCAREMOS NO WHATSAPP A FOLHA COM AS RESPOSTAS DAS LIÇÕES;
  • QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

 

CONTE COM O APOIO DE UM FAMILIAR E ASSISTA AOS VÍDEOS:

História do Brinquedo – Professora Simone

https://www.youtube.com/watch?v=NjmXZGkhKXA

Caixa de Brinquedo – Minha caixa de brinquedo – Desenho Infantil

https://www.youtube.com/watch?v=OnLTWiJXjh4

Brinquedos – Turma da Mônica

https://www.youtube.com/watch?v=-jJ2WA5OdZA

VOCÊ CONHECE A PARLENDA “LÁ EM CIMA DO PIANO”. ELA É MUITO USADA PARA ESCOLHER COMPETIDORES DE UM JOGO OU DE UMA BRINCADEIRA.

VOCÊ SABE BRINCAR DE “LÁ EM CIMA DO PIANO?” QUER APRENDER? COM O APOIO DE UM FAMILIAR, ACESSE O LINK ABAIXO:

https://www.youtube.com/watch?v=ldVZSZFA4y4

 

QUE TAL AGORA RECITÁ-LA? 


 

BRINCADEIRAS COM OBJETOS.

NO QUADRO A SEGUIR, HÁ IMAGENS DE ALGUNS MATERIAIS USADOS EM BRINCADEIRAS BEM CONHECIDAS.

SEU DESAFIO É ESCREVER O NOME DA BRINCADEIRA EM QUE É POSSÍVEL UTILIZÁ-LO. UMA DICA: HÁ MATERIAIS QUE PODEM SER USADOS EM VÁRIAS BRINCADEIRAS.

SE QUISER, ESCREVA TODAS DE QUE SE LEMBRAR.

CAPRICHE NA LETRA E ESCREVA DA MELHOR FORMA QUE PUDER!

ABAIXO ESTÃO LISTADAS VÁRIAS BRINCADEIRAS ANTIGAS. EM SEU CADERNO, ESCREVA UM (S) PARA AS BRINCADEIRAS QUE VOCÊ BRINCA SOZINHO, E UM (G), PARA AQUELAS QUE VOCÊ BRINCA EM GRUPO. ALGUMAS DAS BRINCADEIRAS PODEM SER FEITAS TANTO INDIVIDUALMENTE QUANTO EM GRUPO, NESSE CASO, MARQUE AS DUAS LETRAS:




PARA ENCERRAR ESTA ATIVIDADE E COMEÇAR A OUTRA, QUE TAL OUVIRMOS ESSA MÚSICA DO GRUPO PALAVRA CANTADA – ORA BOLAS. ONDE A BOLA VIRA UM PLANETA, PASSANDO POR CIDADES BAIRROS E MUITO MAIS.

VAMOS CANTAR!

https://www.youtube.com/watch?v=CRzN1GYlYWM

VAMOS LER O POEMA DE CARMEM LÚCIA!

RESPONDA EM SEU CADERNO:

A) O POEMA FALA SOBRE O QUÊ?

B) O QUE HÁ NESSE BAIRRO?

MUITO BEM! AGORA, LEIA O MAPA PARA RESPONDER AS PERGUNTAS A SEGUIR:

1. QUAL O NOME DA RUA QUE SE LOCALIZA EM FRENTE À IGREJA?

2. ESCREVA O NOME DA RUA QUE SE LOCALIZA À DIREITA DA ESCOLA:

3. ESCREVA O NOME DA RUA QUE FICA ATRÁS DA IGREJA.

4. A MENINA PARA CHEGAR A SUA CASA QUE FICA NA RUA GIRASSOL PASSARÁ POR QUAIS RUAS? VAMOS ESCREVER OS NOMES DELAS:

AGORA, OBSERVE OUTRO MAPA.

ALGUNS ALUNOS VÃO DE TRANSPORTE ESCOLAR ATÉ A ESCOLA. NO DESENHO ABAIXO, ESTÃO LOCALIZADAS AS CASAS DE ANA, DUDU, TIAGO, MEL, BIA E DIEGO:


5. SE O TRANSPORTE ESCOLAR ENTRAR NA PRIMEIRA RUA À DIREITA, ELE VAI CHEGAR À CASA DE QUAL ALUNO?

6. SE O TRANSPORTE ESCOLAR ENTRAR NA SEGUNDA RUA À ESQUERDA, ELE VAI CHEGAR À CASA DE QUAL ALUNO?


 

1. AS IMAGENS ABAIXO ESTÃO RELACIONADAS À QUAL TIPO DE POLUIÇÃO? ESCREVA A RESPOSTA NO CADERNO:

MENSAGEM DE FINAL DE ANO PARA ALUNOS

https://www.youtube.com/watch?v=sRUnLlUVh_g&list=UUZiOFn1qdxWoQ3gHoUiKUCA

 

Agradecimento aos alunos e família

https://www.youtube.com/watch?v=5T5eXrzKvCc

 

 



05/12/2020 - ATIVIDADE 07 - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: ANSELMO

TEMA DA AULA: QUIZ

OLÁ, PESSOAL!

ESTA É NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DO BLOG NESTE ANO E PREPARAMOS UM JOGO DE PERGUNTAS SOBRE AS ATIVIDADES ESTUDADAS EM FORMATO DE QUIZ. NO FINAL DA SEMANA, POSTAREMOS AS RESPOSTAS PELO WHATSAPP.

ESPERAMOS QUE GOSTE E QUE TENHA APRENDIDO BASTANTE COM AS LIÇÕES QUE FIZEMOS!

ESTAMOS TODOS COM SAUDADES!


TUDO DE BOM PRA VOCÊS!


LEMBRETE: ESCREVER O NÚMERO DA PERGUNTA E A RESPOSTA NO CADERNO.

1) OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E ESCOLHA A ALTERNATIVA QUE ELA REPRESENTA:

A- UM JOGO DE ESPORTE.

B- UMA BRINCADEIRA DE ANTIGAMENTE.

C- UMA LUTA DE BRINCADEIRINHA.

D- UM JOGO DE TABULEIRO.

2) OBSERSE A IMAGEM ABAIXO E ESCOLHA A  ALTERNATIVA CORRETA:

A- É UM ESPORTE.

B- É UMA LUTA.

C- É UMA RODA DE CIRANDA-CIRANDINHA.

D- É UM JOGO DE FUTEBOL.

 

 

3) QUAL É O NOME DESSA BRINCADEIRA?

A- GATO MIA.

B- ESCONDE ESCONDE.

C- PEGA PEGA.

D- PULAR CORDA.

 

4) QUAL É A BRINCADEIRA DA IMAGEM ABAIXO? 

A- AMARELINHA.

B- PEÃO.

C- BOLINHA DE GUDE.

D- PIQUE BANDEIRA.

 

5) OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E  ESCOLHA O NOME DA BRINCADEIRA QUE MELHOR A REPRESENTA: 

A- CORRE CUTIA.

B- CABO DE FORÇA OU DE GUERRA.

C- PUXA-PUXA.

D- PASSA ANEL.

 

6) QUE JOGUINHO É ESSE?  

A- BASQUETE DE RUA.

B- QUEIMADA.

C- FUTEBOL DE RUA.

D- VÔLEI.


AGORA É A SUA VEZ!

7. FAÇA UM DESENHO REPRESENTANDO ALGUM MOMENTO DO TEMPO QUE VOCÊ PASSOU LONGE DA ESCOLA!



05/12/2020 - ATIVIDADE 7 - CIÊNCIAS NATURAIS

PROFESSORAS: LUCY MEIRI, NATHALIA, PRISCILLA e MAYSA

TEMA DA AULA: MEDIDAS DE TEMPO / OBJETOS E MATERIAIS

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA:

  • AJUDE A CRIANÇA A LOCALIZAR UM ESPAÇO NO CADERNO PARA FAZER AS LIÇÕES DE CIÊNCIAS NATURAIS;
  • A CRIANÇA DEVE FAZER O REGISTRO DA DATA PARA ORGANIZAÇÃO DAS LIÇÕES;
  • A CRIANÇA DEVE ANOTAR O NÚMERO DO EXERCÍCIO NO CADERNO E ESCREVER AS RESPOSTAS DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DELA;
  • UM FAMILIAR DEVE ACOMPANHAR O ACESSO AOS SITES SUGERIDOS;
  • NO FINAL DESTA SEMANA COLOCAREMOS NO WHATSAPP A FOLHA COM AS RESPOSTAS DAS LIÇÕES;
  • QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

OLÁ, ALUNOS(AS) E FAMILIARES!

ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL DE NOSSO ANO LETIVO E ESTA SERÁ A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DE CIÊNCIAS NATURAIS. POR ESTE MOTIVO, FAREMOS UMA REVISÃO DE ALGUNS CONTEÚDOS JÁ TRABALHADOS!

SENTIREMOS SAUDADES E ESPERAMOS EM BREVE ESTARMOS JUNTOS NOVAMENTE!

VAMOS LÁ?!

MEDIDAS DE TEMPO

ATIVIDADE 1

CONFORME VIMOS EM AULAS ANTERIORES, PODEMOS VERIFICAR A PASSAGEM DO TEMPO DE DIVERSAS FORMAS. ABAIXO PODEMOS VER ALGUMAS:

AGORA, COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, RESPONDA EM SEU CADERNO:

A) QUANDO VOCÊ ESTÁ BRINCANDO FORA DE CASA E NÃO HÁ RELÓGIOS COMO VOCÊ PERCEBE QUE O TEMPO PASSOU?

B) QUANDO ESTÁ DENTRO DE CASA, COMO FAZ PARA SABER SE É DIA OU SE JÁ É NOITE?

C) NOS DIAS EM QUE NÃO PODEMOS VER O SOL, AS ESTRELAS E A LUA NO CÉU COMO SABEMOS SE É DIA OU NOITE?

ATIVIDADE 2

PENSE E RESPONDA MENTALMENTE: COMO VOCÊ ORGANIZA SEU TEMPO?

OBSERVE ABAIXO A ORGANIZAÇÃO DO DIA DA PROFESSORA MARCELA:

AGORA É COM VOCÊ!

EM SEU CADERNO, FAÇA UMA TABELA, COMO O MODELO ABAIXO E ESCREVA EM CADA ESPAÇO O QUE COSTUMA FAZER EM CADA MOMENTO DO SEU DIA (MANHÃ/TARDE/NOITE):

ATIVIDADE 3

A) COM AJUDA DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO QUE CONTÉM MÚSICAS QUE FALAM UM POUCO SOBRE A ROTINA DO DIA A DIA DE UMA CRIANÇA COMO VOCÊ!

https://www.youtube.com/watch?v=D5Sd9HzgLho

B) APÓS ASSISTIR AO VÍDEO, EM SEU CADERNO OU CADERNO DE DESENHO, FAÇA UM DESENHO DA PARTE DA ROTINA DO SEU DIA A DIA QUE VOCÊ MAIS GOSTA.

