13/12/2020 - ATIVIDADE 07 - HISTÓRIA
ORIENTAÇÕES GERAIS
TEMA: ATIVIDADE SÍNTESE – DEMOCRACIA, RACISMO, NECROPOLÍTICA
PARA COMEÇO DE CONVERSA!
OBSERVE, AGORA, NO MAPA ABAIXO, AS INFORMAÇÕES SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO PAULISTANA DE ACORDO COM A COR DA PELE:
CONCENTRAÇÃO DA POPULAÇÃO
A população negra concentra-se nas periferias da cidade em locais com poucas oportunidades de emprego. Em locais como Parelheiros, a população negra* chega a 57,1%, enquanto em zonas centrais como Pinheiros é de apenas 7,3%.
Fonte: IBGE – Censo Demográfico 2010
* A palavra negra inclui pretos e pardos.
Fonte: São Paulo. Igualdade racial em São Paulo: avanços e desafios. São Paulo: Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial. s/d.
PARA CONSOLIDAR O APRENDIZADO!
A PARTIR DO QUE VOCÊ APRENDEU SOBRE DEMOCRACIA, RACISMO E NECROPOLÍTICA ESCREVA EM SEU CADERNO UMA REFLEXÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES REAIS DA EXISTÊNCIA DA DEMOCRACIA EM SÃO PAULO. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA QUE ELA REALMENTE SEJA VIVIDA POR TODOS OS PAULISTANOS? NA SUA OPINIÃO, COMO PODERÍAMOS SUPERAR ESSES DESAFIOS? EXPLIQUE PARA A GENTE!
INSTRUÇÕES GERAIS
|
PARTE 1
Leia o texto a seguir:
Você sabe o que é anamorfose?
Fonte: Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO); World Population Prospects: the 2017 revision, United Nations (UN). |
Figura 2: Mapa tradicional, com os países coloridos de acordo com as classes de população para cada país.
Fonte: World Population Prospects: the 2017 revision, United Nations (UN). |
No caso da “anamorfose geográfica”, cada país é redesenhado de forma que seu polígono sofre uma deformação proporcional a um tema de interesse (população, PIB ou outra variável de interesse). Com esta técnica, consegue-se visualizar o tema de uma forma mais direta.
Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa. A palavra anamorfose tem origem na junção de dois termos gregos (aná: "sobre" + morphê: "forma"), podendo ser entendida como “formado de novo”. Os mapas anamórficos, como são conhecidas essas representações cartográficas, são elaborados a partir da análise de dados quantitativos referentes a uma determinada área.
A Figura 3, abaixo, mostra a anamorfose geográfica do mesmo tema de cima, população mundial em 2017, os polígonos foram deformados, levando em consideração o tamanho da população para cada país. Pode-se notar que o continente Africano tem tamanho um pouco menor que a Índia ou a China, quando se deforma os países em função do tamanho da população de cada país.
Figura 3: Anamorfose geográfica, com o mesmo tema do mapa acima (população em 2017).
Fonte: World Population Prospects: the 2017 revision, United Nations (UN). |
Na Figura 3, pode-se observar que o Paquistão, com uma área territorial de 796 100 km2, muito menor que o Brasil (8.515.759) km2, tem sua forma distorcida e aumentada para o tema população mundial, pois possui uma população um pouco menor que a do Brasil (ver figura 1). O mesmo ocorre para países como Nigéria, Etiópia, Bangladesh, Indonésia, entre outros países.
Figura 4: População urbana, mostrando a distribuição da população que vivia nas cidades dos países, em 2017.
Fonte: World Urbanization Prospects: the 2018 revision: data query, United Nations (UN).
Fonte: National Accounts Main Aggregates Database, United Nations (UN).
Figura 6: Mapa tradicional – Brasil: População total (número de habitantes), por estados (2017).
Fonte: IBGE Educa.
Fonte: IBGE Educa.
(Texto adaptado para a atividade).
Referência Bibliográfica:
https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-anamorfose-geografica.htm
https://educa.ibge.gov.br/professores/educa-recursos/20815-anamorfose.html
AGORA É COM VOCÊ!
Responda as questões no seu caderno:
Analise os mapas e responda as questões.
MAPA 1
MAPA 2
OLÁ, PESSOAL! ESTA É NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DO BLOG NESTE ANO E PREPARAMOS UM JOGO DE PERGUNTAS SOBRE AS ATIVIDADES ESTUDADAS EM FORMATO DE QUIZ. NO FINAL DA SEMANA, POSTAREMOS AS RESPOSTAS PELO WHATSAPP. APESAR DA DISTÂNCIA, ESPERAMOS QUE TENHA GOSTADO E QUE TENHA APRENDIDO BASTANTE COM AS LIÇÕES QUE FIZEMOS! SUCESSO E SAUDADES GERAL! ABRAÇÃO DO PROFESSOR ANSELMO JOSÉ. |
LEMBRETE: ESCREVER O NÚMERO DA PERGUNTA E A RESPOSTA NO CADERNO.
OBSERVE AS IMAGENS PARA RESPONDER ALGUMAS PERGUNTAS.
1) A IMAGEM 3 REPRESENTA QUAL ESPORTE OLÍMPICO?
VAMOS REFLETIR!
AGORA É COM VOCÊ!
FAÇA UM BREVE RELATO SOBRE SUAS IMPRESSÕES QUE MARCARAM ESSE ANO DE PANDEMIA. ESCREVA SOBRE SEUS SENTIMENTOS, EXPECTATIVAS PARA O PRÓXIMO ANO E O QUE VOCÊ APRENDEU E VAI LEVAR PRA SUA VIDA COM ESSAS EXPERIÊNCIAS.
LEIA O TEXTO ABAIXO:
O QUE SÃO OS RAIOS X? OS RAIOS X SÃO RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS DE ALTA FREQUÊNCIA, PRODUZIDAS A PARTIR DA COLISÃO DE FEIXES DE ELÉTRONS COM METAIS. ESSA RADIAÇÃO NÃO PODE SER PERCEBIDA PELO OLHO HUMANO, POIS ESTÁ ALÉM DA FREQUÊNCIA MÁXIMA DISTINGUIDA PELA VISÃO HUMANA. É IMPORTANTE NA MEDICINA PORQUE POSSIBILITA GERAR DIAGNÓSTICOS POR MEIO DE IMAGENS. |
FIGURA: O CHOQUE DOS RAIOS X COM O CORPO GERA IMAGENS QUE AUXILIAM NO DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS DE SAÚDE. |
DESCOBERTA EM NOVEMBRO DE 1895, O FÍSICO ALEMÃO WILHELM CONRAD ROENTGEN (1845-1923) DESCOBRIU OS RAIOS X ENQUANTO REALIZAVA EXPERIMENTOS EM SEU LABORATÓRIO. ROENTGEN OBSERVOU UMA INESPERADA LUMINOSIDADE E, AO INTERROMPÊ-LA COM A MÃO, VIU A IMAGEM DE SEUS OSSOS EXPOSTA EM UMA TELA. |
FIGURA: EXPERIMENTO E DESCOBERTA DO RAIO X. |
EXAME DE RAIO X
FIGURA: A RADIOGRAFIA, OU EXAME DE RAIO X, É UM EXEMPLO DE COMO A RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA PODE SER EMPREGADA NA MEDICINA |
O ESTUDO DE ÓRGÃOS DO ABDÔMEN, A RADIOGRAFIA DO TÓRAX PARA ANÁLISE DE DOENÇAS DO PULMÃO E A MAMOGRAFIA, EXAME QUE BUSCA IDENTIFICAR CÂNCER DE MAMA, SÃO EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DOS RAIOS X SÃO EXEMPLOS DE APLICAÇÃO DESSA DESCOBERTA. TEXTO ADAPTADO. O QUE SÃO OS RAIOS X. DISPONÍVEL EM: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-sao-os-raios-x.htm. ACESSO EM 23 DE NOVEMBRO DE 2020. |
COMO FUNCIONA O RAIO X?
https://www.youtube.com/watch?v=FTEX91M-RV4
RAIO X - PORTA DOS FUNDOS
- ESCREVA O NÚMERO DAS QUESTÕES NO CADERNO;
- NÃO É NECESSÁRIO COPIAR AS PERGUNTAS, APENAS SE DESEJAR;
- FAÇA AS RESPOSTAS DE MODO QUE MOSTRE O MÁXIMO DO SEU ENTENDIMENTO SOBRE O QUE FOI ESTUDADO;
- SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR TAMBÉM A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR A ATIVIDADE;
- SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O ESPAÇO “COMENTÁRIOS” NO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER.
ATENÇÃO: ESTA É NOSSA ÚLTIMA
ATIVIDADE DESTE ANO, QUANDO VOLTARMOS ÀS
AULAS, ELAS DEVERÃO SER APRESENTADAS ÀS PROFESSORAS.
QUESTÃO 1 – VOCÊ ALGUMA VEZ TEVE QUE FAZER UMA RADIOGRAFIA (EXAME DE RAIO X) DO SEU CORPO? O QUE O MÉDICO ESTAVA PESQUISANDO?
QUESTÃO 2 – ASSISTA AO VÍDEO 2 “RAIO X - PORTA DOS FUNDOS”. ANTES DE RESPONDER A PRÓXIMA QUESTÃO.
DE ACORDO COM O QUE FOI ESTUDADO SOBRE
OS RAIOS X, EXPLIQUE POR QUE A PERSONAGEM NÃO DEVERIA SENTIR MEDO DE FAZER O
EXAME? (PARA ENTENDER MELHOR A PIADA, PESQUISE COMO SÃO REALIZADAS AS TOMOGRAFIAS).
QUESTÃO 3 – OBSERVE A CHARGE PARA RESPONDER A PRÓXIMA QUESTÃO: “CONFUSÕES CANINAS”
VOCÊ SABERIA EXPLICAR O QUE CAUSOU CONFUSÃO AO CÃO?
QUESTÃO 4 - A DESCOBERTA DOS RAIOS X FOI IMPORTANTE, PORQUE POSSIBILITOU A REALIZAÇÃO DE DIAGNÓSTICOS POR IMAGENS EM VÁRIAS SITUAÇÕES, COM EXCEÇÃO DE:
A) FIBRAS MUSCULARES.
B) FRATURA NO ÓSSEO.
C) DOENÇAS DO PULMÃO.
D) CÂNCER DE MAMA.
QUESTÃO 5 - OS RAIOS X SÃO RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS FORMADAS A PARTIR DA COLISÃO DE FEIXES DE ELÉTRONS COM METAIS. ESSA RADIAÇÃO APRESENTA:
A) ALTA FREQUÊNCIA SENDO VISÍVEL AO OLHO HUMANO.
B) BAIXA FREQUÊNCIA SENDO VISÍVEL AO OLHO HUMANO.
C) ALTA FREQUÊNCIA SENDO INVISÍVEL AO OLHO HUMANO.
