Olá, famílias!
Hoje estamos publicando o novo questionário, com ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS, composto pelas seguintes matérias: MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E LÍNGUA INGLESA. Lembrando que os conteúdos foram trabalhados no blog e no caderno trilhas de aprendizagens.
PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO, CLIQUE NO LINK A SEGUIR:
https://forms.gle/6m4XvkXnArTw9ry4A
CUIDEM-SE!
EQUIPE VIANNA MOOG
14/10/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 8ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 8.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
07/10/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 7ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 7.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
OLÁ, FAMÍLIAS!
HOJE ESTAMOS PUBLICANDO A SEGUNDA SÉRIE DE ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS.
OS PROFESSORES PREPARARAM ALGUMAS QUESTÕES SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA E GEOGRAFIA) E ARTES, BASEANDO-SE NOS CONTEÚDOS QUE FORAM TRABALHADOS NO BLOG E NO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS.
PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO, CLIQUE NO LINK A SEGUIR:
NAS PRÓXIMAS SEMANAS PUBLICAREMOS UM NOVO QUESTIONÁRIO, COM AS QUESTÕES DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS.
CUIDEM-SE
EQUIPE VIANNA MOOG
30/09/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 6ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 6.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
Caros estudantes e familiares,
Abaixo seguem alguns exercícios elaborados para complementar a atividade 6 do caderno Trilhas de Aprendizagens 2, que foi indicada para a terceira semana de trabalho com o novo material. Aqueles que ainda não receberam este material podem consultá-lo clicando no link a seguir:
https://drive.google.com/file/d/1VRygSiW37lATtMYvMwX_-DPXU9w_Atqz/view
E NÃO SE ESQUEÇA:
AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA ATIVIDADE DEVEM SER REGISTRADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS O PROFESSOR IRÁ CONFERIR TUDO!
TEMA: A Diáspora Africana
Objetivo: Conhecer o conceito de diáspora africana e identificar a necessidade de expandir nossa análise para além das fronteiras dos países para compreendermos melhor a experiência e os produtos culturais de matrizes africanas, surgidos na modernidade e no mundo contemporâneo, como a Capoeira.
PARTE I: A Diáspora Africana
A Capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014. Sua origem está associada à população africana e afrodescendente no território brasileiro. No entanto, a compreensão das práticas das populações africanas e afrodescendentes exige um olhar que vai além das fronteiras dos países. Observe o mapa a seguir:
Mapa da diáspora africana do início do século XVII até 1873. Adaptado de A Cor da Cultura.
Disponível em: http://www.acordacultura. org.br/sites/default/files/kit/Caderno1_ModosDeVer.pdf
Este é o mapa da Diáspora Africana. Diáspora, segundo o dicionário Oxford, significa “dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa ou étnica”. Através do mapa podemos observar que as populações de origem africana se dispersaram, quer dizer, se espalharam por todos os continentes do planeta – quase sempre em função da ação de outros povos como árabes e europeus (observe a legenda). O comércio de africanos como escravizados foi o principal motivo desta diáspora, isto é, desta dispersão.
Em função da escravidão, aproximadamente 12 milhões de africanos deixaram seu continente de origem. A maioria deles veio para a América e, praticamente, a metade veio para o Brasil que foi o principal destino de africanos escravizados no mundo.
Essa população que foi obrigada a deixar seu continente de origem não era homogênea, isto é, não possuíam a mesma cultura. Ao contrário, até hoje o continente africano é marcado por uma riqueza e uma diversidade cultural muito grande. Existem hoje mais de 50 países no continente, habitados por centenas de etnias que falam mais de duas mil línguas diferentes. Da mesma forma, a diáspora africana afetou povos diferentes que se encontraram em outros territórios onde precisaram se reorganizar para sobreviver e resistir.
Levando em consideração a observação do mapa e a leitura do texto, faça o que se pede:
1. Assinale (V) verdadeiro ou (F) para as afirmações a seguir:
a) ( ) Apenas europeus foram responsáveis pela diáspora africana.
b) ( ) Apesar de não serem os únicos, os europeus foram os principais responsáveis pela diáspora africana.
c) ( ) O fato do comércio de escravos ter tirado africanos de seu continente e espalhado esta população pelo mundo é o que chamamos de Diáspora Africana.
d) ( ) O Brasil está entre os países que recebeu mais africanos escravizados.
e) ( ) O continente africano é homogêneo culturalmente, isto é, possui uma única cultura.
PARTE II: O resultado cultural da diáspora africana
Embora pertencessem a grupos culturalmente diferentes, os africanos escravizados se agrupavam com o objetivo de resistir à violência da escravidão a que todos estavam submetidos. Já nos navios que os transportavam, chamados tumbeiros, encontravam aqueles que chamavam de “malungos” – palavra de origem africana que significa “companheiro de condição”. Era com seus “malungos” que os africanos, obrigados a deixar seu continente de origem, se articulavam. Com eles, podiam reviver, em certo sentido, suas práticas culturais a partir da mistura com práticas e culturas de outros povos – que agora estavam na mesma condição de escravizados.
É neste contexto, por exemplo, que os orixás – divindades ancestrais de origem africana – que na África eram cultuados em locais distintos passam, no novo território, a ser cultuados dentro de um mesmo ritual religioso como acontece no Candomblé brasileiro e na Santeria, em Cuba. Processo parecido resulta no culto Vodu, no Haiti, que também cultua divindades ancestrais, além de santos padroeiros.
Responda às questões a seguir com base na leitura do texto e na observação das imagens:
2. Assinale a alternativa correta a respeito do comportamento dos africanos escravizados:
a) Os africanos escravizados que vieram para a América pertenciam a grupos diferentes que não se misturaram.
b) Os africanos escravizados que vieram para a América deixaram de praticar suas religiões.
c) Os africanos escravizados que vieram para a América se reagruparam, unindo grupos antes separados para manter certas práticas culturais.
d) Os africanos escravizados que vieram para a América passaram a seguir apenas a religião dos europeus colonizadores.
3. Observando as imagens que representam rituais religiosos do Candomblé, no Brasil, e do Vodu, no Haiti, aponte duas semelhanças que podem ser observadas:
PARTE III: A Capoeira, um produto da diáspora africana
Obrigados a migrar para territórios distantes, africanos e seus descendentes se viram forçados a combinar suas diferentes tradições com elementos dos novos territórios para onde foram levados. Assim, no Brasil, por exemplo, instrumentos dos rituais africanos como os atabaques aparecem combinados com o culto a orixás, santos católicos e entidades indígenas. Mas isso não aconteceu apenas nas práticas religiosas. Estas combinações estão presentes nas nossas festas, na nossa música, na nossa alimentação, na nossa língua etc.
A Capoeira é um exemplo disso. Prática reconhecida como de origem afrodescendente, seu nome vem da língua indígena Tupi e significa “área de mato cuja vegetação foi roçada e/ou queimada para cultivo ou outros fins, e que se está renovando”. Apesar da origem do nome, os elementos africanos estão bem presentes na Capoeira, como você deve ter notado ao estudar o caderno Trilhas de Aprendizagens 2.
No caderno Trilhas de Aprendizagens 2 há uma menção ao N’golo, prática muito parecida com a Capoeira que, segundo o texto do caderno, já existia em Angola desde o século XVII, ou seja, entre 1601 e 1700. Mas, a adoção de um nome indígena, a designação de toques de berimbau por santos católicos de origem europeia e mesmo a prática esportiva da Capoeira, foram coisas que aconteceram no Brasil.
Outras práticas, muito parecidas surgiram em outros territórios para onde africanos foram levados como escravizados. Um exemplo é a Ag’ya, Danmye ou Ladja praticada na Martinica, uma ilha da América Central. Você pode ver uma compilação de vídeos sobre a Ag’ya aqui, se quiser e puder. Perceba como alguns elementos se parecem muito com a Capoeira:
https://www.youtube.com/watch?v=Rl4CEEse_fI&t=20s
A partir da leitura do texto, faça o que se pede:
4. Cite um elemento indígena presente na Capoeira.
5. Cite um elemento europeu presente na Capoeira.
PARTE IV: Os novos produtos da diáspora africana
Como vimos, apesar de origens diferentes, os africanos forçados a migrar para territórios fora da África tinham uma experiência em comum: o fato de terem sido escravizados e espalhados pelo planeta contra sua vontade. Este passado e as violentas desigualdades que persistem até hoje como consequência marcam a experiência da população negra nos quatro cantos do mundo. Não é à toa que muitos artistas negros estabelecem diálogos mesmo sem falar o mesmo idioma.
O Hip-Hop, de maneira geral, é uma das linguagens universais capaz de unir a população negra de diferentes idiomas e habitantes de diferentes territórios, mas que acreditam possuir um passado em comum e viver experiências parecidas no presente. Um exemplo deste diálogo está na música gravada por Emicida e a dupla afro-franco-cubana Ibeyi, cujo nome faz referência a um Orixá. Assista o clipe, se puder e quiser, ative a legenda para compreender o que é cantado pela dupla Ibeyi:
https://www.youtube.com/watch?v=fyAUgp8oyr0
O mesmo artista (Emicida) gravou uma música chamada Mufete, um prato típico de Angola. Nesta música, gravada com artistas africanos, Emicida fala sobre a África e cita diversos bairros e Luanda, capital de Angola. Note que, a certa altura, o cantor diz que “não sabia mais se estava em casa ou se estava viajando”, demonstrando que percebeu muitas semelhanças entre o Brasil e Angola:
https://www.youtube.com/watch?v=zypOpcW62T8
E para finalizar esta atividade de hoje, o cantor Rael também reconhece estas ligações entre a África, o Brasil e outros países. Nesta música ele fala sobre a diáspora negra, especificamente. É interessante perceber que o artista mescla o rap e o reggae, dois produtos negros na diáspora. Note ainda o que o cantor nos diz “é só observar para tu ver que estamos por todo lado”, demonstrando consciência de que a população negra, afrodescendente, está dispersa em diversos bairros, cidades, países e classes sociais:
Professores João Luís e Sônia Mambro
INSTRUÇÕES GERAIS
- Esta atividade é referente à ATIVIDADE 2 – “OS DIFERENTES MEIOS DE TRANSPORTE NO BRASIL E NO MUNDO” (p. 182 a 186), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2;
- Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-nos da forma mais completa possível;
- Faça seus estudos com muita atenção e capricho!
- LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.
Para a realização das atividades é importante que faça a leitura com atenção do texto abaixo. Vamos lá?
Os espaços de circulação - A circulação de bens e pessoas
Para que as mercadorias produzidas por meio das atividades extrativas, agrícolas e pecuárias, assim como pelas indústrias, cheguem até os consumidores, ou seja, para que possam ser deslocadas entre os espaços da produção e os espaços do consumo, é necessário que circulem através de uma rede viária.
A rede viária no Brasil
No Brasil, a rede viária é formada por 1.691 mil quilômetros de rodovias (desse total, apenas 203 mil quilômetros são asfaltados), 41 mil quilômetros de hidrovias e trechos navegáveis e 30 mil quilômetros de ferrovias. A região do país que concentra a maior parte das hidrovias é a região Norte, na região Amazônica, devido ao grande número de rios navegáveis da extensa Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas. Além disso, existe uma malha aeroviária relativamente extensa, que interliga todos os aeroportos do país e estes aos principais aeroportos do exterior. Há também, no litoral, uma série de portos de médio e grande porte, que conectam o Brasil a outros países de diferentes continentes e facilitam a exportação e importação de mercadorias.
Observe os gráficos e o mapa a seguir:
Fonte: CNT (Confederação Nacional dos Transportes). Pesquisa de rodovias 2013. Disponível em: http://pesquisarodovias.cnt.org.br
Fonte: ANTT (Agência Nacional dos Transportes Terrestres). Anuário Estatísticos dos Transportes Terrestres 2009).
Observe agora a extensão da rede de transporte pelo território brasileiro e analise como é a distribuição desses sistemas de transportes pelas diferentes regiões do Brasil (Brasil Regional – IBGE):
Por meio da análise dos gráficos e do mapa da rede viária do Brasil podemos perceber o quanto as rodovias predominam na rede de transportes do país. Atualmente, a maior parte dos bens e de pessoas no Brasil é transportada por rodovias. Podemos perceber uma concentração das redes viárias rodoviária e ferroviária, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil devido à concentração das atividades comerciais, das industriais nessas partes do território brasileiro.
Ainda que outros sistemas de transporte sejam bem mais econômicos (veja quadro comparativo a seguir), desde a década de 1940, o governo federal priorizou a construção de estradas e a fabricação de veículos automotores em vez de ampliar as ferrovias e hidrovias. Prova disso é a atual malha ferroviária brasileira que continua pouco maior que a existente no final da década de 1930. Analisem no gráfico abaixo o gasto de combustíveis pelos diferentes sistemas de transportes. A partir dessa leitura, quais as modalidades de transportes que seriam as mais baratas e assim, eficientes, para o transporte de pessoas e mercadorias pelo território nacional?
Imagem 4 – Sistema aeroportuário. Terminal do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos/SP.
Referência Bibliográfica:
BOLIGIAN, Levon (et all). Geografia espaço e vivência, 6º ano. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
ATIVIDADES
01) O que é rede viária? Qual sua importância para o desenvolvimento das atividades econômicas em um país?
02) Qual é o sistema de transporte mais usado no território brasileiro para o transporte de cargas e de pessoas? Cite dois aspectos que comprovem sua resposta.
03) Qual é a situação dos demais sistemas de transporte no Brasil?
04) Analisando as informações dadas no conteúdo acima (gráficos, mapas e texto), em qual região do país se concentra o sistema de transporte hidroviário? Por quê?
05) Em qual região do país concentram os sistemas de transportes rodoviário e ferroviário? Por quê?
06) Podemos considerar as ruas das cidades e dos nossos bairros como uma rede viária? Explique.
07) Na localidade em que você mora tem alguma dessas redes viárias estudadas? Qual?
BOM DIA PESSOAL!!
SILÊNCIO, POR FAVOR E ATENÇÃO À CHAMADA!!!
OLÁ! ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS FAMÍLIAS.
ESTA SEMANA PARA COMPLEMENTAR AS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGEM VAMOS ESTUDAR UM POUCO SOBRE A GINÁSTICA.
A GINÁSTICA É UMA FORMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS CLASSIFICADA EM DUAS MODALIDADES:
AS COMPETITIVAS, ONDE EXISTE COMPETIÇÃO, COMO NAS OLIMPÍADAS;
AS NÃO COMPETITIVAS, QUE SÃO AQUELAS PRATICADAS EM ACADEMIAS.
A GINÁSTICA MUITAS VEZES É PROCURADA PARA QUEM QUER MELHORAR O CORPO, EMAGRECER OU ATÉ MESMO FORTALECER OS MÚSCULOS. EXISTE TAMBÉM QUEM A PRATIQUE PARA O APERFEIÇOAMENTO E RELAXAMENTO MENTAL.
A GINÁSTICA DESENVOLVEU-SE EFETIVAMENTE NA GRÉCIA ANTIGA, A PARTIR DOS EXERCÍCIOS QUE OS SOLDADOS PRATICAVAM, INCLUINDO HABILIDADES E TAMBÉM ACROBACIAS.
A GINÁSTICA EVOLUIU MUITO AO LONGO DE SUA HISTÓRIA. NO SÉCULO XIX, NA EUROPA, OCORRERAM OS PRINCIPAIS MOVIMENTOS DE SISTEMATIZAÇÃO DESSA PRÁTICA.
COMO DITO, A GINÁSTICA PODE SER COMPETITIVA E NÃO COMPETITIVA. ESSA CLASSIFICAÇÃO DEPENDE DO FATO DE A MODALIDADE ENTRAR OU NÃO EM COMPETIÇÕES.
HÁ 5 MODALIDADES DE GINÁSTICA COMPETITIVA:
EM OUTRO MOMENTO FALAREMOS SOBRE ESTAS PRÁTICAS COMPETITIVAS.
HOJE VAMOS FALAR UM POUCO MAIS SOBRE OUTRO TIPO: A GINÁSTICA GERAL.
A GINÁSTICA GERAL (GG) É UMA PRÁTICA QUE SURGIU PARA SE CONTRAPOR À COMPETIÇÃO. ELA SE BASEIA NO PRINCÍPIO DA CRIATIVIDADE E DA PARTICIPAÇÃO DE TODOS, INDEPENDENTEMENTE DAS HABILIDADES E DO NÍVEL TÉCNICO QUE OS PARTICIPANTES TENHAM. ELA MESCLA, OU SEJA, ELA MISTURA DIFERENTES MODALIDADES DA GINÁSTICA, OFERECENDO VÁRIAS POSSIBILIDADES QUE PERMITEM A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS DE DIFERENTES IDADES, HOMENS E MULHERES, O USO OU NÃO DE APARELHOS, TRABALHOS INDIVIDUAIS OU EM GRUPO, ENFIM, UMA DIVERSIDADE MUITO GRANDE.
ELA MESCLA MOVIMENTOS DE GINÁSTICA, DANÇA, TEATRO, APARELHOS, ENTRE OUTROS, VISANDO ATIVIDADES PRAZEROSAS E ADEQUADAS AO NÍVEL DE CADA GRUPO DE PESSOAS.
A SEGUIR VEREMOS UMA APRESENTAÇÃO DE GINASTICA NO FESTIVAL WORLD GYMNAESTRADA, ESTE É O FESTIVAL INTERNACIONAL MAIS IMPORTANTE DA GINÁSTICA GERAL, NO QUAL VÁRIOS PAÍSES SE ENCONTRAM A CADA QUATRO ANOS PARA REALIZAR APRESENTAÇÕES, TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE OS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM SEUS PAÍSES E DISCUTIR A MODALIDADE NÃO COMPETITIVA COMO IMPORTANTE ELEMENTO PARA O APRIMORAMENTO HUMANO.
CLIQUE NO LINK E ASSISTA AO VÍDEO PARA VER O RESULTADO DESTA MESCLA DE DIFERENTES MODALIDADES:
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.
AGORA RESPONDA NO CADERNO
1. NA ATIVIDADE DE HOJE APENAS CITAMOS AS MODALIDADES COMPETITIVAS DA GINASTICA. VOCÊ JÁ VIU ALGUMA DELAS? SE SIM, QUAIS?
2. A GINÁSTICA GERAL TAMBÉM É CONHECIDA COMO GINÁSTICA PARA TODOS, QUAIS OS PRINCÍPIOS QUE JUSTIFICAM ESTE NOME?
NÃO SE ESQUEÇA DE COMENTAR O QUE ACHOU DA AULA NO NOSSO BLOG.
ATÉ A PRÓXIMA!
23/09/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 5ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 5.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
PROFESSORAS: TATIANE
LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE
ADOLESCÊNCIA É MARCADA PELAS TRANSFORMAÇÕES DA PUBERDADE
A ADOLESCÊNCIA É O ESTÁGIO DE MUDANÇA DA INFÂNCIA PARA A VIDA ADULTA. É NESTE PERÍODO QUE SE TORNAM VISÍVEIS SINAIS DE TRANSFORMAÇÃO DE MENINOS E MENINAS, A PUBERDADE.
NOS ÚLTIMOS 50 ANOS, PERCEBE-SE UM AVANÇO DA PUBERDADE E, CONSEQUENTEMENTE, DA ADOLESCÊNCIA.
HOJE, A PUBERDADE DAS GAROTAS NORMALMENTE OCORRE POR VOLTA DOS NOVE A DEZ ANOS. O PRIMEIRO VESTÍGIO DE QUE A MENINA ENTROU NA PUBERDADE É O AUMENTO DOS SEIOS.
