13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - HISTÓRIA
ORIENTAÇÕES GERAIS ESTA ÚLTIMA ATIVIDADE COMPLEMENTAR TEM O OBJETIVO DE PROMOVER A SÍNTESE DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS EM 2020. PARA SUA ORGANIZAÇÃO, COLOQUE DATA NO CADERNO, ESCREVA O TEMA DA ATIVIDADE, LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES, REGISTRE AS QUESTÕES E RESPONDA AS PERGUNTAS. LEMBRE-SE: FAÇA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL PARA INDICAR SUA COMPREENSÃO. VOCÊ PODE TIRAR DÚVIDAS SOBRE AS LIÇÕES NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG. LÁ MANTERMOS NOSSAS COMUNICAÇÕES. |
TEMA: DEMOCRACIA
PARA COMEÇO DE CONVERSA!
NESTE ANO ESTUDAMOS A DEMOCRACIA E O SEU IMPORTANTE PAPEL NA VIDA DAS PESSOAS.
VAMOS CONFERIR SE COMPREENDEMOS TUDO DIREITINHO?
AGORA, É COM VOCÊ!
VAMOS CONFERIR SE VOCÊ COMPREENDEU A MENSAGEM DA TIRINHA?
RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES NO SEU CADERNO: 1. QUAL É O TEMA DA CONVERSA ENTRE ARMANDINHO E SEUS PAIS? 2. DE ACORDO COM A CONVERSA, QUAL É A CAUSA DA DEMOCRACIA ESTAR MALTRATADA E ESTRUPIADA? 3. NA SUA OPINIÃO, O QUE SIGNIFICA A DEMOCRACIA ESTAR “MALTRATADA E ESTRUPIADA”? 4. VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR, NA CONVERSA, ALGUMA FRASE QUE INDIQUE O CONCEITO DE “CIDADANIA”? REESCREVA A FRASE ABAIXO: |
PARA CONSOLIDAR O APRENDIZADO!
MUITO BEM! VAMOS VER SE VOCÊ ESTÁ AFIAD@ NOS CONHECIMENTOS SOBRE A DEMOCRACIA?
ELABORE UMA REDAÇÃO EXPLICANDO COMO PODEMOS AJUDAR A DEMOCRACIA A SE FORTALECER NO BRASIL. NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR E EXPLICAR NA SUA REDAÇÃO OS CONCEITOS DE “CIDADANIA”, “IGUALDADE” E “ELEIÇÕES”.
ATÉ O PRÓXIMO ANO!
13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - GEOGRAFIA
INSTRUÇÕES GERAIS
|
TEMA: “TERRA REDONDA OU PLANA?”
PARTE 1
LEIA OS TEXTOS A SEGUIR: 7 FATOS CIENTÍFICOS QUE PROVAM QUE A TERRA NÃO É PLANA CENTENAS DE ANOS A.C. O FORMATO DO NOSSO PLANETA JÁ FOI PROVADO, MAS TEM GENTE QUE INSISTE EM ACREDITAR NO CONTRÁRIO. POR MAIS QUE O SER HUMANO JÁ SAIBA QUE A TERRA É REDONDA HÁ CENTENAS DE ANOS, ALGUMAS PESSOAS AINDA APARENTAM MOSTRAR DÚVIDAS SOBRE A QUESTÃO. POR ISSO SEPARAMOS ALGUNS FATOS CIENTÍFICOS QUE VÃO TE AJUDAR A CONVENCER AQUELE COLEGA QUE NÃO TEM TANTA CERTEZA SOBRE O FORMATO DO NOSSO PLANETA, DE QUE ELE NÃO É — E NÃO PODE SER — PLANO. LOGO A SEGUIR, CONFIRA OS DOIS EXEMPLOS MAIS PRÁTICOS PARA ACOMPANHAR DE ONDE VOCÊ MORA OU PARA ACOMPANHAR EM ALGUNS FILMES. OBSERVE UM BARCO QUANDO UM BARCO DESAPARECE NO HORIZONTE ELE NÃO VAI FICANDO MENOR E MENOR ATÉ NÃO CONSEGUIMOS VÊ-LO. NA REALIDADE, O QUE OCORRE É QUE PARTES DA ESTRUTURA VÃO SUMINDO ANTES DAS OUTRAS: PRIMEIRO O CASCO DA EMBARCAÇÃO E SÓ NO FIM A PONTA DA VELA. ISSO OCORRE JUSTAMENTE PORQUE A TERRA É REDONDA. PARA COMPREENDER MELHOR, BASTA UTILIZAR UM BINÓCULO OU TELESCÓPIO PARA OBSERVAR O HORIZONTE NA SUA PRÓXIMA IDA À PRAIA. ASSISTA UM ECLIPSE ARISTÓTELES TAMBÉM PROVOU SUA TEORIA COM A OBSERVAÇÃO DE QUE, DURANTE OS ECLIPSES LUNARES, A SOMBRA DA TERRA NA FACE DO SOL É CURVADA. UMA VEZ QUE ESTA FORMA CURVA EXISTE DURANTE TODOS ESSES FENÔMENOS, APESAR DO FATO DE QUE O PLANETA ESTÁ GIRANDO, O FILÓSOFO INTUIU CORRETAMENTE A PARTIR DA PENUMBRA QUE A TERRA É CURVILÍNEA (TEM CURVAS) POR TODA PARTE — EM OUTRAS PALAVRAS, UMA ESFERA.
POR REDAÇÃO GALILEU PUBLICADO EM 28 SET. 2017 (TRECHOS DO TEXTO ORIGINAL). |
ANTES DE COMEÇAR A TAREFA...
- PESQUISE E REGISTRE EM SEU CADERNO O QUE SIGNIFICA CADA UMA DAS SEGUINTES PALAVRAS: CIRCUNFERÊNCIA, BINÓCULO, HORIZONTE, INTUIR, PENUMBRA, UMBRA, TELESCÓPIO.
QUESTÕES SOBRE O TÓPICO 1:
1. DE ACORDO COM O TEXTO, UM BARCO DÁ A IMPRESSÃO DE QUE ESTÁ DESAPARECENDO NO HORIZONTE. POR QUE ISSO OCORRE? ELE “DESAPARECE” DE VERDADE? EXPLIQUE:
2. AO SE OBSERVAR UM ECLIPSE LUNAR, PERCEBE-SE QUE A SOMBRA DA TERRA NA FACE DO SOL É CURVADA. O QUE O FILÓSOFO ARISTÓTELES CONCLUIU?
PARTE 2
PARA COMPLEMENTAR OS ESTUDOS
O QUE É ECLIPSE?
ECLIPSE É O ESCURECIMENTO TOTAL OU PARCIAL DE UM ASTRO FEITO POR MEIO DA INTERPOSIÇÃO DE UM SEGUNDO ASTRO FRENTE À FONTE DE LUZ. EXISTEM DOIS TIPOS DE ECLIPSES: O SOLAR E O LUNAR.
É NECESSÁRIO SALIENTAR QUE TANTO O ECLIPSE LUNAR QUANTO O SOLAR DEPENDEM DE UM ALINHAMENTO DAS ÓRBITAS DA TERRA, AO REDOR DO SOL, E DA LUA, AO REDOR DA TERRA; CASO CONTRÁRIO, OS FENÔMENOS NÃO OCORRERÃO. A SEGUIR, POR RAZÕES MAIS PRÁTICAS, SERÁ DESTACADO O ECLIPSE LUNAR.
ECLIPSE LUNAR
POR JOAB SILAS DA SILVA JÚNIOR. DE BRASIL ESCOLA.
ACESSO EM 04 DEZ. 2020.
TÓPICO 2
ASSISTA AO SEGUINTE VÍDEO DA REPORTAGEM “CARIOCAS PARAM PARA ADMIRAR O MAIOR ECLIPSE LUNAR DO SÉCULO”, DO SBT NOTÍCIAS:
https://www.youtube.com/watch?v=6wLbo_fCzK4
QUESTÕES SOBRE O TEXTO E O VÍDEO:
1. DE ACORDO COM TEXTO DO TÓPICO 1, RESPONDA:
A) O QUE É UM ECLIPSE?
B) QUAIS SÃO OS DOIS TIPOS DE ECLIPSE CONHECIDOS?
2. COMO OCORRE O ECLIPSE LUNAR?
3. LOGO APÓS ASSISTIR AO VÍDEO DO TÓPICO 2, RESPONDA:
A) QUANDO ESSA REPORTAGEM FOI FEITA?
B) POR VOLTA DE QUAL HORÁRIO, A LUA COMEÇOU A APARECER NO CÉU DO RIO DE JANEIRO? A MESMA LUA PODE SER OBSERVADA EM ALGUNS LUGARES DO BRASIL A PARTIR DE QUAL HORÁRIO?
C) ESSE ECLIPSE FOI OBSERVADO EM OUTROS LUGARES DO MUNDO. QUAL FOI O MELHOR LUGAR PARA OBSERVÁ-LO?
D) O QUE PODE DIFICULTAR A OBSERVAÇÃO DE UM ECLIPSE?
E) EM QUAL ANO OCORREU O ÚLTIMO ECLIPSE LUNAR ANTES DA REPORTAGEM?
4. EM QUAL ANO OCORREU O ÚLTIMO ECLIPSE LUNAR ANTES DA REPORTAGEM?
COM BASE NO TEXTO DA PARTE 1 E COM O VÍDEO DO TÓPICO 2, RESPONDA:
DÁ PARA PERCEBER QUE A TERRA É REDONDA SÓ OBSERVANDO O ECLIPSE LUNAR? EXPLIQUE:
13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - EDUCAÇÃO FÍSICA
OLÁ, PESSOAL! ESTA É NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DO BLOG NESTE ANO E PREPARAMOS UM JOGO DE PERGUNTAS SOBRE AS ATIVIDADES ESTUDADAS EM FORMATO DE QUIZ. NO FINAL DA SEMANA, POSTAREMOS AS RESPOSTAS PELO WHATSAPP. ESPERAMOS QUE GOSTE E QUE TENHA APRENDIDO BASTANTE COM AS LIÇÕES QUE FIZEMOS! ESTAMOS TODOS COM SAUDADES! |
LEMBRETE: ESCREVER O NÚMERO DA PERGUNTA E A RESPOSTA NO CADERNO.
1 - QUAIS DAS ATIVIDADES ABAIXO É UMA BRINCADEIRA POPULAR?
A) FUTEBOL.
B) GOLFE.
C) ESCALADA.
D) ATLETISMO.
E) QUEIMADA.
2 - O ESPORTE GOLFE É CONSIDERADO:
A) ESPORTE DE INVASÃO.
B) ESPORTE DE QUADRA.
C) ESPORTE DE PAREDE.
D) ESPOTE DE PRECISÃO.
E) ESPORTE DE MARCA.
3 - A CORRIDA DE 100 METROS RASOS PARA MULHERES E HOMENS NO ATLETISMO É CONSIDERADA UMA CORRIDA DE:
A) CORRIDA DE RESISTÊNCIA.
B) CORRIDA DE RUA.
C) CORRIDA DE OBSTÁCULOS.
D) CORRIDA DE VELOCIDADE.
E) CORRIDA DE MEIO FUNDO E FUNDO.
4 - O ATLETISMO É UM ESPORTE DE MARCA PORQUE OS ÁRBITROS E JUÍZES DEVEM:
A) REGISTRAR E MARCAR UMA LINHA NO CHÃO.
B) MARCAR O NÚMERO DOS ATLETAS.
C) REGISTRAR AS INCRIÇÕES NA MESA DE COMPETIÇÃO.
D) MARCAR O TEMPO, AS DISTÂNCIAS E A ALTURA QUE OS/AS ATLETAS REGISTRAM EM SUAS PROVAS.
E) APONTAR E ANOTAR A QUANTIDADE DE GOLS MARCADOS NA PARTIDA.
5 - O EQUIPAMENTO DE LANÇAMENTO NA PROVA DE LANÇAMENTO DO DARDO UTILIZADO É:
A) O MARTELO.
B) O PESO.
C) O DISCO.
D) A BARRA.
E) UMA LANÇA.
6 - AS PROVAS DE SALTO NO ATLETISMO SÃO?
A) SALTO DO TANQUE.
B) SALTO DA BALIZA.
C) SALTO EM ALTURA.
D) SALTO EM DISTÂNCIA E SALTO COM VARA.
E) SALTO EM ALTURA, SALTO EM DISTÂNCIA, SALTO TRIPLO E O SALTO COM VARA.
VAMOS REFLETIR!
AGORA É COM VOCÊ!
FAÇA UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE TODO ESSE PERÍODO QUE ESTÁ EM CASA DEVIDO À PANDEMIA. (EXEMPLOS: SUAS EXPERIÊNCIAS, SENSAÇÕES, SENTIMENTOS E PREOCUPAÇÕES E O QUE SENTE DE ESTAR TANTO TEMPO LONGE DA ESCOLA).
06/12/2020 - ATIVIDADE 07 - CIÊNCIAS NATURAIS
ALIMENTAÇÃO E SISTEMA DIGESTÓRIO
NAS ATIVIDADES ANTERIORES, ESTUDAMOS SOBRE OS ALIMENTOS: COMO CONSERVÁ-LOS, DIFERENÇAS ENTRE ALIMENTOS E NUTRIENTES E SUAS FUNÇÕES NO NOSSO ORGANISMO.
PARA COMEÇO DE CONVERSA, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. POIS, NESTA ÚLTIMA ATIVIDADE DO ANO, VAMOS BUSCAR ENTENDER O QUE ACONTECE COM OS ALIMENTOS DENTRO DO NOSSO ORGANISMO. QUANTO MAIS BALANCEADA FOR NOSSA ALIMENTAÇÃO MELHOR SERÁ O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DIGESTÓRIO:
GUIA TRAZ DEZ NOVAS REGRAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
https://www.youtube.com/watch?v=rDQv4IJMhT0&feature=youtu.be
LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO:
IMAGEM: APARELHO DIGESTÓRIO.
DISPONÍVEL EM: https://enfermagemflorence.com.br/wp-content/uploads/2019/04/cirurgiao-do-aparelho-digestivo.png
O
CORPO HUMANO POSSUI DIFERENTES ÓRGÃOS INTERNOS, CADA UM COM UMA FUNÇÃO. ISSO
PERMITE COM QUE NOSSO ORGANISMO FUNCIONE CORRETAMENTE. O
SISTEMA DIGESTÓRIO É COMPOSTO POR VÁRIOS DESSES ÓRGÃOS. ELE É RESPONSÁVEL
PELA TRANSFORMAÇÃO DOS ALIMENTOS QUE INGERIMOS EM SUBSTÂNCIAS BEM PEQUENAS,
FAZENDO COM QUE SEUS NUTRIENTES SEJAM LEVADOS PELO SANGUE A TODO O NOSSO
CORPO. DEPOIS DISSO, O QUE NÃO TEM UTILIDADE PARA O ORGANISMO É ELIMINADO
PELAS FEZES. A
ESSE PROCESSO, DAMOS O NOME DE DIGESTÃO. GRAÇAS A ELA, TEMOS ENERGIA PARA
BRINCARMOS, ESTUDARMOS, ENFIM, PARA FAZERMOS AS NOSSAS ATIVIDADES DIÁRIAS. O
CAMINHO DO ALIMENTO DENTRO DO ORGANISMO É: BOCA, FARINGE, ESÔFAGO, ESTÔMAGO, INTESTINO
DELGADO, INTESTINO GROSSO E ÂNUS. |
IMAGEM: CAMINHO DO ALIMENTO DENTRO DO SISTEMA DIGESTÓRIO.