D) BAIXA FREQUÊNCIA SENDO INVISÍVEL AO OLHO HUMANO.
QUESTÃO 6 - JULGUE V PARA AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS E F PARA AS FALSAS:
- AS SUAS RESPOSTAS PODEM SER FEITAS EM UMA FOLHA DE SULFITE, CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE SALA DE AULA;
- ORGANIZAR POR DATA E GUARDAR A SUA PRODUÇÃO. QUANDO VOLTAR ÀS AULAS MOSTRAR PARA AS PROFESSORAS.
MONA LISA, CERCA DE 1503/1519 - LEONARDO DA VINCI - ÓLEO SOBRE MADEIRA, 77 X 53 CM. MUSEU LOUVRE/PARIS-FRANÇA |
OBSERVE AGORA A PRÓXIMA IMAGEM E FAÇA UMA COMPARAÇÃO:
ABAIXO A MONA LISA DE VIK MUNIZ:
FIGURA 2
MONA LISA DUPLA 1999, VIK MUNIZ, MANTEIGA DE AMENDOIM E GELÉIA, 100 X 80 CM CADA - COLEÇÃO PARTICULAR. |
FONTE: IMAGENS – LIVRO PROJETO PRESENTE - ARTE / ED. MODERNA.
AGORA É COM VOCÊ!
1. O QUE VOCÊ PENSA DO TRABALHO DE VIK MUNIZ RETRATADO NA FIGURA 2?
2. VOCÊ ACHA QUE A TRANSFORMAÇÃO FEITA USANDO ELEMENTOS COMESTÍVEIS TRAZ ALGO DE DIFERENTE À OBRA?
3. QUAIS MATERIAIS COMESTÍVEIS VOCÊ ESCOLHERIA PARA RECRIAR A MONA LISA?
O ARTISTA ITALIANO MIMMO ROTELLA (1918-2006) TAMBÉM TRANSFORMAVA IMAGENS. ELE FEZ SUAS COLAGENS DE UMA FORMA DIFERENTE. PRIMEIRO ELE COLETAVA VÁRIOS CARTAZES, COLAVA UM EM CIMA DO OUTRO E ESPERAVA SECAR. DEPOIS IA RASGANDO E ARRANCANDO PEDAÇOS DAS PARTES QUE QUERIA TIRAR. ELE INVENTOU UMA TÉCNICA CHAMADA DE DESCOLAGEM!
OBSERVE ALGUMAS IMAGENS:
MIMMO ROTELLA TRABALHANDO - ALEMANHA/2000 - (BREND KAMM) |
“O GRANDE CAMPEÃO/2003” - COLEÇÃO PARTICULAR |
FONTE DAS IMAGENS – LIVRO PROJETO PRESENTE ARTE/ EDIT. MODERNA
AGORA É COM VOCÊ!
PARA SABER MAIS!
PESQUISE MAIS SOBRE O TERMO APROPRIAÇÃO NA ENCICLOPÉDIA DE ARTES VISUAIS DO ITAÚ CULTURAL. PARA ISSO, ACESSE O LINK A SEGUIR:
AGORA É SUA VEZ DE FAZER UMA PRODUÇÃO ARTÍSTICA!
APROPRIAÇÃO DE IMAGEM COM COLAGEM
- Você vai fazer uma colagem de tema livre (escolha PESSOAL)
- Para isso, selecione imagens de revistas e jornais sem uso;
- Escolha as imagens e as recorte com tesoura;
- Agora, separe duas imagens e cole uma sobre a outra EM SobreposIÇÃO em uma folha de cartolina OU OUTRO MATERIAL MAIS RESISTENTE;
- Depois que a cola secar, comece a rasgar com cuidado as partes que deseja eliminar;
- Gostou? Agora escreva EM SEU CADERNO, refletindo SOBRE fazer uma colagem e uma descolagem.
29/11/2020 - ATIVIDADE 07 - MATEMÁTICA
ORIENTAÇÕES GERAIS
|
CONTEÚDO DE ESTUDO NESTA ATIVIDADE: EF06M08Analisar, interpretar, formular e solucionar problemas envolvendo números naturais e racionais, compreendendo os diferentes significados das operações, e validar a adequação dos resultados por meio de estimativas ou tecnologias digitais. EF09MA21 Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros. EF09MA22 (EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central. EF06MA32 Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. |
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
NESTE MOMENTO ESTAMOS VIVENDO UM PROCESSO ELEITORAL E PRECISAMOS COMPREENDER O CONTEXTO E, ESPECIALMENTE, A MATEMÁTICA QUE ESTÁ POR DETRÁS.
COMPREENDENDO AS FIGURAS POLÍTICAS:
PARA ESTE ANO, TEMOS ELEIÇÕES PARA ELEGER O PREFEITO DA CIDADE DE SÃO PAULO E OS VEREADORES. VOCÊ SABE O QUE CADA UM DELES FAZ?
PARA COMPREENDERMOS MAIS SOBRE O MODO COMO NOSSA SOCIEDADE SE ORGANIZA, PRECISAMOS SABER AS FUNÇÕES DO PREFEITO E DO VEREADOR. NA ATIVIDADE 06 DE HISTÓRIA, VOCÊ ESTUDOU UM POUCO SOBRE ESTE TEMA.
VAMOS EXERCITAR!
1. PORTANTO, FAÇA UMA PESQUISA E DESCUBRA QUAL É A RESPONSABILIDADE DE CADA UM:
PREFEITO:
______________________________________________________________________________________________________________________
VEREADOR:
______________________________________________________________________________________________________________________
COMPREENDENDO A MATEMÁTICA DAS ELEIÇÕES
O GRÁFICO ABAIXO MOSTRA UMA PESQUISA SOBRE A INTENÇÃO DE VOTOS. A PORCENTAGEM NO GRÁFICO MOSTRA A QUANTIDADE RELATIVA DE INDIVÍDUOS QUE ACABAM INDICANDO EM QUEM IRÃO VOTAR, POR EXEMPLO, TEMOS COMO ÚLTIMOS COLOCADOS DA PESQUISA: ORLANDO SILVA (PC do B), LEVY FIDELIX (PRTB) E MARINA HELOU (REDE) QUE TEM 1% DAS INTENÇÕES DE VOTOS, OU SEJA, 12 OU 13 PESSOAS QUE FORAM ENTREVISTADAS PELA PESQUISA INDICARAM QUE IRIAM VOTAR NESTES CANDIDATOS.
COMO CHEGAMOS NESTE VALOR?
- NA PARTE SOBRE A PESQUISA TEMOS COMO DADO: QUE FORAM OUVIDOS 1.260 ELEITORES NA CIDADE DE SÃO PAULO COM 16 ANOS OU MAIS.
PARA CALCULAR A QUANTIDADE DE PESSOAS QUE INDICARAM VOTAR NESTE CANDIDATO, BASTA PEGAR O NÚMERO DE TOTAL DE ELEITORES E MULTIPLICAR PELA FRAÇÃO QUE INDICA A PORCENTAGEM:
VAMOS VER O MESMO EXEMPLO UTILIZANDO O CASO DA CANDIDATA JOICE HASSELMANN QUE OBTEVE 3% DAS INTENÇÕES DE VOTOS:
- BRUNO COVAS (PSDB): 28%
- CELSO RUSSOMANNO (REPUBLICANOS): 16%
- GUILHERME BOULOS (PSOL): 14%
- MÁRCIO FRANÇA (PSB): 13%
- JILMAR TATTO (PT): 6%
- ARTHUR DO VAL - MAMÃE FALEI (PATRIOTA): 4%
- ANDREA MATARAZZO (PSD): 3%
- JOICE HASSELMANN (PSL): 3%
- LEVY FIDELIX (PRTB): 1%
- MARINA HELOU (REDE): 1%
- ORLANDO SILVA (PCDOB): 1%
- NENHUM/BRANCO/NULO: 9%
- NÃO SABE: 3%
ANTÔNIO CARLOS SILVA (PCO) E VERA LÚCIA (PSTU) TIVERAM MENOS DE 1%.
SOBRE A PESQUISA
- A PESQUISA FOI ENCOMENDADA PELA TV GLOBO E PELO JORNAL “FOLHA DE S. PAULO”.
- MARGEM DE ERRO: 3 PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS
- QUEM FOI OUVIDO: 1.260 ELEITORES NA CIDADE DE SÃO PAULO COM 16 ANOS OU MAIS.
- QUANDO A PESQUISA FOI FEITA: NOS DIAS 3 E 4 DE NOVEMBRO DE 2020.
- NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO NA JUSTIÇA ELEITORAL: SP-06709/2020.
- O NÍVEL DE CONFIANÇA UTILIZADO É DE 95%. ISSO QUER DIZER QUE HÁ UMA PROBABILIDADE DE 95% DE OS RESULTADOS RETRATAREM O ATUAL MOMENTO ELEITORAL, CONSIDERANDO A MARGEM DE ERRO.
VAMOS EXERCITAR!
AMOSTRA E POPULAÇÃO DE UMA PESQUISA ESTATÍSTICA
VOCÊ DEVE TER PERCEPIDO QUE A ENTREVISTA SÓ OUVIU 1.260 PESSOAS. ENTRETANTO, NA CIDADE DE SÃO PAULO HÁ APROXIMADAMENTE 12,3 MILHÕES DE PESSOAS QUE É A POPULAÇÃO DE NOSSA PESQUISA. SERIA IMPOSSÍVEL OUVIR TODAS ESTAS PESSOAS PARA ESTIMAR A INTENÇÃO DE VOTO PARA A PESQUISA, POR ISSO SELECIONAMOS UMA AMOSTRA.
A AMOSTRA É O GRUPO DE PESSOAS QUE É ENTREVISTADO EM UMA PESQUISA, NESTE CASO ELA DEVE REPRESENTAR TODA A POPULAÇÃO DA CIDADE.
A POPULAÇÃO É O GRUPO ESTUDADO, NO NOSSO CASO, SÃO OS CIDADÃOS RESIDENTES DA CIDADE DE SÃO PAULO.
VAMOS EXERCITAR!
3. COMO VIMOS A POPULAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO É MUITO GRANDE, ENQUANTO A AMOSTRA É UM NÚMERO PEQUENO. PARA QUE ELA SEJA FIEL E REPRESENTE A INTENÇÃO DE VOTOS DA CIDADE DE SÃO PAULO O QUE VOCÊ ACHA IMPORTANTE QUE DEVA SER CONSIDERADO AO SELECIONAR AS PESSOAS ENTREVISTADAS? POR EXEMPLO, PODEMOS SELECIONAR TODAS AS PESSOAS DE UM MESMO BAIRRO? REGISTRE SUA REFLEXÃO:
______________________________________________________________________________________________________________________
MARGEM DE ERRO E NÍVEL DE CONFIANÇA DE UMA PESQUISA ESTATÍSTICA
VOCÊ JÁ DEVE TER OUVIDO NO JORNAL O APRESENTADOR DIZER QUE A PESQUISA TEM UMA MARGEM DE ERRO, POR EXEMPLO, DE 3 PONTOS PERCENTUAIS PARA MAIS OU PARA MENOS, COMO NO CASO DE NOSSA PESQUISA.