JÁ NOS MENINOS O INDÍCIO DE QUE A PUBERDADE CHEGOU É O CRESCIMENTO DOS TESTÍCULOS, QUE ATINGEM 2,5 CENTÍMETROS DE ALTURA E COMEÇA A PRODUZIR OS HORMÔNIOS MASCULINOS, COMO A TESTOSTERONA.
É UMA ETAPA EM QUE O CORPO ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO E PROBLEMAS DE SAÚDE PODEM APARECER, FAZENDO COM QUE O ACOMPANHAMENTO MÉDICO SEJA UM IMPORTANTE MEIO PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS.
TEXTO ADAPTADO. ADOLESCÊNCIA É MARCADA PELAS TRANSFORMAÇÕES DA PUBERDADE. DISPONÍVEL EM: http://clinicatiocecim.com.br/adolescencia-e-marcada-pelas-transformacoes-da-puberdade/. ACESSO EM: 24. AGOSTO. 2020.
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE:
O QUE REALMENTE ACONTECE QUANDO VOCÊ ATINGE A PUBERDADE?
AGORA, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO NO CADERNO. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO SUPORTE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O PRÓPRIO BLOG PARA PERGUNTAR O QUE QUISER (NOS COMENTÁRIOS).
ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA.
QUESTÃO 1 – QUE MUDANÇAS PODEM SER PERCEBIDAS NO COMPORTAMENTO E NOS INTERESSES PESSOAIS DE ADOLESCENTES?
OBSERVE ABAIXO IMAGENS DE PESSOAS PARA RESPONDER AS QUESTÕES 2 E 3:
QUESTÃO 2 – QUANTOS ANOS VOCÊ IMAGINA QUE AS PESSOAS DAS FOTOS TÊM?
QUESTÃO 3 – VOCÊ CONSEGUE PERCEBER ALGUMA SEMELHANÇA ENTRE VOCÊ E AS PESSOAS REPRESENTADAS NAS FOTOS?
QUESTÃO 4 – JOGO RÁPIDO
LEIA AS PALAVRAS: PUBERDADE PELOS TESTÍCULOS ADOLESCÊNCIA
ESCOLHA A PALAVRA CERTA E ESCREVE-A NO LUGAR INDICADO:
A. COBREM A PELE DOS SERES HUMANOS E, COM A PUBERDADE, APARECEM NAS AXILAS E NA REGIÃO GENITAL. ______________________
B. FASE DA VIDA NA QUAL OCORREM VÁRIAS MODIFICAÇÕES CORPORAIS, O DESENVOLVIMENTO DE CARACTERES SEXUAIS E A CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO. ______________________
C. FASE DO DESENVOLVIMENTO HUMANO CARACTERIZADA PELA PASSAGEM À JUVENTUDE E QUE COMEÇA APÓS A PUBERDADE. ______________________
D. ÓRGÃOS MASCULINOS QUE PRODUZEM O HORMÔNIO TESTOSTERONA. _________________________
QUESTÃO 5 – INVESTIGUE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS ADOLESCENTES DO PASSADO E DA ATUALIDADE.
ESCOLHA UMA PESSOA DE GERAÇÕES ANTERIORES PARA ENTREVISTAR: MÃE, PAI, AVÓS, TIOS ETC.
SUGESTÕES DE ITENS PARA ORGANIZAR AS PERGUNTAS DA ENTREVISTA:
- RELACIONAMENTO COM PAIS E AMIGOS;
- ROUPAS DA MODA;
- COMIDAS;
- DIVERSÃO;
- ESPORTE;
- GÍRIAS;
- ESTILO MUSICAL E DE DANÇA PREFERIDOS;
- ÍDOLOS;
- HORÁRIO DE SAÍDA E DE CHEGADA DAS FESTAS;
- NAMORO;
- ESCOLA, ETC.
EXEMPLOS DE PERGUNTAS QUE PODEM SER FEITAS A PARTIR DOS ITENS ACIMA:
RELACIONAMENTO COM PAIS E AMIGOS:
- COMO ERA O SEU RELACIONAMENTO COM SEUS PAIS QUANDO VOCÊ ERA ADOLESCENTE?
ESCOLA:
- COMO ERA A SUA ESCOLA? QUE TIPOS DE REGRAS EXISTIAM?
- VOCÊ GOSTAVA DA ESCOLA? POR QUÊ?
NAMORO:
- COMO ERA O NAMORO? EXISTIAM REGRAS? QUAIS?
AGORA, É COMO VOCÊ! ELABORE SUAS PRÓPRIAS PERGUNTAS E SE DIVIRTA SENDO REPÓRTER POR UM DIA!
O RESULTADO DA ENTREVISTA DEVE SER REGISTRADO NO CADERNO.
A SEGUIR, RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO:
A) O QUE É COMUM NA ADOLESCÊNCIA DE PESSOAS DE GERAÇÕES DIFERENTES?
B) HÁ ALGUM COMPORTAMENTO DE ADOLESCENTES DA GERAÇÃO PASSADA QUE VOCÊ DISCORDA? POR QUÊ?
C) HÁ ALGUM COMPORTAMENTO DE ADOLESCENTES DA GERAÇÃO PASSADA QUE VOCÊ GOSTARIA DE COLOCAR EM PRÁTICA? POR QUÊ?
PROFESSORA: DÉBORA
Olá, pessoal!
Nessa semana vamos fazer nossa atividade relacionada ao conteúdo do caderno Trilhas de Aprendizagens 2, para poder aprender um pouco mais sobre a Arte da Crítica: história do elogio e do deboche.
Profª Débora
Em nossa última atividade estudamos um pouco sobre abstração na fotografia. Espero que todos tenham feito fotos bem interessantes e criativas. Agora vamos à nossa atividade de hoje!
Música como forma de protesto
Nas páginas 65 a 69 do caderno Trilhas de Aprendizagem 2, estudamos sobre a Arte da Crítica: História do elogio e do deboche. Vimos que a música é usada há muitos séculos não apenas para entreter e contar lindas histórias de amor, mas também para passar uma mensagem, contar histórias e muitas vezes fazer uma crítica e passar uma mensagem para a sociedade.
Para a maioria das pessoas, a música é uma forma de falar e expressar seus sentimentos, seus desejos e frustrações. Ouvimos músicas que falam o que gostamos de ouvir, ou traduzem o que pensamos e sentimos. Quem nunca procurou uma música mais tristinha em um dia que não estava se sentindo muito bem? Ou músicas alegres para dias festivos?
Há muito tempo a música é utilizada como forma de “abrir os olhos da humanidade” para as questões que preocupam o mundo, como a guerra, a discriminação, a opressão (que significa obrigar alguém a alguma coisa, geralmente pela força e violência). Muitos músicos acreditam que as letras não devem falar apenas coisas bonitas, mas sim passar mensagens na tentativa de mudar a realidade, muitas vezes injusta, em que grande parte do mundo vive. A música como forma de protesto existe há muito tempo, mas foi a partir de 1960 que esse tipo de música ganhou popularidade, em especial com as bandas britânicas Beatles e Rolling Stones, com a expressividade do rock. Levantando diversas discussões como o direito a liberdade de expressão, o fim das guerras e o desarmamento nuclear, criando assim o ideal de um mundo de “paz e amor”.
Beatles, foto clássica da banda caminhando sobre faixa de pedestres. Foto: Ian MacMillan
Aqui no Brasil, 1964, a repressão e a censura trazidas pelo regime militar deram origem a movimentos musicais que viam na música uma forma de criticar o governo e de chamar a população para se unir contra a ditadura. Os grandes nomes desse período foram Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque, Geraldo Vandré, entre outros.
Para entender melhor, vale explicar que a ditadura proibia tudo que era contra o que ela pensava por forma de censura, impedindo assim que as pessoas pudessem falar o que pensavam sobre o regime militar, chegando mesmo a prender e torturar quem se opunha ao governo. Assim os artistas tinham que ser criativos, e inventar maneiras de falar para o povo que aquilo estava errado, além de levar esperança de um tempo melhor. Então suas músicas tinham que usar das metáforas, que significa falar uma coisa, mas com outro sentido. Como exemplo podemos citar uma música de Chico Buarque com o nome “Cálice” (uma pequena taça para bebidas), mas a palavra cálice, lembra a palavra “cale-se”, fazendo assim uma referência à censura que o país impunha a todos. Outras músicas que usavam metáforas e fizeram sucesso durante a ditadura e até hoje foram “É Proibido Proibir”, “Que as Crianças Cantem Livres” e “Para Não Dizer que Não Falei das Flores” que trazia versos como: “Caminhando e cantando, e seguindo a canção, somos todos iguais, braços dados ou não....”.
Reprodução de imagens tiradas durante a Ditadura Militar no Brasil. A faixa onde se vê escrito “Amanha vai ser outro dia” traz uma frase tirada da música chamada Apesar de Você, de Chico Buarque, que trazia várias metáforas sobre a Ditadura.
Fontes:
https://observatorio3setor.org.br/carrossel/ditadura-significa-morte-tortura-e-desrespeito-a-constituicao/
A música como forma de protesto passou por muitos movimentos, como o movimento punk rock e reggae, na Jamaica, ambos na década de 70. Nos anos 80 surgiram diversas bandas que levantaram bandeiras, e uma das bandas mais ativas foi o U2, que levantou a bandeira ambientalista, entre outras.
No Brasil, os anos 80 marcaram o surgimento dos principais nomes do rock nacional, em especial as bandas nascidas em Brasília e São Paulo como Legião Urbana, Plebe Rude, Paralamas do Sucesso, Capital Inicial e Titãs. Cada uma trazendo seu próprio estilo e sua críticas contra os problemas da sociedade.
A música como forma de protesto há muito tempo deixou de ser exclusiva de alguns grupos como o rock e atingiu outros estilos musicais, hoje o Rap é um dos ritmos que apresentam letras com críticas contra as desigualdades sociais, raciais e religiosas. Bandas como Racionais MC’s, O Rappa e outras usavam a desigualdade social, a violência, o racismo e a miséria para compor suas rimas e músicas.
Vamos conhecer a letra de uma banda dos anos 80, que até podemos pensar que foi composta para os dias de hoje:
Que País É Esse? Legião Urbana
Nas favelas, no Senado Sujeira pra todo lado Ninguém respeita a Constituição Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia-ia-ia Na Baixada Fluminense Mato Grosso, Minas Gerais E no Nordeste tudo em paz
Na morte, eu descanso Mas o sangue anda solto Manchando os papéis Documentos fiéis Ao descanso do patrão
Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse?
Terceiro mundo se for Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico Vamos faturar um milhão Quando vendermos todas as almas Dos nossos índios num leilão
Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? Que país é esse? |
Aproveitem e confiram o clipe da música, através do link a seguir:
Espero que tenham gostado da música que escolhi para vocês, que é de uma banda da minha adolescência e que gosto muito até hoje. Descubram se na sua família alguém conhece ou gosta de Legião Urbana. Gostaria que vocês pensassem sobre a mensagem que essa música tenta passar e também sobre o papel da arte na conscientização, ou seja, sobre a arte falar e mostrar os problemas sociais. Dentre os muitos temas que as artes podem explorar, a discussão sobre temas sociais ocupa uma parte muito grande na produção artística que é feita atualmente no país e no mundo. O tema é explorado na música, teatro, cinema, literatura e artes visuais.
Agora vamos responder algumas questões?
Mas antes, lembrem-se: reservem uma folha do seu caderno para a matéria de artes. Anotem e guardem suas repostas que iremos compará-las com a dos outros alunos, no retorno as aulas. |
1) A que tipo de sujeira você acha que a música “Que país é esse?” se refere?
2) Cite um trecho de uma música que você já tenha ouvido que faça algum tipo de crítica social. Não se esqueça de colocar o nome do cantor, da banda e do gênero musical (rock, rap, funk, etc.) – se você souber.
3) Que estilo de música é esse da música do Legião Urbana?
4) No texto explicativo, antes da letra da música da banda Legião Urbana, temos a seguinte citação: “Muitos músicos acreditam que as letras não devem falar apenas coisas bonitas, mas sim passar mensagens na tentativa de mudar a realidade, muitas vezes injusta, em que grande parte do mundo vive.”. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
Fontes de pesquisa:
https://brasilescola.uol.com.br/artes/musica-protesto.htm
https://epoca.globo.com/o-rap-a-musica-de-protesto-em-2018-23188529
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 4ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 4.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
12/09/2020 - ATIVIDADE 5 - MATEMÁTICA
PROFESSORAS: VALÉRIA E ADRIANA
TEMA DA AULA: NÚMEROS INTEIROS
E
foi assim que os números naturais não foram mais suficientes, precisávamos de
mais números, e começaram a escrever no resultado "falta 3". Como assim “falta”? E
pode ficar faltando?
Pode sim!!!!
Mas não vamos ficar
escrevendo “falta”, usaremos um sinal, um sinal para indicar uma
ausência, uma dívida. Usaremos o “sinal
de menos ( – )“ e números com este sinal serão
chamados de números negativos. Dessa maneira, a
continha ali de cima ficaria 15 - 18 = -3, o que significa que
não deu pra tirar tudo, ficou faltando 3.
Até
aqui está tranquilo né?
Mas onde esses números ficam na reta numérica?
Presta
atenção nisso porque é simples.
Se
depois do zero os números já não tinham fim, não daria para colocá-los depois, então eles vêm antes do zero. É isso mesmo! Eles vêm antes
do zero, já que eles representam “dívida”. Eles são números menores que zero,
afinal é melhor não ter nada do que ficar devendo.
Então fica assim a reta
numérica:
Repare no zero: ele é quem separa os números
negativos e os positivos. Lembrando: chamamos de negativos todos os que têm
sinal de – antes deles, e de positivos os que tiverem o
sinal de +, (ou nenhum sinal). E já que o zero é neutro,
ele fica no meio, separando os positivos e negativos.
Olhe bem para essa reta
aqui em cima! Podemos perceber que os números aumentam de um em um para a
direita, e diminuem de um em um para a esquerda. Logo para achar o próximo
número basta adicionar 1 (+1) e para achar o anterior
tem que tirar um (-1) .O número que vem depois (à direita) chama-se
sucessor, o número que vem antes (à esquerda) chama-se antecessor.
Exemplo:
Número positivo
Sucessor do 15 é o 16, só fazer 15 + 1 =16
Antecessor do 15 é o 14, 15 - 1 = 14
Número
negativo
Sucessor do -8 é o -7, -8 + 1 = -7
Antecessor do -8 é o -9, -8 - 1 = -9
Os
números negativos também são usados para registrar temperaturas muito frias. Quando
a temperatura fica abaixo de 0°, elas são chamadas de temperaturas negativas e
todos os números vêm acompanhados do sinal -, tipo, -3ºC (esse C significa Celsius, que
é uma escala de medir temperaturas, assim como o metro para medir distâncias, e
o litro, usado para medir volumes).
Uma curiosidade:
O Brasil é conhecido principalmente pelo seu clima tropical. As temperaturas altas convidam os turistas do mundo todo a apreciar as belas praias do nosso país. Mas variado como é, o Brasil também tem regiões bastante frias que chegam a temperaturas negativas. Vamos listar as 8 cidades mais frias do país:
8° São Bento do Sul – SC7° Monte Verde - MG
6° São Gabriel – RS
5° Campos do Jordão - SP
4° Urupema - SC
3° São Joaquim - SC
2° Inácio Martins - PR
1° São José dos Ausentes - RS
Fonte da curiosidade:
https://www.maioresemelhores.com/cidades-mais-frias-do-brasil/#:~:text=Temperatura%20mais%20baixa%3A%20%2D8%2C,possibilidades%20de%20nevar%20no%20Brasil.
Agora
aos exercícios, afinal sempre que aprendemos algo novo devemos praticar, para
lembrar depois, já que depois, quando as aulas voltarem iremos falar muito
sobre esses números inteiros.
Exercícios
1. Classifique os números em positivo ou
negativo:
a) -9: ______________
b) 8 : ______________
c) -15: ____________
d) +6 : _____________
e) 0: _______________
f) -180: ____________
2. Observe os números na reta numérica, e complete os espaços em branco:
3. Organize os números a seguir em ordem
crescente (do menor para o maior):
4. Resolva as operações a seguir:
a) 23 – 25 =
b) 3 – 49 =
c) 45 – 39 =
d) –5 – 3 =
e) -9 + 15 =
f) 0 – 2 =
g) + 1 – 6 =
h) +1 + 8 =
i) –13 – 1 =
j) + 9 – 19 =
5. Quem é maior?
a) +8 ou +5?
b) -3 ou 0?
c) -2 ou -6?
d) 0 ou +10?
PARA TIRAR DÚVIDAS, CLIQUE AQUI
12/09/2020 - ATIVIDADE 5 - INGLÊS
PROFESSORAS: FLÁVIA E RIVANEIDE
TEMA DA AULA: READINGS STRATEGIES
09/09/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 3ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 3.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
06/09/2020 - ATIVIDADE 5 - LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: FABIANA E HENRIQUE
Já estamos em setembro de 2020! Sabemos que não está fácil para ninguém, mas saibam que isso vai passar! O mais importante é que nos cuidemos para estarmos TODOS juntos novamente, quando for possível.
Por hora, vamos nos falando por aqui.
Vamos iniciar um novo ciclo de atividades que vão complementar as propostas do Caderno Trilhas de Aprendizagem 2.
Nesta primeira atividade, o foco é a narrativa de aventura.
O
QUE É UMA NARRATIVA DE AVENTURA? A palavra aventura provém do
latim “ad venture”, significa literalmente o que vem pela frente. No contexto
de uma narrativa, o gênero aventura é tipicamente aplicado às obras de ficção
(contos, novelas, romances) em que o protagonista (personagem principal) é
colocado constantemente em situações de risco ou até mesmo de morte. Nessas narrativas, as
personagens são constantemente expostas a uma sucessão de aventuras
inesperadas, vivenciando locais exóticos, hostis e relativamente perigosos.
Atenção: Nem sempre
há um final feliz e, muitas vezes, o desfecho se encerra numa situação que
fica em aberto, sugerindo várias possibilidades. Fonte: Trilhas de Aprendizagens: Ensino Fundamental – 7º ano – volume 2. – São Paulo: SME / COPED, 2020. |
Você lerá um trecho
de um dos mais famosos livros de aventura já produzidos: Viagem ao centro da Terra, do escritor francês Júlio Verne.
Júlio Verne viveu entre 1828 a 1905 e, em seus livros, criou coisas que até então não existiam, como naves espaciais e submarinos. Seus livros fazem seus leitores viajarem a mundos desconhecidos e sonharem com grandes aventuras. É uma emoção diferente a cada página. Se você não conhece e gosta de aventuras, vale a pena conhecer.
Nesse livro, Viagem ao Centro da Terra, o Prof. Otto Lidenbrock, um cientista alemão do século XIX, descobre um caminho para se chegar ao centro da terra. Em companhia do seu sobrinho, Axel, e de um guia chamado Hans, o professor irá fazer essa viagem que poderá mudar os rumos da ciência, mas que também estará repleta de perigos e aventuras. O livro é narrado em primeira pessoa, pelo personagem Axel.
Viagem ao centro da Terra
(Júlio Verne)
CAPÍTULO VI (trecho)
[...] Ao ouvir essas palavras, senti um arrepio percorrer todo o meu corpo, mas me contive. Resolvi até parecer tranquilo. Somente argumentos científicos poderiam deter o professor Lidenbrock. Ora, havia muitos e bons contra a possibilidade de tal viagem. Ir ao centro da Terra! Que loucura!
Depois de tanto insistir na necessidade de comprar alimentos, a boa Marta foi liberada. Ela correu ao mercado e abasteceu tão bem a casa que uma hora depois, já sem fome, consegui pensar em todos os problemas da situação.