 

DEPOIS, ESCREVA PRÓXIMO AO DESENHO O QUE FOI QUE VOCÊ DESENHOU, CASO TENHA DIFICULDADES, PEÇA AJUDA!

 

OBJETOS E MATERIAIS

ATIVIDADE 4

COM O APOIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO QUE FALA UM POUCO SOBRE OS OBJETOS E SEUS MATERIAIS:

https://www.youtube.com/watch?v=rQPgER4mnCM

ATIVIDADE 5

AGORA É COM VOCÊ!

RELACIONE O NÚMERO DO OBJETO AO MATERIAL QUE É FEITO:

ATIVIDADE 6

NA IMAGEM ACIMA, TEMOS O DESENHO DOS SEGUINTES OBJETOS:

PNEU, MESA, CADEIRA, MEIA, CD, AQUÁRIO, COLHER, CÔMODA, JARRA, BLUSA E BALDE.

AGORA, EM SEU CADERNO, ESCREVA O TIPO DE MATERIAL E, NA FRENTE, ESCREVA O NOME DO OBJETO (DA IMAGEM ACIMA) QUE É PR0DUZIDO COM ESTE MATERIAL.

SIGA O EXEMPLO:

ATIVIDADE 7

OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E ESCREVA AS RESPOSTAS DAS PERGUNTAS EM SEU CADERNO:


  

ENCERRAMOS ASSIM NOSSAS ATIVIDADES DE CIÊNCIAS NATURAIS DESTE ANO!

BEIJOS!

FONTE DAS IMAGENS:

CC BY-SA-NC

https://novaescola.org.br/

get images free

pixabay.com



05/12/2020 - ATIVIDADE 07 - ARTES

PROFESSORAS: VITÓRIA E MÔNICA

TEMA DA AULA: RELEITURA DE OBRA DE ARTE

OLÁ ALUNOS, ALUNAS E FAMÍLIAS!

SEGUEM ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA DA ATIVIDADE 07 DE ARTESESTA É A ÚLTIMA QUE FAREMOS ESTE ANO.

  • AS SUAS RESPOSTAS PODEM SER FEITAS EM UMA FOLHA DE SULFITE, CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE SALA DE AULA; 
  • ORGANIZAR POR DATA E GUARDAR A SUA PRODUÇÃO. QUANDO VOLTAR ÀS AULAS MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS.

QUALQUER DÚVIDA, FALE CONOSCO PELO BLOG NO ESPAÇO COMENTÁRIOS.

TEMA: RELEITURA DE OBRA DE ARTE


RELEITURA DE UMA OBRA DE ARTE SIGNIFICA CRIAR UMA NOVA OBRA, TENDO COMO PONTO DE PARTIDA UMA OBRA OBSERVADA. A INTENÇÃO É DAR A NOVA OBRA UM TOQUE PESSOAL, COM SUAS EXPERIÊNCIAS.

A RELEITURA, TAMBÉM CONHECIDA COMO NOVA PINTURA, TEM COMO PARTIDA UMA OBRA SELECIONADA.

AGORA, OBSERVE A IMAGEM ABAIXO DO ARTISTA GUSTAVO ROSA:


 Imagem- https://www.ebiografia.com/gustavo_rosa/ 


GUSTAVO ROSA (1946-2013) FOI UM ARTISTA PLÁSTICO BRASILEIRO, CONHECIDO POR SUAS PINTURAS COLORIDAS, ALEGRES E BEM HUMORADAS.

AGORA É COM VOCÊ!

RESPONDA EM SEU CADERNO. LEMBRETE: NÃO PRECISA COPIAR AS PERGUNTAS:

1. QUE BICHO VOCÊ OBSERVA NA IMAGEM?

2. O QUE ACHOU DA PINTURA DO ARTISTA GUSTAVO ROSA?

3. QUE TIPO DE FORMAS VOCÊ OBSERVOU?

4. QUE CORES VOCÊ OBSERVOU NA PINTURA?

 

PARA SABER MAIS!

VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS AS OBRAS DO ARTISTA GUSTAVO ROSA.

CONTE COM O APOIO DE UM FAMILIAR E CLIQUE NO LINK ABAIXO:

https://www.youtube.com/watch?v=d4gAzrOA4JQ

 

AGORA É COM VOCÊ!

VAMOS FAZER UMA RELEITURA A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA IMAGEM ABAIXO:

1. PEGUE UMA FOLHA EM BRANCO, LÁPIS DE ESCREVER E BORRACHA;

2. COMECE A DESENHAR O ANIMAL, PODE SER PARECIDO OU TAMBÉM PODERÁ MODIFICAR, FAZENDO DO SEU MODO;

3. DEPOIS DE PRONTO SEU DESENHO, COMECE A PINTURA;

4. USE LÁPIS DE COR, CANETINHAS, GIZ DE CERA, O QUE DESEJAR PARA DEIXAR BEM COLORIDO SEU DESENHO.

     

VOCÊ GOSTOU DA IMAGEM QUE DESENHOU?

 

ENTÃO GUARDE E NÃO SE ESQUEÇA DE TRAZER QUANDO VOLTARMOS À ESCOLA PARA MOSTRAR ÀS PROFESSORAS!




30/11/2020 - ATIVIDADE 7 - MATEMÁTICA

PROFESSORAS: LUCY MEIRI, NATHALIA, PRISCILLA e MAYSA

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA:

  • AJUDE A CRIANÇA A LOCALIZAR UM ESPAÇO NO CADERNO PARA FAZER A ÚLTIMA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA;
  • A CRIANÇA DEVE FAZER O REGISTRO DA DATA PARA ORGANIZAÇÃO DAS LIÇÕES;
  • A CRIANÇA DEVE ANOTAR O NÚMERO DO EXERCÍCIO NO CADERNO E ESCREVER AS RESPOSTAS DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DELA;
  • NO FINAL DESTA SEMANA COLOCAREMOS NO WHATSAPP A FOLHA COM AS RESPOSTAS DAS LIÇÕES;
  • QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.


GRÁFICOS E TABELAS

PARA QUE SERVEM AS TABELAS?

  • PARA EXIBIR DADOS COLETADOS EM UMA PESQUISA, ATRAVÉS DE UMA PERGUNTA.

E OS GRÁFICOS?

  • PARA ORGANIZAR E VISUALIZAR MAIS FACILMENTE ESSES DADOS.

1) A TURMA DO 2º ANO D FOI VISITAR O ZOOLÓGICO. DEPOIS DO PASSEIO, A PROFESSORA LIZETE PEDIU A TURMA QUE CADA UM ESCOLHESSE O ANIMAL QUE MAIS GOSTOU. APÓS A VOTAÇÃO, OS ALUNOS FIZERAM UMA TABELA PARA CONTABILIZAR OS DADOS.


OBSERVE A TABELA E RESPONDA NO SEU CADERNO: 

A) QUAL ANIMAL FOI O MAIS VOTADO?

B) E QUAL ANIMAL RECEBEU MENOS VOTOS?

C) O ELEFANTE TEVE 5 VOTOS. DE QUANTOS VOTOS ELE PRECISARÁ PARA TER A MESMA QUANTIDADE DO LEÃO?

D) QUANTOS ALUNOS PARTICIPARAM DA VOTAÇÃO?

2) COM O PERÍODO DA ELEIÇÃO PARA PREFEITO E VEREADOR, A PROFESSORA LIZETE PROPÔS QUE A TURMA ESCOLHESSE UM REPRESENTANTE DE SALA. PARA ISSO, ELES TERIAM QUE VOTAR SECRETAMENTE COMO OS ADULTOS FAZEM NAS ELEIÇÕES.

ARTUR, MIRELA, PEDRO E JULIANA SE CANDIDATARAM AO CARGO DE REPRESENTANTE.

CONFORME A ABERTURA DOS VOTOS IA ACONTECENDO, A PROFESSORA FOI MARCANDO COM TRACINHOS NA FRENTE DO NOME DE CADA ALUNO.  


NO FINAL DA CONTAGEM A TABELA FICOU ASSIM: 

AGORA É COM VOCÊ!

FAÇA UMA TABELA COMO ESTA NO SEU CADERNO E NO LUGAR DOS TRACINHOS VOCÊ DEVE COLOCAR A QUANTIDADE DE VOTOS QUE CADA ALUNO RECEBEU.

DEPOIS RESPONDA NO SEU CADERNO:

QUEM VENCEU A ELEIÇÃO PARA REPRESENTANTE DE SALA?

3) DONA MARIANA TEM UMA LOJA QUE VENDE ROUPAS PARA MENINAS. DURANTE UMA SEMANA, MARIANA CONTOU QUANTAS PEÇAS FORAM VENDIDAS DE CADA TIPO DE ROUPA. PARA SABER COMO ESTAVAM AS VENDAS, ELA FEZ UM GRÁFICO COMO ESTE: 



OBSERVE O GRÁFICO E FAÇA A TABELA ABAIXO NO SEU CADERNO CONTANDO QUANTAS PEÇAS FORAM VENDIDAS PARA CADA TIPO DE ROUPA: 

AGORA RESPONDA!

A) LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE MARIANA VENDA A MESMA QUANTIDADE DE ROUPAS NA PRÓXIMA SEMANA. QUANTAS SAIAS ELA TERÁ VENDIDO NESSAS DUAS SEMANAS?

 

B) E EM UM MÊS, QUANTOS VESTIDOS MARIANA TERÁ VENDIDO?


CONTE COM O APOIO DE UM FAMILIAR E ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:

Formas Geométricas (espaciais e planas)

https://www.youtube.com/watch?v=BDstLnJJS24




4) OBSERVANDO A IMAGEM ABAIXO, CONTE E REGISTRE NO SEU CADERNO:


QUANTOS:

A) TRIÂNGULOS:

B) QUADRADOS:

C) CIRCULOS:

D) RETÂNGULOS:


5) RELACIONE OS OBJETOS AOS SÓLIDOS QUE SÃO SEMELHANTES. ASSOCIE O NÚMERO À LETRA:

 

6) AO DESMONTAR UM SÓLIDO GEOMÉTRICO (EXCETO A ESFERA) É POSSÍVEL OBSERVAR UMA FIGURA NO QUAL CHAMAMOS DE PLANIFICAÇÃO E PODEMOS ASSIM VER TODAS AS FORMAS GEOMÉTRICAS DAS QUAIS OS SÓLIDOS SÃO FORMADOS.

EXEMPLO:

A PIRÂMIDE DE BASE QUADRANGULAR É FORMADA POR 1 QUADRADO E 4 TRIÂNGULOS.

AGORA É SUA VEZ!