A DIGESTÃO SE INICIA QUANDO COLOCAMOS O ALIMENTO NA BOCA. A PRODUÇÃO DE SALIVA É ESTIMULADA, E OS DENTES E A LÍNGUA TRABALHAM PARA TRITURÁ-LO E UMEDECÊ-LO. APÓS ESTE MOMENTO, ELE É ENGOLIDO, PASSANDO PELA FARINGE E PELO ESÔFAGO E, DEPOIS, PARA O ESTÔMAGO. O ESTÔMAGO É O LOCAL PARA ONDE O BOLO ALIMENTAR SE DIRECIONA. ELE SE JUNTA AO SUCO GÁSTRICO, QUE É UMA SUBSTÂNCIA ENCONTRADA ALI, E QUE AUXILIA NA TRANSFORMAÇÃO DO BOLO ALIMENTAR EM PEDAÇOS AINDA MENORES. DEPOIS DISSO, ELE PASSA A SER CHAMADO DE QUIMO. À MEDIDA QUE OS ALIMENTOS CHEGAM, O ESTÔMAGO VAI SE DILATANDO. NORMALMENTE, ELE CONSEGUE ACOMODAR ATÉ DOIS LITROS DE ALIMENTOS, MAS ISSO VARIA DE PESSOA PARA PESSOA. NO ESTÔMAGO, ALGUNS NUTRIENTES JÁ SÃO APROVEITADOS PELO CORPO, PEQUENAS QUANTIDADES DE ÁGUA E AS SUBSTÂNCIAS DISSOLVIDAS NELA, JÁ SÃO LEVADAS PELO SANGUE PARA AS CÉLULAS. DEPOIS DO ESTÔMAGO, O QUIMO VAI PARA O INTESTINO DELGADO. LÁ, ELE É MISTURADO AO SUCO PANCREÁTICO (FEITO NO PÂNCREAS), À BILE (VINDA DO FÍGADO) E AO SUCO ENTÉRICO, DO PRÓPRIO INTESTINO. ALI, OUTROS NUTRIENTES SÃO APROVEITADOS E, AO FINAL DO PROCESSO, O QUIMO PASSA A SE CHAMAR QUILO. O QUILO SEGUE PARA O INTESTINO GROSSO. LÁ, ÁGUA E SAIS MINERAIS SÃO APROVEITADOS. O RESTANTE PASSA A SE CHAMAR FEZES, E É ELIMINADO PARA FORA DO CORPO, PELO ÂNUS. TEXTO ADAPTADO. SISTEMA DIGESTÓRIO. DISPONÍVEL EM: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/aparelho-digestivo.htm. ACESSO EM: 21. NOVEMBRO. 2020. |
AGORA, VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO A SEGUIR PARA ENTENDERMOS MELHOR A TEMÁTICA SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO:
“SISTEMA DIGESTÓRIO - TODA MATÉRIA”
https://www.youtube.com/watch?v=NItAZJbcLu0
LEMBRETES:
ESCREVA O NÚMERO DAS QUESTÕES NO CADERNO;
NÃO É NECESSÁRIO COPIAR AS PERGUNTAS, APENAS SE DESEJAR;
FAÇA AS RESPOSTAS DE MODO QUE MOSTRE O MÁXIMO DO SEU ENTENDIMENTO SOBRE O QUE FOI ESTUDADO;
SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR TAMBÉM A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR A ATIVIDADE;
SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O ESPAÇO “COMENTÁRIOS” NO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER.
ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS ÀS PROFESSORAS.
QUESTÃO 1 - EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE É DIGESTÃO:
QUESTÃO 2 - OBSERVE O ESQUEMA ABAIXO, QUE MOSTRA ALGUNS ÓRGÃOS DO SISTEMA DIGESTÓRIO HUMANO:
IDENTIFIQUE AS ESTRUTURAS INDICADAS POR 4, 5, 6 RESPECTIVAMENTE:
A) BOCA, ESTÔMAGO E INTESTINO GROSSO.
B) ESÔFAGO, PÂNCREAS E INTESTINO DELGADO.
C) ESTÔMAGO, RETO, FÍGADO.
D) ESTÔMAGO, PÂNCREAS E INTESTINO DELGADO.
QUESTÃO 3 - A BILE É UM LÍQUIDO AMARELO-ESVERDEADO PRODUZIDO NO(A) ______________ E ARMAZENADA NA VESÍCULA BILIAR E LIBERADA NO INTESTINO ______________.
OS TERMOS QUE COMPLETAM CORRETAMENTE A FRASE ACIMA SÃO:
A) PÂNCREAS E ESÔFAGO.
B) GLÂNDULA SALIVAR E ESTÔMAGO.
C) ESTÔMAGO E FÍGADO.
D) FÍGADO E DELGADO.
QUESTÃO 4 - O SUCO PANCREÁTICO CONTÊM VÁRIAS ENZIMAS DIGESTÓRIAS QUE AUXILIAM NA DIGESTÃO. ESSE SUCO É PRODUZIDO NO:
A) ESTÔMAGO.
B) GLÂNDULAS SALIVARES.
C) PÂNCREAS.
D) FÍGADO.
QUESTÃO 5 - DEPOIS DO TRABALHO DO ESTÔMAGO, O BOLO ALIMENTAR RECEBE O NOME DE QUIMO, E VAI PARA O:
A) INTESTINO DELGADO.
B) ESÔFAGO.
C) INTESTINO GROSSO.
D) PÂNCREAS.
QUESTÃO 6 - O INTESTINO DELGADO É UM SEGMENTO DO TUBO DIGESTÓRIO; MEDE CERCA DE 6 M DE COMPRIMENTO E 3 CM DE DIÂMETRO. APÓS O ALIMENTO PASSAR POR ELE, SERÁ CONDUZIDO PARA O:
A) RETO.
B) INTESTINO GROSSO.
C) ESÔFAGO.
D) ESTÔMAGO.
QUESTÃO 7 - JULGUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS:
A. ( ) A BOCA É O PRIMEIRO ÓRGÃO DO SISTEMA DIGESTÓRIO.
B. ( ) BOCA, FARINGE, LARINGE, ESÔFAGO, ESTÔMAGO, INTESTINO DELGADO E INTESTINO GROSSO COMPREENDEM ESTRUTURAS DO SISTEMA DIGESTÓRIO.
C. ( ) O ESÔFAGO ESTÁ LOCALIZADO ENTRE O INTESTINO DELGADO E INTESTINO GROSSO.
D. ( ) O SUCO PANCREÁTICO (FEITO NO PÂNCREAS) E A BILE (VINDA DO FÍGADO), SÃO SUBSTÂNCIAS QUE CONTRIBUEM COM A DIGESTÃO.
E. ( ) O ESTÔMAGO É O LOCAL PARA ONDE O BOLO ALIMENTAR SE DIRECIONA PARA SOFRER A AÇÃO DO SUCO PANCREÁTICO.
ATIVIDADE RECOMENDADA!
SE QUISER, VOCÊ PODE FAZER UM CARTAZ COM O SISTEMA DIGESTÓRIO AMPLIADO, COLOCAR OS NOMES E AS FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS E COMPARTILHAR CONOSCO A SUA PRODUÇÃO. ENVIE UMA FOTO DO CARTAZ PARA O WHATSAPP DA ESCOLA. A FOTO SERÁ POSTADA NO BLOG VIANNA MOOG.
06/12/2020 - ATIVIDADE 07 - ARTES
OLÁ, ALUNOS E ALUNAS! SEGUEM ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE 07 DE ARTES. ESTA É A ÚLTIMA QUE FAREMOS ESTE ANO. - AS SUAS RESPOSTAS PODEM SER FEITAS EM UMA FOLHA DE SULFITE, CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE SALA DE AULA; - ORGANIZAR POR DATA E GUARDAR A SUA PRODUÇÃO. QUANDO VOLTAR ÀS AULAS MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS. QUALQUER DÚVIDA, FALE CONOSCO PELO BLOG NO ESPAÇO COMENTÁRIOS. |
TEMA: MISTURA CULTURAL / PROJETOS EM ARTE
PODEMOS OBSERVAR, AO LONGO DA TRAGETÓRIA DE ESTUDOS QUE FIZEMOS, A DIVERSIDADE DA CULTURA BRASILEIRA, FORMADA POR VÁRIAS ETNIAS. A ARTE ESTÁ DENTRE AS ATIVIDADES EXERCIDAS NO MEIO CULTURAL E QUE PROJETA UM CONJUNTO DE VALORES, DE COSTUMES E DE ATIVIDADES DAS PESSOAS. DE FORMA GERAL, A ARTE REFERE-SE A TODA MANIFESTAÇÃO E PRODUÇÃO DE UM POVO. É IMPORTANTE PARA NÓS CONHECERMOS E VALORIZARMOS A ARTE E A CULTURA PRESENTES EM TODAS AS REGIÕES DO BRASIL, RICA NA PLURALIDADE E EM DIVERSIDADE QUE FORMAM NOSSO POVO. MUITOS ARTISTAS EXPRESSAM EM SUAS OBRAS O TEMA DIVERSIDADE E PLURALIDADE CULTURAL, VAMOS VER? |
OBSERVE ABAIXO A OBRA DO ARTISTA AMMER JÁCOME:
FIGURA 1
OBRA: “MÃE SERTANEJA” - 2009 - ÓLEO SOBRE TELA / AMMER JÁCOME
FONTE: LIVRO: POR TODA PARTE / ED. FTD).
NATURAL DE NATAL / RN, O ARTISTA PLÁSTICO AMMER JÁCOME TEM QUADROS EXPOSTOS NA SEDE DA ONU EM NOVA YORK E CARREGA COMO PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE SUAS OBRAS AS CORES REALÇADAS QUE COMPÕEM AS RAÇAS E DIVERSAS ETNIAS BRASILEIRAS (GRUPO SOCIAL COM IDENTIDADE DEFINIDA).
PARA SABER MAIS!
CONHEÇA UM POUCO MAIS O ARTISTA E SUAS OBRAS. PARA ISSO, ACESSE O LINK ABAIXO:
http://artodyssey11.blogspot.com/2013/08/ammer-jacome.html
AGORA É COM VOCÊ!
1. DESCREVA O QUE VOCÊ PERCEBE INICIALMENTE NA IMAGEM DESSA PINTURA. PENSE NO TÍTULO DADO A OBRA E REFLITA:
2. ESSA IMAGEM PROVOCA SENSAÇÕES OU LEMBRANÇAS DE SITUAÇÕES DO COTIDIANO? QUAIS?
3. SOBRE O TEMA, COMO ESTÃO RETRATADAS AS FIGURAS HUMANAS?
A OBRA A SEGUIR É DO ARTISTA PAULISTA GUILHERME KRAMER (1978-) QUE CRIA ROSTOS NA SÉRIE MULTIDÕES. ELE UTILIZA VÁRIOS SUPORTES: PAPÉIS, TELAS, PAREDES. USA TAMBÉM DIVERSOS MATERIAIS: LÁPIS, CANETAS, CANETÕES, PINCÉIS E SPRAYS.
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E DEPOIS LEIA O TEXTO:
OBRA: HOLI (2011) - SÉRIE MULTIDÕES - GUILHERME KRAMER
“OLHOS OBSERVAM A VIDA
CADA UM OLHA AO SEU JEITO
REPARE! LINHAS, CORES E FORMAS...COMO SÃO FEITO OS DESENHOS...
MUITOS ROSTOS NO MESMO DESENHO, TODOS REUNIDOS!
SOMOS MUITOS, VIVENDO JUNTOS.
CADA INDIVÍDUO TEM SEUS SONHOS E ANSEIOS
ACEITAR CADA SONHO É SEGUIR SEM PRECONCEITOS?”
FONTE: LIVRO: POR TODA PARTE / ED. FTD.
PARA SABER MAIS!
VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS O ARTISTA GUILHERME KRAMER E SUAS OBRAS. ACESSE O LINK A SEGUIR:
https://www.guilhermekramer.com/
AGORA É COM VOCÊ!
1. O QUE CHAMA A SUA ATENÇÃO NESTA IMAGEM E O QUE PENSA SOBRE ELA?
2. AS PESSOAS REPRESENTADAS SÃO TODAS IGUAIS?
3. PARA ONDE AS PESSOAS ESTÃO OLHANDO?
4. AS EXPRESSÕES DO ROSTO INDICAM QUE ESTÃO TRISTES OU ALEGRES?
5. O QUE ACHA QUE O ARTISTA QUIS REPRESENTAR COM ESSA OBRA?
6. COMO O ARTISTA USOU LINHAS, CORES E FORMAS?
UM PEQUENO TRAÇO, UMA PINCELADA, LINHAS, FORMAS, CORES VÃO SURGINDO, GERANDO EFEITOS EM TONS E TEXTURAS. SÃO ROSTOS DE PESSOAS, MULTIDÕES. É O JEITO DO ARTISTA SE EXPRESSAR SOBRE A RAÇA HUMANA, QUE VIVE, TRABALHA, RI, CHORA E SONHA!
VAMOS CRIAR A PARTIR DE NOSSA OBSERVAÇÃO!
VOCÊ JÁ OBSERVOU O ROSTO DAS PESSOAS EM UMA MULTIDÃO?
JÁ PENSOU QUE CADA UMA DELAS PODE TER INTERESSES, SONHOS E CULTURA PRÓPRIOS?
1. ANOTE SUAS IMPRESSÕES EM UMA FOLHA;
2. CRIE ALGUNS DESENHOS INSPIRADOS NOS INDIVÍDUOS QUE VOCÊ OBSERVA: AO CAMINHAR PELA RUA, DENTRO DE UM TRANSPORTE, EM UMA PRAÇA, ANDANDO PRÓXIMO A SUA CASA...
3. ESCOLHA UMA FOLHA OU PAPEL GROSSO DE EMBALAGEM PARA SUPORTE DE SUA ARTE;
4. UTILIZE LÁPIS GRAFITE E BORRACHA PARA COMPOR SEU(S) DESENHO(S) DE ROSTO;
5. ESCOLHA MATERIAIS AGORA PARA COLORIR (LÁPIS DE COR, CANETÕES, GIZ DE CERA, OUTROS QUE QUISER USAR);
6. MISTURE TÉCNICAS: TRAÇOS COM GRAFITE, LÁPIS DE COR, CORES E TEXTURAS.
(CADA MATERIAL POSSIBILITA EFEITOS DIFERENTES, EXPERIMENTE!)