Meu tio estava quase alegre durante a refeição; soltava algumas piadinhas de cientista que nunca são demasiadamente perigosas. Após a sobremesa, fez-me um sinal para que o acompanhasse ao gabinete.
Obedeci. Ele sentou-se numa ponta de sua mesa de trabalho, eu na outra.
— Axel — disse-me, numa voz bastante suave — você é um rapaz muito esperto. Prestou-me um grande favor quando eu, muito cansado, ia abandonar as pesquisas. Para onde eu seria levado? Ninguém sabe! Nunca me esquecerei disso, meu filho, e você terá sua parte em nossa glória.
"Vamos!" — pensei — "ele está de bom humor. Está na hora de discutirmos essa glória".
— Antes de mais nada – continuou meu tio –, peço-lhe que guarde segredo de nossa descoberta. Não faltam invejosos no mundo da ciência, e muitos deles gostariam de fazer essa viagem, da qual só tomarão conhecimento após nosso retorno.
APÓS A LEITURA DESSE TRECHO, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO EM SEU CADERNO. NÓS VAMOS CONFERI-LO NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS! CASO PRECISE DE AJUDA, ESCREVA SUA DÚVIDA NOS COMENTÁRIOS COM O NÚMERO DA ATIVIDADE. BONS ESTUDOS! |
1. Nesse trecho, o Professor Lidenbrock e seu sobrinho Axel estão prestes a fazer uma viagem incrível, que irá trazer grandes descobertas aos dois. Observando o título e esse primeiro fragmento, qual será o destino dessa viagem?
4. Se você fosse convidado para fazer uma viagem como essa, você estaria tão animado quanto o Prof. Lidenbrock? Por quê?
5. Qual foi o motivo de o professor ter pedido ao seu sobrinho para que ele guardasse segredo absoluto sobre o projeto?
6. Você concorda com o pedido do professor? Explique.
RELEMBRANDO: A ESTRUTURA DA NARRATIVA
No ano passado, você estudou a estrutura da narrativa em contos e curtas-metragens, lembra-se? Nós lemos os contos “A viúva velha” e “Peixes na floresta”. Assistimos aos curtas-metragens “Parcialmente nublado”, “A galinha ou eu” e “Jonas e Lisa” e montamos um quebra-cabeças textual com o conto “Os terroristas”, de Moacyr Scliar. Ufa! Quanta coisa, né? Confira algumas imagens que lembram tudo isso:
DEPOIS DE REVER UM POUQUINHO O QUE ESTUDAMOS, RESPONDA À QUESTÃO 7 EM SEU CADERNO. RELEIA O TRECHO SEMPRE QUE NECESSÁRIO. |
Parabéns! Terminamos mais uma atividade!
Fiquem bem! Cuidem-se e cuidem de quem vocês amam!
Professora Fabi e professor Henrique.
06/09/2020 - ATIVIDADE 5 - SALA DE LEITURA
PROFESSORA: GIOVANNA
Bem-vinda(o) a mais uma aula de Leitura!
Material:
Folha para notação das respostas com o título: Apreciação: Meu Amigo Jim. Não é necessário copiar as perguntas. A folha pode ser solta para entregar em aula ou ficar em um caderno. Se organize para ter essas folhinhas quando voltarmos às aulas. Lembre-se de colocar nome e sala!
Atividade:
Clique no link a seguir para assistir ao vídeo, Meu amigo Jim, de Kitty Crowther. Depois, faça anotações sobre as reflexões a seguir.
DICA: Assista ao vídeo na velocidade 1.25!
https://www.youtube.com/watch?v=RFz4Ezor0n0
Capa do livro.
Reflexões:
Para Ajudar a Pensar
As lutas sociais são importantes e, obviamente, melhor entendidas por aqueles que sofrem preconceitos. São essas pessoas que devem ter papel de fala, ou seja, se pronunciar e expor para sociedade o que sofrem, a fim de mudar essa situação, tornando a sociedade mais igualitária!
1. Jim enfrenta seus vizinhos e amigos para apoiar seu novo amigo Jack, que inicialmente é recebido com preconceito e desconfiança no vilarejo. Essa atitude pode nos ajudar a refletir sobre preconceito e discriminação! Que atitudes foram tomadas por Jim para que Jack fosse mais bem aceito?
2. No que essa história pode nos ajudar a entender sobre o papel de pessoas privilegiadas na luta contra preconceitos? Exemplos: a participação de brancos na luta contra o racismo; a participação de homens na luta feminista; a participação de ricos nas lutas sociais; a participação de pessoas sem deficiência na inclusão de pessoas com deficiência; a participação de heterossexuais na luta LGBTQIA+.
Reflita bastante! Este é um tema longo e importante! Ainda conversaremos bastante a respeito!
Se cuide e fique bem!
Beijoca!
Professora Giovanna – POSL
PARA TIRAR DÚVIDAS, CLIQUE AQUI
06/09/2020 - ATIVIDADE 5 - INFORMÁTICA
PROFESSOR: MANOEL
NA ESCOLA, EM ALGUMAS OCASIÕES, VOCÊS PARTICIPARAM DE ATIVIDADES RELACIONADAS À PREVENÇÃO E AO COMBATE AO BULLYING. INICIAMOS A ATIVIDADE DESTA SEMANA COM UM VÍDEO SOBRE CYBERBULLYING, OU SEJA, ATITUDES DE INTIMIDAÇÃO, PERSEGUIÇÃO E DESRESPEITO QUE OCORREM NO AMBIENTE VIRTUAL E QUE AFETAM AS PESSOAS. ASSIM COMO NO MUNDO REAL DEVEMOS TER RESPEITO NO CONVÍVIO DIÁRIO COM AS PESSOAS, NO AMBIENTE VIRTUAL TAMBÉM VALE ESTA ATITUDE. POR ISSO, PARA INÍCIO DE CONVERSA SOBRE O TEMA, INDICAMOS O VÍDEO A SEGUIR:
SEGURANÇA NA INTERNET: O QUE É CYBERBULLYING E COMO EVITÁ-LO?
SE DESEJAR ESCLARECER ALGUMA DÚVIDA SOBRE ESTE TEMA, FALE CONOSCO PELO BLOG, NO ESPAÇO COMENTÁRIOS.
AGORA, VAMOS PARA A 2ª PARTE DA ATIVIDADE.
DESTA VEZ, VAMOS UTILIZAR UM JOGO QUE É BASTANTE CONHECIDO!
1ª OPÇÃO
https://www.jogos360.com.br/lets_go_build_a.html
2ª OPÇÃO
A SEGUIR UMA INDICAÇÃO DE JOGO DISPONÍVEL PARA O CELULAR.
JOGO: PALAVRAS PERDIDAS
DESCRIÇÃO DO JOGO: FORMAR PALAVRAS A PARTIR DAS DICAS DADAS. OS ACENTOS E CEDILHA NÃO SÃO REMOVIDOS DAS LETRAS, O QUE DEIXA O JOGO UM POUCO MAIS FÁCIL. CASO HAJA MAIS DE UMA MANEIRA DE FORMAR UMA PALAVRA, É NECESSÁRIO DESCOBRIR QUAL É A MANEIRA CERTA. ISSO EVITA QUE UMA OU MAIS LETRAS DE OUTRA PALAVRA SEJAM USADAS INDEVIDAMENTE.
COMO JOGAR: ESCOLHA COMO QUER JOGAR PARA COMEÇAR A FORMAR AS PALAVRAS: DICAS - MIX - UMA DICA - DUAS DICAS.
- CLIQUE EM UMA LETRA E ARRASTE PARA FORMAR UM CAMINHO E CONECTAR AS LETRAS DESEJADAS;
- A PALAVRA FORMADA APARECERÁ NO MOSTRADOR LOCALIZADO ACIMA DAS LETRAS;
- CLIQUE EM UMA LETRA QUE ESTEJA FORA DO CAMINHO FORMADO PARA DESFAZÊ-LO;
- CLIQUE E ARRASTE UM DOS CÍRCULOS DO CAMINHO FORMADO PARA AJUSTAR O COMEÇO OU O FINAL DA PALAVRA EM FORMAÇÃO;
- CASO A PALAVRA FORMADA SEJA UMA DAS "PALAVRAS PERDIDAS", AS LETRAS UTILIZADAS SERÃO REMOVIDAS DO JOGO;
- TODAS AS LETRAS DEVERÃO SER UTILIZADAS E NÃO É NECESSÁRIO RESOLVER SEGUINDO A ORDEM DAS DICAS.
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS: LEITURA - VOCABULÁRIO – CONHECIMENTOS GERAIS
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
https://www.geniol.com.br/palavras/palavras-perdidas/
3ª PROPOSTA: VISITA VIRTUAL
SE FOR PRECISO, CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR.
A 1ª VISITA É AO MUSEU DE ARTE – MASP – EM SÃO PAULO:
VAMOS SABER UM POUCO SOBRE O MASP!
O MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO É UM MUSEU PRIVADO SEM FINS LUCRATIVOS. FUNDADO EM 1947 POR ASSIS CHATEAUBRIAND (1892-1968), TORNANDO-SE O PRIMEIRO MUSEU MODERNO NO PAÍS. CHATEAUBRIAND CONVIDOU O CRÍTICO E MARCHAND ITALIANO PIETRO MARIA BARDI (1900-1999) PARA DIRIGIR O MASP, E LINA BO BARDI (1914-1992) PARA DESENVOLVER O PROJETO ARQUITETÔNICO E EXPOGRÁFICO. MAIS IMPORTANTE ACERVO DE ARTE EUROPEIA DO HEMISFÉRIO SUL, HOJE A COLEÇÃO DO MASP REÚNE MAIS DE 11 MIL OBRAS, INCLUINDO PINTURAS, ESCULTURAS, OBJETOS, FOTOGRAFIAS, VÍDEOS E VESTUÁRIO DE DIVERSOS PERÍODOS, ABRANGENDO A PRODUÇÃO EUROPEIA, AFRICANA, ASIÁTICA E DAS AMÉRICAS.
PRIMEIRAMENTE INSTALADO NA RUA 7 DE ABRIL, NO CENTRO DA CIDADE, EM 1968 O MUSEU FOI TRANSFERIDO PARA A ATUAL SEDE NA AVENIDA PAULISTA, ICÔNICO PROJETO DE LINA BO BARDI, QUE SE TORNOU UM MARCO NA HISTÓRIA DA ARQUITETURA DO SÉCULO 20. COM BASE NO USO DO VIDRO E DO CONCRETO, LINA BO BARDI CONCILIA EM SUA ARQUITETURA AS SUPERFÍCIES ÁSPERAS E SEM ACABAMENTOS COM LEVEZA, TRANSPARÊNCIA E SUSPENSÃO. A ESPLANADA SOB O EDIFÍCIO, CONHECIDA COMO “VÃO LIVRE”, FOI PENSADA COMO UMA PRAÇA PARA USO DA POPULAÇÃO.
A RADICALIDADE DA ARQUITETA TAMBÉM SE FAZ PRESENTE NOS CAVALETES DE CRISTAL, CRIADOS PARA EXPOR A COLEÇÃO NO SEGUNDO ANDAR DO EDIFÍCIO. AO RETIRAR AS OBRAS DAS PAREDES, OS CAVALETES QUESTIONAM O TRADICIONAL MODELO DE MUSEU EUROPEU, NO QUAL O ESPECTADOR É LEVADO A SEGUIR UMA NARRATIVA LINEAR SUGERIDA PELA ORDEM E DISPOSIÇÃO DAS OBRAS NAS SALAS. NO ESPAÇO AMPLO DA PINACOTECA DO MASP, A EXPOGRAFIA SUSPENSA E TRANSPARENTE PERMITE AO PÚBLICO UM CONVÍVIO MAIS PRÓXIMO COM O ACERVO UMA VEZ QUE ELE PODE ESCOLHER O SEU PERCURSO ENTRE AS OBRAS, CONTORNÁ-LAS E VISUALIZAR O SEU VERSO.
A NOVA MISSÃO DO MUSEU ESTABELECIDA EM 2017 É: “O MASP, MUSEU DIVERSO, INCLUSIVO E PLURAL, TEM A MISSÃO DE ESTABELECER, DE MANEIRA CRÍTICA E CRIATIVA, DIÁLOGOS ENTRE PASSADO E PRESENTE, CULTURAS E TERRITÓRIOS, A PARTIR DAS ARTES VISUAIS. PARA TANTO, DEVE AMPLIAR, PRESERVAR, PESQUISAR E DIFUNDIR SEU ACERVO, BEM COMO PROMOVER O ENCONTRO ENTRE PÚBLICOS E ARTE POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS TRANSFORMADORAS E ACOLHEDORAS”.
FONTE: https://masp.org.br/sobre (ADAPTADO PARA A ATIVIDADE).
VAMOS AO MASP!
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE AS PIRÂMIDES DE GIZÉ!
UM LEGADO ANTIGO PRESERVADO
AS PIRÂMIDES DE GIZÉ FORAM CONSTRUÍDAS PARA SOBREVIVER À ETERNIDADE. ATÉ À DATA, TIVERAM ÊXITO: A GRANDE PIRÂMIDE É A ÚLTIMA MARAVILHA DO MUNDO ANTIGO QUE AINDA SE CONSERVA.
SABE-SE QUE AS PIRÂMIDES FORAM CONSTRUÍDAS FORA DA CIDADE EGÍPCIA DE MEMPHIS, CAPITAL DA QUARTA DINASTIA E CASA DOS FARAÓS QUE AS CONSTRUÍRAM. A PROXIMIDADE DO RIO NILO FOI ÚTIL EM TERMOS DE TRANSPORTE DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PARA O LOCAL DA NECRÓPOLE DE GIZÉ.
A ARQUITETURA DESTAS ESTRUTURAS É TÃO EXTRAORDINÁRIA QUE OS HISTORIADORES AINDA NÃO ESTÃO CERTOS DO MODO EXATO COMO OS EGÍPCIOS ANTIGOS AS CONSTRUÍRAM SEM A AJUDA DA ENGENHARIA MODERNA. APÓS 4500 ANOS DE EXPOSIÇÃO AOS ELEMENTOS EXTERNOS, AS PIRÂMIDES AINDA SE CONSERVAM COMO SE FOSSEM MONTANHAS CONSTRUÍDAS PELO HOMEM, E REFLETEM A CRIATIVIDADE DAS PESSOAS QUE AS CONSTRUÍRAM. O LEGADO DO EGITO ANTIGO FOI PRESERVADO ATRAVÉS DESTES MONUMENTOS.
FONTE: https://www.google.co.uk/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/pyramids-of-giza/
GIZÉ
GIZÉ, GUIZÉ OU GUIZA É A TERCEIRA MAIOR CIDADE DO EGITO. LOCALIZA-SE NA MARGEM OCIDENTAL DO RIO NILO, A CERCA DE 20 QUILÔMETROS A SUDOESTE DO CENTRO DO CAIRO, CAPITAL DO PAÍS.
GIZÉ É CÉLEBRE POR SER O LOCAL ONDE SE ENCONTRA O PLANALTO DE GIZÉ, ONDE ESTÃO ALGUNS DOS MAIS IMPRESSIONANTES MONUMENTOS ANTIGOS DO MUNDO, INCLUINDO UM COMPLEXO DE ESTRUTURAS SAGRADAS E FÚNEBRES DO EGITO ANTIGO, COMO A GRANDE ESFINGE, A GRANDE PIRÂMIDE DE GIZÉ E DIVERSAS OUTRAS PIRÂMIDES E TEMPLOS.
AGORA É COM VOCÊ!
OBSERVAÇÃO: PARA INICIAR A VISITA CLIQUE NO LINK E DESLIZE PARA BAIXO ATÉ APARECER A MENSAGEM “VISITA ÀS GRANDES PIRÂMIDES” E AS SETAS DE NAVEGAÇÃO:
https://www.google.co.uk/maps/about/behind-the-scenes/streetview/treks/pyramids-of-giza/
ATÉ A PRÓXIMA!!!
PARA TIRAR DÚVIDAS, CLIQUE AQUI
02/09/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 2ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
SEGUE A SUGESTÃO DOS PROFESSORES PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2 - SEMANA 2.
QUEM AINDA NÃO RETIROU O CADERNO, PODE BUSCAR NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
CONTINUE REALIZANDO AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE AQUI NO BLOG.
BONS ESTUDOS!
EQUIPE VIANNA MOOG
Caros
estudantes e familiares,
Abaixo
seguem alguns exercícios elaborados para complementar as atividades 4 e 5 do
caderno Trilhas de Aprendizagens 2,
que foram indicadas para as duas primeiras semanas de trabalho com o novo
material. Aqueles que ainda não receberam este material podem consultá-lo
clicando no link a seguir:
https://drive.google.com/file/d/1EIYAGcwDOGFHMpNGbSddBYS1uK6AMXeK/view
E NÃO SE ESQUEÇAM:
AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES QUE VOCÊS
ENCONTRARÃO NESTA ATIVIDADE DEVEM SER REGISTRADAS NO CADERNO. NA VOLTA
ÀS AULAS O PROFESSOR IRÁ CONFERIR TUDO!
TEMA: Outros Indígenas na América do Sul
Objetivos:
Aprofundar o conhecimento sobre o império Inca e a diversidade étnica na
parte do continente sul americano conquistada pelos espanhóis. Além disso,
busca-se uma reflexão sobre a emergência no início do século XXI das demandas
de grupos indígenas nesta região.
PARTE I: O Império Inca
Ao
mesmo tempo em que os portugueses iniciavam a conquista do território que hoje
conhecemos como Brasil, os espanhóis conquistavam a outra parte do território
do continente americano. Esta divisão do território entre portugueses e
espanhóis foi definida pelo Tratado de Tordesilhas, em 1494.
Foi
neste processo de conquista que os espanhóis se depararam com sociedades
bastante hierarquizadas, ou seja, que tinham divisões de poder e privilégios
muito claras. Além disso, estas sociedades estavam submetidas a um poder
central que dominava extensas faixas de terra e uma grande e diversificada
população.
Na
América do Sul, um exemplo deste tipo de sociedade era a que estava sob o
domínio dos Incas, palavra que significa algo como chefe supremo ou imperador
na língua indígena Quíchua. Os Incas eram tratados como enviados do deus Sol
(Inti). A tradição mandava que estes imperadores não tocassem o chão com os pés
e, por isso, eram carregados por serviçais. No auge do seu domínio, os Incas
dominaram uma extensa faixa de território que vai desde o sul da atual Colômbia
até o centro do Chile e Argentina.
Imagem 1 – Mapa do Tahuantinsuyo
A
chegada dos europeus representou o declínio, ou seja, a queda das organizações
tradicionais Incas, assim como as de outros povos indígenas da América. Em
1532, o Império Inca passava por uma crise de sucessão. Dois irmãos indígenas,
Atahualpa e Huáscar, disputavam o controle do Tahuantinsuyo. Neste contexto,
Francisco Pizarro, um conquistador europeu, realizou uma expedição que já
planejava há muito tempo e que contava com o apoio da coroa espanhola. Sua
expedição prendeu e matou os dois irmãos, herdeiros do Império Inca.
Theodor
de Bry, um artista europeu que nunca esteve na América, fez uma gravura
representando a batalha final entre Pizarro e Atahualpa.
Observe
a imagem para responder as questões e refletir sobre os elementos que Theodor
de Bry julgava importante destacar sobre a Conquista:
Imagem 2 – Incas e Espanhóis
1) Observando a imagem
como um todo, podemos afirmar que ela busca representar um encontro violento ou
pacífico? Explique.