A MARGEM DE ERRO ACONTECE NATURALMENTE NO PROCESSO DE SELEÇÃO DA AMOSTRA, MESMO QUE OS INSTITUTOS UTILIZEM CRITÉRIOS CIENTÍFICOS PARA DEFINIR A AMOSTRA, POIS EXISTE UMA CHANCE DE QUE PARTE DOS RESULTADOS NÃO CORRESPONDA EXATAMENTE ÀQUELES DA POPULAÇÃO QUE ESTÁ SENDO REPRESENTADA.
EM UMA PESQUISA EM QUE A MARGEM DE ERRO SEJA DE DOIS PONTOS PERCENTUAIS, POR EXEMPLO, SE UM CANDIDATO APARECE COM 25% DAS INTENÇÕES DE VOTO, O INTERVALO CONSIDERADO É DE 23% A 27%.
QUANDO COMPARAMOS A MARGEM DE ERRO DE DOIS CANDIDATOS E ELAS SE ENCONTRAM, ENTÃO DIZEMOS QUE ELES ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS DENTRO DA MARGEM DE ERRO. POR EXEMPLO, VAMOS PEGAR O CANDIDATO ANDREA MATARAZZO E ARTHUR DO VAL.
O CANDIDATO ARTHUR DO VAL APARECE COM 4% DAS INTENÇÕES DE VOTO, O INTERVALO CONSIDERADO É DE 1% A 7%. (3% PRA CIMA E PRA BAIXO DE 4%)
ENQUANTO O CANDIDATO ANDREA MATARAZZO APARECE COM 3% DAS INTENÇÕES DE VOTO, O INTERVALO CONSIDERADO É DE 0% A 6%. (3% PRA CIMA E PRA BAIXO DE 3%).
VOCÊ DEVE TER PERCEBIDO QUE DENTRO DO INTERVALO DA MARGEM DE ERRO DELES AS PORCENTAGENS SE ENCONTRAM, ENTÃO DIZEMOS QUE ELES ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS DENTRO DA MARGEM DE ERRO.
VAMOS EXERCITAR!
4. ANALISANDO O GRÁFICO NA PESQUISA E A MARGEM DE ERRO PERCENTUAL DOS CANDIDATOS, VEJA QUAIS CANDIDATOS ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS DENTRO DA MARGEM DE ERRO:
______________________________________________________________________________________________________________________
O QUE É NÍVEL DE CONFIANÇA?
É O NÚMERO DE VEZES EM QUE A PESQUISA DARÁ UM RESULTADO SEMELHANTE SE ELA FOR REPETIDA.
O NÍVEL DE CONFIANÇA NORMALMENTE DEFINIDO PELOS INSTITUTOS DE PESQUISA É DE 95%. ISSO SIGNIFICA QUE, SE 100 AMOSTRAS FOREM TIRADAS DA POPULAÇÃO CONSIDERANDO O MESMO MODELO AMOSTRAL, EM 95 DELAS O ÍNDICE DE UM CANDIDATO ESTARÁ DENTRO DO INTERVALO CONSIDERADO DA MARGEM DE ERRO.
VERIFICANDO A ACERTABILIDADE DA PESQUISA ESTATÍSTICA:
NAS ATIVIDADES ANTERIORES, VIMOS UMA PESQUISA REALIZADA NO DIA 03/11/2020 QUE MOSTRAVA AS INTENÇÕES DE VOTOS DAS PESSOAS NA CIDADE DE SÃO PAULO NOS CANDIDATOS A PREFEITURA. A ELEIÇÃO OCORREU NO DIA 15/11/2020 E OS DADOS REAIS ESTÃO ABAIXO:
VAMOS EXERCITAR!
5. OS DADOS DA TABELA ABAIXO INDICAM A QUANTIDADE DE VOTOS PERCENTUAL ESTIMADA PARA CADA CANDIDATO NA PESQUISA ELEITORAL DO DIA 03/11 E OS DADOS REAIS DA ELEIÇÃO REALIZADA EM 15/11.
CALCULE A DIFERENÇA PERCENTUAL ENTRE A PESQUISA E A PORCENTAGEM REAL DE VOTOS PARA CADA CANDIDATO:
6. VOCÊ ACHA QUE A PESQUISA FOI ACERTIVA QUANTO À ELEIÇÃO? JUSTIFIQUE:
______________________________________________________________________________________________________________________
2º TURNO
O LEVANTAMENTO TAMBÉM INDAGOU OS ELEITORES SOBRE CENÁRIOS DE 2º TURNO.
CENÁRIO
- BRUNO COVAS (PSDB) – 54%;
- GUILHERME BOULOS (PSOL) – 32%;
- BRANCO/NULO/NENHUM – 12%;
- NÃO SABE/NÃO RESPONDEU – 1%.
VAMOS EXERCITAR!
7. OS DADOS DA TABELA ABAIXO INDICAM A QUANTIDADE DE VOTOS PERCENTUAL ESTIMADA PARA CADA CANDIDATO NA PESQUISA ELEITORAL DO DIA 29/10 E OS DADOS REAIS DA ELEIÇÃO REALIZADA EM 29/11.
CALCULE A DIFERENÇA PERCENTUAL ENTRE A PESQUISA E A PORCENTAGEM REAL DE VOTOS PARA CADA CANDIDATO:
8. VOCÊ ACHA QUE A PESQUISA FOI ACERTIVA QUANTO À ELEIÇÃO? JUSTIFIQUE:
______________________________________________________________________________________________________________________
9. EM SUA OPINIÃO, QUAL O PRINCIPAL PROBLEMA QUE HÁ NA CIDADE DE SÃO PAULO QUE O PREFEITO ELEITO DEVERIA ELEGER COMO PRIORIDADE? POR QUÊ? JUSTIFIQUE:
______________________________________________________________________________________________________________________
29/11/2020 - ATIVIDADE 07 - INGLÊS
BOA TARDE A TODOS E TODAS!
ESPERAMOS QUE TODOS ESTEJAM BEM, COM SAÚDE E PAZ.
ESTA É A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DE INGLÊS DESSE ANO E NÃO CONSTA NO CADERNO TRILHAS.
SABEMOS QUE ESSE ANO NÃO TRANSCORREU DA FORMA QUE GOSTARÍAMOS, PORÉM FIZEMOS O POSSÍVEL PARA LEVARMOS A VOCÊS ATIVIDADES FEITAS COM MUITO CUIDADO, MUITO CARINHO E MUITA ATENÇÃO. ESPERAMOS QUE TODOS TENHAM GOSTADO DAS ATIVIDADES E APROVEITADO MUITO O TEMPO EM CASA PARA ESTUDAR BASTANTE INGLÊS.
AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO E DEVEM SER APRESENTADAS AOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO RETORNO PRESENCIAL. AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DEVEM SER REALIZADAS NO PRÓPRIO CADERNO E TAMBÉM APRESENTADAS AOS PROFESSORES DA MESMA FORMA, EM UM POSSÍVEL RETORNO PRESENCIAL.
CONTINUEM EM CASA, CUIDANDO DE NOSSO BEM MAIS PRECIOSO, A SAÚDE.
TEMA DE HOJE: I WISH YOU A MERRY CHRISTMAS.
PARA INICIAR, ASSISTA À VIDEOAULA PREPARADA PELO TEACHER HENRIQUE:
VAMOS CANTAR?
ACESSE O LINK ABAIXO E OUÇA UMA LINDA CANÇÃO DE NATAL:
https://www.youtube.com/watch?v=nEH7_2c644Q
MUITO BEM! AGORA, VAMOS ESTUDAR A LETRA DESSA CANÇÃO:
SILENT NIGHT, HOLY NIGHT!
ALL IS CALM, ALL IS BRIGHT
ROUND YON VIRGIN, MOTHER AND CHILD
HOLY INFANT SO TENDER AND MILD
SLEEP IN HEAVENLY PEACE
SLEEP IN HEAVENLY PEACE
SILENT NIGHT, HOLY NIGHT!
SHEPHERDS QUAKE AT THE SIGHT!
GLORIES STREAM FROM HEAVEN AFAR
HEAVENLY HOSTS SING HAL-LE-LU-JAH!
CHRIST THE SAVIOUR IS BORN!
CHRIST THE SAVIOUR IS BORN!
SILENT NIGHT, HOLY NIGHT!
WONDROUS STAR, LEND THY LIGHT!
WITH THE ANGELS LET US SING
HALLELUJAH TO OUR KING!
CHRIST THE SAVIOUR IS HERE
JESUS THE SAVIOUR IS HERE!
SILENT NIGHT, HOLY NIGHT!
SON OF GOD, LOVE'S PURE LIGHT
RADIANT BEAMS FROM THY HOLY FACE
WITH THE DAWN OF REDEEMING GRACE
JESUS LORD AT THY BIRTH
JESUS LORD AT THY BIRTH
FONTE: https://www.youtube.com/channel/UCn0JHLJWiO3_Y5xfNPcF_Ug
ESSA CANÇÃO, "STILLE NACHT", FOI TRADUZIDA PARA O PORTUGUÊS COMO "NOITE FELIZ". É UMA DAS CANÇÕES NATALINAS MAIS POPULARES DE TODAS.
FOI ESCRITA PELO PADRE JOSEPH MOHR E A COMPOSIÇÃO FEITA POR FRANZ XAVER GRUBER EM 1818, NA CIDADE DE OBERNDORF, ÁUSTRIA, TENDO SIDO EXECUTADA PELA PRIMEIRA VEZ NA MISSA DO GALO DAQUELE ANO NA PARÓQUIA DE SÃO NICOLAU. TEM VERSÕES EM, PELO MENOS, 45 LÍNGUAS.
RESPONDA EM SEU CADERNO, EM PORTUGUÊS, AS QUESTÕES ABAIXO:
1) OBSERVE QUE O TÍTULO EM INGLÊS É DIFERENTE DO TÍTULO DA MESMA CANÇÃO EM PORTUGUÊS. EXPLIQUE A DIFERENÇA ENTRE OS TÍTULOS:
2) OBSERVANDO AS LETRAS DA CANÇÃO EM INGLÊS E PORTUGUÊS, AMBAS TÊM O MESMO SENTIDO? SOBRE O QUE ELAS FALAM?
3) VOCÊ CONHECE OUTRAS CANÇÕES NATALINAS EM PORTUGUÊS? E EM INGLÊS?