MAIS AÇÃO!
A PARTIR DE SEUS ESTUDOS / DESENHOS SOBRE ROSTOS E A DIVERSIDADE DE PESSOAS E CULTURAS, VOCÊ E SEUS COLEGAS PODEM AMPLIAR COM UM PROJETO DE ARTE, E NA VOLTA ÀS AULAS, PRODUZIREM UM GRANDE MURAL COLETIVO, COM DIFERENTES MATERIALIDADES E TRAÇADOS.
NÃO SE ESQUEÇA DE GUARDAR SUA PRODUÇÃO ARTÍSTICA E SUAS RESPOSTAS PARA MOSTRAR ÀS PROFESSORAS NO VOLTA ÀS AULAS.
28/11/2020 - ATIVIDADE 07 - MATEMÁTICA
ORIENTAÇÕES GERAIS
|
CONTEÚDO DE ESTUDO NESTA ATIVIDADE: EF06M08Analisar, interpretar, formular e solucionar problemas envolvendo números naturais e racionais, compreendendo os diferentes significados das operações, e validar a adequação dos resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais. EF09MA21 Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros. EF09MA22 (EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central. EF06MA32 Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. |
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
NESTE MOMENTO ESTAMOS VIVENDO UM PROCESSO ELEITORAL E PRECISAMOS COMPREENDER O CONTEXTO E, ESPECIALMENTE, A MATEMÁTICA QUE ESTÁ POR DETRÁS.
COMPREENDENDO AS FIGURAS POLÍTICAS:
PARA ESTE ANO, TEMOS ELEIÇÕES PARA ELEGER O PREFEITO DA CIDADE DE SÃO PAULO E OS VEREADORES. VOCÊ SABE O QUE CADA UM DELES FAZ?
PARA COMPREENDERMOS MAIS SOBRE O MODO COMO NOSSA SOCIEDADE SE ORGANIZA, PRECISAMOS SABER AS FUNÇÕES DO PREFEITO E DO VEREADOR. NA ATIVIDADE 06 DE HISTÓRIA, VOCÊ ESTUDOU UM POUCO SOBRE ESTE TEMA.
VAMOS EXERCITAR!
1. PORTANTO, FAÇA UMA PESQUISA E DESCUBRA QUAL É A RESPONSABILIDADE DE CADA UM:
PREFEITO:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
VEREADOR:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
COMPREENDENDO A MATEMÁTICA DAS ELEIÇÕES
O GRÁFICO ABAIXO MOSTRA UMA PESQUISA SOBRE A INTENÇÃO DE VOTOS. A PORCENTAGEM NO GRÁFICO MOSTRA A QUANTIDADE RELATIVA DE INDIVÍDUOS QUE ACABAM INDICANDO EM QUEM IRÃO VOTAR, POR EXEMPLO, TEMOS COMO ÚLTIMOS COLOCADOS DA PESQUISA: ORLANDO SILVA (PC do B), LEVY FIDELIX (PRTB) E MARINA HELOU (REDE) QUE TEM 1% DAS INTENÇÕES DE VOTOS, OU SEJA, 12 OU 13 PESSOAS QUE FORAM ENTREVISTADAS PELA PESQUISA INDICARAM QUE IRIAM VOTAR NESTES CANDIDATOS.
COMO CHEGAMOS NESTE VALOR?
- NA PARTE SOBRE A PESQUISA TEMOS COMO DADO: QUE FORAM OUVIDOS 1.260 ELEITORES NA CIDADE DE SÃO PAULO COM 16 ANOS OU MAIS.
PARA CALCULAR A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE INDICARAM VOTAR NESTE CANDIDATO, BASTA PEGAR O NÚMERO DE TOTAL DE ELEITORES E MULTIPLICAR PELA FRAÇÃO QUE INDICA A PORCENTAGEM:
VAMOS VER O MESMO EXEMPLO UTILIZANDO O CASO DA CANDIDATA JOICE HASSELMANN QUE OBTEVE 3% DAS INTENÇÕES DE VOTOS:
- BRUNO COVAS (PSDB): 28%
- CELSO RUSSOMANNO (REPUBLICANOS): 16%
- GUILHERME BOULOS (PSOL): 14%
- MÁRCIO FRANÇA (PSB): 13%
- JILMAR TATTO (PT): 6%
- ARTHUR DO VAL - MAMÃE FALEI (PATRIOTA): 4%
- ANDREA MATARAZZO (PSD): 3%
- JOICE HASSELMANN (PSL): 3%
- LEVY FIDELIX (PRTB): 1%
- MARINA HELOU (REDE): 1%
- ORLANDO SILVA (PCDOB): 1%
- NENHUM/BRANCO/NULO: 9%
- NÃO SABE: 3%
ANTÔNIO CARLOS SILVA (PCO) E VERA LÚCIA (PSTU) TIVERAM MENOS DE 1%.
SOBRE A PESQUISA
- A PESQUISA FOI ENCOMENDADA PELA TV GLOBO E PELO JORNAL “FOLHA DE S. PAULO”.
- MARGEM DE ERRO: 3 PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS
- QUEM FOI OUVIDO: 1.260 ELEITORES NA CIDADE DE SÃO PAULO COM 16 ANOS OU MAIS.
- QUANDO A PESQUISA FOI FEITA: NOS DIAS 3 E 4 DE NOVEMBRO DE 2020.
- NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO NA JUSTIÇA ELEITORAL: SP-06709/2020.
- O NÍVEL DE CONFIANÇA UTILIZADO É DE 95%. ISSO QUER DIZER QUE HÁ UMA PROBABILIDADE DE 95% DE OS RESULTADOS RETRATAREM O ATUAL MOMENTO ELEITORAL, CONSIDERANDO A MARGEM DE ERRO.
VAMOS EXERCITAR!
2. ATRAVÉS DOS DADOS DA TABELA ABAIXO, CALCULE A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE RESPONDERAM A PESQUISA INDICANDO SUA INTENÇÃO DE VOTO PARA CADA CANDIDATO:
AMOSTRA E POPULAÇÃO DE UMA PESQUISA ESTATÍSTICA
VOCÊ DEVE TER PERCEPIDO QUE A ENTREVISTA SÓ OUVIU 1.260 PESSOAS. ENTRETANTO, NA CIDADE DE SÃO PAULO HÁ APROXIMADAMENTE 12,3 MILHÕES DE PESSOAS QUE É A POPULAÇÃO DE NOSSA PESQUISA. SERIA IMPOSSÍVEL OUVIR TODAS ESTAS PESSOAS PARA ESTIMAR A INTENÇÃO DE VOTO PARA A PESQUISA, POR ISSO SELECIONAMOS UMA AMOSTRA.
A AMOSTRA É O GRUPO DE PESSOAS QUE É ENTREVISTADO EM UMA PESQUISA, NESTE CASO ELA DEVE REPRESENTAR TODA A POPULAÇÃO DA CIDADE.
A POPULAÇÃO É O GRUPO ESTUDADO, NO NOSSO CASO, SÃO OS CIDADÃOS RESIDENTES DA CIDADE DE SÃO PAULO.
VAMOS EXERCITAR!
3. COMO VIMOS A POPULAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO É MUITO GRANDE, ENQUANTO A AMOSTRA É UM NÚMERO PEQUENO. PARA QUE ELA SEJA FIEL E REPRESENTE A INTENÇÃO DE VOTOS DA CIDADE DE SÃO PAULO O QUE VOCÊ ACHA IMPORTANTE QUE DEVA SER CONSIDERADO AO SELECIONAR AS PESSOAS ENTREVISTADAS? POR EXEMPLO, PODEMOS SELECIONAR TODAS AS PESSOAS DE UM MESMO BAIRRO? REGISTRE SUA REFLEXÃO:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________
MARGEM DE ERRO E NÍVEL DE CONFIANÇA DE UMA PESQUISA ESTATÍSTICA
VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO NO JORNAL O APRESENTADOR DIZER QUE A PESQUISA TEM UMA MARGEM DE ERRO, POR EXEMPLO, DE 3 PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS, COMO NO CASO DE NOSSA PESQUISA.
A MARGEM DE ERRO ACONTECE NATURALMENTE NO PROCESSO DE SELEÇÃO DA AMOSTRA, MESMO QUE OS INSTITUTOS UTILIZEM CRITÉRIOS CIENTÍFICOS PARA DEFINIR A AMOSTRA, POIS EXISTE UMA CHANCE DE QUE PARTE DOS RESULTADOS NÃO CORRESPONDA EXATAMENTE ÀQUELES DA POPULAÇÃO QUE ESTÁ SENDO REPRESENTADA.
EM UMA PESQUISA EM QUE A MARGEM DE ERRO SEJA DE DOIS PONTOS PERCENTUAIS, POR EXEMPLO, SE UM CANDIDATO APARECE COM 25% DAS INTENÇÕES DE VOTO, O INTERVALO CONSIDERADO É DE 23% A 27%.
QUANDO COMPARAMOS A MARGEM DE ERRO DE DOIS CANDIDATOS E ELAS SE ENCONTRAM, ENTÃO DIZEMOS QUE ELES ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS DENTRO DA MARGEM DE ERRO. POR EXEMPLO, VAMOS PEGAR O CANDIDATO ANDREA MATARAZZO E ARTHUR DO VAL.
O CANDIDATO ARTHUR DO VAL APARECE COM 4% DAS INTENÇÕES DE VOTO, O INTERVALO CONSIDERADO É DE 1% A 7%. (3% PRA CIMA E PRA BAIXO DE 4%)
ENQUANTO O CANDIDATO ANDREA MATARAZZO APARECE COM 3% DAS INTENÇÕES DE VOTO, O INTERVALO CONSIDERADO É DE 0% A 6%. (3% PRA CIMA E PRA BAIXO DE 3%).
VOCÊ DEVE TER PERCEBIDO QUE DENTRO DO INTERVALO DA MARGEM DE ERRO DELES AS PORCENTAGENS SE ENCONTRAM, ENTÃO DIZEMOS QUE ELES ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS DENTRO DA MARGEM DE ERRO.
VAMOS EXERCITAR!
4. ANALISANDO O GRÁFICO NA PESQUISA E A MARGEM DE ERRO PERCENTUAL DOS CANDIDATOS, VEJA QUAIS CANDIDATOS ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS DENTRO DA MARGEM DE ERRO:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
O QUE É NÍVEL DE CONFIANÇA?
É O NÚMERO DE VEZES EM QUE A PESQUISA DARÁ UM RESULTADO SEMELHANTE SE ELA FOR REPETIDA.
O NÍVEL DE CONFIANÇA NORMALMENTE DEFINIDO PELOS INSTITUTOS DE PESQUISA É DE 95%. ISSO SIGNIFICA QUE, SE 100 AMOSTRAS FOREM TIRADAS DA POPULAÇÃO CONSIDERANDO O MESMO MODELO AMOSTRAL, EM 95 DELAS O ÍNDICE DE UM CANDIDATO ESTARÁ DENTRO DO INTERVALO CONSIDERADO DA MARGEM DE ERRO.
VERIFICANDO A ACERTABILIDADE DA PESQUISA ESTATÍSTICA:
NAS ATIVIDADES ANTERIORES, VIMOS UMA PESQUISA REALIZADA NO DIA 03/11/2020 QUE MOSTRAVA AS INTENÇÕES DE VOTOS DAS PESSOAS NA CIDADE DE SÃO PAULO NOS CANDIDATOS A PREFEITURA. A ELEIÇÃO OCORREU NO DIA 15/11/2020 E OS DADOS REAIS ESTÃO ABAIXO:
VAMOS EXERCITAR!
5. OS DADOS DA TABELA ABAIXO INDICAM A QUANTIDADE DE VOTOS PERCENTUAL ESTIMADA PARA CADA CANDIDATO NA PESQUISA ELEITORAL DO DIA 03/11 E OS DADOS REAIS DA ELEIÇÃO REALIZADA EM 15/11.
CALCULE A DIFERENÇA PERCENTUAL ENTRE A PESQUISA E A PORCENTAGEM REAL DE VOTOS PARA CADA CANDIDATO:
6. VOCÊ ACHA QUE A PESQUISA FOI ACERTIVA QUANTO À ELEIÇÃO? JUSTIFIQUE:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º TURNO
O LEVANTAMENTO TAMBÉM INDAGOU OS ELEITORES SOBRE CENÁRIOS DE 2º TURNO.
CENÁRIO
- BRUNO COVAS (PSDB) – 54%;
- GUILHERME BOULOS (PSOL) – 32%;
- BRANCO/NULO/NENHUM – 12%;
- NÃO SABE/NÃO RESPONDEU – 1%.
VAMOS EXERCITAR!
7. OS DADOS DA TABELA ABAIXO INDICAM A QUANTIDADE DE VOTOS PERCENTUAL ESTIMADA PARA CADA CANDIDATO NA PESQUISA ELEITORAL DO DIA 29/10 E OS DADOS REAIS DA ELEIÇÃO REALIZADA EM 29/11.
CALCULE A DIFERENÇA PERCENTUAL ENTRE A PESQUISA E A PORCENTAGEM REAL DE VOTOS PARA CADA CANDIDATO:
8. VOCÊ ACHA QUE A PESQUISA FOI ACERTIVA QUANTO À ELEIÇÃO? JUSTIFIQUE:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. EM SUA OPINIÃO, QUAL O PRINCIPAL PROBLEMA QUE HÁ NA CIDADE DE SÃO PAULO QUE O PREFEITO ELEITO DEVERIA ELEGER COMO PRIORIDADE? POR QUÊ? JUSTIFIQUE:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
28/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INGLÊS
BOA TARDE A TODOS E TODAS!
ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM, COM SAÚDE E PAZ.
ESTA É A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DE INGLÊS DESSE ANO E NÃO CONSTA NO CADERNO TRILHAS.
SABEMOS QUE ESSE ANO NÃO TRANSCORREU DA FORMA QUE GOSTARÍAMOS, PORÉM FIZEMOS O POSSÍVEL PARA LEVARMOS A VOCÊS ATIVIDADES FEITAS COM MUITO CUIDADO, MUITO CARINHO E MUITA ATENÇÃO. ESPERAMOS QUE TODOS TENHAM GOSTADO DAS ATIVIDADES E APROVEITADO MUITO O TEMPO EM CASA PARA ESTUDAR BASTANTE INGLÊS.
AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO E DEVEM SER APRESENTADAS AOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO RETORNO PRESENCIAL. AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DEVEM SER REALIZADAS NO PRÓPRIO CADERNO E TAMBÉM APRESENTADAS AOS PROFESSORES DA MESMA FORMA, EM UM POSSÍVEL RETORNO PRESENCIAL.
CONTINUEM EM CASA, CUIDANDO DE NOSSO BEM MAIS PRECIOSO, A SAÚDE.
TEMA DE HOJE: I WISH YOU A MERRY CHRISTMAS.
PARA INICIAR, ASSISTA À VIDEOAULA PREPARADA PELO TEACHER HENRIQUE:
VAMOS CANTAR?