2) Theodor de Bry, em
sua gravura, representou indígenas e europeus de forma que pudéssemos
diferenciá-los com clareza. Uma das características que nos permite tal
diferenciação são suas armas. Observe bem a imagem e faça o que se pede:
a) Liste as armas que
você identifica que os europeus usam.
b) Liste
as armas que você identifica que os indígenas estão usando.
3) Outro elemento importante de diferenciação na obra de Theodor de Bry é o modo de vestir dos europeus e dos indígenas. Os Incas tinham pleno domínio da tecelagem e, provavelmente, a maioria deles andava com o corpo todo coberto. Por que você acha que Theodor de Bry representou os indígenas quase que completamente nus?
4) Suspenso pelo ombro de seus serviçais parece estar
Atahualpa, o herdeiro Inca. Ele carrega em suas mãos um objeto. O que este
objeto parece representar?
5) Agarrando um de seus pés está o
conquistador que carrega uma espada. No meio do conflito, outro agente europeu
também está representado. Quem é este agente? Que objeto ele carrega? Por que
você acha que Theodor de Bry achou importante representá-lo na imagem?
A
questão religiosa como sabemos era um elemento importante na visão de mundo
europeia durante as conquistas. Em nome da religião os conquistadores
destruíram inúmeros artefatos indígenas. Isso acabou prejudicando a nossa
compreensão do passado. Um exemplo desse tipo de ação, no que se refere aos
artefatos Incas, são os quipos (essas pequenas cordas de diversas cores,
enfeixadas e com alguns nós).
Imagem 3 – Os Quipos, uma Forma de Comunicação
Este
instrumento de comunicação dos Incas foi visto como uma heresia, ou seja, um
desrespeito à religião cristã e, por isso, muitos foram queimados e destruídos
pelos europeus. Sobraram poucos exemplares e isso dificulta o trabalho dos
pesquisadores que tentam decifrar seus códigos. Alguns pesquisadores arriscam
dizer que esta é a única forma de escrita tridimensional criada pela
humanidade. Mas, o pouco que se sabe é que alguns quipos serviam como forma de
registro dos impostos, da produção agrícola e dos nascimentos e mortes.
Portanto, eram indispensáveis para a administração e o controle do imenso
Império Inca
6) Quem
administrava e controlava o Império Inca e, portanto, se interessava pelo
registro e o controle da produção e da população realizado através da confecção
dos quipos?
7) Você acha que
sociedades organizadas em pequenos grupos e sem hierarquias rígidas, como os
povos indígenas do território brasileiro, necessitavam de instrumentos como
estes?
Além da disputa entre os irmãos Atahualpa e Huáscar pelo
lugar de imperador, a desigualdade militar entre os povos do Império Inca e os
europeus, que possuíam armas mais mortais, favoreceram os conquistadores
europeus. Historiadores apontam um terceiro elemento que deve ser levado em
conta: o Império Inca era muito diversificado, havia povos de diferentes
etnias, falantes de dezenas de línguas e, inclusive, povos insatisfeitos com o
domínio dos imperadores Incas.
Como você deve ter visto no caderno Trilhas de
Aprendizagens 2, toda esta diversidade de povos aparece representada na
Whipala, bandeira que simbolizava a unidade, a solidariedade e a harmonia entre
diferentes povos indígenas no interior do Império Inca.
Imagem 4 – A Whipala
Toda esta diversidade da região sempre foi desrespeitada
desde a conquista do território pelos europeus. Nos quase 500 anos que se
passaram desde o início da colonização, os europeus e seus descendentes
impuseram um poder centralizado primeiro na monarquia espanhola e depois nos
governos dos países independentes que foram surgindo. Além disso, tentou-se
impor uma única língua, no caso a espanhola, e a religião cristã.
Os povos indígenas resistiram. A Bolívia está situada em um
território que antes estava sob influência do Império Inca. A maior parte da
população do país é indígena e está dividida em dezenas de povos diferentes. Em
2009, o governo de Evo Morales – primeiro presidente indígena da Bolívia –
passou a identificar aquele país como um Estado Plurinacional, ou seja, um país
com muitas nações. Esta identificação da Bolívia como um Estado Plurinacional
pretendia favorecer a participação indígena na democracia boliviana e, além
disso, garantir a existência de formas de organização das famílias e da
economia segundo os valores tradicionais dos diversos grupos sociais,
particularmente, os indígenas.
Neste contexto, a Whipala passou a aparecer nos eventos
oficiais e prédios públicos bolivianos. Recentemente, com o avanço de políticos
conservadores na Bolívia, uma onda de protestos tomou conta do país e, em
alguns deles, a bandeira foi queimada.
Levando tudo isso em consideração, responda:
8) Segundo o texto, o
que significou o reconhecimento da Bolívia como um Estado Plurinacional?
9) Quais
dificuldades você acredita que um país pode enfrentar ao reconhecer a
existência de diversas nações, ou seja, diversas línguas, culturas, modos de
organização familiar e da economia em seu interior?
Mensagem inicial dos
professores:
Alunos, vocês podem tudo,
basta ter força de vontade. Corram atrás dos seus sonhos e saibam que, mesmo se
errarem, não é preciso desistir. Tropeços fazem parte do caminho, o importante
é levantar-se, erguer a cabeça e seguir. Nunca se esqueçam de que podem contar
conosco para qualquer ajuda que precisarem. Esperamos que estejam bem e se
cuidando!
Professores João Luís e Sônia Mambro
INSTRUÇÕES
GERAIS
- Esta primeira atividade é referente à ATIVIDADE 1 – “ANALISANDO AS MUDANÇAS NA PIRÂMIDE ETÁRIA BRASILEIRA” (p. 178 a 181), do Caderno Trilhas de Aprendizagens – volume 2;
- Para sua organização, copiem o título dos textos, registrem as perguntas em seu caderno e respondam-nas da forma mais completa possível;
- Façam seus estudos com muita atenção e capricho!
- LEMBREM-SE: vocês podem tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.
Para a realização
das atividades é importante que façam a leitura com atenção do texto abaixo.
Vamos lá?
Pirâmides etárias
ou Pirâmides de idade
A pirâmide etária, também chamada pirâmide de
idade, é um gráfico que apresenta a distribuição da população por sexo e
por faixas de idade.
Observe as pirâmides de idade da Etiópia e da Japão:
Pirâmide da faixa etária da Etiópia – um país africano
(2018)
- Base: parte inferior da pirâmide, representa a parcela da população formada por crianças e jovens, com idade entre 0 a 14 anos;
- Corpo: parte intermediária da pirâmide, representa a população de jovens e adultos, com idade entre 15 e 59 anos;
- Topo: parte superior da pirâmide, representa a população de idosos, grupo com idade igual ou superior a 60 anos.
O formato de
uma pirâmide etária permite verificar o perfil da população de um país. Quando
a base da pirâmide é larga, a natalidade (taxa de natalidade) é alta e a
população é caracterizada por grande número de crianças e jovens. Já as
pirâmides que apresentam a base mais estreita que o corpo indicam população com
baixa natalidade e maioria de adultos. Pirâmide de topo mais alto e largo
indicam elevada expectativa de vida e relativamente grande número de idosos. Se
a base é estreita e o corpo e o topo são largos e o corpo e o topo são mais
largos, a população de adultos e idosos é maior que a de jovens.
Agora, observe
a pirâmide etária brasileira. Nesta pirâmide, as linhas contínuas dos dois
lados referem-se ao ano de 2012, permitindo a comparação com as barras que
indicam os dados de 2017.
Vamos entender como se analisa esse gráfico? Veja o
destaque a seguir e as explicações.
Repare na
população entre 25 a 29 anos. Perceba que em 2012, as linhas com as bolinhas -
marrom (dos homens) e verde (das mulheres) – estão para “fora” das faixas cor
de laranja e verde que indicam o percentual de 2019. Isso quer dizer que a
população dessa faixa de idade diminuiu.
Por outro
lado, note no que ocorreu com a população entre 35 a 39 anos. As linhas com
bolinhas estão para “dentro” das faixas cor de laranja e verde. Isso indica que
a população nessa faixa de idade aumentou.
Ao observarmos os percentuais por grupos de idade e por
sexo na pirâmide etária brasileira, podemos verificar o aumento do número de
idosos, a redução do número de jovens; também podemos verificar que há mais
mulheres que homens na população. Além desses aspectos, a pirâmide indica
outros, como você pode ler no texto a seguir.
[...] A pirâmide também nos permite observar que a população
masculina apresentou padrão mais jovem que a feminina: na faixa etária até 24
anos, os homens totalizavam, em 2017, 18,6% enquanto as mulheres, 17,8%. Por
outro lado, os homens de 60 anos ou mais de idade correspondiam a 6,4% da
população, e as mulheres dessa faixa etária, 8,2%. Também notamos que, nos grupos de idade a partir dos 80
anos, a proporção de mulheres supera bastante a de homens. No Brasil, o homem
geralmente morre antes que a mulher. Isso pode ser explicado por alguns
fatores, como: maior consumo de álcool, tabagismo, doenças ligadas ao sobrepeso
e violência urbana. Fonte: IBGE Educa. Pirâmide
Etária. |
Glossário Taxa
de natalidade: refere-se ao número de
nascimentos de um determinado território, seja um município, um estado ou
país. Tabagismo:
dependência química em relação ao consumo
de tabaco, substância encontrada, por exemplo, nos cigarros e charutos. Sobrepeso:
peso em demasia,
excesso de carga; contrapeso, sobrecarga. |
Agora, vamos realizar as atividades propostas!
01)
Que diferenças você notou entre as pirâmides etárias da Etiópia e do Japão?
02)
Entre estes dois países, qual deles apresenta a maior taxa de natalidade? Como
você chegou a essa conclusão?
03)
Em relação à pirâmide etária do Brasil, vista nesta atividade, o maior número
de pessoas está na base (entre 0 a 14 anos), no corpo (entre 15 e 59 anos) ou
no topo (acima de 60 anos)? Em sua opinião, qual é a tendência para os próximos
anos?
04)
Em qual grupo e faixa de idade da pirâmide você se encontra? Compare esse grupo
com o do sexo oposto e verifique se o percentual é maior ou menor. Se comparar
os dados de 2012 com 2018, o que aconteceu com a sua faixa de idade da
pirâmide?
Texto e atividades adaptadas e
retiradas do livro didático de Geografia
Referência Bibliográfica
MORAES PAULA, Marcelo (et all),
Geografia: Espaço e Interação. 7º ano. Editora FTD, 2018.
BOM DIA, PESSOAL!!
SILÊNCIO,
POR FAVOR. ATENÇÃO À CHAMADA!!!
OLÁ! ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS E SUAS
FAMÍLIAS.
ESTÁ SEMANA VAMOS APREENDER UM POUCO SOBRE OS
JOGOS PARALÍMPICOS.
VOCÊ SABE O QUE SÃO JOGOS PARALÍMPICOS?
JOGOS PARALÍMPICOS SÃO O MAIOR EVENTO ESPORTIVO
MUNDIAL ENVOLVENDO ATLETAS COM DEFICIÊNCIAS FÍSICAS (DE MOBILIDADE, AMPUTAÇÕES,
CEGUEIRA OU PARALISIA CEREBRAL), ALÉM DE DEFICIENTES MENTAIS. REALIZADOS PELA
PRIMEIRA VEZ EM 1960, EM ROMA, NA ITÁLIA,
TEVE SUA ORIGEM
NA INGLATERRA, ONDE OCORRERAM AS PRIMEIRAS COMPETIÇÕES ESPORTIVAS PARA
DEFICIENTES FÍSICOS, COMO FORMA DE REABILITAR MILITARES FERIDOS NA SEGUNDA
GUERRA MUNDIAL.
VINTE E SETE MODALIDADES COMPÕEM O PROGRAMA DOS JOGOS PARALÍMPICOS,
SENDO QUE VINTE E SETE JÁ FORAM DISPUTADAS E DUAS IRÃO ESTREAR NA PRÓXIMA
EDIÇÃO DOS JOGOS EM TÓQUIO. ALÉM DE MODALIDADES ADAPTADAS, COMO ATLETISMO,
NATAÇÃO, BASQUETEBOL, TÊNIS DE MESA, ESQUI ALPINO E CURLING, HÁ ESPORTES
DISPUTADOS EXCLUSIVAMENTE POR DEFICIENTES, COMO BOCHA, GOALBALL E FUTEBOL DE
CINCO.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Paraol%C3%ADmpicos
VEJA
O VÍDEO: JOGOS PARAOLÍMPICOS - LONDRES 2012, ATRAVÉS DO LINK A SEGUIR:
https://www.youtube.com/watch?v=bDUWR_XkdmE&feature=youtu.be
GOSTOU? SE QUISER SABER UM POUCO MAIS, ASSISTA AO VÍDEO OU VISITE O SITE INDICADOS A SEGUIR:
O VÍDEO A SEGUIR FAZ UM RESUMO DA HISTÓRIA E DOS IDEAIS DO
JOGOS PARALÍMPICOS
VÍDEO: DRAW MY LIFE - MOVIMENTO
PARALÍMPICO
ESTE SITE TEM
UM CONTEÚDO BEM COMPLETO COM A HISTÓRIA DOS JOGOS E UMA APRESENTAÇÃO DE ALGUMAS
MODALIDADES. VALE APENA DAR UMA OLHADA
SITE: JOGOS
PARALÍMPICOS; GUIA ESTUDO
https://www.guiaestudo.com.br/jogos-paralimpicos
26/08/2020 – CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS 2
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 1ª SEMANA
OLÁ, FAMÍLIAS E ALUNOS!
NESTA SEMANA, PREPARAMOS UMA SUGESTÃO DE CRONOGRAMA PARA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS - VOLUME 2. QUEM AINDA NÃO TEM O CADERNO, RETIRE-O NA ESCOLA DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 10H00 ÀS 16H00.
EM CASO DE DÚVIDAS EM ALGUMA ATIVIDADE, BASTA UTILIZAR O COMENTÁRIO NA ABA DA TURMA DO ALUNO, MAS NÃO SE ESQUEÇA DE SE IDENTIFICAR E COLOCAR QUAL É A ATIVIDADE QUE NECESSITA DE ESCLARECIMENTO.
IMPORTANTE CONTINUAR REALIZANDO TAMBÉM AS ATIVIDADES PREPARADAS PELOS PROFESSORES QUE SÃO PUBLICADAS SEMANALMENTE NO BLOG.
LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE MULHERES QUE FAZEM CIÊNCIA
8 MULHERES BRILHANTES QUE FIZERAM A CIÊNCIA
AVANÇAR
ABAIXO ESTÃO ALGUNS NOMES DE
MULHERES CUJAS CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS TÊM GRANDE EFEITO SOBRE A FORMA COMO
VIVEMOS.
POR
(SEAN GALLUP/GETTY IMAGES)
NOMES
COMO HIPÁTIA DE ALEXANDRIA, QUE VIVEU ENTRE 355 E 414 A.C. E É CONHECIDA COMO A
PRIMEIRA MATEMÁTICA DE QUE SE TEM INFORMAÇÃO, OU ADA LOVELACE, A PRIMEIRA
PROGRAMADORA DA HISTÓRIA, DEIXARAM MARCAS RELEVANTES NA CIÊNCIA E NA TECNOLOGIA,
MAS ELAS NÃO FORAM AS ÚNICAS MULHERES QUE DEIXARAM SEUS REGISTROS NA COMUNIDADE
CIENTÍFICA. VEJA A SEGUIR UMA SELEÇÃO QUE CONTA COM ALGUNS EXEMPLOS DE
CIENTISTAS E PESQUISADORAS QUE AGITARAM A CIÊNCIA NOS ÚLTIMOS ANOS.
MARIE CURIE (1867 – 1936)
(WIKIMEDIA COMMONS/WIKIMEDIA COMMONS)
IMPOSSÍVEL
FALAR DA CONTRIBUIÇÃO DAS MULHERES NA CIÊNCIA SEM MENCIONAR MARIE SKLODOWSKA,
MAIS CONHECIDA COM MARIE CURIE. JUNTO COM SEU ESPOSO, PIERRE CURIE, MADAME
CURIE REALIZOU RELEVANTES DESCOBERTAS NA ÁREA DA RADIOATIVIDADE E ACHOU DOIS
NOVOS ELEMENTOS QUÍMICOS, O RÁDIO E O POLÔNIO. ALÉM DE TER SIDO A PRIMEIRA
MULHER A GANHAR UM NOBEL, MARIE FOI, TAMBÉM, A PRIMEIRA PESSOA A SER LAUREADA (HOMENAGEADA)
DUAS VEZES COM A HONRARIA: O NOBEL DE FÍSICA EM 1903 E O NOBEL DE QUÍMICA EM
1911.
GERTRUDE ELION (1918 – 1999)
(WIKIMEDIA COMMONS/WIKIMEDIA COMMONS)
OUTRA
REPRESENTANTE DA CLASSE FEMININA NAS CIÊNCIAS É GERTRUDE ELION. A BIOQUÍMICA
AMERICANA ERA ESPECIALISTA EM TRATAMENTOS DE LEUCEMIA E GOTA. GRAÇAS ÀS SUAS
PESQUISAS, GERTRUDE FOI CAPAZ DE DESENVOLVER REMÉDIOS PARA ESTAS ENFERMIDADES.
ALÉM DISSO, DESCOBRIU NOVOS PRINCÍPIOS DA QUIMIOTERAPIA, UM DOS TRATAMENTOS
MAIS CONHECIDOS PARA O COMBATE AO CÂNCER. ESTE TRABALHO LHE GARANTIU UM PRÊMIO
NOBEL DE MEDICINA EM 1988.
JANE GOODALL (1934)
(ROBERT GREY/GETTY IMAGES/GETTY IMAGES)
UM
DOS NOMES MAIS FAMOSOS DA CIÊNCIA É JANE GOODALL. A CIENTISTA BRITÂNICA GANHOU
FAMA NO MUNDO INTEIRO POR CAUSA DAS SUAS PESQUISAS COM OS CHIMPANZÉS. JANE MOROU
POR 40 ANOS NA TANZÂNIA ESTUDANDO DE PERTO AS INTERAÇÕES SOCIAIS E
COMPORTAMENTAIS DESTES ANIMAIS SILVESTRES. GRAÇAS A ELA, A CIÊNCIA ENTENDE CADA
VEZ MAIS A REAL DIMENSÃO DA CULTURA E AS MANEIRAS DE PENSAR DOS PRIMATAS.
DEFENSORA DOS ANIMAIS, JANE É, ATUALMENTE, MENSAGEIRA DA PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS.
JOHANNA DÖBEREINER (1924 – 2000)
(WIKIMEDIA COMMONS)
UMA
DAS BRASILEIRAS MAIS ATIVAS NA
COMUNIDADE CIENTÍFICA MUNDIAL FOI JOHANNA DÖBEREINER. NASCIDA NA REPÚBLICA
TCHECA, JOHANNA NATURALIZOU-SE BRASILEIRA EM 1956. SUA MAIOR CONTRIBUIÇÃO FOI NA
ÁREA DA AGRONOMIA E FOI FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA
GOVERNAMENTAL PROÁLCOOL, ALÉM DE TER IMPULSIONADO O BRASIL ATÉ A SEGUNDA
POSIÇÃO ENTRE OS MAIORES PRODUTORES DE SOJA DO MUNDO. UM DOS SEUS TRABALHOS
MAIS RELEVANTES, E QUE LHE CUSTOU UMA INDICAÇÃO AO NOBEL DE QUÍMICA EM 1997, POSSIBILITOU
QUE OS ALIMENTOS FOSSEM PRODUZIDOS DE MANEIRA MAIS BARATA E SAUDÁVEL.