VOCÊ DEVE OBSERVAR A PLANIFICAÇÃO DE CADA SÓLIDO ABAIXO E ESCREVER EM SEU CADERNO DE QUAIS FORMAS GEOMÉTRICAS ELE É FORMADO:

A) CILINDRO

B) CONE

C) CUBO

 

D) PARALELEPÍPEDO OU BLOCO RETANGULAR




FONTES DE PESQUISA:

https://www.atividadesmatematica.com/2015/10/caderno-de-atividades-pedagogicas-matematica-1-ano-parte2.html

https://novaescola.org.br/plano-de-aula/5126/pesquisa-e-construcao-de-grafico

https://sites.google.com/site/webquest201523/conclusao

https://cedral.sp.gov.br/educacaodigital/creche/maternal-ii/conhecendo-formas-geometricas

https://www.youtube.com/watch?v=BDstLnJJS24

https://professoresherois.com.br/atividades-formas-geometricas-maternal/

28/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INGLÊS

PROFESSORES: HENRIQUE E MARILEIA

TEMA DA AULA: I WISH YOU A MERRY CHRISTMAS


BOA TARDE A TODOS E TODAS!

ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM, COM SAÚDE E PAZ.

ESTA É A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DE INGLÊS DESSE ANO E NÃO CONSTA NO CADERNO TRILHAS.

SABEMOS QUE ESSE ANO NÃO TRANSCORREU DA FORMA QUE GOSTARÍAMOS, PORÉM FIZEMOS O POSSÍVEL PARA LEVARMOS A VOCÊS ATIVIDADES FEITAS COM MUITO CUIDADO, MUITO CARINHO E MUITA ATENÇÃO. ESPERAMOS QUE TODOS TENHAM GOSTADO DAS ATIVIDADES E APROVEITADO MUITO O TEMPO EM CASA PARA ESTUDAR BASTANTE INGLÊS.

AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO E DEVEM SER APRESENTADAS AOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO RETORNO PRESENCIAL. AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DEVEM SER REALIZADAS NO PRÓPRIO CADERNO E TAMBÉM APRESENTADAS AOS PROFESSORES DA MESMA FORMA, EM UM POSSÍVEL RETORNO PRESENCIAL.

CONTINUEM EM CASA, CUIDANDO DE NOSSO BEM MAIS PRECIOSO, A SAÚDE

TEMA DE HOJE: I WISH YOU A MERRY CHRISTMAS.

AGORA, COM O APOIO DE UMA FAMILIAR, ASSISTA À VIDEOAULA PREPARADA PELO TEACHER HENRIQUE:

https://youtu.be/1yOArEDr9kw

O ANO JÁ ESTÁ QUASE TERMINANDO E JUNTO COM O FIM DE ANO, CHEGAM TAMBÉM AS FESTAS DE FINAL DE ANO. EM SUA CASA, VOCÊS COMEMORAM AS FESTAS DE FIM DE ANO?

RESPONDA EM PORTUGUÊS NO SEU CADERNO:

1) QUAIS AS FESTAS VOCÊS COMEMORAM NO FINAL DO ANO?

NOS PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA, ESPECIALMENTE NOS ESTADOS UNIDOS, HÁ ALGUMAS FESTAS DE FIM DE ANO. ALGUMAS FESTAS SÃO CONHECIDAS NOSSAS E OUTRAS SÃO DIFERENTES.

VAMOS CONHECÊ-LAS?


1 - THANKSGIVING (DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS)



FAMOSO FERIADO NOS ESTADOS UNIDOS. OCORRE NA QUARTA QUINTA-FEIRA DE NOVEMBRO (ESSE ANO FOI NO DIA 26/11). NESTE DIA, AS PESSOAS AGRADECEM A DEUS TUDO O QUE RECEBERAM NO ANO (COLHEITA, TRABALHO, SAÚDE). É COMUM DISTRIBUÍREM PRESENTES NESSE DIA TAMBÉM.

VOCABULÁRIO:

2 - CHRISTMAS (NATAL)

FERIADO COMEMORADO EM MUITOS PAÍSES DO MUNDO. CELEBRA O NASCIMENTO DO MENINO JESUS. É MUITO COMUM A DISTRIBUIÇÃO DE PRESENTES ÀS CRIANÇAS NESTE DIA.

VOCABULÁRIO:

3 - NEW YEAR’S EVE (VÉSPERA DE ANO NOVO)

CELEBRADO SEMPRE NA NOITE DO DIA 31 DE DEZEMBRO.

CELEBRA-SE O INÍCIO DE UM NOVO ANO. FOGOS DE ARTIFÍCIO SÃO COMUNS NESSA DATA E AS PESSOAS GERALMENTE VESTEM ROUPAS BRANCAS PARA PEDIR PAZ PARA O PRÓXIMO ANO.

VOCABULÁRIO:

POMEGRANATE: ROMÃ

LENTILS: LENTILHAS

CHAMPAGNE: CHAMPANHE

FIREWORKS: FOGOS DE ARTIFÍCIO

VAMOS CANTAR?

CONTE COM O APOIO DE UM FAMILIAR E ACESSE O LINK ABAIXO PARA OUVIR UMA LINDA CANÇÃO DE NATAL:

https://www.youtube.com/watch?v=nEH7_2c644Q

 

 VAMOS PRATICAR AGORA?


LEMBRE-SE: ANOTE APENAS O NÚMERO E SUA RESPOSTA NO CADERNO. OBSERVE AS IMAGENS. QUAL FESTA ELA É MAIS COMUM. ESCREVA O NOME DA FESTA EM INGLÊS:


1-________________________________


2-___________________________________


3-____________________________________

 AGORA É A SUA VEZ!


A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DESSE ANO SERÁ PRODUZIR UM CARTÃO DE NATAL VIRTUAL.

COMO FAREMOS ISSO? É MUITO FÁCIL…

PRIMEIRO, CONTE COM O APOIO DE UM FAMILIAR E ACESSE O LINK ABAIXO:

https://padlet.com/flaviafreitas8400831/hkqp7q5xm89q25ch

DEPOIS É SÓ CLICAR NO SINAL DE + QUE APARECE EMBAIXO, DO LADO DIREITO DA TELA.

ONDE ESTÁ ESCRITO TÍTULO, VOCÊ DEVE COLOCAR O NOME DA PESSOA PARA QUEM VOCÊ ESTÁ ENVIANDO A MENSAGEM. POR EXEMPLO: PARA MAMÃE, PARA O PAPAI.

ONDE ESTÁ ESCRITO: ESCREVA ALGO, VOCÊ DEVE COLOCAR UMA FRASE BONITA DE NATAL. VOCÊ PODE ESCOLHER UMA DAS FRASES ABAIXO:

MERRY CHRISTMAS: FELIZ NATAL!

HAPPY NEW YEAR: FELIZ ANO NOVO!

I LOVE YOU: EU AMO VOCÊ!

VOCÊ TAMBÉM PODE CLICAR NOS TRÊS PONTINHOS ... E FAZER UM BONITO DESENHO VIRTUAL.

FELIZ NATAL A TODOS E UM ANO NOVO MARAVILHOSO!!!

É O QUE DESEJAM OS PROFESSORES HENRIQUE RODRIGUES E MARILEIA FEHLOW.


21/11/2020 - ATIVIDADE 7 - LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORAS: LUCY MEIRI, NATHALIA, PRISCILLA e MAYSA

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA:

  • AJUDE A CRIANÇA A LOCALIZAR UM ESPAÇO NO CADERNO PARA FAZER ESTA ÚLTIMA ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA;
  • A CRIANÇA DEVE FAZER O REGISTRO DA DATA PARA ORGANIZAÇÃO DAS LIÇÕES; 
  • A CRIANÇA DEVE ANOTAR O NÚMERO DO EXERCÍCIO NO CADERNO E ESCREVER AS RESPOSTAS DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DELA;
  • UM FAMILIAR DEVE ACOMPANHAR O ACESSO AOS SITES SUGERIDOS;
  • NO FINAL DESTA SEMANA COLOCAREMOS NO WHATSAPP A FOLHA COM AS RESPOSTAS DAS LIÇÕES;
  • QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS LIÇÕES.



RECORDANDO

VOCÊ JÁ DEVE CONHECER VÁRIOS CONTOS, NÃO É MESMO? AO FAZER AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS, VOCÊ PERCEBEU O NOME DE VÁRIOS CONTOS. ENTRE ELES, O CONTO DE “JOÃO E MARIA”, “CHAPEUZINHO VERMELHO” E “A ROUPA NOVA DO IMPERADOR”. ALÉM DESSAS HISTÓRIAS, TENTE LEMBRAR SE VOCÊ RECONHECE AS HISTÓRIAS QUE APARECEM ABAIXO.

VAMOS LÁ? RESPONDA ORALMENTE:


ATIVIDADE  1

DEPOIS DE RELEMBRAR OS TÍTULOS DE TANTOS CONTOS, VOCÊ TEM UM DESAFIO: ENCONTRE ALGUNS DELES, ESCREVENDO EM SEU CADERNO, AQUELE QUE CORRESPONDE À ILUSTRAÇÃO.




ATIVIDADE  2

AGORA, É VOCÊ QUEM VAI ESCREVER O TÍTULO DOS CONTOS DE ONDE FORAM RETIRADAS ESTAS ILUSTRAÇÕES. SE PRECISAR, CONTE COM A AJUDA DO GNOMO (UM FAMILIAR).

ATIVIDADE  3

AGORA, QUE TAL ASSISTIR COM SUA FAMÍLIA UM VÍDEO DA HISTÓRIA “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”:

João e o Pé de Feijão - História de Ninar (BR.BedtimeStory.TV)

https://www.youtube.com/watch?v=z7g5lC3Xn04 

JUNTE A LETRA AO NÚMERO RELACIONANDO A IMAGEM DA HISTÓRIA COM O ACONTECIMENTO DE CADA SITUAÇÃO.



ATIVIDADE  4

AS PERSONAGENS ABAIXO APARECEM NO CONTO “JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO”. ESCREVA SEUS NOMES. PEÇA AJUDA A FADA SININHO (UM FAMILIAR):

ATIVIDADE  5

AGORA VOCÊ VAI CONHECER UMA VERSÃO CONTEMPORÂNEA DO CONTO ESCRITA POR JOSÉ ROBERTO TOREDO E MARCUS AURÉLIUS PIMENTA. ESTÁ NO LIVRO “JOÃO E OS 10 PÉS DE FEIJÃO”. NELE, O INÍCIO DA HISTÓRIA É IGUAL AO DA ORIGINAL E A MUDANÇA ACONTECE NO FINAL, QUANDO O LEITOR PODE ESCOLHER UM TIPO DE FEIJÃO MÁGICO QUE QUER LER.

VAMOS CONHECER HOJE “O PÉ DE FEIJÃO BRANCO”.


JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO-BRANCO

QUANDO JOÃO ACORDOU NA MANHÃ SEGUINTE E FOI ATÉ O QUINTAL, O QUE ELE VIU?

NADA.

NÃO HAVIA NENHUM PÉ DE FEIJÃO. É QUE O GRÃO QUE SUA MÃE JOGOU FORA NÃO CAIU NA TERRA. MAS NUM VELHO BALDE DE MADEIRA.