OBSERVANDO A LETRA DA CANÇÃO, NOTAMOS ALGUMAS PALAVRAS QUE NÃO SÃO COMUNS NO INGLÊS MODERNO COMO: YON, WONDRUS, THY. ISSO OCORRE PORQUE ESSA CANÇÃO É MUITO ANTIGA E O INGLÊS, ASSIM COMO O PORTUGUÊS, POSSUI FORMAS QUE NÃO SÃO MUITO USADAS NOS DIAS DE HOJE:
YON: AO REDOR
WONDROUS: MARAVILHOSO
THY: ANTIGA SEGUNDA PESSOA: VOSSO, VOSSA
AFAR: AO LONGE
SHEPHERDS: PASTORES
4) COMO VOCÊ TRADUZIRIA A FRASE ABAIXO?
SLEEP IN HEAVENLY PEACE
AGORA É A SUA VEZ!
A NOSSA ÚLTIMA ATIVIDADE DESSE ANO SERÁ PRODUZIR UM CARTÃO DE NATAL VIRTUAL.
COMO FAREMOS ISSO? É MUITO FÁCIL…
PRIMEIRO, ACESSE O LINK ABAIXO:
https://padlet.com/flaviafreitas8400831/hkqp7q5xm89q25ch
DEPOIS É SÓ CLICAR NO SINAL DE + QUE APARECE EMBAIXO, DO LADO DIREITO DA TELA.
ONDE ESTÁ ESCRITO TÍTULO, VOCÊ DEVE COLOCAR O NOME DA PESSOA PARA QUEM VOCÊ ESTÁ ENVIANDO A MENSAGEM. POR EXEMPLO: TO MOTHER, TO FATHER.
ONDE ESTÁ ESCRITO: ESCREVA ALGO, VOCÊ DEVE COLOCAR UMA FRASE BONITA DE NATAL. VOCÊ PODE ESCOLHER UMA DAS FRASES ABAIXO:
MERRY CHRISTMAS: FELIZ NATAL!
HAPPY NEW YEAR: FELIZ ANO NOVO!
I LOVE YOU: EU AMO VOCÊ!
VOCÊ TAMBÉM PODE CLICAR NOS TRÊS PONTINHOS ... E FAZER UM BONITO DESENHO VIRTUAL OU INSERIR UMA IMAGEM.
FELIZ NATAL A TODOS E UM ANO NOVO MARAVILHOSO!!!
É O QUE DESEJAM OS PROFESSORES HENRIQUE RODRIGUES E MARILEIA FEHLOW.
ALGUMAS ORIENTAÇÕES:
- Copiar no caderno o cabeçalho: atividade, professoras e data.
- Para as questões, registrar apenas o número e a resposta (não é obrigatório copiar os enunciados das questões, apenas se desejar).
- Há explicações, com destaque AZUL, para melhor entendimento das informações.
- Dúvidas podem ser esclarecidas no espaço “Comentários” no Blog.
OBJETIVO: PRODUÇÃO DE TEXTO ARGUMENTATIVO / OPINATIVO
VAMOS RECORDAR!
A ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO O texto dissertativo-argumentativo é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. 1. Introdução: Na introdução, deve ser mencionado o tema central que será abordado no texto de modo a situar o interlocutor, leitor. 2. Desenvolvimento: Todas as ideias mencionadas na introdução devem ser desenvolvidas de forma opinativa e argumentativa nessa parte do texto. Aqui é onde ocorre a discussão propriamente dita, pois é aqui que o autor coloca as suas provas, seus argumentos. 3. Conclusão: A conclusão deve ser uma síntese do problema abordado, mas com considerações que expressam o resultado do que foi pensado ao longo do texto. |
REGRAS
|
- Como utilizar os textos motivadores?
VAMOS PRATICAR!
TEXTOS MOTIVADORES
Família e Diversidade apresentam-se como uma importante discussão na atualidade, uma vez que temos novas composições familiares. Cada família tem sua história e seus membros, mesmo sendo muito diferente da nossa, todas as famílias merecem respeito!
Vamos conversar sobre as diversas formas de composição familiar?
ATIVIDADE 1 Leia o texto: TIPOS DE FAMÍLIAS Segundo o artigo 226 da Constituição da República de 1988, a família é compreendida como a base da sociedade e recebe uma proteção especial do Estado. Ao longo dos anos, o significado de família vem sendo alterado. A família tradicional, família nuclear, composta por pai, provedor da casa; mãe, cuidadora da família, e seus filhos foi sendo substituída por novos tipos de família. Atualmente, o entendimento jurídico sobre a família comporta vários tipos de agregado familiar e visa dar conta de toda a complexidade dos fatores que unem as pessoas. 1. Família nuclear e família extensa A família nuclear é compreendida de forma restrita, composta por pelos pais e seus filhos. Por sua vez, a família extensa ou alargada é compreendida como sendo composta também por avós, tios, primos e outras relações de parentesco. 2. Família matrimonial A família matrimonial comporta a ideia tradicional de família, constituída a partir da oficialização do matrimônio (casamento). Na lei vigente, a família matrimonial compreende os casamentos civis e religiosos, podendo ser hétero ou homoafetiva. 3. Família informal Família informal é o termo utilizado para os agregados familiares formados a partir da união estável entre seus elementos. Esse tipo de família recebe todo o tipo de amparo legal mesmo sem a oficialização do matrimônio. 4. Família monoparental As famílias monoparentais são formadas pela criança e o jovem e apenas um de seus progenitores (pai ou mãe). 5. Família reconstituída A família reconstituída é formada quando pelo menos um dos cônjuges possui um filho de um relacionamento anterior. 6. Família anaparental São as famílias que não possuem a figura dos pais, onde os irmãos tornam-se responsáveis uns pelos outros. A lei vigente abrange também a formação de um agregado a partir de laços afetivos, como no caso de amigos, onde não há uma relação de parentalidade. 7. Família unipessoal As famílias unipessoais cumprem uma função jurídica importante por se tratarem de pessoas que vivem sozinhas (pessoas solteiras, viúvas ou separadas). Essas pessoas recebem amparo legal e não podem ter suas heranças familiares penhoradas pela justiça.” Fonte: https://www.todamateria.com.br/familia-conceito-tipos/ |
ATIVIDADE 2
Observe as imagens a seguir. Elas representam algumas possibilidades de composição familiar no Brasil e em Portugal:
ATIVIDADE 3
Acesse o link a seguir e assista ao vídeo:
VÁRIOS TIPOS DE FAMÍLIAS
ATIVIDADE 4
REGRAS PARA AUTOCORREÇÃO:
É importante aprender a fazer a autocorreção, ou seja, ler o texto produzido por nós mesmos e identificar se ele tem todos os elementos necessários para ser um bom texto.
Vamos lá!
Leia a tabela a seguir e avalie de 1 a 3 estrelas os itens apresentados. Ao final, se precisar, retome sua produção e melhore os itens que não alcançaram 3 estrelas. Nunca descarte (jogue fora) as versões iniciais do seu texto, elas podem ter informações úteis para uma versão final.
Bem vinda(o) à última aula de Leitura do ano!
Um pouco sobre Sérgio Vaz:
Nasceu em 1964, na cidade de Ladainha, MG, mas mudou-se para São Paulo com cinco anos. Cresceu e iniciou sua carreira na cidade de Taboão da Serra, SP, onde mora até hoje. É criador da Coooperifa, um movimento cultural da periferia, voltado principalmente à literatura.
Poesias Sérgio Vaz:
https://www.youtube.com/watch?v=oEr3U3hkLR0
Um pouco sobre: OsGemeos:
Os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo nasceram em 1974 em São Paulo, no bairro do Cambuci. Cresceram no meio efervescente da cultura hip hop que chegou nos anos 80 no centro da cidade. Descobriram o grafite, a pintura e a escultura e se desenvolveram nessas técnicas. Hoje são conhecidos internacionalmente e estão entre os maiores nomes do graffiti brasileiro e mundial. Apenas por curiosidade, vale dizer que o nome da arte que trabalha com pinturas no espaço urbano, como OsGemeos fazem, pode ser escrita também de outras formas, além de graffiti: pode ser grafite ou grafiti.
Vídeo sobre OsGemeos (obras):
Algumas obras de OsGemeos
Visite e conheça:
Canal Sérgio Vaz: https://www.youtube.com/channel/UCNBEw6vjci3f68MxZHX-Tqw
Site da Cooperifa: http://cooperifa.com.br/
Site de OsGemeos: http://www.osgemeos.com.br/pt
Espero que goste desses artistas maravilhosos e suas obras inspiradoras!
Se cuide e fique bem!
Beijoca!
Professora Giovanna – POSL
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: LEITURA - CULTURA GERAL.
COMO JOGAR: LER CADA PERGUNTA COM BASTANTE ATENÇÃO E TENTAR IDENTIFICAR A ALTERNATIVA CORRETA.
PARA SABER MAIS!
PESQUISE NA INTERNET AS QUESTÕES QUE VOCÊ NÃO CONSEGUIR ACERTAR AS RESPOSTAS PARA APRENDER SOBRE O ASSUNTO.
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
https://pt.quizur.com/trivia/sabe-tudo-sobre-cultura-geral-7ita
MUITO BEM!
AGORA, ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:
MENSAGEM DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
https://www.youtube.com/watch?v=HDZHdqF6gvA
PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL:
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MUSEU AFRO BRASIL!
FONTE: https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil
AGORA É COM VOCÊ!
PARA INICIAR A VISITA, CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:
https://artsandculture.google.com/partner/museu-afro-brasil
PARA COMEÇO DE CONVERSA!
COMO FUNCIONA O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO? O sistema de votação brasileiro é misto. Uma parte dos nossos representantes é eleita em um sistema majoritário, em dois turnos. É o caso de presidentes e governadores, bem como os prefeitos. Os senadores também são votados em maioria simples, mas apenas em um turno.Essa é a parte menos complicada desse sistema e onde há menos discussão sobre mudanças. Em suma (resumindo), ganham os que têm mais votos. Ponto final. |
E NA ELEIÇÃO PARA VEREADORES?
CALMA, ENTÃO, QUE A GENTE TE EXPLICA.
FONTE: https://www.politize.com.br/vereadores-como-sao-eleitos/.
ADAPTADO PARA A ATIVIDADE. ACESSO EM 04/11/2020.
Vamos conferir se você compreendeu as informações do texto?