JOCELLYN BELL BURNELL (1943)
(UNIVERSIDADE DE OXFORD)
A
ASTROFÍSICA BRITÂNICA DESCOBRIU JUNTO COM SEU PROFESSOR ANTONY HEWISH AS
PRIMEIRAS PULSARES, ESTRELAS DE NÊUTRONS QUE EXIBEM CAMPO GRAVITACIONAL ATÉ 1
BILHÃO DE VEZES MAIOR QUE A GRAVIDADE DO NOSSO PLANETA. INFELIZMENTE, CONTUDO,
BELL NÃO FOI CITADA NA PESQUISA ACERCA DO TEMA QUE FOI PREMIADA COM UM NOBEL DE
FÍSICA EM 1974. A HONRARIA TERMINOU SÓ NAS MÃOS DO SEU MENTOR E DE UM DE SEUS
COLEGAS, MARIN RYLE, ATO QUE CAUSOU POLÊMICAS MUNDO AFORA.
FRANÇOISE BARRÉ-SINOUSSI (1947)
(MIGUEL VILLAGRAN/GETTY IMAGES)
A
VIROLOGISTA FRANCESA FOI A RESPONSÁVEL POR UMA DAS DESCOBERTAS MAIS IMPRESSIONANTES
DAS ÚLTIMAS DÉCADAS. COM A AJUDA DE DOIS COLEGAS, FRANÇOISE DESCOBRIU O HIV, O
VÍRUS CAUSADOR DA AIDS, EM 1983. JUNTO COM SEU MENTOR, LUC MONTAGNIER,
FRANÇOISE FOI LAUREADA COM O NOBEL DE MEDICINA EM 2008. EM 2012 A CIENTISTA
ASSUMIU O POSTO DE PRESIDENTE DA SOCIEDADE INTERNACIONAL DE AIDS.
MAYANA ZATZ (1947)
(DIVULGAÇÃO/ MAYANA ZATZ)
A
GENETICISTA BRASILEIRA É CONHECIDA
NA COMUNIDADE CIENTÍFICA COMO UM DOS MAIORES NOMES NAS PESQUISAS DE DOENÇAS
NEUROMUSCULARES E, DA MESMA FORMA, COMO UMA AUTORIDADE NOS ESTUDOS COM
CÉLULAS-TRONCO. HOJE, DIRETORA DO CENTRO DE ESTUDOS DO GENOMA HUMANO NA
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), MAYANA DESENVOLVEU UMA RELEVANTE TÉCNICA QUE
TROUXE AVANÇOS NO ENTENDIMENTO DOS MECANISMOS CAUSADORES DE ENFERMIDADES
GENÉTICAS.
FABIOLA
GIANNOTTI (1962)
(CLAUDIO PASQUA/WIKIMEDIA COMMONS)
FABIOLA
GIANNOTTI É A FÍSICA POR TRÁS DO EXPERIMENTO ATLAS, UM DOS MAIORES PROJETOS EM
EXECUÇÃO NA ORGANIZAÇÃO EUROPEIA PARA A PESQUISA NUCLEAR (CERN), O MAIOR
LABORATÓRIO DE FÍSICA DE PARTÍCULAS DO MUNDO. NO CERN DESDE 1987, GIANNOTTI
COORDENA MAIS DE 3 MIL FÍSICOS DE 169 INSTITUIÇÕES DIFERENTES, SITUADAS EM 37 NAÇÕES.
FOI ELA QUE, EM 2012, DEU A NOTÍCIA AO MUNDO SOBRE A DESCOBERTA DO BÓSON DE
HIGGS, MAIS CONHECIDO COMO A “PARTÍCULA DE DEUS”. GRAÇAS A SUA IMPORTÂNCIA NO
LABORATÓRIO, FABIOLA FOI UMA DAS FINALISTAS DO POSTO DE “PERSONALIDADE DO ANO”
DA REVISTA TIME, MAS TERMINOU PERDENDO A ELEIÇÃO PARA O EX-PRESIDENTE
DOS ESTADOS UNIDOS, BARACK OBAMA.
TEXTO ADAPTADO. OITO MULHERES BRILHANTES QUE FIZERAM A CIÊNCIA AVANÇAR. DISPONÍVEL
EM: https://exame.com/ciencia/8-mulheres-brilhantes-que-fizeram-a-ciencia-avancar/.
AGORA, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO SOBRE MULHERES NA
CIÊNCIA:
https://www.youtube.com/watch?v=TWYoIBy37sI
AGORA, Responda Às
questões ABAIXO no caderno. SE PRECISAR, VOCÊ PODERÁ USAR A INTERNET PARA PESQUISAR E SERVIR COMO
SUPORTE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES. E SE AINDA FICAR COM
ALGUMA DÚVIDA, UTILIZE O PRÓPRIO BLOG
PARA PERGUNTAR O QUE QUISER (NOS COMENTÁRIOS).
ATENÇÃO: QUANDO VOLTARMOS ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA.
PARA INICIAR AS ATIVIDADES,
É IMPORTANTE LER AS INFORMAÇÕES ABAIXO. ELAS TE AJUDARÃO A RESPONDER AS
PERGUNTAS.
VOCÊ CONHECEU, ACIMA, ALGUMAS DAS MAIS IMPORTANTES CIENTISTAS QUE CONTRIBUÍRAM MUITO COM SUAS PESQUISAS, MAS QUE, POR SEREM MULHERES, NÃO SÃO VALORIZADAS DA MESMA FORMA QUE SERIAM SE, SIMPLESMENTE, FOSSEM HOMENS. ISSO ACONTECE, PORQUE VIVEMOS NUM PATRIARCADO, UM SISTEMA SOCIAL, ONDE OS HOMENS MANTÊM O PODER.
ESTEREÓTIPO É UM CONCEITO PADRONIZADO E GENERALIZADO, ESTABELECIDO PELO SENSO COMUM, SEM CONHECIMENTO PROFUNDO, SOBRE ALGO OU ALGUÉM.
OS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO COMEÇAM CEDO NA VIDA. Mesmo antes de o bebê nascer, OS FAMILIARES PINTAM o quarto de rosa se TIVEREM uma menina ou de azul, caso TENHAM um menino. Quando a cor não CLASSIFICA o sexo do bebê, as roupas, os brinquedos e os enfeites dO QUARTO DENUNCIAM E ASSIM INICIA-SE A SEGREGAÇÃO (COR DE MENINA, BRINQUEDO DE MENINO, ROUPA DE MENINA, MODOS DE MENINO ETC.).
NÃO HÁ DÚVIDAS ACERCA DA INTERFERÊNCIA DESSES ESTEREÓTIPOS PRECOCES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO, O QUE ACABA INFLUENCIANDO, DA MESMA FORMA, NAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS. ISSO AJUDA A EXPLICAR, UM POUQUINHO, A CAUSA DAS MULHERES NÃO SEREM TÃO PRESENTES NA CIÊNCIA QUANTO OS HOMENS.
confira tudo isso nO QUADRO A SEGUIR:
QUESTÃO 1 – NA SUA
OPINIÃO, O TIPO DE BRINQUEDO USADO POR MENINOS E
MENINAS DESDE A INFÂNCIA PODE CONTRIBUIR PARA A REALIDADE SOCIAL QUE MANTÉM AS
MULHERES DISTANTES DA CIÊNCIA?
QUESTÃO 2 – COMO VOCÊ ACHA QUE, DESDE PEQUENAS, PODEMOS INCENTIVAR
AS MENINAS A SEGUIR A CARREIRA CIENTÍFICA?
QUESTÃO 3 – O
QUE VOCÊ ACHA QUE OS PAIS E PROFESSORES PODERIAM FAZER PARA INCENTIVAR AS
MENINAS A SEREM CIENTISTAS?
QUESTÃO 4 – VOCÊ ACHA QUE TODAS AS MULHERES TÊM, HOJE, PLENAS CONDIÇÕES DE SE
INTERESSAR POR CIÊNCIAS, TORNAREM-SE CIENTISTAS E ATUAREM NA ÁREA, NAS MESMAS
CONDIÇÕES DE UM HOMEM? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
QUESTÃO 5 – VOCÊ ACHA QUE FALAR SOBRE MULHERES CIENTISTAS MUDA ALGO PARA AS
MENINAS? O QUÊ?
Vamos a nossa aula de Artes.
Saudades de todos. Continuem se cuidando.
Profª
Débora
Em nossa última atividade estudamos
um pouco sobre retrato na fotografia e fizemos duas atividades práticas. Nessa
aula vamos continuar nossos estudos com fotografia.
Abstração na fotografia
A imagem que temos sobre o que é arte abstrata dificilmente
está ligada à fotografia, certo? Entretanto, desde o século XIX, muitos fotógrafos
tem feito experimentos com o objetivo de proporcionar uma visão diferente
do mundo, por meio de técnicas da fotografia abstrata.
Mas, antes de falar de fotografia abstrata, é
interessante entender o fenômeno da abstração de maneira mais ampla. Alguns
estudiosos entendem que todas as fotografias são abstratas em algum
grau e isso se dá pela simples transformação de um ambiente, objeto ou
cena tridimensional para algo — a fotografia — bidimensional.
Basicamente, você abstrai uma dimensão quando tira uma foto.
Mas vamos à definição do que é abstração no dicionário
da língua portuguesa, no site dicio.com.br:
Ou seja, abstrair, é retirar uma parte de um todo, sem
considerar sua relação com a realidade, analisar essa parte, ou no nosso caso,
fotografar essa parte separadamente, formando assim um novo sentido.
A fotografia abstrata ganha vida de diferentes
maneiras, por meio de diferentes técnicas, mas é bastante comum que um
fotógrafo se concentre em um fragmento de uma cena e a isole
de seu contexto. É preciso imaginação e um olhar apurado para conseguir
transformar uma cena em abstração.
Vamos
conhecer um pouco sobre Geraldo de Barros, 1923/1998, que foi um pintor,
fotógrafo e designer brasileiro. Ele foi pioneiro da fotografia abstrata.
Atuou nessa área entre 1947 e 1951, com uma série chamada Fotoformas. Ele
renovou a criação fotográfica no Brasil e hoje tem suas obras expostas em todo
o mundo. Vejam abaixo quatro fotografias desse artista:
Fotografias da série Fotoformas - de
Geraldo de Barros -. © Instituto Moreira
Salles
Observando bem conseguimos descobrir de onde vêm os elementos de
onde Geraldo de Barros se inspirou para fazer essa série de fotografias. A
partir de sombras ele cria texturas visuais, se utiliza de linhas projetadas
pela sombra de cadeiras para criar padrões, e de bexigas em fios elétricos para
mostrar transparência.
Em geral,
na fotografia abstrata, o espectador não reconhece de imediato o objeto ou cena
capturada, ele apenas responde à sensação transmitida pelo fragmento que vira o
todo, na imagem.
A partir
de uma Samambaia, criei uma série de fotografias abstratas para ilustrar melhor
o conceito:
Entre os principais elementos de uma boa foto abstrata estão:
- Simplicidade: fotos abstratas podem parecer um pouco confusas, mas, depois de entender o que a “abstração” faz, você perceberá que há muita subtração de elementos, com o objetivo de tornar a mensagem a mais clara possível;
- Composição: o posicionamento e o equilíbrio entre formas, texturas e até cores é muito importante para se criar uma imagem abstrata que tenha significado;
- Ângulo de visão: escolher corretamente o ângulo que será capturado, ou seja, procurar o melhor ponto de vista para a obra para a foto;
- Iluminação: também é uma característica determinante aqui. Muitas fotografias abstratas possuem silhuetas, luz de fundo e sombras interessantes;
- Harmonia: os elementos em uma fotografia abstrata tendem a ser limitados, mas geralmente trabalham juntos criando equilíbrio visual e proporção;
- Mistério: fotografias abstratas provocam respostas emocionais que incluem elementos de mistério e dúvida, instigando os espectadores a tentar decifrar seu significado.
E para concluir a aula de hoje, vamos responder
a algumas questões e realizar uma atividade prática. Vamos lá?
Mas
antes, lembrem-se: reservem
uma folha do seu caderno para a matéria de artes. Anotem e guardem suas
repostas que iremos compará-las com a dos outros alunos, no retorno as aulas.
QUESTÕES:
1) Vocês já tinham visto algum tipo de arte abstrata antes? De que tipo?
2) Citem 3 elementos fundamentais para uma fotografia abstrata.
ATIVIDADE PRÁTICA
3) Agora que já vimos alguns exemplos e já pensamos um pouco sobre os elementos importantes para fazer uma fotografia abstrata, está na hora de vocês produzirem a sua. Então, utilizando da câmera do celular mesmo, façam uma fotografia bem criativa. Não se esqueçam de que temos acima uma lista das principais características das fotografias abstratas.Observação: As imagens produzidas por
vocês (suas fotos) devem ser enviadas para o WhatsApp da escola para que
possamos trabalhar com elas na volta às aulas.
Fontes de pesquisa:
https://laart.art.br/blog/fotografia-abstrata/
Regra
de três simples
Regra
de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam
quatro valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, determinar
um valor a partir dos três já conhecidos.
A Regra de três simples é utilizada em problemas que envolvem a relação
entre duas ou mais grandezas. Entendemos por grandeza tudo aquilo que pode ser
medido. Esses problemas podem ser de ordem direta ou inversamente proporcional e são muito frequentes no cotidiano.
Acesse os vídeos abaixo para uma explicação mais detalhada
sobre a regra de três simples, direta e inversa.
https://www.youtube.com/watch?v=7gK3-QG363o&t=87s
https://www.youtube.com/watch?v=HfAdi2uOq8A
Estes são os passos utilizados numa regra de três simples:
1º) Construir
uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma
linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.
2º) Identificar
se as grandezas são diretamente ou inversamente
proporcionais.
3º) Montar
a proporção e resolver a continha.
Como calcular a regra de três simples?
Para calcular a solução de um problema utilizando a regra de três simples, temos que fazer a razão entre as grandezas e analisar se estas são direta ou inversamente proporcionais. Vamos descobrir como é cada uma delas?Exemplos
Como calcular
porcentagem com regra de três?
Para calcular porcentagem de
algo utilizando regra de três, temos que ter em mente que 100% sempre irá ser
equivalentes ao todo e que as razões referentes à porcentagem são constituídas
sobre um denominador 100. (Denominador é aquele número que fica na parte de
baixo da fração)
Exemplo
Um senhor
pegou emprestado com um amigo uma quantia de R$ 3.000 para quitar uma dívida no
banco. Entretanto esse senhor teve um gasto inesperado com seu carro e gastou a
quantia de R$ 600. Quantos por cento esse senhor gastou do total?
Obs.: o total é R$ 3 000, então R$ 3 000 é equivalente à 100%.
Agora
podemos responder que R$ 600 equivale à 20% do valor que aquele senhor pegou
emprestado.
A regra de três
simples é muito utilizada em situações cotidianas que envolvam proporções entre
grandezas.
Exercícios
01.
As grandezas são inversamente proporcionais quando ao diminuirmos
um valor em uma das grandezas, na outra aumenta proporcionalmente, e
vice-versa; Já nas grandezas diretamente proporcionais ocorre o
contrário das inversamente proporcionais. Quando aumentamos um valor em uma das
grandezas, na outra grandeza aumenta proporcionalmente, e vice-versa. E duas
grandezas também podem não ser proporcionais. Analise as situações a seguir e
responda se elas são diretamente proporcionais, inversamente proporcionais ou se
não são proporcionais.
a)
Num passeio, se
aumentarmos a velocidade do carro, o que acontece com a distância percorrida?
b)
Em uma viagem,
quanto maior for a velocidade do carro, o que acontecerá com tempo gasto para
se chegar ao destino?
c)
Se diminuirmos a
quantidade de funcionários em uma fábrica, o que acontecerá com o número de
produtos fabricados?
d)
O que acontece com o valor a ser pago numa loja, e o
número de camisetas escolhidas para comprar?
e)
Uma torneira aberta enche uma caixa em um
determinado tempo. Aumentando o número de torneiras, o que acontece com o tempo
gasto para encher essa mesma caixa?
02.
Calcule as porcentagens:
a)
30% de 480;
b)
25% de 10 800;
c)
5% de 80;
d)
10% de 500;
e)
13% de 1400;
03.
Bianca escolheu 3 camisetas que lhe custaram
R$120,00. Quanto ela pagaria se comprasse 5 camisetas do mesmo tipo e preço?
04.
Uma padaria produz 100 pães a cada 4 horas.
Sabendo que ela fica aberta durante 16 horas por dia, quantos pães ela produz?
05.
Um muro de 12
metros foi construído utilizando 2160 tijolos. Caso queira construir um muro de
30 metros nas mesmas condições do anterior, quantos tijolos serão necessários?
06.
Uma equipe de 5
professores gastou 12 dias para corrigir as provas de um vestibular. Quantos
dias uma equipe de 30 professores levaria para corrigir as mesmas provas?
07.
Em uma
panificadora são produzidos 90 pães de 15 gramas cada um. Caso queira produzir
pães de 10 gramas, quantos pães iremos obter?
Source:
https://www.kaplaninternational.com/blog/how-to-learn-english
Bom
dia, alunos:
Esperamos
que todos estejam bem, com saúde e em casa.
Preparamos
mais uma atividade de Língua Portuguesa para complementar as atividades do
Caderno Trilhas de Aprendizagem.
Nesta
semana, terminaremos as atividades do primeiro caderno Trilhas de Aprendizagem.
A partir do próximo ciclo, traremos atividades complementares às atividades que
vocês encontrarão no segundo volume deste caderno, disponibilizado pela
Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo.
Realizem
as atividades no caderno de sala de aula e guardem as guardem para serem
entregues na volta às aulas presenciais. Sabemos que esse momento não está
sendo fácil para ninguém, mas, acreditem, estamos caminhando para o final dessa
terrível pandemia e agora, mais do que nunca, é necessário ficarmos em casa,
cuidarmos de nossa saúde e, principalmente, não desanimar.
Boa
semana a todos e bons estudos.
Prof.
Henrique e Profª Fabiana
Tema da
aula: Reportagem
Reportagens
são textos jornalísticos veiculados por meios de comunicação tanto impressos
(jornais, revistas), quanto falados (jornais televisivos ou veiculados pelo
rádio). Também podem ser transmitidos por meios digitais como a Internet.
Reportagem
difere do gênero notícia. Observe a tabela abaixo:
NOTÍCIA |
REPORTAGEM |
Textos geralmente mais curtos, mais objetivos. | Textos geralmente mais longos, aprofundando-se nos assuntos. |
Trata, na maioria das vezes, de temas que aconteceram recentemente. |
Trata-se do aprofundamento geralmente de um tema específico. |
Traz a voz do repórter e de pessoas que acompanharam os fatos. |
Para dar credibilidade ao assunto, traz a voz de especialistas. |
Texto objetivo. Não se percebe a opinião dos autores. |
Texto opinativo. Pode-se perceber qual a opinião do autor por marcas
deixadas no texto. |
Para compreender bem as diferenças entre esses dois
gêneros textuais, assista ao vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=jYUg7lqWEpM&t=623s
Leia
o trecho da reportagem abaixo e responda às questões de:
Em
tempos de pandemia, muitos são os entraves que precisam mobilizar opiniões e
posições dos governos, a fim de minimizar esses problemas e traçar novas
perspectivas. Com a educação básica, entendida como direito público subjetivo e assegurada pela Constituição Federal de
1988, não pode ser diferente. No Brasil, muitas redes de ensino têm optado pela
modalidade de ensino remoto, numa espécie de educação a distância (EaD)
improvisado, produzindo materiais às pressas para que os alunos possam estudar
em suas casas, envolvendo professores na gravação de videoaulas e transmissões
ao vivo em múltiplas plataformas virtuais. Essas ações podem até ser vistas com
bons olhos pela opinião pública, mas até onde essa variação barateada de EaD
pode garantir a oferta e a qualidade de cursos que até então eram
presenciais?