CHATEADO, O MENINO PEGOU O GRÃO E DISSE PARA SI MESMO:

─ MINHA MÃE NÃO QUER O FEIJÃO MÁGICO, MAS PODE SER QUE OUTRA PESSOA QUEIRA.

ENTÃO RUMOU PARA A CIDADE. NO CAMINHO ENCONTROU UM RICO FAZENDEIRO QUE LEVAVA SETE VACAS PELO CABRESTO: UMA VERMELHA, UMA ALARANJADA, UMA AMARELA, UMA VERDE, UMA AZUL-CLARA, UMA AZUL-ESCURA E UMA VIOLETA.

─ PARA ONDE VAI, SENHOR?

─ ATÉ A CIDADE. VOU VENDER ESTAS VACAS PARA O AÇOUGUEIRO.

─ NÃO GOSTARIA DE TROCÁ-LAS POR UM FEIJÃO MÁGICO?

O HOMEM PENSOU: “QUE MENINO TOLO! QUER TROCAR UM FEIJÃO MÁGICO POR ESTES ANIMAIS ESQUELÉTICOS? VOU ME APROVEITAR DELE!”. E DISSE:

─ ESTÁ BEM GAROTO. COMO SOU BONZINHO, VOU FAZER NEGÓCIO COM VOCÊ.

DIAS DEPOIS, CORREU A NOTÍCIA DE QUE UM ENORME PÉ DE FEIJÃO-BRANCO TINHA CRESCIDO NAS TERRAS DO FAZENDEIRO. ELE ESCALOU A PLANTA, MAS FOI COMIDO PELO GIGANTE QUE MORAVA LÁ EM CIMA.

JÁ JOÃO FICOU COM SETE VAQUINHAS: UMA VERMELHA, UMA ALARANJADA, UMA AMARELA, UMA VERDE, UMA AZUL-CLARA, UMA AZU-ESCURA E UMA VIOLETA. E, COM ESSE ARCO-ÍRIS NO PASTO, NUNCA MAIS FALTOU LEITE EM SUA CASA.

 EXTRAÍDO DE TORERO, JOSÉ ROBERTO; E PIMENTA, MARCUS AURÉLIUS. JOÃO E OS 10 PÉS DE FEIJÃO. RIO DE JANEIRO: ALFAGUARA, 2015. PÁGINAS 16 A 19.


DEPOIS DE LER A HISTÓRIA COM SUA FAMÍLIA, VAMOS PENSAR UM POUCO!

RESPONDA ORALMENTE AS PERGUNTAS ABAIXO. DEPOIS, FAÇA O DESENHO:

A. O QUE VOCÊ ACHOU DA MUDANÇA FEITA NESTA HISTÓRIA?

B. COMPARANDO UMA HISTÓRIA COM A OUTRA E PENSANDO NO FINAL, O QUE MUDOU? VOCÊ SABERIA DIZER?

C. QUAL FINAL VOCÊ PREFERE? POR QUÊ?

D. AGORA VAMOS FAZER UM DESENHO BEM BONITO DESTE CONTO. CAPRICHE E NÃO SE ESQUEÇA DE NENHUMA PERSONAGEM.

 

ATIVIDADE  6

VIMOS NA ATIVIDADE ANTERIOR QUE NO DIA 20 DE NOVEMBRO, COMEMORAMOS O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. LOGO ABAIXO, TEMOS UM LIVRO QUE É MUITO LEGAL LER NESTE MOMENTO. VAMOS APROVEITAR PARA LEMBRAR QUE A CAPA DO LIVRO TRAZ INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA OS LEITORES. NELA NÃO PODEM FALTAR: TÍTULO, AUTOR DO LIVRO, ILUSTRADOR (SE TIVER) E EDITORA.

VAMOS APROVEITAR E RESPONDER AS QUESTÕES, PROCURANDO NA CAPA DO LIVRO AS INFORMAÇÕES:






Bruna e a Galinha d'Angola - A Cor da Cultura

https://www.youtube.com/watch?v=eqvqBT41lWY

Menina bonita do laço de fita - Ana Maria Machado

https://www.youtube.com/watch?v=vaZX1SCxAiU


Conto Africano Tiabalala - wmv

https://www.youtube.com/watch?v=J4XO-RLDOU4


O Menino Marrom (hISTÓRIA ADAPTADA) - Ziraldo Alves Pinto

https://www.youtube.com/watch?v=3jl0DKhkygk

O cabelo de Lelê – Valéria belém

https://www.youtube.com/watch?v=RriQiWMnDXU



21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LEITURA

PROFESSORA: GIOVANNA

BEM-VINDA(O) A ÚLTIMA AULA DE LEITURA DO ANO!

OUÇA O ÁUDIO DA ATIVIDADE NO LINK 1. DEPOIS, OUÇA O ÁUDIO COM MINHA LEITURA SOBRE TRÊS POEMAS COM TEMA “PIPOCA”, NO LINK 2. VEJA NO LINK 3 O VÍDEO DO GRUPO TRIII “PIPOCA, PIPOCA” E NO LINK 4 UM DESAFIO, OUTRO VÍDEO DO GRUPO TRII COM A MÚSICA “O TOMATE E O CAQUI”.

 

1. AÚDIO DA ATIVIDADE:

https://soundcloud.com/user-892482557/comanda-atividade-pipoca/s-U0V1fUlTBR3

 

2. ÁUDIO DAS LEITURAS:

https://soundcloud.com/user-892482557/poesias-pipoca/s-JsDoCvzAf8D


3. VÍDEO GRUPO TRIII: PIPOCA, PIPOCA:

https://www.youtube.com/watch?v=FY7u69UyJcw

 

4. VÍDEO GRUPO TRIII: O TOMATE E O CAQUI:

https://www.youtube.com/watch?v=Hew4CywaPgE



PARA LER:


ATIVIDADES PRÁTICAS

(CASO PRECISE, PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO!)



1) ESCREVA UM POEMA OU FAÇA UM DESENHO COM O TEMA “PIPOCA” 

2) TENTE FAZER A COREOGRAFIA DO VÍDEO DO LINK 4. 



ESPERO QUE TENHA GOSTADO DAS POESIAS E VÍDEOS! 

FIQUE EM CASA E SE CUIDE! 

BEIJOCAS! 

PROFESSORA GIOVANNA - POSL



21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INFORMÁTICA

PROFESSOR: MANOEL

OLÁ, PESSOAL!


CHEGAMOS À ATIVIDADE FINAL DE INFORMÁTICA PARA O ANO DE 2020.

CONFESSO QUE ME BATEU UMA PONTINHA DE TRISTEZA, POIS CADA VEZ QUE ESTAVA PREPARANDO UMA ATIVIDADE PARA VOCÊS, SENTIA COMO SE PUDESSE VER O ROSTO E O SORRISO DE CADA UM. MAS, FICO FELIZ POR ESTARMOS TODOS BEM! VAMOS NOS PREPARAR PARA UM NOVO ANO MUITO MELHOR, ONDE PASSAMOS ESTAR PERTINHO DE NOSSOS AMIGOS E DOS PROFESSORES, APRENDENDO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA.

TCHAU PESSOAL!

 

JOGO: COMPLETE AS VOGAIS NAS PALAVRAS 
 

DESCRIÇÃO: ESTE JOGO AUXILIA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, POIS A CRIANÇA DEVE COMPLETAR AS VOGAIS QUE ESTÃO FALTANDO NA PALAVRA INDICADA.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: LEITURA – ALFABETO – VOGAL.

COMO JOGAR: OBSERVE O TRAÇO VERMELHO QUE FICA PISCANDO NA PALAVRA E CLIQUE NA VOGAL QUE COMPLETA CORRETAMENTE O ESPAÇO. AS VOGAIS ESTÃO NA FAIXA AZUL, LOGO ABAIXO DA PALAVRA.

OBSERVAÇÃO: A VOGAL PODE SE REPETIR.

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

https://www.educajogos.com.br/jogos-educativos/alfabetizacao/vogais-completando/

 

MUITO BEM!

AGORA, CONTINUE COM O APOIO DE UM FAMILIAR E ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

RACISMO E PRECONCEITO, NÃO! - DVD SUPER ECA

https://www.youtube.com/watch?v=v7kaB4ARxP4

PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:

CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA FAZER O PASSEIO VIRTUAL, QUANDO FOR POSSÍVEL.

BANDEIRA DE SÃO PAULO

MUSEU AFRO BRASIL


AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MUSEU AFRO BRASIL!

MUSEU AFRO BRASIL ESTÁ LOCALIZADO NO PARQUE IBIRAPUERA (SÃO PAULO). ELE POSSUI UM ACERVO DE MAIS DE 6 MIL PEÇAS ENTRE PINTURAS, ESCULTURAS, GRAVURAS, FOTOGRAFIAS, DOCUMENTOS E PEÇAS ETNOLÓGICAS DE AUTORES BRASILEIROS E ESTRANGEIROS, PRODUZIDOS ENTRE O SÉCULO XVIII E OS DIAS DE HOJE. OS ITENS ABORDAM AS TEMÁTICAS DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA, COMO A RELIGIÃO, O TRABALHO, A ARTE E A ESCRAVIDÃO. NO TOUR VIRTUAL, É POSSÍVEL CONHECER OS DIFERENTES ANDARES DO MUSEU, OBSERVANDO AS PEÇAS EXPOSTAS, ALÉM DE CONFERIR AS EXPOSIÇÕES VIRTUAIS.

FONTE: https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil

(ADAPTADO PARA A ATIVIDADE).

AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO: 

https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil


14/11/2020 - ATIVIDADE 6 - CIÊNCIAS HUMANAS

PROFESSORAS: LUCY MEIRI, NATHALIA, PRISCILLA e MAYSA

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA:

  • AJUDE A CRIANÇA A LOCALIZAR UM ESPAÇO NO CADERNO PARA FAZER AS LIÇÕES DE CIÊNCIAS HUMANAS;
  • A CRIANÇA DEVE FAZER O REGISTRO DA DATA PARA ORGANIZAÇÃO DAS LIÇÕES;
  • A CRIANÇA DEVE ANOTAR O NÚMERO DO EXERCÍCIO NO CADERNO E ESCREVER AS RESPOSTAS DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DELA;
  • UM FAMILIAR DEVE ACOMPANHAR O ACESSO AOS SITES SUGERIDOS;
  • NO FINAL DESTA SEMANA COLOCAREMOS NO WHATSAPP A FOLHA COM AS RESPOSTAS DAS LIÇÕES;
  • QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

HISTÓRIA

PARA RECORDAR...  CONTE COM O APOIO DE UM FAMILIAR NA LEITURA.



ATIVIDADE 1:

COM APOIO DE UM FAMILIAR ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO QUE CONTA A HISTÓRIA DE ZUMBI DOS PALMARES:

https://www.youtube.com/watch?v=-LRhaqMht3U

AGORA É SUA VEZ!