Responda às seguintes questões:
2) Quais são os cargos públicos em que as eleições utilizam o sistema majoritário? 3) Quais são os cargos públicos em que as eleições utilizam o sistema proporcional? |
E QUAL A PRINCIPAL FUNÇÃO DE UM VEREADOR? Como integrante do Poder Legislativo municipal, o vereador tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Esse é (ou pelo menos deveria ser) o objetivo final de uma pessoa escolhida como representante do povo. E como um vereador pode representar, na prática, os eleitores? Pode-se dizer que a atividade mais importante do dia a dia de um vereador é legislar. O mandato de vereador é restrito à esfera dos municípios. Portanto, faz todo sentido que as leis deliberadas, criadas, emendadas ou extintas pelos vereadores tenham efeitos exclusivos para os municípios a que eles pertencem. Essa é a primeira pegadinha importante que queremos que você esteja atento na hora de escolher seu candidato ou sua candidata: não adianta um vereador prometer que vai mudar leis que não sejam do âmbito do município! Ele simplesmente não terá competência para tratar sobre assuntos que digam respeito a mais de um município, ou a um estado inteiro, ou mesmo ao país inteiro. Alguns exemplos de assuntos que podem ser tratados em lei por um vereador:
Mas as atividades do vereador não podem ser resumidas apenas ao tratamento das leis do município. Existe ainda uma função ligada ao cargo de vereador que é fundamental para a própria saúde da nossa democracia. Trata-se da fiscalização das ações do Poder Executivo municipal – ou seja, das ações do prefeito. O ato de fiscalizar torna mais equilibradas as ações do Poder Executivo. Isso é essencial para que o poder do prefeito não se torne tão grande que o deixe acima da lei, como um monarca ou um ditador. FONTE: https://www.politize.com.br/papel-do-vereador/. Adaptado para a atividade. Acesso em 04/11/2020 |
AGORA É COM VOCÊ!
Vamos ver se você entendeu tudo direitinho? Responda às questões abaixo no seu caderno:
1) Quais são as duas funções do vereador? 2) O vereador pode fazer leis sobre qualquer assunto? |
PARA CONSOLIDAR O APRENDIZADO!
Muito bem! Agora leia o caso fictício abaixo. Aproveite para conversar com um familiar sobre suas ideias:
MC ERNESTO É UM MÚSICO FAMOSO, CONHECIDO NAS REDES SOCIAIS E NA MÍDIA POR SEU TRABALHO COMO ARTISTA E MUITO QUERIDO PELA SUA ATUAÇÃO COMO PATROCINADOR DE ATIVIDADES CULTURAIS EM ALGUMAS COMUNIDADES DA PERIFERIA DE SÃO PAULO. BUSCANDO EXPANDIR A SUA REDE DE ATIVIDADES CULTURAIS PARA OUTRAS ÁREAS DA CIDADE, ERNESTO RESOLVEU SE CANDIDATAR AO CARGO DE VEREADOR, PARA, ASSIM, LUTAR POR LEIS DE INCENTIVO AOS JOVENS NAS PERIFERIAS. DEVIDO À SUA FAMA E CARINHO DOS FÃS, ERNESTO CERTAMENTE SERÁ UM DOS NOMES MAIS VOTADOS NESSA ELEIÇÃO, ULTRAPASSANDO SOZINHO, EM MUITO, O NÚMERO DE VOTOS NECESSÁRIOS PARA ATINGIR O QUOCIENTE ELEITORAL. ENTRETANTO, POR NÃO TER PESQUISADO COM MAIS ATENÇÃO O AMBIENTE PARTIDÁRIO DE SUA CIDADE, O MC ACABOU SE FILIANDO A UM PARTIDO NO QUAL, MUITOS DE SEUS MEMBROS ESTÃO IMPLICADOS EM INVESTIGAÇÕES POR CORRUPÇÃO E MUITOS FORAM AUTORES, NO PASSADO, DE LEIS MUNICIPAIS QUE NÃO SE IMPORTARAM COM AS NECESSIDADES DAS COMUNIDADES PERIFÉRICAS DA CIDADE. |
A partir do que você aprendeu sobre a Cidadania e das suas discussões em família, escreva em seu caderno uma reflexão.
Imagine-se como eleitor(a). Agora que você sabe todas essas coisas sobre o papel dos vereadores e a forma como eles são escolhidos, como você analisa esse caso fictício?
Explique o seu pensamento:
ATÉ A PRÓXIMA!
INSTRUÇÕES GERAIS
- Esta sexta atividade complementar foi preparada para auxiliar o estudo das tarefas do caderno Trilhas de Aprendizagens.
- Para sua organização, escrever o título dos textos, copiar as perguntas dos exercícios em seu caderno e resolver da forma mais completa.
- Tenha bastante empenho e capricho nos registros!
- LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “comentários”, no blog.
PARTE 1
Leia o texto a seguir:
A pandemia expõe a precariedade do saneamento básico
Por Dani Moura, do Maré de Notícias Online (trechos)
Publicado em 20 de agosto de 2020.
ANTES DE COMEÇAR A TAREFA...
- Pesquise e registre em seu caderno o que significa cada uma das palavras a seguir: clandestino, drenagem, potável, pluvial, saneamento, severo:
QUESTÕES SOBRE O TEXTO:
PARTE 2
PARA APROFUNDAR OS ESTUDOS
Para começar, vamos ver o vídeo “Projeto sustentável gera energia elétrica com resíduos de animais”, elaborado pela TV Brasil, postado em 12 de agosto de 2015.
https://www.youtube.com/watch?v=TZ048Gi2zRk
TÓPICO 2
Para finalizar, leia atentamente a seguinte reportagem:
“Favela da Paz” une sustentabilidade e cultura no combate à pandemia
O projeto comandado por Fábio Miranda, que além de músico é pesquisador em energias renováveis, tornou-se um dos principais do instituto. O Periferia Sustentável tem como missão o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e de baixo custo, levando novas soluções e práticas para dentro das comunidades. “Hoje, o projeto é um dos pioneiros com sistema de biodigestão dentro das periferias”, explica Fábio.
“Tudo se renova, esse é o lema da sustentabilidade”. Fábio criou o primeiro sistema de biogás do Brasil – que consiste em converter o lixo orgânico da cozinha em gás. O Favela da Paz organiza oficinas para ensinar os moradores da comunidade a fazer o biodigestor e esse sistema já foi implementado em diversos lugares do país.
Os projetos também passam pela alimentação saudável. Foi criado o Projeto Vegearte, que mostra que a cozinha é um lugar onde o aprendizado e a sustentabilidade caminham juntos. Elem Coelho Pereira é cozinheira e comanda o projeto, levando os ensinamentos da culinária vegetariana que aprendeu com a sua mãe. Ela ensina aos moradores da região que é possível ter uma alimentação balanceada usando apenas vegetais.
Para proteger a comunidade do novo coronavírus, o Favela da Paz criou mais uma iniciativa que visa o cuidado e o auxílio às famílias nesse momento delicado. Em parceria com o SUS e com a empresa Vegas Card, foi criado pelo instituto o Favela Card, uma espécie de vale-refeição que pode ser utilizado nos comércios da região.
“A intenção é garantir que as famílias tenham os insumos básicos garantidos para passar por essa pandemia, e fortalecer o comércio local, para que ele não seja tão afetado”, explica Claudio. Dada a emergência da situação, o Favela Card já está sendo testado no Jardim Nakamura, em São Paulo.
“Queremos ampliar esse piloto para que possa ser feito em outras regiões e bairro de São Paulo, do Brasil e do mundo”, diz Claudio. Antes de testar o Favela Card, o instituto criou uma campanha em combate a Covid-19, que arrecada alimentos, itens de higiene e limpeza e recursos financeiros para apoiar as famílias da região.
Por Esmeralda Santos, em Revista Cláudia (trechos adaptados para a atividade).
Publicado em 30 abr. 2020. Atualizado em 30 abr. 2020.
QUESTÕES SOBRE O VÍDEO E A REPORTAGEM
ATÉ A PRÓXIMA!
GOALBALL
PARA COMEÇO DE CONVERSA!
VOCÊ CONHECE O GOALBALL?
ASSISTA AOS VÍDEOS A SEGUIR SOBRE A TEMÁTICA DE ESTUDO DESTA ATIVIDADE:
CONHEÇA O GOALBALL, MODALIDADE PRATICADA POR DEFICIENTES VISUAIS
HISTÓRIA DO GOALBALL
APRENDA A ENSINAR: GOALBALL - TRANSFORMA RIO 2016
ATÉ A PRÓXIMA!
08/11/2020 - ATIVIDADE 06 - CIÊNCIAS NATURAIS
SE A CIÊNCIA EXPLICA, POR MEIO DA EVOLUÇÃO, QUE TODOS TIVEMOS UM ÚNICO ANCESTRAL COMUM, NÃO DEVERIA EXISTIR O RACISMO, PORQUE TODOS SOMOS IGUAIS.