ACESSE O LINK ABAIXO E OUÇA UMA LINDA CANÇÃO DE NATAL:
https://www.youtube.com/watch?v=nEH7_2c644Q
MUITO BEM! AGORA, VAMOS ESTUDAR A LETRA DESSA CANÇÃO:
SILENT NIGHT, HOLY NIGHT!
ALL IS CALM, ALL IS BRIGHT
ROUND YON VIRGIN, MOTHER AND CHILD
HOLY INFANT SO TENDER AND MILD
SLEEP IN HEAVENLY PEACE
SLEEP IN HEAVENLY PEACE
SILENT NIGHT, HOLY NIGHT!
SHEPHERDS QUAKE AT THE SIGHT!
GLORIES STREAM FROM HEAVEN AFAR
HEAVENLY HOSTS SING HAL-LE-LU-JAH!
CHRIST THE SAVIOUR IS BORN!
CHRIST THE SAVIOUR IS BORN!
SILENT NIGHT, HOLY NIGHT!
WONDROUS STAR, LEND THY LIGHT!
WITH THE ANGELS LET US SING
HALLELUJAH TO OUR KING!
CHRIST THE SAVIOUR IS HERE
JESUS THE SAVIOUR IS HERE!
SILENT NIGHT, HOLY NIGHT!
SON OF GOD, LOVE'S PURE LIGHT
RADIANT BEAMS FROM THY HOLY FACE
WITH THE DAWN OF REDEEMING GRACE
JESUS LORD AT THY BIRTH
JESUS LORD AT THY BIRTH
FONTE: https://www.youtube.com/channel/UCn0JHLJWiO3_Y5xfNPcF_Ug
ESSA CANÇÃO, "STILLE NACHT", FOI TRADUZIDA PARA O PORTUGUÊS COMO "NOITE FELIZ". É UMA DAS CANÇÕES NATALINAS MAIS POPULARES DE TODAS.
FOI ESCRITA PELO PADRE JOSEPH MOHR E A COMPOSIÇÃO FEITA POR FRANZ XAVER GRUBER EM 1818, NA CIDADE DE OBERNDORF, ÁUSTRIA, TENDO SIDO EXECUTADA PELA PRIMEIRA VEZ NA MISSA DO GALO DAQUELE ANO NA PARÓQUIA DE SÃO NICOLAU. TEM VERSÕES EM, PELO MENOS, 45 LÍNGUAS.
RESPONDA EM SEU CADERNO, EM PORTUGUÊS, AS QUESTÕES ABAIXO:
1) OBSERVE QUE O TÍTULO EM INGLÊS É DIFERENTE DO TÍTULO DA MESMA CANÇÃO EM PORTUGUÊS. EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE OS TÍTULOS:
2) OBSERVANDO AS LETRAS DA CANÇÃO EM INGLÊS E PORTUGUÊS, AMBAS TÊM O MESMO SENTIDO? SOBRE O QUE ELAS FALAM?
3) VOCÊ CONHECE OUTRAS CANÇÕES NATALINAS EM PORTUGUÊS? E EM INGLÊS?
OBSERVANDO A LETRA DA CANÇÃO, NOTAMOS ALGUMAS PALAVRAS QUE NÃO SÃO COMUNS NO INGLÊS MODERNO COMO: YON, WONDRUS, THY. ISSO OCORRE PORQUE ESSA CANÇÃO É MUITO ANTIGA E O INGLÊS, ASSIM COMO O PORTUGUÊS, POSSUI FORMAS QUE NÃO SÃO MUITO USADAS NOS DIAS DE HOJE:
YON: AO REDOR
WONDROUS: MARAVILHOSO
THY: ANTIGA SEGUNDA PESSOA: VOSSO, VOSSA
AFAR: AO LONGE
SHEPHERDS: PASTORES
4) COMO VOCÊ TRADUZIRIA A FRASE ABAIXO?
SLEEP IN HEAVENLY PEACE
AGORA É A SUA VEZ!
A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DESSE ANO SERÁ PRODUZIR UM CARTÃO DE NATAL VIRTUAL.
COMO FAREMOS ISSO? É MUITO FÁCIL…
PRIMEIRO, ACESSE O LINK ABAIXO:
https://padlet.com/flaviafreitas8400831/hkqp7q5xm89q25ch
DEPOIS É SÓ CLICAR NO SINAL DE + QUE APARECE EMBAIXO, DO LADO DIREITO DA TELA.
ONDE ESTÁ ESCRITO TÍTULO, VOCÊ DEVE COLOCAR O NOME DA PESSOA PARA QUEM VOCÊ ESTÁ ENVIANDO A MENSAGEM. POR EXEMPLO: TO MOTHER, TO FATHER.
ONDE ESTÁ ESCRITO: ESCREVA ALGO, VOCÊ DEVE COLOCAR UMA FRASE BONITA DE NATAL. VOCÊ PODE ESCOLHER UMA DAS FRASES ABAIXO:
MERRY CHRISTMAS: FELIZ NATAL!
HAPPY NEW YEAR: FELIZ ANO NOVO!
I LOVE YOU: EU AMO VOCÊ!
VOCÊ TAMBÉM PODE CLICAR NOS TRÊS PONTINHOS ... E FAZER UM BONITO DESENHO VIRTUAL OU INSERIR UMA IMAGEM.
FELIZ NATAL A TODOS E UM ANO NOVO MARAVILHOSO!!!
É O QUE DESEJAM OS PROFESSORES HENRIQUE RODRIGUES E MARILEIA FEHLOW.
21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LÍNGUA PORTUGUESA
ALGUMAS ORIENTAÇÕES: - COPIAR NO CADERNO O CABEÇALHO: ATIVIDADE, PROFESSORAS E DATA. - PARA AS QUESTÕES, REGISTRAR APENAS O NÚMERO E A RESPOSTA (NÃO É OBRIGATÓRIO COPIAR OS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES, APENAS SE DESEJAR). - HÁ EXPLICAÇÕES, COM DESTAQUE AZUL, PARA MELHOR ENTENDIMENTO DOS EXERCÍCIOS. - DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS” NO BLOG. |
OLÁ, TURMINHA! HOJE FAREMOS A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE COMPLEMENTAR DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGEM 2, MAS ANTES DE FALARMOS SOBRE ELA, QUE TAL LEMBRARMOS OS GÊNEROS TEXTUAIS JÁ TRABALHADOS? 1. CARTAZ 2. LENDA AFRICANA 3. NOTÍCIA 4. ANÚNCIO PUBLICITÁRIO 5. ENTREVISTA 6. DIÁRIO PESSOAL ➞QUAL DESTES GÊNEROS VOCÊ GOSTOU MAIS? POR QUÊ? ➞SOBRE QUAL GÊNERO VOCÊ GOSTARIA DE APRENDER MAIS? ESCREVA PARA NÓS NO BLOG |
VAMOS PARA A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE!
OBJETIVO: REVER AS CARACTERÍSTICAS DE UM CARTAZ.
PARTE I – FAÇA A LEITURA DA NOTÍCIA ABAIXO:
O QUE É NETIQUETA?
ETIQUETA – DO FRANCÊS ÉTIQUETTE: É UM CONJUNTO DE NORMAS DE CONDUTA, GERALMENTE NÃO ESCRITAS, QUE ORIENTAM A UM CONVÍVIO SOCIAL AMISTOSO, DENOTAM CONFORMIDADE SOCIAL E CERTA ERUDIÇÃO (CONHECIMENTO) EDUCACIONAL. A ETIQUETA É UTILIZADA NÃO SOMENTE PARA EVITAR ATRITOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS COMO TAMBÉM PARA DIFERENCIAR DETERMINADOS GRUPOS SOCIAIS: ESCOLAR, AMIGOS, DO FUTEBOL ETC.
A NETIQUETA CONSISTE EM ORIENTAÇÕES PARA QUE NA INTERNET AS INTERAÇÕES ENTRE AS PESSOAS SEJAM DESEJÁVEIS, MESMO QUANDO HOUVER DIVERGÊNCIA DE OPINIÃO POR MAIS POLÊMICO QUE POSSAM SER OS ASSUNTOS. A TROLLAGEM, POR VEZES, É UMA ANTIETIQUETA, MAS NA VERDADE SEU OBJETIVO É HUMORIZAR SITUAÇÕES CORRIQUEIRAS E GERAL, ACALORADAS DISCUSSÕES SOBRE DETERMINADOS ASSUNTOS.
AQUI VÃO ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ NÃO QUEIMAR SEU FILME:
1. APRESENTE-SE AO SER ADICIONADO A UM GRUPO ONLINE NOVO;
2. EVITE ENVIAR MENSAGENS LONGAS NO WHATSAPP;
3. ANTES DE FAZER UM COMENTÁRIO EM UM POST NAS REDES SOCIAIS OU BLOGS, PENSE SE VOCÊ FALARIA “NA CARA” DO AUTOR O QUE VAI ESCREVER ALI;
4. EVITE O USO DE PALAVRÕES E PALAVRAS DE BAIXO CALÃO;
5. LEMBRE-SE QUE VOCÊ PODE SER RESPONSABILIZADO PELOS SEUS ATOS NA INTERNET;
6. USE TERMOS ESTRANGEIROS QUANDO QUISER, MAS TENHA CERTEZA DE QUE QUEM ESTÁ LENDO SUA MENSAGEM VAI SABER O SIGNIFICADO DO QUE VOCÊ ESTÁ ESCREVENDO;
7. QUANDO ESTIVER EM UMA LIGAÇÃO TELEFÔNICA OU CHAMADA DE VÍDEO, ESPERE A OUTRA PESSOA TERMINAR SUA FALA PARA COMEÇAR A FALAR – NÃO CORTE O PENSAMENTO DO OUTRO;
8. SE VOCÊ PRECISAR USAR IMAGENS OU TEXTOS QUE NÃO FOI VOCÊ QUE PRODUZIU, PEÇA AUTORIZAÇÃO PARA UTILIZÁ-LOS E CITE A FONTE;
9. NÃO COMPARTILHE CONTEÚDO QUE POSSA SER DE PROPRIEDADE PRIVADA E TER SIDO COMPARTILHADO SEM A AUTORIZAÇÃO DOS CRIADORES OU PARTICIPANTES;
10. NÃO COMPARTILHE CONTEÚDO OFENSIVO, PRECONCEITUOSO OU DE DISCURSO DE ÓDIO.
FONTE: https://www.tecnoveste.com.br/o-que-e-netiqueta-garbo-elegancia-e-ela-nas-internetz/
(ADAPTADO PARA A ATIVIDADE).
AGORA É COM VOCÊ!
➞ DEPOIS DE LER O TEXTO “O QUE É NETIQUETA?”, AVALIE (PENSE SOBRE) O SEU COMPORTAMENTO NA INTERNET.
AO INTERAGIR COM ALGUÉM NA INTERNET (NAS REDES SOCIAIS), O QUE VOCÊ PRECISA MELHORAR?
PARTE II – CARTAZ
VAMOS RECORDAR!
PARA TRANSMITIR DE MANEIRA EFICAZ A MENSAGEM PRETENDIDA, O CARTAZ TEM COMO CARACTERÍSTICA:
UTILIZAÇÃO DE VERBOS NO IMPERATIVO (SITUAÇÕES EM QUE EXPRESSAM ORDENS, SUGESTÕES, CONSELHOS OU INSTRUÇÕES). EXEMPLO: EVITE MENSAGENS LONGAS. SEJA EDUCADO.
UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM VERBAL (TEXTO CURTO E SUGESTIVO, ADEQUADO AO PÚBLICO).
UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM NÃO VERBAL (IMAGENS, DESENHOS, SINAIS).
CRIATIVIDADE;
PREOCUPAÇÃO ESTÉTICA (HARMONIA ENTRE TAMANHOS DAS LETRAS E DAS IMAGENS, ESPAÇAMENTO, UTILIZAÇÃO DE CORES).
AGORA É COM VOCÊ!
FAÇA UM CARTAZ COM DICAS PARA AS PESSOAS USAREM AS NETIQUETAS.
- USE UMA FOLHA DE PAPEL SULFITE OU FAÇA EM SEU CADERNO;
- COLE SUA PRODUÇÃO NO CADERNO PARA NÃO PERDER.
21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - LEITURA
Bem-vinda(o) à última aula de Leitura desse ano!
Você vai ler abaixo alguns trava-línguas e 10 adivinhas que pertencem aos livros Cultura da Terra e Armazém do Folclore, os dois de Ricardo Azevedo.
Capas dos Livros de Ricardo Azevedo |
Página 42 do livro Cultura da Terra |
Página 43 do livro Cultura da Terra |
Página 36 do livro Armazém do Folclore |
Página 37 do livro Armazém do Folclore |
Página 102 do livro Armazém do Folclore |
Página 103 do livro Armazém do Folclore |
Respostas das adivinhas
1) A perna da gente.
2) As penas.
3) O passado, o presente e o futuro.
4) O botão.
5) O bule.
6) Os dentes.
7) A letra R.
8) A criança, o homem e o velho (de bengala).
9) O espelho.
10) O luto.
Atividade Prática
Baseando-se na leitura que você fez, tente criar duas adivinhas e dois trava-línguas. Escreva um em cada uma das partes cortadas da folha. Na volta para escola, vamos montar uma nova caixa para sala de leitura, cheia de novas adivinhas trava-línguas! Se tiver dificuldade, vale procurar na Internet para te ajudar! Guarde os trava-línguas e as adivinhas que produzir pra entregar pra professora na volta às aulas presenciais. |
Desafie seus familiares e seus amigos! Conta para mim lá no blog da escola se você curtiu a atividade dessa semana!
Fique em casa e se proteja!
Uma beijoca.
Professora Giovanna – POSL
21/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INFORMÁTICA
CHEGAMOS À ATIVIDADE FINAL DE INFORMÁTICA PARA O ANO DE 2020.
CONFESSO QUE ME BATEU UMA PONTINHA DE TRISTEZA, POIS CADA VEZ QUE ESTAVA PREPARANDO UMA ATIVIDADE PARA VOCÊS, SENTIA COMO SE PUDESSE VER O ROSTO E O SORRISO DE CADA UM. MAS, FICO FELIZ POR ESTARMOS TODOS BEM! VAMOS NOS PREPARAR PARA UM NOVO ANO MUITO MELHOR, ONDE PASSAMOS ESTAR PERTINHO DE NOSSOS AMIGOS E DOS PROFESSORES, APRENDENDO DE UMA FORMA BEM DIVERTIDA.
TCHAU PESSOAL!
DESCRIÇÃO: O QUIZ É UM JOGO EM FORMATO DE QUESTIONÁRIO (PERGUNTA E RESPOSTA COM ALTERNATIVAS). ELE TEM COMO OBJETIVO EXPLORAR UM ASSUNTO ESPECÍFICO OU TEMAS VARIADOS.
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: LEITURA - CULTURA GERAL.
COMO JOGAR: LER CADA PERGUNTA COM BASTANTE ATENÇÃO E TENTAR IDENTIFICAR A ALTERNATIVA CORRETA.