FAÇA O QUE SE PEDE A SEGUIR:



ATIVIDADE 2:

COM A AJUDA DE UM FAMILIAR ASSISTA AO PRÓXIMO VÍDEO E CONHEÇA UMA MÚSICA QUE FALA UM POUCO SOBRE NEGRITUDE:

https://www.youtube.com/watch?v=O9tp2lmWC-M

  

ASSIM COMO DIZ A MÚSICA “ME ACEITE COMO SOU!” GOSTARIAMOS QUE VOCÊ NOS MOSTRASSE COMO VOCÊ É!

EM SEU CADERNO OU CADERNO DE DESENHO, FAÇA UM AUTORRETRATO (UM DESENHO DE VOCÊ MESMO, APENAS DO ROSTO).

PARA ISSO VOCÊ PODE CONTAR COM A AJUDA DE UM ESPELHO. AO OLHAR-SE NO ESPELHO, COMO VOCÊ SE VÊ?

DESENHE E PINTE!

 

ATIVIDADE 3:

OBSERVE O DESENHO QUE VOCÊ FEZ DO SEU HERÓI NA ATIVIDADE 1 E O SEU AUTORRETRATO NA ATIVIDADE 2. COM O APOIO DE UM FAMILIAR, RESPONDA EM SEU CADERNO AS PERGUNTAS ABAIXO:

A) EXISTE ALGO EM COMUM ENTRE OS DESENHOS FEITOS?

B) VOCÊ JÁ SE IMAGINOU UM HERÓI OU HEROÍNA?

C) ZUMBI LUTOU PELA LIBERDADE DO SEU POVO. E VOCÊ, O QUE GOSTARIA DE FAZER SE FOSSE UM HERÓI OU UMA HEROÍNA?

 

GEOGRAFIA


A ORIENTAÇÃO ESPACIAL É NOSSA CAPACIDADE DE NOS MOVIMENTAR NO ESPAÇO, OBSERVANDO NOSSO PRÓPRIO CORPO E OS OBJETOS AO REDOR.

É SABER LOCALIZAR O QUE ESTÁ À DIREITA OU À  ESQUERDA, DE FRENTE E ATRÁS, ACIMA OU ABAIXO.

COM A AJUDA DE UM FAMILIAR ASSISTA AO PRÓXIMO VÍDEO PARA SABER MAIS SOBRE ORIENTAÇÃO ESPACIAL:

https://www.youtube.com/watch?v=iRtjl9ciqzs

ATIVIDADE 4:

OBSERVE O MAPA ABAIXO.

JULIANA ESTÁ NA ESCOLA, CONFORME INDICA A SETA:

COM O APOIO DE UM FAMILIAR, RESPONDA EM SEU CADERNO CADA PERGUNTA.

OBSERVE A IMAGEM E OS LOCAIS CIRCULADOS EM VERMELHO. SAINDO DA ESCOLA, QUAL DELES ESTÁ?

A) AO LADO DIREITO DA ESCOLA.

B) ATRÁS DA ESCOLA.

C) À ESQUERDA DA ESCOLA.


ATIVIDADE 5:

OBSERVE MAIS UMA IMAGEM.

AGORA JULIANA E SUA FAMÍLIA ESTÃO NO CARRO VERMELHO SEGUINDO EM DIREÇÃO A BIBLIOTECA. 

COM O AUXÍLIO DE UM FAMILIAR, ESCREVA EM SEU CADERNO A ALTERNATIVA CORRETA:

PARA CHEGAR A BIBLIOTECA O CARRO VERMELHO DEVE SEGUIR EM FRENTE E...

A) VIRAR À DIREITA.

B) VIRAR À ESQUERDA.

C) ELE JÁ CHEGOU A BIBLIOTECA.

 

ATIVIDADE 6:

JULIANA DESENHOU ANIMAIS NUMA FOLHA QUADRICULADA. CADA QUADRADINHO TEM UMA LOCALIZAÇÃO QUE É INDICADA PELA COLUNA E PELA LINHA.

NAS COLUNAS NÓS TEMOS OS NÚMEROS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.

NAS LINHAS NÓS TEMOS AS LETRAS A,B,C,D, E.

A LOCALIZAÇÃO DO CACHORRO PODE SER INDICADA PELA COLUNA NÚMERO 4 E PELA LINHA DA LETRA C. COMO VEMOS ACIMA.

ENTÃO A LOCALIZAÇÃO SERIA ESCRITA COMO: CACHORRO 4 C.

AGORA É COM VOCÊ!

EM SEU CADERNO, COPIE OS NOMES DOS ANIMAIS ABAIXO E ESCREVA A SUA LOCALIZAÇÃO DE ACORDO COM O DESENHO DA FOLHA QUADRICULADA:

EXEMPLO: CACHORRO 4C 

GATO:                                                               

PASSARINHO:                                                              

PORCO:                                                                          

RATO:                                                                             

COELHO:

TOURO:

GALO:

CAVALO:

TARTARUGA:


ATIVIDADE 7:

PARA BRINCAR EM FAMÍLIA


COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO QUE MOSTRA ALGUMAS BRINCADEIRAS QUE FAZEM ESTÍMULO A ORIENTAÇÃO ESPACIAL. 

CHAME SEUS FAMILIARES PARA BRINCAR TAMBÉM!

https://www.youtube.com/watch?v=MKKuBiNRZhk

SE FOR POSSÍVEL, ENVIE PARA O WHATSAPP DA ESCOLA UM VÍDEO OU UMA FOTO DE VOCÊS FAZENDO ESTA ATIVIDADE. SERIA MUITO LEGAL VERMOS VOCÊS.

ESTAMOS COM SAUDADES!!!

BEIJOS E ATÉ A PRÓXIMA ATIVIDADE!

FONTE DAS IMAGENS:

CC BY-NC-ND

CC BY-SA

www.ideicriativa.org

14/11/2020 - ATIVIDADE 06 - EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR: ANSELMO

TEMA DA AULA: TEMA: JOGOS E BRINCADEIRAS (ANTIGAS E ATUAIS)

VAMOS COMEÇAR!

CONTE COM O APOIO DE UM FAMILIAR E ASSISTA AOS VÍDEOS A SEGUIR:

Brincadeiras antigas para crianças (faça na sua casa, nessa quarentena)

https://www.youtube.com/watch?v=apVNi_znFnQ


Brincadeiras Tradicionais - Folclóricas

https://www.youtube.com/watch?v=dVBxl7Sw_6k


As Brincadeiras de ontem e hoje

https://youtu.be/Ddv9tbHOC_Y

AGORA É COM VOCÊ!

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E DEPOIS RESPONDA NO SEU CADERNO.  LEMBRE-SE: NÃO PRECISA COPIAR AS PERGUNTAS:

1. QUAL BRINCADEIRA É ATUAL?



2. FAÇA UMA TABELA EM SEU CADERNO E ESCREVA O NOME DE ALGUMAS BRINCADEIRAS QUE APARECERAM NOS VÍDEOS ASSISTIDOS:

VAMOS BRINCAR!

3. ESCOLHA UMA BRINCADEIRA E CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA SE DIVERTIR COM VOCÊ.

A- ESCREVA O NOME DA BRINCADEIRA QUE VOCÊ REALIZOU COM SUA FAMÍLIA:

B- FAÇA UM DESENHO DESTA BRINCADEIRA:

ATÉ A PRÓXIMA!

07/11/2020 - ATIVIDADE 6 - CIÊNCIAS DA NATUREZA

PROFESSORAS: LUCY MEIRI, NATHALIA, PRISCILLA e MAYSA

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA:

  • AJUDE A CRIANÇA A LOCALIZAR UM ESPAÇO NO CADERNO PARA FAZER AS LIÇÕES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA;
  • A CRIANÇA DEVE FAZER O REGISTRO DA DATA PARA ORGANIZAÇÃO DAS LIÇÕES;
  • A CRIANÇA DEVE ANOTAR O NÚMERO DO EXERCÍCIO NO CADERNO E ESCREVER AS RESPOSTAS DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DELA;
  • UM FAMILIAR DEVE ACOMPANHAR O ACESSO AOS SITES SUGERIDOS;
  • NO FINAL DESTA SEMANA COLOCAREMOS NO WHATSAPP A FOLHA COM AS RESPOSTAS DAS LIÇÕES;
  • QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

 

PRA INÍCIO DE CONVERSA!

APOSTAMOS QUE VOCÊ JÁ VIU UMA IMAGEM COMO ESSA E SE PERGUNTOU...

POR QUE OS ALIMENTOS SE ESTRAGAM?

A CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS DEPENDE DE VÁRIOS FATORES. DENTRE ELES, COMO SÃO ARMAZENADOS OU AINDA SE POSSUEM CONSERVANTES (PRODUTOS PARA AUMENTAR O TEMPO DE CONSERVAÇÃO DO ALIMENTO), MAS ISSO TAMBÉM TEM A VER COM OS PRODUTOS SEREM PERECÍVEIS OU NÃO PERECÍVEIS.

 

LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO E RESPONDA AS QUESTÕES NO SEU CADERNO.

O QUE SÃO ALIMENTOS PERECÍVEIS E NÃO PERECÍVEIS

CERTAMENTE VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO FALAR EM ALIMENTOS PERECÍVEIS E NÃO PERECÍVEIS, MAS VOCÊ REALMENTE SABE O QUE ESSES TERMOS SIGNIFICAM?

NO DICIONÁRIO, PERECÍVEL SE REFERE AQUILO QUE PODE DETERIORAR-SE, OU SEJA, AQUILO QUE PODE ESTRAGAR. MAS, ENTÃO, OS ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS NUNCA ESTRAGAM?

ALIMENTOS PERECÍVEIS

QUANTO MAIS ÁGUA UM ALIMENTO TIVER, MAIS RÁPIDO ELE IRÁ APODRECER, E O CONTRÁRIO TAMBÉM É VERDADE: QUANTO MENOS ÁGUA, MAIS TEMPO VAI LEVAR PARA O ALIMENTO FICAR ESTRAGADO. OS ALIMENTOS PERECÍVEIS SÃO OS QUE TÊM MAIS ÁGUA E NÃO DURAM MAIS DE UMA SEMANA SOB REFRIGERAÇÃO (NA GELADEIRA), COMO VEGETAIS, LEITE E DERIVADOS, CARNES VERMELHAS E DERIVADOSFRANGO, FRUTAS, PEIXES, FRUTOS DO MAR E OVOS.

ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS

SÃO AQUELES GERALMENTE DE CONSISTÊNCIA SECA E QUE SÃO FACILMENTE ARMAZENADOS, COMO MILHO, MACARRÃO, SOJA, CAFÉ, FUBÁ, ÓLEO, LEITE EM PÓ, ACHOCOLATADO, MASSAS, AÇÚCAR, FARINHA, FEIJÃO, FRUTAS SECAS, CARNE-SECA E OUTROS. ESSES ALIMENTOS SE DETERIORAM APÓS UM PERÍODO DE TEMPO RELATIVAMENTE LONGO EM TEMPERATURA AMBIENTE (FORA DA GELADEIRA).