As dificuldades no aprendizado dos
alunos em tempos normais já são uma realidade na educação brasileira. Pudera, já que se investe muito pouco por aluno na
educação pública, o que implica no fato de que os professores sejam mal
remunerados e possuírem cargas excessivas de trabalho, além de as escolas serem
mal equipadas (PINTO, 2014). Contudo,
a qualidade da educação, para além de depender dos insumos e da valorização de
seus profissionais, depende muito de fatores socioeconômicos. Vivemos em um
país onde 31,1 milhões de brasileiros
(16% da população) não têm acesso a água
fornecida por meio da rede geral de abastecimento; 74,2 milhões (37% da população) vivem em áreas sem coleta de esgoto; outros 5,8 milhões não têm banheiro em casa; 11,6 milhões (5,6% da população) vivem em imóveis com mais de
3 moradores por dormitório e 3,5
milhões de pessoas vivem com até
R$ 145 por mês. Falar em qualidade
da educação sem olhar para esses dados é quase desumano.
“Muitas escolas, sobretudo públicas, não possuem infraestrutura para essa modalidade, não dispõem de plataformas e AVAs, professores e professoras com formação adequada para trabalhar com a modalidade, não estando, assim como os estudantes, aptos para essa alternativa.” (CAMPANHA, 2020).
O cenário é muito complexo, mas é urgentemente necessário que outras alternativas sejam propostas. Educação a distância é uma modalidade que exige planejamento, formação e investimento. Porém, mesmo em um cenário favorável, o EaD não pode ser uma alternativa ao ensino presencial da educação básica. Os alunos em idade escolar são seres em formação: para muitos, falta-lhes autonomia para gerir seu próprio estudo. A necessidade da existência da escola só se dá quando ela permite afetar a vida de crianças e jovens de tal forma que eles não conseguem fazer isso sozinhos.
Fonte: Universidade Federal do ABC. Disponível em:
http://proec.ufabc.edu.br/epufabc/ensino-remoto-na-educacao-basica/
01) Qual é o tema principal da
reportagem acima?
02) A ilustração, mostrada no início
da reportagem, nos diz um pouco sobre a opinião dos autores da reportagem a
respeito do tema. Somente observando a ilustração responda: o autor é favorável
ou contrário ao Ensino a Distância? Explique por quê.
03) Segundo o autor do texto, qual é o
principal fator que causa dificuldades no aprendizado dos alunos, em tempos
normais, na educação brasileira?
04) Para mostrar a sua opinião, o
autor argumenta que devemos sempre considerar alguns fatores sociais e
econômicos que influenciam no resultado dos processos de aprendizagem. Quais
são esses fatores?
LEIA
AS INFORMAÇÕES ABAIXO PARA RESPONDER À QUESTÃO 5:
Observe a pintura abaixo, de
autoria do pintor belga René Magritte:
ISSO NÃO É
UM CACHIMBO
O que temos diante de nós é apenas uma imagem que
representa um cachimbo e não o próprio utensílio para fumar. A legenda “isso
não é um cachimbo” é provocativa. Muitas pessoas que concordam com a obra,
dizem que não se pode fumar o cachimbo do quadro, portanto ele não é um
cachimbo de verdade.
Deu para perceber que o título e a
imagem da reportagem foram influenciados pelo quadro de Magritte, não é? A essa
influência damos o nome de INTERTEXTUALIDADE.
A intertextualidade é uma “conversa” (relação, influência) que um “texto” estabelece com um outro.
Essa relação pode ser estabelecida entre as produções
textuais que apresentem diversas linguagens (visual, auditiva, escrita), sendo
expressa nas artes (literatura, pintura, escultura, música, dança, cinema),
propagandas, programas de TV, provérbios, charges, dentre outros.
Tipos de intertextualidade: paródia, paráfrase, epígrafe, crossover,
etc. Não se preocupem, nós retomaremos esse assunto presencialmente.
Por hora, queremos que você
perceba a INTERTEXTUALIDADE presente na reportagem. Ou seja, queremos que você
perceba como a imagem e o título da reportagem foram inspirados na
obra de arte de Magritte.
Ao dizer que o cachimbo desenhado,
não é um cachimbo de verdade, Rene Magritte estava criticando a representação
da realidade nas obras de arte. Ao usar a mesma referência, o autor do texto
critica o ensino a distância.
06) Você, enquanto aluno de uma escola pública
municipal, é contra ou a favor do ensino a distância? Você concorda com o autor
da reportagem? Explique sua opinião.
Bem-vinda(o) a
mais uma aula de Leitura!
Material:
Folha para
notação das respostas com o título: Apreciação: Ismália. Não é
necessário copiar as perguntas. A folha pode ser solta para entregar em aula ou
ficar em um caderno. Se organize para ter essas folhinhas quando voltarmos às
aulas. Lembre-se de colocar nome e sala!
Atividade:
Clique no link
a seguir para ouvir a música Ismália, de Emicida. Acompanhe a
música lendo a letra abaixo. Depois leia o poema de mesmo nome escrito por
Alphonsus de Guimaraens e o breve resumo da história de Ícaro. Foram esse poema
e essa história que inspiraram Emicida a fazer a música. Depois responda as
reflexões.
https://youtu.be/4pBp8hRmynI
Ismália
Emicida
Com a fé de quem olha do banco a cena
Do gol que nós mais precisava na trave
A felicidade do branco é plena
A pé, trilha em brasa e barranco, que pena
Se até pra sonhar tem entrave
A felicidade do branco é plena
A felicidade do preto é quase
Olhei no espelho, Ícaro me encarou
"Cuidado, não voa tão perto do sol
Eles num 'guenta te ver livre, imagina te ver rei"
O abutre quer te ver de algema pra dizer
"Ó, num falei?"
No fim das conta é tudo
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
Ela quis ser chamada de morena
Que isso camufla o abismo entre si e a humanidade plena
A raiva insufla, pensa nesse esquema
A ideia imunda, tudo inunda
A dor profunda é que todo mundo é meio tema
Paísinho de bosta, a mídia gosta
Deixou a falha e quer migalha de quem corre com fratura exposta
Apunhalado pelas costa
Esquartejado pelo imposto imposta
E como analgésico nós posta que
Um dia vai 'tá nos conforme
Que um diploma é uma alforria
Minha cor não né uniforme
Hashtags #PretoNoTopo, bravo!
80 tiros te lembram que existe pele alva e pele alvo
Quem disparou usava farda (mais uma vez)
Quem te acusou nem lá num tava (banda de espírito de porco)
Porque um corpo preto morto é tipo os hit das parada
Todo mundo vê, mas essa porra não diz nada
Olhei no espelho, Ícaro me encarou
"Cuidado, não voa tão perto do sol
Eles num guenta te ver livre, imagina te ver rei"
O abutre quer te ver drogado pra dizer
"Ó, num falei?"
No fim das conta é tudo
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
Ter pele escura é ser
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
(Terminou no chão)
Primeiro 'cê sequestra eles, rouba eles,
mente sobre eles
Nega o deus deles, ofende, separa eles
Se algum sonho ousa correr, 'cê para ele
E manda eles debater com a bala que vara eles, mano
Infelizmente onde se sente o sol mais quente
O lacre ainda 'tá presente só no caixão dos adolescente
Quis ser estrela e virou medalha num boçal
Que coincidentemente tem a cor que matou seu ancestral
Um primeiro salário
Duas fardas policiais
Três no banco traseiro
Da cor dos quatro Racionais
Cinco vida interrompida
Moleques de ouro e bronze
Tiros e tiros e tiros
O menino levou 111 (Ismália)
Quem disparou usava farda (Ismália)
Quem te acusou nem lá num 'tava
É a desunião dos preto junto à visão sagaz
De quem tem tudo, menos cor, onde a cor importa demais
"Quando Ismália enlouqueceu
Pôs-se na torre a sonhar
Viu uma lua no céu
Viu outra lua no mar
No sonho em que se perdeu
Banhou-se toda em luar
Queria subir ao céu
Queria descer ao mar
E num desvario seu
Na torre, pôs-se a cantar
Estava perto do céu
Estava longe do mar
E como um anjo
Pendeu as asas para voar
Queria a lua do céu
Queria a lua do mar
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par
Sua alma subiu ao céu
Seu corpo desceu ao mar"
Olhei no espelho, Ícaro me encarou
"Cuidado, não voa tão perto do sol
Eles num 'guenta te ver livre, imagina te ver rei"
O abutre quer te ver no lixo pra dizer
"Ó, num falei?"
No fim das conta é
tudo
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
Ter pele escura é ser
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Ismália, Ismália
Quis tocar o céu, mas terminou no chão
(Terminou no chão)
Ismália
Quis tocar o céu, terminou no chão
Fonte: LyricFind
Compositores:
Aphonsus De Guimaraes / Daniel Conti Do Nascimento
Letra de Ismália © Warner Chappell Music, Inc,
Warner Chappell Music Inc
Ismália
Alphonsus
de Guimaraens
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...
E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...
Ícaro
Personagem da
mitologia grega que precisava fugir do labirinto onde estava aprisionado, na
ilha de Creta. Em sua história, Ícaro constrói asas que funcionam e
possibilitam seu voo, porém, elas foram coladas com cera de abelha e conforme
Ícaro voa, ao se aproximar do sol, a cera derrete com o calor, as asas se
desfazem e Ícaro cai das alturas morrendo devido à grande queda, pondo fim ao
seu sonho de liberdade.
CURIOSIDADE:
Você reparou que Emicida usa todo o poema
de Alphonsus Guimaraens em sua letra, certo? Chamamos a criação de um texto
através de outro, a relação entre textos, de INTERTEXTUALIDADE!
Reflexões:
1. Que relações podemos fazer entre a música de
Emicida, o poema de Alphonsus Guimaraens e a história de Ícaro?
2. Que crítica faz o rapper e compositor
Emicida nos versos destacados abaixo? O que quer dizer
esse “quase”?
“A felicidade do branco é plena
A felicidade do preto é quase”
3.
E o que significa o verso do refrão: “No fim das contas é tudo
Ismália”?
Espero que as apreciações tragam muitas reflexões e que goste da música!
Se quiser, comente mais de suas reflexões nas respostas do blog da escola! Vou
adorar ler!
Se cuide e fique
bem!
Beijoca!
Professora
Giovanna – POSL
1ª PROPOSTA
JOGO: DOMINÓ
DESCRIÇÃO: ESTE JOGO TEM TRÊS VARIAÇÕES DO DOMINÓ: CLÁSSICO, BLOQUEIO E PONTA DE 5.
NO INÍCIO, VOCÊ DEVE ESCOLHER QUAL JOGARÁ. AS PARTIDAS PODEM SER CONTRA O COMPUTADOR OU EM DUPLA (A PARCERIA COM OUTRO JOGADOR QUE É CONDUZIDO PELO COMPUTADOR).
REGRAS
- O jogador que tiver a maior pedra dupla (6-6, 5-5, 4-4 etc) inicia o jogo;
- Na sua jogada, escolha uma peça que se encaixe em alguma das pontas do jogo;
- Você ganhará a rodada caso seja o primeiro a jogar todas as peças;
- O VENCEDOR (ou dupla VENCEDORA) ganhará pontos de acordo com as pedras restantes com os adversários (soma dos valores);
- A PARTIDA termina caso algum dos jogadores atinja as seguintes pontuações:
CLÁSSICO: 100 PONTOS
BLOQUEIO: 100 PONTOS
PONTA DE 5: 150 PONTOS
DIFICULDADE
É POSSÍVEL ESCOLHER ENTRE DUAS DIFICULDADES: NORMAL OU DIFÍCIL.
VARIAÇÕES DO JOGO DE DOMINÓ
DE ACORDO COM O SEU INTERESSE, ESCOLHA ENTRE CLÁSSICO, BLOQUEIO E PONTA DE 5. CADA UM DESENVOLVE ESTRATÉGIAS DIFERENTES DE RACIOCÍNIO LÓGICO.
LEIA NO SITE MAIS DICAS SOBRE CADA UM DELES.
CONHECIMENTOS ENVOLVIDOS:
ATENÇÃO – CONCENTRAÇÃO – HABILIDADES LÓGICAS.
PARA IR AO JOGO, UTILIZE O LINK:
2ª PROPOSTA: VISITA VIRTUAL
INDICAMOS DUAS OPÇÕES. ESCOLHA QUAL GOSTARIA DE FAZER.
AGORA, VAMOS FAZER UMA VISITA VIRTUAL E CONHECER UM POUCO SOBRE UM LOCAL BEM CONHECIDO LOCALIZADO NO BRASIL E OUTRO FORA DO NOSSO PLANETA QUE DESPERTA MUITA CURIOSIDADE E FASCINAÇÃO: UMA ESTAÇÃO ESPACIAL.
PARA ISSO, CONTE COM A AJUDA DE UM FAMILIAR.
VAMOS SABER UM POUCO SOBRE A CIDADE DE OURO PRETO!
AGORA VOCÊ JÁ PODE PASSEAR EM 360 GRAUS POR OURO PRETO, A PRIMEIRA CIDADE BRASILEIRA CONSIDERADA PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO. ALÉM DE TODA HISTÓRIA E RIQUEZA ARQUITETÔNICA, OURO PRETO AINDA RECEBE MUITO BEM SEUS VISITANTES, COM ÓTIMA INFRAESTRUTURA DE HOTÉIS, POUSADAS, CAFÉS E RESTAURANTES. COMECE O PASSEIO PELO MIRANTE DO MORRO SÃO SEBASTIÃO, UM DOS MAIS ALTOS DA CIDADE DE ONDE SE TEM UMA VISTA PANORÂMICA DE OURO PRETO. EM SEGUIDA, VISITE A IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, DE 1766, CONSIDERADA A MAIOR OBRA DE ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA, O ALEIJADINHO. A IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO FOI CONSTRUÍDA ENTRE 1766 E 1772 E FICA ATRÁS DO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA, PARADA OBRIGATÓRIA PARA CONHECER A HISTÓRIA DESTA LUTA LIDERADA POR JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER, O TIRADENTES. DEPOIS DE SABER QUE O LEMA DA INCONFIDÊNCIA MINEIRA ERA "LIBERDADE AINDA QUE TARDIA", VEJA AS MELHORES IMAGENS EM 360° DO LINDÍSSIMO TEATRO MUNICIPAL DE OURO PRETO, DE 1770, TOMBADO COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL PELO IPHAN E CONSIDERADO O MAIS ANTIGO DA AMÉRICA DO SUL. SUA BELEZA INTERIOR IMPRESSIONA. SEGUINDO O TURISMO RELIGIOSO, CONHEÇA TAMBÉM A IGREJA SANTA EFIGÊNIA DOS PRETOS, CUJO DESTAQUE FICA POR CONTA DA PINTURA DE UM PAPA NEGRO NO TETO; A IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, QUE TEM ANEXO O MUSEU DE ARTE SACRA DE OURO PRETO; A IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, ONDE ESTÁ SEPULTADO O CORPO DE ALEIJADINHO E TEM EM SEU ANEXO O MUSEU DESTE INCRÍVEL ARTISTA; E A IGREJA DE SÃO JOSÉ, QUE TEM UM MIRANTE COM LINDO CENÁRIO DE OURO PRETO. PARA CONHECER MAIS DA PRÓSPERA ÉPOCA DO CICLO DO OURO, CONHEÇA A MINA DE OURO DO CHICO REI, UMA DAS MAIORES E PRODUTIVAS DA REGIÃO QUE TEM UM ACERVO DE PEÇAS E UTENSÍLIOS UTILIZADOS NA EXPLORAÇÃO DO METAL PRECIOSO. PARA TERMINAR O PASSEIO VIRTUAL EM 360 GRAUS, CURTA A CENTRAL MARIA FUMAÇA, DE ONDE SAI UM TREM EM UM TRAJETO QUE LIGA OURO PRETO E MARIANA E PASSA POR LINDAS PAISAGENS NATURAIS, FINALIZANDO A VIAGEM À REGIÃO EM GRANDE ESTILO. FONTE: https://www.guiaviagensbrasil.com/imagens360/mg/imagens-360-graus-ouro-preto/ |
AGORA, VAMOS SABER UM POUCO SOBRE A AGÊNCIA ESPACIAL EUROPÉIA ANTES DE VISITAR A ESTAÇÃO ESPACIAL!
AGÊNCIA ESPACIAL EUROPEIA (EM FRANCÊS: AGENCE SPATIALE EUROPÉENNE - ASE; EM INGLÊS: EUROPEAN SPACE AGENCY - ESA) É UMA ORGANIZAÇÃO INTERGOVERNAMENTAL DEDICADA À EXPLORAÇÃO DO ESPAÇO, COM 22 ESTADOS-MEMBROS. FUNDADA EM 1975 E COM SEDE EM PARIS, NA FRANÇA. A ESA TEM UMA EQUIPE DE MAIS DE DUAS MIL PESSOAS, COM UM ORÇAMENTO ANUAL DE CERCA DE 4,28 BILHÕES DE EUROS, OU 5,51 BILHÕES DE DÓLARES (2013). ENTRE OS PROGRAMAS DA ESA ESTÃO VOOS ESPACIAIS TRIPULADOS, PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DA PARTICIPAÇÃO NA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL, O LANÇAMENTO E OPERAÇÃO DE MISSÕES DE EXPLORAÇÃO NÃO TRIPULADAS PARA OUTROS PLANETAS E PARA A LUA, A OBSERVAÇÃO DA TERRA, A CIÊNCIA, AS TELECOMUNICAÇÕES, BEM COMO A MANUTENÇÃO DE UM GRANDE ESPAÇOPORTO, O CENTRO ESPACIAL DE KOUROU, NA GUIANA FRANCESA, ALÉM DA CONCEPÇÃO DE VEÍCULOS DE LANÇAMENTO. O ARIANE 5 (O PRINCIPAL VEÍCULO DE LANÇAMENTO EUROPEU) É OPERADO ATRAVÉS DAARIANESPACE COM O COMPARTILHAMENTO ESA NOS CUSTOS DE LANÇAR E DESENVOLVER AINDA MAIS ESTE VEÍCULO DE LANÇAMENTO. AS MISSÕES CIENTÍFICAS DA ESA SÃO BASEADAS NO ESTEC, EM NOORDWIJK, PAÍSES BAIXOS, AS MISSÕES DE OBSERVAÇÃO DA TERRA NA ESRIN EM FRASCATI, ITÁLIA, O CENTRO EUROPEU DE OPERAÇÕES ESPACIAIS (ESOC) ESTÁ EM DARMSTADT, ALEMANHA, O EAC, QUE TREINA ASTRONAUTAS PARA MISSÕES FUTURAS, LOCALIZA-SE EM COLÔNIA, ALEMANHA, E O CENTRO EUROPEU DE ASTRONOMIA ESPACIAL ESTÁ LOCALIZADO EM MADRID, ESPANHA. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_Espacial_Europeia |
AGORA, PREPARE-SE PARA NOSSA 2ª VIAGEM. VAMOS À ESTAÇÃO ESPACIAL EUROPÉIA!
VAMOS INICIAR A CONTAGEM REGRESSIVA:
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1
INICIAR!
LINK: https://esamultimedia.esa.int/multimedia/virtual-tour-iss/
ATÉ A PRÓXIMA!