PARA SABER MAIS!
PESQUISE NA INTERNET AS QUESTÕES QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIR ACERTAR AS RESPOSTAS PARA APRENDER SOBRE O ASSUNTO.
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
https://pt.quizur.com/trivia/sabe-tudo-sobre-cultura-geral-7ita
MUITO BEM!
AGORA, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:
MENSAGEM DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
https://www.youtube.com/watch?v=HDZHdqF6gvA
PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MUSEU AFRO BRASIL!
O Museu Afro
Brasil ESTÁ localizado no Parque Ibirapuera (são paulo). ELE possui um
acervo de mais de 6 mil peças entre pinturas,
esculturas, gravuras, fotografias,
documentos e peças etnológicas de autores brasileiros e estrangeiros,
produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. Os itens abordam as
temáticas da cultura africana e
afro-brasileira, como a religião,
o trabalho, a arte e a escravidão.
NO tour virtual, é possível
conhecer os diferentes andares do museu, observando as peças expostas, além
de conferir as exposições virtuais. fonte: https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil
(ADAPTADO PARA A ATIVIDADE) |
AGORA É COM VOCÊ!
PARA INICIAR A VISITA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:
https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil
ORIENTAÇÕES GERAIS ESTA ATIVIDADE COMPLEMENTAR TEM O OBJETIVO DE AUXILIAR OS ALUNOS NA COMPREENSÃO DA TEMÁTICA ELEIÇÃO. PARA SUA ORGANIZAÇÃO, COLOQUE DATA NO CADERNO, ESCREVA O TEMA DA ATIVIDADE, LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES, REGISTRE AS QUESTÕES E RESPONDA AS PERGUNTAS. LEMBRE-SE: FAÇA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL PARA INDICAR SUA COMPREENSÃO. VOCÊ PODE TIRAR DÚVIDAS SOBRE AS LIÇÕES NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”, NO BLOG. LÁ MANTERMOS NOSSAS COMUNICAÇÕES. |
PARA COMEÇO DE CONVERSA!
AS ELEIÇÕES ESTÃO CHEGANDO E ELAS SÃO A MANEIRA PELA QUAL OS CIDADÃOS ESCOLHEM OS SEUS REPRESENTANTES PARA EXERCEREM OS CARGOS NOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO. PORTANTO, É IMPORTANTE SABER COMO ELAS FUNCIONAM, PARA QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA SEJA FEITO DA MANEIRA MAIS CONSCIENTE E RESPONSÁVEL POSSÍVEL. O TEXTO A SEGUIR FOI RETIRADO E ADAPTADO DE UM SITE ESPECIALIZADO EM POLÍTICA. ELE NOS ENSINA COMO FUNCIONAM AS ELEIÇÕES PARA O CARGO DE VEREADOR, QUE FAZ PARTE DO PODER LEGISLATIVO DE CIDADES COMO SÃO PAULO. PEÇA A AJUDA DE UM RESPONSÁVEL E LEIA-O COM BASTANTE ATENÇÃO. |
COMO FUNCIONA O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO? O SISTEMA DE VOTAÇÃO BRASILEIRO É MISTO. UMA PARTE DOS NOSSOS REPRESENTANTES É ELEITA EM UM SISTEMA MAJORITÁRIO, EM DOIS TURNOS. É O CASO DE PRESIDENTES E GOVERNADORES, BEM COMO OS PREFEITOS. OS SENADORES TAMBÉM SÃO VOTADOS EM MAIORIA SIMPLES, MAS APENAS EM UM TURNO. ESSA É A PARTE MENOS COMPLICADA DESSE SISTEMA E ONDE HÁ MENOS DISCUSSÃO SOBRE MUDANÇAS. EM SUMA (RESUMINDO), GANHAM OS QUE TÊM MAIS VOTOS. PONTO FINAL. |
E NA ELEIÇÃO PARA VEREADORES?
PORÉM, AGORA COMPLICA UM POUCO… A OUTRA PARTE DO NOSSO SISTEMA É PROPORCIONAL EM LISTA ABERTA. É DESSE JEITO QUE SÃO ELEITOS OS VEREADORES, ALÉM DOS DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS.
OU SEJA, AQUI OS ESCOLHIDOS PARA OS CARGOS NÃO SÃO, NECESSARIAMENTE, OS MAIS VOTADOS!
PARA OS CANDIDATOS SEREM ELEITOS, O SEU PARTIDO OU A COLIGAÇÃO (CASO ELE FAÇA PARTE DE ALGUMA) É MUITO IMPORTANTE. ISSO PORQUE, PARA DISTRIBUIR OS CARGOS ENTRE PARTIDOS OU COLIGAÇÕES É USADO UM CÁLCULO QUE POUCA GENTE SABE COMO FUNCIONA: O CHAMADO QUOCIENTE ELEITORAL. VEJAMOS COMO ELE É CALCULADO:
PRIMEIRO, A JUSTIÇA ELEITORAL SOMA TODOS OS VOTOS VÁLIDOS (OU SEJA, QUE NÃO FORAM BRANCOS OU NULOS) DA ELEIÇÃO PARA VEREADOR. EM SEGUIDA, OS VOTOS VÁLIDOS SÃO DIVIDIDOS PELO TOTAL DE CADEIRAS DO CARGO PARLAMENTAR EM DISPUTA. ESSE RESULTADO É O QUOCIENTE ELEITORAL.
POR SUA VEZ, O QUOCIENTE ELEITORAL SERVE PARA CALCULAR QUANTOS VOTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA QUE UM PARTIDO OU COLIGAÇÃO OBTENHA UMA VAGA NA CASA LEGISLATIVA EM QUESTÃO.
VAMOS VER COMO ISSO SERIA?
ASSIM, DIGAMOS QUE EM UMA CIDADE HÁ 1000 ELEITORES E DOIS PARTIDOS (A E B) DISPUTANDO AS ELEIÇÕES.
NA VOTAÇÃO, 80 VOTARAM EM BRANCO E 20 VOTARAM NULO. HÁ, ASSIM, 900 VOTOS VÁLIDOS PARA A ELEIÇÃO DE VEREADOR E EXISTEM 5 VAGAS DE VEREADOR. O QUOCIENTE ELEITORAL SERÁ, PORTANTO, 900÷5=180. ASSIM, CADA PARTIDO DEVE TER ATINGIDO, NO MÍNIMO, UM QUOCIENTE ELEITORAL DE 180 PARA TER DIREITO A UMA VAGA DE VEREADOR. COMO SÃO CINCO VAGAS, OS QUOCIENTES ELEITORAIS PARA PREENCHÊ-LAS FICAM ASSIM:
1 VAGA–180
2 VAGAS–360 (180+180)
3 VAGAS–540 (180+180+180)
4 VAGAS–720 (180+180+180+180)
5 VAGAS–900 (180+180+180+180+180)
AGORA VAMOS CONTINUAR COM O NOSSO EXEMPLO:
A SOMA DE VOTOS DOS CANDIDATOS DO PARTIDO A TOTALIZOU 437 VOTOS E A DO PARTIDO B, 463 VOTOS. CADA UM DELES, PORTANTO, TERÁ DIREITO A DUAS VAGAS (180+180=360), SENDO QUE NENHUM DOS DOIS PARTIDOS ALCANÇOU UM QUOCIENTE ELEITORAL SUFICIENTE PARA UMA TERCEIRA VAGA (540). ASSIM, OS DOIS CANDIDATOS MAIS VOTADOS DE CADA PARTIDO SERÃO ELEITOS, PREENCHENDO QUATRO DAS CINCO VAGAS EXISTENTES. ENTRETANTO, HÁ UMA VAGA “SOBRANDO”, QUE É ESCOLHIDA DE ACORDO COM UMA MÉDIA OBTIDA POR CADA PARTIDO UTILIZANDO-SE O SEGUINTE CÁLCULO:
FONTE: https://www.politize.com.br/vereadores-como-sao-eleitos/.
ADAPTADO PARA A ATIVIDADE. ACESSO EM 04/11/2020.
AGORA, É COM VOCÊ!
VAMOS CONFERIR SE VOCÊ COMPREENDEU AS INFORMAÇÕES DO TEXTO?
RESPONDA ÀS SEGUINTES QUESTÕES NO SEU CADERNO:
1. QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OS SISTEMAS MAJORITÁRIO E PROPORCIONAL?
2. QUAIS SÃO OS CARGOS PÚBLICOS EM QUE AS ELEIÇÕES UTILIZAM O SISTEMA MAJORITÁRIO?
3. QUAIS SÃO OS CARGOS PÚBLICOS EM QUE AS ELEIÇÕES UTILIZAM O SISTEMA PROPORCIONAL?
4. POR QUE OS “PUXADORES DE VOTO” SÃO IMPORTANTES PARA OS PARTIDOS E COLIGAÇÕES?
PARA CONSOLIDAR O APRENDIZADO!
MUITO BEM! AGORA QUE VOCÊ SABE TODAS ESSAS COISAS SOBRE O PAPEL DOS VEREADORES E A FORMA COMO ELES SÃO ESCOLHIDOS. IMAGINE QUE VOCÊ É UM(A) ELEITOR(A). LEIA O CASO FICTÍCIO ABAIXO E CONVERSE COM UM FAMILIAR SOBRE SUAS IDEIAS:
MC ERNESTO É UM MÚSICO FAMOSO, CONHECIDO NAS REDES SOCIAIS E NA MÍDIA POR SEU TRABALHO COMO ARTISTA E MUITO QUERIDO PELA SUA ATUAÇÃO COMO PATROCINADOR DE ATIVIDADES CULTURAIS EM ALGUMAS COMUNIDADES DA PERIFERIA DE SÃO PAULO. BUSCANDO EXPANDIR A SUA REDE DE ATIVIDADES CULTURAIS PARA OUTRAS ÁREAS DA CIDADE, ERNESTO RESOLVEU SE CANDIDATAR AO CARGO DE VEREADOR, PARA, ASSIM, LUTAR POR LEIS DE INCENTIVO AOS JOVENS NAS PERIFERIAS. DEVIDO À SUA FAMA E CARINHO DOS FÃS, ERNESTO CERTAMENTE SERÁ UM DOS NOMES MAIS VOTADOS NESSA ELEIÇÃO, ULTRAPASSANDO SOZINHO, EM MUITO, O NÚMERO DE VOTOS NECESSÁRIOS PARA ATINGIR O QUOCIENTE ELEITORAL. ENTRETANTO, POR NÃO TER PESQUISADO COM MAIS ATENÇÃO O AMBIENTE PARTIDÁRIO DE SUA CIDADE, O MC ACABOU SE FILIANDO A UM PARTIDO NO QUAL, MUITOS DE SEUS MEMBROS ESTÃO IMPLICADOS EM INVESTIGAÇÕES POR CORRUPÇÃO E MUITOS FORAM AUTORES, NO PASSADO, DE LEIS MUNICIPAIS QUE NÃO SE IMPORTARAM COM AS NECESSIDADES DAS COMUNIDADES PERIFÉRICAS DA CIDADE. |
PENSANDO COMO ELEITOR(A), COMO VOCÊ ANALISA ESSA SITUAÇÃO? EXPLIQUE O SEU PENSAMENTO:
INSTRUÇÕES GERAIS
|
TEMA: “REFORMA AGRÁRIA E AGRICULTURA URBANA”
PARTE 1
LEIA OS TEXTOS A SEGUIR:
TÓPICO 1 REFORMA AGRÁRIA A REFORMA AGRÁRIA É O CONJUNTO DE MEDIDAS CONDUZIDAS PELO PODER PÚBLICO QUE TÊM O OBJETIVO DE DISTRIBUIR TERRAS ENTRE TRABALHADORES RURAIS MEDIANTE ALTERAÇÕES NO REGIME DE POSSE E USO, ATENDENDO AOS PRINCÍPIOS DE JUSTIÇA SOCIAL E AUMENTO DA PRODUTIVIDADE, CONFORME PRECONIZA A LEI Nº 4.504/64 (ESTATUTO DA TERRA). ALÉM DE PROMOVER CIDADANIA, PROPORCIONAR A DESCONCENTRAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA ESTRUTURA FUNDIÁRIA E GERAR RENDA NO CAMPO, A REFORMA AGRÁRIA FAVORECE:
O INCRA É RESPONSÁVEL POR COLOCAR EM PRÁTICA AS AÇÕES QUE ASSEGURAM A OPORTUNIDADE DE ACESSO À PROPRIEDADE DE TERRA, CONDICIONADA À FUNÇÃO SOCIAL. FAZ-SE PRESENTE EM TODO O PAÍS POR MEIO DE 29 SUPERINTENDÊNCIAS REGIONAIS E 49 UNIDADES AVANÇADAS. CONTA, TAMBÉM, COM O ENVOLVIMENTO DOS GOVERNOS ESTADUAIS E PREFEITURAS, AOS QUAIS OFERECE INSTRUMENTOS PARA FAZER CHEGAR AOS BENEFICIÁRIOS DA REFORMA AGRÁRIA E PRODUTORES RURAIS SERVIÇOS CAPAZES DE AUXILIÁ-LOS A PRODUZIR E A PERMANECER NO CAMPO – A EXEMPLO DAS UNIDADES MUNICIPAIS DE CADASTRAMENTO, INSTALADAS A PARTIR DE CONVÊNIOS COM PREFEITURAS. POR INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA PUBLICADO EM 28 JAN. 2020 E ATUALIZADO EM 14 OUT. 2020 (TEXTO ADAPTADO PARA A ATIVIDADE). |
TÓPICO 2 HOSPITAIS, ASILOS E FAMÍLIAS RECEBEM DOAÇÃO DE 45 T DE ALIMENTOS DO MST NO PARANÁ HOSPITAIS, ASILOS E FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA COMEÇARAM A RECEBER 45 TONELADAS DE ALIMENTOS NESTA SEXTA-FEIRA (17) DOADOS POR ASSENTAMENTOS E ACAMPAMENTOS DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST) NO PARANÁ. A DOAÇÃO FAZ PARTE DE UMA CAMPANHA NACIONAL DO MOVIMENTO POR CAUSA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. A DATA MARCA O DIA NACIONAL DE LUTA PELA REFORMA AGRÁRIA, CRIADO EM MEMÓRIA AOS 21 TRABALHADORES ASSASSINADOS NO MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS, NO PARÁ, EM 1996. ENTRE OS ALIMENTOS QUE FORAM DOADOS ESTÃO GRÃOS, FRUTAS, LEGUMES, TUBÉRCULOS, FOLHOSAS, LEITE E MEL. DE 7 A 13 DE ABRIL, OUTRAS 35 TONELADAS DE ALIMENTOS TINHAM SIDO DOADOS PELO MST NO ESTADO. REPORTAGEM FEITA POR G1 PARANÁ – CURITIBA PUBLICADO EM 17 ABR. 2020 |
ANTES DE COMEÇAR A TAREFA...