 

ATIVIDADE 1

A) O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE UM ALIMENTO SER PERECÍVEL?

B) SOBRE O ALIMENTO NÃO PERECÍVEL, O QUE VOCÊ ENTENDEU?

C) OBSERVE AS IMAGENS E NUMERE DE ACORDO COM O ALIMENTO:

(1) PERECÍVEL                 (2) NÃO PERECÍVEL

 



ATIVIDADE 2

OBSERVE OS ALIMENTOS E REPONDA NO SEU CADERNO O NOME DAQUELES QUE DEVEM SER ARMAZENADOS NA GELADEIRA:

ATIVIDADE 3

COM O APOIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

CINCO CHAVES PARA UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SEGURA - OMS

https://www.youtube.com/watch?v=4487VycN9sE

 

SEGUNDO O VÍDEO EXISTEM TRÊS TIPOS DE MICRORGANISMOS NOS ALIMENTOS:

- OS BONS: QUE AJUDAM A PRODUZIR ALIMENTOS;

- OS MAUS: RESPONSÁVEIS POR MAU CHEIRO, GOSTO DESAGRADÁVEL E APARÊNCIA DA COMIDA PODRE, MAS NORMALMENTE NÃO CAUSAM DOENÇAS;

- OS PERIGOSOS: NÃO TÊM MAU CHEIRO, PODEM CAUSAR DOENÇAS GRAVES, MAS SÃO VULNERÁIS.

OBSERVE ALGUMAS IMAGENS:

ENTÃO PARA EVITAR OS MICRORGANISMOS PERIGOSOS PRECISAMOS AGIR DE ACORDO COM 5 ATITUDES OU COMPORTAMENTOS.

SELECIONE E COPIE NO SEU CADERNO QUAIS AS 5 ATITUDES SÃO CORRETAS:

I) MANTENHA A LIMPEZA PARA PREVENIR A CONTAMINAÇÃO;

II) SEPARE ALIMENTOS CRUS DE ALIMENTOS COZIDOS PARA PREVINIR A CONTAMINAÇÃO CRUZADA;

III) COMA AS FRUTAS ASSIM QUE COMPRAR SEM LAVAR;

IV) COZINHE BEM OS ALIMENTOS PARA MATAR OS MICRORGANISMOS;

V) DEIXE A CARNE CRUA FORA DA GELADEIRA;

VI) MANTENHA OS ALIMENTOS A TEMPERATURA SEGURA: QUENTE OU FRIO PARA PREVINIR O CRESCIMENTO BACTERIANO (DE BACTÉRIAS);

VII) USE ÁGUA E MATÉRIAS-PRIMA SEGURAS (ALIMENTOS SEGUROS);

 

ATIVIDADE 4

LÁ VEM O EXPERIMENTO!!!

COM O APOIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO SOBRE O EXPERIMENTO DE CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS COM A RECEITA DO MINGAU:

https://www.youtube.com/watch?v=cB3HCWJHAeU

 

CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS COM A RECEITA DO MINGAU: 

PASSO A PASSO PARA FAZER O EXPERIMENTO!

CONTE COM O ACOMPANHAMENTO DE UM RESPONSÁVEL PARA PREPARAR O MINGAU.

INGREDIENTES:

- AMIDO DE MILHO;

- ÁGUA.

MODO DE PREPARO:

 - COZINHE OS INGREDIENTES EM UMA PANELA NO FOGÃO ATE VIRAR UM MINGAU;

 - SEPARE O MINGAU EM 4 POTINHOS E MARQUE-OS DE 1 A 4;

1º POTE: O MINGAU AINDA QUENTE DEVE SER TAMPADO COM UM PLÁSTICO;

2º POTE: DEVE SER EXPOSTO AO AR ATÉ ESFRIAR E DEPOIS SERÁ TAMPADO COM UM PLÁSTICO;

3º POTE: FICARÁ ABERTO NO AMBIENTE (FORA DA GELADEIRA);

4º POTE: O MINGAU VAI PARA GELADEIRA.

FAÇA COMO SOLICITADO NO VÍDEO E OBSERVE SEU EXPERIMENTO POR UMA SEMANA (7 DIAS).

APÓS O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, REGISTRE NO SEU CADERNO COMO FICOU CADA POTINHO DO SEU EXPERIMENTO:

A) EM QUAIS COPOS A APARÊNCIA DO ALIMENTO SE MODIFICOU?

B) QUAIS FORAM AS MUDANÇAS PERCEBIDAS?

C) QUAL É A COR QUE APARECEU NO ALIMENTO?

             

Fontes:

https://pt.dreamstime.com/photos-images/frutas-podres.html

https://blog.tudogostoso.com.br/materia/alimentos-pereciveis-e-nao-pereciveis

https://gartic.com.br/mamis_ro/desenho-livre/nao-entendi-nada

www.casaorganica.eco.br

http://www.clicrbs.com.br

www.clubeextra.com.br

https://www.garciasupermercados.com.br/

www.gostodaterra.com.br

www.dafrutaaodoce.com.br


07/11/2020 - ATIVIDADE 06 - ARTES

PROFESSORAS: VITÓRIA E MÔNICA

TEMA DA AULA: RITMOS MUSICAIS

OLÁ ALUNOS, ALUNAS E FAMÍLIAS!

SEGUEM ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA DA ATIVIDADE 06 DE ARTES:

  • AUXILIAR O (A) ALUNO (A) A ORGANIZAR ESPAÇO NO CADERNO, CADERNO DE DESENHO OU FOLHA DE SULFITE PARA FAZER AS LIÇÕES;
  • GUARDAR AS LIÇÕES PARA QUANDO VOLTAR PARA A ESCOLA MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS;

QUALQUER DÚVIDA, FALAR CONOSCO PELO BLOG NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”. LÁ MANTEREMOS NOSSAS COMUNICAÇÕES.

ATÉ BREVE!


TEMA: RITMOS MUSICAIS

RITMO É UMA REPETIÇÃO DE INTERVALOS MUSICAIS, FORTES OU FRACOS, LONGOS OU CURTOS, PRESENTES NA MÚSICA.

A PALAVRA RITMO TAMBÉM É USADA PARA DIFERENCIAR OS ESTILOS MUSICAIS, COMO O SAMBA, O BAIÃO, O RAP ENTRE OUTROS.


COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO:

O SAPO NÃO LAVA O PÉ

https://www.youtube.com/watch?v=lRBfxIB767E

 

AGORA VAMOS ASSISTIR AO PRÓXIMO VÍDEO E ACOMPANHAR A MÚSICA REPRODUZINDO O RITMO COM OS PÉS:

PÉ COM PÉ – PALAVRA CANTADA

https://www.youtube.com/watch?v=EmvwcSr_L5Q

 

AGORA É COM VOCÊ!

RESPONDA NO SEU CADERNO. LEMBRE-SE: NÃO É PRECISO COPIAR AS PERGUNTAS. ANOTE APENAS O NÚMERO E SUA RESPOSTA:

1. QUAL PARTE DO CORPO FOI UTILIZADA PARA ACOMPANHAR O RITMO DA SEGUNDA MÚSICA?

2. DE QUAL MÚSICA VOCÊ GOSTOU MAIS?

3. QUE OUTRA CANTIGA VOCÊ GOSTA DE CANTAR?

4. USE A SUA CRIATIVIDADE E ILUSTRE UMA DAS MÚSICAS QUE VOCÊ OUVIU. VOCÊ PODE USAR UMA FOLHA DE SULFITE PARA FAZER O DESENHO OU SEU PRÓPRIO CADERNO, COLORIR COM LÁPIS DE COR, GIZ DE CERA OU FAZER COLAGEM COM PAPÉIS COLORIDOS E DE TAMANHOS DIVERSOS.

 

SE DESEJAR, PEÇA AJUDA DE UM FAMILIAR, TIRE UMA FOTO DO SEU DESENHO E ENVIE PARA O WHATSAPP DA ESCOLA ATÉ O DIA 11/11. SUA PRODUÇÃO FARÁ PARTE DO CANTINHO DA PINTURA NO DIA DO SARAU.

PARTICIPE!

ATÉ A PRÓXIMA!



01/11/2020 - ATIVIDADE 6 - MATEMÁTICA

PROFESSORAS: LUCY MEIRI, NATHALIA, PRISCILLA e MAYSA

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA:

  • AJUDE A CRIANÇA A LOCALIZAR UM ESPAÇO NO CADERNO PARA FAZER AS LIÇÕES DE MATEMÁTICA;
  • A CRIANÇA DEVE FAZER O REGISTRO DA DATA PARA ORGANIZAÇÃO DAS LIÇÕES;
  • A CRIANÇA DEVE ANOTAR O NÚMERO DO EXERCÍCIO NO CADERNO E ESCREVER AS RESPOSTAS DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DELA;
  • NO FINAL DESTA SEMANA COLOCAREMOS NO WHATSAPP A FOLHA COM AS RESPOSTAS DAS LIÇÕES;
  • QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.

PARA COMEÇO DE CONVERSA, VAMOS COMEÇAR ESTA ATIVIDADE CONVERSANDO COM NOSSOS AMIGUINHOS: JOÃO, JOSÉ, MARIANA, LUANA E FERNANDA    



AGORA, VAMOS PENSAR SOBRE ESTA SITUAÇÃO-PROBLEMA?

LUANA MORA NUM SÍTIO. OBSERVANDO OS ANIMAIS FICOU CURIOSA E PERGUNTOU: MÃE, QUANTAS PÉS TÊM MEUS 5 PATINHOS JUNTAMENTE COM O MEU GATO? A MÃE DE LUANA RESPONDEU: COMO VOCÊ RESOLVERIA ESTE PROBLEMA? 


EU DESENHEI OS ANIMAIS E CONTANDO DE 2 EM 2 OS PÉS DOS 5 PATINHOS SOMARAM 10 PÉS. DEPOIS, DESENHEI O GATO E DESCOBRI QUE TINHA 4 PÉS. JUNTOS ELES TÊM 14 PÉS.



ATIVIDADE 1 – CARRINHOS DE BRINQUEDOS

PEDRO TINHA 10 CARRINHOS DE BRINQUEDO. NO SEU ANIVERSÁRIO GANHOU MAIS 5. QUANTOS CARRINHOS PEDRO TEM AGORA? 


ATIVIDADE 2 – COLEÇÃO DE BONECAS

VANESSA E ANA MARIA RESOLVERAM JUNTAR SUAS COLEÇÕES DE BONECAS. VANESSA TEM 51 BONECAS E ANA MARIA 43 BONECAS. QUANTAS BONECAS TERÁ A NOVA COLEÇÃO?