RACISMO: COMO A CIÊNCIA DESMANTELOU A TEORIA DE QUE EXISTEM DIFERENTES RAÇAS HUMANAS
IMAGEM DISPONÍVEL EM:
https://ichef.bbci.co.uk/news/660/cpsprodpb/2c1c/production/_113229211_gettyimages-1093935162.jpg
A CRIAÇÃO DE UMA HIERARQUIA O CONTEXTO HISTÓRICO FAVORECEU UMA INVESTIGAÇÃO DEDICADA À CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS HUMANOS. UMA DAS PRIMEIRAS FERRAMENTAS USADAS PARA DISCRIMINAR AS DIFERENTES "RAÇAS HUMANAS" FOI A CRANIOLOGIA, O ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS MÉTRICAS E MORFOLÓGICAS DO CRÂNIO HUMANO. PARA ISSO, FORAM MEDIDOS OS CRÂNIOS DOS PRINCIPAIS GRUPOS POPULACIONAIS CONHECIDOS. A CADA UM FOI ATRIBUÍDO UM PADRÃO PRECISO DE CARACTERÍSTICAS (GLOBULAR, CRÂNIO ALONGADO, ETC.) QUE CORRESPONDIAM A QUALIDADES INTELECTUAIS MAIS OU MENOS DESENVOLVIDAS. ASSIM, UMA HIERARQUIA SOCIAL E CULTURAL FOI ESTABELECIDA ENTRE OS GRUPOS HUMANOS. |
IMAGEM DISPONÍVEL EM: https://ichef.bbci.co.uk/news/624/cpsprodpb/c85c/production/_113229215_gettyimages-1093937878.jpg
AO LONGO DA HISTÓRIA, DE DUAS A 63 RAÇAS HUMANAS FORAM CLASSIFICADAS. UM PESADELO PARA OS ESTUDANTES DE ANTROPOLOGIA. EM 1994, A ASSOCIAÇÃO ANTROPOLÓGICA AMERICANA SE DISTANCIOU DESSE CONCEITO OBSOLETO E DEMONSTROU SUA FALTA DE EMBASAMENTO CIENTÍFICO. É INCORRETO DEFINIR FENÔMENOS TÃO DINÂMICOS QUANTO A IMENSA VARIABILIDADE HUMANA E A HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DO HOMEM COM UM CONCEITO ESTÁTICO E ESTÉRIL COMO O DE "RAÇA". A TERMINOLOGIA MUDOU DE RAÇA PARA ANCESTRALIDADE. ISSO SE REFERE A CARACTERÍSTICAS HERDADAS DOS PAIS E ANCESTRAIS DE UMA PESSOA. PESQUISAS REALIZADAS NA PARTE MORFOLÓGICA DO ESQUELETO HUMANO, TESTES GENÉTICOS E MOLECULARES TAMBÉM FORAM AVALIADOS, OS RESULTADOS NÃO MOSTRARAM DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS PARA SEPARAR RAÇAS HUMANAS. ESTUDOS SUBSEQUENTES AJUDARAM A VERIFICAR QUE O DNA HUMANO É 99,9% IDÊNTICO, O QUE ESVAZIOU COMPLETAMENTE O ARGUMENTO DE ENCONTRAR UM PARÂMETRO CONFIÁVEL PARA DEFINIR RAÇAS. ESSES DADOS FORAM IMPORTANTES PARA APOIAR A IGUALDADE DOS SERES HUMANOS DO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO, IMPARCIAL E RIGOROSO. |
A IDEIA DE RAÇA NOS NOSSOS TEMPOS NOS TEMPOS MODERNOS, AINDA EXISTE A DERIVADA DIRETA DO CONCEITO DE RAÇA: RACISMO. NO ENTANTO, AS PESQUISAS INDICAM QUE HÁ APENAS UMA RAÇA: A HUMANA Homo sapiens. COMO O FÍSICO ALBERT EINSTEIN DIZIA, "É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO", UMA AFIRMAÇÃO AINDA ATUAL. INFELIZMENTE, TEMOS QUE ADMITIR QUE AINDA EXISTEM AQUELES QUE PENSAM QUE EXISTEM "RAÇAS" HUMANAS. ISSO, APESAR DE A CIÊNCIA PROVAR QUE NÃO HÁ EVIDÊNCIAS SUFICIENTES OU BASES RIGOROSAS PARA DEFINI-LAS NO SER HUMANO. |
ALÉM DISSO, O MUNDO CIENTÍFICO TRABALHA PARA DEFENDER A IGUALDADE ENTRE DIFERENTES GRUPOS HUMANOS E RETIRAR CONSTRUÇÕES PSEUDOCIENTÍFICAS, OU SEJA, EXPLICAÇÕES QUE NÃO TÊM APLICAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS DE UMA REALIDADE QUE É ACEITA BIOLÓGICA E LEGALMENTE. SEJAM OS RESTOS MORTAIS DE UM REI PODEROSO DOS TEMPOS MEDIEVAIS, UM ESCRAVO EGÍPCIO, UM MIGRANTE QUE MORREU EM NOSSAS COSTAS OU UMA FIGURA IMPORTANTE NO MUNDO DO ENTRETENIMENTO, A VERDADE UNIVERSAL QUE OS OSSOS GRITAM É QUE SOMOS HUMANOS. SOB NOSSA PELE, SOMOS TODOS IGUAIS. TEXTO ADAPTADO. RACISMO: COMO A CIÊNCIA DESMANTELOU A TEORIA DE QUE EXISTEM DIFERENTES RAÇAS HUMANAS. DISPONÍVEL EM: https://www.bbc.com/portuguese/geral-53325050. ACESSO EM: 14. OUTUBRO. 2020. |
AGORA, VAMOS ASSISTIR AO VÍDEO A SEGUIR PARA ENTENDERMOS MELHOR A TEMÁTICA SOBRE RACISMO:
RACISMO E CIÊNCIA - BRASIL ESCOLA
https://www.youtube.com/watch?v=vX8MZWZK7WQ
- ESCREVA O NÚMERO DAS QUESTÕES NO CADERNO;
- NÃO É NECESSÁRIO COPIAR AS PERGUNTAS, APENAS SE DESEJAR;
- FAÇA AS RESPOSTAS DE MODO QUE MOSTRE O MÁXIMO DO SEU ENTENDIMENTO SOBRE O QUE FOI ESTUDADO;
- SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR TAMBÉM A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR A ATIVIDADE;
- SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O ESPAÇO “COMENTÁRIOS” NO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER.
ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS ÀS PROFESSORAS.
QUESTÃO 1 – PESQUISE O QUE FAZ UM ANTROPÓLOGO.
QUESTÃO 2 – O TEXTO DEFINE ANCESTRALIDADE COMO: “CARACTERÍSTICA HERDADA DOS PAIS E ANCESTRAIS”. REESCREVA A FRASE COM AS SUAS PALAVRAS, DANDO EXEMPLOS:
QUESTÃO 3 – O QUE É CRANIOLOGIA?
QUESTÃO 4 – QUAL A RELAÇÃO ENTRE A CRANIOLOGIA E O RACISMO?
QUESTÃO 5 – SEGUNDO O TEXTO, NA ATUALIDADE, QUANTAS RAÇAS SÃO ENCONTRADAS NA ESPÉCIE HUMANA?
QUESTÃO 6 – AVALIE SE AS AFIRMATIVAS SÃO FALSAS OU VERDADEIRAS:
ATÉ A PRÓXIMA!
ESFERA TERRESTRE, DETALHE INTERNO DO MUSEU DO AMANHÃ/RJ- 2016. |
A IMENSA ESFERA POSICIONADA NA ENTRADA DO MUSEU DO AMANHÃ/RJ BUSCA CONSCIENTIZAR O PÚBLICO SOBRE AS CONSEQUÊNIAS DE SE MANTER PADRÕES DO CONSUMO EXAGERADO, UM VÍDEO É EXIBIDO NA ESFERA LED QUE MOSTRA OS IMPACTOS CAUSADOS POR FENÔMENOS NATURAIS DECORRENTES. |
SAINT LAZARE STATION - CLAUDE MONET/FR 1877
Fonte da imagem: http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2010/05/12/vik_muniz_1.jpg.
CONHEÇA MAIS SOBRE O TRABALHO DO ARTISTA ATRAVÉS DO LINK ABAIXO:
MAKING OF DAS OBRAS DO ARTISTA PLÁSTICO VIK MUNIZ | ARCELORMITTAL BRASIL
https://www.youtube.com/watch?v=RX7mjiHqGHY
AGORA É COM VOCÊ!
PARA CONHECER MAIS!
- UMA FOLHA BRANCA, SULFITE OU DO SEU CADERNO DE DESENHO;
- LAPIS GRAFITE, BORRACHA E LÁPIS DE COR;
- OPCIONAL: RECORTES DE REVISTAS, JORNAIS, PAPÉIS COLORIDOS, CANETAS HIDROCOR COLORIDAS, GIZ DE CERA, COLA, TESOURA, E O QUE MAIS ACHAR NECESSÁRIO PARA SUA PRODUÇÃO.
- LEMBRE-SE QUE SEU OBJETIVO É INFORMAR, SENSIBILIZAR SOBRE O ASSUNTO APRESENTADO. PARA ISSO VAI PODER USAR, À SEU CRITÉRIO, IMAGENS DE DESENHO OU COLAGENS. TAMBÉM PODERÁ USAR PARA COMPOR SUA PRODUÇÃO, FRASES E PALAVRAS.
- POR QUE OCORREM ESSAS QUEIMADAS?
- QUAIS SÃO NOSSAS PERDAS E O QUE REPRESENTA PARA NÓS BRASILEIROS E PARA NOSSO PLANETA?
ORIENTAÇÕES GERAIS ➔ PREPARAMOS MAIS UMA ATIVIDADE COMPLEMENTAR PARA AUXILIAR VOCÊ A ENTENDER E A RESOLVER AS ATIVIDADES DO CADERNO “TRILHAS DE APRENDIZAGENS” ELABORADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO PARA ESTE MOMENTO DE ISOLAMENTO SOCIAL. ➔ PARA SUA ORGANIZAÇÃO, COPIE OS ENUNCIADOS DOS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO E RESOLVA-OS. ➔ CASO O ALUNO POSSA IMPRIMIR NÃO DEVERÁ COPIAR, PODE SÓ COLAR A ATIVIDADE NO CADERNO. ➔ OS CÁLCULOS SÃO OBRIGATÓRIOS E JUSTIFIQUE TODAS AS RESPOSTAS. ➔ NO FINAL DA SEMANA, POSTAREMOS NO WHATSAPP A FOLHA COM RESPOSTAS PARA VOCÊ CONFERIR COMO FOI SEU APRENDIZADO. ➔ LEMBRE-SE: VOCÊ PODE TIRAR DÚVIDAS SOBRE AS LIÇÕES NO ESPAÇO DE COMENTÁRIOS NO BLOG. |
CONTEÚDO DE ESTUDO NESTA ATIVIDADE: EF09MA21 Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros EF09MA22 (EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central. EF06MA32 Interpretar e resolver situações que envolvam dados de pesquisas sobre contextos ambientais, sustentabilidade, trânsito, consumo responsável, entre outros, apresentadas pela mídia em tabelas e em diferentes tipos de gráficos e redigir textos escritos com o objetivo de sintetizar conclusões. |
TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
PARA ENTENDER O MOMENTO ATÍPICO QUE ESTAMOS VIVENDO, TEMOS QUE COMPREENDER O CONTEXTO DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19 E, ESPECIALMENTE, A MATEMÁTICA QUE ESTÁ POR DETRÁS.
LETALIDADE DO VÍRUS:
A LETALIDADE DO VÍRUS É A PORCENTAGEM DE INDIVÍDUOS QUE ACABAM MORRENDO EM FUNÇÃO DA DOENÇA CAUSADA PELO VÍRUS. NO BRASIL, POR EXEMPLO, TEMOS QUE A LETALIDADE É DE 3%, OU SEJA, 3 EM CADA 100 PESSOAS QUE SÃO CONTAMINADAS PELO VÍRUS ACABAM FALECENDO.
COMO CHEGAMOS NESTE VALOR?
BASTA PEGAR O NÚMERO DE MORTES, DIVIDIR PELO NÚMERO TOTAL DE CASOS E MULTIPLICAR POR CEM:
EXEMPLO:
O INFOGRÁFICO ABAIXO MOSTRA QUE OS PAÍSES PINTADOS DE COR MAIS ESCURA SÃO OS PAÍSES QUE APRESENTARAM MAIOR NÚMERO DE CASOS.
NELE PODEMOS VER OS DADOS DO BRASIL:
A SEGUIR, CONHEÇA UM VIDEOGRÁFICO QUE APRESENTA A EVOLUÇÃO DE MORTES PELA COVID-19 NO MUNDO:
AGORA, É COM VOCÊ!
VAMOS EXERCITAR!