- PESQUISE E REGISTRE EM SEU CADERNO O QUE SIGNIFICA CADA UMA DAS SEGUINTES PALAVRAS: CIDADANIA, FUNDIÁRIO, LAVRADOR, MIGRAÇÃO, POSSE, RURAL:
QUESTÕES SOBRE OS TÓPICOS 1 E 2:
1. DE ACORDO COM O TEXTO DO TÓPICO 1, RESPONDA:
A) O QUE É REFORMA AGRÁRIA?
B) QUAIS SÃO OS DOIS PRINCÍPIOS QUE DEVEM SER OBSERVADOS PELA REFORMA AGRÁRIA? CITE-OS:
2. COLOQUE “V” PARA VERDADEIRO E “F” PARA FALSO:
(____) A REFORMA AGRÁRIA DEVE SEMPRE FAVORECER A PRODUÇÃO DOS ALIMENTOS MAIS BÁSICOS;
(____) O OBJETIVO DA REFORMA AGRÁRIA É COMBATER A FOME E ESTIMULAR A GERAÇÃO DE EMPREGO, PRINCIPALMENTE, NAS CIDADES GRANDES;
(____) A REFORMA AGRÁRIA DEVE PROMOVER A CIDADANIA, MAS NUNCA DEVE INTERFERIR NA DESIGUALDADE SOCIAL;
(____) CONCENTRAR OS SERVIÇOS PÚBLICOS BÁSICOS NOS CENTROS URBANOS;
(____) FAVORECER A REDUÇÃO DA MIGRAÇÃO ENTRE O CAMPO E A CIDADE;
(____) ESTIMULAR A DIVERSIFICAÇÃO DO COMÉRCIO E DE SERVIÇOS, PRINCIPALMENTE, NO MEIO RURAL.
3. O QUE SIGNIFICA O TERMO INCRA?
4. QUAL É A PRINCIPAL MISSÃO DO INCRA? EXPLIQUE:
5. SEGUNDO A REPORTAGEM DO TÓPICO 2, RESPONDA:
A) O QUE É MST?
B) POR QUE O MST FEZ ESTA DOAÇÃO DE ALIMENTOS?
C) QUEM SE BENEFICIOU DA DOAÇÃO DE ALIMENTOS?
D) QUAL FOI O MOTIVO DE ESCOLHEREM A DATA DE 17 DE ABRIL? EXPLIQUE:
PARTE 2
PARA COMPLEMENTAR OS ESTUDOS
TÓPICO 1
PARA COMEÇAR, VAMOS VER A REPORTAGEM “A CHAMADA AGRICULTURA URBANA VEM CRESCENDO CADA VEZ MAIS NAS CIDADES” DIVULDADO PELA TV BRASIL, POSTADO EM 24 MAI. DE 2019.
TÓPICO 2
OUÇA NO LINK ABAIXO A MÚSICA “AGRICULTURA FAMILIAR” E ACOMPANHE A LETRA:
https://musio.net.br/chico-antonio/raizes-nordestinas/agricultura-familiar/
QUESTÕES SOBRE O VÍDEO E A MÚSICA
1. DEPOIS DE ASSISTIR À REPORTAGEM NO TÓPICO 1, RESPONDA:
A) GERALMENTE, ONDE SE FAZ A AGRICULTURA URBANA?
B) A AGRICULTURA URBANA TRAZ QUE TIPOS DE OPORTUNIDADES?
C) O CUSTO DA HORTA URBANA, GERALMENTE, É ALTO OU BAIXO? EXPLIQUE:
D) QUAL É O PRINCIPAL DESTINO DOS PRODUTOS DAS HORTAS URBANAS QUE APARECEM NA REPORTAGEM?
E) O QUE É FEITO COM OS RESTOS DA HORTA URBANA?
2. DE ACORDO COM A MÚSICA DO TÓPICO 2, RESPONDA:
A) DE QUE FORMA O LAVRADOR CULTIVA A AGROECOLOGIA?
B) QUAL É O PRINCIPAL APRENDIZADO DO CAMPONÊS DESDE SUA INFÂNCIA?
ATLETISMO: ARREMESSOS E LANÇAMENTOS NO ATLETISMO
PARA COMEÇO DE CONVERSA!
LEIA OS TEXTOS E ASSISTA AOS VÍDEOS A SEGUIR SOBRE A TEMÁTICA DE ESTUDO DESTA ATIVIDADE:
TEXTOS
REGRAS DO ATLETISMO - ARREMESSO DE PESO, MARTELO, DISCO E DARDO
ATLETISMO - OS ARREMESSOS
http://educacaofisicanamente.blogspot.com/2012/05/atletismo-os-arremessos-e-lancamentos.html
VÍDEOS
https://www.youtube.com/watch?v=Z11_AMhULOM
O QUE É LANÇAMENTO DE DARDO
https://www.youtube.com/watch?v=7_Hqb-uSooc
https://www.youtube.com/watch?v=lywlC93tIJQ&t=32s
AGORA É COM VOCÊ!
1 - QUAIS SÃO OS TIPOS DE ARREMESSOS E LANÇAMENTOS NO ATLETISMO?
2 - DESENHE E ESCREVA O NOME DOS EQUIPAMENTOS ULTILIZADOS PELOS ATLETAS PARA OS ARREMESSOS E LANÇAMENTOS?
3 - CITE AS DIFERENÇAS QUE VOCÊ PERCEBEU ENTRE O LANÇAMENTO DO DARDO E O LANÇAMENTO DO MARTELO?
4 - QUAL ARREMESSO OU LANÇAMENTO QUE VOCÊ MAIS GOSTOU E GOSTARIA DE EXPERIMENTAR?
5 - COMENTE SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE A MODALIDADE ATLETISMO (ARREMESSOS E LANÇAMENTOS):
ATÉ A PRÓXIMA!
PROSSEGUINDO COM O TEMA ALIMENTAÇÃO, VAMOS APRENDER A DIFERENÇA ENTRE ALIMENTOS E NUTRIENTES E AS FUNÇÕES DOS NUTRIENTES NO ORGANISMO.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
ALIMENTOS OS ALIMENTOS SÃO CONSTITUÍDOS POR SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS. ALGUMAS DESSAS SUBSTÂNCIAS SÃO ESSENCIAIS PARA O NOSSO DESENVOLVIMENTO, ESSAS SUBSTÂNCIAS SÃO CONHECIDAS COMO NUTRIENTES. É DOS ALIMENTOS QUE PROVÉM A ENERGIA QUE UTILIZAMOS PARA PENSAR, ANDAR, FALAR, ENTRE OUTRAS COISAS. ALÉM DISSO, MUITOS ALIMENTOS FORTALECEM NOSSA IMUNIDADE, E ATÉ MESMO NOS PROTEGEM DE ALGUMAS DOENÇAS. |
https://static.wixstatic.com/media/02eacd_ab55777064da4ae1ac866d054d8e5603~mv2.jpg
NUTRIENTES SÃO SUBSTÂNCIAS ESSENCIAIS QUE PODEM SER ABSORVIDAS DOS ALIMENTOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DO NOSSO ORGANISMO. ELES APRESENTAM DIVERSAS CLASSIFICAÇÕES, E CADA UM DELES DESEMPENHA FUNÇÕES DIFERENTES NO CORPO. |
CARBOIDRATOS - AÇÚCARES TÊM COMO PRINCIPAL FUNÇÃO, O FORNECIMENTO DE ENERGIA PARA AS ATIVIDADES DIÁRIAS. VEJA ALGUNS TIPOS DE CARBOIDRATOS: GLICOSE E FRUTOSE - PRESENTES NAS FRUTAS E NO MEL; SACAROSE - ENCONTRADA NA CANA-DE-AÇÚCAR E NA BETERRABA; AMIDO - ENCONTRADO EM SEMENTES, FRUTAS, RAÍZES, CAULE DOS VEGETAIS E EM ALIMENTOS FEITOS COM FARINHA DE TRIGO. |
LIPÍDOS - GORDURAS E ÓLEOS SÃO UMA IMPORTANTE RESERVA DE ENERGIA, PROTEGEM NOSSOS ÓRGÃOS E CONTROLAM A TEMPERATURA CORPÓREA (DO CORPO). |
EXISTEM DOIS TIPOS DE GORDURAS: GORDURAS SATURADAS, QUE ESTÃO PRESENTES EM ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL E EM ALGUNS ÓLEOS VEGETAIS E AS GORDURAS INSATURADAS, QUE ESTÃO PRESENTES NA MAIORIA DOS ÓLEOS VEGETAIS E NOS PEIXES. |
PROTEÍNAS SÃO SUBSTÂNCIAS QUE FAZEM PARTE DA ESTRUTURA DE CÉLULAS E TECIDOS, CONSTROEM O CORPO. ALGUMAS PROTEÍNAS ESPECIAIS SÃO IMPORTANTES EM MUITOS PROCESSOS METABÓLICOS (DIGESTÃO, RESPIRAÇÃO, PROTEÇÃO, ETC.). AS PROTEÍNAS SÃO FORMADAS POR AMINOÁCIDOS. EXISTEM DIVERSOS TIPOS DE AMINOÁCIDOS E PRECISAMOS DE TODOS ELES. |
ÁGUA A ÁGUA É MUITO IMPORTANTE. TODOS OS DIAS O NOSSO CORPO ELIMINA MUITA ÁGUA, QUE DEVE SER REPOSTA PARA QUE O NOSSO ORGANISMO CONTINUE FUNCIONANDO CORRETAMENTE. A ÁGUA, POR SE UM SOLVENTE, DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUE PARTICIPAM DE REAÇÕES METABÓLICAS, TRANSPORTA SUBSTÂNCIAS, PARTICIPA DE PROCESSOS FISIOLÓGICOS ESSENCIAIS, LUBRIFICA ARTICULAÇÕES E CONTRIBUI PARA A REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL. |
SAIS MINERAIS ESTÃO PRESENTES NO NOSSO CORPO EM PEQUENA QUANTIDADE, MAS SÃO MUITO IMPORTANTES. ELES FAZEM PARTE DA CONSTITUIÇÃO DE ALGUNS TECIDOS E AJUDAM A REGULAR O METABOLISMO. A CARÊNCIA OU EXCESSO DE ALGUM SAL MINERAL PODE CAUSAR COMPLICAÇÕES AO NOSSO ORGANISMO. O FERRO É IMPORTANTE PARA O ORGANISMO, PORQUE É UM DOS COMPONENTES DA HEMOGLOBINA, MIOGLOBINA E ENZIMAS RESPIRATÓRIAS, SENDO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A RESPIRAÇÃO CELULAR. A CARÊNCIA DE SAIS DE FERRO PODE CAUSAR A ANEMIA. GERALMENTE, OS SAIS MINERAIS SÃO ENCONTRADOS EM CARNES, GEMA DE OVO, LEGUMES E VEGETAIS. |
VITAMINAS AS VITAMINAS DESEMPENHAM IMPORTANTES FUNÇÕES BIOLÓGICAS, COMO A REGULAÇÃO DOS DIVERSOS PROCESSOS METABÓLICOS QUE OCORREM NO NOSSO ORGANISMO. EXEMPLO: VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO): ENCONTRADA EM FRUTAS COMO ACEROLA, LIMÃO, LARANJA, MARACUJÁ E TAMBÉM NO BRÓCOLIS. |
COMO DEVEMOS ESCOLHER OS ALIMENTOS DEVEMOS PRESTAR ATENÇÃO EM ALGUNS FATORES QUE INFLUENCIAM NO VALOR NUTRITIVO DOS ALIMENTOS. ENTRE ELES, PODEMOS CITAR: A DATA DA COLHEITA OU FABRICAÇÃO, A FORMA DE CONSERVAÇÃO, CONDIÇÕES DA EMBALAGEM, ALTERAÇÃO DA COR CARACTERÍSTICA, ALTERAÇÕES NA CONSISTÊNCIA, ENTRE OUTRAS PARTICULARIDADES. |
“NA PRÓXIMA ATIVIDADE VAMOS FALAR DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.”
AGORA, VAMOS ASSISTIR AOS VÍDEOS A SEGUIR PARA ENTENDERMOS MELHOR A TEMÁTICA SOBRE OS ALIMENTOS:
NOSSA ALIMENTAÇÃO | NUTRIENTES
https://www.youtube.com/watch?v=esvKd5UZDUM
NUTRIENTES
- ESCREVA O NÚMERO DAS QUESTÕES NO CADERNO;
- NÃO É NECESSÁRIO COPIAR AS PERGUNTAS, APENAS SE DESEJAR;
- FAÇA AS RESPOSTAS DE MODO QUE MOSTRE O MÁXIMO DO SEU ENTENDIMENTO SOBRE O QUE FOI ESTUDADO;
- SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR TAMBÉM A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR A ATIVIDADE;
SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O ESPAÇO “COMENTÁRIOS” NO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER.
ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS ÀS PROFESSORAS.
QUESTÃO 1 - QUAL A DIFERENÇA ENTRE ALIMENTOS E NUTRIENTES?
QUESTÃO 2 - COMO OS NUTRIENTES PODEM SER CLASSIFICADOS DE ACORDO COM A FUNÇÃO QUE CADA UM DELES DESEMPENHA?
QUESTÃO 3 - QUANTO A FUNÇÃO DE FONTE DE ENERGIA PARA O ORGANISMO, QUAL A DIFERENÇA ENTRE CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS?
QUESTÃO 4 - POR QUE A ÁGUA É IMPORTANTE PARA O NOSSO ORGANISMO?
QUESTÃO 5 - O QUE DEVEMOS CONSIDERAR QUANDO ESCOLHEMOS UM ALIMENTO? (VOCÊ PODE COMPLETAR A SUA RESPOSTA PESQUISANDO NA ATIVIDADE ANTERIOR).
QUESTÃO 6 - RELACIONE O NUTRIENTE DA COLUNA I COM SUA DESCRIÇÃO CORRESPONDENTE NA COLUNA II:
COLUNA I: NUTRIENTES
(A) CARBOIDRATOS.
(B) LIPÍDOS.
(C) PROTEÍNAS.
(D) ÁGUA.
(E) SAIS MINERAIS.
(F) VITAMINAS.
COLUNA II
( ) DESEMPENHAM IMPORTANTES FUNÇÕES BIOLÓGICAS, COMO A REGULAÇÃO DOS DIVERSOS PROCESSOS METABÓLICOS QUE OCORREM NO NOSSO ORGANISMO. EXEMPLOS: A, B6.
( ) ESTÃO PRESENTES NO NOSSO CORPO EM PEQUENA QUANTIDADE E FAZEM PARTE DA CONSTITUIÇÃO DE ALGUNS TECIDOS E AJUDAM A REGULAR O METABOLISMO. EXEMPLOS: FERRO, SÓDIO.
( ) FUNDAMENTAL PARA A VIDA SENDO RESPONSÁVEL POR DIVERSAS FUNÇÕES: DISSOLVENDO SUBSTÂNCIAS QUE PARTICIPAM DE REAÇÕES METABÓLICAS, PARTICIPANDO DE PROCESSOS FISIOLÓGICOS ESSENCIAIS, CONTRIBUINDO PARA A REGULAÇÃO DA TEMPERATURA CORPORAL.