ATIVIDADE 3 – COLEÇÃO DE PIPAS

DAVI E DANIEL TÊM 17 PIPAS JUNTOS. DAVI TEM 8 PIPAS E DANIEL, QUANTAS PIPAS TEM?


 

ATIVIDADE  4 – ALEX E OS PIRULITOS

ALEX TEM 16 PIRULITOS. ELE VAI DISTRIBUIR IGUALMENTE ENTRE SEUS 4 AMIGOS. QUANTOS PIRULITOS CADA AMIGO VAI RECEBER?





LETRA DA MÚSICA PARA ACOMPANHAR E CANTAR!

O SÍTIO DO SEU LOBATO 

A TURMA DO SEU LOBATO

 

SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA Ô!
E NESSE SÍTIO TINHA UM PATO, IA, IA, Ô!
ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA CÁ! ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA LÁ!
ERA QUÁ, QUÁ, QUÁ PRA TODO LADO, IA, IA Ô!
SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA, Ô!
E NESSE SÍTIO TINHA UMA VACA, IA, IA Ô!
ERA MU, MU, MU PRA CÁ! ERA MU, MU, MU PRA LÁ!
ERA MU, MU, MU PRA TODO LADO, IA, IA Ô!
SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA, Ô!
E NESSE SÍTIO TINHA UM PORCO, IA, IA, Ô!
ERA ÓINC, ÓINC, ÓINC PRA CÁ! ERA ÓINC, ÓINC, ÓINC PRA LÁ!
ERA ÓINC, ÓINC, ÓINC PRA TODO LADO, IA, IA Ô!
SEU LOBATO TINHA UM SÍTIO, IA, IA, Ô!
E NESSE SÍTIO TINHA UMA OVELHA, IA, IA, Ô!


ATIVIDADE 6 – O SÍTIO DO SEU LOBATO

A) NO SÍTIO DO SEU LOBATO TEM UMA PARTE MONTANHESCA ONDE FICAM 56 OVELHAS. ELE VENDEU ALGUMAS PARA A SUA VIZINHA. FICARAM APENAS 46. QUANTAS OVELHAS FORAM VENDIDAS?


B) SEU LOBATO CONTOU EM SEU SÍTIO 24 ANIMAIS ENTRE PATOS E OVELHAS. SABENDO QUE HAVIA 12 PATOS. QUANTAS SÃO AS OVELHAS?

C) SEU LOBATO TEM 30 PORCOS E PRECISA SEPARÁ-LOS IGUALMENTE EM DOIS CHIQUEIROS: 



QUANTOS PORCOS SERÃO COLOCADOS EM CADA CHIQUEIRO?

D) NO CURRAL ONDE SEU LOBATO DEIXA AS VACAS DORMIREM, CABEM 46 VACAS:



SABENDO QUE NO CURRAL ESTÃO APENAS 22 VACAS. QUANTAS VACAS AINDA ESTÃO LIVRES?



DEPOIS QUE SEU LOBATO RECOLHEU TODAS AS 46 VACAS, DURANTE A NOITE FUGIRAM 11 VACAS. QUANTAS VACAS FICARAM NO CURRAL?



01/11/2020 - ATIVIDADE 6 - INGLÊS

PROFESSORAS: HENRIQUE E MARILÉIA

TEMA DA AULA: LET’S PLAY WITH TOYS


BOA TARDE A TODOS E TODAS!

ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM, COM SAÚDE E PAZ.

COMO AINDA ESTAMOS EM ATIVIDADES DOMICILIARES, ESTAMOS ENVIANDO AS ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA REFERENTES AO SEXTO CICLO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. COMO DE COSTUME, AS ATIVIDADES ACOMPANHAM O CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2. SE VOCÊ, POR ALGUM MOTIVO, AINDA NÃO RECEBEU O CADERNO, FAVOR COMPARECER NA SECRETARIA DA ESCOLA PARA FAZER A RETIRADA.

AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO E DEVEM SER APRESENTADAS AOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO RETORNO PRESENCIAL. AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DEVEM SER REALIZADAS NO PRÓPRIO CADERNO E TAMBÉM APRESENTADAS AOS PROFESSORES DA MESMA FORMA, EM UM POSSÍVEL RETORNO PRESENCIAL.

CONTINUEM EM CASA, CUIDANDO DE NOSSO BEM MAIS PRECIOSO, A SAÚDE.

CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2: PÁGINAS  58 A 60.


TEMA DE HOJE: LET’S PLAY WITH TOYS

AGORA, COM O APOIO DE UMA FAMILIAR, ASSISTA À VIDEOAULA PREPARADA PELO TEACHER HENRIQUE:



NO ANO PASSADO, NÓS TRABALHAMOS O NOME DOS BRINQUEDOS EM INGLÊS. VAMOS RELEMBRAR ALGUNS NOMES?


VAMOS PRATICAR AGORA?

LEMBRETE: ESCREVA APENAS O NÚMERO DO EXERCÍCIO E AS RESPOSTAS.

COMPLETE AS FRASES ABAIXO COM O NOME DOS BRINQUEDOS QUE AS CRIANÇAS ESTÃO BRINCANDO:

AGORA É A SUA VEZ!

DESENHE EM SEU CADERNO SEU BRINQUEDO FAVORITO (YOUR FAVORITE TOY). ESCREVA O NOME EM INGLÊS E PINTE COM CORES BEM BONITAS.



24/10/2020 - ATIVIDADE 6 - LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORAS: LUCY MEIRI, NATHALIA, PRISCILLA e MAYSA

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA A FAMÍLIA:

  • AJUDE A CRIANÇA A LOCALIZAR UM ESPAÇO NO CADERNO PARA FAZER AS LIÇÕES DE LINGUA PORTUGUESA;
  • A CRIANÇA DEVE FAZER O REGISTRO DA DATA PARA ORGANIZAÇÃO DAS LIÇÕES;
  • A CRIANÇA DEVE ANOTAR O NÚMERO DO EXERCÍCIO NO CADERNO E ESCREVER AS RESPOSTAS DE ACORDO COM O ENTENDIMENTO DELA;
  • UM FAMILIAR DEVE ACOMPANHAR O ACESSO AOS SITES SUGERIDOS;
  • NO FINAL DESTA SEMANA COLOCAREMOS NO WHATSAPP A FOLHA COM AS RESPOSTAS DAS LIÇÕES;
  • QUALQUER DÚVIDA, FAZER COMUNICAÇÃO NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG, QUE VAMOS AUXILIANDO NA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES.


PARA COMEÇO DE CONVERSA...


PARTE 1

ATIVIDADE 1

COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO, NELES VOCÊ PODERÁ VER UM POUCO DO QUE ACONTECE NUM SARAU:

SARAUZIM - SARAU INFANTIL / (SESC Belenzinho)

https://www.youtube.com/watch?v=5pMZ0oSBtr8

SARAU 2019 - EMEF VIANNA MOOG

https://www.youtube.com/watch?v=jQJaIgy3YaI&feature=youtu.be

 

ATIVIDADE 2

LEIA O TEXTO ABAIXO COM A AJUDA DE UM FAMILIAR:

O QUE É SARAU?

SARAU É UM EVENTO DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL E ARTÍSTICA QUE PODE ENVOLVER: MÚSICA, POESIA, CANTIGAS, PARÓDIA, POEMA, DANÇA, CANTO, DESENHO, PINTURA, TEATRO, JOGOS, BRINCADEIRAS ETC.

É MUITO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DAS PESSOAS. SOMOS NÓS QUE FAZEMOS COM QUE O SARAU ACONTEÇA. SEJA FAZENDO ALGUMA APRESENTAÇÃO OU ASSISTINDO E APRECIANDO O EVENTO.


ATIVIDADE 3 

AGORA QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU AOS VÍDEOS E LEU O TEXTO, LEIA OS ITENS ABAIXO E COPIE EM SEU CADERNO AQUELE QUE VOCÊ CONSIDERA QUE NÃO FAZ PARTE DE UM SARAU:



ATIVIDADE 1

LEIA A PARLENDA ABAIXO, SE PRECISAR CONTE COM O APOIO DE UM FAMILIAR:

CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI?

O GATO COMEU.

CADÊ O GATO?

FOI PRO MATO.

CADÊ O MATO?

O FOGO QUEIMOU.

CADÊ O FOGO?

A ÁGUA APAGOU.

CADÊ A ÁGUA?

O BOI BEBEU.

CADÊ O BOI?

 FOI CARREGAR TRIGO.

CADÊ O TRIGO?

A GALINHA ESPALHOU.

CADÊ A GALINHA?

FOI BOTAR OVO.

CADÊ O OVO?

O PADRE BEBEU.

CADÊ O PADRE?

FOI REZAR A MISSA.

CADÊ A MISSA?

ACABOU!

 

AGORA, VAMOS ASSISTIR AO PRÓXIMO VÍDEO QUE CONTÉM UMA EXPLICAÇÃO SOBRE PARLENDAS. CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR:

CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI?


https://www.youtube.com/watch?v=14ihYCHpmbM

 

ATIVIDADE 2

CONTINUE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, EM SEU CADERNO, RESPONDA AS PERGUNTAS QUE APARECERAM NO VÍDEO:

A)   QUEM ESPALHOU O TRIGO?

B)   QUEM COMEU O TOUCINHO?

C)   O QUE ACONTECEU COM O MATO?



ATIVIDADE 3 

A) AGORA VAMOS FAZER UM JOGO DE LEITURA! 

ELE SE CHAMA: LEITURA EM VAI E VEM.

CONVIDE SEUS FAMILIARES PARA PARTICIPAR COM VOCÊ! 

COMO SE JOGA? 

VOCÊ E MAIS UM FAMILIAR DEVEM FAZER A LEITURA DA PARLENDA DA ATIVIDADE ANTERIOR (CADÊ O TOUCINHO QUE ESTAVA AQUI) INTERCALANDO A LEITURA DOS VERSOS, OU SEJA, CADA UM DE VOCÊS DEVERÁ LER UMA LINHA (VERSO) DO POEMA DE CADA VEZ. 

VOCÊ LÊ UM VERSO, DEPOIS SEU FAMILIAR LÊ O OUTRO, DEPOIS VOCÊ LÊ NOVAMENTE, ASSIM ATÉ TERMINAREM A PARLENDA, NO MOVIMENTO DE VAI E VEM!



B) DEPOIS DE VOCÊS JOGAREM DESTA FORMA ALGUMAS VEZES, VOCÊS PODEM FAZER UMA VARIAÇÃO: 

AO INVÉS DE JOGAREM OLHANDO A ESCRITA DA PARLENDA, VOCÊS PODEM TENTAR FAZER ESTE JOGO MEMORIZANDO OS VERSOS. 

QUE TAL? SERÁ BASTANTE DIVERTIDO!




ATIVIDADE 4 

VOCÊ SABE QUE BRINCADEIRA É ESTA?

ISSO MESMO! PULAR CORDA.