- Esta atividade é referente à ATIVIDADE 10 – “FUSOS HORÁRIOS DO BRASIL (PÁG. 122 E 123), do Caderno Trilhas de Aprendizagens;
- Para sua organização, copie o título dos textos, registre as perguntas dos exercícios em seu caderno e responda-os da forma mais completa possível;
- Faça seus estudos com muita atenção e capricho!
- LEMBRE-SE: você pode tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no Blog.
- CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE;
- PERCEBER O QUANTO AS PILHAS SÃO PREJUDICIAIS AO SOLO;
- DISCIPLINAR AS PESSOAS COM RELAÇÃO AO DESCARTE DE MATERIAIS RADIOATIVOS;
- TORNÁ-LAS AGENTES MULTIPLICADORES E ENSINÁ-LAS A CONSUMIR COM RESPONSABILIDADE, PREFERINDO AS PILHAS RECARREGÁVEIS.
NESTA SEMANA, FAREMOS UMA ATIVIDADE DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS. OS PROFESSORES DOS 7ºS ANOS PREPARARAM ALGUMAS QUESTÕES SOBRE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS, BASEANDO-SE NOS CONTEÚDOS QUE FORAM TRABALHADOS NO BLOG E NO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS.
DESTA VEZ, AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS NA PRÓPRIA INTERNET E AS RESPOSTAS SERÃO ENCAMINHADAS DIRETAMENTE AOS PROFESSORES. NÃO HÁ A NECESSIDADE DE REGISTRAR NO CADERNO.
PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO CLIQUE NO LINK A SEGUIR: https://forms.gle/AqAbkehpfir2wXun8
CUIDEM-SE
EQUIPE VIANNA MOOG
- ATENÇÃO: TODAS AS RESPOSTAS DEVEM SER ESCRITAS NO CADERNO.
- NA VOLTA ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA VALÉRIA.
- AS DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS NOS COMENTÁRIOS, NO PRÓPRIO BLOG.
MÚLTIPLOS DE UM NÚMERO NATURAL
Denominamos múltiplo de um número, o produto desse número por um número natural qualquer. Um bom exemplo de números múltiplos é encontrado na tradicional tabuada.
Portanto, os múltiplos de 2 são: 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 18, 20, 22,
24, 26, ...
E os múltiplos de 3 são: 0, 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, 24, 27,
30, 33, 36, 39, 42 ...
Observe que os múltiplos do número escolhido obedecem a uma sequência que vai aumentando de acordo com o próprio número escolhido. Também podemos dizer que é uma progressão aritmética com razão igual ao número estabelecido. Nos múltiplos de 2 a razão é 2, nos múltiplos de 3 a razão é 3 e assim sucessivamente. Veja mais exemplos:
Múltiplos de 4: 0, 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40, 44, 48, 52, ...
Múltiplos de 5: 0, 5, 10, 15, 20, 25, 30, 35, 40, 45, 50, 55,
60, 65, ...
DIVISORES DE UM NÚMERO NATURAL
Um
número é divisor de outro quando o resto da divisão for igual a 0. Portanto,
12 ao ser dividido por 1, 2, 3, 4, 6 e 12
tem resto 0 (zero). Portanto, dizemos que 1, 2, 3, 4, 6 e 12 são DIVISORES de
12. E mais, nessa relação, dizemos que 12 é DIVISÍVEL POR todos estes
números..)
36 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18 e
36.
48 é divisível por 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12, 24 e
48.
NÚMEROS PRIMOS - (Números primos possuem relação com os
múltiplos e divisores)
Exemplos:
5 é um número primo, porque ele possui apenas dois divisores (1 e 5).
13 também é um número primo, porque possui apenas dois divisores (1 e 13).
31 também é um número primo, porque possui apenas dois divisores (1 e 31).
ATIVIDADES01. Calcule os cinco primeiros múltiplos de:
a) 4
b) 5
c) 6
d) 7
e) 8
f) 9
a) 3 e 4
b) 3 e 5
c) 4 e 5
03. Calcule os divisores de:
a) 8
b) 9
c) 12
d) 18
e) 24
04. Quatro alunos do 7º ano de uma escola, fizeram as seguintes afirmações em uma aula de matemática:
ALUNA I- Com exceção do zero, qualquer número é divisor de si mesmo;
ALUNO II- Qualquer número diferente de zero tem infinitos divisores;
ALUNO III- O número zero não é divisor de nenhum número natural;
ALUNA IV- O número um é um número primo.
a) Somente a aluna I e o aluno III formularam afirmativas corretas.
b) Apenas o aluno II cometeu erro em sua afirmativa.
c) As afirmativas de todos os alunos estão corretas.
d) Apenas as afirmativas feitas pelos alunos III e IV são corretas.
05. Analise as afirmativas feitas por quatro alunos em uma gincana de matemática.
Aluno I - Existe um único número que é par e primo ao mesmo tempo.
Aluno II - O número 1 é classificado como número primo.
Aluno III - Todos os números ímpares são primos.
Aluno IV - Entre 30 e 40 existem dois números primos.
Marque a opção CORRETA relacionada à veracidade das afirmativas feitas pelos alunos acima.
a) As afirmativas dos alunos I e IV são verdadeiras.
b) Apenas o aluno III formulou uma afirmativa falsa.
c) Todas as afirmativas feitas pelos quatro alunos são verdadeiras.
d) Apenas o aluno IV formulou uma afirmativa verdadeira.
06. Qual é o número que é divisor de qualquer número?
07. O conjunto dos múltiplos de um número é finito ou infinito?
08. Qual são o menor e o maior divisor de um número?
09. Do conjunto dos números naturais, quais são os múltiplos de 5 menores que 37?
10. Qual o menor múltiplo de 7 compreendido entre 100 e 500? E o maior?
11. Qual dos números abaixo é divisível por 2, 3 e 5?
a) 160
b) 180
c) 225
Propaganda 1 |
Propaganda 2 |
PROFESSORA: GIOVANNA
PROFESSOR: MANOEL
- PENSE EM ALGO ASSOCIADO A CADA PALAVRA;
- A QUANTIDADE DE PONTOS DE INTERROGAÇÃO '?' INDICA O NÚMERO DE LETRAS OCULTAS DA PALAVRA;
- HÁ LETRAS INICIAIS E FINAIS QUE TAMBÉM AJUDAM A PENSAR SOBRE A PALAVRA.
OLÁ, FAMÍLIAS!
LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE:
5
EXERCÍCIO:
1 (A e B) – Páginas: 54 a 58.
MATEMÁTICA
ATIVIDADE:
12
EXERCÍCIOS:
Todos - Páginas: 77 a 80.
CIÊNCIAS
DA NATUREZA
ATIVIDADE:
6 (CONTINUAÇÃO) – ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE
EXERCÍCIOS:
LEIA O TEXTO “A BIOLOGIA E OS HORMÔNIOS DE NOSSO CORPO” DAS PÁGINAS 100 E 101;
ASSISTA AO VÍDEO PROPOSTO DA PÁGINA 101 E RESPONDA A ATIVIDADE “VAMOS
PRATICAR!” – C, D, E, F - PÁGINAS 101 A 103.
CIÊNCIAS
HUMANAS
ATIVIDADE:
7 - Renascimento: a pintura
EXERCÍCIOS: A, B e C - Páginas: 116 a 118.
NESTA SEMANA, FAREMOS UMA ATIVIDADE DE ACOMPANHAMENTO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS. OS PROFESSORES DOS 7ºS ANOS PREPARARAM ALGUMAS QUESTÕES SOBRE LÍNGUA PORTUGUESA, CIÊNCIAS HUMANAS E ARTES, BASEANDO-SE NOS CONTEÚDOS QUE FORAM TRABALHADOS NO BLOG E NO CADERNO TRILHAS DE APRENDIZAGENS.
DESTA VEZ, AS ATIVIDADES SERÃO REALIZADAS NA PRÓPRIA INTERNET E AS RESPOSTAS SERÃO ENCAMINHADAS DIRETAMENTE AOS PROFESSORES. NÃO HÁ A NECESSIDADE DE REGISTRAR NO CADERNO.
PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO CLIQUE NO LINK A SEGUIR: https://forms.gle/
NAS PRÓXIMAS SEMANAS, OS PROFESSORES ENCAMINHARÃO A PARTE 2 DO QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS SOBRE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS NATURAIS, EDUCAÇÃO FÍSICA E INGLÊS.
CUIDEM-SE
EQUIPE VIANNA MOOG
OLÁ, FAMÍLIAS!
LÍNGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE: 4
EXERCÍCIOS: 8 (A, B, C, D e F) - Páginas: 50 a 53.
MATEMÁTICA
ATIVIDADE:
11
EXERCÍCIOS:
Todos - Páginas 74 a 76.
CIÊNCIAS
DA NATUREZA
ATIVIDADES:
ADOLESCÊNCIA E PUBERDADE
EXERCÍCIOS:
LEIA A TIRINHA E O TEXTO “ADOLESCENDO” DAS PÁGINAS 96 E 97 E RESPONDA A
ATIVIDADE “VAMOS PRATICAR!” – A. DEPOIS, LEIA A PÁGINA 98 E RESPONDA A
ATIVIDADE “VAMOS PRATICAR!” – A, B - PÁGINAS 96 A 99.
CIÊNCIAS
HUMANAS
ATIVIDADE:
4 – Resistência Indígena no Período Colonial
EXERCÍCIO:
“D” - Página 111.
Caros estudantes e familiares,
Espero que todos estejam bem, na medida do possível. Vocês não sabem como estou ansioso para conhecê-los presencialmente, mas infelizmente, no momento atual não há outra saída além do isolamento. Por isso, criei um questionário para saber um pouco sobre vocês. Aqueles que ainda não responderam, podem fazê-lo clicando neste link:
Abaixo seguem algumas atividades elaboradas para complementar as atividades do caderno Trilhas de Aprendizagens. Aqueles que ainda não receberam este material, podem consultá-lo clicando no link a seguir:
E NÃO SE ESQUEÇA:
AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES QUE VOCÊ ENCONTRARÁ NESTA ATIVIDADE DEVEM SER REGISTRADAS NO CADERNO. NA VOLTA ÀS AULAS O PROFESSOR IRÁ CONFERIR TUDO!
PARTE I: O continente africano e o tráfico de escravizados
O Brasil foi o principal destino dos africanos escravizados pelos europeus. Estima-se que, aproximadamente, 5 milhões de pessoas vieram para o Brasil nestas condições. No entanto, o termo “africanos” pode nos enganar e fazer com que não percebamos a imensa diversidade de povos e costumes presentes naquele continente e que foram obrigados a migrar para o Brasil.
Observe os mapas a seguir para refletir sobre a diversidade do continente africano e dos povos que vieram para o Brasil na condição de escravizados, respondendo às questões:
1. Quantos tipos diferentes de vegetação o mapa 1 identifica no continente africano?
2. Observando o mesmo mapa, podemos reconhecer que, além das distâncias territoriais, a diversidade da vegetação natural foi um dos fatores que influenciaram na formação das diversas culturas existentes no continente africano. O consumo de diferentes alimentos, por exemplo, é um elemento destas diversas culturas. Qual relação entre o desenvolvimento do consumo de diferentes alimentos e os diferentes tipos de vegetação identificados no mapa?
3. O mapa 2 indica as principais rotas do tráfico de africanos escravizados vindos para o Brasil ao longo dos quase 400 anos em que este comércio era legalizado. Quantas rotas de transporte de escravizados são identificadas neste mapa?
4. Responda comparando os dois mapas:
a) Os escravizados que chegaram ao Brasil pela rota de Angola estavam habituados a viver em um ambiente onde predominava qual tipo de vegetação?
b) Os escravizados que chegaram ao Brasil pela rota da Guiné estavam habituados a viver em um ambiente onde predominava qual tipo de vegetação?
PARTE II: A Resistência à Escravidão
5. Diversos historiadores afirmam que onde houve escravidão também houve resistência. No próprio continente africano podemos identificar, por exemplo, a atuação da rainha Nzinga (1583-1663) que protagonizou diversos conflitos com os portugueses em defesa de seu povo e território. Há relatos também de revoltas nos próprios navios que transportavam escravizados, como no caso do navio espanhol La Amistad, em 1839. Consulte o caderno Trilhas de Aprendizagens, identifique e escreva pelo menos mais uma forma de resistência à escravidão:
CURIOSIDADE: O caso real da revolta no navio La Amistad virou tema do filme Amistad de 1997.
6. Em 1830, o código de posturas do Rio de Janeiro proibia que donos de comércio permitissem a permanência de escravizados em seus estabelecimentos “por mais tempo do que o necessário para fazerem as compras”. Esta proibição permite perceber uma forma sutil de resistência dos escravizados urbanos. Responda às questões a seguir para tentar identificá-la:
a) Você já permaneceu por mais tempo do que o necessário em um lugar para deixar de realizar uma tarefa que era de sua responsabilidade? Por quê?
b) Explique porque permanecer no comércio “por mais tempo que o necessário para fazerem as compras” pode ser considerado uma forma dos escravizados resistirem ao trabalho forçado?
E para concluir...
O Brasil foi o principal destino de africanos escravizados. Nosso país também foi o último abolir a escravidão no ocidente. Para cá vieram quase 5 milhões de pessoas neste sistema que durou quase 400 anos por aqui. Ainda hoje vivemos as consequências disso. A música pode ser uma boa forma de refletirmos sobre isso. Um exemplo é a música Crime Bárbaro do rapper Rincon Sapiência. A música conta a história de um escravizado que matou o senhor de engenho e fugiu. No clipe desta música, o artista associa esta história à violência policial que até hoje atinge mais a população negra no Brasil. Você pode ver o clipe clicando no link a seguir:
- Esta primeira atividade é referente à ATIVIDADE 9 – “ZONAS CLIMÁTICAS” (p. 120 e 121), do Caderno Trilhas de Aprendizagens;
- Se vocês não o receberam, aqui no blog conseguem consultá-lo;
- Para sua organização, copiem o título dos textos, registrem as perguntas dos exercícios em seu caderno e respondam-nos da forma mais completa possível;
- Façam seus estudos com muita atenção e capricho!
- LEMBREM-SE: vocês podem tirar dúvidas sobre as lições no espaço “Comentários”, no blog.
Alunos, para que vocês realizem as atividades propostas a leitura dos textos complementares é importante. Eles auxiliarão vocês a entenderem um pouco mais sobre um tema estudado tanto pela História quanto pela Geografia. Mas qual a forma da Geografia analisar esse fato histórico? Analisar as consequências desse fato para a organização espacial da sociedade.
PARTE 1
Texto complementar para leitura
O que é Clima?
O conceito de clima está diretamente associado à sua diferenciação prática em relação à noção de tempo atmosférico. O clima é o conjunto de fenômenos associados às variações do tempo da atmosfera terrestre em um determinado local. Geralmente, o seu conceito aparece em oposição à ideia de “tempo”, que seria o estado momentâneo da atmosfera. Portanto, para se conhecer um clima de um dado lugar, é preciso vários anos de estudos e observações para, finalmente, estabelecer a conclusão sobre um determinado tipo climático.
Quando dizemos que está chovendo em Recife, estamos falando em tempo, pois é algo momentâneo, que acabará em breve. Isso não significa que o clima desse local será predominantemente chuvoso, o que só poderá ser concluído após o registro da sucessão habitual dos regimes de chuva e de estiagem da região em um período mínimo de trinta anos.
Como um elemento da atmosfera, o clima está em constante interação com os elementos e fenômenos da hidrosfera, da atmosfera e da biosfera, alterando e sendo alterado por esses diversos componentes.
Existem inúmeros fatores climáticos responsáveis pela forma dinâmica com que o clima se expressa. As inúmeras combinações dos fenômenos constituem a existência de uma ampla gama de conjuntos climáticos sobre a Terra, havendo regiões mais úmidas, porém quentes, e aquelas secas ou frias, além de muitas outras.
Dentre os mais importantes fatores climáticos, podemos citar as variações de latitude, a altitude, a continentalidade ou maritimidade, as massas de ar, os oceanos e muitos outros. Eles influenciam e são influenciados pelas condições de temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar e as precipitações.
Para nos aprofundarmos no assunto, que tal assistirmos a esse vídeo proposto? Cliquem no link abaixo!
Atividades
01) Observem a imagem abaixo e respondam à questão a seguir.
Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2015/07/03/interna_nacional,664804/garota-do-tempo-do-jornal-nacional-e-vitima-de-racismo-na-internet.shtml
A imagem refere-se ao quadro do jornal televiso Jornal Nacional, programa de notícias da Rede Globo.
A imagem em questão retrata questões referentes ao clima ou ao tempo? Por quê?
02) Leiam os textos abaixo, analisem e identifiquem se eles se referem à noção de tempo ou de clima.
Texto A
As estações do ano na França são contrárias às do Brasil. Ou seja, o inverno na França é durante os meses de verão no Brasil: de 21 de dezembro a 20 de março. O inverno na França é bem mais frio do que no Brasil. As temperaturas dependem da cidade francesa, mas no geral são sempre abaixo de 10ºC, muitas vezes sendo negativas. Porém, não se preocupe, é possível passear e viver com esse inverno.
Texto B
O avanço de uma frente fria trouxe chuva, raios e trovões em várias áreas do estado na noite do último sábado (06). Até houve registro de granizo em algumas regiões. Neste domingo a frente fria já está se afastando de São Paulo em alto mar, portanto não há expectativa de temporais. Com a presença de umidade, ainda não dá para descartar a possibilidade de chuva em alguns momentos na Grande SP, mas será uma chuva bem mais isolada e passageira. O sol aparece forte em alguns momentos deste domingo, variando com alguns períodos de mais nebulosidade. Esta previsão também vale para o litoral norte, Vale do Paraíba e norte e noroeste do estado.
Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/climatempo/previsao-do-tempo-para-sao-paulo-nos-proximos-dias,0b3adbaf51a826eed861bddce7e455db1hr964xb.html
PARTE 2
Zonas Climáticas da Terra
O planeta Terra tem uma forma aproximadamente esférica. Por isso, os raios solares não incidem da mesma maneira e com a mesma intensidade, em todos os pontos do nosso planeta. Esse é um dos fatores mais significativos na determinação da localização dos diferentes tipos de climas e da distribuição da temperatura sobre o globo.
Com a intenção de identificar as regiões que apresentam semelhanças na incidência dos raios solares, o globo terrestre foi dividido em cinco Zonas Climáticas ou Zonas Térmicas. Para isso utilizamos as linhas imaginárias (paralelos) que dividem a Terra em: zonas polares, temperadas e intertropical. A distância entre esses paralelos é medida em graus, que partem do Equador, em direção aos polos.
O Equador é o paralelo 0º e vai aumentando à medida que se distancia em direção aos polos até atingir 90º, para norte ou para sul. Há também outros paralelos que devemos conhecer, pois são essenciais para entender as zonas climáticas ou zonas térmicas terrestres. São eles:
Linhas imaginárias
- Círculo Polar Ártico – 66° N (está localizado no paralelo 66° de latitude norte)
- Trópico de Câncer – 23° N (está localizado no paralelo 23° de latitude norte)
- Trópico de Capricórnio – 23° S (está localizado no paralelo 66° de latitude sul)
- Círculo Polar Antártico – 66° S (está localizado no paralelo 66° de latitude sul)
Latitude: é um dos fatores climáticos, que exercem influência sobre o clima. É a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. Varia de 0 a 90 graus, para norte ou para sul.