( ) SÃO IMPORTANTES RESERVAS DE ENERGIA, PROTEGEM NOSSOS ÓRGÃOS E CONTROLAM A TEMPERATURA CORPÓREA. EXEMPLOS: ÓLEOS E GORDURAS.
( ) SÃO SUBSTÂNCIAS QUE FAZEM PARTE DA ESTRUTURA DE CÉLULAS E TECIDOS E SÃO FORMADAS POR AMINOÁCIDOS.
( ) TÊM COMO PRINCIPAL FUNÇÃO, O FORNECIMENTO DE ENERGIA. EXEMPLOS: MEL, FARINHA DE TRIGO, AÇÚCAR.
ATÉ A PRÓXIMA!
OLÁ A TODOS(AS) ALUNOS(AS)! ORIENTAÇÕES PARA A ATIVIDADE 06 DE ARTE: -AUXILIAR O (A) ALUNO (A) A ORGANIZAR ESPAÇO NO CADERNO, CADERNO DE DESENHO OU FOLHA DE SULFITE PARA FAZER AS LIÇÕES; -GUARDAR AS LIÇÕES PARA QUANDO VOLTAR PARA A ESCOLA MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS; QUALQUER DÚVIDA, FALAR CONOSCO PELO BLOG NO ESPAÇO “COMENTÁRIOS”. LÁ MANTEREMOS NOSSAS COMUNICAÇÕES. ATÉ BREVE! |
TEMA: LINGUAGEM MUSICAL - SOM, SILÊNCIO E RUÍDO.
NESTA ATIVIDADE PROPOMOS UMA REFLEXÃ0 SOBRE OS SONS QUE NOS CERCAM.
1. PARE E PRESTE ATENÇÃO AO SEU REDOR. O QUE VOCÊ ESCUTA?
ESTAMOS CERCADOS DE DIFERENTES SONS, O TEMPO TODO. O MUNDO NÃO É SILENCIOSO. MESMO QUANDO ESTAMOS EM LOCAIS MUITO TRANQUILOS, ACABAMOS OUVINDO ALGUM TIPO DE SOM. SE VOCÊ PARAR PARA OUVIR COM ATENÇÃO VAI ESCUTAR ALGUMA VOZ, UM VEÍCULO, UM LATIDO DE UM CÃO E MUITOS OUTROS SONS, MESMO QUE DISTANTES. |
FIG. 1 - PAISAGEM PRAIA/PB 2017 |
FIG. 2 - ESTEIRA DE PRODUÇÃO EM FÁBRICA DE CALÇADOS-RS |
ESSES SONS, ORGANIZADOS OU NÃO, NATURAIS OU PRODUZIDOS, PODEM MARCAR AS CARACTERÍSTICAS E A IDENTIDADE DE UM LUGAR.
PARA O MÚSICO E PROFESSOR CANADENSE R. MURRAY SCHAFER (1933-) TODO E QUALQUER LUGAR TEM UM AMBIENTE SONORO - OU COMO ELE DEFINIU, UMA “PAISAGEM SONORA” COMPOSTA POR DIVERSOS SONS QUE PODEM SER AGRADÁVEIS OU NÃO AOS OUVIDOS HUMANOS. OUVIMOS MUITAS COISAS AO MESMO TEMPO: O SOM DA PRÓPRIA RESPIRAÇÃO, OU DAS MÃOS TOCANDO O CABELO, SONS DO PRÓPRIO CORPO E SONS EXTERNOS Á ELE. E O SILÊNCIO? VOCÊ JÁ REPAROU NELE? SE ACEITARMOS A IDEIA DE QUE TUDO ESTÁ REPLETO DE SONS, INCLUSIVE NOSSO CORPO, SERÁ QUE O SILÊNCIO ABSOLUTO É POSSÍVEL? PARA REFLETIR MAIS SOBRE SILÊNCIO, SONS E RUÍDOS, REALIZE AS EXPERIMENTAÇÕES PROPOSTAS A SEGUIR. |
FAÇA UMA EXPERIÊNCIA AUDITIVA: É POSSÍVEL OUVIR O SILÊNCIO?
NESSE MOMENTO VOCÊ DEVE REFLETIR SOBRE A IDEIA DO SILÊNCIO ABSOLUTO.
SENTE-SE NO CHÃO EM ALGUM LOCAL DA SUA CASA E TENTE NÃO FAZER NENHUM SOM, FICANDO EM SILÊNCIO POR ALGUNS INSTANTES. AO FINAL RESPONDA:
3. FOI POSSÍVEL OUVIR O SILÊNCIO? POR QUÊ?
4. ALGUM RUÍDO EXTERNO TORNOU MAIS DIFÍCIL ESSE MOMENTO? QUAL?
EXPLORANDO O AMBIENTE SONORO!
5. AGORA VOCÊ VAI INVESTIGAR SONS QUE EXISTEM E QUE PODEM SER PRODUZIDOS EM UM AMBIENTE.
VOCÊ VAI PECISAR DE UMA FOLHA DE PAPEL E LÁPIS GRAFITE.
ESCOLHA UM AMBIENTE DE SUA CASA, MARQUE UM TEMPO DE CINCO MINUTOS, E ALI PROCURE IDENTIFICAR OS SONS QUE PODEM SER PRODUZIDOS. QUAIS OS SONS, POR EXEMPLO, DA CADEIRA, JANELA, PORTA, E OUTROS OBJETOS QUE ALI ESTÃO. INVESTIGUE. PROCURE OUVIR E EXPERIMENTAR A MAIOR QUANTIDADE DE SONS POSSÍVEIS;
VÁ ANOTANDO OS SONS QUE DESCOBRIR NA FOLHA DE PAPEL;
QUE MATERIAIS GERARAM ESSES SONS? SÃO SONS CURTOS OU LONGOS?
DEPOIS VOCÊ VAI FAZER DESENHOS PARA REPRESENTÁ-LOS. VAI SER INTERESSANTE ESSA ASSOCIAÇÃO: SOM E IMAGEM, VOCÊ VAI CRIAR PALAVRAS-SONS:
PARA CONCLUIR!
QUANDO O TEMPO DE EXPLORAÇÃO TERMINAR, REFLITA SOBRE SUA EXPERIÊNCIA:
6. QUAL FOI O SOM MAIS INTERESSANTE QUE VOCÊ NOTOU? POR QUÊ?
7. VOCÊ IDENTIFICOU ALGUM SOM QUE SEMPRE OUVE, MAS QUE NÃO TINHA PRESTADO ATENÇÃO ATÉ ENTÃO? QUAL FOI?
OS SONS PODEM SER CLASSIFICADOS COM BASE NO ESTUDO DE CARACTERÍSTICAS DE FONTES SONORAS.
DURANTE NOSSA VIDA, TEMOS EXPERIÊNCIAS COM INÚMERAS SONORIDADES DIFERENTES. COM O TEMPO CRIAMOS UMA ESPÉCIE DE MEMÓRIA SONORA. É POR ESSA RAZÃO QUE APRENDEMOS A RECONHECER OS SONS, SEJA A VOZ DE UMA PESSOA OU RUÍDO DE UM CARRO OU DE UM LUGAR. ASSIM APRENDEMOS A PERCEBER OS PARÂMETROS SONOROS QUE SÃO CLASSIFICADOS, DE UM MODO GERAL EM: TIMBRE, INTENSIDADE, ALTURA E DURAÇÃO, OS QUAIS ESTUDADEMOS EM UMA PRÓXIMA ATIVIDADE.
NÃO SE ESQUEÇA DE GUARDAR SUAS RESPOSTAS E A REPRESENTAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS SONORAS VIVENCIADAS NESSA ATIVIDADE PARA MOSTRAR ÀS PROFESSORAS NA VOLTA ÀS AULAS.
SE TIVER DÚVIDAS ACESSE O BLOG ESCOLAR E FALE CONOSCO.
30/10/2020 - ATIVIDADE 06 - MATEMÁTICA
PROFESSORES: LUIZ E CARLOS
TEMA DA AULA: GRÁFICOS DE BARRA
- PREPARAMOS MAIS UMA ATIVIDADE COMPLEMENTAR PARA AUXILIAR VOCÊ A ENTENDER E A RESOLVER AS ATIVIDADES DO CADERNO “TRILHAS DE APRENDIZAGENS” ELABORADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO PARA ESTE MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL.
- PARA SUA ORGANIZAÇÃO, COPIE OS ENUNCIADOS DOS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO E RESOLVA-OS.
- CASO O ALUNO POSSA IMPRIMIR NÃO DEVERÁ COPIAR, PODE SÓ COLAR A ATIVIDADE NO CADERNO.
- OS CÁLCULOS SÃO OBRIGATÓRIOS E JUSTIFIQUE TODAS AS RESPOSTAS.
- NO FINAL DA SEMANA, POSTAREMOS NO WHATSAPP A FOLHA COM RESPOSTAS PARA VOCÊ CONFERIR COMO FOI SEU APRENDIZADO.
- LEMBRE-SE: VOCÊ PODE TIRAR DÚVIDAS SOBRE AS LIÇÕES NO ESPAÇO DE COMENTÁRIOS NO BLOG.
PARTE 1
- DAR UM TÍTULO AO GRÁFICO.
- TRAÇAR E NOMEAR OS EIXOS HORIZONTAL (FORMA DE LAZER) E VERTICAL (FREQUÊNCIA)
2º PASSO:
- TRAÇAR AS BARRAS. COMO FORAM OBTIDAS 5 RESPOSTAS DIFERENTES, O GRÁFICO DEVE TER 5 BARRAS (RETÂNGULOS), TODAS COM A MESMA LARGURA.
- GRADUAR O EIXO VERTICAL PARA MARCAR A FREQUÊNCIA DE CADA RESPOSTA. TODAS COM A MESMA LARGURA TAMBÉM.
- TRAÇAR OS RETÂNGULOS. A FREQUÊNCIA É INDICADA PELA ALTURA DE CADA RETÂNGULO.
A. QUANTOS ALUNOS ESSA TURMA TEM?
DESAFIO!
O LOBO, A OVELHA E A COUVE.
UM CAMPONÊS ATRAVESSOU O RIO E FOI PARA A CIDADE, ONDE COMPROU UM LOBO, UMA OVELHA E UMA COUVE NA CIDADE.
NA VOLTA PARA CASA, ENFRENTA UM PROBLEMA: ELE PRECISA TRANSPORTAR OS ITENS COMPRADOS PARA SUA CASA, QUE FICA DO OUTRO LADO RIO E O SEU BARCO COM ORTA APENAS UM ITEM, ALÉM DELE PRÓPRIO.
O BARQUINHO PODE LEVAR E TRAZER ITENS QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO, MAS UM ITEM DE CADA VEZ.
COMO O CAMPONÊS PODERÁ TRANSPORTAR O LOBO, A OVELHA E A COUVE PARA O OUTRO LADO DO RIO?
LEMBRE-SE DE QUE:
- O LOBO E A OVELHA NÃO PODERÃO FICAR SOZINHOS EM UMA DAS MARGENS DO RIO, POIS O LOBO PODERÁ DEVORAR A OVELHA.
- A COUVE E A OVELHA NÃO PODERÃO FICAR SOZINHAS EM UMA DAS MARGENS DO RIO, POIS A OVELHA PODERÁ DEVORAR A COUVE.
- O CAMPONÊS NÃO SAI DO BARCO.
NO SITE ABAIXO VOCÊ PODE TENTAR DESVENDAR O JOGO ATRAVÉS DE UMA ANIMAÇÃO:
ATÉ A PRÓXIMA!
30/10/2020 - ATIVIDADE 06 - INGLÊS
PROFESSORES: HENRIQUE E MARILÉIA
TEMA DA AULA: QUARANTINE DAILY ROUTINE
ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM, COM SAÚDE E PAZ.
CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2: PÁGINAS 58 A 60.
TEMA DE HOJE: QUARANTINE DAILY ROUTINE
AGORA ASSISTA À VIDEOAULA PREPARADA PELO TEACHER HENRIQUE:
NESTA AULA, VAMOS TRABALHAR ALGUMAS PALAVRAS EM INGLÊS QUE MOSTRAM AÇÕES QUE FAZEMOS DURANTE O NOSSO DIA A DIA, ESPECIALMENTE DURANTE ESSA QUARENTENA IMPOSTA PELO NOVO CORONAVÍRUS.
PARA FORMAR FRASES DESCREVENDO NOSSOS HÁBITOS, USAMOS SEMPRE O VERBO NO SIMPLE PRESENT TENSE. ESSE TEMPO VERBAL É MUITO SIMPLES E FÁCIL. OBSERVE OS EXEMPLOS ABAIXO:
VERBO TO EAT (INFINITIVO) - PARA FORMAR O PRESENTE SIMPLES NA MAIORIA DAS PESSOAS, APENAS RETIRAMOS O “TO”:
I EAT SALAD EVERY DAY. (EU COMO SALADA TODOS OS DIAS).
YOU ALWAYS SLEEP SO MUCH (VOCÊ SEMPRE DORME MUITO).
ATENÇÃO: SE O SUJEITO DA FRASE FOR HE, SHE , IT, OU ALGUM NOME PRÓPRIO (NO SINGULAR), BASTA COLOCAR UM “S” NO FINAL DO VERBO.
HE EATS SALAD EVERY DAY. (ELE COME SALADA TODOS OS DIAS)
CHARLES PLAYS VIDEOGAME TWICE A WEEK. (CHARLES JOGA VIDEOGAME DUAS VEZES POR SEMANA).
COLOCA-SE TAMBÉM O “S” AO UTILIZAR EXPRESSÕES COMO MY BROTHER, MY MOTHER, MY FATHER, ENTRE OUTRAS QUE PODEM SER SUBSTITUÍDAS POR HE, SHE OU IT.
EXCEÇÕES EM ALGUNS VERBOS: TO STUDY - STUDIES / TO WATCH - WATCHES
VAMOS DESENHAR UM POUCO? FAÇA UM DESENHO, EM SEU CADERNO, DA ATIVIDADE QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER NO SEU DIA A DIA E DEPOIS ESCREVA UMA FRASE EM INGLÊS FALANDO SOBRE VOCÊ MESMO.
EXEMPLO:
I LOVE TO PLAY VIDEOGAMES. I PLAY IT EVERY DAY.
(EU AMO JOGAR VIDEOGAMES. EU JOGO TODOS OS DIAS.)
USE OUTRA FRASE DIFERENTE DESTE EXEMPLO NA SUA RESPOSTA.
25/10/2020 - ATIVIDADE 06 - LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORES: CÉLIA, CRISTINA e MARILÉIA
ALGUMAS ORIENTAÇÕES:
- Copiar no caderno o cabeçalho: atividade, professoras e data.
- Para as questões, registrar apenas o número e a resposta (não é obrigatório copiar os enunciados das questões, apenas se desejar).