GERALMENTE QUANDO BRINCAMOS DE PULAR CORDA, CANTAMOS ALGUMA CANTIGA OU PARLENDA PARA DEIXAR A BRINCADEIRA MAIS DIVERTIDA!


AGORA, EM SEU CADERNO, ESCREVA UMA CANTIGA OU PARLENDA QUE VOCÊ COSTUMA CANTAR ENQUANTO PULA CORDA.

 

ATIVIDADE 5

AGORA, LEIA E OBSERVE COM BASTANTE ATENÇÃO AS DUAS PARLENDAS ABAIXO:

 

O PRIMEIRO TEXTO TEM A PARLENDA NA FORMA TRADICIONAL, JÁ O SEGUNDO TEXTO FOI MODIFICADO, CHAMAMOS ISSO DE PARÓDIA.

PARÓDIA É UMA RELEITURA DE UM TEXTO ORIGINAL. PERCEBA COMO OS DOIS TEXTOS TEM FORMATO SEMELHANTE E RIMAS.

AGORA É COM VOCÊ!

EM SEU CADERNO, PEGUE O TEXTO QUE VOCÊ ESCREVEU NA ATIVIDADE 4 (CANTIGA OU PARLENDA QUE VOCÊ COSTUMA CANTAR ENQUANTO PULA CORDA) E CONSTRUA UMA PARÓDIA.

PEÇA AJUDA A UM FAMILIAR, CASO PRECISE!

VOCÊ PODE COMPARTILHAR SUA PRODUÇÃO CONOSCO, SE DESEJAR. PEÇA A AJUDA DE UM FAMILIAR E ENVIE A FOTO PARA O WHATSAPP DA ESCOLA.

                                          

VOCÊ TERMINOU!

ATÉ A PROXIMA!

FONTE DAS IMAGENS UTILIZADAShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/


24/10/2020 - ATIVIDADE 6 - SALA DE LEITURA

PROFESSORA: GIOVANNA

BEM VINDA(O) A MAIS UMA AULA DE LEITURA!

OUÇA O ÁUDIO DA MINHA LEITURA DO LIVRO “BALAS, BOMBONS, CARAMELOS”, DE ANA MARIA MACHADO, NO LINK ABAIXO. DEPOIS DE OUVIR A HISTÓRIA, OUÇA O SEGUNDO ÁUDIO COM AS ATIVIDADES! AS ATIVIDADES, QUE TAMBÉM ESTÃO DESCRITAS ABAIXO. NÃO É NECESSÁRIO ESCREVER AS RESPOSTAS.

 

1. AÚDIO DA HISTÓRIA:

https://soundcloud.com/user-892482557/balas-bombons-caramelos-de-ana-maria-machado/s-dm07EKRaFDc

 

2. ÁUDIO DAS ATIVIDADES:

https://soundcloud.com/user-892482557/audio-da-atividade-06-para-alfabetizacao/s-HxtpwstpaWl

 

CAPA DO LIVRO

ATIVIDADE PRÁTICA:

DIVIDA UMA FOLHA AO MEIO. EM UMA METADE FAÇA UM DESENHO SEU COM AS COISAS QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE COMER E, NA SEGUNDA METADE, UM DESENHO SEU ESCOVANDO OS DENTES!

CASO PRECISE, PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO!

 

REFLEXÕES:

1. QUAL FOI O GRANDE ERRO DE PIPO NA HISTÓRIA? POR QUÊ?

2. OS DENTES DE HIPOPÓTAMO NÃO SÃO FEITOS PARA COMER DOCES. E OS DENTES DAS PESSOAS? SÃO FEITOS PARA COMER DOCES?

3. O QUE DEVEMOS FAZER PARA EVITAR TER CÁRIES E DORES DE DENTE COMO ACONTECEU COM PIPO?

4. O QUE MAIS PODE ACONTECER COM PESSOAS QUE NÃO ESCOVAM OS DENTES TODOS OS DIAS? QUE PROBLEMAS ELAS PODEM TER?

 

ESPERO QUE TENHA GOSTADO DA HISTÓRIA! NÃO SE ESQUEÇA DE ESCOVAR SEUS DENTES TODOS OS DIAS!

FIQUE EM CASA E SE CUIDE!

BEIJOCAS!

PROFESSORA GIOVANNA - POSL


24/10/2020 - ATIVIDADE 6 - INFORMÁTICA

PROFESSOR: MANOEL

OLÁ, PESSOAL!


VOCÊS JÁ ESTÃO SABENDO SOBRE O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020 “VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA”? AQUI NO BLOG TEMOS UMA ABA ESPECIAL PARA ESTE EVENTO. MAS, COMO ASSIM SARAU? SELECIONAMOS UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊS CONHECEREM UM POUQUINHO SOBRE ESTE ASSUNTO.

VAMOS LÁ? COM O APOIO DE UM FAMILIAR, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:

O QUE É UM SARAU?

https://www.youtube.com/watch?v=Edavb3Ks3mI

 

AGORA QUE VOCÊS VIRAM QUE PODEMOS EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE E NOSSOS TALENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS, PARTICIPEM DAS PROPOSTAS ORIENTADAS POR SEUS PROFESSORES. SERÁ UM MOMENTO BEM ESPECIAL PARA NOS REENCONTRARMOS, MESMO QUE VIRTUALMENTE!

AGORA, VAMOS EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO?

JOGO: MATH SLITHER

 

DESCRIÇÃO: DESENVOLVER A COMPREENSÃO, O RACIOCÍNIO LÓGICO E O CÁLCULO DE FORMA DIVERTIDA E INTERESSANTE.

CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: NÚMEROS - CÁLCULO MENTAL – ADIÇÃO – SUBTRAÇÃO

COMO JOGAR:

1º: SELECIONE O SEU ANO ESCOLAR:

2º: ESCOLHA SEU DESAFIO:

EXEMPLO:

ADDITION = ADIÇÃO (MAIS)

ADD (SOMAR)

10 + 20 = ?

 

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DO NÚMERO 30.  SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI AUMENTANDO. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI DIMINUIR. EVITE ACERTAR OS OBSTÁCULOS (OUTROS PARTICIPANTES)! 

 

OUTRO EXEMPLO:

NUMBER PROPERTIES = COMPOSIÇÃO DOS NÚMEROS

HOW DO YOU MAKE 4? (COMO VOCÊ FORMA O NÚMERO 4?)

+ 1

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DOS NÚMEROS 3 + 1

SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI AUMENTANDO. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI DIMINUINDO.

 

PARA FINALIZAR OS EXEMPLOS:

SUBTRACTION = SUBTRAÇÃO (MENOS)

FILL IN THE MISSING NUMBER. (PREENCHA O NÚMERO QUE FALTA)

- ? = 3

VOCÊ DEVE LOCALIZAR A RESPOSTA CORRETA NA TELA E DESLIZAR POR CIMA DO NÚMERO 1

SE ACERTAR, SEU TAMANHO VAI CRESCER. SE PASSAR POR CIMA DA RESPOSTA ERRADA, VOCÊ VAI REDUZIR.

 

ACEITE O DESAFIO E ESCOLHA QUAL CÁLCULO VOCÊ QUER EXERCITAR!

 

PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:

https://www.minijogos.com.br/jogo/math-slither

 

PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:

CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR PARA FAZER O PASSEIO VIRTUAL, QUANDO FOR POSSÍVEL. 

 

AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O CASTELO RÁ-TIM-BUM!

CASTELO RÁ-TIM-BUM!

CONSIDERADO UM DOS GRANDES SUCESSOS DA TV CULTURA, O CASTELO RÁ-TIM-BUM FOI PRODUZIDO E EXIBIDO PELA EMISSORA ENTRE 1994 E 1997. COM 90 EPISÓDIOS, A SÉRIE MARCOU A HISTÓRIA DA PROGRAMAÇÃO INFANTIL DA TELEVISÃO BRASILEIRA. GANHOU O PRÊMIO DA APCA (ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE CRÍTICOS DE ARTE) EM 1994 E VIROU FILME EM 1999. A ARQUITETURA DA MAQUETE DO CASTELO FOI INSPIRADA NO ESTILO MODERNISTA DO ARTISTA CATALÃO ANTONI GAUDÍ, QUE PROJETOU A BASÍLICA DA SAGRADA FAMÍLIA, UMA DAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS DE BARCELONA.  

FONTE: https://saopauloparacriancas.com.br/exposicao-do-castelo-ra-tim-bum-online-passeio-360/

AGORA É COM VOCÊ!

PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK A SEGUIR:

http://www.fotosintese360.com.br/tour/ratimbum?utm_source=blogsaopauloparacriancas&utm_medium=site_sppc&utm_campaign=exposicao_virtual_castelo_ra_tim_bum

 ATÉ A PRÓXIMA!

PARA ACESSAR AS ATIVIDADES ANTERIORES, CLIQUE AQUI

7 comentários:

  1. Olá alunos/as...as atividades estão maravilhosas...! Muito legal...
    deu vontade de voltar a ser criança e estar novamente no 2ºano...saudades...
    mas não era assim divertido e saboroso no meu tempo...Vocês estão com vontade de estudar?
    abs.Anselmo profê de EF.

    ResponderExcluir
  2. As novas atividades de inglês estão no blog. Qualquer dúvida, estou a disposição.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ ALUNOS/AS... ESTOU DEIXANDO AQUI MAIS UMA MENSAGEM DE SAUDADES. GOSTARIA MUITO DE SABER COMO VOCÊS ESTÃO?ESTÃO CURTINDO AS ATIVIDADES?ESTÃO COM ALGUMA DIFICULDADE E EM QUE POSSAMOS AJUDAR? BOM... LEMBRE-SE QUE ESTAMOS POR AQUI. BJS NO CORAÇÃOZINHO DE VOCÊS.

    ResponderExcluir
  4. Olá crianças! tudo bem com vocês? Espero que sim! Qualquer dúvida mande uma mensagem que estemos aqui atentas. Beijos, Prof Nathalia!

    ResponderExcluir
  5. Olá queridos e queridas alunas, como vocês e seus familiares estão. Espero e desejo que estejam todos bem principalmente de saúde. Estamos aqui para ajudá-los. As atividades estão super legais. Aproveitem!Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá turminha...estamos chegando ao fim...
    mas neste ano difícil e sem a quadra de ef....vamos vencer
    a gente se encontra no dia 16/12 no virtual...tudo de bom pra vocês! profe anselmo ef.

    ResponderExcluir
  7. OLÁ MEUS AMORES! PASSANDO PARA SABER COMO ESTÃO? NÃO ESQUEÇAM QUE ESTAMOS AQUI PARA ESCLARECER TODAS AS DÚVIDAS. O ANO ESTA ACABANDO, MAS AMANHÃ ESTAREMOS JUNTINHOS NA ATIVIDADE LÚDICA. NÃO DEIXEM DE COMPARECER. ESPERO VOCÊS. BJS A TODOS!

    ResponderExcluir