Zonas climáticas
Zona polar ou glacial (sul e norte)
Região que está localizada do Círculo Polar Ártico até o ponto 90º no polo Norte e do Círculo Polar Antártico até o paralelo/ponto 90º Sul. Nas zonas polares, os raios solares incidem de forma muito inclinada e com baixa intensidade. A radiação solar atinge a superfície sempre próxima do horizonte: pouco acima ou abaixo desta linha. São as regiões menos aquecidas e apresentam as mais baixas temperaturas do planeta. Predomina o Clima Polar.
Na zona polar, em função do eixo de inclinação da Terra há uma grande variação na distribuição dos períodos de duração do dia claro e da noite. Há períodos longos de noite e de dia, que ocorrem respectivamente nas estações do verão e ao inverno.
Sol da Meia-noite e Noite Polar - nas zonas glaciais ou polares ocorrem dois fenômenos interessantes: o Sol da Meia-noite no verão e a Noite Polar ou Noite Eterna no inverno. No extremo verão, o sol pode ficar meses sem se por, apenas percorrendo o horizonte: é o Sol da Meia Noite. Já no extremo inverno o sol não atinge a linha do horizonte e por vários dias o sol não nasce, acontecendo assim a Noite Polar.
Zona temperada (sul e norte)
Localizadas entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico no hemisfério Norte e entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico no hemisfério sul, portanto em latitudes médias. Recebem a incidência dos raios solares de forma mais direta no verão e mais inclinada no inverno. Essa particularidade provoca quatro estações do ano bem definidas, cada qual com suas especificidades. Enquanto é inverno no norte, é verão no sul. São típicos dessa faixa os climas: Frio, Temperado, Subtropical e Mediterrâneo.
Zona intertropical
Está localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. Os raios solares atingem esta região de forma quase perpendicular à superfície, com grande intensidade. Apenas dentro desta faixa é que o sol se posiciona a pino algumas vezes no ano. A incidência dos raios solares é direta, praticamente todo o ano. Em razão desta característica, essa faixa possui as temperaturas mais elevadas do globo terrestre. Os climas típicos dessa faixa são o Equatorial, Tropical, Monçônico, Semiárido e Desértico.
Atividades
03) Em qual zona climática o Brasil se localiza? Em virtude dessa localização, quais as características climáticas gerais do nosso país?
04) Ao observarmos a localização do Brasil (analisem o mapa abaixo) em relação às zonas climáticas, podemos notar que uma pequena parte do território brasileiro fica ao sul do Trópico de Capricórnio, o que faz que essa região seja localizada numa zona climática diferente do restante do país. Quais são as características climáticas dessa região?
21/06/2020 - ATIVIDADE 2 - EDUCAÇÃO FÍSICA
BOM DIA PESSOAL!! SILÊNCIO POR FAVOR, ATENÇÃO À CHAMADA!!!
OLÁ!
(A) AGILIDADE
(B) FLEXIBILIDADE
(C) FORÇA
(D) RESISTÊNCIA
(E) VELOCIDADE
( ) É A CAPACIDADE DE PERMANECER O MAIOR TEMPO POSSÍVEL EM UMA ATIVIDADE SEM FADIGA OU REPETIR UM GESTO MUITAS VEZES;
( ) É A CAPACIDADE DE EXECUTAR MOVIMENTOS NO MENOR TEMPO POSSÍVEL
( ) É A CAPACIDADE DE REALIZAR MOVIMENTOS COM AMPLITUDE ADEQUADA.
( ) É A CAPACIDADE DE VENCER UMA RESISTÊNCIA POR MEIO DE AÇÕES MUSCULARES.
( ) É A CAPACIDADE DE EXECUTAR MOVIMENTOS RÁPIDOS COM MUDANÇA DE DIREÇÃO.
(A) _________________________________________ |
(B) _________________________________________ |
(C) _________________________________________ |
(D) _________________________________________ |
(E) _________________________________________ |
SCRUM, NO RUGBY: JOGADORES SE EMPURRAM COM O OBJETIVO DE GANHAR A POSSE DE BOLA.
(A) ______________________________________
|
GRAND JETE - UM SALTO DA DANÇA
(B)________________________________
|
TAMESHIWARI - UM CHUTE PARA QUEBRAR UMA TABUA NO CARATÊ
(C)______________________________
|
UMA FINTA NO BASQUETE
(D)__________________________________
|
CRUCIFIXO: MOVIMENTO DA GINÁSTICA ARTÍSTICA.
(E)___________________________________
|
LUTA DE SUMÔ
(F)________________________________________
|
UMA CORRIDA NO FUTEBOL AMERICANO
(G)____________________________ |
EXERCÍCIOS: E, A e B - Páginas 112 a 113.
ATIVIDADE: 12 – EXERCÍCIOS: Páginas: 128 a 130.
- ATENÇÃO: TODAS AS RESPOSTAS DEVEM SER ESCRITAS NO CADERNO.
- NA VOLTA ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA VALÉRIA.
- AS DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS NOS COMENTÁRIOS, NO PRÓPRIO BLOG.
ATIVIDADES: 2
EXERCÍCIOS: 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12 – Páginas 38 a 40.
MATEMÁTICA
ATIVIDADE: 6
EXERCÍCIOS: TODOS - Páginas 66 a 67.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
ATIVIDADE: RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
EXERCÍCIOS: RESPONDA A ATIVIDADE “VAMOS PRATICAR!” – ITEM A – E FAÇA A ATIVIDADE “VOCÊ QUER SER UM(A) REPÓRTER? (SUGESTÃO: VOCÊ PODE ENTREVISTAR ALGUÉM QUE ESTEJA EM CASA OU FAZER AS PERGUNTAS POR TELEFONE OU APLICATIVO DO CELULAR PARA UMA PESSOA QUE ESTEJA LONGE) - Páginas 89 a 90.
CIÊNCIAS HUMANAS
ATIVIDADE 1 – EXERCÍCIO: “VAMOS PRATICAR!” - PÁGINA 106.
ATIVIDADE: 10 – EXERCÍCIOS:TODOS - Páginas 122 a 123
ATIVIDADE: 11 - EXERCÍCIOS: TODOS - Páginas 124 a 127
- SALÕES DOS MAMÍFEROS
- SALÃO DOS MAMÍFEROS NORTE-AMERICANOS
- SALÃO AKELEY DOS MAMÍFEROS AFRICANOS
- SALÃO DOS MAMÍFEROS ASIÁTICOS
- SALÃO DOS MAMÍFEROS DO ESTADO DE NOVA IORQUE
- SALÃO DOS PRIMATAS
- SALÃO DOS MAMÍFEROS PEQUENOS
- SALÃO DOS PÁSSAROS, RÉPTEIS E ANFÍBIOS
- SALÃO DOS PÁSSAROS DO MUNDO
- SALÃO DOS PÁSSAROS DE NOVA IORQUE
- SALÃO DOS PÁSSAROS NORTE-AMERICANOS
- SALÃO DOS RÉPTEIS E ANFÍBIOS
- SALÕES DA CIÊNCIA TERRESTRE E PLANETÁRIA
- SALÃO ARTHUR ROSS DE METEORITOS
- SALÃO MORGAN MEMORIAL DE PEDRAS PRECIOSAS
- SALÃO HARRY FRANK GUGGENHEIM DE MINERAIS
EXERCÍCIO: FAÇA A LEITURA DA PÁGINA 84 – “AS MUDANÇAS NO ECOSSISTEMA” E
RESPONDA A ATIVIDADE “VAMOS PRATICAR!” – A, B, C - PÁGINAS 84 A 86..
Imagem parcial do bairro do Jardim Jaqueline, na zona oeste do município de São Paulo |
- Quais divisões territoriais são retratadas?
- Qual o chefe de governo?
Jean Baptiste Debret – Pequeno engenho de açúcar (1822) |
Jean Baptiste Debret – Calceteiros (1824) |
- AGILIDADE: É A CAPACIDADE DE EXECUTAR MOVIMENTOS RÁPIDOS COM MUDANÇA DE DIREÇÃO. POR EXEMPLO, AS FINTAS NOS ESPORTES COLETIVOS E AS COREOGRAFIAS NA DANÇA;
- FLEXIBILIDADE: É A CAPACIDADE DE REALIZAR MOVIMENTOS COM AMPLITUDE ADEQUADA, COMO NOS ALONGAMENTOS;
- FORÇA: É A CAPACIDADE DE VENCER UMA RESISTÊNCIA POR MEIO DE AÇÕES MUSCULARES;
- RESISTÊNCIA: É A CAPACIDADE DE PERMANECER O MAIOR TEMPO POSSÍVEL EM UMA ATIVIDADE SEM FADIGA, COMO NA CORRIDA DE GRANDES DISTÂNCIAS OU REPETIR UM GESTO MUITAS VEZES;
- VELOCIDADE: É A CAPACIDADE DE EXECUTAR MOVIMENTOS NO MENOR TEMPO POSSÍVEL, COMO EM UMA CORRIDA DE CURTA DISTÂNCIA EM ALTA VELOCIDADE.
EXERCÍCIO(S): FAÇA A LEITURA DO TEXTO “MATA ATLÂNTICA: UM IMPORTANTE BIOMA” DA PÁGINA 82 E RESPONDA A ATIVIDADE “VAMOS PRATICAR!” – A, B, C e D - PÁGINA 82 A 84.
EXERCÍCIOS A, B e C - páginas 114 a 115.
ATIVIDADE: 8
EXERCÍCIOS: A, B e C - PÁGINAS: 118 a 120
EM CASO DE DÚVIDAS OU NECESSIDADE DE EXPLICAÇÕES ADICIONAIS, ESCREVA NOS COMENTÁRIOS.
CONTINUEM REALIZANDO AS ATIVIDADES PUBLICADAS AQUI NO BLOG!
- Criar uma tirinha, que contenha de 1 a 5 quadrinhos, contanto um “superpoder” que você pode usar para combater esse vírus;
- Para esse desenho utilize os materiais que você possuir em casa, folhas de caderno, sulfite, lápis de escrever ou de cor, caneta esferográfica, etc.
- TODAS AS RESPOSTAS DEVEM SER ESCRITAS NO CADERNO.
- NA VOLTA ÀS AULAS, AS ATIVIDADES DEVERÃO SER APRESENTADAS À PROFESSORA VALÉRIA.
- AS DÚVIDAS PODEM SER ESCLARECIDAS NOS COMENTÁRIOS, NO PRÓPRIO BLOG.
- não utilizar a máscara por longo tempo (máximo de 3 horas);
- trocar após esse período e sempre que tiver úmida, com sujeira aparente, danificada ou se houver dificuldade para respirar;
- higienizar as mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70% ao chegar em casa;
- retire a máscara e coloque para lavar;
- repita os procedimentos de higienização das mãos após a retirada da máscara; e
- não compartilhe a sua máscara, ainda que ela esteja lavada.”
- Por que a confusão de uma criança a respeito da cidade onde mora é algo comum na cidade de São Paulo?
- Você é paulistano(a), ou seja, nascido na cidade de São Paulo?
- Sentir-se pertencente significa entender que algo ou alguma coisa também é seu. Você se sente pertencente a cidade de São Paulo? Ou seja, acredita que você pode circular livremente e sem problemas por qualquer bairro, seja esse bairro rico, pobre, um lugar público (praças, parques, ruas) ou privados (shoppings)? Por que sim ou por que não?
- O que ela quis dizer com a frase: “Mãos para o alto, 4 conto é um assalto”?
- O que quer dizer bairro dormitório e por que Midria não quer mais isso para seu bairro?
- COMECE PELAS VOGAIS: A, E, I, O, U.
- PODE SER MUITO DIFÍCIL RESOLVER SEM AS DICAS, POR ISSO, SE ACHAR NECESSÁRIO, CLIQUE NO LINK PARA EXIBIR AS DICAS.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá professores , eu recebir o livro de Trilhas de Aprendizagens. Eu queria saber se já pode fazer as atividade , ou tem que espera?
ResponderExcluirBjss Saudades!
Bom dia! Em breve, publicaremos as orientações para a realização das atividades do livro "Trilhas de Aprendizagens"
ExcluirSe quiser saber um pouco mais sobre a escravidão no Brasil e entender os motivos pelos quais ela não pode ser comparada a outras formas escravidão que existiram e existem, dê uma olhada neste vídeo bastante interessante:
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=qXBmkswwRfw
ExcluirPra quem já recebeu o caderno trilha de aprendizagem, tem que continuar fazendo as atividades do blog?
ResponderExcluirNatália 7°A
Oi, Natália! Tudo bem? Sim, continue fazendo as atividades do blog porque elas são complementares! Qualquer dúvida, estamos por aqui! Um abraço, professora Fabi.
ExcluirProfessor Manoel
ResponderExcluirOi pessoal tudo bem com vocês? Olha... isso tudo vai passar. Mas, enquanto não passa precisamos fazer as nossas tarefas. Vamos lá! Estou esperando por vocês!
EU ESTOU COM DÚVIDA NA ATIVIDADE DE MATEMÁTICA NA PÁGINA 67 QUESTÃO A)
ResponderExcluirNATALIA 7°ano A
Oi Natália, podemos dizer que quando multiplicamos o 2 por vários números, todas as respostas são multiplos de 2. Pense nos números que o exercícios trouxe.
ExcluirOI PESSOAL! NÃO SE ESQUEÇAM DE CRIAR A SUA HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO STORYBOARDTHAT E DE VISITAR OS MUSEUS PINACOTECA E MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL DE NOVA YORK. DEPOIS ME CONTEM, AQUI NOS COMENTÁRIOS, O QUE VOCÊS ACHARAM!
ResponderExcluirOi aqui é a Evelyn do 7 ano a eu queria saber se agente não fazer a lição agente vai repetir?
ResponderExcluirOi Evelyn, você não tem que se preocupar em repetir, deve fazer as lições com a preocupação em aprender sempre mais. Tente fazer as lições e peça ajuda quando tiver dúvidas.
ExcluirSaudades de você! 😙
Oie Professor André. Eu não entendi a questão 2 das atividade 2.
ResponderExcluirOlá, espero que você tenha conseguido observar no Mapa 1 a rica diversidade de tipos de vegetação que existem no continente africano. Através do mapa podemos ver em quais regiões os diferentes tipos de vegetação se concentram.
ExcluirSe esquecermos a existência do comércio, você acha que alguém que vive no deserto consome os mesmos tipos de alimentos daqueles que vivem em uma floresta tropical?
A pergunta 2 é, simplificando, qual a relação entre os hábitos alimentares de cada grupo humano e o ambiente em que vivem?
Espero ter ajudado, desculpe se a questão não estava muito clara. Qualquer coisa é só falar. Da próxima vez, tente se identificar para que eu possa ir conhecendo você!
;-)
Espero que acabe logo isso pra mim poder ir pra escola estou com saudades
ResponderExcluirGiovana 7°A
Oi Giovana, também estamos com saudades, mas o ideal é voltarmos à escola apenas quando for seguro né.
ExcluirEspero que você e sua família estejam bem e se cuidando.
beijos.
Olá, Giovana!
ExcluirTudo bem? Espero que sim.
Por enquanto, é necessário que estejamos seguras, em casa, e nos cuidando.
Quanto mais fizermos o isolamento de forma correta, mais cedo tudo isso acabará.
Cuide-se!
Beijo
Queridos alunos e famílias, espero que esteja tudo bem com vocês. Sou a professora Zenilda da Sala de Apoio Pedagógico, passei por aqui para pedi-los encarecidamente que entrem na aba PAP/SRM de nosso blog. Elaborei atividades relacionadas a "FESTA JUNINA", assistam os vídeos e tentem fazer as atividades com carinho, são fáceis, envolventes. Um beijo no coração! Professora Zenilda
ResponderExcluirQueridos alunos e famílias, espero que esteja tudo bem com vocês. Sou a professora Zenilda da Sala de Apoio Pedagógico, passei por aqui para pedi-los encarecidamente que entrem na aba PAP/SRM de nosso blog. Elaborei atividades relacionadas a "FESTA JUNINA em casa 2020", assistam os vídeos e tentem fazer as atividades com carinho, são fáceis, envolventes. Um beijo no coração! Professora Zenilda
ResponderExcluirProfessora giovanna eu não consegui entrar no vídeo
ResponderExcluirEvelyn 7 A
Eita Evelyn! O que será que aconteceu? As vezes a internet não ajuda mesmo! Foi o vídeo da música "Construção"? Mas fica tranquila que vou retomar essas aulas, ok? Vai fazendo as atividades que conseguir! Vc pode jogar o nome da música no YouTube para ouvi-la, independente de ser exatamente o vídeo que coloquei! Não vai responder todas as perguntas (já que não será o mesmo vídeo), mas vai ajudar! E vale tbm só por ouvir, sabe? Fique atenta que tem mais lição de sala de leitura chegando, ok? Fico feliz em ver vc se dedicando! Beijoca!
ExcluirOi pessoal! Tudo bem? Temos atividades novas de informativa. Vamos conhecer melhor o jogo de dominó, aprender as várias maneiras de jogar, escolher a que gostarmos mais e praticar. Em seguida vamos escolher um lugar interessante para conhecer, você decide se quer conhecer a cidade de Ouro Preto em Minas Gerais ou se quer ir para o espaço conhecer uma estação espacial. O legal mesmo é conhecer os dois! Vamos lá?
ResponderExcluirQueridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde!
ResponderExcluirApresento novas atividades possíveis de serem realizadas, são envolventes e prazerosas. Faça com dedicação e carinho, que com certeza vai melhorar sua aprendizagem. Qualquer aluno e de qualquer ano escolar pode realizar as atividades. Tendo dúvida pode chamar pelo Whatsapp.
Um beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
Queridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde! Estou com muita saudade de tudo e de todos!
ResponderExcluirAs atividades apresentadas são lúdicas, envolventes e desafiadoras. Faça com muita atenção e carinho, que com certeza vai melhorar sua aprendizagem. Você está convidado(a) a realizar todas. Tendo dúvida pode chamar pelo Whatsapp.
Um beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
Esqueceram de colocar, a resposta completa na G da questão 4
ResponderExcluirOi Jhenifer, se for na atividade de matemática a resposta é -5
Excluir4.g) + 1 – 6 = -5
Olá
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ExcluirPode dizer seu nome e turma, por favor?
Beijo
Queridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde e se cuidando! A proposta desse encontro é assistir a um vídeo e refletir em família! Tenho certeza que vocês vão adorar!! Em breve estaremos juntos para compartilharmos tudo o que aprendemos e vivenciamos em tempos de pandemia!
ResponderExcluirUm beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
Boa tarde ^^! Queria perguntar se é para copiar todas as partes do texto no caderno, ou é só para responder as questões?
ResponderExcluirBoa noite! Espero que você e seus familiares estejam bem. Na parte de História, sugiro que copie apenas as questões para que seu caderno fique mais organizado. Ok? ��
ExcluirBom dia, tudo bem? Espero que sim! Em Ciências, você pode apenas anotar o tema da atividade e colocar apenas as respostas, lembrando sempre de anotar corretamente os números das questões para manter o caderno organizado e facilitar na hora da correção. Um grande abraço.
ExcluirQueridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde e se cuidando! A proposta desse encontro é ouvir, sentir e apreciar música, e também criar poesias observando algumas imagens lindíssimas. Assim estaremos nos afinando para o Sarau virtual da escola, que com certeza será de grande aprendizado!
ResponderExcluirUm beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
Queridos alunos e familiares! Espero encontrá-los bem de saúde e se cuidando! A proposta desse encontro é ouvir, sentir e apreciar música, e também criar poesias observando algumas imagens lindíssimas. Assim estaremos nos afinando para o Sarau virtual da escola, que com certeza será de grande aprendizado!
ResponderExcluirUm beijo no coração de cada um!!
Professora: Zenilda
Boa tarde! Eu gostaria de saber sobre as provas
ResponderExcluir