- Há explicações, com destaque AZUL, para melhor entendimento dos exercícios.
- Dúvidas podem ser esclarecidas no espaço “Comentários” no Blog.
- LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS DE GÊNEROS DA ORDEM DO RELATAR / DIÁRIO PESSOAL.
PARA INÍCIO DE CONVERSA...
VOCÊ SABE O QUE É “DIÁRIO”? |
ANNE FRANK: O DIÁRIO MAIS FAMOSO DO MUNDO |
VOCÊ JÁ DEVE TER VISTO NA SALA DE LEITURA O LIVRO “O DIÁRIO DE ANNE FRANK”. ESTE LIVRO FOI PUBLICADO ANOS APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. ELE É NA VERDADE O DIÁRIO DE ANNE FRANK, UMA MENINA JUDIA HOLANDESA, QUE MORREU EM UM CAMPO DE EXTERMÍNIO NAZISTA. NO DIÁRIO, ANNE RELATA OS ANOS EM QUE VIVEU ESCONDIDA NO FORRO DE UMA CASA (SOTÃO), COM A FAMÍLIA, POR CAUSA DA PERSEGUIÇÃO E EXTERMÍNIO (MORTES) DOS NAZISTAS AOS JUDEUS.
A SEGUIR DOIS TRECHOS DO DIÁRIO DE ANNE FRANK:
TRECHO 1. DOMINGO, 14 DE JUNHO DE 1942 NA SEXTA-FEIRA, 12 DE JUNHO, ACORDEI ÀS SEIS HORAS. PUDERA! ERA DIA DO MEU ANIVERSÁRIO. É CLARO QUE EU NÃO TINHA PERMISSÃO PARA LEVANTAR ÀQUELA HORA, E POR ISSO TIVE DE REFREAR A MINHA CURIOSIDADE ATÉ AS QUINZE PARA AS SETE. AÍ ENTÃO NÃO AGUENTEI MAIS E CORRI ATÉ A SALA DE JANTAR, ONDE RECEBI AS MAIS EFUSIVAS SAUDAÇÕES DE MOORTIE (A GATA). SUA ANNE. |
TRECHO 2. QUINTA-FEIRA, 9 DE JULHO DE 1942 QUERIDA KITTY SAÍMOS DEBAIXO DE UMA CHUVA TORRENCIAL, PAPAI, MAMÃE E EU, CADA QUAL COM UMA PASTA DE ESCOLA E UMA SACOLA DE COMPRAS ABARROTADA ATÉ A BOCA DE TUDO O QUE NÓS PUDEMOS COLOCAR LÁ DENTRO. AS PESSOAS QUE IAM PARA O TRABALHO OLHAVAM-NOS COM SIMPATIA. PODIA-SE NOTAR EM SEUS ROSTOS O QUANTO SENTIAM POR NÃO PODEREM OFERECER-NOS CONDUÇÃO, MAS ALI ESTAVA A CHAMATIVA ESTRELA AMARELA QUE FALAVA POR SI MESMA. SUA ANNE. |
O PONTO DE VISTA NA PRIMEIRA PESSOA
OBSERVEM NOS EXEMPLOS ACIMA, AS PALAVRAS DESTACADAS: ACORDEI, ERA, EU, TIVE, MINHA, AGUENTEI, SAÍMOS, NÓS, PUDEMOS, NOS. ELAS REPRESENTAM QUE ESTE É O PONTO DE VISTA DO AUTOR (DA PESSOA QUE ESCREVE), OU SEJA, USAMOS PRONOMES “EU” E “NÓS” E VERBOS CONJUGADOS NA PRIMEIRA PESSOA PARA MARCAR QUE AS INFORMAÇÕES SÃO PESSOAIS.
PRIMEIRA PESSOA
O PONTO DE VISTA EM PRIMEIRA PESSOA SIGNIFICA SIMPLESMENTE QUE USAMOS OS PRONOMES QUE SE REFEREM A NÓS MESMOS NO TEXTO. ESTES SÃO OS SEGUINTES:
· EU
· NÓS
· ME
· MIM
· MEU / MINHAS
· NOS
· NOSSO / NOSSA
· NOSSOS / NOSSAS
AO USARMOS ESTES PRONOMES, APRESENTAMOS AS INFORMAÇÕES COMO “NÓS” NOS ENCONTRAMOS.
O QUE UM TEXTO PRECISA TER PARA SER UM DIÁRIO? |
- DATA E LOCAL: SÃO INDICADAS NO INÍCIO DO TEXTO O LOCAL (ONDE A PESSOA SE ENCONTRA) E A DATA (O DIA, O MÊS E O ANO).
- VOCATIVO: EXPRESSÃO PARA CHAMAR, INDICAR COM QUEM ESTÁ CONVERSANDO. ALGUNS EXEMPLOS: “QUERIDO DIÁRIO”, “QUERIDO AMIGO DIÁRIO”.
- CORPO DE TEXTO: ONDE SE DESENVOLVEM OS RELATOS DIÁRIOS, AS IDEIAS, AS SENSAÇÕES DA PESSOA QUE ESTÁ ESCREVENDO.
- ASSINATURA: NO FINAL DO TEXTO, APARECE O PRIMEIRO NOME DO AUTOR. ANTES DISSO, ALGUNS APRESENTAM UMA EXPRESSÃO DE DESPEDIDA. EXEMPLOS: “BOA NOITE”, “ABRAÇOS”, “ATÉ AMANHÔ.
PASSO FUNDO, 31 DE OUTUBRO DE 1997. QUERIDO DIÁRIO, HOJE JÁ ACORDEI COM UMA SENSAÇÃO ESTRANHA. TALVEZ POR SER O “DIA DAS BRUXAS”. COMO HABITUAL, FUI À ESCOLA E LOGO PUDE ENTENDER QUE ALGO INUSITADO IRIA ACONTECER. TIVEMOS DUAS AULAS VAGAS, POIS O PROFESSOR DE GEOGRAFIA FICOU DOENTE. NA SALA DE AULA, A ANA E A CÉLIA FICARAM DANDO RISADINHAS E OLHANDO PRA MIM. DEPOIS VEIO O HUGO E ME DISSE QUE EU TINHA UM CHICLETE NO CABELO. A MINHA QUESTÃO FOI: QUEM COLOCOU ELE ALI? E POR QUE AO INVÉS DE ME FALAREM FICARAM RINDO DA MINHA CARA? FIQUEI MUITO CHATEADA COM A ATITUDE DELAS E DE OUTRAS PESSOAS QUE PASSAVAM BILHETINHO ENQUANTO APROVEITAVAM PARA OLHAR PRA MINHA CABEÇA. [...] BOA NOITE HELENA FONTE: HTTPS://WWW.TODAMATERIA.COM.BR/GENERO-TEXTUAL-DIARIO/ |
PARA SABER MAIS!
AGORA, VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO A SEGUIR PARA ENTENDERMOS MELHOR A TEMÁTICA APRESENTADA:
DO DIÁRIO AO BLOG
AGORA É COM VOCÊ!
NESTE MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL, POR CONTA DO CORONAVÍRUS, O DIÁRIO PODE SER UM GRANDE AMIGO, UM LUGAR ONDE VOCÊ PODE ESCREVER SUAS EXPERIÊNCIAS E/OU PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E SEGREDOS.
DE ACORDO COM AS CARACTERÍSTICAS DOS DIÁRIOS PESSOAIS, PRODUZA UM TEXTO SEGUINDO O MODELO DE ESTRUTURA (DATA, VOCATIVO, CORPO DO TEXTO, ASSINATURA), SE POSSÍVEL, RELATE SOBRE ESSES DIAS DE ISOLAMENTO.
ESCREVER PODE SER UMA EXPERIÊNCIA MUITO INTERESSANTE PARA LIDAR COM NOSSAS EMOÇÕES.
ATÉ A PRÓXIMA!!!
25/10/2020 - ATIVIDADE 06 - SALA DE LEITURA
PROFESSORA: GIOVANNA
Bem vinda(o) a mais uma aula de Leitura!
Material:
Folha de anotação para sua reflexão (pode ser em um caderno ou folha solta para entregar em aula).
Atividade:
Você vai ouvir no link abaixo um áudio meu lendo a história “A Moça Inteligente”, reconto do livro Novas Histórias Antigas, de Rosane Pamplona. Após a apreciação, responda às perguntas abaixo.
A Moça Inteligentehttps://soundcloud.com/user-892482557/a-moca-inteligente-de-rosane-pamplona/s-JLIwxzFmtP5
Capa do livro de Rosane Pamplona
Perguntas:
1. Qual o bem mais valioso para a moça da história e o que ela nos ensina com seu gesto?
2. A história é muito antiga e tem elementos e comportamentos que não são mais usados por nós em tempo atuais. Você consegue identificar alguns desses comportamentos? Cite-os.
3. Quais ligações podemos fazer entre a história ouvida e o empoderamento feminino?
Histórias, mesmo antigas e com comportamentos diferentes dos habituais, nos ajudam a refletir sobre o mundo. Assim, podemos fazer reflexões sobre as mudanças e evoluções existentes entre os tempos!
Conta para mim lá no blog da escola se você curtiu a atividade dessa semana!
Fique em casa e se proteja!
Uma beijoca
Professora Giovanna – POSL
AGORA É COM VOCÊ!
ATÉ A PRÓXIMA!!!
PROFESSORA: GIOVANNA
Bem vinda(o) a mais uma aula de Leitura!
Material:
Folha de anotação para sua reflexão (pode ser em um caderno ou folha solta para entregar em aula).
Atividade:
https://soundcloud.com/user-892482557/a-moca-inteligente-de-rosane-pamplona/s-JLIwxzFmtP5
Capa do livro de Rosane Pamplona
Perguntas:
1. Qual o bem mais valioso para a moça da história e o que ela nos ensina com seu gesto?
2. A história é muito antiga e tem elementos e comportamentos que não são mais usados por nós em tempo atuais. Você consegue identificar alguns desses comportamentos? Cite-os.
3. Quais ligações podemos fazer entre a história ouvida e o empoderamento feminino?
Histórias, mesmo antigas e com comportamentos diferentes dos habituais, nos ajudam a refletir sobre o mundo. Assim, podemos fazer reflexões sobre as mudanças e evoluções existentes entre os tempos!
Conta para mim lá no blog da escola se você curtiu a atividade dessa semana!
Fique em casa e se proteja!
Uma beijoca
OLÁ, PESSOAL!
VOCÊS JÁ ESTÃO SABENDO SOBRE O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020 “VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA”? AQUI NO BLOG TEMOS UMA ABA ESPECIAL PARA ESTE EVENTO. MAS, COMO ASSIM SARAU? SELECIONAMOS UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊS RECORDAREM UM POUQUINHO SOBRE ESTE ASSUNTO.
VAMOS LÁ? ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:
O QUE É SARAU MARA MONTEIRO
AGORA QUE VOCÊS VIRAM QUE PODEMOS EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE E NOSSOS TALENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS, PARTICIPEM DAS PROPOSTAS ORIENTADAS POR SEUS PROFESSORES. SERÁ UM MOMENTO BEM ESPECIAL PARA NOS REENCONTRARMOS, MESMO QUE VIRTUALMENTE!
AGORA, VAMOS EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO?
JOGO: CUBO MÁGICO
DESCRIÇÃO: O CUBO MÁGICO TAMBÉM CHAMADO DE CUBO DE RUBIK EM HOMENAGEM AO SEU CRIADOR, O ARQUITETO ERÑO RUBIK, É UM JOGO DE RACIOCÍNIO EM QUE O PARTICIPANTE PRECISA PENSAR E DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PARA FAZER MOVIMENTOS PARA CONSEGUIR COM QUE CADA FACE DO GRANDE CUBO TENHA UMA COR DIFERENTE, OBJETIVO DO JOGO.
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: ANÁLISE DE MOVIMENTOS – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
COMO JOGAR NO COMPUTADOR:
PARA INICIAR:
- CLIQUE EM SHUFFLE PARA EMBARALHAR O CUBO;
- USE AS SETAS PARA GIRAR PARA DIREITA OU PARA ESQUERDA;
- USE O MOUSE PARA GIRAR AS PARTES DO CUBO.
NO TECLADO USE AS LETRAS DESTACADAS PARA MOVIMENTAR A PARTE DESEJADA:
ROSTO (CADA LADO): F R U B L D
FATIA (CADA PARTE DO MEIO): M E S
TODO O CUBO: X Y Z
COMO JOGAR NO CELULAR:
CADA PARTE DO CUBO É MOVIMENTADA COM O TOQUE NA TELA.
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
HTTPS://RUWIX.COM/ONLINE-PUZZLE-SIMULATORS/
PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL AO MUSEU ROBBEN ISLAND NA ÁFRICA DO SUL:
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE ESTE MUSEU!
ROBBEN ISLAND
ESTA ILHA FICA NA ÁFRICA DO SUL E É CHEIA DE HISTÓRIA. NO PASSADO, SERVIU COMO PRISÃO DE NELSON MANDELA, UM DOS LÍDERES REVOLUCIONÁRIOS E EX-PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL – UMA DAS FIGURAS MAIS IMPORTANTES DA ÁFRICA. A ILHA-PRISÃO ERA DE SEGURANÇA MÁXIMA, MAS HOJE VIROU MUSEU.
POR LÁ, É POSSÍVEL VER COMO ERA A VIDA DOS PRESIDIÁRIOS E ATÉ ENTRAR NA CELA DE MANDELA.
NELSON MANDELA 1918 – 2013
FONTE: https://www.guiadasemana.com.br/turismo/galeria/museus-africanos-online
AGORA É COM VOCÊ!
PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:
https://artsandculture.google.com/partner/robben-island-museum
ATÉ A PRÓXIMA!
Olá pessoal... muito legal super! Parabenizo o trabalho!
ResponderExcluirAlunos /as curtam o espaço aqui está super!
Olá !Muito legal conhecer a história desse grande Líder... Nelson Mandela!
ResponderExcluirSou um admirador de suas ideias e atitudes...Vale muito conhecer a vida desse líder!
ABs Anselmo José
e a vida de Anne Frank; uma história triste mas muito importante saber sobre ela...
ResponderExcluirmuito mesmo...uma lição de como devemos saber escolher nossos lideres e suas terríveis conseguencias...é isso!!!
As novas atividades de inglês estão no blog. Qualquer dúvida, estou a disposição.
ResponderExcluirBoa tarde, rapaziada!
ResponderExcluirEstamos na reta final desse ano beeem diferenciado.
Qualquer coisa, basta dar um alô.
Abraços
BOA TARDE! TURMAS FINAL DE ANO CHEGANDO...
ResponderExcluirVAMOS MANTER A MOTIVAÇÃO...ENERGIA!
PRO ANSELMO JOSÉ
Olá galera dos 6° anos...Estamos chegando ao fim...
ResponderExcluirfoi um ano bem diferente né? mas vencemos...
A gente se encontra no virtual 16/12 e no próximo ano nas aulas presenciais...Tudo de bom pra vocês! Prof.Ansemo ef.