1) LEIA OS DADOS DA TABELA ABAIXO E CALCULE A LETALIDADE DA DOENÇA EM DIFERENTES PAÍSES:
AGORA, RESPONDA AS PERGUNTAS:
A. VOCÊ DEVE TER REPARADO QUE HÁ PAÍSES COM LETALIDADES MAIORES E OUTROS MENORES QUE O BRASIL. COLOQUE OS PAÍSES EM ORDEM DECRESCENTE CONFORME SUA TAXA DE LETALIDADE:
B. PESQUISE INFORMAÇÕES NA INTERNET E TV, E ELABORE HIPÓTESES PARA JUSTIFICAR O PORQUÊ PAÍSES COMO ITÁLIA E ESPANHA TIVERAM TAXAS DE LETALIDADE TÃO ALTAS SE ELES SÃO PAÍSES CONSIDERADOS DE PRIMEIRO MUNDO:
C. DA MESMA MANEIRA, PESQUISE INFORMAÇÕES NA INTERNET E TV, E ELABORE HIPÓTESES PARA JUSTIFICAR O PORQUÊ PAÍSES COMO PARAGUAI E MOÇAMBIQUE TIVERAM TAXAS DE LETALIDADE MAIS BAIXAS QUE O BRASIL SE ELES SÃO PAÍSES CONSIDERADOS DE TERCEIRO MUNDO E COM CONDIÇÕES HUMANITÁRIAS RELATIVAMENTE PIORES QUE A DO NOSSO PAÍS:
NÓS VIMOS HÁ POUCO QUE A LETALIDADE NO BRASIL É EM TORNO DE 3%, COM ISSO PODEMOS ESTIMAR QUANTAS PESSOAS ESTAVAM MORRENDO POR DIA. PARA ISSO BASTA CALCULAR 3% DO NÚMERO DE CASOS DE CONTAMINAÇÃO DE UM DIA. TOMEMOS COMO INFORMAÇÃO O DIA 24 DE JANEIRO QUE REGISTROU O NÚMERO DE 287 CASOS.
EXEMPLO:
2) COMPLETE A TABELA ABAIXO ESTIMANDO O NÚMERO DE CASOS DE MORTES NO MUNDO:
COMPREENDENDO O GRÁFICO EXPONENCIAL:
FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2020/06/taxa-de-contagio-por-coronavirus-no-brasil-cai-pela-3a-semana-seguida-indica-calculo.shtml. ACESSO EM 22/09/2020.
QUANDO É MAIOR QUE 1 ESSA TAXA DE CONTÁGIO, ENTÃO SIGNIFICA QUE A DOENÇA ESTÁ SE ESPALHANDO, POR EXEMPLO, NO GRÁFICO ACIMA A TAXA DE CONTÁGIO É DE 1,05, O QUE SIGNIFICA QUE A CADA 100 PESSOAS CONTAMINADAS CONTAMINAM 105 PESSOAS, E ESTAS DEPOIS DE UM TEMPO IRÃO CONTAMINAR 110, E ASSIM POR DIANTE. PORÉM, QUANDO ESTE INDICE ESTÁ ABAIXO DE 1, A DOENÇA ESTÁ DESACELARANDO E SENDO MELHOR CONTROLADA, POR EXEMPLO, UMA TAXA DE 0,94 SIGNIFICA QUE CADA 100 PESSOAS IRÃO CONTAMINAR 94 PESSOAS, QUE IRÃO CONTAMINAR 88 PESSOAS E ASSIM POR DIANTE.
O CORONAVÍRUS É UMA DOENÇA MUITO PODEROSA NÃO PELA SUA LETALIDADE, POIS HÁ DOENÇAS QUE SÃO MUITO MAIS LETAIS, COMO O EBOLA, PORÉM A COMBINAÇÃO DO CONTÁGIO E DA LETALIDADE FAZ COM O VÍRUS SEJA PREOCUPANTE, POIS ELE SE PROPAGA MUITO RÁPIDO, ASSIM SE MUITOS SE INFECTAM, UMA GRANDE QUANTIDADE DE PESSOAS IRÃO MORRER.
PARA ENTENDER MELHOR DA MESMA FORMA QUE SE PROPAGA O VÍRUS PODEMOS PENSAR EM UM VAMPIRO.
PARA ENTENDER MELHOR A FORMA QUE SE PROPAGA O VÍRUS, PODEMOS PENSAR EM UM VAMPIRO:
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS PERGUNTAS QUE SE SEGUEM:
“Suponha que um vampiro, no começo da semana, morda uma pessoa - no final da semana, ela também será um vampiro. Teremos, então, 2 vampiros. Na segunda semana, cada um desses vampiros morderá alguém, e as duas pessoas mordidas se tornarão vampiros. Assim, no final da segunda semana, os vampiros serão 4. Viu o que está acontecendo? A cada semana duplica o número de vampiros. Duplicar é exatamente a mesma coisa que multiplicar por dois. Se isso continuar, o número de vampiros crescerá rapidamente. Lá pela décima semana, haverá 1 024 vampiros. Pela vigésima semana, eles já serão 1.048.576 - mais de um milhão. Na trigésima segunda semana haverá 4.294.967.296 vampiros, isto é, mais de quatro bilhões. Mas espere: existem pouco mais de seis bilhões de pessoas no mundo inteiro! Portanto, como se vê, se algum dia tivesse existido um só vampiro, todas as pessoas do mundo teriam se tornado vampiros em pouco mais de trinta e duas semanas! Como sabemos muito bem que você e seus amigos não são vampiros, é evidente que nunca houve nenhum vampiro...”
Matemágica. Rio de Janeiro: Delta, 1998.
(Coleção O Mundo da Criança.)
3) COMPLETE A TABELA ABAIXO ESTIMANDO O NÚMERO DE VAMPIROS DE ACORDO COM A SEMANA:
5) POR QUE O TEXTO AFIRMA NÃO SER POSSÍVEL TER EXISTIDO NENHUM VAMPIRO NO MUNDO?
6) COMO ISSO SE RELACIONA COM A COVID-19?
DESAFIO!
O LOBO, A OVELHA E A COUVE.
UM CAMPONÊS ATRAVESSOU O RIO E FOI PARA A CIDADE, ONDE COMPROU UM LOBO, UMA OVELHA E UMA COUVE NA CIDADE.
NA VOLTA PARA CASA, ENFRENTA UM PROBLEMA: ELE PRECISA TRANSPORTAR OS ITENS COMPRADOS PARA SUA CASA, QUE FICA DO OUTRO LADO RIO E O SEU BARCO COMPORTA APENAS UM ITEM, ALÉM DELE PRÓPRIO.
O BARQUINHO PODE LEVAR E TRAZER ITENS QUANTAS VEZES FOR NECESSÁRIO, MAS UM ITEM DE CADA VEZ.
COMO O CAMPONÊS PODERÁ TRANSPORTAR O LOBO, A OVELHA E A COUVE PARA O OUTRO LADO DO RIO?
LEMBRE-SE DE QUE:
-O LOBO E A OVELHA NÃO PODERÃO FICAR SOZINHOS EM UMA DAS MARGENS DO RIO, POIS O LOBO PODERÁ DEVORAR A OVELHA.
-A COUVE E A OVELHA NÃO PODERÃO FICAR SOZINHAS EM UMA DAS MARGENS DO RIO, POIS A OVELHA PODERÁ DEVORAR A COUVE.
-O CAMPONÊS NÃO SAI DO BARCO.
NO SITE ABAIXO VOCÊ PODE TENTAR DESVENDAR O JOGO ATRAVÉS DE UMA ANIMAÇÃO:
ATÉ A PRÓXIMA!
BOA TARDE A TODOS E TODAS! ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM, COM SAÚDE E PAZ. COMO AINDA ESTAMOS EM ATIVIDADES DOMICILIARES, ESTAMOS ENVIANDO AS ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA REFERENTES AO SEXTO CICLO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES. COMO DE COSTUME, AS ATIVIDADES ACOMPANHAM O CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2. SE VOCÊ, POR ALGUM MOTIVO, AINDA NÃO RECEBEU O CADERNO, FAVOR COMPARECER NA SECRETARIA DA ESCOLA PARA FAZER A RETIRADA. AS ATIVIDADES DEVEM SER FEITAS NO CADERNO E DEVEM SER APRESENTADAS AOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO RETORNO PRESENCIAL. AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DEVEM SER REALIZADAS NO PRÓPRIO CADERNO E TAMBÉM APRESENTADAS AOS PROFESSORES DA MESMA FORMA, EM UM POSSÍVEL RETORNO PRESENCIAL. CONTINUEM EM CASA, CUIDANDO DE NOSSO BEM MAIS PRECIOSO, A SAÚDE. |
CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2: PÁGINAS 57 A 60. |
TEMA DE HOJE: INFLUENZA PANDEMIC: ANOTHER HISTORY.
AGORA ASSISTA À VIDEOAULA PREPARADA PELO TEACHER HENRIQUE:
LEIA O TEXTO:
Glossary:
flu: gripe
deadly: mortal
a third: um terço
waves: ondas
death toll: taxa de mortalidade
early reports: primeiras reportagens
VAMOS PRATICAR AGORA?
No seu caderno, responda em Português:
1) Como é conhecida a pandemia de gripe ocorrida no mundo de Fevereiro de 1918 a Abril de 1920?
2) Quantas pessoas no mundo foram infectadas?
3) Quantas ondas sucessivas ocorreram nessa pandemia?
4) Qual a taxa de mortalidade estimada dessa pandemia?
5) Choose True (T) or False (F) on the sentences below:
( ) Os primeiros registros da doença ocorreram na Espanha, por isso essa doença foi conhecida como Gripe Espanhola.
( ) Para manter o ânimo das pessoas, durante a Primeira Guerra Mundial, os censores minimizaram as primeiras reportagens sobre a gripe.
( ) Os jornais poderiam noticiar somente os casos da doença que ocorressem em um país neutro da Primeira Guerra Mundial. Esse país era a Espanha.
( ) O rei da França, Alfonso, foi um dos infectados com a Gripe Espanhola.
AGORA É A SUA VEZ!
Pesquise e anote em seu caderno os nomes em inglês dos termos abaixo:
Febre:
Remédio:
Fratura:
Farmácia:
Médico:
Hospital:
24/10/2020 - ATIVIDADE 06 - LÍNGUA PORTUGUESA
ALGUMAS ORIENTAÇÕES:
|
OBJETIVO: Identificar e analisar características de um POEMA.
Parte 1 – DIFERENCIAR POESIA E POEMA
VAMOS RECORDAR! A POESIA no sentido original, poiesis (palavra grega) é a atividade de produção artística, a atividade de criar ou de fazer arte. Terá poesia sempre que, criando ou fazendo coisas, somos dominados pelo sentimento, pela emoção, sempre que nos comovermos com lugares, pessoas e objetos. A poesia, portanto, pode estar nos lugares, nos objetos e nas pessoas. Assim, não só os poemas, mas uma paisagem, uma pintura, uma foto, uma dança, um gesto, um conto podem estar carregados de poesia. O POEMA é a uma das formas da poesia. É um texto escrito composto de versos e estrofes. Vamos dizer que o poema é a roupa mais comum da poesia. Portanto, poema é poesia que se organiza com palavras. |
VAMOS PRATICAR!
1. Observe a fotografia abaixo:
Agora, leia o poema:
O bicho Manoel Bandeira |
A. Quais são os sentimentos que despertam em você a fotografia e o poema?
B. Podemos afirmar que tanto a fotografia quanto o poema usam de poesia? Explique a sua resposta:
Parte 2 – DIFERENCIAR SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO
VAMOS RECORDAR! O QUE É SENTIDO LITERAL E SENTIDO FIGURADO? De maneira geral, usamos as palavras com dois diferentes sentidos: o sentido literal e o sentido figurado. Sentido literal: nesse caso, o sentido da palavra é exato, direto, simples, não deixa dúvida. Geralmente, nos textos em que deve predominar uma linguagem clara e objetiva, como os jornalísticos e científicos, as palavras aparecem com um único sentido, aquele que aparece nos dicionários. O sentido literal também é chamado denotativo. Sentido figurado: quando a palavra aparece com um sentido ampliado ou alterado no contexto, sugerindo ideias diferentes da literal, dizemos que ela está no sentido figurado. Ele também é chamado conotativo. |
VAMOS PRATICAR!
Treine o uso do sentido literal e figurado das palavras indicadas abaixo na produção de frases:
Siga o exemplo:
Palavra: Gelo
Sentido literal: Eu preciso de gelo para o suco.
Sentido figurado: Você me deu um gelo durante o intervalo inteiro.
A) Pé
Sentido literal:
Sentido figurado:
B) Fera
Sentido literal:
Sentido figurado:
C) Asa
Sentido literal:
Sentido figurado:
Parte 3 – “EU LÍRICO”
VAMOS RECORDAR! QUEM É O EU LÍRICO? O poema transmite sensações, emoções, a interioridade de um sujeito. Mas quem é esse sujeito? Será esse sujeito o próprio autor do poema? Seriam, então, todos os poemas uma parte biográfica da vida dos poetas? Na verdade, não são os poetas que falam nos versos. A poesia fala por meio do eu lírico. O eu lírico é o nome indicado para a voz que fala o poema. |
Motivo Eu canto porque o instante existe Cecília Meireles |
A Porta Eu sou feita de madeira Eu abro devagarinho
|
Os exemplos mostram que o escritor escolhe qual personagem ele vai criar para dar voz à sua poesia. Faz isso quando escolhe por um eu lírico, que tanto pode ser masculino, feminino, poema “Motivo” da Cecília Meireles ou, tal como no poema “A porta” de Vinicius de Moraes, um objeto. RESUMINDO CARACTERÍSTICAS DO POEMA:
|
VAMOS PRATICAR!
PROPOSTA PARA PRODUÇÃO DE TEXTO
O isolamento social necessário no combate ao coronavírus tornou mais difícil os abraços e as demonstrações de amor e de afeto. Fundamental é perceber que o afastamento social não é o mesmo que isolamento emocional. Sentimentos como o respeito, a admiração, o carinho e o amor incondicional parecem potencializados quando não se está por perto − se tornam ainda mais importantes, urgentes. A distância física tornou ainda mais essencial esses momentos, de mostrar aos familiares e amigos o quão especiais eles são. E as declarações não se restringem a datas comemorativas. Quando o beijo e o abraço apertado não podem fazer parte, precisamos reinventar as formas para demonstrarmos os nossos sentimentos. Uma dessas formas é escrever POEMAS. |
AGORA É A SUA VEZ!
Escreva um poema, mostrando os sentimentos que estão presentes nessa pandemia, nesse período de isolamento social.
Que tal compartilhar essa produção com a escola, teremos um SARAU VIRTUAL “VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA”, no dia 12 de novembro às 18h30.
No nosso BLOG EMEF VIANNA MOOG, tem um espaço especial para o SARAU (https://emefvmoog.blogspot.com/p/sarau.html), lá você poderá compartilhar o seu poema. Basta acessar o espaço COMENTÁRIOS e escrever sua produção.
ATÉ A PRÓXIMA!
Bem-vinda(o) a mais uma aula de Leitura!
Material:
Folha para notação das respostas com o título: Apreciação: Felicidade à Vista. Não é necessário copiar as perguntas. A folha pode ser solta para entregar em aula ou ficar em um caderno. Se organize para ter essas folhinhas quando voltarmos às aulas. Lembre-se de colocar nome e sala!
Atividade:
Clique no link a seguir para ouvir minha leitura da crônica, Felicidade à Vista, de Antônio Prata. Depois, responda às perguntas a seguir.
https://soundcloud.com/user-892482557/felicidade-a-vista-de-antonio-prata/s-2dcNCvrwu47
Capa do livro onde se encontra a crônica.
Perguntas:
1. Onde as pessoas mais veem propagandas e publicidade nos dias de hoje?
2. Onde estão as publicidades que mais anunciam produtos que você tem vontade de comprar?
3. Na crônica de Antônio Prata os produtos são anunciados pela TV e vendidos por telefone fixo. As pessoas que apareciam nos comerciais se diziam consumidoras satisfeitas. Como você acha que os produtos são vendidos para você hoje, ou seja, que estratégias são usadas pelos anunciantes para nos convencer que um produto é bom?
4. Você sabe por que somos bombardeados por anúncios o tempo todo? Explique o motivo.
5. No que as propagandas influenciam o nosso estilo de vida e a nossa personalidade?
Reflita bastante! O vídeo de apoio pode auxiliar a responder melhor as questões. Continuaremos essa discussão tão atual assim que possível!
Se cuide e fique bem!
Beijoca!
Professora Giovanna – POSL
OLÁ, PESSOAL!
VOCÊS JÁ ESTÃO SABENDO SOBRE O NOSSO SARAU VIRTUAL 2020 “VIVÊNCIAS POÉTICAS NA PANDEMIA”? AQUI NO BLOG TEMOS UMA ABA ESPECIAL PARA ESTE EVENTO. MAS, COMO ASSIM SARAU? SELECIONAMOS UM VÍDEO BEM LEGAL PARA VOCÊS RECORDAREM UM POUQUINHO SOBRE ESTE ASSUNTO.
VAMOS LÁ? ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR:
O QUE É SARAU MARA MONTEIRO
AGORA QUE VOCÊS VIRAM QUE PODEMOS EXPRESSAR NOSSA CRIATIVIDADE E NOSSOS TALENTOS DE DIFERENTES MANEIRAS, PARTICIPEM DAS PROPOSTAS ORIENTADAS POR SEUS PROFESSORES. SERÁ UM MOMENTO BEM ESPECIAL PARA NOS REENCONTRARMOS, MESMO QUE VIRTUALMENTE!
AGORA, VAMOS EXERCITAR NOSSO RACIOCÍNIO?
JOGO: CUBO MÁGICO
DESCRIÇÃO: O CUBO MÁGICO TAMBÉM CHAMADO DE CUBO DE RUBIK EM HOMENAGEM AO SEU CRIADOR, O ARQUITETO ERÑO RUBIK, É UM JOGO DE RACIOCÍNIO EM QUE O PARTICIPANTE PRECISA PENSAR E DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PARA FAZER MOVIMENTOS PARA CONSEGUIR COM QUE CADA FACE DO GRANDE CUBO TENHA UMA COR DIFERENTE, OBJETIVO DO JOGO.
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: ANÁLISE DE MOVIMENTOS – PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
COMO JOGAR NO COMPUTADOR:
PARA INICIAR:
- CLIQUE EM SHUFFLE PARA EMBARALHAR O CUBO;
- USE AS SETAS PARA GIRAR PARA DIREITA OU PARA ESQUERDA;
- USE O MOUSE PARA GIRAR AS PARTES DO CUBO.
NO TECLADO USE AS LETRAS DESTACADAS PARA MOVIMENTAR A PARTE DESEJADA:
ROSTO (CADA LADO): F R U B L D
FATIA (CADA PARTE DO MEIO): M E S
TODO O CUBO: X Y Z
COMO JOGAR NO CELULAR:
CADA PARTE DO CUBO É MOVIMENTADA COM O TOQUE NA TELA.
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
HTTPS://RUWIX.COM/ONLINE-PUZZLE-SIMULATORS/
PARA FINALIZAR, INDICAMOS UMA SUGESTÃO DE VISITA VIRTUAL AO MUSEU ROBBEN ISLAND NA ÁFRICA DO SUL:
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE ESTE MUSEU!
ROBBEN ISLAND
ESTA ILHA FICA NA ÁFRICA DO SUL E É CHEIA DE HISTÓRIA. NO PASSADO, SERVIU COMO PRISÃO DE NELSON MANDELA, UM DOS LÍDERES REVOLUCIONÁRIOS E EX-PRESIDENTE DA ÁFRICA DO SUL – UMA DAS FIGURAS MAIS IMPORTANTES DA ÁFRICA. A ILHA-PRISÃO ERA DE SEGURANÇA MÁXIMA, MAS HOJE VIROU MUSEU.
POR LÁ, É POSSÍVEL VER COMO ERA A VIDA DOS PRESIDIÁRIOS E ATÉ ENTRAR NA CELA DE MANDELA.
NELSON MANDELA 1918 – 2013
FONTE: https://www.guiadasemana.com.br/turismo/galeria/museus-africanos-online
AGORA É COM VOCÊ!
PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK A SEGUIR. NA PÁGINA, LOCALIZE O BONEQUINHO AMARELO PARA COMEÇAR O PASSEIO:
https://artsandculture.google.com/partner/robben-island-museum
ATÉ A PRÓXIMA!
Parabéns aos professores/as do Vianna! e aos alunos/as tbm...
ResponderExcluiras atividades estão desafiadoras , criativas e motivantes...
Super! Anselmo José.
As novas atividades de inglês estão no blog. Qualquer dúvida, estou a disposição.
ResponderExcluirBOM DIA !BOA SEMANA DE ESTUDOS AÍ !
ResponderExcluirTUDO DE BOM!
BOA TARDE ! GALERA 9 ANO...ESTAMOS CHEGANDO AO FINAL...
ResponderExcluirNÃO FOI FÁCIL E AGORA VOCÊS ESTÃO QUASE DEIXANDO A ESCOLA...É ESTRANHO; MAS... ENERGIAS AÍ
E CONFIANÇA!ANSELMO JOSÉ EF.
Queridos alunos e familiares! Espero que todos estejam bem de saúde e se cuidando! Essa proposta de atividades, está um show!! criei, com muito carinho, uma "SALA VIRTUAL LINDA E ENCANTADORA! Você poderá acessar pelo computador ou pelo celular. Ao clicar em alguns objetos você terá uma surpresa!! Todos os alunos estão convidado a conhecer a sala e assim aprender um pouco mais. Depois você me conta se gostou da aula.
ResponderExcluirUm beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
Galera Dos Nonos Anos...que coisa né ... chegamos ao final e mal nos encontramos...
ResponderExcluirBom neste ano bem diferente...vencemos!
Espero que vocês tenham curtido o Blog>>> e para o próximo ano no E.M. não se esqueçam de estudar e vencer! É o meu voto pra todos/as vocês! Um abraço Profe Anselmo ef.